Unoeste

FECHAR

V JORNADA ACADÊMICA DE ARQUITETURA E URBANISMO

Apresentação

Os caminhos percorridos pelos usuários na esfera urbana re­fletem as diferentes transformações no espaço natural do nosso território, através das produções intelectuais em diferentes lugares e épocas.
A paisagem é o domínio de tudo o que a visão alcança, além de tudo que sentimos, ouvimos, no geral tudo o que percebemos. Assim a paisagem é mutável, isto é, ela se transforma ao longo do tempo, em função das diversas formas de produção de seus espaços e através das atividades humanas, materializadas através de suas realizações.
O arquiteto urbanista e paisagista atua como agente transformador desta paisagem, desde a micro à macro escala, contribui para a formação deste território contribuindo para a percepção dos habitantes com o meio em que vivem.
A interpretação das obras arquitetônicas e urbanísticas é composta por um conjunto de fatores, sendo que nelas são expressas a visão dos autores sobre o contexto em que se insere, sobre o que se quer transmitir a partir dela para a sociedade e para a paisagem que o cerca. Já a percepção do usuário é composto por tudo o que o seu campo de visão alcança e todo o sentimento que é criado com a relação que ele desenvolve com o lugar que frequenta. Com isso, a re­flexão sobre a Paisagem Mutável nas vertentes naturais, culturais e arquitetônicas está baseada na relação entre a transmissão da criação e da contribuição para o meio em que se insere. Ou seja, como acreditamos na transformação do espaço a partir da sua intervenção e como esperamos que a sociedade a receba, sendo baseada no pensamento de deixar sua marca naquele espaço e de como esperamos que no futuro ela seja interpretada. A paisagem não pode estar restrita ao visível, tão pouco restrita a imagem de sua materialidade. A paisagem é antes de tudo impulso para a re­flexão, por isso, a Faculdade de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo de Presidente Prudente - FEPP em conjunto com o Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo - CACAU, promove, nos dias 10, 11 e 12 de maio de 2017 a V Jornada de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste onde será proposto discussões acerca da forma com que cada um percebe a paisagem interfere diretamente em sua dimensão, assim modificando a forma como é compreendida.
Com o tema do evento intitulado “PAISAGEM MUTÁVEL: natural, cultural e arquitetônica”, espera-se que, ao longo de todo o evento, possamos discutir, refl­etir e entender a dinâmica existente acerca dos vários tipos de paisagem. Debatendo de forma dinâmica a questão da transformação das paisagens, através dos diferentes pontos de vista, afinal, estar caminhando no meio da rua ou estar no alto de um edifício nos trazem paisagens completamente diferentes de um mesmo lugar.

Datas e Valores
As inscrições irão até o dia 09/05 ou até que se esgotem o número de participantes.
Valor do investimento: R$ 50,00
Total de vagas: 320

Instruções
ALUNOS DA UNOESTE
A inscrição deve ser efetivada através de 3 passos:
1. Fazer a inscrição online (link abaixo da programação);
2. Efetuar o pagamento do boleto OBRIGATORIAMENTE na tesouraria do CAMPUS da Unoeste;
3. Guardar uma cópia do comprovante de pagamento para caso necessário apresenta-la.

PARTICIPANTES EXTERNOS
A inscrição deve ser efetivada através de 3 passos:
1. Fazer a inscrição (link abaixo da programação);
2. Efetuar o pagamento do boleto bancario;
3. Enviar a cópia do comprovante de pagamento para o e-mail da comissão organizadora jornadaau@unoeste.br

Importante
As inscrições começam a ser realizadas a partir do dia 17/04/2017.
A inscrição online por si só, não garante a vaga no evento.
Após a inscrição online ser realizada, para que a vaga seja garantida é necessário realizar o pagamento no prazo de 2 dias.
Após decorridos os 2 dias e o pagamento não ser efetuado, é feito o cancelamento automático da inscrição.
A inscrição somente será considerada concluída após o pagamento da mesma.
NÃO haverá devolução de valores em casos de não comparecimento no evento. Situações especiais poderão ser julgadas pela comissão organizadora.
Para obter o certificado, os participantes deverão ter no mínimo 75% de presença nas atividades do evento.
Alunos da instituição devem apresentar o R.A. na entrada e saída do evento para computar presença. A comprovação da presença de participantes de outras instituições se dará por assinatura de listas de frequência.
A comprovação da presença se dará por leitores do R.A. gerando a frequência.
A carga horária de participação do evento será calculada proporcionalmente a participação do candidato.
Os certificados dos ouvintes serão impressos diretamente pelo site do evento.

Informações
Coordenação da Faculdade de Arquitetura e Engenharias de Presidente Prudente – FEPP
Tel.: (18) 3229-2016
E-mail.: jornadaau@unoeste.br

Organização Direção Geral
Prof.ª Me. Marcela do Carmo Vieira
Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo

Comissão Organizadora
CACAU - Unoeste
Bianca Akinaga Botti
Bruno Oliveira Lopes
Flórian Gonçalves Alonso Merique
Juliana Barreto
Vitor Hugo Alves Xavier

Impressão do Certificado

Caro participante, por favor, clique aqui e informe o CPF para emitir e imprimir seu certificado de PARTICIPAÇÃO.

Programação