Unoeste

FECHAR

Apresentação

I - DO OBJETIVO

O Curso de Odontologia realiza anualmente seu Congresso Acadêmico no segundo semestre do ano, cujo objetivo é possibilitar aos acadêmicos aprimorar e atualizar conhecimentos em diversas áreas de atuação do odontólogo, permitindo ainda integração e a troca de experiência com os palestrantes. Nesse ano, no período de 15 a 19 de maio de 2017, realizar-se-á o XXVI Jornada Acadêmica de Odontologia do Oeste Paulista, que contará com a participação de renomados profissionais da área de Odontologia.

II - DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
  • Normas do Resumo: O resumo deverá ser estruturado;
  • Normas do TCC:
  • - Investigação científica: Introdução, Objetivos, Material e Método, Resultados e Conclusão;
    - Relato de caso: Introdução, Objetivos, Relato de caso e Conclusão;
    - Revisão de Literatura: Introdução, Objetivos, Metodologia e Conclusão.
  • Normas do TCC:
    - Investigação científica: Introdução, Objetivo, Material e Método, Resultados Esperados e For. de Anal. dos Resultados;
    - Relato de caso: Introdução, Objetivo, Relato de Caso e Resultados Esperados;
    - Revisão de Literatura: Introdução, Objetivo, Metodologia e Resultados Esperados.
Deverá conter entre 200 a 250 palavras. Não utilizar parágrafos, formatar em espaço simples, com fonte Arial 12 e formato justificado. O título do artigo deve ser centralizado, estar em negrito, letras maiúsculas.
Inscrições: Para a inscrição do TCC será obrigatório o envio do resumo do trabalho devidamente corrigido para odontojornada@gmail.com pelo orientador e ENVIADO também pelo ORIENTADOR.

Data de Entrega: Até dia 05/05/2017, entregar 2 cópias encadernadas na Coordenação de Odontologia para o funcionário JACKSON . “Se não entregarem não efetiva-se a inscrição”.

Instruções para comunicação oral:- O tempo máximo para cada apresentação oral será de 20 minutos (TCC). É importante que os apresentadores estejam no local com antecedência para testarem rapidamente suas apresentações.
EXEMPLO DE RESUMO UTILIZAÇÃO DA LUPA COMO AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO DE LESÕES DE CÁRIES INCIPIENTES OCLUSAIS
JÉSSICA CAROLINE OTAVIANO, MARCELA GIARETA, ELIANE CRISTINA GAVA PIZI,.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Introdução: Atualmente os meios de prevenção de cáries levam o cirurgião dentista a diagnosticar cada vez mais precocemente novas lesões de cáries. Quando se falam em Odontologia Minimamente Invasiva as lupas, utilizadas até então na análise de radiografias em tratamento endodônticos podem auxiliar neste exame visual. Objetivo: O objetivo do trabalho é avaliar a utilização de lupas como auxiliar no diagnóstico de lesões de cáries incipientes na superfície oclusal. Material e Método: Foram selecionados 10 dentes posteriores humanos recém-extraídos, que foram limpos e macrofotografados. Através destas fotografias, foi confeccionado um diagrama simples, onde foram demarcados os locais para avaliação, servindo para orientar os investigadores no momento do exame. Exame radiográfico periapical dos dentes também foram fornecidos aos examinadores, graduandos do 6º. termo do curso de Odontologia, para auxílio do diagnóstico. A inspeção visual foi realizada por 30 examinadores sem e com a utilização de lupas. Após as duas avaliações, os dentes foram seccionados expondo a área suspeita de ocorrer lesão cariosa para real confirmação da lesão. Resultados: Os resultados foram submetidos ao teste Qui-quadrado, sendo que o mesmo não mostrou diferença estatística para os grupos com ou sem o uso de lupa. Dos dez dentes avaliados, nenhum apresentou lesão em nível de dentina. Apesar de o enfoque principal ser quanto ao uso ou não da lupa como auxiliar no diagnóstico clínico de cáries, observou-se grande discordância entre os pesquisadores. Conclusão: O tratamento proposto pelos graduandos também foi bastante divergente e apesar das radiografias não mostrarem áreas radiopacas que sugerissem lesões de cáries, grande parte deles optou por restaurar os dentes avaliados. Maior enfoque ao diagnóstico de lesões cariosas incipientes deve ser dado aos graduandos de Odontologia a fim de preservar ao máximo a estrutura dental sadia. Palavras-chave: Diagnóstico, Cirurgiões Dentistas, Cárie Dentária, Planejamento, Tratamento.

Programação

Inscrição

Clique aqui e inscreva-se no evento
Emitir segunda via/Visualizar informações a respeito da inscrição

Clique aqui e inscreva-se nas atividades

Valores da Inscrição

Contato


E-mail: claudiacoelho@unoeste.br