Unoeste

×

VII JORNADA ACADÊMICA DE ARQUITETURA E URBANISMO

Apresentação

ARQUITETURAS POSSÍVEIS: a dimensão política da arquitetura no panorama atual brasileiro
 
No início do século XXI, com o monopólio do poder econômico sobre a cidade, a função do arquiteto se torna mais ambígua e ambivalente. Dependente dos interesses do poder privado e da ideologia do poder público, qual a possibilidade de uma cultura arquitetônica crítica sobreviva às pressões econômicas de um ambiente de trabalho precarizado e incerto? Embora o arquiteto continue a defender seu papel cultural e social, a prática profissional se afasta gradualmente do exercício da crítica.
A arquitetura, o urbanismo e o paisagismo exprimem as encruzilhadas em que as sociedades contemporâneas se encontram: a arquitetura como símbolo do poder e, ao mesmo tempo, como expressão dos movimentos sociais urbanos; os edifícios como sistemas de consumo de recursos e geradores de poluição, mas também como a base para a construção de sociedades mais sustentáveis; o bairro como confluência de interesses imobiliários, mas também como lugar para a vida comunitária e para a socialização; as cidades como cenários privilegiados, dinâmicos e energéticos, onde os conflitos e o caos atual se manifestam, mas também dotadas de grandes possibilidadesde de melhorias e de transformações; a paisagem como ambiente em contínua transformação e como referência simbólica de cada sociedade.
O grande desafio da universidade, portanto, é formar profissionais que fortaleçam sociedades mais democráticas e justas para os novos tempos de ditadura do capital.
 
 

Impressão do Certificado

Caro participante, por favor, clique aqui e informe o CPF para emitir e imprimir seu certificado de PARTICIPAÇÃO.

Programação

Inscrição

Clique aqui e inscreva-se no evento
Visualizar informações a respeito da inscrição / Inscreva-se nas atividades/ Emitir segunda via

Valores da Inscrição

Contato

99672-5507
E-mail: unoestecacau@gmail.com