Você está em: A Faclepp » Histórico

Histórico

Viajando pelo tempo, tudo começou no ano de 1972, no dia três de outubro. Como professores, os idealizadores Agripino e Ana Lima sabiam da carência de docentes na região. Então, instituíram as primeiras graduações voltadas ao magistério. Os cursos iniciais foram Estudos Sociais, Letras e Pedagogia. A aula inaugural (foto) foi realizada no auditório do Colégio Cristo Rei, enquanto deu início as obras do campus universitário no Jardim Bongiovani.

Pioneirismo

Foto

O sucesso da Unoeste caminha lado a lado com a história da Faclepp. Os primeiros tijolos da Apec, mantenedora da Unoeste, foram erguidos em um antigo campinho de futebol. Construí-la foi o sonho e o desafio dos dos seus idealizadores.

Visão

Foto

No 1° vestibular foram ofertados 360 vagas para 536 candidatos. Hoje, a Faclepp possui 11 licenciaturas e 2 bacharelados.

Em fevereiro de 1973, as aulas passaram a ser realizadas no bloco A, primeiro prédio a ser construído no campus I.

Qualidade

Foto

A infraestrutura é um dos destaques da Faclepp. Desde os primeiros anos até os dias atuais, são mantidos grandes investimentos em recursos tecnológicos. Todos os dias, a Faclepp contribui para a construção de uma universidade repleta de cultura, arte e, acima de tudo, de constante saber.

Sucesso

Foto

Na foto, o registro da primeira colação de grau de Estudos Sociais. Por tanta tradição, pela rica dimensão e por toda a excelência, a Faclepp sagra-se como a maior faculdade da Unoeste, seja em quantidade de cursos, docentes e acadêmicos. São mais de mil estudantes e 115 professores, desse número, 49,5% são mestres e 35% são doutores. Nesses 40 anos de atividades, 33.800 profissionais foram graduados pela Faclepp, quase metade dos egressos de toda a universidade.

Em 1982, um dos momentos de grande relevância histórica foi a instalação do Museu de Arte Moderna da Apec.

Futuro

Foto

Posteriormente transformou-se na galeria de Artes Takeo Sawada, que atualmente está localizada no Matarazzo. Muita coisa mudou, o que permanece é o objetivo inicial: a dedicação que professores e alunos nutrem pela educação responsável pelas conquistas, transformações e progresso do Brasil.