Presidente Prudente, 20 de Setembro de 2017
   

     

  • TV Facopp
  • Web Radio Facopp
  • Portal  ECO
  • Agência Facopp
  • Assessoria
  • Fotografia
  • GEPEC
  • NEXU
BAIXE AQUI O SEU CERTIFICADO

Portal como página inicial
  •  
  •  
Home  »  Notícias  »  Ver notícia

Notícias

Personalidades do oeste paulista ganham destaque em programa para Rádio Facopp

13/06/2017 às 14:00 - Atualizado em: 14/06/2017 às 13:11
Marcos Júnior

Guilherme Suzuqui

Imagem Notícia

A aluna escolheu o poeta Cesár Cava como objeto de estudo para o desenvolvimento do programa da Rádio Facopp

 As bancas de defesa continuam a todo vapor na Facopp! Na manhã desta terça-feira (13/06), foi a vez da estudante Luma Holanda apresentar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado “Proposta de produção de programas para a Rádio Facopp sobre personalidades do oeste paulista”. Sob a orientação do professor Homero Ferreira, a banca foi composta pelos professores Gabriela Araújo e Rogério do Amaral.

O objetivo do projeto foi desenvolver um programa para a Rádio Facopp que contasse a história de personalidades prudentinas. Para tanto, a primeira figura utilizada para isso foi o poeta César Cava, que, conforme a pesquisadora, carecia de atenção e de conteúdo histórico informativo. 

Segundo a docente Gabriela Araújo, o tema proposto contém uma grande relevância social, pois visa resgatar personalidades da história cultural prudentina, algo que, infelizmente, não ocorre com frequência. “Quando li o projeto eu logo de cara me interessei muito pelo tema. Particularmente, achei a proposta bastante relevante e imersiva, e gostei desse resgate histórico-cultural que ele visou”, compartilhou.
 
Para o professor e orientador Homero Ferreira, o tema evidência a importância que o rádio possui de levar essas informações com um conteúdo diferenciado e forte para o público. “Este modelo de programa nasce trazendo a personalidade César Cava, o poeta. Outras personalidades virão. E quando pensamos jornalisticamente, a personalidade precisa seguir alguns critérios, como história da pessoa, sua relevância social e cultural, enfim. A história do César é fantástica”, afirmou.
 
Sobre a implantação do programa na Rádio Facopp, Homero comenta que a ideia é que o programa se mantenha ativo, porque seu apelo histórico-cultural é muito forte e outras figuras como César Cava podem ser resgatadas por futuros estudantes.
 
Retorno
 
A autora do projeto, por sua vez, Luma Holanda, comenta que o trabalho, como um todo, foi um grande desafio. Segundo a jornalista, encontrar um norte para o trabalho, ou seja, identificar a melhor forma de trabalhar com ele foi o mais difícil.
 
“Graças a orientação do Homero eu tive a possibilidade de refletir sobre esse tema e encontrar a melhor maneira de executá-lo. Felizmente consegui atingir o objetivo proposto, que era resgatar e preservar a história desta personalidade por meio do rádio. Fica agora o agradecimento a todos que fizeram parte disso”, contou.
 
A mãe da Luma, Adriana Holanda, disse que o orgulho pela filha é gigante. Segundo ela, depois de muitas barreiras, choros e dificuldades, enfim veio a vitória e agora a sensação que fica é de dever cumprido. “A família tem que dar força, tem que estar junto. Meu conselho é que esse caminho seja percorrido junto, lado a lado mesmo, porque é tudo muito difícil, a gente sabe, mas no fim tudo dá e deu tudo certo”, finalizou.

      



Mídia

Compartilhe:
Compartilhar |
Conteúdo RSS
 

Notícias anteriores

[ Pesquisar ]


Identidade Científica  |  Vagas de Estágio  |  Ex-alunos  |  Pout Pourri Cultural

Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente