Presidente Prudente, 20 de Setembro de 2017
   

     

  • TV Facopp
  • Web Radio Facopp
  • Portal  ECO
  • Agência Facopp
  • Assessoria
  • Fotografia
  • GEPEC
  • NEXU
BAIXE AQUI O SEU CERTIFICADO

Portal como página inicial
  •  
  •  
Home  »  Notícias  »  Ver notícia

Notícias

Videodocumentário aborda perspectiva do jornalismo humanizado

14/06/2017 às 09:00 - Atualizado em: 14/06/2017 às 11:31
Sandra Prata

Larissa Oliveira

Imagem Notícia

O trabalho mostra a realidade de crianças deficientes atendidas pelas instituição Lumen Et Fields

 "Sonhos de maio" é o vídeodocumentário  dos estudantes do 8° termo de Jornalismo Shorrayla Duda Attar, Rafaela Garbal, Wesley Murici e Weverson Nascimento. A banca de defesa pública do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pela docente Thaisa Bacco, aconteceu na noite desta terça-feira (13/06), no Auditório Carvalho. A banca avaliadora foi composta pelos professores Homero Ferreira e Tchiago Inague.

A ideia central do trabalho desenvolvido é trazer de maneira audiovisual, a história da Lumen Et Fields que no último dia 15 de maio, completou 30 anos. A instituição filantrópica realiza atendimentos na área de saúde e educação para crianças e adolescentes que possuam disfunções neuromotoras, doenças neuromusculares e transtorno do espectro autista.

De acordo com Weverson, a escolha do nome "Sonhos de maio" foi justamente por remeter ao aniversário da entidade e também por ser um mês comemorativo de datas importantes como o dia da fraternidade brasileira e o dia do assistente social. Além disso, representa o sonho dos pais em encontrar um lugar que ofereça saúde e educação para seus filhos.

"Queríamos mostrar para a sociedade a realidade das crianças que são atendidas na Lumen, mostrar o trabalho deles. Porque eles não tem esse conhecimento de como funciona", destaca Rafaela Garbal, uma das instegrantes do grupo. Ela também ressalva a importância de voltar-se para o jornalismo humanizado e trazer uma perspectiva do real sem manipulação.

De acordo com a orientadora do trabalho, Thaisa Bacco, a principal contribuiçao social de "Sonhos de maio"  é a questão de mostrar o mundo real das pessoas com deficiencia que, segundo ela, favorece as minorias que passam despercebidas pelas grandes mídias. A docente ainda garante que por se tratar de um trabalho que exige o cuidado com a administração de equipe e com a sintonia do grupo, resultou em uma orientação de muito aprendizado.

Sobre o jornalismo humanizado, Thaisa o avalia como de grande importância para a profissão. "O jornalismo se faz de histórias, de pessoas, e a humanização traz essa visão do ser humano, não como alguém que te dá uma informação, mas como alguém que sente, que pensa que vive, e isso é importante".

Para Weverson, "Sonhos de maio" significa seu sonho em ser jornalista. "A gente entra na faculdade com o objetivo não apenas de se formar, mas também de ser um bom profissional e através do nosso projeto o resultado final da nossa faculdade foi muito gratificante".

Realizada, é como se sente a amiga de Weverson, Mariana Lucas, que estava presente durante a apresentação. "É algo que ele teve determinação, buscou muito é o resultado de todo o esforço que ele teve". Já para Eugênio Murici, pai de Wesley, é uma honra presenciar o fim desta etapa. "Ficamos felizes que ele tenha conseguido o que ele almejava. Espero que ele continue se dedicando em conseguir o que ele quer".

  



Mídia

Compartilhe:
Compartilhar |
Conteúdo RSS
 

Notícias anteriores

[ Pesquisar ]


Identidade Científica  |  Vagas de Estágio  |  Ex-alunos  |  Pout Pourri Cultural

Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente