Presidente Prudente, 24 de Novembro de 2017
   

   

  • TV Facopp
  • Web Radio Facopp
  • Portal  ECO
  • Agência Facopp
  • Assessoria
  • Fotografia
  • GEPEC
  • NEXU
BAIXE AQUI O SEU CERTIFICADO

Portal como página inicial
  •  
  •  
Home  »  Notícias  »  Ver notícia

Notícias

Alunos abordam Jornalismo Gastronômico como tema de TCC

19/06/2017 às 11:00 - Atualizado em: 28/06/2017 às 10:13
Paulo Ribeiro

Daniel Souza

Imagem Notícia

Site aborda a gastronomia prudentina por meio de divulgação jornalística

Você sabe o que é foca? É o termo utilizado para designar o profissional de jornalismo recém-formado. E foodie? Essa palavra diz respeito àqueles que se dizem amantes e apreciadores de comida e bebida, tanto na degustação quanto nos ingredientes utilizados, na preparação dos pratos e na origem deles.
 
Utilizando-se desses dois termos juntos, o grupo formado pelos alunos Andress Santos, Helissa Marangoni, Nataly Gandolfi e Stéfanie produziram o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), “Foca e Foodie: jornalismo gastronômico aplicado como conteúdo digital”. Apresentado na banca de defesa, na quarta-feira (14/06), no Auditório Carvalho.
 
O projeto trata-se de um site com conteúdo especializado, voltado para divulgação jornalística da gastronomia prudentina de maneira geral. Para o desenvolvimento, o gênero do jornalismo gastronômico foi escolhido pelo fato de não haver trabalhos desse segmento na Facopp. A integrante Nataly Gandolfi explica que escolheram o site como plataforma para que tivessem mais liberdade na produção do conteúdo. “A pesquisa foi intensa, porque por muito tempo o jornalismo gastronômico foi tratado como um subproduto do jornalismo cultural”.
 
Já o recém-formado Andress Matos lembra que incialmente a proposta do grupo seria produzir um impresso para o setor do agronegócio. “Mas desistimos. A gente não tinha familiaridade com o tema”.  Helissa Marangoni revela que na busca pelos referenciais teóricos para o trabalho, descobriram até mesmo uma pós-graduação na área.  “Vimos que era possível trabalhar e aprofundar o tema que tínhamos escolhido”, comenta.
 
Resultados
 
Durante vinte minutos os alunos apresentaram o resultado de sua pesquisa. Cada um dos integrantes apresentou uma parte do trabalho para a banca avaliadora, composta pelos professores Thiago Ferri como orientador do grupo, Tchiago Inague como membro e Gabriela Correia como presidente, que considerou o site muito bom. “Ficou visualmente agradável, muito bonito mesmo. Lendo o trabalho eu tive a oportunidade de aprender sobre o jornalismo gastronômico”.
 
Ferri fez questão de lembrar a importância do papel do orientador. “Eu sei bem o que é estar ali, passei pela banca faz pouco tempo. Tento conduzir o pessoal de maneira que possam produzir o necessário para o trabalho, mas também continuar vivendo”. Já Tchiago Inague aponta o aprendizado que ele também teve com o grupo. “Eu também sou professor do curso de gastronomia, então indiquei muita coisa pra eles. Mas posso afirmar que aprendi muito. Com toda certeza, todos nós ganhamos”, afirma.
 
Ao fim, após a aprovação, os alunos fizeram seus agradecimentos em um momento de muita emoção. Helissa Marangoni não segurou as lágrimas. “Agradeço muito a minha família e a Deus, que me deu muita força pra chegar até aqui”, expressou. Sua mãe, a dona Lucimeire Marangoni, se orgulha da filha. “Fico muito feliz com a conquista dela. A gente sofreu junto com ela, indo experimentar umas comidas muito diferentes, algumas nem tão gostosas. Mas valeu a pena”, conta Lucimeire, em meio a gargalhadas.

     



Mídia

Compartilhe:
Compartilhar |
Conteúdo RSS
 

Notícias anteriores

[ Pesquisar ]


Identidade Científica  |  Vagas de Estágio  |  Ex-alunos  |  Pout Pourri Cultural

Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente