Presidente Prudente, 20 de Setembro de 2017
   

     

  • TV Facopp
  • Web Radio Facopp
  • Portal  ECO
  • Agência Facopp
  • Assessoria
  • Fotografia
  • GEPEC
  • NEXU
BAIXE AQUI O SEU CERTIFICADO

Portal como página inicial
  •  
  •  
Home  »  Notícias  »  Ver notícia

Notícias

Estudantes e ex-alunos da Facopp participam do XXII Intercom Sudeste

05/07/2017 às 12:00 - Atualizado em: 05/07/2017 às 17:27
Paulo Ribeiro

Cedidas

Imagem Notícia

Campus da UniFOA em Volta Redonda (RJ) foi a sede do Intercom Sudeste 2017

A Facopp deixou a sua marca na 22ª edição do Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, o Intercom Sudeste 2017, realizado no Centro Universitário de Volta Redonda (RJ), a UniFOA. O evento aconteceu entre os dias 22 e 24 de junho.
 
Durante o congresso ocorre a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, a Expocom, que é também uma premiação dada aos melhores trabalhos produzidos por estudantes da área de comunicação. “Foram mais de 250 trabalhos selecionados pela organização do evento para concorrer ao prêmio”, revela o professor e coordenador do congresso Douglas Gonçalves. 

De um total de 61 categorias, a Facopp concorreu em quatro delas: filme de animação (avulso), com o trabalho “O Super Tomate”, apresentado pelo egresso de fotografia Willian Souza; projeto de comunicação integrada (avulso), com a “Oficina AnimAÇÃO”, apresentado pela jornalista Gabriela Leal; produção audiovisual para mídias digitais (avulso ou seriado), com a “Expedição Morro do Diabo”, apresentado pela também jornalista Jéssica Pessoa; e por fim, na categoria produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo (avulso/conjunto ou série), com o programa “Vida no Campo”, apresentado pelo aluno do oitavo termo de jornalismo Paulo Ribeiro.
 
Os quatro trabalhos foram classificados e selecionados para apresentação no congresso, terminando entre os cinco melhores da região Sudeste em suas respectivas categorias. “Essa região é uma das mais concorridas do país. O nível dos trabalhos é muito alto”, explica a professora Thaisa Bacco.
 
Já formado, William Souza não imaginava que o trabalho realizado durante o curso pudesse repercutir fora da universidade. “Adorei a experiência, o sentimento é de gratidão e de dever cumprido, vendo que mesmo depois de formado os trabalhos que fiz na graduação ainda rendem frutos”, conta.  

Gabriela Leal saiu da cidade onde mora, Pontal do Araguaia, no Mato Grosso, para acompanhar a caravana da Facopp. “Experiências como essa nos permitem perceber que estamos no caminho certo”, diz a jornalista.
 
Importância
 
Responsável pela inscrição dos trabalhos, a professora Thaisa Bacco acompanhou os alunos durante a viagem e enfatizou a importância dessa participação. “Isso significa que a Facopp está no caminho da excelência, figurando entre as melhores instituições de ensino do país”.
 
A coordenadora do curso de Jornalismo da Facopp, Carolina Mancuzo, ressalta que a participação dos alunos nesse tipo de evento é muito importante. Um dos principais benefícios é a visibilidade externa daquilo que é produzido pelo curso, além da certeza de saber que se está no caminho certo. “Já para os alunos, além do enriquecimento de conteúdo, eles têm a oportunidade de vivenciar uma troca de experiências com alunos de várias faculdades, inclusive para ter a chance de reafirmar que estão em ótimas mãos na Unoeste”, enfatiza.
 
José Eduardo Creste, pró-reitor acadêmico da Universidade, reitera a importância da participação dos alunos da instituição em eventos dessa natureza. “O estudante apresenta seu ponto de vista a um debate ou crítica e, assim, tem a oportunidade de amadurecer profissionalmente de uma forma consistente”.  Com esse pensamento, a Unoeste incentiva tais participações como parte do processo de formação dos futuros profissionais. “Por outro lado o aluno ainda tem a oportunidade de networking com outros profissionais e instituições”, finaliza Creste.
 
O evento
 
O Intercom, Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, acontece anualmente desde 1977. Os encontros recebem em torno de 3.500 pessoas entre pesquisadores da área de comunicação, profissionais de mercado e estudantes de todo o Brasil, da América Latina e da Europa.
 
Os congressos regionais precedem o evento nacional. Em 2017, a região Sudeste chegou à sua 22ª edição com o tema “Comunicação e Sociedade: as novas dimensões, articulações e significados da comunicação na contemporaneidade”.
 
Como parte do evento, a Expocom, Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, premia o melhor dos trabalhos selecionados para apresentação. Esses devem ter sido realizados, obrigatoriamente, sob orientação de um professor dentro do espaço acadêmico da Instituição de Ensino Superior (IES).
 
A premiação, que é simbólica e beneficia os autores na qualificação de seus currículos, recebe trabalhos das áreas de Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Produção Transdisciplinar, Relações Públicas e Rádio, TV e Internet.
 
Além disso, ocorre também o Intercom Júnior, que é um espaço criado para que estudantes possam apresentar seus trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso (TCC), discussões teórico-práticas de ações de extensão, artigos finais de disciplinas da graduação entre outros. Os inscritos devem obedecer à ementa de cada divisão temática em que foram inscritos. Essa atividade ocorre tanto nos congressos regionais quanto no nacional, que esse ano ocorre entre os dias 04 e 09 de setembro na Universidade Positivo, em Curitiba, Paraná.

    



Compartilhe:
Compartilhar |
Conteúdo RSS
 

Notícias anteriores

[ Pesquisar ]


Identidade Científica  |  Vagas de Estágio  |  Ex-alunos  |  Pout Pourri Cultural

Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente