Presidente Prudente, 24 de Novembro de 2017
   

   

  • TV Facopp
  • Web Radio Facopp
  • Portal  ECO
  • Agência Facopp
  • Assessoria
  • Fotografia
  • GEPEC
  • NEXU
BAIXE AQUI O SEU CERTIFICADO

Portal como página inicial
  •  
  •  
Home  »  Notícias  »  Ver notícia

Notícias

Facoppianos participam do maior congresso na área da América Latina

05/07/2017 às 12:30 - Atualizado em: 05/07/2017 às 17:27
Éverton Soares e Jaqueline Galdino

Cedidas

Imagem Notícia

Resultados de pesquisas desenvolvidas na Facopp foram apresentados em sessões temáticas no Intercom Sudeste 2017

Durante o 22º Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, Intercom Sudeste 2017, realizado na sede do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), localizada em Volta Redonda (RJ), facoppianos e egressos apresentaram os resultados de suas pesquisas dentro do Intercom Júnior, um espaço acadêmico destinado para a exposição de trabalhos de iniciação científica e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Conheça um pouco mais sobre eles:

Com a pesquisa intitulada "Webtelejornalismo: análise da migração dos telejornais das principais emissoras de TV aberta para o ciberespaço", os estudantes do 8º termo de Jornalismo,  Éverton Barbosa Soares e Jaqueline Rodrigues Galdino apresentaram os resultados obtidos com uma pesquisa científica, também de autoria da aluna Karime Peres Vilela. O trabalho consiste na análise da migração do conteúdo do telejornal para o ciberespaço com o intuito de identificar se existem diferenças entre o telejornal da TV e aquele transposto para a internet.

A recém-formada Gabriela Leal também expôs o resultado obtido com o TCC, intitulado "Oficina AnimAÇÃO: experiência prática sobre o uso do cinema em uma escola da rede municipal de Presidente Prudente (SP)". O projeto além de sua autoria, conta com a participação de Gabriel Mota, Isabelle Garcia, João Pedro Rossini, Murillo Oliveira e Roberto Kawasaki. Os trabalhos foram orientados pela professora doutora Thaisa Bacco que os acompanhou na viagem.  O objetivo do pesquisa é apresentar como o uso do cinema pode ser uma ferramenta de ensino nas escolas fundamentais.

Segundo a jornalista Gabriela Leal, as vezes os alunos não possuem ideia da grandiosidade do trabalho até o momento que outros profissionais da área opinam positivamente e propõem que haja continuidade. " Se torna algo sensacional", comenta.  Já para Jaqueline Galdino, a experiência foi incrível num local onde pode, de fato, debater os resultados da pesquisa com aprofundamento e maior reflexão.  O aluno Éverton Barbosa complementa ao dizer que estar no Intercom Júnior é um grande passo para uma carreira de pesquisador e que o certificado do Congresso poderá contar como um grande avanço no currículo.

Intercom

O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação é realizado desde 1977 e cerca de 3.500 pessoas, entre pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o Brasil, da América Latina e da Europa, participam dos encontros a cada ano. São debatidos tópicos nas áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Rádio, Televisão, Cinema, Políticas Públicas de Comunicação, Produção Editorial e de Conteúdo para Mídias Digitais, entre outros.

O coordenador da edição 2017 do evento, Douglas Baltazar Gonçalves, explica que o Intercom Júnior é um espaço acadêmico criado para acolher trabalhos de estudantes de graduação em Comunicação e de recém-graduados com até um ano após a conclusão do curso.

Os acadêmicos podem apresentar pesquisas derivadas de projetos de iniciação científica, de trabalhos de conclusão de curso (TCC), discussões teórico-práticas oriundas de ações de extensão e artigos finais de disciplinas cursadas na graduação, entre outras. Os trabalhos devem ser inscritos, tanto nos congressos regionais quanto no nacional, seguindo as divisões temáticas (DTs) e suas ementas, estabelecidas também para os grupos de pesquisa.

A programação do evento em 2017 contou também com mais de 50 minicursos, oficinas e workshops ministrados por profissionais, professores, doutorandos e mestrandos com temáticas referentes às suas áreas de pesquisa e atuação. A jornalista Melissa Carísio ministrou o minicurso sobre jornalismo literário em que deu dicas para os congressistas de como fazer um texto mais profundo e humanizado, de acordo com a liberdade de expressão que o literário proporciona, diferente do hard news.

O Portal Facopp parabeniza todos os alunos e ex-alunos participantes. Para conhecer os trabalhos apresentados confira os anais do congressos publicados que estão disponível em; http://portalintercom.org.br/anais/sudeste2017/   

    



Mídia

Compartilhe:
Compartilhar |
Conteúdo RSS
 

Notícias anteriores

[ Pesquisar ]


Identidade Científica  |  Vagas de Estágio  |  Ex-alunos  |  Pout Pourri Cultural

Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente