Presidente Prudente, 20 de Novembro de 2019
   

   

  • TV Facopp
  • Web Radio Facopp
  • Laboratório 3º Setor Facopp
  • Agência Facopp
  • Assessoria
  • Fotografia
  • GEPEC
  • NEXU
BAIXE AQUI O SEU CERTIFICADO

Portal como página inicial
  •  
  •  
Home  »  Notícias  »  Ver notícia

Notícias

Portal Facopp completa sete anos no ar

09/05/2018 às 23:41 - Atualizado em: 09/05/2018 às 23:48
Larissa Biassoti e Maria Eduarda Kato

Julio Terrengui

Imagem Notícia

Mais de 80 estagiários passaram pela redação de jornalismo online

O Portal Facopp está de aniversário! Agora, já são sete anos com a missão de levar notícias sobre tudo aquilo que acontece nos cursos de Jornalismo, Fotografia e Publicidade e Propaganda para manter os facoppianos sempre bem informados.

Durante esse período, foram 16 equipes, cerca de 80 estagiários e mais de 2.100 matérias produzidas. Além de receber acessos de todas as regiões do Brasil, a plataforma também já foi visitada por outros 73 países, como o Estados Unidos, totalizando o acesso de 98.176 usuários.

O projeto do Portal Facopp nasceu do TCC dos jornalistas Édison de Oliveira, Aline Fernanda de Souza, Elis Santos, Gabriela Correia e Geisiane Gazola, que, em 2011, apresentaram o site à faculdade em meio a Semana de Comunicação.

Um laboratório surgiu como peça prática da ideia criada pelos ex-facoppianos e se tornou a Redação Facopp: uma sala onde, atualmente, os estagiários vão todos os dias para produzir textos, participar de reuniões de pauta e receber orientações das professoras Fabiana Alves, Carolina Mancuzo e Maria Luisa Hoffmann.

“É uma troca única! Os veteranos ensinam os calouros que ensinam os veteranos e todos ensinam as supervisoras, que também dão seus pitacos. É um processo lindo acompanhar o aperfeiçoamentos desses jovens, vê-los se tornando ótimos profissionais por meio das experiências proporcionadas pelo estágio”, afirma a professora Fabiana.

ALÉM DO DIÁRIO

Ao longo do tempo, além das matérias factuais, o Portal também ganhou quadros que fazem sucesso entre os leitores. Inclusive, a sua matéria mais acessada faz parte do quadro “Mala e cuia”, que traz histórias de facoppianos que vieram de cidades distantes para estudar Comunicação na Unoeste.

Aluno deixa interior da Bahia para fazer Jornalismo na Facopp”, produzido pela ex-estagiária Beatriz Gonçalves, já recebeu quase 2.500 visualizações e conta a história do aluno Adriano da Silva, do 5º termo de Jornalismo.

O “Casal Facopp” é conhecido por apresentar casais que se conheceram dentro da faculdade. Já o “Crônicas de um estudante” é o mais novo quadro do site e consiste em um espaço destinado a receber textos literários sobre a rotina universitária e podem ser produzidos tanto pelos estagiários do Portal, quanto por alunos, professores e funcionários da Facopp.

TIME ATUAL

Após algumas equipes formadas alunos e Jornalismo e Publicidade, a atual equipe do Portal Facopp é composta totalmente por futuros jornalistas. São eles: Daniel Alvarez, Jady Eduarda Alves e João Lucas Martins, do 1º termo, Larissa Biassoti e Maria Eduarda Kato, do 5º termo, e Victor Gomes, do 7º termo.

A mistura de novatos e veteranos é a principal característica do time responsável pelo conteúdo do site neste primeiro semestre de 2018. O Portal Facopp é a primeira experiência de João Lucas, mas o novato já se sente acolhido pelo laboratório.

“A convivência diária na redação fez com que eu sinta que ganhei uma nova família. Além disso, também ganho cada vez mais conhecimento por meio da prática e acredito que isso vai contribuir muito para a minha formação acadêmica”, conta o estagiário.

Já para o veterano Victor, a oportunidade de viver a rotina de uma redação é muito gratificante, já que proporciona um real contato com o jornalismo. “Produzir textos periodicamente, poder ter esse maior contato com professores e outro alunos, colocar as técnicas em prática… Tudo isso me agrega muito profissionalmente e também pessoalmente”.

AGRADECIMENTO

São muitos estudantes da Facopp que passaram e ainda passarão pelo Portal, aprendizagem para eles foi o que não faltou, é na correria do dia a dia, na dificuldade de começar um texto ou escolher um título da matéria que se aprende, aos poucos e com muito amor, mas fazer jornalismo e publicidade, já que aqui tem espaço para todas as áreas, é o que difere o nosso trabalho!

“Muito obrigada Portal Facopp, por dar oportunidade independe da experiência, gratidão é o que fica”, declara Larissa Biassoti.

   



Compartilhe:
Compartilhar |
Conteúdo RSS
 

Notícias anteriores

[ Pesquisar ]


Identidade Científica  |  Vagas de Estágio  |  Ex-alunos  |  Pout Pourri Cultural

Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente