HISTÓRICO

O atual curso de Ciência da Computação, na modalidade bacharelado, é decorrência histórica de uma proposta inovadora idealizada há mais de 25 anos, em um momento em que se iniciavam, regionalmente, ações para viabilizar e disseminar o uso da informática em seus variados segmentos sócio-econômicos, diante da carência de mão-de-obra qualificada. Naquela ocasião, foi implantado na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) o Curso Superior de Graduação em Tecnologia de Processamento de Dados, com vagas no período diurno e noturno, atendendo a demanda da época, na 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo, Sul do Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná, além de receber alunos de outros quadrantes do pais. Nascia então naquela ocasião a Faculdade de Informática de Presidente Prudente (FIPP).

Antes da conclusão da primeira turma, em 1990, o curso foi convertido para Bacharelado em Ciência da Computação, em período diurno (4 anos) e noturno (5 anos). Em 1999, seguindo as orientações para padronização de denominação de cursos da Área de Computação e Informática, e de acordo com os perfis e atividades/competências dos egressos, foi criado o curso de Sistemas de Informação, na modalidade bacharelado, no período noturno (4 anos), mantendo e adequando na ocasião o curso de Ciência da Computação, em período integral diurno, com duração de 4 anos, em funcionamento regular até os dias atuais. Desde então, o curso tem passado por atualizações contínua em decorrência da própria evolução da Área, das novas necessidades oriundas do desenvolvimento tecnológico do país, e das necessidades regionais, sempre em consonância com as Diretrizes Curriculares do MEC (não homologadas oficialmente) e com o Currículo de Referência da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) para cursos da Área de Computação e Informática.

Objetivando promover a divulgação interna e externa dos trabalhos de pesquisa (em desenvolvimento ou concluídos) realizados por estudantes dos cursos de Graduação da FIPP/Unoeste, em programas internos de Iniciação Científica e em de Trabalhos de Conclusão de Curso, foram criados eventos como o Simpósio de Iniciação Científica da FIPP/Unoeste (SIC-FIPP) e a Mostra de Trabalhos Monográficos da FIPP/Unoeste. , também abertos para participação de estudantes de ouras IES.

As oito edições do Simpósio de Iniciação Científica da FIPP/Unoeste (SIC-FIPP) foram realizadas nos anos de 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014, contando inclusive com recursos do CNPq na edição de 2009. O SIC-FIPP prevê a submissão de artigos científicos nas mais variadas áreas de conhecimento em Computação e Informática.

A Mostra de Trabalhos Monográficos além do caráter de divulgação é o instrumento oficial de avaliação e controle dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos dos cursos de graduação em informática da IES. A Mostra de Trabalhos Monográficos é um evento tradicional e teve sua primeira edição realizada no ano de 1989.

Ambos os eventos possibilitam a integração de alunos e professores por meio do intercâmbio cultural e científico. Em 2009, motivados pela constante necessidade interna de integração das ações de pesquisa, os eventos foram unidos em torno do ENCONTRO DE PESQUISA DA FIPP/Unoeste (EPFIPP), propiciando, a organização de um evento mais abrangente e representativo junto à comunidade acadêmica em geral.

Em 2015 será realizada a 9ª edição do Simpósio de Iniciação Científica (SIC-FIPP) e a 22ª Mostra de Trabalhos Monográficos da FIPP/Unoeste, entre os dias 24 e 28 de novembro. Ambos eventos parte integrante do Encontro de Pesquisa da FIPP/Unoeste (EPFIPP) - Edição 2015.


Rua José Bongiovani, 700 - CEP 19050-920 - Presidente Prudente SP - (18) 3229 - 1060
Política de Privacidade - © Copyright 1972-2016 Unoeste - Todos os direitos reservados