Investimentos e conquistas marcam 2016 da Unoeste


  • há 8 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Última reunião do ano letivo com diretores e coordenadores de cursos da maior universidade do oeste paulista ocorreu esta semana

Foto: Mariana Tavares Investimentos e conquistas marcam 2016 da Unoeste
Dr. José Eduardo Creste iniciou encontro destacando os bons resultados do ano

A maior universidade do oeste paulista encerra o ano letivo de 2016 com muitas conquistas que orgulham todos que fazem parte da família Unoeste. Além de vários cursos reconhecidos entre os melhores do país pelo Ministério da Educação (MEC), outras avaliações externas também destacam a qualidade da Unoeste, como o Folha RUF 2016 (Ranking Universitário Folha) e o Guia do Estudante da editora Abril. Essas e outras conquistas estiveram na pauta da última reunião do ano, realizada pela Pró-reitoria Acadêmica com os coordenadores e diretores das graduações, na última terça-feira (13).

O pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, enfatiza que apesar da crise econômica no Brasil, os gestores e diretores da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste, decidiram continuar com investimentos em infraestrutura, pois acreditam no avanço do país em breve. Ele menciona os investimentos em laboratórios, como as novas instalações das Análises Clínicas, próximo ao Hospital Regional (HR), que inclusive beneficia os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Presidente Prudente e região; e ao lado deste prédio está em construção um ambulatório médico.

Creste destaca o crescimento da Unoeste, com a oferta de cursos noturnos que até então funcionavam apenas em período integral, como Odontologia e Biomedicina, e os 11 cursos técnicos, sendo seis novos. Ressalta ainda a ampliação da educação a distância da universidade, tanto na graduação quanto na pós-graduação. “Tivemos muitas benfeitorias e estamos esperançosos para 2017. O objetivo é continuar contribuindo para o desenvolvimento da região e do país, com a qualidade que conquistamos em ensino superior, pois a educação é a base para o avanço tão almejado”. Sobre a implantação dos cursos de Medicina em Jaú e no Guarujá, o pró-reitor salienta que são dois importantes desafios. A previsão de início das aulas é para o segundo semestre.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Extensão e Ação Comunitária, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, na ocasião, ressaltou os resultados do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe 2016), realizado em outubro, e que teve mais de 5,4 mil inscritos. Guelfi ainda lembra as novas regras do Auxílio Financeiro Institucional para Pesquisa (Afip), o qual é oferecido pela universidade para materiais utilizados em pesquisas da graduação em nível de iniciação científica, e visam um melhor gerenciamento dos recursos. Também apresentou a nova edição do periódico que passa a integrar as Revistas Colloquium da Unoeste. Agora, além da Humanarum, Exactarum, Agrariae e Vitae, disponibiliza a Socialis, voltada para a área de ciências sociais aplicadas.

Reconhecimento – A diretora da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp), Dra. Alba Arana, enfatiza a importância do apoio que todos os coordenadores de cursos recebem da Reitoria e pró-reitorias da Unoeste. “Sentimos mais segurança para a realização do nosso trabalho, pois sempre somos bem recebidos e atendidos”, enfatiza.

Retrospectiva – O Ranking Universitário Folha (RUF) avaliou 30 cursos da Unoeste nos quesitos ensino, mercado, pesquisa, inovação e internacionalização. Todos aparecem como os melhores do oeste paulista e muitos entre os dez primeiros do Estado de São Paulo. Pelo Guia do Estudante, um dos veículos mais pesquisados entre os estudantes, além de vários cursos estrelados, a publicação coloca a Unoeste como a melhor particular na área de Ciências Biológicas e da Terra, que engloba cursos como Agronomia, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Zootecnia.