Alunos da Fipp ficam perto de profissionais conceituados


  • há 8 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Contato próximo ocorre nos cinco dias da 28ª Infoeste, a semana especial da informática

Foto: Rogério Manea Alunos da Fipp ficam perto de profissionais conceituados
Alexandre Rodrigues, da ANR, fala de inovação e estratégias

Além dos 62 cursos, momento para os estudantes fazerem diversas atividades práticas em cinco dias, as palestras estão entre as atividades mais esperadas da 28ª Semana de Computação e Informática da Fipp/Unoeste (Infoeste). Os estudantes ficam em contato muito próximo com profissionais de grandes centros e que vivenciam, no mercado de trabalho, experiências em áreas nas quais poderão ser escolhidas pelos universitários no futuro, quando estiverem formados.

E no amanhã muitos podem abrir empresas, então devem ter em mente conceitos de gerenciamento estratégico. “Você tem que avaliar os ambientes externo e interno, como clientes, concorrentes, tendências, forças, fraquezas e desafios para identificar oportunidades e ameaças. Assim, serão definidos sua visão, seus objetivos e metas para determinar qual o caminho será percorrido para atingi-los”, declara Alexandre Norberto Rodrigues, consultor de gestão na ANR Consultoria, em São Paulo (SP), e convidado dessa quarta-feira (18), que foi o terceiro dia da 28ª Infoeste.

Por cursarem a faculdade de informática com os melhores cursos do Brasil, a inovação está em todos os momentos ao redor dos acadêmicos da Fipp/Unoeste, só é preciso que estejam bem atentos para enxergá-la. Segundo Rodrigues, que aplicou minicurso sobre planejamento estratégico de negócios e palestra sobre gestão da inovação, ambos no campus I da Unoeste, “a inovação é tudo o que muda em relação a padrões anteriores e o desafio é ser capaz de manter um ritmo de criações”, podendo ser em forma de produtos, serviços ou modelos de negócio lucrativos.

Um assunto que não pode faltar na atualidade é a acessibilidade, ou seja, a condição de deixar algo acessível. No caso da web, é “a facilidade das pessoas com deficiência para acessar algum conteúdo, são boas práticas dentro das páginas para que se tornem mais amigáveis para a tecnologia assistiva”, fundamenta Reinaldo Ferraz, especialista em desenvolvimento web. Acessibilidade na internet vem para atender o princípio de que ela é para todos, então “devemos ter uma página bem estruturada, que pode se adaptar a determinadas situações, porque, talvez, em algum momento qualquer pessoa possa precisar de acessibilidade”.

Ferraz foi o palestrante de quinta-feira (19) na Infoeste, no Teatro César Cava, e deu ótimos exemplos de acessibilidade na web: descrição de imagens para cegos, navegação estruturada por cabeçalhos, possibilidade de aumentar tamanho de fontes (textos) para quem tem baixa visão, contraste adequado, legendas para surdos e atalhos por teclado. Ele, que é profissional do Consórcio World Wide Web (W3C Brasil), hospedado no Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), aproveitou a vinda à universidade para divulgar a 4ª edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web (Todos@Web), com inscrições abertas até 1º de junho. Entre os parceiros desta iniciativa estão os governos federal e do Estado de São Paulo.

ProgramaçãoIniciada na segunda-feira (16), a 28ª Infoeste termina hoje (20) à noite com o 23º Encontro de Alunos e Ex-alunos, que irá mostrar a trajetória profissional de quatro egressos da Fipp/Unoeste. A programação da Semana de Computação e Informática da Unoeste também foi formada por: 28º Ciclo de Cursos e Palestras, 12ª Maratona de Programação, 12ª Festa Linux, 11º Webdesign Fipp Festival (Webfif), 10º Workshop sobre Educação em Computação e Informática (WEI-Fipp), 4º Ciclo de Minicursos e Palestras destinadas às Escolas Técnicas (Fippetec), 1º Game Developer e apresentações culturais.