Santander abre inscrições para bolsa de estudo no exterior


  • há 8 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Inscritos irão passar por processo de seleção a ser anunciado oficialmente com a publicação de edital

Foto: João Paulo Barbosa Santander abre inscrições para bolsa de estudo no exterior
Santander oferece oportunidade de intercâmbio em vários países

O pró-reitor acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, anuncia abertura das inscrições para o Programa Fórmula Santander de Bolsas de Mobilidade Internacional 2016, do qual a Unoeste participa, desde 2011, com a obtenção de uma bolsa para seus estudantes. Podem concorrer quem está na graduação ou na pós-graduação. As inscrições ocorrem exclusivamente no site do banco e poderão ser feitas até o dia 20 de agosto, cabendo à universidade promover a seleção do contemplado. O programa tem como finalidades estreitar o relacionamento entre as universidades brasileiras e estrangeiras, potencializar as relações acadêmicas, proporcionar a oportunidade de novas experiências e impulsionar possibilidade de crescimento profissional e acadêmico.
 
As seleções, sempre no ano anterior, contemplaram pela Unoeste os seguintes estudantes: Fabiana Gonçalves Monti, do Mestrado em Educação, que esteve na Inglaterra em 2012; Marcela Rodrigues Milano, da Arquitetura e Urbanismo, foi para Portugal em 2013; Ana Luíza Barilli Nogueira, da Comunicação Social (Jornalismo) ficou na Espanha em 2014; Daniel Boscoli Ferreira, da Arquitetura e Urbanismo, fez  o intercâmbio em Portugal no ano de 2015; João Carlos Canhada, da Engenharia Civil, irá para a Espanha no segundo semestre de 2016. Há unanimidade na declaração de cada contemplado quanto ao crescimento acadêmico e pessoal, em razão do que aconselham os interessados para que se empenhem em conseguir a bolsa.
 
O programa oferece bolsa de 5 mil euros para seis meses do intercâmbio que o contemplado deve fazer no período compreendido entre janeiro de 2017 e agosto de 2018. O banco Santander oferta 100 bolsas para 52 instituições de ensino superior do Brasil. São os seguintes países de destino e os respectivos números de instituições envolvidas: Rússia (8), China (12), Singapura (3), Qatar (1), Emirados Árabes (1), Alemanha (12), Polônia (62), Bélgica (1), Espanha (123), Ghana (1), Reino Unido (81), Portugal (48), Estados Unidos (46), Porto Rico (8), Uruguai (9), Argentina (81), México (202), Colômbia (29), Peru (14) e Chile (51). A definição das escolhas de país e instituição de destino cabe ao candidato, incluindo a obtenção de aceite antes mesmo da seleção.
 
O assessor de relações interinstitucionais, Dr. Antonio Fluminhan Júnior, comenta que o edital deverá contemplar a seleção em três etapas, a exemplo de anos anteriores. A se confirmar, o primeiro requisito será a nota de corte igual ou superior a 7,0 (sete). A segunda etapa consistirá na entrega de documentos, incluindo os contatos do aluno com a instituição no exterior. Por fim, a terceira etapa será entrevista. A confirmação da manutenção dos requisitos depende da apreciação do edital a ser remetido ao Departamento Jurídico, Pró-reitorias Administrativa, Acadêmica, de Pesquisa e Pós-graduação e de Extensão e Ação Comunitária, para aprovação da Reitoria.

Serviço - Clique aqui para mais informações e inscrições.