Ensino a distância oferece curso sobre produção de silagem


  • há 7 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Oportunidade representa atualização e investimento para produtores e estudantes da área de ciências agrárias

Foto: João Paulo Barbosa Ensino a distância oferece curso sobre produção de silagem
Produção de silagem com eficiência requer conhecimento

Pela primeira vez o Núcleo de Educação a Distância da Unoeste (Nead) está ofertando um curso na área das ciências agrárias: o de Produção em Silagem. A coordenadora de extensão Maria Eliza Nigro Jorge anuncia que está sendo aberto um caminho para atender esse segmento de relevância para a economia regional, com mais dois cursos em preparação e ainda a perspectiva de outros. As inscrições já podem ser feitas.

O novo curso atende a uma demanda gerada por produtores e estudantes de Zootecnia e Agronomia da região de Presidente Prudente, na qual está concentrada a maior criação de gado do estado de São Paulo, com 1,9 milhão de cabeças, o que representa 19% do rebanho paulista de 9,8 milhões, conforme dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA- 2013).

Na modalidade de extensão, o curso foi preparado e será ministrado pelo Dr. Marco Aurélio Factori, um especialista no assunto, já que trabalhou com produção de silagem no mestrado e doutorado. “Há grande demanda na produção de alimento para bovino. A silagem é uma forma de conservar alimento, principalmente em época de escassez. Esse é um processo em que se pega a forrageira no verão para utilizar no inverno”, explica.

Foto: João Paulo Barbosa Dr. Marco Aurélio Factore: especialista em produção de silagem
Dr. Marco Aurélio Factore: especialista em produção de silagem
A pretensão do curso é promover atualização e que isso represente investimento ao interessado, com a possibilidade do produtor minimizar custos ao fazer a silagem por conta própria e do estudante se preparar para trabalhar com assistência técnica. “A silagem é uma prática muito comum, mas a maioria tem realizado o processo de maneira incorreta. Nossa proposta é ensinar o certo, sem nenhum segredo, oferecendo uma receita com técnicas atualizadas”, pontua.

A silagem feita com incorreção resulta em pelo menos dois problemas: o da perda, se não conservar direito; e o da ineficiência, pois se o alimento não tiver bom, isso refletirá no desempenho dos potenciais produtivos doa animais: leite ou engorda. O curso está voltado ao preparo para buscar eficiência no sistema de produção pecuária, desenvolver a silagem de forma correta e, com isso, obter qualidade com menor custo.

Com carga horária de 30 horas e duração e um mês, o curso foi pensado para atender a necessidade do produtor e da preparação de carreira profissional do estudante, os quais poderão escolher horário e local de suas atividades de estudos. O conteúdo será disponibilizado totalmente online pelo Aprender Unoeste, ambiente virtual de aprendizagem com vários recursos, incluindo o da interatividade.

Serviço – As inscrições já podem ser feitas no site.