Fenômeno do Youtube empolga plateia na Unoeste


  • há 8 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Clóvis de Barros Filho falou sobre “A vida que vale a pena ser vivida” que já teve mais de 300 mil visualizações; evento comemora 30 anos da Fipp

Foto: Gabriela Oliveira Fenômeno do Youtube empolga plateia na Unoeste
“Nenhuma conquista é isenta de obstáculos”, destaca Clóvis de Barros Filho

Atualizada às 16h58

O que pode garantir uma vida feliz? Esse questionamento é de Clóvis Barros Filho, um dos maiores pensadores contemporâneos do Brasil. Com um jeito irreverente e cativante, o advogado, jornalista e livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), esteve na Unoeste para a palestra “A vida que vale a pena ser vivida”, título do seu best-seller que vendeu mais de 200 mil exemplares. O evento que foi realizado na noite desta terça-feira (7), no Salão do Limoeiro, campus II da universidade, reuniu aproximadamente 1,5 mil pessoas e foi promovido pela Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste), em comemoração aos seus 30 anos de fundação e como forma de recepção aos seus alunos.
 
Quando se fala da busca pela felicidade, Barros Filho aconselha que para se obter o que deseja é melhor estar preparado para as adversidades, já que nenhuma conquista é isenta de obstáculos. Aproveitou o momento para citar alguns nomes que, para ele, são grandes pensadores. “O filósofo grego Aristóteles defende que a felicidade é o pleno desabrochar da sua natureza, em outras palavras, resume-se na sua busca pela excelência em qualquer que seja a sua profissão ou atuação”.
 
Jesus de Nazaré também é outro grande sábio apontado pelo palestrante. “Ele nos ensina que o filé mignon da vida é oferecê-la ao próximo. É muito bom ser amado à moda de Jesus. Ame você, proporcione você, alegre você. Torne a vida digna de ser vivida”. Nesse sentido, Barros Filho lembrou-se da carreira que seguiu por mais de 30 anos. “Sou professor! A minha profissão é uma usina de felicidade, pois ser professor é amar o aluno. Independentemente da área em que atue lembre-se: o valor do trabalho não está naquilo que você recebe, mas sim, no que você proporciona”.
 
Foto: espacoetica.com.br "A felicidade é aquele instante que você não quer que se acabe, é aquele momento que de tão bom, você faz de tudo para repeti-lo". Clóvis de Barros Fi
"A felicidade é aquele instante que você não quer que se acabe, é aquele momento que de tão bom, você faz de tudo para repeti-lo". Clóvis de Barros Fi
O terceiro nome citado por ele foi o do filósofo holandês, Baruch de Espinosa. “Esse pensador nos ensina que para se viver é preciso ter ganho de potência de agir, ou seja, possuir alegria que é o grande barato da vida. É preciso lembrar que somos muito diferentes, sendo assim, cada um deve identificar fatores ou ambientes capazes de proporcionar alegria”.
 
Diante de tantos ensinamentos, Barros Filho frisou aos presentes que a vida depende de todos. “A felicidade é o resultado de um compartilhamento. Isso quer dizer que 99% da nossa vida é compartilhar alegrias e conviver com pessoas ao nosso lado. Para que todos tenham a chance de ter uma vida feliz é importante que sejamos éticos, sabendo limitar a nossa conduta e respeitar os limites do próximo”. Aproveitou ainda, para dizer que a felicidade é um atributo da vida. “A felicidade é aquele instante que você não quer que se acabe, é aquele momento que de tão bom, você faz de tudo para repeti-lo. Espero que pelo menos por um segundo dessa palestra eu tenha surpreendido vocês”.
 
Bodas de pérola da Fipp – No ano do centenário de Presidente Prudente, a Unoeste celebra os seus 45 anos e a Faculdade de Informática comemora 30 anos de fundação. “Diante de datas tão importantes, planejamos com muito carinho esse evento com o Clóvis de Barros Filho”, comenta o diretor da Fipp/Unoeste, Moacir Del Trejo. Ele lembra que essa ocasião, também marcou o início das aulas dos cursos da Fipp. “Neste dia, contamos com a presença de alunos, egressos, colaboradores e professores da universidade. Além disso, reunimos representantes da comunidade externa, por meio de parceiros que nos ajudaram a idealizar essa iniciativa”.
 
Sobre a trajetória da Fipp ao longo desses anos, Del Trejo destaca que o apoio da Unoeste, agregado ao trabalho realizado por coordenadores e professores revelou a excelência dos cursos de informática da universidade. “A nossa mantenedora não mede esforços para que o nosso acadêmico tenha acesso ao que há de melhor em infraestrutura física e pedagógica. Esse resultado remete no resultado das avaliações do MEC e, também, na oferta de mão de obra qualificada não só para a região, mas para todo o país”.
 
O pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, parabeniza toda a organização desse grande evento. “É louvável observar o espírito de equipe e a ousadia da Fipp. Acredito que essa postura de trazer uma temática atual para a instituição agrega ao trabalho da universidade bem como, das demais graduações”. Quem também compartilha desta visão é o Dr. Adilson Eduardo Guelfi, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Ação Comunitária. “A Unoeste sente-se honrada em receber uma pessoa que possui uma importante representatividade nacional no contexto dos pensadores contemporâneos. O padrão desse evento, organizado pela Fipp, remete o seu padrão de excelência observado no ensino, na pesquisa e na extensão”, finaliza. 


Galeria de Fotos