Está aberta nova oportunidade para intercâmbios


  • há 8 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Santander oferece cinco bolsas para estudantes de graduação da Unoeste irem à Europa ou América Latina

Foto: João Paulo Barbosa Está aberta nova oportunidade para intercâmbios
São dois países de destino na Europa e sete na América Latina

Pelo quarto ano consecutivo alunos da Unoeste são contemplados pelo Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação – Santander Universidades. As inscrições podem ser feitas de 1º de abril a 9 de junho, mas a dica é para que os interessados não deixem para a última hora. Podem ser inscrever somente alunos da graduação, dos cursos de bacharelado, licenciatura e superior tecnológico, que esteja cursando regularmente do segundo ao penúltimo termo. As condições exigidas dos candidatos constam do edital seleção, publicado pela universidade.

Estão envolvidas no projeto instituições de ensino superior de dois países da Europa e oito da América Latina, incluindo o Brasil. Os brasileiros têm a chance de estudarem seis meses num dos seguintes países: Portugal, Espanha, México, Porto Rico, Colômbia, Argentina, Chile, Uruguai e Peru. A bolsa ofertada pelo banco Santander é de 3 mil euros, o equivalente a R$ 10 mil. As inscrições são feitas diretamente no site do banco, estas serão remetidas à universidade para realizar a seleção e indicar cinco alunos, até 1º de julho. O processo seletivo terá três etapas, sendo a primeira pelo rendimento escolar, na qual serão classificados os candidatos com média igual ou superior a 7,0 (sete).

Foto: João Paulo Barbosa Fluminhan: oportunidade de bolsas no exterior tem estimulado os estudos
Fluminhan: oportunidade de bolsas no exterior tem estimulado os estudos
Na segunda etapa o candidato apresentará os documentos, incluindo a comprovação de contato prévio com a pretendida universidade de destino. A documentação será avaliada pela comissão de seleção. Os classificados para a terceira etapa passarão por entrevistas, nas quais irão mostrar seus planos de estudos no exterior e os preparativos em andamento, voltados para viabilizar a realização do intercâmbio. A comissão responsável pela seleção envolve membros das quatro pró-reitorias: Administrativa, Acadêmica, Pesquisa e Pós-graduação e de Extensão e Ação Comunitária. 

Para esclarecer dúvidas, o aluno deve se dirigir à Assessoria de Relações Interinstitucionais da Unoeste, instalada no Bloco B-2 do campus II. O assessor Dr. Antonio Fluminhan Júnior atende alunos, inclusive quando já está no exterior e também quando de seus retornos. “O que a gente tem percebido a cada ano é que os alunos estão se planejando mais, até mesmo na candidatura. Eles colocam o intercâmbio no exterior como uma meta. O convívio com os colegas que já passaram por essa experiência tem ajudado os interessados a se preparar melhor”, comenta.

De acordo com Fluminhan, em 2015 a Unoeste teve o maior número de inscritos no Ibero-Americano, foram 550. Uma consequência da suspensão, por parte do governo federal, do Programa Ciências sem Fronteira (CSF). No ano passado, foram 310 inscritos. Porém, nas duas ocasiões cerca de 190 alunos foram classificados na primeira fase, o que revela a preocupação com o rendimento acadêmico, dado o número elevado. “Os intercâmbios têm servido como motivação para um maior rendimento escolar”, pontua.