Organização do Enepe anuncia resultado da votação do tema


  • há 8 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Entre 6,5 mil votantes são 26,5% que fizeram a escolha por “Novas profissões: emprego e empreendedorismo”

Foto: João Paulo Barbosa Organização do Enepe anuncia resultado da votação do tema
Reunião do Enepe, na qual foi anunciada a escolha do tema

A reunião mensal de organização do 22º Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) 2017, realizada na manhã desta terça-feira (14), entre outros assuntos, serviu para anunciar o resultado da votação on-line do tema pela comunidade acadêmica da Unoeste, que ocorreu pela primeira vez na história do evento. Durante o mês de fevereiro foram 6511 votantes. Dentre os cinco temas propostas, o escolhido foi “Novas profissões: emprego e empreendedorismo”, com 1728 votos (26,5%).

A votação foi considerada expressiva pelos organizadores, sendo superior ao número de inscritos do ano anterior, que foi de 5,4 mil, sendo 4,4 mil pagantes, oriundos de diferentes instituições de ensino superior espalhadas pelo Brasil. Além de ampliar a democratização da escolha, até então restrita a dezenas de pessoas envolvidas na organização, a votação eletrônica possibilitou um primeiro momento de divulgação do evento no presente ano letivo.

Programado de 23 a 26 de outubro, o Enepe compreenderá o 22º Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica (Enapi), 15º Encontro Anual de Extensão (Enaext) e 14º Encontro Anual de Ensino Superior (Enaens). Após a abertura oficial na noite do dia 23, os três dias subsequentes terão várias atividades, incluindo conferências, oficinas, mini-cursos, comunicações orais, fóruns e simpósios, dentre outros.

A programação começará a ser definida na reunião do dia 11 de abril, proposta pelas comissões de cada um dos três eventos dentro do evento maior; estas serão submetidas à plenária que também envolve outras comissões, como as de infraestrutura, financeira e de divulgação. Conforme o coordenador executivo do Enepe, Dr. Jair Rodrigues Garcia Júnior, as inscrições serão abertas até o final deste mês, quando também serão anunciados os valores de uma escala progressiva, beneficiando com desconto quem se inscrever antes.

Sobre o tema, a explicação do Núcleo Administrativo do Enepe é que ele contempla o caminhar evolutivo contínuo da sociedade, modernizando temas como profissões e negócios tradicionais, substituindo-os por novos e até impensáveis. “Na educação formal, onde ainda vicejam paradigmas como do conhecimento fragmentado, impera a necessidade de mudanças para que o aprendizado aconteça em contexto com os caminhos ditados pela sociedade”, diz a explanação apresentada por escrito.

Prossegue dizendo que o ensino tradicional desde sempre teve as fronteiras bem delimitadas na sala de aula, no laboratório e em outros espaços exclusivos das escolas, colégios, faculdades e universidades. “Por seu lado, o aprendizado, que em outros tempos tinha lugar nos templos do saber, hoje acontece em todo lugar, sem locais e sem fronteiras, muitas vezes de forma mais ágil e eficiente do que ocorre no sistema. Se o aprendizado nunca foi finito hoje é ainda mais mandatório que seja continuo”, pontua.
 
A conclusão é de que neste contexto de mudanças e transição de paradigmas, o conteúdo a ser ensinado não é o mais relevante, mas sim o processo e as formas para criar engajamento, participação, criatividade e aprendizado efetivo dos futuros profissionais. A reunião realizada na sala 308 do Bloco B-2, no campus II da Unoeste, que abriga a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), que estão à frente do evento juntamente com a Pró-reitoria Acadêmica (Proacad).