Projeto de inclusão cidadã é levado ao Lar Santa Filomena


  • há 8 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Crianças e adolescentes são contemplados pela Fipp e Faclepp com jogos digitais, pintura e exibição de filme

Foto: João Paulo Barbosa Projeto de inclusão cidadã é levado ao Lar Santa Filomena
Atividades de pintura especialmente para as crianças

O projeto “Tecnologia e ação cidadã: sinergia para inclusão social” foi levado na tarde desta quarta-feira (22) para o Lar Santa Filomena. Mais de 100 crianças e adolescentes, divididos em três grupos participaram das seguintes atividades: produção de personagens de jogos digitais, realização de pintura em papel e exibição de filme com foco em questões ambientais.
 
Instruídos pelo professor Sebastião Hélio e orientados por alunos de cursos da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste), adolescentes construíram seus personagens utilizando computadores da sala de informática do lar. Numa das salas, as crianças fizeram pinturas sobre o tema “O mundo ideal”, para apresentar uma visão de como é o mundo delas.
 
O filme Wall-E apresenta a temática meio ambiente, a partir do grande problema da terra entulhada de lixo e a atmosfera poluída por gases tóxicos. Todas as atividades de acordo com proposta de iniciativa da professora Dra. Edima de Souza Mattos que também leciona na Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp/Unoeste) e é proponente do projeto na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).
 
Foram mobilizados mais de 30 alunos da Fipp e da Faclepp para as atividades no lar, vindos dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Jogos Digitais e Artes Visuais. Participaram 110 das 200 crianças e adolescentes atendidas no lar, elas que no contra turno escolar têm atividades de música, judô, artes, informática e educação física.
 
Para a coordenadora pedagógica do lar, Paula de Goes Rosa, o projeto da universidade é muito importante, inclusive por apresentar atividades diferentes e que servem para complementar as ações já existentes. Disse que a Unoeste contribuiu com a entidade em outros momentos e que as portas estão abertas para iniciativas voluntárias das pessoas em condições de oferecerem novas ações.
 
No projeto pela Unoeste está contemplado o uso da tecnologia para estimular a inclusão social; o despertar do gosto pela leitura infanto-juvenil, seja na linguagem escrita ou audiovisual; e o apreender técnicas de pintura. Tudo no sentido de elevar a autoestima e proporcionar visibilidade à realidade social para locais de acolhimento, de acordo com Edima.
 
Com ações de natureza filantrópica, cultural, técnica, educacional e de promoção humana, o projeto cadastrado na Proext também envolve, na condição de apoiador e orientador, o coordenador do curso de Sistemas de Informação, Haroldo César Alessi. A realização é sustentada em temática vinculada às políticas públicas, nas áreas de tecnologia, comunicação, direitos humanos e justiça, educação e cultura.
 
Professores e alunos são estimulados a enxergar além dos muros do convívio diário no ensino superior e à compreensão da realidade em locais de acolhimento, incluindo ainda o estímulo ao trabalho voluntário, de acordo com Edima. “Os alunos aqui do lar gostaram tanto que mal começamos e já perguntaram se voltaremos amanhã”, comentou Sebastião Hélio. Conforme Edima o projeto voltará a atender o Lar Santa Filomena e também existe previsão para ser levado ao Lar dos Meninos e ao Lar São Raphael. 
Galeria de Fotos