Unoeste é a 7ª melhor universidade particular do Brasil


  • há 8 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Maior universidade do oeste paulista também é 4ª melhor particular do Estado de São Paulo, reforçando sua constante evolução no cenário educacional

Foto: Débora André Unoeste é a 7ª melhor universidade particular do Brasil
Cursos avaliados pelo MEC têm os melhores conceitos (CPC) da região e são destaques entre as instituições paulistas

Estar entre as 10 melhores universidades particulares do Brasil reforça a constante evolução da maior universidade do oeste paulista: a Unoeste ocupa a 7ª colocação. Ela ainda é a 4ª melhor particular e a 9ª entre públicas e particulares, do Estado de São Paulo. Esses dados têm como base o Índice Geral de Cursos (IGC), que aponta a qualidade das instituições do país, por meio de divulgação dos Indicadores de Qualidade do Ensino Superior feita recentemente pelo Ministério da Educação (MEC). A Unoeste, que tem IGC 4 (em escala de 1 a 5), integra o grupo das universidades, mas também são avaliados os centros universitários e as faculdades. Sendo que no primeiro caso, além de graduação também são avaliados os programas de mestrado e doutorado.

São resultados importantes que mostram a qualidade de uma instituição que nasceu no interior de São Paulo, em uma região distante da capital, e que se prepara para novos horizontes, com a expansão para outras cidades do Estado como Jaú e Guarujá – a universidade foi selecionada pelo próprio MEC para abertura do curso de Medicina, mas com a intenção de ampliar sua oferta com a instalação de campi próprios nesses locais.

“A Unoeste está em um seleto grupo de instituições que atingiram os índices mais altos nessa avaliação do MEC. E quando falo isso não é só em relação às particulares, mas também entre as públicas. Algo que contempla desde o desempenho dos alunos, qualidade do corpo docente e a satisfação desses estudantes em relação à infraestrutura física e pedagógica e às oportunidades geradas por meio do curso. Por estar situada no interior de São Paulo, em uma região até mais afastada de grandes centros, acredito que isso seja mais um mérito para a Unoeste”, diz o diretor executivo do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), Rodrigo Capelato.

A Unoeste, por sinal, completará em outubro 45 anos de história na educação superior. Comemorando sua referência na região e seu crescimento no Estado e reconhecimento em nível nacional. Fatores que são vistos com bons olhos pela comunidade externa. Para a dirigente de ensino da região de Prudente, Naide Videira Braga, o status alcançado pela universidade é muito significativo. “É um grande orgulho para a gente! Dá credibilidade quando nossos jovens vão para fora e falam o nome da Unoeste, isso é muito bom. É uma instituição que se solidificou com a educação na região. Estimula os estudantes que estão chegando ao ensino superior, porque quem procura crescer em uma profissão busca referências de profissionais para se espelhar”. Naide, inclusive, se formou em Pedagogia na Unoeste em 1974.

Para o gerente regional do Sebrae-SP em Prudente, José Carlos Cavalcante, a universidade tem um papel fundamental na formação, capacitação do profissional, que potencialmente se torna empreendedor e ingressa no mercado de trabalho. “Ela abre as portas. A Unoeste investiu muito na área de empreendedorismo nos últimos anos. Então, o sucesso da Unoeste se deve a ter investido nos seus talentos humanos, na infraestrutura e nessa conexão com o mercado – está atenta ao tipo de profissional que o mercado precisa e ela tem procurado estar”.

Ricardo Anderson Ribeiro, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp), acredita que os alunos que saem da graduação ou da pós para o mercado, tanto prudentino quanto de fora, vão levar o nome da cidade. “Eu sempre acreditei que a universidade não faz o aluno, é o aluno quem faz a universidade. Aqui temos a Unoeste que comprova sua qualidade, que está entre as 10 melhores no Brasil, então basta se dedicar. Nesse ano do centenário de Prudente, a Acipp faz 90 anos. Então, participou do desenvolvimento da cidade, e a educação é o principal investimento que a pessoa pode fazer”.

Conceito dos cursos – Conforme recente divulgação dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015, os cursos de Administração, Direito, Psicologia, Jornalismo, além de Publicidade e Propaganda são os melhores da região pelos seus conceitos (com base no CPC contínuo). Eles, assim como Ciências Contábeis e Gestão Comercial, ficaram com Conceito Preliminar de Curso 4 (em escala de 1 a 5). Design de Interiores obteve CPC 3, ficando entre os sete melhores do Estado de São Paulo. Os cursos de Gastronomia e Gestão de RH só tiverem divulgados o conceito Enade, ambos com nota 3, no entanto, esses cursos foram avaliados recentemente com conceito 4 para reconhecimento pelo MEC.
Galeria de Fotos