Intercalouros traz muita energia dentro e fora das quadras


  • há 7 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Em sua 37ª edição, competição esportiva reúne os acadêmicos; atléticas estão empenhadas nos treinamentos das equipes

Foto: Gabriela Oliveira Intercalouros traz muita energia dentro e fora das quadras
Arquibancada: alunos de Veterinária torcem pelo time durante as partidas

Atualizada em 19/04/2017

Numa competição onde o principal lema é “mais importante do que ganhar é participar”, as vitórias ficam em segundo plano, dando espaço para um show de empenho e organização das graduações e atléticas, tanto em quadra, quanto nas arquibancadas. Mais do que promover a prática esportiva, a 37ª edição do Intercalouros da Unoeste é uma forma de integrar os calouros e veteranos da universidade.
 
Quem marca presença nos jogos é Laura Chuba Machado Rolniche, 18. Estudante do 1º termo de Medicina Veterinária, a jovem já tem cadeira cativa na arquibancada do Ginásio de Esportes do campus I. Junto com os amigos de turma, com a bandeira da graduação atrás e o típico tereré na mão, ela incentiva o curso nas disputas. “É uma sensação emocionante, em que a adrenalina corre a mil em nossas veias”. Conta que a presença da torcida estimula os colegas para que joguem com mais vontade. “Nos sentimos honrados em representar a nossa graduação, independentemente do lado é muito bom compartilhar esse momento com os outros universitários”, diz.
 
Enquanto uns representam o curso na torcida, outros escolhem as quadras para defendê-lo. No 1º termo de Jornalismo, Maria Vitória Barreto, 17, revela que jogou futsal e também disputará as partidas de voleibol. “Desde pequena participo de campeonatos escolares e resolvi que na universidade não seria diferente. Para mim, essas ações são essenciais para o desenvolvimento do estudante dentro do novo ambiente”. Quem também tem essa postura é Juliano Cesar de Oliveira, 18, calouro de Sistemas para Internet. “Gosto muito de esportes e por isso me inscrevi para todas as modalidades. É durante os jogos que alivio a pressão dos estudos e do trabalho. Estou gostando bastante dessa competição, pois tive a oportunidade de conhecer estudantes de outras turmas”.
 
Empenho – Na Unoeste, as atléticas das graduações estão diretamente envolvidas nos treinamentos para competições esportivas como o Intercalouros. Renata Mafra, 22, é diretora de esporte da Atlética da Faculdade de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo (Fepp). “Logo na primeira semana de aula, recepcionamos nossos ingressantes, explicando um pouco do nosso trabalho e divulgando os horários dos treinos”, diz a universitária, que cursa o 7º termo de Engenharia Ambiental e Sanitária. Ela comenta que esses encontros se tornam momentos de esporte e descontração. “Para nós, as vitórias são consequência, sendo que a nossa principal meta é proporcionar a integração entre os alunos”.
 
Para Beatriz Lemos, 20, presidente da Atlética de Odontologia, a acolhida aos calouros e incentivo para a prática de esportes é muito importante. Cursando o 7º termo, a futura dentista descreve que é feita a divulgação interna de todas as modalidades esportivas e, também, os resultados já conquistados pela graduação. “Temos a nossa diretoria de esportes, que auxilia e orienta os acadêmicos que se identificam com as quadras”. Treinadora da equipe feminina de voleibol, ela relata que muitas meninas chegam aos treinos sem saber jogar e é ali que acabam descobrindo o prazer pela modalidade. “Os horários dessas atividades são diferentes ao das aulas. Apesar da vitória ser importante, o nosso lema principal é a participação, diversão e integração entre os universitários”, encerra.
 
37º Intercalouros – As disputas de futsal já se encerraram, sendo que o 1º lugar na categoria masculino ficou para a Educação Física e 2º para a Fepp. No feminino, a Educação Física também conquistou o 1º lugar e o 2º ficou com a Medicina. A partir desta segunda-feira (10), iniciaram-se as disputas de voleibol masculino e feminino.
 
“Contabilizamos a inscrição de 22 graduações nessa edição do Intercalouros”, comenta Marcel Adilson Marangoni, responsável pela Coordenadoria de Esportes da Unoeste. Pontua que a cada ano, o nível dos jogos tem melhorado significativamente. “Os nossos universitários têm demonstrado um interesse maior pela prática esportiva. Além disso, iniciativas como o Intercalouros proporcionam uma integração diferenciada entre os estudantes de toda a universidade”.
Galeria de Fotos