Sobe em 25% a participação na Caminhada pela Vida deste ano


  • há 8 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Em sua segunda edição, evento em prol da saúde recebe 2,5 mil pessoas; no ano passado foram 2 mil

Foto: João Paulo Barbosa Sobe em 25% a participação na Caminhada pela Vida deste ano
Início da caminhada, no pórtico instalado na pista norte do Parque do Povo

A segunda edição da Caminhada pela Vida recebeu 2,5 mil participantes. São 500 pessoas a mais que no ano anterior, um crescimento de 25%. O evento no Parque do Povo teve percurso de 5 km. O apelo por melhor qualidade de vida atraiu adolescentes, jovens e adultos, com a predominância de idade na faixa etária de 25 a 50 anos. Uma realização com envolvimento de grupos formados por familiares ou amigos. Teve uma família que participou com quatro gerações: bisavó, avó, filha e neta. O tempo contribuiu, foi uma manhã bonita, de sol aberto e céu azul, com temperatura amena e com ventos fracos e moderados.

Perto de completar 97 anos no dia 6 de junho, a pioneira prudentina dona Maria José de Jesus aproveitou a oferta do serviço de fisioterapia, um dos oito prestados pela Unoeste, parceira de promoção da iniciativa da TV Fronteira. Em uma cadeira de rodas, ela estava acompanhada da filha Aparecida de Jesus, da neta Alana Tofano e da bisneta Steffany Dias. Alana foi a única que caminhou, enquanto a Aparecida e Steffany cuidaram de Maria José. Todas moradoras do Jardim Brasília, na zona leste de Presidente Prudente. Auxiliar de enfermagem aposentada, Aparecida retornou de São Paulo no ano passado.

Os anos de experiências no Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha, da Secretaria Municipal de Saúde, localizado na zona norte da capital paulista, levou Aparecida a elogiar os serviços de prevenção à saúde, atrelados à caminhada. “Vou dizer: é ótimo. Existem pessoas que não vão ao médico regularmente e essa é uma oportunidade. Sei disso, pois participei de vários eventos públicos fazendo aferição de pressão arterial e aplicando teste de glicemia”, conta Aparecida para enaltecer o compromisso social da universidade com a comunidade.

A Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste mobilizou dez professores e 110 estudantes de sete cursos. Foram 630 atendimentos individuais e o curso de Educação Física esteve envolvido com o professor Ariovaldo de Souza Ribeiro, além de 64 alunos no atendimento coletivo aos 2,5 mil participantes, na sessão de alongamento e acompanhamento da caminhada, junto com os professores técnicos de esportes do Sesi, Rodrigo Guerra e Fabiana Guazzi. Para a professora do curso de Nutrição, Luciane de Souza Romero, não adianta praticar atividade física sem adotar uma alimentação adequada.

“Para ganho em qualidade de vida, uma alimentação mais saudável e equilibrada é essencial”, afirma Luciane que orientou e acompanhou os estudantes na verificação de peso, estatura e circunferência da cintura; cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e verificação do estado nutricional e de desenvolvimento de doença coronária. O curso de Fisioterapia ofereceu aferição de pressão arterial, aplicação de questionário sobre questões de saúde e orientação de alongamento para evitar lesões, conforme a professora Renata Augusta Beloni Digiovani.

Foto: João Paulo Barbosa Dona Maria José de Jesus, de 96 anos, recebeu atendimento em fisioterapia
Dona Maria José de Jesus, de 96 anos, recebeu atendimento em fisioterapia
O atendimento em fisioterapia também deu dicas de exercícios para conter a pressão alta, estes são respiratórios e físicos explorando as extremidades do corpo, especialmente mãos e pés. Pelo curso de Medicina, as presenças dos professores Daniel Bonfim e Cláudia Álvares Calvo Alessi coordenaram os alunos na distribuição de 340 frascos de protetor solar fator 30, além de oferecer orientação sobre a prevenção do câncer de pele. “Para quem está em busca de saúde, não adianta caminhar sem proteção. É preciso proteger a pele, independente da intensidade do sol. Para quem acha o produto caro, nós orientamos usar protetor solar manipulado, que é mais em conta”, segundo Cláudia.

A Liga da Infecção e Imunidade do curso de Biomedicina deu orientação contra parasitas intestinais e em relação à derme, com dicas de procedimentos para evitar e contrair infecções. “Ser saudável não é só praticar atividades físicas, mas também cuidar da saúde em geral, inclusive da prevenção de infecções”, comenta a professora Thais Batista de Carvalho. O curso de Estética e Cosmética ofereceu a quic massage, com aplicação de massagem nas costas, braços e ombros. O relaxamento faz parte de uma boa caminhada, conforme a professora Rosângela Cristóvão Ferreira.

Já pelo curso de Ciências Biológicas, os professores Edson Mareco, Willian Takata e Willian Vieira conduziram os alunos a demonstrações e orientações sobre como evitar criadouros de escorpião e dos mosquitos palha e Aedes aegypti, respectivamente, retransmissores da leishmaniose, dengue, zika vírus e chikungunya. “A ideia de caminhar em prol da saúde está associada à prevenção de todo tipo de doença”, pontua Mareco. Para Maria José Pinto Vasconcelos, moradora da Vila Liberdade, foi ótimo combinar a caminhada com serviços de prevenção à saúde.

A estrutura para os atendimentos da Unoeste foi instalada em baixo de três tendas, que juntas formaram uma espaço de mais de 100 metros quadrados, conforme o relações públicas da Proext, Darci Galbiati. Os atendimentos começaram às 8h e terminaram por volta de 12h. A gerente de marketing da TV Fronteira, Claudiny Dias Conehero, afirmou que a Caminhada pela Vida deve apresentar constante crescimento. Cita como exemplo o Mania de Cão, do qual a Unoeste também é parceira, que em nove anos saltou de cerca de 2 mil para mais de 8 mil participantes.

A cerimônia de abertura da caminhada teve momento de patriotismo com a execução da Banda Regimental da Polícia Militar em Presidente Prudente, as participações da equipe de Jornalismo da TV Fronteira, do medalhista olímpico e secretário municipal de esportes Claudinei Quirino, dos paratletas Léo Melo e Gustavo Henrique de Araújo, medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de 2016. 
Galeria de Fotos