Intepp promove assinatura de contrato para cinco projetos


  • há 7 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Sobe para 19 o número de incubados e todos começam a ser preparados para buscar aporte financeiro junto à Fapesp

Foto: João Paulo Barbosa Intepp promove assinatura de contrato para cinco projetos
Cerimônia na Intepp, para assinatura de contratos de novos projetos

A diretoria da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) promove a assinatura de contrato para abrigar cinco novos projetos. Ao mesmo tempo anuncia a preparação dos incubados, que agora são 19, para submeterem seus projetos à obtenção de financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A cerimônia ocorreu na manhã desta quinta-feira (1º) na sede da incubadora, no campus II da Unoeste.
 
Os contratos foram assinados pelos autores dos projetos StresScan, Webecology, Memprestaí, Odontolocaliza e MagicImmersion, juntamente com o presidente da Intepp Marcus Rogério Alessi e também secretário municipal de tecnologia e informação, o diretor da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), Moacir Del Trejo, e o presidente da Associação Comercial e Empresarial (Acipp), Ricardo Anderson Ribeiro, em solenidade conduzida pelo gerente da incubadora, Luís Horácio Ramos Isique.
 
Entre os novos incubados está o estudante de Engenharia Ambiental da Unoeste Bruno Henrique Marques, autor da ideia da plataforma web para auxiliar profissionais da área com a disponibilização de serviços, como cálculos e análises; além de oferecer uma lista com nomes de engenheiros ambientais e seus contatos, para que seus serviços possam ser contratados por quem se interessar. A Webecology surgiu no 1º Startup Weekend de Presidente Prudente, realizado no fim de abril.
 
Dos cinco projetos incubados a partir de hoje, três surgiram no mesmo evento, quando as equipes foram formadas por estudantes e profissionais de diferentes instituições, sendo boa parte da Unoeste, de diversos cursos. O evento de imersão de novos empreendedores deu tão certo que uma nova edição está prevista para outubro, possivelmente junto ao 22º Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe 2017), promovido pela Unoeste.
 
A preparação dos incubados para submeter seus projetos à agência de fomento paulista terá início na próxima terça-feira (6) e prosseguirá com encontros semanais durante três meses, com orientações prestadas por três consultores. A possibilidade de suporte financeiro pela Fapesp surgiu de sugestão feita por Isique e Alessi ao subsecretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Strama.
Foto: João Paulo Barbosa Assinaturas de contrato, por Ribeiro e Alessi
Assinaturas de contrato, por Ribeiro e Alessi

 
Para Alessi, o mais interessante é obter fomento a fundo perdido, cabendo ao beneficiário apenas prestar contas, sem ter que pagar nada. Del Trejo alertou os novos incubados para o segredo em obter sucesso ao empreender: a persistência. Ribeiro entende que investir na produção de tecnologia e inovação possa ser a reposta, buscada pela Acipp há muitos anos, para encontrar a vocação de maior impacto socioeconômico de Prudente e região.
 
A visão de Ribeiro está sustentada no histórico da associação que está completando 90 anos, neste ano em que a cidade chega aos 100 anos, e também pelo fato de ter atuado na área de tecnologia, na condição de administrador de empresas inserido em processamento de dados, desenvolvendo projetos como o de controle de material e de medicamento da Secretaria de Estado de Saúde em mais de 600 municípios paulistas, nos anos 1980.
 
Também esteve presente o professor da Fipp Dione Jonathan Ferrari, que é um dos membros da coordenadoria técnica e, nessa condição, avaliador de projetos para incubação na Intepp, incubadora que tem como parceiros a Prefeitura, Fipp/Unoeste, Acipp, Uninfo Jr, Unesp, Fatec, APL de Software Oeste Paulista. 
Galeria de Fotos