100 anos de Prudente: Unoeste a serviço da comunidade


  • há 7 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Universidade realiza atendimentos para a população por meio de clínicas, Hospital Veterinário, Farmácia Popular e atividades de extensão

Foto: Débora André 100 anos de Prudente: Unoeste a serviço da comunidade
Nos últimos 17 anos, Clínica de Fisioterapia da Unoeste já realizou 97 mil atendimentos

Há 45 anos, a população da cidade centenária de Presidente Prudente e de toda a região conta com serviços da maior universidade do oeste paulista. Até hoje, já se formaram na Unoeste quase 90 mil profissionais em mais de 50 cursos de graduação. Durante o processo de formação, muitos acadêmicos participam de atividades e atendimentos voltados para a comunidade. São clínicas, Hospital Veterinário (HV), Farmácia Comunitária e atividades de extensão que colocam o estudante não somente em contato com a população, mas também com a sua futura profissão.
 
É o caso da Clínica de Fisioterapia, que presta serviços para a comunidade de Prudente e região desde 1983 e nos últimos 17 anos já realizou mais de 97 mil atendimentos. Outro exemplo é a Clínica de Odontologia, que em 43 anos de funcionamento já contabilizou mais de 129 mil atendimentos. Oportunidade para a população que vê na Unoeste a possibilidade de ter atendimentos de qualidade, gratuitos e, também, para o acadêmico, que tem a chance de colocar em prática tudo o que foi ensinado em sala de aula.
 
Há também os serviços prestados na Clínica de Nutrição, que nos últimos três anos atendeu mais de 3 mil pacientes; na Clínica de Psicologia, que funciona desde 1991 e nos últimos 17 anos já somou mais de 71 mil atendimentos; e na de Fonoaudiologia, que realiza mais de 8 mil atendimentos anuais entre consultas, exames e triagens. Voltada aos funcionários da universidade e seus familiares, a Clínica de Estética realizou mais de 10 mil procedimentos, desde 2012.
Foto: Débora André Localizada no campus II da Unoeste, Clínica de Psicologia já somou mais de 76 mil atendimentos em 17 anos de existência
Localizada no campus II da Unoeste, Clínica de Psicologia já somou mais de 76 mil atendimentos em 17 anos de existência

 
“O atendimento em saúde na cidade de Presidente Prudente e municípios vizinhos é certamente um dos diferenciais em qualidade e inovação acadêmica da Unoeste. O Mutirão da Saúde e Cidadania, por exemplo, leva para toda a comunidade orientações e exames que ajudam o poder público a assegurar prevenção e bem-estar para toda população. Esse evento também tem o papel de auxiliar professores e alunos com um aprendizado de ensino voltado a aplicação prática e ativa dos conhecimentos”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, Dr. Adilson Eduardo Guelfi.
 
De 2002 a 2017 foram prestados 722.846 atendimentos voltados à comunidade. Nesse mesmo período foram aproximadamente 1,3 mil cursos presenciais de extensão/ aperfeiçoamento, 254 programas, 2.429 projetos e 1.196 atividades de extensão em várias áreas. Ao longo desse período estima-se o envolvimento na extensão de 35 mil alunos, 1,3 mil professores, 380 servidores, além de 1,5 mil profissionais e funcionários de outras instituições.
 
Além das clínicas, existe também a Farmácia Comunitária, que realiza cerca de 9 mil atendimentos anuais na entrega de medicamentos prescritos e o Hospital Veterinário, que desde sua implantação, em 1989, já fez mais de 66 mil atendimentos, 4 mil somente em 2016.
 
Sobre o papel que a Unoeste vem desempenhando nos últimos 45 anos para a evolução de Presidente Prudente neste sentido, Guelfi salienta que a cidade ganhou muito em desenvolvimento tecnológico e inovação. “Tudo graças aos investimentos que a universidade prioriza em ensino de qualidade, novas pesquisas e extensão com inserção social. Presidente Prudente é uma cidade inteligente e já se foram mais de quatro décadas de uma importante parceria entre a instituição e o município formando profissionais e cidadãos comprometidos”, finaliza o pró-reitor. 

Centenário de Presidente Prudente

Galeria de Fotos