Novo espaço permite realizar projetos com microcontroladores


  • há 6 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Aprender na prática como utilizar esse sistema pode ser um grande diferencial no mercado de trabalho

Foto: Mariana Tavares Novo espaço permite realizar projetos com microcontroladores
Professor doutor Flávio Pandur destaca que novo laboratório permitirá experimentos dos mais simples até os mais aprofundados

Um microcontrolador é um sistema integrado, que contém um núcleo de processamento, memória e periféricos, e que pode ser programado de acordo com a necessidade e para diferentes funções. Engana-se quem pensa se tratar de algo distante da realidade... Ele está presente no dia a dia! Produtos automatizados, automóveis, controles remotos, eletrodomésticos e até brinquedos – todos eles podem utilizar microcontroladores. Para quem é da área tecnológica, aprender na prática a usar esse sistema pode ser um grande diferencial para o mercado de trabalho. É por isso que a Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste implantou o Laboratório de Sistemas Digitais e Microcontroladores.
 
O espaço possui oito bancadas, comportando até quatro alunos cada. O professor doutor Flávio Pandur, responsável pelo local, explica que foram adquiridos equipamentos que permitem desenvolver projetos e pesquisas com microcontroladores e os sistemas que utilizam esse componente, tais como robótica, automação e outros. “Poderão ser desenvolvidas atividades de ensino e pesquisas relacionadas a projetos de graduação e iniciação científica, desde experimentos mais simples até os mais aprofundados”, conta. Segundo ele, a lista de equipamentos adquiridos é grande e dentre as aquisições estão: placas de desenvolvimento (Arduinos e Raspberry), plataformas robóticas, braço robótico, sensores de diversos tipos (GPS, temperatura, bussola, som e iluminação, etc.).
 
A princípio, o novo laboratório será utilizado por alunos do bacharelado em Ciência da Computação, da disciplina de Arquitetura de Computadores II, ministrada por Pandur, mas também será utilizado para minicursos da Semana de Informática (Infoeste), e para o desenvolvimento de pesquisas científicas. “Irá permitir aos alunos a experimentação prática de conceitos trabalhados em sala de aula. O laboratório está bem completo e com recursos modernos e atuais, permitindo uma ampla gama de montagens e experimentações, portanto considero, sim, um diferencial”, afirma o docente.
Foto: Mariana Tavares Foram adquiridos kits com vários materiais para desenvolver projetos com microcontroladores
Foram adquiridos kits com vários materiais para desenvolver projetos com microcontroladores

DESTAQUE NO BRASIL
O novo laboratório confirma a qualidade de uma das melhores estruturas acadêmicas do Brasil. Os cursos da Fipp têm os mais elevados conceitos pelo Ministério da Educação (MEC) e estão no topo das graduações do país. Para quem se interessa pela área da Informática, a Unoeste oferece cinco opções: os bacharelados em Ciência da Computação e Sistemas de Informação, e os superiores de tecnologia em Jogos Digitais, Gestão da Tecnologia da Informação, Redes de Computadores e Sistemas para Internet.
 
É A SUA VEZ
A área da informática é o que você quer? Então, não perca tempo e inscreva-se para o Vestibular Unoeste 2019. Ao todo, são 55 cursos de graduação presencial, contemplando todas as áreas do conhecimento.