Narandiba tem a Unoeste como parceira na prevenção à saúde


  • há 6 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Medida promove qualidade de vida, minimiza gastos no setor e gera produtividade nas atividades do trabalhador

Foto: João Paulo Barbosa Narandiba tem a Unoeste como parceira na prevenção à saúde
Realização do Unoeste Transforma na escola estadual de Narandiba

A administração municipal de Narandiba adotou procedimento de prevenção à saúde e encontrou na Unoeste a grande aliada para ações pontuais e frequentes e também em momentos especiais de mutirão de serviços, como a Caravana da Saúde em maio do ano passado e agora em abril, o Unoeste Transforma; no sábado (14) durante a amanhã na Escola Estadual Professora Takako Suzuki. Em praticamente um ano foram alcançados resultados extraordinários e, como consequência desta recente ação coletiva, a expectativa é avançar ainda mais na prevenção que tem apresentado indicadores de qualidade de vida, capaz de minimizar gastos no setor e ganho com o aumento de produtividade em decorrência da assiduidade do trabalhador que seja no setor público ou privado.

O prefeito Itamar dos Santos Silva diz que tem sido perceptível a melhoria da qualidade de vida da população estimada em 4,7 mil habitantes. O gestor municipal de saúde Fernando Cesar Carvalho apresenta três índices importantes: a redução de 26% para 20% de casos de gravidez na adolescência, maior adesão da população nas práticas de atividades físicas estimuladas pela prefeitura, maior número de homens buscando os serviços de saúde e tomando cuidados. A vereadora envolvida na organização dos eventos entre Prefeitura e Unoeste Ivani Pereira estima em 35% o aumento de participantes das caminhadas.

A participação da mulher na atividade de zumba, ofertada pela prefeitura, tem sido outro indicador positivo, conforme Ivani. A professora Camila Rodrigues Costa disse que a zumba trabalha o bem-estar e a motivação por ter na música e nos movimentos o princípio da diversão, melhora a qualidade de vida e é aliada do emagrecimento. A auxiliar de dentista Alessandra Roberta Fabiane faz aulas de zumba e esteve na atividade de sábado com a professora e alunos do curso de Educação Física da Unoeste. Ela disse que essa modalidade de atividade física aumentou sua disposição e melhorou sua saúde em 90%. 
Foto: João Paulo Barbosa Prefeito Silva, primeira dama Eliana, Ivani, Guelfi e Carvalho
Prefeito Silva, primeira dama Eliana, Ivani, Guelfi e Carvalho


Ivani diz que outro fato muito significativo da parceria com a Unoeste está na motivação ao jovem sobre melhores perspectivas de vida ao se espelhar nos estudantes de ensino superior para também buscar uma formação. O diretor regional de ensino Enio Magro também chama a atenção para essa particularidade, cintando 70 estudantes que nos últimos 20 anos se beneficiaram com bolsas de estudo, o que representa 20% da população jovem, com a idade de 20 a 24 anos, de acordo com os números do Instituto Brasileiro de Geográfica e Estática (IBGE). 

Aline Cristina dos Santos Souza faz Matemática e está entre os jovens que atualmente são estudantes da Unoeste. Ao participar do Unoeste Tranforma comentou ser muito bom fazer algo que ajuda a população, por deixar incentivo para as pessoas se cuidarem e por estimular os jovens a buscar o ensino universitário. Essa foi a quinta atividades de extensão que Aline participou, sendo três em Prudente e duas na cidade, incluindo a Caravana da Saúde em maio do ano passado, envolvendo Prefeitura, Unoeste e Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp). Em 2017, foram 705 atendimentos e neste ano 1580: um aumento de 124%. 

Estiveram envolvidos alunos e professores dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Fotografia, Jornalismo, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Matemática, Química, Letras, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Gastronomia e Radiologia; incluindo ainda a pós-graduação com o mestrado em Ciência Animal e divulgação da extensão em Direito Rural pela pós-graduação lato sensu. Os serviços foram dosagem de colesterol total, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, acuidade visual, teste de Adams para diagnóstico precoce de escoliose e avaliação do índice de massa corporal, entre outros serviços.
 
Atendimentos com orientações foram sobre doenças infecciosas, controle microbiológico da esponja de cozinha, benefícios do exercício físico, cuidados com a voz, câncer de mama, colo e ovário, nutrição e doenças resultantes do álcool e fumo. Foram ofertadas palestras sobre humanização e motivação para servidores e profissionais da área de saúde; prevenção às drogas e animais peçonhentos. Também foram realizadas oficinas para leitores, produção de fotografia Portrait, criação de canais no Youtube, orientação profissional e elaboração de currículo. Outra atividade foi produção audiovisual para o evento.
 
O pró-reitor de Extensão e Ação Comunitária Dr. Adilson Eduardo Guelfi elogiou toda a equipe Unoeste pelos excelentes serviços prestados e pela qualidade do atendimento. Também agradeceu a parceria da prefeitura e afirmou que o Unoeste Transforma “deixa um legado para Narandiba, que deverá contribuir para ampliar os resultados em qualidade de vida da população”.
 
 
Galeria de Fotos