Professor e egressos da Unoeste são selecionados pelo Inova


  • há 6 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Projetos representam 60% dos contemplados com bolsa-auxílio para o impulsionamento de startups

Foto: João Paulo Barbosa Professor e egressos da Unoeste são selecionados pelo Inova
Dr. Fábio Echer, professor da Unoeste: conquista que demonstra o potencial do projeto


Dentre os cinco melhores projetos selecionados pelo 1º Edital de Fomento à Inovação, três são de professor e egressos da Unoeste.  Os autores receberão da Fundação Inova Prudente bolsa-auxílio individual de R$ 10 mil, paga em dez parcelas, para que os projetos de startups sejam impulsionados. O projeto Cultiva Cotton, um dos selecionados, é do professor Dr. Fábio Echer, vinculado à graduação e pós em Agronomia da universidade.
 
Outros dois projetos selecionados são de egressos da Unoeste. Criado inicialmente com o nome de Hora do Busão, o projeto We Pass desenvolvido pelos ex-alunos de Sistemas de Informação da Faculdade de Informática (Fipp/Unoeste), Jonathas Ribeiro Zito e Marcelo Faria Santoro. O projeto  RadEasy é de Ricardo Veiga, bacharel pelo curso de Ciências da Computação pela Fipp e publicidade pela Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp/Unoeste).
 
Os três projetos estão sendo desenvolvidos junto a Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), conforme o gerente Luís Horácio Ramos Isique. A Unoeste é um dos vários parceiros da incubadora que tem suas instalações no campus II. A universidade tem trabalhado as diversas graduações e pós-graduações oferecendo ensino, pesquisa e extensão com conteúdo teórico e práticas voltadas à inovação e empreendedorismo, proporcionando bons resultados aos alunos, egressos e professores, comprovados em realizações como essa do Inova Prudente.
 
Foto: Cedida Entrega dos certificados aos autores dos melhores projetos
Entrega dos certificados aos autores dos melhores projetos

Echer avaliou a bolsa-auxílio como uma conquista que “demonstra que o projeto tem potencial para entrar no mercado, pois a avaliação do corpo de jurados foi bastante criteriosa”. Classificou como outro ponto importante a preparação e o incentivo oferecido pela Intepp, “pois as consultorias recebidas nos deram foco e o constante incentivo por parte do Isique para que nos inscrevêssemos nos editais tornou isso possível”.
 
Para ele, “com esse apoio recebido da Inova Prudente poderemos intensificar o trabalho de desenvolvimento da plataforma do nosso aplicativo e se tudo der certo disponibilizar aos usuários antes do início da safra 2018/2019”, comentou sobre o projeto voltado para, em termos gerais, monitorar a cultura do algodão.
 
O edital recebeu mais de 30 inscrições, das quais 20 foram selecionadas para receber 200 horas de aceleração na Fundação Inova Prudente, pela qual responde o secretário municipal de tecnologia da informação Rogério Alessi e que alimenta a expectativa de que os projetos, selecionados ou não, possam resultar em novas empresas geradoras de serviços, produtos e empregos em Presidente Prudente.