Universidade oferece colação festiva com adesão on-line


  • há 7 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Evento ocorrerá de 30 de julho a 3 de agosto, sempre no período noturno; primeira edição organizada pela Unoeste ocorreu no começo deste ano

Foto: Ector Gervasoni Universidade oferece colação festiva com adesão on-line
Primeira edição da colação de grau festiva institucional realizada pela Unoeste ocorreu em janeiro


Atualizada em 04/04/2018, às 14h20

A formatura é um dos eventos mais aguardados pelos estudantes e seus familiares. É quando o sonho do ensino superior se concretiza e novos rumos se iniciam na vida profissional. Comemorar essa conquista é mais que merecido! A Unoeste valoriza esse momento e quer que todos os seus formandos sintam a emoção de vestir a beca e colocar o capelo para receber o grau acadêmico em cerimônia, na presença daqueles que mais contribuíram para alcançar esse objetivo, por isso, oferece a colação de grau festiva institucional. A primeira edição ocorreu em janeiro deste ano, contemplando os alunos concluintes de dezembro de 2017. Os formandos do meio de ano de 2018 já podem aderir ao evento que ocorrerá de 30 de julho a 3 de agosto, sempre no período noturno.

“A colação festiva foi implantada com o intuito de oferecer aos alunos a oportunidade de colar grau e com baixo custo. Uma forma de inclusão, pois muitos acabavam não participando em razão do alto valor”, destaca o coordenador do Departamento de Eventos da Unoeste, Rafael Borges, responsável pela realização da colação festiva. Ele explica que a taxa será de R$ 80 e está incluso toda a infraestrutura, decoração, seguranças, cerimonialista, mestre de cerimônia, orquestra, iluminação, climatizador e os canudos dos formandos, além da parceria com a empresa Regina Célia Rigor para o aluguel das becas com um preço especial para alunos da Unoeste.

Sobre a primeira edição da colação festiva, que ocorreu em janeiro deste ano, o coordenador do Departamento de Eventos frisa que foi um sucesso. “Foi surpreendente, pois tudo correu como o planejado. Inclusive o tempo de duração da cerimônia foi fantástico, nenhum dia passou de 3 horas de duração. Foi tudo muito bonito e emocionante ver todos participando e felizes com o momento”. E foi assim mesmo que se sentiu a recém-formada em Arquitetura e Urbanismo, Jaquelyne Soares Balsani, 23. Ela participou da colação de grau festiva e afirma ter sido uma grande iniciativa da universidade.
Foto: Luiz Eduardo Souza Jaquelyne recebe a placa de melhor aluna da turma de Arquitetura, da coordenadora Marcela do Carmo Vieira, durante a colação festiva de janeiro
Jaquelyne recebe a placa de melhor aluna da turma de Arquitetura, da coordenadora Marcela do Carmo Vieira, durante a colação festiva de janeiro


A egressa destaca que a colação de grau é a cerimônia mais esperada pelo estudante e quando a universidade oferece o evento diminui as distâncias que impediam muita gente de participar desse momento. “Demonstra o comprometimento da instituição com seus alunos. Garanto que foi um dos momentos mais incríveis da minha vida. Realizar meu sonho de me tornar arquiteta e urbanista, vestir a emblemática beca, despedir-me oficialmente da Unoeste e compartilhar com familiares e amigos foi ainda mais emocionante do que o esperado. A surpresa de receber a placa de honra ao mérito, por ser a primeira aluna da 19ª turma de Arquitetura e Urbanismo, fechou com ‘chave de ouro’ aquele dia espetacular”.

Para quem está no último termo da graduação e quer ter a mesma sensação de Jaquelyne, a ex-aluna indica participar da colação organizada pela universidade. “Se eu não tivesse aderido, provavelmente teria me arrependido, visto a qualidade de organização e simbologia que ficou evidente para todos, por isso indico que todos participem. Quando chegamos ao fim de um curso devemos aproveitar os momentos juntos à comunidade acadêmica para nos despedirmos e celebrarmos, e a colação de grau é o episódio que melhor sela o elo entre a universidade e o universitário”.

Hoje, Jaquelyne retornou para a casa dos pais, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no extremo oeste do Estado da Bahia. Ela conta que nasceu em Santo Anastácio (SP), mas em 2007 mudou-se para o nordeste. “Voltei para a região para cursar Arquitetura e Urbanismo e durante cinco anos fiquei longe dos meus pais e irmã em nome de um sonho. Agora estou de volta à Bahia, deixando para trás pessoas especiais que conheci na universidade, mas trazendo comigo todo o conhecimento que adquiri, tanto profissional quanto pessoal. O carinho por esse momento de minha vida ficará marcado para sempre”, finaliza a nova arquiteta e urbanista.

Participe – Quem estiver cursando o último termo da graduação e quiser comemorar a conquista do tão sonhado diploma universitário na tradicional cerimônia de colação de grau, basta acessar a área do aluno (site da Unoeste), conferir o regulamento e fazer a adesão ao evento. Depois, é só festejar com familiares e amigos.