CAMPUS:
Telefone 0800 771 5533
Você está em: Graduação | Agronegócio | Pesquisa Científica

Agronegócio

Tecnologia | 6 semestres letivos | Noturno

Pesquisa Científica


Buscar projeto por

Resumo:
A criação de ovinos tem ganhado espaço em várias regiões do mundo, devido sua capacidade de adaptação as adversidades climáticas, no entanto quando expostos a temperaturas elevadas, podem ter o comportamento alterado na tentativa de manter-se em homeostase, sendo assim o sombreamento no pastejo tem-se mostrado com alternativa para melhorar a produtividade e reduzir o estresse nos animais. O objetivo da pesquisa será avaliar o comportamento ingestivo das ovelhas mantidas em pastejo com e sem sombreamento, a incidência de carga parasitária e a taxa de prenhez. Serão utilizadas 36 ovelhas mestiças Dorper, as quais serão distribuídas em dois grupos (com sombraCS e sem sombraSS) ao acaso. Durante a estação de monta, as fêmeas permanecerão com 1 reprodutor da raça Dorper, sendo alternado a utilização deste nos 2 lotes. Os dados de temperatura do ar serão coletados três vezes ao dia (pela manhã, meio dia e final da tarde).A temperatura da superfície corporal (TSC) será coletada três vezes ao dia juntamente com a avaliação comportamental dos animais, as 9, 12 e 15h. Serão avaliados, o tempo de pastejo, ócio e ruminação dos animais. As avaliações do comportamento serão feitas mensalmente, bem como a coleta de fezes para exame parasitológico. Após 30 dias da data da retirada do reprodutor, será realizado por ultrassonografia trans-abdominal o diagnostico de gestação. Os dados de variáveis fisiológicas e temperatura ambiental serão expressos em médias e desvio-padrão. O delineamento experimental será inteiramente casualizado. Para verificar o efeito do tratamento (grupo CS e grupo SS) sobre as variáveis fisiológicas e temperatura ambiental, será realizado o teste F (Análise de Variância), com as médias comparadas pelo Teste de Tukey com nível de significância de 5 (p<0,05).

Protocolo: 4917 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2018 - 8/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDRESA APARECIDA DE OLIVEIRA CARDOSO
LETICIA ZAMBERLAN PISTILLO
Professor(es): HAROLDO ALBERTI
MARILICE ZUNDT ASTOLPHI
MARCO AURELIO FACTORI

Resumo:
O descarte inadequado de resíduos gerados durante o processamento mecânico de madeiras vem provocando uma série de problemas ambientais. A conscientização quanto à armazenagem, estocagem e o descarte se faz necessária a fim de evitar o descarte na natureza provocando a contaminação do solo. Portanto, é necessário o desenvolvimento de técnicas para o aproveitamento dos mesmos a fim de reduzir as pressões sobre as florestas nativas. Uma das técnicas é a briquetagem, que consiste na compactação dos resíduos da madeira por uma prensa mecânica produzindo o briquete. Faltam conhecimento e conscientização desta técnica pela sociedade como sistema de reaproveitamento de detritos da madeira e a sua importância perante o meio ambiente. Os resíduos provenientes da madeira são classificados como sólido de classe I oriundos da indústria e construção civil. O objetivo do presente projeto de pesquisa é discutir o impacto causado no meio ambiente pelo descarte inadequado do resíduo de madeira (pó de serra e maravalha, pontas e podas de árvores), e avaliar a viabilidade ambiental e comercial da reutilização desses resíduos na fabricação de briquetes. A metodologia será dividida em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com a catalogação das empresas que geram os resíduos e por fim a discussão e análise dos dados coletados.

Protocolo: 4234 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2017 - 3/2019 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): CLAUDIO JOSE DONATO
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA
EDILENE MAYUMI MURASHITA TAKENAKA
MAIRA RODRIGUES ULIANA

Resumo:
A Região Administrativa 10, tem o terceiro pior desempenho na criação de riqueza entre as 16 regiões do Estado de São Paulo, proporcionalmente seu PIB estratificado de serviço e indústria tem uma performance inferior a proporção populacional, por outro lado a PIB agrícola tem desempenho superior. Apesar de muito discutido, o suposto, fraco desempenho do Oeste Paulista nunca foi analisado com ferramentas métricas e um olhar amplo e sistêmico de desenvolvimento. O presente trabalho busca através de literaturas aceitas no mundo todo, identificar algumas ferramentas que otimizem a interação entre todo o tecido social da RA10 e induzir o desenvolvimento em um ritmo melhor que o que vem ocorrendo. A pesquisa é quantitativa exploratória e explicativa, utilizara dados macroeconômicos, de políticas especificas e buscará apontar explicações matemáticas do desempenho socioeconômico utilizando ferramentas do mechanism design. Espera-se encontrar lacunas de interação dos stakeholders, e possíveis propostas de melhoras das políticas públicas.

Protocolo: 3640 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2017 - 7/2019 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): ALEXANDRE GODINHO BERTONCELLO

Resumo:
A agricultura familiar é formada por pequenos produtores e seus familiares, sua atividade é de grande importância para o País, considerando-se que ela atende 70 da distribuição de alimentos no Brasil, mas seu reconhecimento diante as políticas públicas tornam seu investimento menor referente à agricultura empresarial, os alimentos que estes produtores cultivarão são naturais e que utilizam menos agrotóxicos comparados aos grandes produtores. Agricultura familiar passa por dificuldades perante a vulnerabilidade climática, impossibilitando grandes produtividades, diante a estes acontecimentos, através de estudos e pesquisas buscamos criar ferramentas tecnológicas que ajudem ao agricultor familiar a fazer a gestão de pequenas propriedades que tenham como principal atividade econômica a produção de hortifrútis.

Protocolo: 3030 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2016 - 12/2016 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCOS VINICIUS SANTOS DA SILVA
JHENIFFER RAFAELA ROCHA SANCHES
Professor(es): JOSE LUIS DE LIMA ASTOLPHI
ALEXANDRE GODINHO BERTONCELLO

Resumo:
O presente projeto tem por objetivo geral estudar em que medida os atores sociais locais participam do desenvolvimento do município de Marília/SP a partir da indústria de alimentos, com a conjugação do cenário nacional e internacional. Para a realização desta pesquisa tomar-se-á como referencial teórico, sobre o desenvolvimento e internacionalização autores como AMARAL FILHO, BANDEIRA PEDRO, SCHUMPETER, MARSHALL, HADDAD, BOISIER; GOULART, BRASIL e ARRUDA. Já sobre o município de Marília os autores serão: SPOSITO, MONBEIG, dentre outros. Sobre a construção de cenários prospectivos estudaremos MARCIAL, GRUMBACH e GODET. E o referencial sobre o Método Delphi terá como base os autores: KAYO, SECURATO, GRISI, ZACKIEWICZ, SALLES-FILHO, WRIGHT, GIOVINAZZO, CUHLS e GRUPP. Considerando seu objetivo, o trabalho será desenvolvido em várias fases. Uma primeira de caráter bibliográfico resgatando historicamente o município de Marilia e as teorias sobre internacionalização e desenvolvimento. Em seguida utilizaremos entrevistas abertas do tipo semi-estruturadas com vinte atores sociais locais que compõe os seguintes segmentos: governo municipal; empresariado; universidade; lideranças sociais e trabalhadores. Nesta entrevista buscaremos identificar em que medida estes atores contribuem para o desenvolvimento e a internacionalização de Marília/ SP, tendo como foco a indústria de alimentos. E, finalmente em uma terceira etapa construiremos cenários prospectivos a partir dos dados coletados com o método Grumbach, uma ferramenta de gestão estratégica, amparado no Método Delphi. Adicionalmente empregaremos os softwares Puma, um sistema de planejamento estratégico e cenários prospectivos e o Lince, sistema de simulação e gestão de futuro.

Protocolo: 2130 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2014 - 7/2015 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): IVAN MARCIO GITAHY JUNIOR

Resumo:
Associação dos Fruticultores do Oeste Paulista (FAOP) é uma tradicional associação, cem por cento compostas por agricultores familiares (23 no total) no Pontal do Paranapanema, a renda dos associados é constituída basicamente da comercialização de frutas em natura feitas no CEAGESP-SP. Porem a FAOP participa do programa MICROBACIAS II para mudar o relacionamento com o mercado, a associação esta investindo em dois centros de acolhimento, cada um com uma despolpadora de frutas. O Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Acesso ao Mercado (MICROBACIAS II) é um projeto do Governo do Estado de São Paulo, com financiamento parcial do Banco Mundial entre 2011-2015, com a finalidade de melhorar o acesso ao mercado das propriedades rurais chamadas de agricultura familiar. É óbvio que as políticas públicas têm um papel essencial no desenvolvimento regional; organizando atores locais, facilitando mobilidade social e induzindo o desenvolvimento, nas regiões agrícolas é ainda mais valioso em particular para a agricultura familiar. O objetivo desta pesquisa é aferir os impactos que a participação do programa MICROBACIAS II tem na FAOP, em especial; no retorno sobre o investimento (ROI) de cada associado, no relacionamento com o mercado e aferir a eficiência da FAOP no passar do tempo. Metodologia Os dados iniciais têm como referencia o projeto inicial do MICROBACIAS II, que serão atualizados semestralmente. As informações de preço do mercado terão como origem ESALQ/USP e CONAB para preços e PPA, PINAI e PPAIS. E a eficiência econômica será utilizada a metodologia; Farrell (1957) e Bauer (1990), os dados serão recolhidos em conjunto com a CATI/FAOP.

Protocolo: 2077 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2014 - 6/2016 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): ALEXANDRE GODINHO BERTONCELLO

Resumo:
A cadeia produtiva brasileira voltada para ovinocultura de corte continua desestruturada e há escassez de dados, portanto, o presente trabalho visa o levantamento de dados e a avaliação mercadológica dos produtos. O presente trabalho busca saber a influência das variáveis no preço da carne: tipo de estabelecimento,corte cárneo,tipo de embalagem,presença de marca na carne,país de procedência do produto,estado de procedência do produto,município de procedência do produto e preço por quilo. Serão analisados itens do composto mercadológico da carne ovina disponível aos consumidores na cidade de Presidente Prudente,e caracterizado pelo produto(no que se refere ao corte oferecido, tipo de embalagem, presença de marca e procedência), preço de venda ao consumidor e ponto de venda (tipo de estabelecimento). Desta forma, pretende-se identificar as seguintes variáveis: Variável1 = tipo de estabelecimento(açougues, boutiques de carnes,etc);Var2 = corte cárneo (paleta, pernil, costela, carré, e outros) ;Var3 = tipo de embalagem (vácuo, sem embalagem) ;;Var4 = presença de marca na carne (sim/não) ;Var5 = País de procedência do produto ;Var6 = Estado de procedência do produto ;Var7 = Município de procedência do produto ;Var8 = preço/kg ;As informações serão obtidas em levantamento de dados originais por meio de entrevistas telefônicas. A análise dos resultados ocorrerá a partir de tabulação e análise de distribuição de classes de frequências relativas para cada variável identificada. Após,serão realizadas análises comparativas entre os diferentes estabelecimentos e diferentes estados e países de procedência da carne, utilizando para tanto, as médias de preços/kg de cortes selecionados. Finalmente, com as variáveis 5,6 e 7 será elaborado um mapa temático identificando as diversas origens e procedências da carne ovina comercializada em Presidente Prudente (fluxo logístico), que sinalizarão a relação entre as localidades de fornecimento e comercialização dos produtos. Cabe ressaltar que nesta pesquisa não será necessária a compra do material (corte carneo), os fatores serao todos por observação e anotações.

Protocolo: 1731 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 10/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CAROLINE CARNELOS PIERETTI
ROSIENE ALVES TEIXEIRA
Professor(es): MARILICE ZUNDT ASTOLPHI
JOSE LUIS DE LIMA ASTOLPHI
Alguma mensagem