CAMPUS:
Presidente Prudente Jaú
Telefone 0800 771 5533
Você está em: Graduação | Arquitetura e Urbanismo | Pesquisa Científica

Arquitetura e Urbanismo

Bacharelado | 10 semestres letivos | Integral ou Noturno

Pesquisa Científica


Buscar projeto por

Resumo:
A cidade é uma manifestação espacial de valores sociais e culturais que representam os costumes e as tradições dos moradores. Composta por calçadas, ruas, e quarteirões, ela se relaciona com o processo de desenvolvimento social humano. Dessa forma, a rua é um complemento da casa, e, não apenas um lugar de circulação. O morador acaba introjetando nela diferentes atividades cotidianas e que podem apresentar características momentâneas e flexíveis, tal como se percebe na orla do rio Paranapanema em Piraju-SP, mais conhecido como "Beira Rio". Por volta da década de 1960, após a chegada de diferentes usinas hidrelétricas na cidade, foi construída a orla do rio. Com o tempo houve a ressignificação deste espaço pela população, possivelmente devido ao mal planejamento. Visto isso, esta pesquisa propõe analisar os usos do Beira Rio com a intenção de compreender como este espaço público tem-se relacionado com os moradores e potencializado ali as mais diversas apropriações nos últimos anos. Serão realizados para tal entendimento levantamentos no objeto de estudo e observações diretas, sendo complementados com a revisão bibliográfica e documental.

Protocolo: 5061 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2018 - 10/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JEAN GUILHERME OLIVEIRA
Professor(es): YEDA RUIZ MARIA
VICTOR MARTINS DE AGUIAR
FELIPE AUGUSTO RAINHO SILVA

Resumo:
O processo de expansão nas cidades brasileiras, sobretudo nas pequenas cidades, teve como seu ápice com as primeiras politicas habitacionais, que posteriormente foram se consolidando e em decorrência disso, foi necessária a criação de legislações de parcelamento do solo de âmbito federal, e os instrumentos urbanísticos nos municípios como o plano diretor para paramentar esses novos empreendimentos. Tem-se então a necessidade de discutir as áreas de lazer e institucional do Conjunto Habitacional de Interesse Social Salvador Costa na cidade de Álvares MachadoSP, onde aquelas não estão cumprindo com sua função social. Para tanto faze - se necessários análises documentais, fotográficas, mapeamentos, tendo como aporte teórico referencias bibliográficas.

Protocolo: 5107 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2018 - 10/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MOISES HENRIQUE DOS SANTOS LEONEL
Professor(es): YEDA RUIZ MARIA
VICTOR MARTINS DE AGUIAR
FELIPE AUGUSTO RAINHO SILVA

Resumo:
Não é um exagero ou um clichê dizer que o movimento LGBT é o único de minorias que não tem apoio dentro da própria casa. A não aceitação familiar e o despreparo da educação brasileira mais tradicional em trabalhar a diversidade e de evitar o bullying dentro das salas de aula fazem com que muitos homossexuais e principalmente transexuais abandonem os estudos precocemente. O público LGBT lutou por décadas para alcançar visibilidade em determinados pontos da cidade, opondo-se à proibição formal ou informal que pesava sobre eles, já que são constantemente sujeitos à ameaças da vigilância e com o medo de sofrerem qualquer tipo de agressão. Por essas razões, nos últimos anos diferentes casas de acolhimento foram implantadas ou estão em processo de implantação no país, através de iniciativas particulares e voluntárias, como meio de atribuir outra perspectiva para este grupo e sem criar um vínculo de dependência social. conforme é o objetivo do Centro de Acolhimento Social LGBTCASASSA, localizado no bairro Vila Santa Tereza em Presidente Prudente-SP. A presente pesquisa tem como objetivo geral propor projeto arquitetônico de um Centro Cultural e Institucional voltado ao público LGBT em situação de vulnerabilidade social em Presidente Prudente - SP, que funcione como um suporte ao projeto CASASSA. A pesquisa se desenvolverá através de consultas em fontes de dados secundárias, como teses, dissertações, periódicos e sites da Internet, buscando aprofundar a questão e a necessidade da CASASSA.

Protocolo: 5108 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2018 - 9/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FELIPE GASQUEZ DE MORAIS
Professor(es): YEDA RUIZ MARIA
VICTOR MARTINS DE AGUIAR
FELIPE AUGUSTO RAINHO SILVA

Resumo:
A salubridade dos edifícios hospitalares é uma questão que merece atenção, pois as práticas realizadas em seu interior afetam diretamente a qualidade dos serviços oferecidos e podem influenciar na recuperação e tratamento dos pacientes, sendo a infecção hospitalar um ponto importante a ser considerado, para que se a dispersão dos microrganismos nas dependências do prédio. O estudo tem como objetivo geral analisar e avaliar o edifício do Hospital Regional localizado na cidade de Presidente Prudente/SP. com enfoque no conforto ambiental e a influência do edifício na ocorrência da infecção hospitalar. Será realizada no objeto de estudo, Hospital Regional da Cidade de Presidente Prudente, localizada no interior de São Paulo, o levantamento da dados e informações pertinentes ao desenvolvimento da pesquisa, constituindo a Avaliação Pós-Ocupação (APO), que irá levantar dados relativos ao conforto ambiental do espaço hospitalar, enfatizando os levantamentos quanto a qualidade térmica, e lumínica, a fim de estabelecer parâmetros quantificáveis para geração de resultado. Será realizado um levantamento sobre as informações referentes a ocorrência de infecção hospitalar no local de estudo através de dados fornecidos pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da própria instituição, com a aquisição dos dados, será desenvolvido um organograma que identifique as principais áreas afetadas pela IH. Após a realização dos levantamentos e aplicação do instrumento que será proposto, serão gerados resultados quantitativos, que servirão para avaliar a existência da relação entre o espaço físico e seus condicionantes e a ocorrência de infecção no local. Com o cruzamento dos dados e a geração de resultados será possível concluir tal pesquisa demonstrando a influência da qualidade ambiental na recuperação e proteção dos pacientes e envolvidos no ambiente hospitalar.

Protocolo: 4894 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2018 - 8/2019 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DANILO DE MOURA ROCHA
THAYNA RUIZ FERREIRA
THAYS CAROLINA CARRION LORENTE
Professor(es): MARCUS VINICIUS PIMENTA RODRIGUES
DANIELA VANESSA MORIS DE OLIVEIRA

Resumo:
O CEASA de Presidente Prudente é um importante ponto econômico para a cidade, movimentando milhões de toneladas de produtos hortifrutigranjeiros, que gera um faturamento de extrema importância para a economia da nossa região. O trabalho propõe a revitalização do CEASA de Presidente Prudente afim de procurar usufruir de total potencialidade do local atraindo não somente o revendedor, mas também o consumidor final. Ao realizar uma revitalização de todo empreendimento existente e pressupõe a criação um ponto de comercio, lazer e gastronômico para a região. A metodologia utilizada para elaboração deste trabalho consiste em pesquisas bibliográficas, além da análise de projetos similares, que serviram como base para fundamentação teórica deste trabalho e levantamento in loco do objeto em estudo.

Protocolo: 4375 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2018 - 1/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIEL CAVALCANTE CORREA
Professor(es): MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
O presente projeto busca analisar a realidade da população idosa no município de Presidente Prudente, realizar um estudo de Centro Dia e clinicas especializadas existentes na cidade para entender os benefícios de serviço e a partir disso propor a implantação um projeto arquitetônico que irá oferecer um serviço de Centro Dia e Clínica Geriátrica na cidade, em um local estratégico para atender o respectivo público alvo. Sendo este um serviço em falta na cidade e que há um aumento constante na demanda. Assim o projeto busca gerar estrategias para atendimento às necessidades físicas, psicológicas e sociais de idosos. O presente trabalho reúne informações, bases teóricas, documentais para análise do espaço, sobre a qualificação da área em estudo e sobre idosos.

Protocolo: 4377 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2018 - 7/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CAROLINE FERRARI ARRAES DO CARMO
Professor(es): FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
A habitação é reconhecida como um direito básico de sobrevivência, contudo, as ações governamentais levaram um longo tempo para se posicionarem no sentido de amenizar o déficit existente desde o final do século XIX. As políticas públicas tiveram suas primeiras grandes construções de conjuntos habitacionais de interesse social associadas a problemas urbanísticos e projetuais que são frequentemente vistos na realidade das cidades brasileiras, entre eles, as grandes escalas com aparências homogêneas, com má qualidade construtiva e sem integração à malha urbana já consolidada. Em 2009, a criação Programa Minha Casa Minha Vida foi uma consolidação das mudanças que estavam sendo construídas em gestões anteriores, sendo a sua produção a maior até o presente momento. O presente trabalho levantar a produção habitacional em BataguassuMS, bem como o déficit habitacional existente. Tendo como metodologia levantamentos bibliográficos e documentais.

Protocolo: 4305 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FLORIAN GONCALVES ALONSO MERIQUE
Professor(es): MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA

Resumo:
A praça insere-se na paisagem urbana que é formada por ações tanto naturais como antrópicas de fatores econômicos, culturais e sociais, assim como faz parte também dos espaços livres urbanos. A importância da praça deve-se a alguns fatores principais: por muitas vezes, ser a principal opção de lazer urbano, por possibilitar o contato com a natureza (quando possui vegetação) e por proporcionar um espaço de socialização, de trocas de experiências e de integração com o meio urbano. A cidade de PirapozinhoSP não apresenta muitas praças, e as existentes, concentram-se predominantemente no centro da cidade. Diante de tal situação, o presente trabalho visa a escolher e analisar uma área passiva de receber uma praça no bairro Residencial Campo Belo, na referida cidade, desprovido de espaços públicos de lazer. A metodologia deste trabalho se baseia em pesquisas bibliográficas, documentais e de campo.

Protocolo: 4304 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VANESSA PENHA
Professor(es): MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA

Resumo:
O processo de urbanização do Brasil intensificou-se na segunda metade do século XX, quando ocorreu um enorme movimento de construção de cidade legal e ilegal, com forte expansão da malha voltada a áreas habitacionais, acentuando a crise urbana. Além das moradias, torna-se preciso pensar em sistemas de infraestrutura, equipamentos urbanos e espaços de lazer públicos e de qualidade. Os espaços públicos projetados de modo adequado colaboram para a igualdade social; enquanto os espaços públicos negligenciados ou privatizados, tornam a cidade mais segregada. Diante do exposto, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo desenvolver a escolha de uma área para um projeto de uma Praça Colaborativa no conjunto habitacional Ana Jacinta em Presidente Prudente - SP, através de práticas conhecidas como Placemaking, bem como dar diretrizes projetuais para tal. Para cumprir os objetivos serão realizados levantamentos bibliográficos, documentais e de campo.

Protocolo: 4303 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JULIANA CAVALHEIRO COSTA
Professor(es): MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA

Resumo:
O direito à moradia adequada tornou-se reconhecido e aceito pela comunidade internacional desde a sua inclusão na Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, cujo texto, em seu artigo 25, afirma que todos têm o direito a um padrão de vida adequado à saúde e bem-estar da família, incluindo alimentação, vestimenta, cuidados médicos e os serviços sociais necessários. No Brasil, baixa qualidade construtiva e arquitetônica marca a produção da habitação social culminando na diminuição da qualidade de vida dos beneficiados das políticas voltadas para o setor. O objetivo geral da pesquisa é desenvolver levantamentos e análises do conjunto habitacional Ana Jacinta, da cidade de Presidente PrudenteSP, a fim de avaliar a qualidade urbana e ambiental, construtiva e arquitetônica das unidades entregues para os beneficiados. A metodologia se baseia em levantamentos bibliográficos e documentais.

Protocolo: 4247 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2018 - 1/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JEAN GUILHERME OLIVEIRA
TIAGO BONFIM DIAS
FERNANDA FONSECA DE OLIVEIRA
Professor(es): MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA

Resumo:
A forma do ambiente urbano que se encontra necessariamente relacionada às articulações dos interesses e esforços sociais e econômicos, envolvendo neste sentido, as pessoas, seus desejos e intenções. As apropriações dos espaços públicos é como um mecanismos de defesa e superação da população aos modelos urbanísticos impostos . As apropriações, mesmo quando intuídas e adaptadas não implicam, necessariamente, em inadequação ou indícios de marginalidade. Os indivíduos que compõem o conjunto dos marginalizados não escolhem tal posição e, na maioria das vezes, sofrem hostilidades, discriminações, preconceitos e violência que causam diversos problemas à sua vida. A presente pesquisa propõe análise do quadrilátero central da cidade de Presidente Prudente-SP, em busca de compreender como os espaços públicos tem sido apropriados nesta área. Para tanto mapeamentos dos espaços públicos que estejam sendo apropriados e observação in loco para entender a estrutura urbana oferecida pelo local serão essenciais.

Protocolo: 4194 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2017 - 11/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FELIPE GASQUEZ DE MORAIS
MARIA GABRIELA SALVINO CONTRE
MOISES HENRIQUE DOS SANTOS LEONEL
Professor(es): YEDA RUIZ MARIA
VICTOR MARTINS DE AGUIAR

Resumo:
A presente pesquisa procura investigar o projeto urbano da cidade nova de Primavera, atualmente distrito de Rosana, construída pela CESP no Estado de São Paulo como base de apoio durante a construção da usina hidrelétrica Sérgio Motta. A pesquisa pretende levantar e analisar urbanisticamente o projeto de Primavera, além de compará-lo com experiências similares.

Protocolo: 4151 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2018 - 8/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JAYNE LOPES MOURA
ANA ELISA SAYURI KOBATA
ANDRESSA APARECIDA FONSECA FARIAS
TIAGO BONFIM DIAS
Professor(es): ROGERIO PENNA QUINTANILHA

Resumo:
A vegetação urbana tem sido reconhecida por melhorar o conforto térmico em centros urbanos, uma vez que a copa da árvore reduz a incidência solar sobre o solo e edificações, enquanto que influencia indiretamente a temperatura pela transpiração das folhas. A falta ou o mal planejamento da arborização urbana, pode aumentar o consumo de energia elétrica por dispositivos de climatização, gerando problemas econômicos aos habitantes. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é avaliar a diversidade de espécies arbóreas em conjuntos habitacionais construídos pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e verificar a sua relação com o conforto térmico e consumo de energia elétrica das edificações em diferentes épocas do ano. A hipótese deste estudo é que a presença de arborização, assim como a diversidade de espécies arbóreas podem alterar o conforto térmico das edificações, influenciando o consumo de energia elétrica de residenciais padrões do PAC. Três bairros (um sem arborização e dois com arborização) construídos nos moldes do PAC, com desenho urbano e casas térreas semelhantes serão avaliadas no verão e no inverno de 2018. O conforto térmico será analisado com um Confortímetro Sensu®, que fornece variáveis de temperatura do ar (Ta); temperatura radiante média (Trm); e umidade relativa do ar (UR). Esses parâmetros serão avaliados em três períodos do dia (manhã, tarde e noite). Durante o período de coletas de dados, estações de monitoramento serão instalados nas áreas de estudo para o acompanhamento das variações de umidade relativa do ar, radiação solar e concentração de poluentes atmosféricos. Os indivíduos arbóreos das áreas de estudo serão inventariados considerando aqueles com circunferência a altura do peito (CAP) igual ou maior que 15 cm. A distância entre uma árvore e a árvore mais próxima, o diâmetro da copa e a altura estimada da árvore serão mensuradas. O consumo de energia elétrica por habitante será avaliado por meio de um questionário simples que será aplicado aos moradores dessas residências. O conforto térmico nos diferentes horários, características da arborização nas ruas, diversidade de espécies e média de consumo de energia elétrica por residente em diferentes épocas do ano serão analisados por meio de equações de regressão.

Protocolo: 4133 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2017 - 3/2019 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BEATRIZ SANTANA DE ALMEIDA
FELIPE DA SILVA PAULINO
ISADORA APARECIDA LEAL FARIA
ANA ELISA SAYURI KOBATA
ANDRESSA APARECIDA FONSECA FARIAS
BRUNO FELIPE PICOLI DE OLIVEIRA
DJANINE DOLOVET MARTINS
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA
PAULO ANTONIO DA SILVA
SUZANA CHIARI BERTOLLI

Resumo:
No Brasil a carência de moradia adequada, entendida não apenas como um mero abrigo, mas também como um conjunto de elementos ligados ao saneamento básico, serviços urbanos, educação e saúde constitui um grande problema. Atualmente, áreas urbanas desfavorecidas têm uma presença marcante na paisagem urbana brasileira, espelhando uma crise que começa no início do século e, agravando-se com o avanço do processo de urbanização, chega ao presente. A moradia, que pode ser entendida como uma necessidade básica, vem acompanhada de um grande anseio por parte da população, mas os acessos às áreas estruturadas são restritos, o que acaba levando essa população a morar em loteamentos periféricos e na irregularidade. Este trabalho possui o intuito de apontar um terreno que se encontra vazio para implantação de um conjunto de habitação popular na Microrregião 07 da cidade de Presidente PrudenteSP, bem como propor diretrizes projetuais para o referido conjunto. A importância desse estudo é justificada pelo crescimento constante e descontínuo da malha urbana da referida cidade, sem gestão e planejamento adequado. A metodologia será baseada em levantamentos bibliográficos, documentais e de campo.

Protocolo: 4053 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 2/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): THAIS CABRERA LEITE
Professor(es): YEDA RUIZ MARIA
MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo a proposição de diretrizes projetuais para um projeto urbanístico destinado ao lazer e ao incentivo do convívio entre os moradores dos bairros Jardim Panorama e Parque dos Pinheiros I e II, em Álvares MachadoSP. Elegeu-se uma área localizada entre os bairros Jardim Panorama e Parque dos Pinheiros I, que foi ocupada pela favela do Saci, hoje já demolida. A área que ao longo deste processo passou por intervenções, encontra-se em estado de degradação socioambiental, além de contribuir no aumento da insegurança para o local e na desvalorização da paisagem urbana. Tem-se então a justificativa da escolha do local, na intenção de promover melhorias na qualidade de vida dos moradores e na revitalização desta área. Como método de pesquisa qualitativa, foram realizados estudos com revisão bibliográfica sobre o tema, pesquisas documentais e levantamentos in loco na escala do bairro, analisando suas potencialidades e problemáticas sob a lente de diferentes leituras, relacionadas com a proposta do trabalho.

Protocolo: 4052 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 2/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANA PAULA TARDIN RODRIGUES
Professor(es): YEDA RUIZ MARIA
MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA

Resumo:
Não há consenso relativo ao surgimento de população em situação de rua no Brasil, apenas alguns apontamentos nesse sentido, contudo, após a Constituição de 1988, as políticas sociais ganharam maior visibilidade e foram criadas leis e decretos que auxiliam até hoje as pessoas que se encontram na referida situação. A criação de serviços ofertados a essa população é recente, e já sofreu algumas alterações durante o percurso. Em 2010, instituiu-se o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro POP e o Centro de Acolhimento no Brasil, cujo objetivo é oferecer auxílio a esses indivíduos. O município de Presidente Prudente inaugurou os Centros apenas em 2012. Após algumas mudanças, os serviços ofertados não são capazes de suprir as necessidades dessa população. Devido a tal fato, a pesquisa proposta pretende elaborar análises para escolha de um local adequado para implantação um abrigo temporário destinado aos moradores em situação de rua de Presidente Prudente-SP, bem como desenvolver diretrizes para o respectivo projeto arquitetônico, com o propósito de oferecer melhor qualidade de vida a essa população. A metodologia será pautada em levantamentos bibliográficos, documentais e de campo.

Protocolo: 4051 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 2/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JACQUELINE MAGALHAES SAAB
Professor(es): MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
O processo de urbanização no Brasil, as direções tomadas pelas políticas públicas provocaram o crescimento horizontal das cidades e a alocação da população de baixa renda nas franjas da malha urbana onde por vezes a infraestrutura é precária e as longas distâncias aumentam os custos com transporte e colabora com a acentuação do processo de segregação socioespacial. Inserir habitação nos centros urbanos em edifícios subutilizados ou não utilizados pode ser uma alternativa para a situação apresentada. A presente pesquisa visa analisar a viabilidade de um edifício no centro da cidade de Presidente PrudenteSP que apresente potencialidade para abrigar um conjunto de habitação social e propor diretrizes para o projeto arquitetônico, para tal serão realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e de campo.

Protocolo: 4050 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 2/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CAMILA ALINE DA SILVA LE BOURLEGAT
Professor(es): MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
Este estudo pretende analisar o impacto do uso de aplicativos de celular na relação entre cidadãos e a cidade, no uso e apropriação dos espaços públicos e em outras dinâmicas urbanas como segregação espacial. Para tanto, serão entrevistados 60 usuários dos aplicativos Pokemon Go (30), Tinder (15) e Happn (15) de forma estruturada, a respeito da frequência do uso de espaços públicos antes e depois do uso dos aplicativos. A partir da pesquisa preliminar e dos dados obtidos nesses questionários, serão apontados possíveis usos e aplicações desse tipo de aplicativo no interesse do desenvolvimento urbano de Presidente Prudente.

Protocolo: 3913 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2017 - 5/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LEILA BARCHI DOMINGUES
YOHRAN CESAR MEDEIROS MARTINS TURI
LEANDRO CESAR MENDES DOS SANTOS
Professor(es): ROGERIO PENNA QUINTANILHA

Resumo:
O presente projeto de pesquisa trata da elaboração de um mapa histórico-urbanístico de Presidente Prudente a partir do registro de memórias de moradores antigos da cidade, relacionados a pontos urbanos específicos como ruas, praças e esquinas. Seu propósito é registrar e divulgar memórias como itens fundamentais da construção de lugares na cidade. A coleta desse material envolve registros de história oral e o mapa inclui discussões sobre o uso de hipertextos como forma de divulgação de patrimônio histórico arquitetônico. Os pesquisadores entrevistarão 5 pessoas com ampla vivência e conhecimento sobre pontos urbanos específicos de Presidente Prudente, gravando essas entrevistas em vídeo e transformando o material em um mapa colaborativo com auxílio da ferramenta Wikimapps, disponibilizando-o online.

Protocolo: 3490 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2017 - 2/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDRE FERREIRA DAMACENO
LEONARDO DE SOUZA SANTOS
AMANDA GIL DUNDI
JAQUELINE BEATRIZ GIRALDINO DOMINGUES DE MATOS
CAILA LARISSA DA SILVA OLIVEIRA
GABRIELLA DE SOUSA SUNIGA
JOAO LUIZ DE LIMA JUNIOR
Professor(es): ROGERIO PENNA QUINTANILHA

Resumo:
A presente pesquisa possui o intuito de discutir e reforçar a relevância dos edifícios históricos para o período de sua construção, assim como de reforçar a significância dos mesmos enquanto patrimônio histórico e cultural, sendo o retrato do que a cidade foi, para a sociedade que a vivencia em momentos atuais. Fator este que se torna cada vez mais necessário de ser pesquisado e discutido, pois as cidades com o passar do tempo estão caminhando para a padronização com o pretexto do falso progresso, edifícios históricos se descaracterizam ou até mesmo são demolidos para dar lugar a arranha-céus tecnológicos e paulatinamente bens culturais são menosprezados, assim, perdendo a identidade e o seu caráter. Com tal discussão o foco da pesquisa é o Museu Histórico de Presidente Prudente - SP, que atualmente encontra-se desvalorizado pela população, sendo pouco visitado e tendo sido muitas vezes modificado, visa-se a sua revitalização, restauração e remodelação à nova época, para resgatar a sua significância e representatividade. A pesquisa é do tipo qualitativa, feita através de uma revisão bibliográfica nas teorias de patrimônio, restauro e cultura, em documentos oficiais públicos, livros e imagens, juntamente com levantamento da área a ser estudada e seu entorno.

Protocolo: 3427 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 6/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ADRIANA LIE HASHINAGA
Professor(es): KORINA APARECIDA TEIXEIRA FERREIRA DA COSTA

Resumo:
A urbanização desordenada, a industrialização, o desenvolvimento da agricultura intensiva, o aumento do consumo juntamente com o populacional, ampliaram as demandas de extração dos recursos naturais e intensificaram os descartes no meio ambiente tornando complexos, onerosos e difíceis os meios de proteção e recuperação do nosso habitat. A indústria da construção civil utiliza em abundância matéria-prima não renovável, consome grande quantidade de energia na extração de insumos, na produção de materiais e no transporte de ambos. Este projeto visa fabricar protótipos de placas pré-moldadas composta com o reuso de concreto de obras da construção civil de Presidente Prudente. A metodologia envolve o estudo sistemático de referenciais teóricos e a estimativa da situação dos resíduos sólidos de concreto descartados no perímetro urbano de Presidente Prudente e o estudo da fabricação dos protótipos. Os estudos dos protótipos compreendem análises: a caracterização da matéria prima, das proporções em massa dos constituintes (concreto de reúso, concentro virgem, vinhaça e água), da caracterização física (microscópica e macroscópica) dos protótipos fabricados e a avaliação de acordo com as normas da ABNT. Os resultados serão disponibilizados a toda comunidade visando à conscientização sobre a questão dos resíduos sólidos da construção civil e as possibilidades de minimização dos impactos ambientais, através da reutilização dos mesmos dentro no ciclo da construção civil.

Protocolo: 3405 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 2/2018 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VITORIA DOMINGUES GALANTE
JACQUELINE ROBERTA TAMASHIRO
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
REBECA DELATORE SIMOES

Resumo:
O presente estudo visa o levantamento e analise do Antigo Hotel Municipal da cidade de Presidente Prudente, ressaltando a sua importância para a perpetuação da memória deste local, e para a história da mesma, suscitado a discussão para sua reabilitação e ressignificação. Atualmente, a obra se encontra abandonada, trazendo problemáticas para o centro urbano, sendo utilizada inapropriadamente por moradores de rua e por usuários de drogas. Por estar inserido na região central antiga da cidade, não só o patrimônio edificado torna-se objeto de conservação, mas sim o seu entorno, considerando-se desta forma as relações entre o homem, o meio ambiente e a sua cultura. Ao verificar a importância da preservação do patrimônio histórico cultural, discutem-se diretrizes para a preservação da paisagem urbana, em particular a cidade média contemporânea do interior oeste do estado de São Paulo. Para cumprimento dos objetivos, serão realizadas pesquisas bibliográficas e documentais bem como levantamentos in loco dos edifícios do antigo hotel na referida cidade

Protocolo: 3428 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 10/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BEATRIZ APARECIDA SILVA DE LIMA
Professor(es): MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
A pesquisa visa resgatar o cenário urbano e arquitetônico do cinema de rua Cine Guarani, que se localizava na cidade de Santo Anastácio, ao oeste do Estado de São Paulo bem como reunir subsídios para atribuir valor a um patrimônio que já se perdeu e representou uma etapa importante da construção de cidade. O presente estudo tem como foco contribuir para o debate acerca da preservação e da memória patrimonial do município em questão. Através do resgate histórico, a ser realizado através de fotografias, documentos e relatos de época, se demostrará a construção da significância, do contexto histórico, arquitetônico, urbanístico e paisagístico do cinema de rua em questão e será possível constatar as mudanças urbanas decorrentes da implantação do mesmo e o impacto que causaram no local, mapeando as alterações sofridas ao longo dos anos e as avaliando cronologicamente. A metodologia utilizada nesta pesquisa será qualitativa por meio de levantamento e aprofundamento bibliográfico das referências teóricas além da pesquisa documental.

Protocolo: 3436 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 10/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): KAREN STAQUECINI MARTINES
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
YEDA RUIZ MARIA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
Partindo do princípio de valorização do patrimônio histórico cultural, tal pesquisa irá tratar a importância de se recuperar edifícios em abandono e, neste caso mais específico, os edifícios do antigo conjunto arquitetônico férreo de Presidente Epitácio-SP. O presente estudo visa enfatizar sobre história da linha férrea no Oeste Paulista, destacando-se em especial a linha de ferro que se faz presente no município e o quão importante ela foi como instrumento de desenvolvimento e crescimento local. Além disso, serão abordados também os diversos patrimônios existentes na cidade de Presidente Epitácio, dando enfoque em sua importância como formadores de identidades locais, que estão vivos na memória daqueles que tiveram a oportunidade de vivenciar e usufruir de tais bens. Objetiva-se ressaltar por tanto a importância da preservação e as formas que se podem intervir sobre eles, restaurando-os e revitalizando-os para que não se percam no tempo. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico e conceitual, levantamentos físicos e projetuais, além de outros aspectos pertinentes

Protocolo: 3437 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 10/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MAYARA MOTA CORDEIRO SOUZA
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
A presente pesquisa tendo como objeto de estudo a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Vila Maristela na cidade de Presidente Prudente-SP, visa desenvolver levantamento e análises do espaço religioso em questão e seu processo evolutivo ao longo da história, investigando a relação dos ambientes sagrados e profanos para a comunidade atual. Para tal, o trabalho pretende explorar a arquitetura religiosa ao longo da história até a chegada do catolicismo na cidade de Presidente Prudente, destacando em especial a trajetória da paróquia Nossa Senhora do Carmo. Ao relacionar o papel da igreja católica nos propósitos mais sociais, destaca-se a importância da socialização religiosa presente na Igreja da Vila Maristela e pretende evidenciar o papel central da igreja como articular social na cidade de Presidente Prudente. A metodologia adotada será de levantamentos bibliográficos, documentais e levantamentos em campo

Protocolo: 3429 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 11/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDRESSA ALMEIDA SILVA
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
YEDA RUIZ MARIA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
No Brasil, tanto a Constituição Federal de 1988, quanto o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, determinam como dever da família, em primeiro lugar, da comunidade, da sociedade em geral e do Estado assegurar às crianças e adolescentes os seus direitos fundamentais, incluindo, entre eles, o direito à convivência familiar e comunitária. Diante deste contexto, a temática do ambiente escolar para a infância vem ganhando cada vez mais espaço e tendo reconhecida sua importância na discussão sobre o desenvolvimento infantil. Entretanto, as características físicas destes ambientes continuam geralmente sendo negligenciadas no planejamento de espaços infantis coletivos. Baseado nesse contexto a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver estudos que embasem um possível projeto de reforma e ampliação do edifício do Projeto Alegria de Ser em Álvares Machado, bem como dar diretrizes projetuais para o mesmo. Para o cumprimento desse objetivo, serão realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e de campo.

Protocolo: 3404 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2016 - 2/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BEATRIZ SIQUIERI OLIVEIRA
Professor(es): MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA

Resumo:
Muitos séculos se passaram até que o lazer e a cultura se tornassem um direito de todos, e hoje, na sociedade contemporânea predominantemente urbana, a busca do equilíbrio entre trabalho e lazer é um tema que ganha cada vez mais importância. Muitos estudiosos defendem as potencialidades que o lazer de qualidade tem, inclusive o de quebrar barreiras sociais, uma vez que o interesse por determinada atividade pode existir por indivíduos de diversas classes sociais que interagem entre si em função da mesma. No Brasil, o campo do lazer e da cultura ainda é pouco valorizado e se vê amparado em políticas públicas que pouco contribuem para o seu desenvolvimento, o que resulta no acesso à tais espaços e atividades por apenas uma minoria da população brasileira. O presente trabalho busca analisar a oferta de equipamentos voltados à atividades de lazer e cultura na cidade de Presidente PrudenteSP e as condicionantes que influenciam no cenário dos mesmos, tais como o crescimento desordenado da cidade que gerou bairros segregados. A partir das análises relacionadas à oferta de tais atividades na cidade, será proposto um terreno adequado para implantação de um centro de cultura e lazer e diretrizes de projeto para o mesmo. Para tanto, a metodologia adotada se baseia em pesquisas bibliográficas, documentais e de campo.

Protocolo: 3403 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2016 - 3/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JAQUELINE NAOMI HAGA
Professor(es): MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA

Resumo:
O acelerado processo de urbanização brasileira trouxe consequências para a questão habitacional no país, desencadeando um processo de exclusão sócio espacial além de ocupações irregulares em áreas públicas e privadas. Em Presidente Prudente a produção de habitação de interesse social reforça a segregação, inserindo loteamentos de baixa renda na franja urbana. Nesse sentido, a presente pesquisa busca contribuir com a análise sobre a produção da habitação social e a ratificação da implantação de áreas públicas através da contextualização histórica dos temas, e posteriormente indicar um terreno onde possa ser inserido um conjunto de habitação social e equipamentos públicos que sirvam essa população em um terreno dentro da malha urbana consolidada na região leste da cidade. A metodologia usada baseia-se em levantamentos bibliográficos, documentais e de campo.

Protocolo: 3402 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2016 - 3/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VALQUIRIA PEREIRA BASTOS
Professor(es): MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA

Resumo:
A presente pesquisa é do tipo revisão bibliográfica e tem como foco a arquitetura escolar, pois, desde a Antiguidade o ato de ensinar existe e se perpetua até nos dias atuais; e cada cultura o faz à sua maneira, assim, Kowaltowski (2011) define que uma boa ou má arquitetura intervém diretamente no aprendizado do aluno e, muito mais quando unido a outros fatores, como número de alunos em sala de aula, método pedagógico, mobiliário e equipamentos. Assim, cabe ao arquiteto interagir diretamente neste processo de aprendizagem e ensino de alunos e professores através de um projeto bem elaborado, uso adequado de materiais construtivos, integração da natureza, estudo das cores e outras técnicas. Do ponto de vista acadêmico e científico, a necessidade de um ambiente adequado para o ensino escolar ultrapassa a simples criação e construção de uma edificação, por conta disto, este projeto, como toda boa arquitetura, levará em consideração as questões de conforto acústico, luminotécnico e projetual para garantir melhor desempenho aos alunos em seu processo de aprendizagem e aos gestores, funcionários e corpo docentes, no desenvolvimento de suas atividades diárias, e assim tornar o ambiente em que estes passam a maior parte de seus dias, mais agradável e seguro. A metodologia a ser seguida é a qualitativa e baseia-se em estudos teóricos-conceituais e levantamentos projetuais.

Protocolo: 3309 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 12/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LIZA DA FONSECA JERONYMO
Professor(es): KORINA APARECIDA TEIXEIRA FERREIRA DA COSTA

Resumo:
O processo de expansão territorial urbano gera vários impactos negativos no ambiente natural. Ao mesmo tempo, sistemas de infraestrutura cinza não tem demonstrado eficiência necessária para evitar problemas em áreas urbanizadas, como enchentes e deslizamentos. Nessa direção, a infraestrutura verde busca criar ambientes urbanos mais viáveis, com menores prejuízos ambientais e locais, com menos problemas climáticos, de poluição, de drenagem de águas pluviais, entre outros, associado a locais de lazer intra-urbanos mais qualificados e a estímulo à mobilidade alternativa. A partir disso, esta pesquisa visa a aprofundar conhecimentos relativos à infraestrutura verde aplicáveis em cidade pequena no interior do estado de São Paulo. A metodologia a ser seguida é qualitativa, embasada em pesquisas teóricas.

Protocolo: 3214 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2016 - 4/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): AMANDA CALEIRO DA SILVA
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
YEDA RUIZ MARIA

Resumo:
O impacto ambiental causado pelo desenvolvimento humano deve ser entendido como o efeito significativo no meio. É o desequilíbrio provocado por um choque, um "trauma ecológico", resultante da ação do homem sobre o ambiente. O problema de impacto ambiental dos resíduos sólidos gerados pelo consumo é de responsabilidade de todo o cidadão. O respeito à legislação e à proteção do meio ambiente faz parte do processo de gestão ambiental em benefício da sociedade e das futuras gerações. Neste contexto deve-se buscar alternativas de resolução e/ou minimização deste problema. Este projeto em nível de iniciação científica visa complementar os resultados obtidos anteriormente em outro estudo onde foi encontrado a proporção adequada de materiais recicláveis em um tijolo ecológico do tipo "adobe" a partir de um conjunto aditivo/aglomerante, com solo local, reboco oriundo de restos da construção civil e a garrafa pet e o isopor que são materiais poliméricos oriundos da coleta seletiva da COOPERLIX como aglomerantes. Como aditivo utilizou-se a vinhaça que é um resíduo das usinas de açúcar e álcool da região. Além da revisão bibliográfica que acompanhará todo o desenvolvimento deste projeto, destaca-se a metodologia a ser empregada para o estudo da dispersão dos materiais que integram o bloco ecológico. Os tijolos serão novamente produzidos, curados e separados em lotes. Posteriormente, serão levados aos laboratórios da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUNESPCampus Presidente Prudente para serem feitas análises de caracterização em termos estruturais desses tijolos. Os métodos utilizados serão espalhamento micro-Raman e espectroscopia de absorção no Infravermelho com transformada de Fourier (FTIR). Espera-se que os resultados apresentados e disponibilizados à Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE após a implementação deste projeto sirvam de auxílio para outras pesquisas subsequentes e que tais resultados possam contribuir para um desenvolvimento sustentável.

Protocolo: 3187 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2016 - 7/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JADER GEA GARCIA
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
MARIA EUNICE CARVALHO TOSELLO

Resumo:
O recente e rápido processo de urbanização brasileiro colaborou para a existência de diversos problemas urbanos, sendo que a segregação sócioespacial corresponde a um dos mais graves. O processo segregador intra-urbano estimula a desigualdade de acesso aos benefícios da urbanização, tais como saneamento ambiental adequado, transporte público, equipamentos públicos de saúde e educação, entre outros. Conhecer a realidade das cidades constitui uma importante base para o desenvolvimento de diretrizes de planejamento e gestão urbanos. A presente pesquisa tem por objetivo o levantamento da evolução e estruturação intra-urbana da cidade de Santo Anastácio, no interior do estado de São Paulo. Visa-se contribuir com material técnico e científico para futuras ações governamentais municipais. A metodologia a ser seguida nesta pesquisa se apoia em análises e discussões de diretrizes de planejamento de forma técnica, e para tal serão realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e de campo.

Protocolo: 3123 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 8/2017 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): THIAGO YUGO NAGAI MATSUTANE
Professor(es): PATRICIA REINERS CARVALHO
MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA

Resumo:
A habitação é um direito do ser humano e, tal como alimentação, cuidados médicos, é condição mínina para uma vida digna e sudável. Através de políticas públicas o governo busca proporcionar habitações para a população de baixa renda, construída na maioria das vezes em loteamentos periféricos e acentuando o processo de segregação sócio espacial, possível pelo preço atribuído aos terrenos, decorrente de sua localização, equipamentos e distancia do centro. Com o passar dos anos e o crescimento das cidades, a expansão urbana tem deixado espaços vazios dentro da malha consolidada; por a necessidade de habitação ser constante e o acesso à áreas estruturadas ser restrito, resta população de baixa renda habitar na irregularidade, ilegalidade ou na clandestinidade. O presente trabalho visa apontar um vazio urbano na cidade de Presidente PrudenteSP que seja adequado para implantação de um conjunto de habitação de interesse social, analisá-lo e propor diretrizes para sua implantação. Justifica-se a relevância do estudo em função do crescimento constante e descontinuo da malha urbana, sem gestão e planejamento adequados na referida cidade. A metodologia utilizada é baseada em pesquisas bibliográficas, documentais e levantamentos físico territoriais in locu.

Protocolo: 3099 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2016 - 9/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LIVIA DE OLIVEIRA FERREIRA E SILVA
Professor(es): MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA

Resumo:
A presente pesquisa pretende analisar a documentação referencial das coleções museológicas disponíveis e contextualizar a influência arquitetônica que pode ser aplicada sobre estes, para que, uma vez aliados, resultem em uma relação catalisadora para a educação, de modo a promover um aumento no interesse social pelo Acervo Educacional de Ciências Naturais (AECIN), mantido pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) na cidade de Presidente Prudente-SP. Propondo como diretriz norteadora a readequação do espaço, a pesquisa terá como objetivo, portando, promover, através de levantamento de dados qualitativos, propostas de melhoria da qualidade do ambiente e da coleção museológica do indicado acervo, atingindo com os resultados obtidos, não só a comunidade acadêmica, mas também a sociedade civil. Em específico, pretende-se avaliar literatura condescendente às bases históricas da instituição museológica, sua relação com a arquitetura e transformações até a atualidade. Serão realizadas pesquisas para delinear as funções sócio educacionais, erigir normativas e fundamentação teórica, essenciais para a constituição e o funcionamento de uma instituição museológica. Em seguida, será analisado o projeto existente e formuladas propostas de readequação do espaço, visando à melhoria da qualidade do ambiente e a sua maximização. Por fim, pretende-se elaborar novas propostas para exposições de peças como instrumento educacional em relação ao meio ambiente e, além da adequação do espaço físico, promover visitas virtuais, acompanhando a contemporaneidade dos museus. Para tanto, serão utilizadas análises teórico-prática com a finalidade de contribuir para a transformação da realidade prevista, traduzindo em abordagens metodológicas de pesquisa qualitativa e aplicada, se delimitando, no entanto, a ser dedutiva. Também serão utilizadas bases de dados digitais, em buscas por referencial específico, portais especializados e, além destes, serão consultadas as homepages oficiais dos órgãos regulamentadores pertinentes e de outras coleções museológicas que utilizam as referidas tecnologias.

Protocolo: 3090 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2016 - 3/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CARLA ZANETTI SEGATTO
Professor(es): ANTONIO FLUMINHAN JUNIOR
GRAZIELLA PLAÇA OROSCO DE SOUZA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
Através da presente pesquisa objetiva-se desenvolver levantamento e análises do edifícios de escolas de Ensino Fundamental I, tendo como objeto de estudo a escola Professora Maria Isael Barbosa Negrão na cidade de Presidente Prudente - SP. Tais levantamentos visam a relacionar a tipologia construtiva, o estilo arquitetônico, as políticas educacionais e teorias pedagógicas vigentes no período de implantação da referida escola. Para tal, a metodologia adotada será de levantamentos bibliográficos, documentais e levantamentos em campo. A importância da pesquisa é justificada pela necessidade de espaços e estruturas adequadas às crianças de até dez anos de idade, para efetivo desenvolvimento motor, cognitivo, social e educacional.

Protocolo: 3038 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2016 - 7/2017 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LETICIA BORTOLO MARTINS
JACQUELINE MAGALHAES SAAB
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a proposição e o desenvolvimento didático-pedagógico da disciplina Projeto Arquitetônico como favorecedora da interdisciplinaridade em um Curso de Graduação em Arquitetura de uma instituição privada, analisando as práticas pedagógicas dos professores, as percepções dos alunos estudantes de Arquitetura. A pesquisa se desenvolverá na perspectiva da abordagem qualitativa, configurando-se como estudo de caso. Os procedimentos adotados serão: entrevista semiestruturadas e pesquisa documental (Diretrizes Curriculares Nacional, planos de ensino das disciplinas, PPC). Os participantes envolvidos são alunos, professores e coordenador do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo de uma instituição privada do interior do Oeste Paulista. Esperamos que este estudo possa suscitar reflexões e apontar novas proposições para o processo de ensino e de aprendizagem de Arquitetura.

Protocolo: 3058 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2016 - 11/2016 Programa: PPD - Programa de Pesquisa Docente/PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): ELIANA NUNES RIBEIRO BATISTA
Professor(es): RAIMUNDA ABOU GEBRAN

Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo o levantamento e análises de edifícios de Ensino Fundamental I, tendo como estudo de caso a escola Antônio Moreira Lima localizada no conjunto habitacional Ana Jacinta em Presidente Prudente - SP. A metodologia adotada será de levantamentos bibliográficos, documentais e levantamentos em campo. A importância da pesquisa é justificada pela necessidade de espaços e estruturas adequadas às crianças de até dez anos de idade, para efetivo desenvolvimento motor, cognitivo, social e educacional. Os levantamentos visam a relacionar com a tipologia construtiva, o estilo arquitetônico e as políticas educacionais e teorias pedagógicas vigentes no período de implantação da referida escola.

Protocolo: 3034 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2016 - 12/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RAFAELLA RUBIA DO PRADO BARBOSA
YASMIN MIRANDA PEROSSO
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
A preservação do patrimônio histórico é um tema que está muito presente na sociedade contemporânea, pois a agilidade no processo de crescimento das cidades acaba acarretando em uma perda do sentimento de pertencimento com os edifícios históricos, e por sua vez a perda da memória e identidade da sociedade atual. A criação de iniciativas que resgatem as nossas origens e preservem o nosso passado histórico são muito importantes para não deixar a nossa história desaparecer, e isso só acontece com o esforço do coletivo, sendo ele caracterizado pela população orientada pelo poder público. O reconhecimento do patrimônio histórico constitui-se então de uma ferramenta de suma importância na formulação da identidade coletiva. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é compreender qual o entendimento e relevância dada pela população de Martinópolis, cidade do interior do Estado de São Paulo, sobre patrimônio arquitetônico, ou seja, sobre a importância de preservação de edificação na respectiva cidade, seja por motivos históricos, de memória ou estilísticos.

Protocolo: 2981 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2016 - 11/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCAS LOVEIRA COSTA
Professor(es): MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
A infraestrutura verde aliada ao planejamento urbano permite a incorporação de diversos componentes da natureza aos espaços urbanizados, contribuindo para a melhor qualidade de vida da população e minimiza os impactos ambientais da ocupação do homem. O planejar espaços construídos ou não, é responsabilidade do arquiteto considerar os objetos arquitetônicos e o mesmo servir suas finalidades e emocionar o usuário, levando em consideração os aspectos ambientais como o consumo de energia, poluição do ar e da água, equilíbrio ecológico e desenvolvimento sustentável, utilizando os recursos naturais disponíveis. Este projeto tem como proposta, diagnosticar os problemas envolvendo áreas de lazer, localizados na região leste de Presidente Prudente que teve desvios de função do uso e ocupação do mesmo. Tal dinamismo se torna fundamental quando o assunto tratado traz prejuízos a sociedade, que convive com falhas na estruturação de seus bairros pela ausência de um planejamento efetivo. Além da necessidade de renovação das áreas prejudicadas, é fundamental oferecer lazer de qualidade a população, beneficiando e criando expectativas muito positivas em um ambiente fragilizado pela falta de segurança e abando do poder público.

Protocolo: 2990 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2015 - 4/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VALQUIRIA PATRICIA FELIX
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
YEDA RUIZ MARIA

Resumo:
Os edifícios escolares públicos são exemplos de edificações que foram utilizadas como marketing governamental. Posteriormente, o projeto e o processo construtivo de tais edificações visavam à redução de custos. Nesse sentido, este projeto de pesquisa busca estudar um caso de edificação escolar de ensino fundamental I na cidade de Presidente Prudente-SP, focando nos aspectos estilísticos e projetuais da edificação, relacionando-os aos momentos históricos de sua execução, tendo como estudo de caso a E.M. Padre Emílio Becker, na Vila Líder. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico e conceitual, levantamentos físicos e projetuais, além de outros aspectos pertinentes.

Protocolo: 2945 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2016 - 1/2017 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIA EDUARDA VIACCAVA RAMOS
SAMARA PERUZZO GUSMAN
Professor(es): KORINA APARECIDA TEIXEIRA FERREIRA DA COSTA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
Bairro são seções relativamente grandes da cidade. Uma área percebida relativamente como homogênea. Possuindo certa característica em comum que permite diferenciá-lo do restante do tecido urbano. Esse espaço se configura por uma forma urbana que é o resultado de uma relação íntima entre o lugar e o espaço, um palco de transformações e interações de apropriação e de memórias dessas mesmas apropriações. A presente pesquisa visa a comprovar que a identidade atual do Bairro Vila Garcês do município de Indiana - SP ainda demonstra que tal área urbana é bastante relevante para sua comunidade, embora não seja refletido nos investimentos econômicos e políticos destas áreas. A investigação basear-se-á em três métodos de pesquisa: levantamentos bibliográfico e documental, e de material estruturado na disciplina de Urbanismo 2, ministrada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, por meio de pesquisa de campo e tabulação dos resultados.

Protocolo: 2989 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2016 - 1/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DANIELE REGINA BOSISIO DA SILVA
Professor(es): YEDA RUIZ MARIA

Resumo:
Espaços públicos são entendidos como o conjunto de espaços urbanos ao ar livre destinados ao pedestre para o descanso, o passeio, a prática esportiva e, em geral, o recreio e entretenimento em sua hora de ócio, sendo quaisquer das distintas áreas verdes que formam o sistema de espaços livres, as zonas verdes, espaços verdes, áreas verdes, equipamento verde. Entretanto a questão do uso do solo costuma negligenciar a reserva de áreas para essa finalidade, com leis de zoneamento e uso do solo que pouco efetivamente estabelece proteção e/ou ampliação das áreas verdes públicas. Esta pesquisa contribuirá com o Projeto de Pesquisa DocentePPD cadastrado de aprovado junto à CCPq-UNOESTE (protocolo nº 2409/2015). Portanto buscar-se-á aprofundar os conhecimentos a respeito das áreas verdes urbanaspraças e parques urbanos da microrregião 12 do município de Presidente Prudente-SP. A metodologia será através de levantamento bibliográfico, de pesquisa documental e de levantamentos físico territoriais urbanísticos.

Protocolo: 2988 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2016 - 1/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): YOHRAN CESAR MEDEIROS MARTINS TURI
LEANDRO CESAR MENDES DOS SANTOS
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
YEDA RUIZ MARIA

Resumo:
O processo de expansão territorial deveria estar diretamente relacionada à ampliação populacional. Esta, entretanto, reforça a necessidade de serviços públicos, principalmente de atendimento de saúde e de vagas em ensino público. Desde 1979, há obrigatoriedade legal para instalação dessas edificações espraiadas na malha urbana, aproximando-se fisicamente das áreas residenciais. Assim, verifica-se a implantação de novas edificações na busca de suprir a necessidade de vagas de ensino para as crianças. A partir de 1989, no Estado de São Paulo, ocorreu a municipalização do ensino fundamental I, para crianças até 11 anos. Em Presidente Prudente, no interior desse estado, observam-se escolas de ensino fundamental I mais antigas, em bairros consolidados, doadas pelo governo estadual para o municipal, assim como novas edificações em bairros recentes, construídas pelo governo municipal. Dessa forma, esta pesquisa busca analisar uma edificação de escola pública de ensino fundamental I nessa cidade, focando na E.M. Rotariano Antonio Zacharias, objetivando verificar se há estilo arquitetônico e qual a tipologia projetual vigentes à época de projeto. A metodologia está baseada no aprofundamento teórico e levantamento arquitetônico da edificação.

Protocolo: 2897 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2015 - 2/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): PEDRO BUZETTI
BARBARA KUSHIKAWA SILVA
BIANCA AKINAGA BOTTI
ANDRE FERNANDO GALANTE
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
DJANINE DOLOVET MARTINS
ELIANA NUNES RIBEIRO BATISTA

Resumo:
Os centros urbanos são de vital importância para as cidades. Ao longo dos anos, este espaço vem sofrendo transformações profundas que o levaram do auge à decadência, ou seja, se tornou um espaço abandonado. A expressão deteriorização do espaço é usada para atribuir certa naturalidade à um processo social. Em Panorama, cidade do interior do estado de São Paulo, não é diferente. Seu centro principal, pensado por Prestes Maia, hoje se encontra modificado e com inúmeros equipamentos urbanos vazios ou subutilizados, caracterizando o processo de decadência de seu centro principal. O presente projeto de pesquisa visa discutir a importância do centro para a cidade, em especial a cidade de Panorama, identificar e mapear os equipamentos urbanos abandonados que se encontram no centro da cidade. Pesquisas bibliográficas, documentais e levantamentos in locu embasam o trabalho.

Protocolo: 2791 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2015 - 1/2016 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MELISSA BASSOLI NEVES PASOTTI
Professor(es): MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
O conceito de Paisagem Sonora traz atualmente uma discussão multidisciplinar. Em qualquer aplicação do conceito e da experiência de ouvir e produzir paisagem sonora, é sempre imprescindível que esta seja objeto de análise e descrições classificatórias dos ouvintes. É a partir dessa atividade analítico-descritiva que se iniciam as muitas práticas envolvidas com a produção, e planejamento de ambientes sonoros. Com o objetivo de estabelecer protocolos de descrição e classificação de paisagens sonoras enquanto inovação tecnológica de interesse e consequências interdisciplinares, esse projeto será realizado por meio de pesquisa bibliográfica e se ocupará da leitura de textos selecionados em periódicos acadêmicos especializados no assunto - tais como Soundscape Journal, Leonardo Journal, Bioscience Journal, entre outros, assim como anais de eventos como o InterNoise, ou o International Conference on Auditory Display, ou Geoinformatics for City Transformations. O que se pretende é contribuir para o estudo sistemático das classificações de paisagens sonoras.

Protocolo: 2743 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2015 - 11/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FELIPE FACHIOLLI PEDRO
Professor(es): PATRICIA LAKCHMI LEITE MERTZIG GONCALVES DE OLIVEI
ANDRE LUIZ CORREIA GONÇALVES DE OLIVEIRA

Resumo:
Praças e parques, como elementos do espaço público, são estruturadores e cujas áreas ocupadas precisam ter relação direta à população urbana, assim como possibilita maior permeabilidade de solo nas cidades, diminuindo os problemas causados pelo escoamento superficial das águas de chuva. Estes espaços podem exercer importante papel na identidade dos lugares, além de relevado papel social, e não apenas o benefício com função higiênica ou espaço físico no contexto das cidade. No Brasil o processo de urbanização normalmente acontece de forma não planejada ou inadequada, suas cidades têm dificuldade na implantação de áreas urbanas para formar um sistema de espaços livres públicos coeso e completo, que atenda de maneira ampla e coerente toda a cidade. Esta pesquisa contribuirá com o Projeto de Pesquisa DocentePPD cadastrado de aprovado junto à CCPq-UNOESTE (protocolo nº 2409/2015). Portanto buscar-se-á aprofundar os conhecimentos a respeito das áreas verdes urbanaspraças e parques urbanos da microrregião 11 do município de Presidente Prudente-SP. A metodologia será através de levantamento bibliográfico, de pesquisa documental e de levantamentos físico territoriais urbanísticos.

Protocolo: 2741 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2016 - 1/2017 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ANA PAULA TARDIN RODRIGUES
Professor(es): YEDA RUIZ MARIA
MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA

Resumo:
Além de apresentar uma diversidade morfológica, a praça tem características de espaço coletivo, lugar de manifestação, de culto e de ritos, propício à interação social. Essencial portanto que o espaço praça seja de qualidade para a população. Em vários países, políticas urbanas destacam a questão da melhoria da qualidade de vida nas grandes cidades por meio do resgate de espaços públicos e coletivos, assim como de estruturas arquitetônicas degradadas. No Brasil o processo de urbanização normalmente acontece de forma não planejada ou inadequada, suas cidades têm dificuldade na implantação de áreas urbanas para formar um sistema de espaços livres públicos coeso e completo, que atenda de maneira ampla e coerente toda a cidade. Esta pesquisa contribuirá com o Projeto de Pesquisa DocentePPD cadastrado de aprovado junto à CCPq-UNOESTE (protocolo nº 2409/2015). Portanto buscar-se-á aprofundar os conhecimentos a respeito das áreas verdes urbanaspraças e parques urbanos da microrregião 09 do município de Presidente Prudente-SP. A metodologia será através de levantamento bibliográfico, de pesquisa documental e de levantamentos físico territoriais urbanísticos.

Protocolo: 2740 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2016 - 1/2017 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LEILA BARCHI DOMINGUES
JAYNE LOPES MOURA
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
YEDA RUIZ MARIA

Resumo:
Espaços públicos são entendidos como o conjunto de espaços urbanos ao ar livre destinados ao pedestre para o descanso, o passeio, a prática esportiva e, em geral, o recreio e entretenimento em sua hora de ócio, sendo quaisquer das distintas áreas verdes que formam o sistema de espaços livres, as zonas verdes, espaços verdes, áreas verdes, equipamento verde. Entretanto a questão do uso do solo costuma negligenciar a reserva de áreas para essa finalidade, com leis de zoneamento e uso do solo que pouco efetivamente estabelece proteção e/ou ampliação das áreas verdes públicas. Esta pesquisa contribuirá com o Projeto de Pesquisa DocentePPD cadastrado de aprovado junto à CCPq-UNOESTE (protocolo nº 2409/2015). Portanto buscar-se-á aprofundar os conhecimentos a respeito das áreas verdes urbanaspraças e parques urbanos da microrregião 08 do município de Presidente Prudente-SP. A metodologia será através de levantamento bibliográfico, de pesquisa documental e de levantamentos físico territoriais urbanísticos.

Protocolo: 2739 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2016 - 1/2017 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): BRENDA NORBIATO FEDATO
JOANNE RODRIGUES DAMNO DA COSTA
Professor(es): YEDA RUIZ MARIA
MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA

Resumo:
No processo projetual, deve-se considerar os futuros usos a que a edificação receberá. Em se tratando de edificação escolar, de ensino fundamental I, as teorias pedagógicas vigentes deveriam ser levadas em consideração. No entanto, muitas vezes, apenas as diretrizes da FDE e da FNDE, que são baseadas nas politicas públicas educacionais estadual e federal, respectivamente, são seguidas. Nesse sentido, esta pesquisa busca estudar um caso de edificação escolar de ensino fundamental I na cidade de Presidente Prudente-SP, focando no aspecto projetual da edificação, relacionando-os aos momentos históricos à época de seu projeto, e às bases teóricas pedagógicas e de políticas públicas educacionais vigentes no momento de sua execução. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico e conceitual, levantamentos físicos e projetuais, além de outros aspectos pertinentes.

Protocolo: 2643 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANA FLAVIA REIS JESUS
CASSIA DE SOUZA FERREIRA
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
DJANINE DOLOVET MARTINS
ELIANA NUNES RIBEIRO BATISTA

Resumo:
É bastante comum que projetos/edificações sejam utilizados como propaganda de governos, ideologias, empresas, etc. As edificações escolares também fazem parte dessa realidade. No Brasil, no início da República e em outros períodos, os edifícios das escolas têm sido utilizados como marketing do governo instituído. A partir disso, este projeto de pesquisa busca analisar um caso de edificação escolar de ensino fundamental I na cidade de Presidente Prudente-SP, focando nos aspectos estilísticos e projetuais da mesma, relacionando-os aos momento histórico de seu projeto, as bases teóricas pedagógicas e de políticas públicas educacionais vigentes. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico e conceitual, além de levantamentos físicos e projetuais.

Protocolo: 2641 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JAQUELYNE SOARES BALSANI
LUANA CARLA DE JESUS BERNARDINO
ISABELA MAIA DE ANDREA
FRANCIELLY FELIX DE FREITAS
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
DJANINE DOLOVET MARTINS
ELIANA NUNES RIBEIRO BATISTA

Resumo:
O processo de aumento populacional causa a necessidade de ampliação do quadro de vagas ou de escolas públicas. Desde 1979, há obrigatoriedade legal para instalação dessas edificações espraiadas na malha urbana, aproximando-se fisicamente das áreas residenciais. A partir disso, verifica-se a implantação de novas edificações na busca de suprir a necessidade de vagas para as crianças. Em Presidente Prudente, no interior do Estado de São Paulo, observam-se escolas mais antigas, em bairros consolidados, assim como novas edificações em bairros recentes. Dessa forma, esta pesquisa busca analisar uma edificação de escola pública de ensino fundamental I nessa cidade, objetivando verificar a tipologia projetual e sua relação com as políticas públicas educacionais vigentes à época de projeto. A metodologia está baseada no aprofundamento teórico e levantamento arquitetônico da edificação.

Protocolo: 2646 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): AMANDA FARIAS MAGALHAES
MARIANA CAIVANO TONETTO
RAFAEL MOTA MOREIRA
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
DJANINE DOLOVET MARTINS
ELIANA NUNES RIBEIRO BATISTA

Resumo:
É possível verificar que historicamente muitos projetos de edificações públicas têm sido utilizados como propaganda do poder público instituído. As edificações escolares fazem parte dessa realidade, como ocorreu no Brasil no início da República e na Era Vargas. Tendo essa questão em mente, este projeto de pesquisa busca analisar um caso de edificação escolar de ensino fundamental I na cidade de Presidente Prudente-SP, focando nos aspectos estilísticos e projetuais da mesma, relacionando-os ao momento histórico de seu projeto, às bases teóricas pedagógicas e de políticas públicas educacionais vigentes. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico e conceitual, além de levantamentos físicos e projetuais.

Protocolo: 2647 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LETICIA PEREZ GUEDES
JULIANE DE OLIVEIRA MARTINS
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
DJANINE DOLOVET MARTINS
ELIANA NUNES RIBEIRO BATISTA

Resumo:
As políticas educacionais têm sido utilizadas como veículo de marketing por meio da execução de edificações que enaltecessem os governos. Da mesma forma, tais edifícios podem refletir as teorias pedagógicas em voga no período de seu projeto. Nesse sentido, esta pesquisa busca estudar o caso da edificação escolar de ensino fundamental I da E.M. Rosy Odetty Roriz Brandão, na cidade de Presidente Prudente-SP, focando nos aspectos estilísticos e projetuais da edificação, relacionando-os aos momentos históricos de sua execução, as bases teóricas pedagógicas e de políticas públicas educacionais vigentes no momento de sua execução. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico e conceitual, levantamentos físicos e projetuais, além de outros aspectos pertinentes.

Protocolo: 2604 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LARA BALZANELLI VILHONI
ARIANE PEDROSA DA SILVA
JHONATAN MATSUNO DOS SANTOS
LUA VIANA
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
DJANINE DOLOVET MARTINS
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
Desde a Proclamação da República, as políticas educacionais têm sido utilizadas como veículo de marketing do governo instituído, por meio da execução de edificações que enaltecessem tais governos. Da mesma forma, tais edifícios podem refletir as teorias pedagógicas em voga no período de seu projeto. Nesse sentido, esta pesquisa busca estudar a edificação escolar de ensino fundamental I E.M. Maria do Socorro Brito de Almeida, na cidade de Presidente Prudente-SP, focando nos aspectos estilísticos e projetuais da edificação. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico e conceitual, levantamentos físicos e projetuais, além de outros aspectos pertinentes.

Protocolo: 2606 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIANE GONCALES OLIVO
CAMILA ALINE DA SILVA LE BOURLEGAT
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
DJANINE DOLOVET MARTINS
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
Muitas edificações de uso público refletem as políticas vigentes à época de sua execução. Os edifícios escolares públicos também são exemplos, ao mesmo tempo que podem refletir as teorias pedagógicas em voga. Nesse sentido, este projeto de pesquisa busca estudar um caso de edificação escolar de ensino fundamental I na cidade de Presidente Prudente-SP, focando nos aspectos estilísticos e projetuais da edificação, relacionando-os aos momentos históricos de sua execução, as bases teóricas pedagógicas e de políticas públicas educacionais vigentes no momento de sua execução. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico e conceitual, levantamentos físicos e projetuais, além de outros aspectos pertinentes.

Protocolo: 2587 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ISABELLA TAGUTI DE TOLEDO
PALOMA ELLEN CAETANO CLAUDINO
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
KORINA APARECIDA TEIXEIRA FERREIRA DA COSTA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
Pode-se verificar que na história muitos projetos arquitetônicos têm sido utilizados como elementos de propaganda, e edificações escolares também fazem parte dessa realidade, como nos períodos do início da República Brasileira e no Governo Vargas1930-1945. Dessa forma, esta pesquisa visa a analisar um caso de edificação escolar de ensino fundamental I na cidade de Presidente Prudente-SP, focando nos aspectos estilísticos e projetuais da mesma, relacionando-os aos momento histórico de seu projeto, as bases teóricas pedagógicas e de políticas públicas educacionais vigentes. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico e conceitual, além de levantamentos físicos e projetuais.

Protocolo: 2585 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MICHELLE ROSSETTI FERNANDES
ADRIANA LIE HASHINAGA
RONEY SANCHES SALGUEIRO
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
KORINA APARECIDA TEIXEIRA FERREIRA DA COSTA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
As políticas educacionais brasileiras têm sido utilizadas historicamente como veículo de marketing do governo instituído. Os edifícios que abrigam uso educacional podem refletir as ideologias dominantes e as teorias pedagógicas em voga no período de seu projeto. Tendo com base esses pressupostos, este projeto de pesquisa de iniciação científica busca analisar um caso de edificação de escola de ensino fundamental I na cidade de Presidente Prudente-SP, focando nos aspectos estilísticos e projetuais da edificação, relacionando-os aos momentos históricos de sua execução, as bases teóricas pedagógicas e de políticas públicas educacionais vigentes no momento de sua execução. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico e conceitual, levantamentos físicos e projetuais, além de outros aspectos pertinentes.

Protocolo: 2578 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIELE ROS DA COSTA
CLEICIMARIA RODRIGUES BRIGATTI
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
KORINA APARECIDA TEIXEIRA FERREIRA DA COSTA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
Projetos arquitetônicos historicamente são utilizados como elementos de propaganda. As edificações escolares também fazem parte dessa realidade. No Brasil, no início da República e em outros períodos, os edifícios das escolas têm sido utilizados como marketing do governo instituído. A partir disso, este projeto de pesquisa busca analisar um caso de edificação escolar de ensino fundamental I na cidade de Presidente Prudente-SP, focando nos aspectos estilísticos e projetuais da mesma, relacionando-os aos momento histórico de seu projeto e de políticas públicas educacionais vigentes. Ou seja, será levantada a data de projeto e execução da escola, e a partir de então será possível analisar e relacionar sua arquitetura ao estilo predominante. Assim como, somente depois da identificação do momento histórico que poderá ter embasamento teórico projetual. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico e conceitual, além de levantamentos físicos e projetuais.

Protocolo: 2576 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIEL DA SILVA PIMENTA
LUIZ ALVES DOS SANTOS NETO
VALQUIRIA LUIZ DO AMARAL
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
DJANINE DOLOVET MARTINS
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
Os cursos universitários buscam capacitar o aluno de forma que o mesmo, assim que formado, possa ingressar no mercado de trabalho com conhecimentos compatíveis às suas atribuições. Para isso, os conhecimentos teóricos precisam estar associados aos conhecimentos práticos. Vários laboratórios precisam ser disponibilizados para cursos universitários, inclusive para cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. No entanto, um ambiente não tem sido implantado com frequência: o canteiro de obras experimental. Desse modo, este projeto visa a analisar sua importância e o projeto para sua execução. A metodologia de pesquisa está baseada em análises documentais e projetuais.

Protocolo: 2562 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): FERNANDO MATIAS SEMENCIO
CAROLINE BEVILACQUA GHEDINI
Professor(es): IVAM SALOMAO LIBONI
SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA

Resumo:
A pesquisa, de natureza qualitativa e caracterizada como estudo de caso, tem como foco de estudo a arquitetura escolar em suas interfaces com as relações de gênero, na escola João Franco de Godoy, denominada "Navio", em Presidente Prudente. A investigação direciona-se para a produção, uso e apropriação dos espaços e tempos escolares, no período que abrange a construção de um novo edifício e a implementação de salas mistas na escola, assim como as políticas vigentes no momento de proposições educacionais de co-educacão em escolas paulistas.

Protocolo: 2567 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCAS LOVEIRA COSTA
JAQUELINE NAOMI HAGA
DAYANE TIEME YAMADA CARRENHO
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
KORINA APARECIDA TEIXEIRA FERREIRA DA COSTA

Resumo:
Desde a Proclamação da República, as políticas educacionais têm sido utilizadas como veículo de marketing do governo instituído, por meio da execução de edificações que enaltecessem tais governos. Da mesma forma, tais edifícios podem refletir as teorias pedagógicas em voga no período de seu projeto. Nesse sentido, esta pesquisa busca estudar um caso de edificação escolar de ensino fundamental I na cidade de Presidente Prudente-SP, focando nos aspectos estilísticos e projetuais da edificação, relacionando-os aos momentos históricos de sua execução, as bases teóricas pedagógicas e de políticas públicas educacionais vigentes no momento de sua execução. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico e conceitual, levantamentos físicos e projetuais, além de outros aspectos pertinentes.

Protocolo: 2533 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIANA BOA SORTE FACCIN
CLAUDIA JACQUELINE SAWADA
BEATRIZ MINATTI
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MARIA ALESSANDRA BACARO BOSCOLI
DJANINE DOLOVET MARTINS

Resumo:
Muitas edificações de uso público refletem as políticas vigentes à época de sua execução. Os edifícios escolares públicos também são exemplos, ao mesmo tempo que podem refletir as teorias pedagógicas em voga. Nesse sentido, este projeto de pesquisa busca estudar um caso de edificação escolar de ensino fundamental I na cidade de Presidente Prudente-SP, focando nos aspectos estilísticos e projetuais da edificação, relacionando-os aos momentos históricos de sua execução, as bases teóricas pedagógicas e de políticas públicas educacionais vigentes no momento de sua execução. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico e conceitual, levantamentos físicos e projetuais, além de outros aspectos pertinentes.

Protocolo: 2532 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ANELISE CRISTINA ZANDONA
BEATRIZ BATISTA DE OLIVEIRA GALVAO
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
KORINA APARECIDA TEIXEIRA FERREIRA DA COSTA

Resumo:
A preocupação com o reuso e reaproveitamento de materiais é grande na atualidade. O reaproveitamento de materiais, que seriam descartados na natureza, no processo de construção mostra-se de grande relevância, reduzindo impactos ambientais. Associado a isso, arquitetura vernacular resulta em maior conforto e menores impactos de construção. A partir desses pressupostos o presente projeto de pesquisa objetiva fazer um levantamento sobre a história da arquitetura de terra em vários continentes enfocando a utilização da terra crua na confecção de habitações e pretende sistematizar as informações sobre as metodologias e materiais empregados informando sobre as técnicas, os aditivos e aglomerantes. A metodologia empregada consiste no levantamento das bibliografias, artigos e pesquisas existentes sobre o assunto. Os dados e informações coletados serão organizados ficando disponível como embasamento histórico para futuras pesquisas científicas que contribuam para uma construção sustentável.

Protocolo: 2445 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2015 - 5/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): AMANDA DE JESUS FERNANDES PORTELLA
BRUNA DELICOLLI SILVA
Professor(es): MARIA EUNICE CARVALHO TOSELLO

Resumo:
As políticas ambientais são uma importante ferramenta de ação de preservação, conservação e não degradação do meio ambiente natural ou construído. As ações locais precisam estar embasadas em legislação federal e estadual, no Brasil, mas tem liberdade de ampliar as exigências sobre o ambiente. Com base nisso, esta pesquisa busca levantar as leis e políticas públicas que focam sobre o meio ambiente no município de Presidente Prudente-SP atualmente. Tem-se como metodologia a investigação bibliográfica e documental.

Protocolo: 2443 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): FERNANDA RODRIGUES
THAIS AGUIAR DOS SANTOS
Professor(es): LORAYNE GARCIA UEOCKA
SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
YEDA RUIZ MARIA
MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA
FABIO FERREIRA MORONG

Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo principal correlacionar o processo de expansão territorial urbano e a instalação de serviço público de educação fundamental na cidade de Presidente Prudente, no interior do Estado de São Paulo, após a aprovação da Constituição Federal de 1988. A partir dessa Carta Magna, o município passa a ter competência relativa ao desenvolvimento urbano e à educação fundamental, mas deve respeitar e seguir a Lei 6.766/1979 que trata do parcelamento do solo urbano. Com isso, esta pesquisa busca verificar se a oferta de serviços públicos de educação fundamental I têm sido implantados e ofertados a contento às vista dessa legislação.

Protocolo: 2456 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 7/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDRESSA ALMEIDA SILVA
LARA MONTELATTO MAZZA
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA

Resumo:
Esta pesquisa tem como foco a análise da implantação de escolas públicas de ensino fundamental I na cidade de Presidente Prudente, no interior do Estado de São Paulo, relacionando-as ao processo de expansão territorial urbano no período compreendido entre 1964 e 1988. Busca-se compreender como se deu a ampliação do quadro de escolas no período da Ditadura Militar, culminando no processo de redemocratização político brasileiro. A visão mais tecnicista do período buscou ampliação do número de crianças atendidas? A metodologia aplicada estará baseada em levantamentos históricos e documentais.

Protocolo: 2457 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): AMANDA CALEIRO DA SILVA
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA

Resumo:
Esta pesquisa busca contribuir para uma análise histórica sobre a oferta de serviços públicos de educação fundamental I (escolas primárias) na cidade de Presidente Prudente, no interior do Estado de São Paulo, entre os anos de 1945 e 1964. Objetiva-se discutir a relação entre as políticas públicas de educação e a implantação das unidades de educação fundamental I (escolas primárias de 1ª. à 4ª. séries), considerando o processo de expansão territorial urbano e a necessidade de novas unidades de ensino. A metodologia terá como base levantamentos históricos da cidade e sua relação com as políticas federais de ampliação da população atendida pelo ensino público.

Protocolo: 2428 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 7/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIANE GARCIA
DERICK AUGUSTO MORAES SANCHES
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA

Resumo:
Esta pesquisa busca contribuir para uma análise histórica sobre a oferta de serviços públicos de educação fundamental I (escolas primárias) na cidade de Presidente Prudente, no interior do Estado de São Paulo, entre os anos de 1917 e 1945. Objetiva-se discutir a relação entre as políticas públicas de educação e a implantação das unidades de educação fundamental I (escolas primárias de 1ª. à 4ª. séries), considerando o processo de expansão territorial urbano e a necessidade de novas unidades de ensino. A metodologia terá como base levantamentos históricos da cidade e sua relação com as políticas federais de ampliação da população atendida pelo ensino público.

Protocolo: 2427 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): HENRIQUE LUIZ DE OLIVEIRA
THAIS CALIXTRO DA ROCHA VENTURA
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA

Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo levantar e mapear as áreas livres públicas da Microrregião Administrativa 07 na cidade de Presidente Prudente - SP, bem como identificar os usos atuais de tais áreas e verificar se estão em conformidade com a legislação pertinente. As áreas livres púbicas são de vital importância para as cidades contemporâneas, pois agregam valores ambientais, sanitários, estéticos, entre outros. Também colaboram para a qualidade de vida da população residente nas cidades. A necessidade de se ter um banco de terras destinadas para esse fim foi instituída à partir de 1979, através da Lei Federal n.6.766, que deu ao município o poder de regulamentar o uso e a ocupação do solo urbano partindo de exigências mínimas. Pesquisas bibliográficas, documentais e levantamentos físicos territoriais são os procedimentos metodológicos que deverão ser cumpridos para o desenvolvimento da pesquisa.

Protocolo: 2420 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JESSICA AKEMI HAYASHI
THAIS CABRERA LEITE
CAROLINE SALVATORI MACHADO
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MARCOS NORBERTO BOIN
MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
Os espaços públicos urbanos são fundamentais na estruturação das cidades. As praças e parques, como elementos do espaço público, são estruturadores e cujas áreas ocupadas precisam ter relação direta à população urbana, assim como possibilita maior permeabilidade de solo nas cidades, diminuindo os problemas causados pelo escoamento superficial das águas de chuva. Dessa forma, o estudo das áreas ocupadas por praças e parques é de grande importância, verificando se são suficientes para cada cidade. Esta pesquisa visa a fazer tal levantamento para a cidade de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, atualmente (2015). Por meio de levantamentos executados em outros projetos de pesquisa cadastrados junto à CCPq-UNOESTE, em andamento ou já finalizados, sabe-se que muitas áreas legalmente instituídas como áreas verdes tiveram seus usos alterados, inclusive com execução de habitação de interesse social. A metodologia a ser utilizada está baseada em aprofundamento teórico conceitual, identificação de vazios por meio de imagens de satélite (como Google Earth) e levantamentos de campo dos vazios, praças e parques.

Protocolo: 2409 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2015 - 7/2018 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): PATRICIA REINERS CARVALHO
SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MARCOS NORBERTO BOIN
MARIA ALESSANDRA BACARO BOSCOLI
DJANINE DOLOVET MARTINS
YEDA RUIZ MARIA
MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES
ANDRÉ LUIZ CASTEIÃO

Resumo:
As edificações de ensino deveriam refletir as bases pedagógicas de cada instituição de ensino. Dessa forma, as escolas públicas de ensino fundamental deveriam apresentar características singulares dos períodos em que foram projetadas e construídas. No entanto, muitas vezes, tais edificações são ocupadas de forma provisória, não tendo sido construídas para tal finalidade. Seguindo essa ordem de pensamento, este projeto de pesquisa busca analisar os edifícios de escola pública de ensino fundamental na cidade de Presidente Prudente-SP, focando nos aspectos estilísticos e projetuais de cada edificação, relacionando-os aos momentos históricos de sua execução, as bases teóricas pedagógicas e de políticas públicas vigentes em cada momento. O período de levantamento desta pesquisa parte de 1917, ano de fundação da cidade, até o ano de 2014. A metodologia a ser seguida é qualiquantitativa, e está baseada em aprofundamento teórico e conceitual dos temas abordados, levantamentos físicos e projetuais, além de outros aspectos pertinentes.

Protocolo: 2491 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2015 - 12/2017 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): MAURY VIEIRA DE JESUS
DANIELA DE CÁSSIA GAMONAL MARCATO
KORINA APARECIDA TEIXEIRA FERREIRA DA COSTA
MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA
ELIANA NUNES RIBEIRO BATISTA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES
THAYS CAROLINA CARRION LORENTE

Resumo:
A intensa expansão das cidades no Brasil a partir da segunda metade do século XX deflagrou a apropriação de áreas públicas de forma desordenada e ilegal. A ausência de um planejamento adequado também cooperou para perda de espaços livres, que são primordiais para estruturação das cidades, tanto nos quesitos ambientais e sanitários como em relação à qualidade de vida da população local. Com base em revisão bibliográfica, documental e levantamento físico territorial, este estudo visa a identificar, levantar e mapear as áreas livres públicas da Microrregião Administrativa 09 da cidade de Presidente Prudente - SP, bem como verificar seus usos atuais.

Protocolo: 2441 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LETICIA BORTOLO MARTINS
JACQUELINE MAGALHAES SAAB
Professor(es): MARCOS NORBERTO BOIN
MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
O processo de urbanização brasileiro ocasionou o aumento da cidade ilegal, fruto de invasões e crescimento descontrolado sem devido planejamento, culminando em áreas com deficiência de espaços livres públicos. Os espaços livres são de extrema importância para as cidades, seja no aspecto social, ambiental, sanitário e até mesmo estético. Considerando essa importância, a presente pesquisa tem como objetivo identificar, levantar e mapear as áreas livres públicas da Microrregião administrativa 17 da cidade de Presidente Prudente - SP, e verificar seus usos atuais. Para isso, a metodologia usada será baseada em pesquisas bibliográficas e documentais, buscando um aprofundamento no assunto, e o levantamento físico-territorial para posterior mapeamento de tais áreas.

Protocolo: 2424 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): RAFAELLA RUBIA DO PRADO BARBOSA
YASMIN MIRANDA PEROSSO
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MARCOS NORBERTO BOIN
MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
Esta pesquisa busca contribuir para uma análise física e histórica sobre a oferta de serviços públicos de ensino fundamental na cidade de Presidente Prudente, no interior do Estado de São Paulo. Verifica-se que a partir da Constituição Federal de 1988 muitos aspectos de política urbana foram alterados, principalmente devido à inclusão dos Municípios como ente federativo, assumindo competências exclusivas e compartilhadas. A política educacional é de competência comum entre as três esferas de governo segundo a Constituição Brasileira, artigo 211; embora o ensino fundamental seja claramente de competência compartilhada entre os Estados e os Municípios (CF, art.211, §§2º.e 3º.). Ao mesmo tempo, a CF atribuiu aos Municípios a competência relativa à política de desenvolvimento urbano (CF, art.182). Assim sendo, esta pesquisa objetiva analisar a relação entre as políticas públicas e a implantação das unidades de educação fundamental, considerando o processo de expansão territorial urbano, a necessidade de novas unidades de ensino nessas novas áreas urbanizadas e as políticas nacionais, estaduais e municipais de educação. O período de levantamento e análise desta pesquisa corresponde à aprovação da Constituição Federal (1988) até o ano de 2014. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico e conceitual dos temas abordados, levantamentos físicos e geográficos, além de outros aspectos pertinentes.

Protocolo: 2393 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2015 - 10/2017 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA

Resumo:
Com o processo de urbanização e o crescimento das cidades, os espaços públicos se tornaram mais necessários e de vital importância para o meio urbano, agregando qualidades ao ambiente e um caráter estético para o lugar. Entretanto, constata-se que muitas dessas áreas estão sendo ocupadas irregularmente para outras finalidades. Desta maneira, esta pesquisa, tem como objetivo diagnosticar e analisar os loteamentos constituintes da microrregião 18 de Presidente Prudente - SP, localizada na porção Sudeste da cidade e suas áreas públicas institucionais e de lazer, verificando sua real utilização, tendo em vista que inúmeras áreas foram doadas ou concedidas pelo poder público municipal ao longo dos últimos anos. As informações levantadas indicam que grandes números de áreas foram concedidos a terceiros, ferindo assim os preceitos legais, o que vem significar prejuízo urbanístico e a população dos bairros que ali residem.

Protocolo: 2408 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): VALQUIRIA PEREIRA BASTOS
VALQUIRIA PATRICIA FELIX
Professor(es): YEDA RUIZ MARIA

Resumo:
Bairro são seções relativamente grandes da cidade. Uma área percebida relativamente como homogênea. Possuindo certa característica em comum que permite diferenciá-lo do restante do tecido urbano. Esse espaço se configura por uma forma urbana que é o resultado de uma relação íntima entre o lugar e o espaço, um palco de transformações e interações de apropriação e de memórias dessas mesmas apropriações. A presente pesquisa visa a comprovar que a identidade atual do Bairro Jardim das Rosas do município de Presidente Prudente - SP ainda demonstra que tal área urbana é bastante relevante para sua comunidade, embora não seja refletido nos investimentos econômicos e políticos destas áreas. A investigação basear-se-á em três métodos de pesquisa: levantamentos bibliográfico e documental, e de material estruturado na disciplina de Urbanismo 2, ministrada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, por meio de pesquisa de campo e tabulação dos resultados.

Protocolo: 2348 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2015 - 1/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): DANIELE REGINA BOSISIO DA SILVA
GABRIEL MORAIS BIANCHINI
THIAGO YUGO NAGAI MATSUTANE
FLORIAN GONCALVES ALONSO MERIQUE
BRUNO OLIVEIRA LOPES
Professor(es): YEDA RUIZ MARIA

Resumo:
Neste Projeto objetivamos realizar uma revisão sobre as pesquisas e soluções tecnológicas para a fabricação de tijolos de solo-cimento com o emprego de aglomerantes e de aditivos, como materiais alternativos para a aplicação em construção civil. A metodologia empregada consiste no levantamento das bibliografias, dos artigos e das pesquisas existentes sobre o assunto, mencionando aqueles em que o tijolo produzido segue as normas da NBR 10834/1994 e NBR 8491/1984. Os dados e informações serão analisados e sistematizados em forma de artigo com os resultados dos diferentes solos e materiais empregados com aglomerantes e aditivos e suas vantagens. O artigo fornecerá uma base atualizada sobre o assunto, disponibilizará informações científicas que envolvam o desenvolvimento de materiais alternativos e sustentáveis para a construção civil local e regional. Nesse contexto, este trabalho tem como foco contribuir com informações para a pesquisa sobre tijolo ecológico na região de Presidente Prudente, visando sua aplicação na construção civil local, notadamente na construção de habitações sustentáveis. Dessa forma, este estudo poderá fornecer conhecimento para utilizar novos materiais como aditivos e aglomerantes na fabricação dos tijolos de solo-cimento e diminuir a quantidade de produtos descartados, contribuindo para o desenvolvimento da região do oeste paulista.

Protocolo: 2337 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2014 - 10/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VALQUIRIA PEREIRA BASTOS
VALQUIRIA PATRICIA FELIX
Professor(es): MARIA EUNICE CARVALHO TOSELLO
REBECA DELATORE SIMOES

Resumo:
O espaço público é em termos gerais, o conjunto de diferentes usos da terra que se correlacionam entre si. Entende-se como espaço livre qualquer espaço urbano fora das edificações e ao ar livre, de caráter aberto e, independentemente do uso, é destinado ao pedestre e ao público no geral. Os espaços livres são de suma importância, pois é onde acontece as relações que estes guardam com o contexto urbano e com as atividades sociais neles desempenhadas e por eles facilitadas e não pela quantidade de espaços livres de uma cidade. Em 1979 através da Federal nº 6.766, admite-se como papel do Município o controle do uso, ocupação e parcelamento do solo urbano e ainda garante a existência de áreas livres e de lazer no espaço urbano. Na cidade de Presidente Prudente, áreas de lazer e institucionais aprovadas nos loteamentos urbanos foram disponibilizadas pelo poder público local para outros usos. Esta pesquisa busca identificar essa realidade na microrregião 14 e seus respectivos loteamentos.

Protocolo: 2308 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2015 - 1/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): CAMILA ALINE DA SILVA LE BOURLEGAT
VALQUIRIA LUIZ DO AMARAL
Professor(es): MARCOS NORBERTO BOIN
YEDA RUIZ MARIA

Resumo:
Um dos mais influentes pensadores do urbanismo pós-moderno, Kevin Lynch trabalhou em seu livro "A Imagem da Cidade" conceitos como Imagem urbana individual e coletiva, Identidade das cidades e o método dos Mapas Mentais, cuja função é entender como determinado espaço, rua, bairro ou cidade é visto por um grupo de pessoas, especialmente por seus moradores. O método de Kevin Lynch faz parte do programa da disciplina de Urbanismo III e, a cada semestre, os alunos graduandos realizaram diversas entrevistas sobre a imagem do Centro de Presidente Prudente. O acúmulo do material solicita agora que uma pesquisa mais aprofundada segundo o método de Lynch, a fim de identificar a Imagem Coletiva dos moradores da cidade sobre o centro.

Protocolo: 2280 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2014 - 8/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): HENRIQUE LUIZ DE OLIVEIRA
LUANA GABRIELLY RODRIGUES CAMARGO
THAIS CALIXTRO DA ROCHA VENTURA
Professor(es): ROGERIO PENNA QUINTANILHA

Resumo:
Neste Projeto de Pesquisa em nível de mestrado objetivamos realizar um estudo que enfoque a fabricação e caracterização estrutural de tijolos ecológicos utilizando o solo local, os materiais provenientes dos resíduos sólidos urbanos coletados da construção civil e da coleta seletiva da COOPERLIX como aglomerantes; e o resíduo das destilarias de álcool da região, o vinhoto, como aditivo, visando aplicação em habitação sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento tecnológico sustentável da região. A metodologia empregada inclui revisão bibliográfica, colóquios com o orientador, trabalhos de campo; experimentos com o solo local; realização de diagnóstico da situação dos resíduos sólidos coletados, no que diz respeito à variedade; analises das hipóteses de misturas quanto à proporção de aglomerante/aditivo para a produção do adobe; realização de ensaios de retração, resistência à compressão, isolamento térmico e acústico. Os dados e informações serão analisados e sistematizados para compor a dissertação de mestrado da candidata. Os resultados serão disponibilizados à comunidade científica e acadêmica bem como ao Poder Público Municipal e à comunidade civil visando conscientizar sobre a questão dos resíduos sólidos urbanos e as possibilidades de minimizar seus impactos ambientais através da aplicação dos mesmos na construção civil.

Protocolo: 2189 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2014 - 7/2016 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): MARIA EUNICE CARVALHO TOSELLO
Professor(es): REBECA DELATORE SIMOES

Resumo:
A UGRHI-22 (Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos), ou bacia hidrográfica do Pontal do Paranapanema, pode ser vista como uma região estratégica, pois abarca o encontro dos rios Paraná e Paranapanema. A área, entretanto, é palco de uma degradação ambiental constante, decorrente de um histórico ocupacional errôneo, que persiste em assolar os recursos naturais remanescentes. Conquanto, os recursos, tal qual como se encontram, também representam a herança deixada por uma paisagem naturalmente fragilizada. Neste sentido, sua configuração apresenta características próprias, que devem ser avaliadas com o intuito de compreender melhor o ambiente regional. Justifica-se, portanto, a delimitação de unidades de paisagem para a área. Adianta-se, a este trabalho, o enfoque teórico-metodológico ao campo da geomorfologia, uma vez que melhor retrata o reflexo dos processos internos e externos da paisagem em superfície. Entende-se, portanto que estas unidades apresentem configurações específicas, com comportamentos díspares. Diante disto, o presente projeto procura associar as potencialidades e fragilidades paisagísticas da UGRHI-22, em específico em relação aos recursos hídricos, sejam estes superficiais ou subterrâneos.

Protocolo: 2156 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2014 - 6/2016 Programa: PPD - Programa de Pesquisa Docente/PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): LUCAS PRADO OSCO
Professor(es): ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
O atual Código Florestal, Lei 12.651/12 e suas respectivas alterações, vêm sofrendo críticas quanto sua real função na proteção das florestas e demais formas de vegetação nativa, da biodiversidade, do solo, dos recursos hídricos e do sistema climático, como proposto no Inciso I do Art. 1ºA. Diante desta discussão, este trabalho objetiva a comparação entre as Áreas de Preservação Permanente (APP) identificadas a partir da interpretação do atual e antigo Código Florestal (Lei 4.771/65), discutindo a problemática da redução das APP´s diante da dinâmica natural da alta bacia do ribeirão Areia Dourada, Marabá Paulista (SP). Estudos indicam que a preservação contemplada pelo antigo Código Florestal, com maior abrangência frente à dinâmica natural, é mais eficiente na proteção dos recursos naturais, enquanto a partir do atual Código Florestal a preservação não contempla tal proteção, o que contribui para agravar a problemática ambiental das áreas em estudo. Desta maneira, este projeto tem como finalidade levantar na bacia do alto curso do ribeirão Areia Dourada, as áreas de preservação permanentes de acordo com os Códigos Florestais de 1965 e de 2012, e verificar a eficiência dos dois códigos florestais associando a eficiência de conter os processos de erosão na bacia em questão.

Protocolo: 2160 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2014 - 5/2015 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): MARCOS NORBERTO BOIN

Resumo:
Em seu desenvolvimento ao longo de diversas pesquisas, as avaliações morfométricas vêm contribuindo significativamente nos estudos geomorfológicos, pois possibilitam, por meio da geometria dos terrenos, identificar os setores potencialmente mais suscetíveis a processos erosivos e gravitacionais. Para isso será utilizada a metodologia proposta por Mendes (1993), com objetivo de verificar a eficácia dos mapas de morfometria do relevo no contexto específico da alta bacia do Ribeirão Areia Dourada, em Marabá Paulista (SP). Assim, este trabalho discutirá os dados obtidos mediante as cartas de declividade, dissecação horizontal, dissecação vertical e energia do relevo, em associação a dados sobre as características físicas, edáficas e geomorfológicas da bacia, obtidos através de levantamentos em bibliografias, imagens orbitais e trabalhos de campo. Como resultado, as informações adquiridas devem contribuir de forma significativa na compreensão da configuração da bacia, principalmente na interdependência dos elementos físicos que compõem a paisagem.

Protocolo: 2157 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2014 - 5/2015 Programa: PPD - Programa de Pesquisa Docente/PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): RODRIGO COLADELLO DE OLIVEIRA
Professor(es): MARCOS NORBERTO BOIN

Resumo:
Em seu desenvolvimento ao longo de diversas pesquisas, as avaliações morfométricas vêm contribuindo significativamente nos estudos geomorfológicos, pois possibilitam identificar os terrenos mais suscetíveis a processos erosivos e gravitacionais. Com base na metodologia proposta por Mendes (1993), com o uso das técnicas de De Biasi (1970), Spiridonov (1981) e Mauro et. al (1991), e com objetivo de verificar sua eficácia no contexto específico da área estudada, este projeto prevê a elaboração das cartas de declividade, dissecação horizontal, dissecação vertical e energia do relevo do rio Santo Anastácio, Estado de São Paulo. Aliada as cartas morfométricas, devem ser consideradas ainda, as características litológicas, dos solos e das feições erosivas da área, a serem levantadas em bibliografias, imagens orbitais e trabalhos de campo. Como resultado, espera-se que os dados obtidos possam contribuir de forma significativa na compreensão da configuração da bacia, principalmente na interdependência dos elementos físicos que compõe a paisagem, permitindo orientar o uso da terra e contribuir no ordenamento das atividades antrópicas de forma mais adequada à dinâmica natural da bacia.

Protocolo: 2161 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2014 - 6/2016 Programa: PPD - Programa de Pesquisa Docente/PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): LUCAS PRADO OSCO
Professor(es): MARIA HELENA PEREIRA MIRANTE
ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo o levantamento arquitetônico e histórico do edifício da antiga Estação Ferroviária da cidade de Santo Anastácio - SP, a fim de embasar o desenvolvimento do Inventário de Bens Culturais. O edifício é de importância histórica, pois foi através da ferrovia que frentes pioneiras desbravaram o sertão paulista, ou seja, trata-se de um marco da colonização nessa região. As ferrovias, de modo geral, possuem importância singular no processo de desenvolvimento de muitas cidades brasileiras, pois por elas "chegou" o desenvolvimento político, econômico e cultural, sendo assim, é considerado patrimônio histórico e cultural. Para cumprimento dos objetivos, serão realizadas pesquisas bibliográficas e documentais sobre a história da ferrovia no estado de São Paulo, e em especial no oeste paulista; patrimônio histórico; serão verificados junto às bibliotecas das cidades da região, museus e demais órgãos que possuam acervos históricos e também dados cedidos pelo Ministério Público Estadual, bem como levantamentos in loco dos edifícios do complexo ferroviário na referida cidade.

Protocolo: 2159 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 8/2015 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JULIANA DOS SANTOS VIEIRA
HENRIQUE LUIZ DE OLIVEIRA
IANE BALTAZAR AGUILAR
BRUNA MELINA MARIANO TEBAR
THAIS CALIXTRO DA ROCHA VENTURA
BRUNO OLIVEIRA LOPES
Professor(es): MARCELA DO CARMO VIEIRA
ELIANA NUNES RIBEIRO BATISTA

Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo o levantamento arquitetônico e histórico do edifício da antiga Estação Ferroviária da cidade de Presidente Prudente, a fim de embasar o desenvolvimento do Inventário de Bens Culturais. O edifício é de importância histórica, pois foi através da ferrovia que frentes pioneiras desbravaram o sertão paulista, ou seja, trata-se de um marco da colonização nessa região. As ferrovias, de modo geral, possuem importância singular no processo de desenvolvimento de muitas cidades brasileiras, sendo a principal porta de entrada para o desenvolvimento político, econômico e cultural, sendo assim, são consideradas patrimônio histórico e cultural. Para cumprimento dos objetivos, serão realizadas pesquisas bibliográficas e documentais sobre a história da ferrovia no estado de São Paulo, e em especial no oeste paulista; patrimônio histórico; será verificado junto às bibliotecas das cidades da região, museus e demais órgãos que possuam acervo histórico e também dados cedidos pelo Ministério Público Estadual, bem como levantamentos in loco dos edifícios do complexo ferroviário na referida cidade

Protocolo: 2236 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2015 - 1/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): FERNANDO GOMES PIFFER
MARIANA POMPEI PINHEIRO
LUANA GABRIELLY RODRIGUES CAMARGO
FLORIAN GONCALVES ALONSO MERIQUE
Professor(es): KORINA APARECIDA TEIXEIRA FERREIRA DA COSTA

Resumo:
Esta pesquisa tem por objetivo o levantamento arquitetônico e histórico dos antigos edifícios bancários localizados no quadrilátero central da cidade de Presidente Prudente, no interior do estado de São Paulo. Tais edifícios apresentam grande importância histórica por marcarem a presença da Arquitetura Paulista moderna na cidade. Por abordar o contexto histórico e cultural de Presidente Prudente, tal pesquisa subsidiará o embasamento para o desenvolvimento de inventário de bens culturais, além de servir de base para a realização de estudos adicionais em diferentes contextos, abrangendo aspectos ligados a produção arquitetônica brasileira assim como a preservação de tais bens. Serão realizadas pesquisas bibliográficas, bem como visitas in loco e consultas documentais

Protocolo: 2107 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 8/2015 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LANA MIKA OTA
NATALIA CATARINE TOME MARCONDES
MONICA IAMASHITA
EDUARDO GUIMARAES PERICO
FLORIAN GONCALVES ALONSO MERIQUE
Professor(es): FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
O impacto ambiental causado pelo desenvolvimento humano deve ser entendido como o efeito significativo no meio. É o desequilíbrio provocado por um choque, um "trauma ecológico", resultante da ação do homem sobre o ambiente. O problema de impacto ambiental dos resíduos sólidos gerados pelo consumo é de responsabilidade de todo o cidadão. O respeito à legislação e à proteção do meio ambiente faz parte do processo de gestão ambiental em benefício da sociedade e das futuras gerações. Neste contexto deve-se buscar alternativas de resolução e/ou minimização deste problema. Neste projeto em nível de iniciação científica pretende-se investigar três proporções viáveis de aditivo/aglomerante visando à fabricação de um tijolo ecológico do tipo adobe. Como agente aglomerante pretende-se utilizar o solo local, o reboco oriundo de restos da construção civil e a garrafa pet e o isopor ambos provenientes da coleta seletiva da COOPERLIX. Como aditivo será utilizado o vinhoto que é um resíduo das usinas de açúcar e álcool da região. Além da revisão bibliográfica que acompanhará todo o desenvolvimento deste projeto, destaca-se a metodologia a ser empregada para o estudo das proporções dos materiais que integram o bloco ecológico. Os materiais sólidos serão particulados e mesclados ao vinhoto em diferentes proporções. A produção do adobe se dará através da elaboração de corpos de prova prensados em uma prensa hidráulica e em seguida secados ao sol. A avaliação das proporções empregadas na fabricação do adobe bem como os parâmetros utilizados na prensagem e o tempo e a temperatura de secagem ao sol se dará através dos resultados apresentados pelas medidas mecânicas destes materiais. Espera-se que os resultados apresentados após a implementação deste projeto sirvam de auxílio para outras pesquisas subsequentes e que tais resultados possam contribuir para um desenvolvimento sustentável Os resultados serão disponibilizados a Universidade do Oeste Paulista, buscando soluções para o acúmulo dos resíduos sólidos na área urbana das cidades e também para a conscientização ambiental da população, visando melhorias na qualidade de vida.

Protocolo: 2063 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 7/2015 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JADER GEA GARCIA
Professor(es): MARIA EUNICE CARVALHO TOSELLO
REBECA DELATORE SIMOES

Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo o levantamento arquitetônico e histórico do edifício da antiga Estação Ferroviária da cidade de Álvares Machado, a fim de embasar o desenvolvimento do Inventário de Bens Culturais. O edifício é de importância histórica, pois foi através da ferrovia que frentes pioneiras desbravaram o sertão paulista, ou seja, trata-se de um marco da colonização nessa região. As ferrovias, de modo geral, possuem importância singular no processo de desenvolvimento de muitas cidades brasileiras, pois por elas "chegavam" desenvolvimento político, econômico e cultural, sendo assim, são consideradas patrimônio histórico e cultural. Para cumprimento dos objetivos, serão realizadas pesquisas bibliográficas e documentais sobre a história da ferrovia no estado de São Paulo, e em especial no oeste paulista; patrimônio histórico; será verificado junto às bibliotecas das cidades da região, museus e demais órgãos que possuam acervo histórico e também dados cedidos pelo Ministério Público Estadual, bem como levantamentos in loco dos edifícios do complexo ferroviário na referida cidade.

Protocolo: 2069 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 8/2015 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): NATALIA CATARINE TOME MARCONDES
MONICA IAMASHITA
ALEX JUNIOR DE SOUZA
EDUARDO GUIMARAES PERICO
Professor(es): FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo o levantamento arquitetônico e histórico do edifício da antiga Estação Ferroviária da cidade de Regente Feijó, bucando embasar o desenvolvimento do Inventário de Bens Culturais. O edifício é de importância histórica, pois foi através da ferrovia que frentes pioneiras desbravaram o sertão paulista, ou seja, trata-se de um marco da colonização nessa região. As ferrovias, de modo geral, possuem grande importância no processo de desenvolvimento de muitas cidades brasileiras, pois através delas "chegavam" desenvolvimento político, econômico e cultural, sendo assim, são consideradas patrimônio histórico e cultural. A metodologia empregada será pesquisas bibliográficas e documentais sobre a história da ferrovia no estado de São Paulo, e em especial no oeste paulista; patrimônio histórico; será verificado junto às bibliotecas das cidades da região, museus e demais órgãos que possuam acervo histórico e também dados cedidos pelo Ministério Público Estadual, bem como levantamentos in loco dos edifícios do complexo ferroviário na referida cidade.

Protocolo: 2068 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 8/2015 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIELA RAMOS RIBEIRO
MARIA EDUARDA RODRIGUES HENARES
DANIEL BOSCOLI FERREIRA
Professor(es): MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA

Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo o levantamento arquitetônico e histórico do edifício da antiga Estação Ferroviária da cidade de Presidente Bernardes - SP, a fim de embasar o desenvolvimento do Inventário de Bens Culturais. O edifício é de importância histórica, pois foi através da ferrovia que frentes pioneiras desbravaram o sertão paulista, ou seja, trata-se de um marco da colonização nessa região. As ferrovias, de modo geral, possuem importância singular no processo de desenvolvimento de muitas cidades brasileiras, pois por elas "chegou" o desenvolvimento político, econômico e cultural, sendo assim, são consideradas patrimônio histórico e cultural. Para cumprimento dos objetivos, serão realizadas pesquisas bibliográficas e documentais sobre a história da ferrovia no estado de São Paulo, e em especial no oeste paulista; patrimônio histórico; será verificado junto às bibliotecas das cidades da região, museus e demais órgãos que possuam acervo histórico e também dados cedidos pelo Ministério Público Estadual, bem como levantamentos in loco dos edifícios do complexo ferroviário na referida cidade.

Protocolo: 2039 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 8/2015 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNO RAFAEL FERNANDES
LIVIA DE OLIVEIRA FERREIRA E SILVA
ANDERSON DE OLIVEIRA FERREIRA LIMA
Professor(es): YEDA RUIZ MARIA

Resumo:
Desde que os estudos em paisagens sonoras apareceram no Canadá, na década de 1970, os pesquisadores-músicos ocuparam-se do meio-ambiente próprio da cidade como seu objeto de estudos. É também a complexidade da composição das paisagens sonoras citadinas contemporâneas que a presente pesquisa circunscreve como seu objeto de investigação. Os conhecimentos relacionados à descrição e análise das paisagens sonoras encontram cada vez mais relevância em diferentes áreas de investigação científica tais como, música, artes, arquitetura e urbanismo, geografia, psicologia e mesmo em biologia (caso de estudos em bioacústica, por exemplo). Com vistas ao desenvolvimento de metodologia composicional para paisagens sonoras enativas, cujo nome especifica o suporte de autores ligados à abordagem enacionista da Ciência Cognitiva, o projeto apresenta uma primeira etapa nesse caminho. Consiste especificamente na classificação e análise de características das paisagens sonoras da cidade de Presidente Prudente, mostrando seus marcos sonoros e evidenciando processos significativos no cotidiano da cidade. A proposta será realizada por meio da integração de atividades como: 1) análises de mapas (com dados de aspectos distintos como organização política ou topográfica, ou ainda, da distribuição de microbacias e da finalidade de ocupação da terra); 2) realização de passeios sonoros nos locais selecionados nos mapas (com a devida gravação do áudio); 3) decupagem do material gravado e a confeção de tabela e mapas; 4) discussão sobre os marcos sonoros e suas constituições; 5) elaboração de relatórios de classificação e discussão dos diversos aspectos envolvidos na escuta, mapeamento e análise relacional das paisagens sonoras.

Protocolo: 2028 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2014 - 3/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FELIPE FACHIOLLI PEDRO
Professor(es): ANDRE LUIZ CORREIA GONÇALVES DE OLIVEIRA

Resumo:
Os processos de urbanização e de industrialização no Brasil proporcionaram cidades carentes de infraestrutura, de habitação digna e serviços públicos; e a carência de políticas públicas inclusivas ampliaram os problemas urbanos. Em 1979, lei federal foi aprovada (Lei n.6.766/1979), visando a controlar o processo de parcelamento do solo urbano, e a garantir áreas de lazer e de oferta de serviços públicos no espaço das cidades. Aliado a isso, a partir da Constituição Federal de 1988, o Município foi igualado aos Estados e à União como ente federativo, recebendo a competência de regular o desenvolvimento urbano e a expansão territorial. Entretanto, na cidade de Presidente Prudente, áreas de lazer e institucionais aprovadas nos loteamentos urbanos foram disponibilizadas pelo Poder Público local para outros usos. Assim, esta pesquisa busca identificar essa realidade, as leis que possibilitaram ao Governo municipal em ofertar tais áreas, compreendendo o processo de produção do espaço urbano. Base documental, de evolução urbana e de levantamentos de campo embasarão o estudo.

Protocolo: 1935 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2014 - 12/2014 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNO RAFAEL FERNANDES
LIVIA DE OLIVEIRA FERREIRA E SILVA
ANDERSON DE OLIVEIRA FERREIRA LIMA
Professor(es): MARCOS NORBERTO BOIN

Resumo:
Os processos de urbanização e de industrialização no Brasil proporcionaram cidades carentes de infraestrutura, de habitação digna e serviços públicos, demonstrando séria segregação socioespacial. A falta de políticas públicas de habitação e de execução de conjuntos habitacionais adequados geraram cidades com áreas ilegais e expansão descontrolada. Ao mesmo tempo, a partir da Lei 6.766/1979, foram definidas áreas de reserva em projetos de loteamentos urbanos para uso de lazer e institucional. E, a partir da Constituição Federal de 1988, que igualou o Município como ente federativo aos Estados e União, entregou aos Municípios a competência de regular sobre o desenvolvimento urbano e expansão territorial. Em contrapartida, em Presidente Prudente, na década de 1990, algumas áreas aprovadas como uso de lazer foram entregues pelo Poder Público local para implantação de outras atividades, como conjuntos habitacionais. Assim, esta pesquisa busca levantar espaços livres públicos e áreas institucionais que tiveram seus usos alterados, compreendendo o processo de produção do espaço urbano, e o desrespeito às normas legais. Base documental e levantamentos de campo embasarão o estudo.

Protocolo: 1896 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2013 - 12/2015 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MARCOS NORBERTO BOIN
MARCELA DO CARMO VIEIRA
YEDA RUIZ MARIA
MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
Considerada uma das quatro grandes Companhias férreas da época, a Estrada de Ferro Sorocabana foi fundada em 1872 e seu primeiro trecho foi aberto de São Paulo até Sorocaba, em 1875. Após anos a degradação do patrimônio ferroviário se tornou mais evidente do que nunca e em poucos anos, o conjunto ferroviário exibia uma deterioração desolador. A paisagem urbana é um reflexo dos momentos históricos, sociais, valores, culturas, memórias e identidades de uma cidade em todos os períodos. As ferrovias, de maneira geral, têm grande representatividade para a sociedade em função do crescimento econômico e desenvolvimento político e cultural por elas ocasionado, ou seja, são consideradas como patrimônio histórico e cultural. Assim, forma-se nosso objetivo geral, fazer um inventário do patrimônio histórico ferroviário da Estrada de Ferro Sorocabana, entre as cidades do Pontal do Paranapanema: de Regente Feijó-SP a Presidente Epitácio-SP, a fim de verificar seu potencial histórico cultural. Será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os temas afins a pesquisa: história da ferrovia no estado de São Paulo e na região, em particular; patrimônio histórico; turismo cultural e ferroviário, que será verificado junto às bibliotecas universitárias, museus municipais e demais órgão que disponibilizem acervo histórico, além de dados cedidos pelo Ministério Público Estadual.

Protocolo: 1900 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2013 - 7/2016 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): MARCELA DO CARMO VIEIRA
KORINA APARECIDA TEIXEIRA FERREIRA DA COSTA
YEDA RUIZ MARIA
MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA
ELIANA NUNES RIBEIRO BATISTA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
Os processos de urbanização e de industrialização no Brasil proporcionaram cidades carentes de infraestrutura, de habitação digna e serviços públicos, demonstrando séria segregação socioespacial. A falta de políticas públicas de habitação e de execução de conjuntos habitacionais adequados geraram cidades com áreas ilegais e expansão descontrolada. Ao mesmo tempo, a dinâmica de definição de áreas para implantação de empreendimentos de habitação social incentivou a expansão territorial por serem locados, na grande maioria dos casos na franja urbana ou além dela. Em contrapartida, a partir da Constituição Federal de 1988, que igualou o Município como ente federativo aos Estados e União, entregou aos Municípios a competência de regular sobre o desenvolvimento urbano e expansão territorial. Dessa forma, em Presidente Prudente, na década de 1990, alguns conjuntos habitacionais foram construídos em locais definidos e disponibilizados pelo Poder Público local; no entanto, de uso aprovado como lazer. Assim, esta pesquisa busca identificar esses empreendimentos, as leis que possibilitaram ao Governo municipal em ofertar as áreas, compreendendo o processo de produção do espaço urbano. Base documental, de evolução urbana e de levantamentos de campo embasarão o estudo.

Protocolo: 1866 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2014 - 12/2014 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): VALQUIRIA PEREIRA BASTOS
VALQUIRIA PATRICIA FELIX
Professor(es): MARCOS NORBERTO BOIN

Resumo:
Esta pesquisa busca contribuir para uma análise crítica sobre a produção da habitação de baixa renda em cidades médias, considerando a estrutura urbana onde se localizam os empreendimentos habitacionais. Objetiva-se relacionar a implantação de empreendimentos residenciais para a baixa renda e sua tipologia projetual, tendo como estudo de caso o conjunto habitacional Jardim Santa Paula executado com financiamento do Programa de Ação Imediata para Habitação (PAIH), do Governo Federal, em 1992, em Presidente Prudente-SP. A metodologia está embasada em pesquisa teórico-conceitual, documental e de campo, com mapeamentos, e relacionando todas as informações levantadas.

Protocolo: 1476 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2012 - 12/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIANA MALHEIRO NEGRAO BANDEIRA
KAREN STAQUECINI MARTINES
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MARCELA DO CARMO VIEIRA

Resumo:
Os processos de urbanização e de industrialização no Brasil proporcionaram cidades carentes de infraestrutura, de habitação digna e serviços públicos, demonstrando séria segregação socioespacial. A falta de políticas públicas de habitação e de execução de conjuntos habitacionais adequados geraram cidades com áreas ilegais e expansão descontrolada. Ao mesmo tempo, o descaso com a legislação ambiental na elaboração de habitação social tem gerado problemas aos seus moradores, assim como para o próprio ambiente natural; ou seja, a aprovação e a implantação de conjuntos sem a correta análise ambiental reforça espaços inadequados e/ou fortemente impactantes no ambiente natural e construído, reforçando situações de segregação socioespacial e degradação do ambiente. Esta pesquisa busca analisar o conjunto habitacional executado para retirar a população residente em ocupação de espaço público, conhecida como Favela Casquinha, verificando sua localização na estrutura urbana e analisando as características ambientais originais do sítio, a fim de relacionar possíveis melhoras ou pioras para a população beneficiada. Base documental, de evolução urbana, de caracterização ambiental e de levantamentos de campo embasarão o estudo.

Protocolo: 1452 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2012 - 12/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): RAFAELA MUSSOLINI CELESTINO DE OLIVEIRA
MAYARA MOTA CORDEIRO SOUZA
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MARCELA DO CARMO VIEIRA

Resumo:
Ao se intervir em sítios históricos muitas vezes o profissional se depara com as chamadas ruínas. Geralmente pouco compreendidas em seu significado, a palavra ruína é comumente empregada como forma de definir edificações velhas e abandonadas, sem uso e depredadas pelo tempo. Mas, afinal, o que é uma ruína? Esta pesquisa trata da ruína como parte do campo disciplinar da Conservação e do Restauro, onde é tema recorrente no campo de atuação projetual e assunto debatido por diversos teóricos em diferentes épocas, tais como, John Ruskin, Viollet Le Duc, Camilo Boito e Cesare Brandi. Através da pesquisa pretende-se trazer uma definição à questão da ruína e, assim, possibilitar a identificação e catalogação de certo número de estratégias projetuais de intervenção realizadas na atualidade no Brasil e no mundo por profissionais que se deparam com este tópico. Além disso, está incluído realizar mapeamento de varredura em Presidente Prudente de edificações no que tange ao conceito de ruína.

Protocolo: 1447 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2013 - 12/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JESSICA TIEMI SAITO
RAISA DE LACERDA COSTA
JESSICA SANTOS DE SOUZA
MARIANA MAIA DA CRUZ FERNANDES
Professor(es): KORINA APARECIDA TEIXEIRA FERREIRA DA COSTA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
Esta pesquisa busca contribuir para uma análise crítica sobre a produção da habitação de baixa renda em cidades médias, considerando a estrutura urbana onde se localizam os empreendimentos habitacionais. Com base no estudo de caso do Conjunto Habitacional Ana Jacinta, financiado pelo Programa de Ação Imediata para Habitação (PAIH), do Governo Federal, na cidade de Presidente Prudente, no interior do Estado de São Paulo, no início da década de 1990, objetiva-se relacionar a implantação de empreendimentos residenciais para a baixa renda e sua tipologia projetual. A metodologia está embasada em pesquisa teórico-conceitual, documental e de campo, com mapeamentos, e relacionando todas as informações levantadas.

Protocolo: 1451 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2012 - 11/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ESTELA VIOLIN DE MELO
RENATO CARDOSO MARINHO
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MARCELA DO CARMO VIEIRA

Resumo:
Esta pesquisa busca contribuir para uma análise crítica sobre a produção da habitação de baixa renda em cidades médias, considerando a estrutura urbana onde se localizam os empreendimentos habitacionais. Objetiva-se relacionar a implantação de empreendimentos residenciais para a baixa renda e sua tipologia projetual, tendo como estudo de caso o conjunto habitacional Ana Jacinta II, executado com financiamento da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), do Governo Estadual Paulista, em 1992, em Presidente Prudente-SP. A metodologia está embasada em pesquisa teórico-conceitual, documental e de campo, com mapeamentos, e relacionando todas as informações levantadas.

Protocolo: 1477 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2012 - 12/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ANA CLARA NAVARRO BERNABE
CAROLINE DOS SANTOS
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MARCELA DO CARMO VIEIRA

Resumo:
Esta pesquisa busca contribuir para uma análise crítica sobre a produção da habitação de baixa renda em cidades médias, considerando a estrutura urbana onde se localizam os empreendimentos habitacionais. Objetiva-se relacionar a implantação de empreendimentos residenciais para a baixa renda e sua tipologia projetual, tendo como estudo de caso o conjunto habitacional Mário Amato, executado com financiamento da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), do Governo Estadual Paulista, em 1993, em Presidente Prudente-SP. A metodologia está embasada em pesquisa teórico-conceitual, documental e de campo, com mapeamentos, e relacionando todas as informações levantadas.

Protocolo: 1437 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2012 - 11/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): VALQUIRIA PATRICIA FELIX
MARCOS VINICIUS RODRIGUES PORTO
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MARCELA DO CARMO VIEIRA

Resumo:
Esta pesquisa busca contribuir para uma análise crítica sobre a produção da habitação de baixa renda em cidades médias, considerando a estrutura urbana onde se localizam os empreendimentos habitacionais. Com base no estudo de caso de Presidente Prudente, município localizado no oeste do Estado de São Paulo, objetiva-se relacionar a implantação de empreendimentos residenciais para a baixa renda e sua tipologia projetual. A metodologia está embasada em pesquisa teórico-conceitual, documental e de campo, com mapeamentos, e relacionando todas as informações levantadas.

Protocolo: 1432 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2012 - 11/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LARA MONTELATTO MAZZA
JESSICA CORTEZ PEDRON
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MARCELA DO CARMO VIEIRA

Resumo:
A história dos resíduos sólidos parece se confundir com a própria história do homem urbano. A sociedade moderna é extremamente consumista e se acostumou ao descartável, o que tem levado a uma enorme produção de lixo. A grande maioria dos municípios paulistas ainda estão buscando estruturar seus sistemas de limpeza urbana, tanto na formulação de marcos legais e de políticas de gestão. A educação ambiental surge como mola propulsora para a solução dos problemas ambientais. a solução dos problemas que envolvem a gestão dos resíduos sólidos urbanos dependem da criação de políticas públicas específicas. Assim sendo, esta pesquisa se propõe a levantar as bases legais que tratam do assunto de controle e gestão dos resíduos sólidos urbanos, tendo como estudo de caso o município de Pirapozinho-SP, focando na busca da identificação das políticas públicas municipais relacionadas à conscientização da população e a gestão dos resíduos sólidos urbanos. A metodologia seguirá aprofundamento teórico, levantamento de leis e políticas, e pesquisa de campo.

Protocolo: 1391 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2013 - 11/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): CLEICIMARIA RODRIGUES BRIGATTI
Professor(es): YEDA RUIZ MARIA

Resumo:
O lixo é um indicador da qualidade de vida da sociedade. O nosso atual modelo de desenvolvimento é predatório e não se preocupa com a possibilidade de esgotamento de matéria-prima. A solução dos problemas que envolvem a geração, a coleta e disposição final dos resíduos sólidos urbanos dependem da criação de políticas públicas específicas. As mobilizações ambientais vinculadas às atividades educativas tornam-se uma possibilidade. Assim sendo, esta pesquisa se propõe a levantar as bases legais que tratam do assunto de controle e gestão dos resíduos sólidos urbanos, tendo como estudo de caso o município de Presidente Prudente-SP, focando na busca da identificação das políticas públicas municipais relacionadas à conscientização da população e a gestão dos resíduos sólidos urbanos. A metodologia seguirá aprofundamento teórico, levantamento de leis e políticas, e pesquisa de campo.

Protocolo: 1368 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2013 - 11/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIANA POMPEI PINHEIRO
FERNANDA AYUMI HARA
PRISCILA DAYANE GOMES
Professor(es): YEDA RUIZ MARIA

Resumo:
Esta pesquisa visa analisar a produção da habitação de interesse social relacionando a implantação de empreendimentos residenciais para a baixa renda, a implantação no território municipal, e os efeitos sob a expansão territorial, considerando as leis municipais, em especial o Plano Diretor municipal, tendo como objeto de estudo o Residencial Maré Mansa, loteamento executado no ano de 1998 pela iniciativa privada, e destinado à população de menor renda, implantado em Presidente Prudente, município de porte médio do Estado de São Paulo.

Protocolo: 1369 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2013 - 11/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIELA RIZZO SANTOS
ISABELA DE OLIVEIRA SEOLE
Professor(es): MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA

Resumo:
O processo de urbanização no Brasil, que possui ritmo acelerado, cria cidades sem adequada infraestrutura, moradias digna e serviços públicos. Este contexto provoca a acentuação da segregação socioespacial. A ausência de políticas públicas de habitação e de execução de conjuntos habitacionais adequados ocasionam o aumento de áreas ilegais e expansão descontrolada nas cidades; além disso, o descaso com a legislação ambiental na elaboração de habitação social tem gerado problemas aos seus moradores e também para o meio ambiente; assim podemos afirmar que a aprovação e a implantação de conjuntos sem a correta análise ambiental reforça espaços inadequados e/ou fortemente impactantes no ambiente natural e construído, colaborando como surgimento de situações de segregação e degradação do ambiente. Observando esse cenário a presente pesquisa se propõe a verificar possíveis irregularidades na implantação, e problemas causados ao ambiente pelo residencial Maré Mansa, objeto de estudo proposto, localizado na cidade de Presidente Prudente, interior do estado de São Paulo.

Protocolo: 1370 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2013 - 11/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LIVIA DE OLIVEIRA FERREIRA E SILVA
PATRICIA MARA CELESTINO SOARES
LUANA GABRIELLY RODRIGUES CAMARGO
Professor(es): MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA

Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo a análise da produção da habitação de interesse social em cidades médias, tendo como estudo de caso a cidade de Presidente Prudente localizada no oeste do Estado de São Paulo. Busca relacionar as exigências dos processos de aprovação junto aos órgãos competentes e a legislação em âmbito municipal, visa também levantar o histórico da implantação, os autores dos projetos, os executores do loteamento e da infraestrutura urbana, relacionando com as exigências legais voltadas a este setor. Esta pesquisa terá como objeto de estudo o Residencial Maré Mansa implantado neste município no ano de 1998.

Protocolo: 1371 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2013 - 11/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MAYSA MESQUITA CARAVINA
Professor(es): MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA

Resumo:
A formação profissional nos cursos de Arquitetura e Urbanismo está baseada basicamente em docentes arquitetos e urbanistas, graduados, Especialistas, Mestres e Doutores com conhecimentos mais aprofundados nas áreas específicas do curso, sem conhecimentos e formação nas áreas pedagógicas. Utilizam-se processos de ensino baseados nas experiências pessoais, seja como aluno ou como docente de tempo de cadeira, com experimentações diversas. No entanto, a explicação sobre processos pedagógicos de trabalho são ignorados, embora devam constar nos Projetos Pedagógicos dos cursos, assim como deveriam ser explicados aos alunos e embasar as avaliações das disciplinas. Dessa forma, verifica-se que a pesquisa sobre os processos de ensino e de avaliação no âmbito dos cursos de Arquitetura e Urbanismo é bastante relevante. Foca-se, neste caso, em estudos de caso de disciplinas de planejamento urbano no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Oeste Paulista. A metodologia assumida baseia-se em aprofundamento teórico, e levantamentos e análise dos casos propostos.

Protocolo: 1337 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2012 - 10/2013 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA

Resumo:
Esta pesquisa busca verificar as atuais condições de conforto, qualidade e adequação às normas dos ambientes existentes no Centro Cirúrgico de um hospital no oeste paulista. Verifica-se uma grande importância deste estudo para as áreas de Arquitetura e Medicina, pois possibilita que sejam levantadas as características existentes nos seus ambientes, apoiando os profissionais que trabalham diretamente no local, os pacientes que são tratados nos mesmos, assim como auxiliar no aperfeiçoamento projetual e de equipamentos hospitalares. Esta pesquisa também poderá auxiliar em futuro projeto de adequação dos ambientes, caso se verifique necessário. O objetivo deste trabalho é bastante amplo, abrangendo diversos setores da Arquitetura, como conforto do ambiente construído, luminotécnica, acústica, humanização, espaços físicos, e equipamentos e instalações. A metodologia seguida estará embasada em levantamentos in loco, por meio de equipamentos de laboratório existentes na universidade, medições, verificações das normas e selos existentes no Brasil, e análises dos resultados.

Protocolo: 1023 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2011 - 8/2014 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): MAURY VIEIRA DE JESUS
MARIA EUNICE CARVALHO TOSELLO
SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MARCELA DO CARMO VIEIRA
MARIA ALESSANDRA BACARO BOSCOLI
EDMUNDO PEREIRA DE SOUZA NETO

Resumo:
A pesquisa pretende contribuir para a compreensão do pensamento e método projetual de Joaquim Guedes, enquanto urbanista, a partir de um recorte específico: seus projetos para cidades-novas, com destaque para o projeto realizado para Caraíbas (BA). Entendendo o desenho da cidade como expressão de um pensamento urbanístico, pretende-se utilizá-la como texto e pretexto para a discussão de temas relacionados ao modo como Guedes encarava o problema da cidade. Por outro lado, esse debate levará ao confronto do desenho urbano com o método de projeto registrado por Guedes e suas principais influências e referências.

Protocolo: 979 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2012 - 6/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): CAMILA DE CASTRO ASSAD
RAFAEL MOYSES ALBUQUERQUE
ANTONIO ZACCHARIAS JUNIOR
GABRIELA BIANCHI LANZETTA
Professor(es): ROGERIO PENNA QUINTANILHA

Resumo:
A pesquisa pretende contribuir para a compreensão do pensamento e método projetual de Joaquim Guedes, enquanto urbanista, a partir de um recorte específico: seus projetos para cidades-novas, com destaque para o projeto realizado para Caraíbas (BA). Entendendo o desenho da cidade como expressão de um pensamento urbanístico, pretende-se utilizá-la como texto e pretexto para a discussão de temas relacionados ao modo como Guedes encarava o problema da cidade. Por outro lado, esse debate levará ao confronto do desenho urbano com o método de projeto registrado por Guedes e suas principais influências e referências.

Protocolo: 1022 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2011 - 8/2015 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): ROGERIO PENNA QUINTANILHA

Resumo:
Esta pesquisa busca contribuir para uma análise crítica sobre a produção da habitação de baixa renda em cidades médias, considerando a estrutura urbana onde se localizam os empreendimentos habitacionais. Com base no estudo de caso de Presidente Prudente, município localizado no oeste do Estado de São Paulo, objetiva-se relacionar a implantação de empreendimentos residenciais para a baixa renda, a localização dos serviços e equipamentos públicos, assim como a existência de infraestrutura urbana nos bairros de maior concentração de população de interesse social. A metodologia está embasada em pesquisa teórico-conceitual, documental e de campo, com mapeamentos, e relacionando todas as informações levantadas.

Protocolo: 902 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2012 - 11/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JEANETE CAROLINA HORST MACIEL
LYCIA REGINA MACIEL MEIRA
FATIMA REGINA SILVA BEGENA
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
ROGERIO PENNA QUINTANILHA
MARCELA DO CARMO VIEIRA

Resumo:
Esta pesquisa visa a analisar sobre a produção da habitação de baixa renda em cidades médias, tendo como estudo de caso a cidade de Presidente Prudente, no interior do estado de São Paulo, no ano de 1997, considerando as questões ambientais, naturais e do ambiente construído. Objetiva-se relacionar a implantação de empreendimentos residenciais para a baixa renda e os efeitos no território municipal, a possibilidade de expansão territorial, a degradação ambiental, considerando a aprovação dos empreendimentos após o novo Plano Diretor de Presidente Prudente. A metodologia está embasada em pesquisa teórico-conceitual, documental e de campo, com mapeamentos, e relacionando todas as informações levantadas.

Protocolo: 888 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2012 - 11/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JESSICA TELLES ZANATELI
LENNON GOMES
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MARCELA DO CARMO VIEIRA

Resumo:
Esta pesquisa busca contribuir para uma análise crítica sobre a produção da habitação de baixa renda em cidades médias, no período entre 2000 e 2009, considerando as questões ambientais, seja dos ambientes naturais, como dos ambientes rurais e construídos. Com base no estudo de caso de Presidente Prudente, município localizado no oeste do Estado de São Paulo, objetiva-se relacionar a implantação de empreendimentos residenciais para a baixa renda e os efeitos no território municipal, a possibilidade de expansão territorial, a degradação ambiental, a consideração das leis municipais; sendo que, para tanto, a pesquisa estará direcionada à análise de projetos de habitação social financiados pela CDHU, verificando sua localização na estrutura urbana. A metodologia está embasada em pesquisa teórico-conceitual, documental e de campo, com mapeamentos, e relacionando todas as informações levantadas

Protocolo: 889 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2012 - 11/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MATEUS RAMOS GROSSO
RAFAEL MOYSES ALBUQUERQUE
Professor(es): MARCELA DO CARMO VIEIRA

Resumo:
Esta pesquisa busca contribuir para uma análise crítica sobre a produção da habitação de baixa renda em cidades médias, no período entre 1997 e 1999, considerando as questões ambientais, seja dos ambientes naturais, como dos ambientes rurais e construídos. Com base no estudo de caso de Presidente Prudente, município localizado no oeste do Estado de São Paulo, objetiva-se relacionar a implantação de empreendimentos residenciais para a baixa renda e os efeitos no território municipal, a possibilidade de expansão territorial, a degradação ambiental, a consideração das leis municipais; sendo que, para tanto, a pesquisa estará direcionada à análise dos projetos de habitação social, verificando sua localização na estrutura urbana. A metodologia está embasada em pesquisa teórico-conceitual, documental e de campo, com mapeamentos, e relacionando todas as informações levantadas.

Protocolo: 901 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2012 - 11/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): TAUANA RODRIGUES BATISTA
LETICIA PIROLA MAZIERO
BRYSA YANARA DE MENDONCA THOMAZINI
Professor(es): MARCELA DO CARMO VIEIRA

Resumo:
Esta pesquisa busca contribuir para uma análise crítica sobre a produção da habitação de baixa renda em cidades médias, no período entre 1997 e 2009, considerando as questões ambientais, seja dos ambientes naturais, como dos ambientes rurais e construídos. Com base no estudo de caso de Presidente Prudente, município localizado no oeste do Estado de São Paulo, objetiva-se discutir a relação entre as políticas urbanas e habitacionais, políticas ambientais, a implantação de empreendimentos residenciais para a baixa renda, e os efeitos no território municipal. Parte-se do pressuposto que o Plano Diretor e seus instrumentos devem orientar a ação dos agentes em prol de um desenvolvimento urbano equilibrado. Para tanto, a pesquisa estará direcionada à análise dos projetos de habitação social, verificando sua localização na estrutura urbana. A base das análises realizadas está apoiada na liberdade de ação que o Poder Público local se autointitula, além de seu poder discricionário definido pela Constituição Federal, desconsiderando as leis federais, estaduais, e mesmo as municipais.

Protocolo: 864 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2011 - 4/2014 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Aluno(s): MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA
YEDA RUIZ MARIA
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MARCELA DO CARMO VIEIRA

Resumo:
A presente pesquisa busca analisar a drenagem urbana, por meio de suas estruturas físicas, seus aspectos legais e sua associação ao planejamento das cidades. Sua importância se encontra baseada na compreensão de seus benefícios e malefícios diretos à população urbana. A metodologia deste trabalho se dará por consultas bibliográficas, bem como pesquisas e levantamentos de dados. A realização deste projeto justifica-se ao contribuir na discução em relação ao controle e eficiência de sistemas urbanos que preocupam-se em manter equilíbrio e qualidade em todo o processo de drenagem urbana, através do estudo de caso no ponto de lançamento no bairro Emílio Zanata, na cidade de Dracena/SP.

Protocolo: 651 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2011 - 6/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): SARYTA PINTO FERREIRA PINELLI
VICTOR HUGO DA SILVA SA
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MARCELA DO CARMO VIEIRA

Resumo:
Os processos de urbanização e de industrialização no Brasil proporcionaram cidades carentes de infraestrutura, de habitação digna e serviços públicos, demonstrando séria segregação socioespacial. A falta de políticas públicas de habitação e de execução de conjuntos habitacionais adequados geraram cidades com áreas ilegais e expansão descontrolada. Ao mesmo tempo, o descaso com a legislação ambiental na elaboração de habitação social tem gerado problemas aos seus moradores, assim como para o próprio ambiente natural; ou seja, a aprovação e a implantação de conjuntos sem a correta análise ambiental reforça espaços inadequados e/ou fortemente impactantes no ambiente natural e construído, reforçando situações de segregação socioespacial e degradação do ambiente. Esta pesquisa busca levantar empreendimentos de habitação social executados na cidade de Presidente Prudente entre os anos de 2005 e 2010, verificando sua localização na estrutura urbana, analisando as características ambientais originais do sítio e sua aprovação em órgãos competentes de licenciamento ambiental, a fim de relacionar possíveis áreas de implantação inadequada desses conjuntos residenciais. Base documental, de evolução urbana, de caracterização ambiental e de levantamentos de campo embasarão o estudo.

Protocolo: 645 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2011 - 6/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ANA LUCIA DELFIM DE CASTRO LIMA VENDRAMINI
AMANDA CAROLINE TOME YAMAMOTO
DENISE CAROLINA SILVA CANUTO
BIANCA BARROCAL MOURA
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MARCELA DO CARMO VIEIRA

Resumo:
O objetivo da pesquisa é a análise da expansão urbana na cidade Presidente Prudente-SP, relacionando-a com as politicas públicas municipais. A formação histórica da cidade demonstra como a evolução das políticas têm possibilitado o crescimento do perímetro urbano, criando grandes vazios e muitos terrenos ociosos no espaço da cidade. Ao contrátio da simples especulação urbana e defendida por Beltrão Spósito (1983), com a segregação espacial, as transformações nessa cidade apresenta bases mais complexas, com jogos políticos e legislação de apoio ao processo. Assim, o desenho urbano torna-se resultado direto das leis aprovadas e dos controles urbanísticos, demonstrando a força dos agentes municipais, legitimando as pretensas ações no espaço físico do municipio.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2007 - 12/2010 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA

Resumo:
Os processos de urbanização e de industrialização no Brasil proporcionaram cidades carentes de infraestrutura, de habitação digna e serviços públicos, demonstrando séria segregação socioespacial. A falta de políticas públicas de habitação e de execução de conjuntos habitacionais adequados geraram cidades com áreas ilegais e expansão descontrolada. Ao mesmo tempo, a implantação de conjuntos financiados pelo BNH entre as décadas de 1960 e 1980 incentivaram a expansão territorial por meio de implantação dos empreendimentos na franja urbana, ou além dela. Esta pesquisa busca levantar as características de dois empreendimentos executados em Presidente Prudente, financiados pelo BNH, analisando sua inserção na malha urbana. Base documental, de evolução urbana e de levantamentos de campo embasarão o estudo.

Protocolo: 548 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2011 - 12/2011 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA
JESSICA MARA GRASSI UTUMI
LANA MIKA OTA
Professor(es): LORAYNE GARCIA UEOCKA
SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA

Resumo:
Esta proposta de trabalho pretende apontar quais arquitetos representam a primeira e segunda geração de profissionais da cidade de Presidente Prudente numa perspectiva de ampliar o conhecimento sobre a arquitetura produzida na cidade. Fará um mapeamento da produção desses profissionais a partir dos registros municipais. Serão inventariadas e analisadas as obras relevantes desses arquitetos, estabelecendo um paralelo com a sua formação. O recorte escolhido propõe identificar se essa produção sofre influência da disseminação do ideário moderno da arquitetura.

Protocolo: 514 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2011 - 12/2011 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): FELLIPE SAMBINELLI LUIZ
JACQUELINE SANA
Professor(es): CRISTIANA ALEXANDRE PASQUINI

Resumo:
Esta pesquisa procura estudar, identificar e compreender o uso da composição geométrica na arte, a partir de sua origem filosófica grega, passando pela retomada renascentista até as vanguardas modernistas e a arte contemporânea. A partir dessas idéias, proceder a leitura estrutural de obras de referência, produzindo material gráfico que possa referenciar futuras pesquisas, bem como ser utilizada como material didático.

Protocolo: 501 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2011 - 12/2011 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): RAISA DE LACERDA COSTA
MARIANA MAIA DA CRUZ FERNANDES
Professor(es): ROGERIO PENNA QUINTANILHA

Resumo:
Este trabalho pretenderá compreender, a partir de 3 obras na cidade de Presidente Prudente, o discurso moderno racionalista e a relação público e privado. Tem como objetivo Identificar, no processo projetual, de que maneira essas influências são absorvidas em cada um dos casos: Tenis Clube de Presidente Prudente, Prefeitura Municipal de Presidente Prudente e Senac. As discussões escolhidas se referem ao discurso moderno e a introdução deste discurso na arquitetura do interior do estado de São Paulo. Serão levantadas e analisadas as obras em questão estabelecendo um paralelo com a formação e o desenvolvimento da cidade de Presidente Prudente, além de procurar entender as conseqüentes inter-relações.

Protocolo: 515 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2011 - 7/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): SARYTA PINTO FERREIRA PINELLI
Professor(es): CRISTIANA ALEXANDRE PASQUINI

Resumo:
Projeto de pesquisa relacionado ao uso da perspectiva na prática profissional e acadêmica na arquitetura e no urbanismo, visando desenvolver técnicas que facilitem seu uso em diferentes situações. A pesquisa também abordará o ensino dessas técnicas, criando alternativas pedagógicas para facilitar sua aprendizagem, compreensão e uso por parte dos alunos.

Protocolo: 430 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2011 - 12/2011 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): EDUARDO PATUTO KOVALESKI
GABRIELA ASSEF FERNANDES
Professor(es): ROGERIO PENNA QUINTANILHA

Resumo:
Este estudo tem como ponto de partida a problemática do espaço de lazer no processo de urbanização, resultante das intervenções das políticas públicas no município de Narandiba-SP. A pesquisa tem como objetivo investigar como a legislação municipal tratou o lazer e o espaço urbano da cidade, desde a sua fundação até os dias de hoje, quais e como os espaços de lazer foram implantados e como a população se apropriou desses espaços, buscando uma compreensão de sua organização espacial, e encontrar subsídios para a elaboração dos próximos planos de desenvolvimento urbano, visando uma implementação da política pública setorial de lazer.

Protocolo: 279 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2010 - 11/2010 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): YEDA RUIZ MARIA
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA

Resumo:
Esta pesquisa procura investigar as possíveis relações temáticas e compositivas entre a Cidade Contemporânea para 3 milhões de Habitantes, modelo de cidade apresentado por Le Corbusier em 1922, e a pintura purista de "Jeanneret", verdadeiro nome do arquiteto franco-suíço, com o qual assinava suas telas. Serão investigadas as relações entre os discursos e práticas do arquiteto-pintor em ambos os campos de atuação e o intercâmbio de experiências entre os mesmos.

Protocolo: 104 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2009 - 4/2010 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): ROGERIO PENNA QUINTANILHA

Resumo:
TRABALHO DE LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO DA ARQUITETURA NA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE, INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO NAS DÉCADAS DE 1960-80. PRESIDENTE PRUDENTE SOFRE AO LONGO DA SUA HISTÓRIA VÁRIAS TRANSFORMAÇÕES URBANAS QUE MODIFICAM O ESTABELECIMENTO DAS CENTRALIDADES. O MAPEAMENTO DESSES PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO URBANA NOS LEVARÁ A IDENTIFICAR QUE SÃO OS ARQUITETOS INSERIDOS NESSE CONTEXTO E QUAL É A SUA PRODUÇÃO. DESVENDAR E IDENTIFICAR LINGUAGENS, BEM COMO DISCUTI-LAS SERÁ A CONTRIBUIÇÃO DO PRESENTE ESTUDO.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2009 - 12/2009 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FELLIPE SAMBINELLI LUIZ
ALINE DE FREITAS MALACRIDA
THAYS CAROLINA CARRION LORENTE
JACQUELINE SANA
WILLIAM YURI HAYASHIDA GAIO
BEATRIZ GONCALVES DA ROCHA
Professor(es): CRISTIANA ALEXANDRE PASQUINI

Resumo:
O presente projeto de pesquisa visa levantar, organizar e dar visibilidade ao acervo da Pinacoteca Municipal de Presidente Prudente (PiMPP), por intermédio de um grupo de estudos sobre arte brasileira moderna e contemporânea. Formado por professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste, com o objetivo de analisar e realizar leitura de obra de arte, formando monitores para a Secretaria Municipal de Cultura, capacitando os funcionários para trabalhar com educação estética, junto ao público visitante do Centro Cultural Matarazzo, inaugurado neste ano. A (PiMPP) foi fundada por decreto lei da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente no ano de 1981. Possui um acervo de aproximadamente, 200 obras nas técnicas de pintura, desenho, gravura e escultura. Este acervo é formado por obras de arte moderna e contemporânea de artistas brasileiros com grande importância no cenário das artes visuais no Brasil e no exterior.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2009 - 11/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): DANIELA RIBEIRO DE OLIVEIRA
FABRICIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES
MONA LISA TERTO MARTINS
Professor(es): EDDA MARIA PROVANA BERTONCINI
ROGERIO PENNA QUINTANILHA

Resumo:
O crescimento desordenado das cidades de médio porte influi de maneira significativa no cotidiano da população. Presidente Prudente, situada na região oeste de São Paulo, é um importante pólo de atração, em constante expansão e oferecendo serviços a cerca de 40 municípios vizinhos. Como conseqüência, um número cada vez maior de pessoas e veículos deslocam-se para o município tornando a tarefa de circular penosa e morosa, aliada ainda, ao fato da frota de veículos do município ter se expandido na última década. Os maiores problemas de acesso e circulação são encontrados na área central da cidade e nos pólos de tração como centros comerciais (shoppings centers). As soluções apresentadas para o acesso e circulação de pessoas no município são caracterizadas por serem paliativas, temporárias e, muitas vezes, tecnicamente inviáveis, atendendo em sua maioria a interesses particulares. Para que sejam apresentadas e implementadas propostas que contribuam para a melhoria, é necessária, inicialmente, uma investigação minuciosa da situação do sistema viário e de trânsito da cidade. Neste sentido, este projeto propõe a elaboração de um estudo detalhado da situação atual da acessibilidade e circulação na região central da cidade de Presidente Prudente. FERRAZ, FORTES&SIMÕES (1999), definem sistema viário como o conjunto de vias, viadutos, trevos, rotatórias etc. e o sistema de trânsito como o conjunto normas de circulação, estacionamento, etc.. Segundo os autores, o planejamento desses dois sistemas tem como objetivo proporcionar benefícios aos usuários, como segurança, fluidez, comodidade, etc. O diagnóstico destes sistemas no município é essencial para a proposta de ações imediatas e planejamentos futuros das questões relativas ao acesso e circulação de pessoas e veículos é considerado relevante, justificando a concepção deste projeto.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2009 - 12/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LUIS RICARDO CARRIJO CUNHA JUNIOR
WEBERSON VINICIUS MANGANARO FERRO
LARISSA VAZ MUSTAFA ZOGBI
SARYTA PINTO FERREIRA PINELLI
Professor(es): IVAM SALOMAO LIBONI
ELIANA EDERLE DIAS CHAVES
HELIO HIRAO

Resumo:
A pesquisa apresentada neste projeto pretende identificar quais as necessidades, as condicionantes e as possibilidades de projeto arquitetônico de um Centro de Valorização da Criança para a cidade de Adamantina, São Paulo. Como resultado, espera-se a proposição de uma edificação adequada ao desenvolvimento das atividades deste tipo de entidade, promover ações de atenção psicossocial à crianças de 0 a 12 anos incompletos e as suas famílias residentes no município de Adamantina. O Centro de Valorização da Criança é uma instituição não-governamental, de caráter assistencial, sem fins lucrativos, que procura promover a reintegração social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e uma melhor qualidade de vida através do exercício da cidadania. Atuando no desenvolvimento integral que das crianças acolhidas, o Centro de Valorização da Criança procura devolver-lhes os direitos que lhes são inerentes, valorizando a família e a comunidade em projetos sociais no âmbito das políticas públicas, educação, cultura, meio ambiente, esporte, lazer, e trabalho. O Programa de Atendimento oferecido pelo Centro está de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Art. 92, que se refere ao desenvolvimento tanto das habilidades quanto dos valores da criança, evitando uma visão fragmentada dos aspectos cognitivos, afetivos e morais. Art. 92. As entidades que desenvolvam programas de abrigo deverão adotar os seguintes princípios: I - preservação dos vínculos familiares; II - integração em família substituta, quando esgotados os recursos de manutenção na família de origem; III - atendimento personalizado e em pequenos grupos; IV - desenvolvimento de atividades em regime de co-educação; V - não desmembramento de grupos de irmãos; VI - evitar, sempre que possível, a transferência para outras entidades de crianças e adolescentes abrigados; VII - participação na vida da comunidade local; VIII - preparação gradativa para o desligamento; IX - participação de pessoas da comunidade no processo educativo. Parágrafo único. O dirigente de entidade de abrigo e equiparado ao guardião, para todos os efeitos de direito.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2009 - 11/2009 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LIDIANE LAIS DE LIMA
Professor(es): ROGERIO PENNA QUINTANILHA

Resumo:
Atualmente as questões relacionadas ao meio ambiente estão presentes no cotidiano da sociedade através do reconhecimento sobre impactos negativos causados pelo crescimento econômico desvinculado de uma idéia de sustentabilidade, sendo essa preocupação compartilhada pela arquitetura. Novos materiais como a terra crua, madeira e o bambu tem sido estudados afim de aprimorar suas técnicas construtivas e explorar ao máximo a potencialidade de cada uma. Este trabalho pretende enfocar o bambu como material alternativo para habitação, investigando suas especificidades e as possibilidades de sua aplicação na construção civil. No Brasil há um predominio grande na construção em alvenaria, onde a fabricação de tijolos de cerâmica vermelha, produzido tradicionalmente com argila, é uma técnica que já está consolidada. No entanto, apesar da pouca complexidade que envolve o processo convencional de produção desses tijolos, o mesmo está sujeito a vários problemas que se iniciam na fase da exploração das jazidas, e se estendem pelas etapas de preparação da massa, conformação de produtos, secagem e queima. Torna-se evidente os desperdícios, tendo um alto consumo de energia durante a queima, tornando-se o custo deste material pouco acessível a população de baixa renda. Há uma destruição do meio ambiente nas lavras das jazidas e a utilização de vegetação nativa para a produção de lenha, sendo o combustível o mais utilizado na industria cerâmicaassim produzindo graves danos ambientais. O bambu é um material de uso milenar em algumas culturas, mas apenas recentemente difundido no Brasil. Há uma variedade de espécies encontradas ao longo do território brasileiro. Sendo que neste trabalho enfocaremos o bambu (Phyllostachys sp., Guadua sp., B. tuldoides, D. giganteus) na construção, mas tendo também outras espécies tais como: Phyllostachys sp., Den-drocalamus sp., Bambusa sp., para a alimentação; Arundinaria amabilis, Arundinaria sp., para ornamentação; B. vulgaris, Guadua flabelata, B. vulgaris var. vittata., para o álcool, dentre outros.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2009 - 12/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): FABIOLA CRISTINA PORTO
Professor(es): ROGERIO PENNA QUINTANILHA

Resumo:
Esta pesquisa pretende realizar o levantamento e análise das questões ligadas a hospital maternidade na cidade de Assis SP, com o objetivo de realizar seu diagnóstico para proposição de um projeto de uma edificação adequada às suas necessidades. Inclui, também, o estudo e o exame de outras experiências nessa área de estudos como referencial para indicar diretrizes visando a implantação dessa maternidade. A partir desses subsídios será desenvolvido um projeto arquitetônico de um hospital maternidade para a cidade de Assis SP e região considerando as condicionantes do lugar, do conteúdo programático de atividades, do sistema construtivo, e do conforto térmico-acústico e ergonômico.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2009 - 12/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDRESSA BERNARDO GUIMARAES
EDUARDO PATUTO KOVALESKI
Professor(es): HELIO HIRAO

Resumo:
O projeto de pesquisa trata do inventário de projeto arquitetônico da Escola Municipal João Franco Godoy em Presidente Prudente SP visando fornecer dados analíticos para seu possível tombamento pelo Patrimônio Histórico Municipal. Assim, contextualizará a implantação desse edifício no seu meio social, político, econômico e cultural do município. Esse estudo pretende realizar, na seqüência, um projeto de revitalização do seu espaço físico adequando-o às necessidades atuais sem descaracterizar seu conjunto arquitetônico.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2009 - 12/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ELIANA NUNES RIBEIRO BATISTA
ESTEFANIA ELILIAN CORTE
Professor(es): CRISTIANA ALEXANDRE PASQUINI
HELIO HIRAO

Resumo:
PRESIDENTE PRUDENTE, HISTORICAMENTE, APRESENTA GRANDE SEGREGAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL. EM CONTRPARTIDA, HÁ MUITOS CONJUNTOS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL IMPLANTADOS NO MUNICÍPIO, FOCANDO POPULAÇÃO COM POUCO PODER DE COMPRAS. O PROPÓSITO DESTA PESQUISA É ANALISAR ESSES CONJUNTOS, CONSIDERANDO SUAS DIMENSÕES, SEU LOCAL DE IMPLANTAÇÃO E O ÓRGÃO FINANCIADOR. COMO É SUA EVOLUÇÃO HISTÓRICA? QUAIS AS TIPOLOGIAS ARQUITETÔNICAS E CONSTRUTIVAS? HOUVE MUDANÇAS MORFOLÓGICAS URBANAS, VENDA, ABANDONO OU DEGRADAÇÃO DAS ÁREAS? A FALTA DE RESPOSTAS FÁCEIS LEVA Á IMPORTANCIA DESTA PESQUISA

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2009 - 11/2009 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): IRINEU CRESPO JUNIOR
MARCOS RODRIGUES FROIS
Professor(es): HELIO HIRAO
CLEYBER LUCIANO VIEIRA
SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
ROGERIO PENNA QUINTANILHA

Resumo:
Presidente Prudente, historicamente, apresenta grande segregação sócio-espacial. Em contrapartida, há muitos conjuntos habitacionais de interesse social implantados no município, focando população com pouco poder de compras. Parte desses conjuntos tem sido construída através do Programa de Arrendamento Residencial da Caixa Econômica Federal, criado por políticas públicas do Governo Federal, segundo a Medida Provisória 1.823/99, e transformada em Lei Federal (nº.10.188/2001). O propósito desta pesquisa é analisar esses conjuntos, considerando suas dimensões, seu local de implantação e o público a que se destina. Quais as tipologias arquitetônicas e construtivas? Todos são condomínios fechados? Quais os problemas existentes? Qual sua relação com o traçado urbano? Essas e outras perguntas surgem, demonstrando grande importância de estudo; verificando se têm resultado em bons exemplos, se não tem causado barreiras na estrutura urbana, se a segregação urbana tem sido reforçada.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2009 - 11/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Professor(es): LORAYNE GARCIA UEOCKA
SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA

Resumo:
Admirando o natural, como se sentir criador e criatura num mesmo ato. A atividade humana de construir deriva-se em dilemas: da imitação simples à sofisticação duvidosa entre o homem construtor e seu ambiente gerador (REBELLO,2006,p.62) O João de Barro sempre intrigou as pessoas que o observam, no seu habitat construído junto da sua parceira, o seu ninho. Da observação cuidadosa de leigos e ornitólogos surgiram dados que não se pode deixar de levar em conta sobre a eficiência de sua construção tanto no tocante à sua resistência aos intempéries, do conforto ambiental que vem da espessura da parede, material usado, da sua técnica construtiva como do ponto de vista reprodutivo conseguindo grande sucesso de na sua nidificação. É também um animal que vem se adaptando ao desmatamento crescente tornando a cidade um lugar para a sua moradia alem das árvores dos campos e estradas.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2007 - 11/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIA CRISTINA BALAN CESTARI
Professor(es): HELIO HIRAO

Resumo:
O projeto de pesquisa está incluído em programa de pesquisa de sustentabilidade na construção civilCasa Verde -, e tem como foco de estudo a busca de novos materiais para utilização na estrutura de novas edificações. A tentativa de preservação do ambiente natural induz à busca de substitutos ao concreto e ao ferro. A extração de calcário para produção do cimento (matéria-prima do concreto) é altamente degradante ao meio ambiente natural local. A pesquisa de novos materiais mais ecologicamente sustentáveis é de grande importância, mostrando-se relevante também em relação aos custos de aquisição e utilização pela população de menor poder aquisivito. O reuso de materiais desperdiçados em outras obras, entulho, é indispensável para a manutenção adequada de nosso meio ambiente; e para isso, as análises compositiva e de resistência são importantes. Assim, esta pesquisa se direciona ao estudo das possibilidades locais para suprir as necessidades, com enfoque estrutural e de preservação do meio ambiente.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2007 - 3/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): WILLIAM DANTAS VICHETE
RODOLFO MORENO CIRILO DOS SANTOS
LINCOLN ROCHA
MURILO GONCALVES CAVALHEIRO
ANDRE DE OLIVEIRA SILVA
VITOR FERREIRA DA CUNHA MARCONDES
Professor(es): IVAM SALOMAO LIBONI
VAGNER CAMARINI ALVES
AMARO DOS SANTOS
MARIAM TRIERVEILER PEREIRA AGU
CASSIO FABIAN SARQUIS DE CAMPOS
AUGUSTO MARCIO LITHOLDO

Resumo:
O projeto de pesquisa está incluído em programa de pesquisa de sustentabilidade na construção civilCasa Verde. Ele tem como foco a análise de materiais de construção de reuso ou ecologicamente sustentáveis, com adequada resistência, dando suporte a projetos arquitetônicos com visão ambiental. Os materiais a serem pesquisados limitam-se aos encontrados em nossa regiãoAlta Sorocabana. Essa restrição físico-territorial se refere à adequação à realidade, em termos de materiais disponíveis e de análise econômica. A pesquisa inclui docentes e discentes dos cursos superiores de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, e Engenharia Ambiental.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2007 - 4/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): WILLIAM DANTAS VICHETE
BRUNA SILVEIRA LIBONI
JACQUELINE ROBERTA TAMASHIRO
RODRIGO MAZZARO GOMES
FABRICIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES
RODOLFO MORENO CIRILO DOS SANTOS
LINCOLN ROCHA
Professor(es): IVAM SALOMAO LIBONI
AMARO DOS SANTOS
MARIA EUNICE CARVALHO TOSELLO
AUGUSTO MARCIO LITHOLDO
ALEXANDRE RODRIGUES SIMÕES
SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA

Resumo:
O projeto de pesquisa está incluído em programa de pesquisa de sustentabilidade na construção civil - Casa Verde -, tem como foco a análise arquitetônica do projeto com características ambientais, de conforto e com materiais adequados localmente. A análise do ambiente a ser implantada uma nova edificação, com suas características climáticas, interfere em seu projeto. Os materiais a serem empregados também influenciam na configuração arquitetônica. O projeto e execução de mobiliário com emprego de materiais de reciclagem também deve ser incluído no estudo. A pesquisa vem dar subsídios teóricos e práticos para arquitetos, urbanistas e engenheiros, no processo de projetação como na análise pós-ocupacional da edificação.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2007 - 5/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNA SILVEIRA LIBONI
JACQUELINE ROBERTA TAMASHIRO
RODRIGO MAZZARO GOMES
FABRICIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES
RODOLFO MORENO CIRILO DOS SANTOS
LINCOLN ROCHA
DANIELE OUCHI TAVARES
Professor(es): IVAM SALOMAO LIBONI
VAGNER CAMARINI ALVES
AMARO DOS SANTOS
JOSE EDUARDO CRESTE
LEILA MARIA COUTO ESTURARO
MARIA EUNICE CARVALHO TOSELLO
SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MARCELO JOSE DA MOTA

Resumo:
Levantamento e análise de uma obra arquitetônica de significativa importância no interior do estado de São Paulo: a edificação do BANESPA de Presidente Prudente Devido a pouca documentação destes projetos arquitetônicos, este estudo coletará os dados necessários para possibilitar sua análise.O inventário descritivo desta edificação contribuirá para aprofundar os estudos da escola paulista de arquitetura, cujo ideário influenciou e influência a nossa produção regional. Será realizada uma pesquisa documental de todo o processo do projeto, desde a seleção do Arquiteto ao relacionamento Arquiteto/ Cliente. Estes levantamentos com o inventário descritivo do projeto arquitetônico servirão de subsídios para analisar esta obra e seu contexto urbano, social, econômico e cultural.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2007 - 12/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNA SILVEIRA LIBONI
MARIA CRISTINA BALAN CESTARI
Professor(es): CRISTIANA ALEXANDRE PASQUINI
HELIO HIRAO

Resumo:
Esta proposta pretende relacionar os conhecimentos de urbanismo e sua aplicação prática num bairro periférico e carente da cidade de Presidente Prudente SP. Contempla tanto a pesquisa teórica como sua possibilidade de intervenção numa realidade concreta da cidade. Pretende levantar as carências e necessidades de uma realidade urbana local e suas possibilidades e os mecanismos de melhoria de qualidade de vida.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2007 - 6/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ISA MARA BRUMATI JOSE PULLIG
RODRIGO MAZZARO GOMES
IVANETE DE FELIPE VIEIRA
SAMUEL GARDIM BITTENCOURT VIEIRA
ALEXSANDRO RAFAEL
Professor(es): MAURY VIEIRA DE JESUS
HELIO HIRAO
SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA

Resumo:
O trabalho que será desenvolvido sugere um método de otimização de propostas técnicas da construção civil, visando a melhora da mão de obra existente no mercado, proporcionando assim mais eficiência e qualidade na execução de obras. Dessa forma, alvejamos encontrar um maior entendimento no modo de se construir com qualidade, principalmente no que tange ao uso dos materiais que se encontram no mercado, sejam eles usados há algum tempo nas construções ou sejam eles materiais novos e modernos, bem como, a redução de desperdício na obra, conseqüentemente redução de custo. Para tanto basearemos em um estudo minucioso de técnicas de construção e de materiais de construção. Afim de com isso conseguirmos elaborar novas propostas de usos as quais visa buscar o aumento da eficácia da produção na obra. Estes estudos serão realizados desde a leitura da embalagem dos materiais escolhidos, até a fundamentação em grandes obras de grandes autores do assunto. Após a revisão bibliográfica haverá a elaboração das propostas finais a fim de serem dispostas de forma simplificada e didática para que haja o entendimento de todos dentro da obra, desde de arquitetos e engenheiros até os auxiliares de pedreiro que ali trabalham.Para que de forma racional faça com que a construção evolua com mais rapidez e menos desperdicios .

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2007 - 12/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GISLAINE BIANCHI
CAROLINA VALENTIM COUTINHO
Professor(es): IVAM SALOMAO LIBONI

Resumo:
Levantamento e análise da produção arquitetônica do arquiteto Fernando Karasawa nas décadas de 70 e 80 em Presidente Prudente Devido a pouca documentação destes projetos arquitetônicos, este estudo coletará os dados necessários para possibilitar sua análise. O inventário descritivo desta produção contribuirá para aprofundar os estudos da escola moderna de arquitetura, cujo ideário influenciou e influência a nossa produção regional.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2006 - 12/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DEBORA CRISTINA VASCONCELOS DA SILVA
CAMILA MITIKO YAMADA NAKASHIMA
ALESSANDRA MENESES PERALTA VICALVI
ELIANA NUNES RIBEIRO BATISTA
Professor(es): CRISTIANA ALEXANDRE PASQUINI
HELIO HIRAO

Resumo:
Levantamento e análise de uma obra arquitetônica no interior do estado de São Paulo de Ruy Ohtake, considerado um dos principais arquitetos brasileiro. Devido a pouca documentação destes projetos arquitetônicos, este estudo coletará os dados necessários para possibilitar sua análise. O inventário descritivo desta residência em Penápolis SP contribuirá para aprofundar os estudos da escola paulista de arquitetura, cujo ideário influenciou e influência a nossa produção regional.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2006 - 12/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CAMILA CAMILLO BEZERRA
MARIA CRISTINA KLIENCHEN DALARI ZANELATO
Professor(es): CRISTIANA ALEXANDRE PASQUINI
HELIO HIRAO

Resumo:
Levantamento e análise de uma obra arquitetônica de significativa importância no interior do estado de São Paulo: a edificação do Tênis Clube de Presidente Prudente SP Devido a pouca documentação destes projetos arquitetônicos, este estudo coletará os dados necessários para possibilitar sua análise. O inventário descritivo desta edificação contribuirá para aprofundar os estudos da escola paulista de arquitetura, cujo ideário influenciou e influência a nossa produção regional.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2006 - 12/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): PAULO ROBERTO ORTIZ
FABIOLA CRISTINA PORTO
MARCILEI CORREA NANTES DUARTE
Professor(es): CRISTIANA ALEXANDRE PASQUINI
HELIO HIRAO

Resumo:
Levantamento e análise de uma obra arquitetônica de significativa importância no interior do estado de São Paulo. A edificação do Senac de Presidente Prudente Devido a pouca documentação destes projetos arquitetônicos, este estudo coletará os dados necessários para possibilitar sua análise. O inventário descritivo desta edificação contribuirá para aprofundar os estudos da escola paulista de arquitetura, cujo ideário influenciou e influência a nossa produção regional.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2006 - 12/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RENATA JORDAO ROCHA
ELIANA NUNES RIBEIRO BATISTA
Professor(es): CRISTIANA ALEXANDRE PASQUINI
HELIO HIRAO

Resumo:
Levantamento e análise de uma obra arquitetônica de significativa importância no interior do estado de São Paulo: a edificação da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente Devido a pouca documentação destes projetos arquitetônicos, este estudo coletará os dados necessários para possibilitar sua análise. O inventário descritivo desta edificação contribuirá para aprofundar os estudos da escola paulista de arquitetura, cujo ideário influenciou e influência a nossa produção regional.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2006 - 12/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JOICE DAIANE BORTOLINI
ALESSANDRA MENESES PERALTA VICALVI
Professor(es): CRISTIANA ALEXANDRE PASQUINI
HELIO HIRAO
Alguma mensagem