CAMPUS:
Telefone 0800 771 5533
Você está em: Graduação | Educação Física - Bacharelado | Pesquisa Científica

Educação Física

Bacharelado | 8 semestres letivos | Matutino ou Noturno

Pesquisa Científica


Buscar projeto por

Resumo:
Desde 2011 a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo vem desenvolvendo um Programa de prevenção ao bullying nas mais de cinco mil escolas da rede estadual. Nesse sentido, nesta pesquisa objetiva-se analisar o Programa "Chega de bullying: não fique calado" e as possíveis articulações com as manifestações esportivas. O estudo estará ancorado no na perspectiva do método do materialismo histórico dialético e será adotado o procedimento metodológico da análise documental. Analisar-se-ão todas as apostilas produzidas e vinculadas ao Projeto, bem como os demais materiais produzidos pela Secretaria Estadual de Educação. O material será fichado e organizado em unidades analíticas, as quais serão problematizadas à luz do referencial supracitado.

Protocolo: 5424 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2019 - 8/2020 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ROSILEIDE COSTA RAMOS
Professor(es): MARCOS VINICIUS FRANCISCO

Resumo:
Introdução: A cardiopatia congênita é uma má formação no sistema cardiovascular, podendo ser definida como anormalidades anatômicas dos vasos intratorácicos ou do coração, podendo ser diagnosticada na gestação. Devido aos sinais e sintomas da cardiopatia congênita e os cuidados pós-operatórios, acredita-se que essas crianças possam apresentar atraso cognitivo e motor quando comparado a crianças sem patologia, além disso, essas evidências publicadas na literatura apresentam-se escassas e inconclusivas. Objetivo: Identificar se há presença alterações na modulação autonômica e/ou atrasos no desenvolvimento motor avaliando o desenvolvimento motor e os índices da variabilidade da frequência cardíaca de três crianças, sendo que duas apresentam cardiopatia congênita, uma em tratamento clínico e outra pós-cirúrgico e a terceira criança não cardiopata, de mesma faixa etária. Método: Estudo transversal e observacional com intuito de avaliar a escala do desenvolvimento motor e os índices da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) de três crianças, 3 a 5 anos, sendo 2 deles portadores da cardiopatia congênita, um após tratamento cirúrgico e outro sob somente tratamento clínico, e por fim mais uma criança sem comprometimento cardíaco. Será realizado no ginásio do centro poliesportivo da Universidade do Oeste Paulista por crianças selecionadas pelos seus médicos pediatras e cardiologistas responsáveis, que possam realizar a atividade proposta sem limitações. Serão utilizado a avaliação a escala do desenvolvimento motor de acordo com o protocolo de Rosa Neto (2002) e a coleta dos intervalos R-R, o qual será coletado pelo cardiofrequêncimetro Polar V800 com a criança na posição supina durante 20 minutos, com respiração espontânea e ambiente climatizado. Em seguida por meio do software Kubius 3.2 ser obtidos os valores dos índices que expressam o comportamento da variabilidade global (SDNN, LF ms2 e LF un) e da atividade parassimpática (RMSSD, HF ms2 e HF un). Os dados serão registrados em planilha de excel, a análise estatística, bem como a escolha dos testes de comparação entre as variáveis, serão executados respeitando os pressupostos determinados pelos resultados, características e comportamentos das variáveis do estudo, para p<0,05.

Protocolo: 5324 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2019 - 12/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): AMANDA DOS SANTOS RODRIGUES
Professor(es): ANA CLARA CAMPAGNOLO GONÇALVES TOLEDO

Resumo:
As doenças crônicas não transmissíveis têm elava prevalência na população mundial, atingindo todas as classes sociais e representando cerca de 71 das mortes. A identificação das doenças e prevalências específicas de acordo com as regiões em um município pode representar uma informação importante para que a Secretaria de Saúde e outras autoridades direcionem melhor as estratégias, recursos humanos e financeiros. Por isso, o objetivo deste projeto é Investigar a prevalência de pacientes com doenças crônicas não transmissíveis registrados em um posto da Estratégia Saúde da Família (ESF) em Presidente Prudente. Essa pesquisa é retrospectiva e prospectiva, descritiva, com abordagem quantitativa baseada em coleta de informações em prontuários e por meio de questionário. Participarão da pesquisa indivíduos de ambos os gêneros, maiores de 18 anos, cadastrados e inscritos na ESF do bairro Vila Marcondes da cidade de Presidente Prudente-SP. O estudo retrospectivo se dará com a coleta, por meio de uma ficha, de informações sobre doenças crônicas nos prontuários de 500 pacientes cadastrados no ESF. O estudo prospectivo se dará com a aplicação de dois questionários em 100 pacientes, sendo um sobre hábitos alimentares e outro sobre prática habitual de atividades físicas. Os dados serão organizados e analisados por meio estatística descritiva para cálculo das frequências absoluta e relativa das doenças, hábitos alimentares e de prática de atividades físicas. Será utilizado o teste do Qui-quadrado para avaliar as diferenças entre as frequências calculadas.

Protocolo: 5365 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2019 - 12/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MATHEUS CERAZI PRAZERES VALENTIM
CAROLINE PERES SOUZA
Professor(es): JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR
ALINE DUARTE FERREIRA

Resumo:
Introdução: A prática de atividade física é indicada para pacientes cardiopatas ou com fatores de risco para doenças cardiovasculares, pois ela é capaz de melhorar as funções do sistema vascular, respiratório e a musculatura destes indivíduos. De acordo com estudos anteriores essas modificações implicam em alterações na modulação autonômica cardíaca que podem ser verificada por meio da Variabilidade da frequência cardíaca. Assim entender o comportamento dos índices da Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC) após um mês de atividade física aeróbica supervisionada e não supervisionada mostra-se importante para efetividade da prescrição desta modalidade de exercício. Objetivo: Investigar o comportamento dos índices da VFC e as variáveis cardiovasculares de portadores de cardiopatia ou fatores de risco cardiovasculares após a atividade física aeróbica supervisionada e não supervisionada de funcionários de uma Instituição de Ensino Superior. Métodos: A pesquisa terá como participantes funcionários de uma Instituição Universitária da Cidade de Presidente Prudente, ambos os sexos, com idade entre 18 e 50 anos, e que seja portador de cardiopatia ou pelo menos um fator de risco cardiovascular. A pesquisa constituirá em duas fases, inicialmente para a caracterização de fatores de risco os voluntários serão avaliados quanto suas caraterísticas antropométricas e a utilização de alguns questionários como, Baecke para análise do nível de atividade física, o SF-36 para qualidade de vida, os testes de Fangström (tabagistas) e escala de estresse percebido. Com base nessas informações, será classificado o risco cardiovascular, o qual definirá a intensidade do exercício aeróbico que será prescrito de maneira individual e personalizada, utilizando a fórmula de Karvonen. Para completar a avaliação dessa primeira fase, será registrado também os intervalos R-R em milissegundos, por meio do cardiofrencímetro V800 da marca Polar e para isso, os voluntários permanecerão 20 minutos em supina e repouso. Após um mês de supervisão de exercício aeróbico (caminhada) todos os testes e avalições serão repetidos, e em sequência iniciará a fase 2 da intervenção, a qual consiste na continuidade da rotina de caminhada de acordo com as orientações recebidas durante a supervisão e também farão o registro dessas atividades ao longo de mais 30 dias em uma ficha que será entregue aos pesquisadores. Ao final desta segunda etapa novamente os voluntários serão reavaliados pelos mesmos instrumentos supracitados (avaliação antropométrica, questionários e registro dos intervalos R-R) pela terceira vez respeitando os mesmos critérios e condições da primeira e segunda coleta. Os dados serão registrados em planilha de excel, a análise estatística, bem como a escolha dos testes de comparação entre as variáveis, serão executados respeitando os pressupostos determinados pelos resultados, características e comportamentos das variáveis do estudo, para p<0,05.

Protocolo: 5295 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2019 - 1/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): THAIS SILVA ROCHA
AMANDA MARQUES CORREIA
Professor(es): ALESSANDRO PIERUCCI
VINICIUS FLAVIO MILANEZ
ANA CLARA CAMPAGNOLO GONÇALVES TOLEDO

Resumo:
Este artigo está vinculado a uma pesquisa de conclusão de curso em Bacharelado em Educação Física da Universidade do Oeste Paulista. Assumimos como objetivo geral analisar o relato de adultos com deficiência auditiva em relação às suas experiências durante a prática de atividade física orientada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-descritiva. Participarão do estudo aproximadamente 15 surdos adultos, com idades entre 18 e 25 anos, de ambos os gêneros, que estão devidamente matriculados ou que são sócios de uma associação de uma cidade de médio porte, do interior do Estado de São Paulo. Para coleta de dados será aplicado um questionário elaborado pelo pesquisador, contendo perguntas em relação às experiências dos participantes durante á pratica de atividade física orientada. O questionário será encaminhado para avaliação de dois juízes com experiência na área de elaboração de questionário e Educação Física Adaptada. A aplicação ocorrerá mediante o consentimento dos participantes. Posteriormente, as respostas serão submetidas à análise de conteúdo do tipo temática.

Protocolo: 5320 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2019 - 11/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): WELLINGTON SANTOS DAS NEVES
Professor(es): CAMILA RODRIGUES COSTA

Resumo:
Este projeto de pesquisa de campo esta vinculado ao curso de Educação física da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e assumiu como objetivo geral avaliar a aderência ao exercício aeróbico em portadores de fatores de risco cardiovasculares após um mês com treinamento supervisionado. Esta pesquisa se caracteriza como um ensaio clínico não randomizado, quantitativo e qualitativo. A pesquisa terá como participantes funcionários de uma Instituição Universitária da Cidade de Presidente Prudente, ambos os sexos, com idade entre 18 e 50 anos, e que seja portador de pelo menos um fator cardiovascular. Para a caracterização de fatores de risco cardiovasculares desses voluntários serão mensurados dados antropométricos e a utilização de questionários como Baecke para análise do nível de atividade física, o SF-36 para qualidade de vida, os testes de Fangström (tabagistas) e escala de estresse percebido. Definido o risco e a intensidade dos exercícios aeróbicos a prescrição do mesmo será realizada de maneira individual e personalizada, utilizando a fórmula de Karvonen. Após um mês de supervisão de exercícios aeróbicos, os pacientes serão orientados a manter a rotina de exercícios e farão o registro dessa continuidade em uma ficha que será entregue pelos pesquisadores e assim, após mais 1 mês essas fichas serão recolhidas e será verificada a aderência dos mesmos na continuidade dos exercícios. Os dados serão registrados em planilha de excel, a análise estatística, bem como a escolha dos testes de comparação entre as variáveis, serão executados respeitando os pressupostos determinados pelos resultados, características e comportamentos das variáveis do estudo, para p<0,05.

Protocolo: 5269 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2019 - 2/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ROMULO CESAR DE ALMEIDA
JULIO CESAR DE SOUZA RAMOS
Professor(es): ALESSANDRO PIERUCCI
VINICIUS FLAVIO MILANEZ
ANA CLARA CAMPAGNOLO GONÇALVES TOLEDO

Resumo:
Introdução: O exercício físico pode ser considerado como uma forma não farmacológica no combate e prevenção de doenças crônicas. Dentre diversos benefícios, está a redução de peso corporal, diminuição da pressão arterial, aumento das capacidades físicas e independência. Objetivos: O objetivo do presente projeto será verificar os efeitos de um programa de exercícios físicos em adultos. Materiais e Métodos: Este projeto de pesquisa se caracteriza como retrospectivo e prospectivo, uma vez que irá utilizar dados do projeto de extensão intitulado "Atividade Física e Saúde", cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Oeste PaulistaUNOESTE (11448). Dessa forma, uma parte dos dados foi coletada no ano de 2018 e terá prosseguimento em 2019. Participam do estudo 09 adultos, de ambos os sexos, com idade entre 24 e 55 anos, frequentadores do projeto de extensão citado anteriormente, conduzido por meio de um programa de atividades físicas que englobam atividades físicas variadas, compostas por musculação, hidroginásticas, dança e atividades aeróbias. Os participantes realizam 2 sessões de atividades físicas por semana, com duração de uma hora. Inicialmente os participantes foram avaliados antes e após 12 semanas de atividades. Os avaliados responderam uma anamnese sobre qualidade de vida e foram submetidos à uma avaliação antropométrica e testes físicos. Após a obtenção dos resultados, será realizada análise de frequência de respostas e comparação das variáveis antropométricas e de desempenho físico nos momentos inicial e final. Todos os cálculos serão realizados com o Software SPSS 22.0.

Protocolo: 5327 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2019 - 2/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCO AUGUSTO SADA FILHO
MAICON RONALD RIBEIRO
VINICIUS FREITAS ROCHA
Professor(es): MARCELO FLOREZ GUIMARAES
EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO
ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
Introdução: A prática do jejum é algo comum na história da humanidade e pode estar atrelado a princípios religiosos ou hábitos alimentares. Na busca pelo emagrecimento, alguns indivíduos recorrem aos métodos radicais como restrição calórica e programas de treinamento físico. No entanto, não se sabe ao certo os efeitos do dessas duas práticas na composição corporal e desempenho físico, especialmente em termos de mineralização e ganho de massa muscular nos tecidos ósseo e muscular. Objetivo: Dessa forma, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar aspectos antropométricos e histológicos de ratos da raça Wistar sob a influência do treinamento concorrente (TC) e do jejum intermitente (JI). Método: Serão utilizados 40 ratos machos adultos (90 dias), da raça Wistar, obtidos do Biotério Central da Universidade do Oeste PaulistaUNOESTE, campus II e mantidos no biotério experimental da instituição. Os animais serão distribuídos em quatro grupos de animais, sendo esses: controle (C) [n=10], controle jejum (CJ) [n=10], treinamento (T) [n=10] e treinamento jejum (TJ) [n=10]. O JI será realizado com protocolo 12/12 durante todos os dias da semana. O protocolo de TC será composto por sessões de treinamento resistido (TR) e treinamento aeróbio (TA), 3x/semana, em dias não consecutivos, durante quatro semanas. Após o final do experimento, os animais serão submetidos à eutanásia e procedimento cirúrgico. Serão mensurados os valores de massa corporal e comprimento do animal e em seguida, calculado o índice de massa corporal IMC e índice de Lee (Lee). O consumo alimentar de cada grupo de animais será mensurado durante todo o período experimental. Serão coletadas amostras da tíbia e fêmur, além dos músculos, Sóleo, Plantar e Gastrocnêmio. As tíbias e fêmures serão analisados por absorciometria radiológica de dupla emissão de raios X (DXA) para obtenção da densidade mineral óssea (DMO), espectroscopia Raman (Raman) para verificar a mineralização do osso cortical e microtomografia computadorizada (MCT) para avaliação do osso trabecular. Além disso, será realizado o ensaio mecânico para verificar a força máxima (F-max) e deformação óssea. O tecido muscular será corado com hematoxilina-eosina (HE) e reação de nicotinamida adenina dinucleotídeo tetrazólio redutase (NADH-TR) para a análise das fibras musculares. A quantificação proteica e expressão gênica serão estabelecidas pelas técnicas de "Western Blotting" e "PCR em Tempo Real". Após a obtenção dos dados serão realizados os seguintes testes: Shapiro-Wilk para normalidade; Kruskal Wallis ou Anova para verificar a diferença nos momentos pré e pós-treinamento; Pós-teste de Dunn ou Tukey para verificar a diferença entre grupos. Todos os procedimentos assumirão significância de 5 (p<0,05) e serão realizado por meio do Software SPSS 22.0 ®.

Protocolo: 5352 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2019 - 4/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCO AUGUSTO SADA FILHO
ERRISSON MUNIZ MENDES
HENRIQUE IZAIAS MARCELO
Professor(es): ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
Introdução: O coração é uma bomba muscular robusta, um pouco maior que o punho humano. A prática de exercícios físicos tem demonstrado ser um meio protetor contra aparição de doenças, dentre elas, as cardiovasculares. Já o jejum tem sido utilizado como método para elevar a oxidação de lipídeos durante o exercício e promover alterações da composição corporal. Justificativa: interpretar as posturas fisiológicas e cardio-morfológicas de animais praticantes do treinamento concorrente agregado ao jejum intermitente. Objetivo: Avaliar os indicadores cardio-morfológicos e fisiológicos de ratos da raça Wistar sob a prática do treinamento concorrente e jejum intermitente. Metodologia: Serão utilizados 40 ratos Wistar machos adultos. Estes serão distribuídos em quatro grupos (n=40): controle (C) [n=10], controle jejum (CJ) [n=10], treinamento (T) [n=10] e treinamento jejum (TJ) [n=10]. Será realizado o teste de carga crítica para avaliação e determinação da intensidade de esforço do treinamento aeróbio (natação). O treinamento concorrente será composto por um protocolo de treinamento aeróbio e treinamento resistido. O período de treinamento será composto por 4 semanas. Após a obtenção dos dados, será realizado o teste de normalidade de Shapiro-Wilk. Caso haja distribuição gaussiana, será utilizada a análise de variâncias (ANOVA One-Way), seguido pelo pós-teste de Tukey, para comparação entre os grupos. Caso não haja distribuição normal, será utilizado o teste de Kruskal-Wallis, seguido pelo pós-teste de Dunn. Este procedimento será realizado para todas variáveis que forem obtidas em um único momento (final do experimento). No caso da variável "massa corporal", será utilizada a análise de variâncias ANOVA com medidas repetidas e pós teste de Bonferroni caso demonstre normalidade, caso contrário, será utilizado o teste de Friedman e pós teste de Wilcoxon. Todos os procedimentos adotarão o valor de significância de 5 (p<0,05). Os cálculos serão realizados com o programa com pacote estatístico (SPSS 22.0 for Windows®).

Protocolo: 5372 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2019 - 7/2020 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): HENRIQUE IZAIAS MARCELO
Professor(es): ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
Futebol e futsal são modalidades esportivas que podem ser praticadas com diferentes objetivos por pessoas de ambos os sexos e variadas idades. Podem ser utilizados para melhora do condicionamento aeróbio, que está diretamente relacionado com a saúde. Na universidade, o futsal é um esporte popular com finalidades recreativa e competitiva. Este estudo tem como objetivo avaliar o condicionamento aeróbio de universitários praticantes de futsal. O estudo se caracteriza com longitudinal, descritivo, quantitativo com intervenção. Participarão 12 voluntários do sexo masculino, com idades entre 18 a 30 anos, que frequentam um projeto de extensão da modalidade futsal na Unoeste. Além das atividades rotineiras do futsal praticadas semanalmente, os voluntários realizarão na mesma sessão um período de treinamento aeróbio durante 8 semanas, totalizando 8 sessões. Antes e após esse período de treinamento, os participantes serão avaliados em sua frequência cardíaca, pressão arterial, circunferências, dobras cutâneas e capacidade aeróbia usando o método indireto com o Yo-Yo Teste de 20 m (Leger). Os dados pré e pós-treinamento serão comparados usando o Teste t de Student.

Protocolo: 5235 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2019 - 6/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DOUGLAS JOAQUIM DE OLIVEIRA
Professor(es): JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR

Resumo:
O Sistema Único de Saúde (SUS) trata anualmente diversos pacientes que apresentam distúrbios na região lombar, e na grande maioria das vezes sua causa é inespecífica, o que dificulta ainda mais os meios de tratamento ideal. Desta forma, a prática do treinamento vem sendo utilizado constantemente como ferramenta não farmacológica para tratamento dessa patologia. Portanto, o objetivo do estudo será analisar os efeitos do treinamento resistido nos aspectos morfofisiológicos e qualidade de vida de pacientes do SUS que apresentam dor lombar crônica inespecífica. Serão voluntários deste estudo 60 pacientes de Unidades Básicas de Saúde (UBS) de uma cidade de médio porte do estado de São Paulo. Trata-se de um ensaio clínico randomizado onde os voluntários serão divididos aleatoriamente em três grupos distintos: Grupo controle (GC): serão avaliados mas aguardarão dois meses sem tratamento por conta da capacidade máxima de atendimentos da clínica e da academia da universidade onde será realizada a pesquisa; Grupo Fisioterapia (GF): serão avaliados e entregues a clínica de fisioterapia para realizarem as sessões convencionais duas vezes por semana por dois meses, sem interferência dos pesquisadores e Grupo treinamento resistido (GTR): serão avaliados e submetidos a dois meses de treinamento resistido duas vezes por semana. Espera-se que ao término do estudo que os pacientes que realizaram treinamento resistido tenham uma melhora semelhante aos pacientes que foram tratados com fisioterapia convencional.

Protocolo: 5241 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2019 - 12/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RAFAEL PEREIRA DA SILVA
Professor(es): EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO

Resumo:
A capacidade de um ser humano de realizar exercícios de média e longa duração, vem do metabolismo aeróbico. Um dos métodos mais utilizados para avaliar a capacidade, é o VO2maximo. O objetivo do estudo é analisar o efeito de 4 meses da prática de zumba e de natação sobre VO2max estimado por meio de um teste de campo e comparar entre os dois grupos de universitários. Os participantes serão adultos, entre 18 a 35 anos de ambos os gêneros. Estima-se uma amostra de 40 participantes, sendo 20 praticantes de natação e 20 praticantes de zumba. O presente estudo será realizado em uma Universidade, localizada no interior do Estado de São Paulo. Os critérios de inclusão são idades entre 18 e 35 anos, normotensos, sem comprometimentos osteomusculares que prejudique a prática de exercício físico, sedentários e participe regularmente dos projetos. Serão excluídos os sujeitos fumantes, que apresentem alguma patologia cardiometabólica, deficiência locomotora ou deficiência intelectual, com comprometimentos osteomusculares e praticantes de exercício físico regular fora dos projetos. Os valores do VO2max serão mensurados no primeiro e no último dia de aula, utilizando o teste de vai-e-vem de 20 metros. Será utilizado para a análise de dados o teste t de Student

Protocolo: 5255 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2019 - 12/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JULIO MANOEL SILVA DE OLIVEIRA
JULIE ANNE SILVEIRA MELLO
Professor(es): VINICIUS FLAVIO MILANEZ

Resumo:
O tendão transmite a força da contração muscular ao osso e apresenta matriz extracelular rica em colágeno, principalmente do tipo I, proteoglicanos e outras glicoproteínas. O tendão pode sofrer a influência da idade, do treinamento físico, de fatores nutricionais e de medicamentos, tais como os glicocorticoides. Deste modo, o objetivo deste estudo será analisar os possíveis efeitos do exercício de salto em ambiente aquático na manutenção das propriedades mecânicas do tendão calcâneo de ratas Wistar submetidas ao uso de dexametasona (DEXA), buscando a prevenção ou a atenuação do comprometimento do tendão decorrente do uso deste medicamento. Para tanto, 30 ratas com 50 dias de vida serão utilizadas. A administração de DEXA será feita durante 5 semanas (uma vez por semana) e simultaneamente os animais serão submetidos ao treinamento físico (saltos na água) no referido período, sendo divididos em 3 grupos (10 por grupo): grupo controle (sem DEXA e sem exercício), grupo dexametasona controle (com DEXA e sem exercício) e grupo dexametasona exercício (com DEXA e com exercício). Para o treinamento de salto, será utilizado um colete com carga fixado no tórax de cada animal com um peso equivalente a uma porcentagem da sua massa corporal. A primeira semana será de adaptação na água com influência do peso no colete durante os 7 dias. Nos dias 1 até 4, o peso será de 20 até 50 por cento da massa corporal; nos dias 5, 6 e 7, de 60 por cento. A partir da segunda semana, o treinamento será realizado 3 vezes por semana com peso equivalente a 60 por cento de sua massa corporal. Em todos os treinamentos diários, os saltos serão realizados em 2 sessões de 10 repetições cada. Após o sacrifício dos animais, será avaliada a morfologia dos tendões e também a resistência mecânica por meio de ensaio mecânico de tração, sendo mensurados os parâmetros das propriedades estruturais e materiais. Os dados serão analisados por meio da Análise de Variância de 1 via (One Way ANOVA), seguido pelo teste a posteriori de Tukey. Caso a distribuição dos dados não tenha distribuição normal, será utilizado o teste de Kruskal-Wallis.

Protocolo: 5223 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2019 - 2/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): HENRIQUE DE ALMEIDA CABRAL
DOUGLAS ALVES NOGI
Professor(es): WILSON ROMERO NAKAGAKI

Resumo:
Este projeto de pesquisa está vinculado ao curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade do Oeste Paulista. Assumimos como objetivo geral traçar o perfil motor de crianças de nove a 11 anos de idade, a partir da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) e descrever possíveis implicações de um programa de Zumba Kids para o desenvolvimento motor dessa população. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, do tipo pesquisa-ação. Participarão do estudo aproximadamente 10 crianças, com a idade entre nove e 11 anos, de ambos os gêneros, regularmente matriculadas em um projeto social desenvolvido em um centro comunitário, localizado no interior do Estado de São Paulo. Os critérios de inclusão para seleção dos participantes serão: 1) participação voluntária; 2) estar matriculado no projeto social e possuir uma frequência de 90 nas aulas; e, 3) possuir entre nove e 11 anos de idade. Para a coleta de dados serão aplicados os testes da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) que tem como objetivo analisar as áreas: 1) motricidade fina; 2) motricidade global; 3) equilíbrio; 4) esquema corporal (imitação de posturas e rapidez); 5) organização espacial; 6) organização temporal (linguagem e estruturas temporais) e 6) lateralidade (mãos, olhos e pés). Posteriormente, serão realizadas intervenções por meio da Zumba Kids, duas vezes por semana, com duração de 50 minutos, por um período de três meses. Após este período as crianças serão novamente avaliadas mediante os testes da EDM, a fim de comparar os dados antes e pós intervenção e identificar se haverá alguma mudança em relação ao desenvolvimento motor dos participantes. Para testar a normalidade dos dados será utilizado o teste de Shapiro Wilk, se os valores forem paramétricos os dados serão apresentados em média e desvio padrão, quando não, serão apresentados em mediana e intervalo interquartil. A comparação dos valores iniciais e finais será realizado pelo teste T dependente de Student. Os valores de p<0,05 serão considerados significativos, todas as análises serão realizadas no software SPSS 13.

Protocolo: 5228 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2019 - 12/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANA CARLA DA SILVA RAMOS
Professor(es): CAMILA RODRIGUES COSTA

Resumo:
A prática da atividade Zumba proporciona aperfeiçoamento do condicionamento físico, além de um conjunto de benefícios, tais como: melhora cardiorrespiratória, composição corporal e o condicionamento do músculo esquelético (flexibilidade, força e resistência muscular). Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos da Zumba sobre os parâmetros morfofisiológicos de jovens universitários. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo transversal. Para esse estudo, participarão 20 estudantes do curso de Educação Física de uma universidade particular, localizada na cidade de Presidente Prudente, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 33 anos. Os critérios para seleção dos participantes serão: 1) ser voluntário; 2) apresentar IMC entre 22,2 a 29,9 kg/m²; 3) não participar de outro programa regular de atividade física; 4) não lesionados; 5) ausência de diagnóstico de doenças crônicas como: diabetes, hipertensão, obesidade. Para coleta de dados será realizada uma análise antropométrica, aferição da pressão arterial, além da aplicação de testes como: o teste de banco de wells, teste de dinamometria e, o teste incremental, para aferir a flexibilidade, força muscular estática e aptidão cardiorrespiratória, respectivamente. Posteriormente, serão realizadas intervenções, na própria instituição, duas vezes por semana, com duração de 50 minutos. Como forma de registro, serão realizadas duas avaliações: uma pré-prática da Zumba e outra pós-prática da mesma. Após as intervenções e a coleta de dados, serão realizadas as análises do conteúdo, a fim de verificar se há ou não diferenças estatísticas em relação aos parâmetros morfofisiológicos dos estudantes praticantes da Zumba. Para testar a normalidade dos dados será utilizado o teste de Shapiro Wilk. Os valores de p<0,05 serão considerados significativos, todas as análises serão realizadas no software SPSS 13.

Protocolo: 5146 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2019 - 12/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): HENRIQUE IZAIAS MARCELO
Professor(es): EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO
CAMILA RODRIGUES COSTA

Resumo:
O presente estudo tem o objetivo de enfatizar a importância das mudanças físicas no corpo da mulher gestante em decorrência da prática esportiva de maneira simples, organizada e consciente e verificar os fatores que influenciam as mulheres gestantes na interrupção de suas práticas esportivas. Participarão desta pesquisa mulheres pós-gestantes praticantes e não praticantes de exercício físico que serão abordadas em suas consultas de rotina ao pediatra em postos de saúde da cidade de Presidente Prudente SP. Visando observar o nível de informações em relação a pratica de exercícios no período gestacional e como resposta ao conhecimento deste distinguir as diferenças em relação a sua saúde, será aplicado um questionário, confeccionado pelos autores, de forma simples e de fácil interpretação, que serão respondidos de forma voluntaria pelas participantes. Após o preenchimento, os questionários serão recolhidos e separados entre mulheres praticantes e não praticantes de exercícios físicos, para que dessa forma seja possível observar suas diferenças. Será realizada a análise descritiva para caracterizar a amostra, com média ± desvio padrão (Med ± DP). Todos os dados serão organizados e estatisticamente desenvolvidos utilizando Excel e graphpad prisma 5.0.

Protocolo: 5002 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2018 - 12/2019 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Aluno(s): GISLAINE BATISTA SILVA
ROBERTA LUCIA DA SILVA FACHIANI
Professor(es): ADRIANA JUNQUEIRA

Resumo:
A fibromialgia é uma doença crônica de origem desconhecida. Atraída pelo querer de diminuir os sinais e sintomas dessa patologia que salienta dores crônicas e sensibilidade exorbitante. O estudo tem por finalidade, descobrir o efeito da dança, categoria do Mexe Fitness, na melhora dos principais pontos relacionados aos sintomas da doença, trabalhando aspectos corporais, sociais, como forma de lazer, diversão e principalmente, como prática de exercício físico. Sendo assim, usado como tratamento não farmacológico por mulheres que apresentam ter a síndrome. A aplicação de questionário FIQImpacto da Fibromialgia, avaliação do índice de massa corpórea (IMC), analise das capacidades físicas, flexibilidade, força e equilíbrio, avaliação dos valores de pressão arterial sistólica e diastólica das participantes do estudo, será a base para se obter os resultados esperados neste presente estudo. Para análise dos dados do perfil da população será utilizado o método estatístico descritivo e os resultados serão apresentados com valores de médias, desvios padrão, mediana, números mínimo e máximo e intervalo de confiança. A normalidade dos dados será avaliada por meio do teste de teste Kolmogorov-Smirnov. Para avaliação dos efeitos antes e após a intervenção será utilizado teste t de Student para dados pareados quando a distribuição for normal ou teste de Wilcoxon para dados com distribuição não normal.

Protocolo: 5073 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2018 - 11/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RUBIA STEFANY MOREIRA GALVAO
JHENIFFER LURIANY MONTEIRO DA SILVA CORDEIRO
LARYSSA HAYANNY ABREU RODRIGUES
Professor(es): RENATA APARECIDA DE OLIVEIRA LIMA
ANA CLARA CAMPAGNOLO GONÇALVES TOLEDO

Resumo:
O tema obesidade está cada vez mais presente nos dias de hoje, sendo assim definida como a concentração elevada de gordura no organismo. Nesse sentido, o objetivo do estudo será avaliar a permanência de obesos que praticam o treinamento funcional. O estudo trata-se de uma pesquisa quantitativa, do tipo pesquisa de campo. Participarão do estudo, adultos com diagnostico de obesidade, regularmente matriculado em uma academia de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os critérios para seleção dos participantes serão: 1) Ser voluntário; 2) Possuir diagnóstico de obesidade através do IMC; 3) Faixa etária de 25 a 50 anos; 4) Estar regularmente matriculado na academia; 5) Assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para a aplicação do estudo. Para coleta de dados, será necessário um procedimento de avaliação que identificará a permanência de obesos que praticam o treinamento funcional. A aplicação será realizada na academia, de forma individual, para que se obtenha um resultado parcial em porcentagem (). Posteriormente, como formas de registro serão utilizados os dados para a finalização da pesquisa. Após a realização da pesquisa os mesmos serão analisados e concluídos, a fim de relatar o resultado da coleta

Protocolo: 4888 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2018 - 8/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): PAULA GERVASONI SANTOS
RICARDO DOMINGOS GIANELLI SYLLA
Professor(es): VINICIUS FLAVIO MILANEZ

Resumo:
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é a elevação crônica da pressão arterial, que induz diversas alterações estruturais, sendo um dos principais fatores de risco para doenças cardio e cerebrovasculares. O exercício físico regular é capaz de reduzir a resistência vascular periférica sistêmica, melhorando a função cardíaca. Outra evidência é que o estresse oxidativo atue na remodelação cardíaca causando hipertrofia e fibrose miocárdica. Através de análises morfológicas estas alterações estruturais cardíacas podem ser identificadas. A dimensão fractal permite caracterizar irregularidades estruturais e quantificá-las. Portanto, o objetivo deste estudo será avaliar o método da dimensão fractal, associado à análise morfométrica, nos cardiomiócitos de ratos SHR submetidos a diferentes protocolos de exercício físico associado a n-acetilcisteína. Serão utilizadas amostras histológicas do VE do miocárdio de 28 ratos SHR, machos, com 6 meses de idade, que foram divididos em 4 grupos: sedentário (SED, n=7), que não foram submetidos a protocolo de exercício físico; exercitado (EXE, n=7), que foram submetidos a protocolo de exercício físico; NAC sedentário (SEDNAC, n=7), que receberam NAC e não foram submetidos a protocolo de exercício físico; NAC exercício (EXENAC, n=7), que receberam NAC e foram submetidos a protocolo de exercício físico. Os animais dos grupos que foram submetidos ao consumo de n-acetilcisteína receberam dose equivalente à 120mg/kg/dia via oral por 8 semanas. Os animais dos grupos exercitados foram submetidos ao protocolo de exercício aeróbico e resistido, durante as 8 semanas, sendo três vezes por semana. Após eutanásia e decapitação amostras do miocárdio do VE foram fixadas em solução de formol tamponado a 10 por período de 48 horas e posteriormente corados em lâmina com solução hematoxilina-eosina (HE). Para a análise estatística, os dados serão expressos em média ± desvio padrão e mediana (mínimomáximo). Será utilizado o teste de Shapiro Wilk, seguido do teste t de Student não pareado (área dos cardiomiócitos) ou teste de Mann-Whitney (análise fractal), será considerada um nível de significância de 5. As análises serão realizadas no programa estatístico GraphPad Prism® versão 5.0.

Protocolo: 4717 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2018 - 12/2018 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RODRIGO FERNANDES PEREIRA DA SILVA
ANGELA BUENO DE MORAES
Professor(es): FRANCIS LOPES PACAGNELLI
ADRIANA JUNQUEIRA

Resumo:
O presente estudo tem como objetivo analisar lesões na prática de judô de alto rendimento. A investigação é do tipo pesquisa de campo, quantitativa descritiva. A pesquisa será realizada em um município de médio porte da grande São Paulo. Serão participantes do estudo 28 atletas de alto rendimento maiores de idade. Como instrumento de coleta de dados será utilizado um questionário específico para análise de ocorrência de lesões. Os dados coletados serão tabulados com o auxílio do software Excel e analisados com o software com pacote estatístico SPSS 22.0®.

Protocolo: 4920 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2018 - 9/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUIS FELIPE ALVES DOS SANTOS
RAIZA SILVA FERRETI
Professor(es): EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO
ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
O presente estudo tem como objetivo Identificar e analisar os motivos que levam os bacharéis em Educação Física a não atuarem na área de formação inicial. A presente pesquisa é de natureza quali-quantitativa, do tipo estudo de caso. A pesquisa será realizada numa universidade de grande porte, num município do interior do estado de São Paulo. A pesquisa de campo será realizada por meio do envio, via e-mail, de convite para que os participantes, ou seja, todos os alunos formados em Educação Física, do curso de bacharelado, nos últimos três anos (2015, 2016 e 2017), respondam a um questionário com questões abertas e fechadas. O instrumento será disponibilizado num endereço eletrônico durante um período de 30 dias. Os dados quantitativos, obtidos por meio das questões fechadas do questionário, serão tabulados por meio do software SPSS (Statistical Package of Social Sciences) 21.0. Serão geradas estatísticas descritivas, por meio de frequências e percentuais. Já as questões abertas serão categorizadas por meio da criação de eixos analíticos, capazes de sintetizar os aspectos qualitativos das respostas.

Protocolo: 4682 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LAYSSON HENRIQUE FERREIRA DE SOUZA
PEDRO HENRIQUE GIBIM PIRES
Professor(es): MARCOS VINICIUS FRANCISCO

Resumo:
O uso de anabolizantes têm gerado conflitos e preocupação por entidades promotoras de eventos desportivos e agências antidoping. Dentre diversas substâncias, o hormônio do crescimento (GH) é normalmente utilizado por atletas com a finalidade em se obter ganho no desempenho físico. Somado a isso, existe ainda o público amador que frequenta academias de musculação e o utiliza para fins estéticos. Apesar de evidências confirmarem o efeito anabólico do GH, poucos estudos foram realizados com a intenção de identificar seus efeitos somados à prática do treinamento resistido, especialmente nos tecidos ósseo e muscular. Dessa forma, o objetivo do presente estudo será analisar os efeitos do uso de uma substância anabólica (hormônio do crescimento) e realização de um protocolo de treinamento resistido na plasticidade muscular esquelética e mineralização óssea de ratos. Foram utilizados 40 animais machos, com 60 dias de idade, da linhagem Wistar. Os animais foram divididos em quatro grupos: controle (C), controle com aplicação de GH (GHC), treinamento resistido (T) e treinamento resistido com aplicação de GH (GHT). O protocolo de treinamento físico (TF) foi composto por 4 séries de 10 saltos aquáticos, 3x/semana e sobrecarga de 50 da massa corporal, durante quatro semanas. Foi aplicado GH via intraperitoneal na dosagem de 0,2 UI/Kg para os grupos GHC e GHT e solução fisiológica (0,9 de cloreto de sódio) para o C e T. Ao final do experimento, os animais foram eutanasiados e retiradas amostras da tíbia e fêmur, além dos músculos Plantar e Gastrocnêmio. As tíbias e fêmures foram analisados por absorciometria radiológica de dupla emissão de raios X (DXA) para obtenção da densidade mineral óssea (DMO). Já amostras da tíbia serão analisadas por meio da espectroscopia Raman (Raman) para verificar a mineralização do osso cortical. Já as amostras do fêmur serão observadas a partir da microtomografia computadorizada (MCT). Além disso, amostras do fêmur e da tíbia serão analisados pela microscopia confocal (MC) para avaliação do osso trabecular. Por fim, será realizado o ensaio mecânico de compressão na porção média do fêmur para verificar a força máxima (F-max) e deformação óssea, por meio de uma máquina universal de ensaios mecânicos EMIC® 2000. Amostras do músculo Gastrocnêmio foram congeladas e serão coradas com hematoxilina-eosina (HE) para a mensuração da área de secção transversa (AST) e reação de nicotinamida adenina dinucleotídeo tetrazólio redutase (NADH-TR) para a análise da tipagem das fibras musculares. Já a quantificação proteica e expressão gênica serão estabelecidas pelas técnicas de "Western Blotting" e "PCR em Tempo Real" no músculo Plantar. Serão verificadas as vias de insulina e MTOR pelas seguintes proteínas: Proteína Alvo de Rapamicina em Mamíferos (mTOR), Fatores de Necrose Tumoral Alfa (TNF-a), Fator de Transcrição (NF-kB), Transportador de Glicose (Glut-4), Serina/Treonina Quinase total (AKT total), Proteína AKT (p-AKT), Proteína Ribossômica total (S6) e Proteína Ribossômica Isolada (p-S6). Após a obtenção dos dados, será realizado o teste de normalidade de Shapiro-Wilk e utilizada a análise de variâncias (ANOVA One-Way), seguido pelo pós-teste de Tukey ou o teste de Kruskal-Wallis, seguido pelo pós-teste de Dunn. Todos os procedimentos serão realizados com o software (SPSS 22.0®) e adotarão o valor de significância de 5 (p<0,05).

Protocolo: 4687 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2018 - 5/2021 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCO AUGUSTO SADA FILHO
PAULO HENRIQUE ALEIXO
Professor(es): INES CRISTINA GIOMETTI CEDA
EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO
ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as percepções e interpretações de coordenadores de curso de Educação Física sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais em Educação Física (DCNEF) que fragmentaram a formação na área em licenciatura e bacharelado. A investigação assenta-se no referencial da Abordagem Crítico-Superadora, que tem como base epistemológica o Materialismo Histórico-Dialético. A pesquisa será realizada junto aos coordenadores dos cursos de Educação Física de universidades e faculdades do oeste paulista que apresentam as modalidades formativas de licenciatura e bacharelado. Entrevistas semiestruturadas serão realizadas com os participantes. As mesmas serão gravadas e transcritas, a fim de se problematizar os dados na perspectiva teórica supracitada.

Protocolo: 4695 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VINICIUS GEOVANI BRAVO PERUCCI
RENAN PAULO COUTINHO DE OLIVEIRA
Professor(es): MARCOS VINICIUS FRANCISCO

Resumo:
O estudo tem como objetivo analisar a qualidade de vida e o ganho de flexibilidade em mulheres idosas, a partir de intervenções com o método RP2 aliado a dança. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo transversal. Neste estudo participarão aproximadamente 30 idosas, com faixa etária entre 60 e 78 anos, que frequentam a Associação dos Aposentados e Pensionistas, localizada em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Inicialmente, será aplicado, individualmente, o teste sentar e alcançar. Após a aplicação do teste, serão realizadas 30 intervenções, por meio do método RP2 e da dança, durante o período de seis meses, sendo uma vez por semana, com duração de 45 minutos, na própria Associação. Após o período de intervenção o teste será reaplicado, a fim de identificar se haverá mudanças em relação ao ganho da flexibilidade das participantes. Para análise dos dados será realizada uma análise descritiva (frequência, média e desvio padrão). Para comparação da variável analisada será utilizado o teste t pareado e os dados serão armazenados e analisados por meio do programa SPSS, versão 15.0, adotando um nível de significância de 5.

Protocolo: 4447 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): KAIO FELIPE RODRIGUES DE LIMA
LUDIANY FERNANDA NEIVA
Professor(es): CAMILA RODRIGUES COSTA

Resumo:
A despeito de sua popularidade, poucas são as informações sobre o efeito do Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) na resposta hipotensiva pós exercício (HPE), reativação parassimpática e consumo de oxigênio pós-exercício. Dessa forma, o objetivo desse estudo é avaliar as respostas fisiológicas, por um período de 60 minutos após uma sessão de HIIT, em marcadores de saúde cardiovascular.Serão recrutados 28 voluntários, ambos os sexos, normotensos não praticantes de atividades físicas regulares, sem problemas ósteomusculares que prejudique a prática de exercício físico, todos maiores de 18 anos. Os voluntários participarão de duas fases, a primeira será a coleta de dados de avaliação da modulação autonômica cardíaca (MAC), frequência cardíaca de repouso (FCrep), pressão arterial (P.A.), volume de oxigênio de repouso (VO2) e coleta de sangue para avaliação dos parâmetros metabólicos. A segunda será realização do protocolo de HIIT e terão os mesmos parâmetros acima citados monitorados por até 60´ após o protocolo. Não podendo ser fumante e ter usado fármacos de ação adrenérgica e o uso de álcool e/ou bebidas cafeinadas por pelo menos 12 horas antes das sessões de exercício, além de estarem ausentes da prática de exercício físico e/ou atividade física vigorosa por pelo menos 24 horas. O protocolo empregado será o TABATA, que consiste em execução de séries de exercícios de 20 segundos com a maior intensidade possível, intercalado por intervalos de 10 segundos, por oito vezes com duração total de 4 minutos. A presente pesquisa do tipo empírica pretende comprovar os efeitos agudos e subagudos do treinamento intervalado de alta intensidade sobre marcadores da saúde cardiovascular.

Protocolo: 4306 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MATHEUS SABINO RIBEIRO
ALAN GABRIEL SANTANA ARAGAO
Professor(es): VINICIUS FLAVIO MILANEZ
ANA CLARA CAMPAGNOLO GONÇALVES TOLEDO

Resumo:
Este projeto de pesquisa busca investigar condições teórico-metodológicas para que o ensino de Educação Física gere aprendizagens promotoras do desenvolvimento psíquico dos estudantes Síndrome de Down (SD) orientados pela Teoria Histórico-Cultural. Entendemos psiquismo como a imagem subjetiva materializada no cérebro a partir das condições presentes na realidade objetiva, as funções psicológicas estruturam a formação da imagem subjetiva, sendo elas, a sensação, a percepção, a atenção, a memória, o pensamento, a linguagem, a imaginação, a emoção e o sentimento. Segundo a Teoria Histórico-Cultural a educação escolar tem por finalidade socializar o conhecimento científico, pois este possibilita a formação do pensamento teórico, e decorrente deste processo, possibilita uma nova formação ao psiquismo dos sujeitos e novas qualidades na interação sujeito-meio. Diante desta premissa, surge o seguinte problema: Como o ensino de lutas (Karatê) por meio dos conhecimentos científicos pode favorecer o desenvolvimento do psiquismo dos estudantes com Síndrome de Down? Assim, realizar-se-á inicialmente um estudo bibliográfico com a intenção de apreender como se dá o ensino de lutas na escola. No segundo momento, ainda de caráter bibliográfico, iremos recorrer aos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, como instrumento de leitura para a panorâmica encontrada sobre o ensino de lutas. No terceiro momento será organizado um experimento didático, tendo como objetivo a aprendizagem de conceitos do movimento corporal presente no conteúdo de lutas pelos alunos com Síndrome de Down. A finalidade do estudo está em produzir conhecimento, em relação ao processo de ensino-aprendizado da Educação Física, no que se refere a identificar princípios nos modos de organização do ensino, que favoreça a aprendizagem dos estudantes Síndrome de Down e promova o desenvolvimento do psiquismo dos mesmos.

Protocolo: 4236 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2018 - 1/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RODRIGO PEREIRA DE CARVALHO
Professor(es): RAFAEL CÉSAR FERRARI DOS SANTOS
JANAINA PEREIRA DUARTE BEZERRA

Resumo:
O envelhecimento aumenta a longevidade e o aumento das doenças crônicas degenerativas associadas ao sedentarismo vem diminuindo a capacidade funcional dos idosos. A prática de atividades físicas ressalta a melhora na aptidão física que contribui na estabilidade funcional do idoso, onde a flexibilidade é um componente importante na execução dos movimentos corroborando na manutenção da qualidade de vida. Este trabalho objetivou relatar a influência do exercício funcional na aptidão física (flexibilidade) em idosos, ressaltando alterações pré e pós-exercício. Realizaremos um relato de caso das atividades desenvolvidas no Projeto de extensão Universitário Qualidade de Vida na Terceira Idade onde as atividades serão desenvolvidas uma vez na semana, por aproximadamente 60 minutos. O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa. Os indivíduos assinarão o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), após esclarecimentos concordância. Serão excluídos idosos com problemas cognitivos e problemas osteomioarticulares. A flexibilidade será avaliada pré e pós-exercícios físicos, por meio do Banco de Wells. Os exercícios ocorrerão com um período de aquecimento, outro de treinamento em circuitos, finalizando com exercícios de arrefecimento.

Protocolo: 4292 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2017 - 7/2018 Programa: Relato de Caso
Aluno(s): RENAN DE SOUZA AMORIM
LUAN CARLOS DOS SANTOS BRITO
Professor(es): ADRIANA JUNQUEIRA

Resumo:
O treinamento Crossfit consiste de exercícios variados e de alta intensidade que envolvem levantamento de peso, ginástica olímpica e treinamento funcional. Vem sendo cada vez mais praticado em razão de proporcionar condicionamento físico superior ao de outras modalidades, contribuindo para a saúde. Essa contribuição para a saúde ainda não está bem estabelecida, por isso, o objetivo desta pesquisa será avaliar a evolução do nível de condicionamento físico dos praticantes de Crossfit e relacionar o resultado com a prevenção de doenças e manutenção da saúde. É um estudo de caráter transversal quantitativo prospectivo, com a participação de 30 voluntários praticantes de Crossfit de ambos os sexos, com idade entre 30 e 50 anos. O estudo será realizado num Box de Crossfit, onde será aplicado um teste, com exercícios praticados usualmente nos treinos, para avaliar o desempenho dos praticantes. Nesse teste serão realizados 15 burpees, 15 Deadlifts e 15 abdominais sit ups, tantas séries quanto possível em 15 min. Para avaliar a aptidão aeróbia será aplicado o Teste de 12 min, no qual deverá ser percorrida a maior distância possível. Os dados do perfil bioquímico sanguíneo serão obtidos a partir de exames realizados pelos participantes nos últimos cinco anos, sendo analisados como indicadores de risco para doenças crônicas. Será utilizada estatística descritiva e inferencial para análise da normalidade dos dados e para correlacionar o condicionamento físico com a aptidão aeróbia e com os parâmetros bioquímicos sanguíneos.

Protocolo: 4068 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNA CAROLINA DE SOUZA MORAES
Professor(es): JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR

Resumo:
O presente projeto de pesquisa assume os objetivos de identificar e analisar as condições de trabalho e de valorização profissional de professores de Educação Física que atuam em academias de um município de médio porte do interior de São Paulo. A pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo exploratória. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de 8 academias de diferentes regiões de um município de médio porte do interior de SP. O material coletado a partir das entrevistas serão analisados por meio de categorias analíticas, a fim de evidenciar uma interpretação crítica dos elementos supracitados.

Protocolo: 4037 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): NELSON JUNIOR DA SILVA CORDEIRO
LUCAS GIBIM PIRES
Professor(es): MARCOS VINICIUS FRANCISCO

Resumo:
A relação entre o sedentarismo, excesso de peso com o risco de desenvolver doenças cardiovasculares é bem conhecida na literatura. Entretanto, indivíduo obeso normalmente tem baixa aptidão cardiorrespiratória, e isso pode ser devido à reduzida pratica de atividade física, exercício físico ou esporte e não somente pelo excesso de peso. Assim, seria possível que indivíduos praticantes de exercícios físicos apresentassem uma boa aptidão cardiorrespiratória, menor probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, mesmo com excesso de peso. Dessa forma, o nível de aptidão cardiorrespiratória pode ser tão importante preditor de risco cardiovascular quanto o excesso de peso. Poucos estudos têm investigado essa relação, sobretudo em crianças.Dessa forma, o objetivo do estudo é correlacionar o nível de aptidão cardiorrespiratória, excesso de peso e fatores de risco cardiovascular em crianças. Participarão da pesquisa, crianças de ambos os sexos e idade entre 06 e 12 anos. As crianças serão submetidas a avaliações da pressão arterial, do peso, da estatura, das dobras cutâneas, de bioimpedância, coleta de sangue para glicemia e triglicerídeos, teste de aptidão cardiorrespiratória e variabilidade da frequência cardíaca

Protocolo: 4022 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 8/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCIO MASSAHIRO GOTO
THAIS BRITO DE OLIVEIRA
Professor(es): MARCELO JOSÉ ALVES
VINICIUS FLAVIO MILANEZ
ANA CLARA CAMPAGNOLO GONÇALVES TOLEDO

Resumo:
Distúrbios metabólicos como a perda acelerada da densidade mineral óssea, está entre as diversas anormalidades no metabolismo do cálcio, frequentemente associadas à Hipertensão Arterial. O exercício físico é uma forma de tratamento, não farmacológico, para a hipertensão na redução da expressão de enzimas pró-oxidantes e o aumento na atividade de enzimas antioxidantes, que em virtude do sedentarismo e o envelhecimento aliados a uma alimentação inadequada ocasiona desequilíbrio entre espécies reativas de oxigênio ocasionando o estresse oxidativo. Objetivo: Analisar os efeitos da suplementação da N-acetilcisteína associada ao exercício, no equilíbrio do Estresse Oxidativo. Métodos: Para a realização do presente estudo serão utilizados as tíbias e fêmures de 60 ratos espontaneamente hipertensos (SHR), machos, com seis meses de idade, distribuídos nos seguintes grupos: sedentário (SED, n=15); exercitado (EXE, n=15); sedentário+N-acetilcisteína (NAC-SED, n=15); exercitado+N-acetilcisteína (NAC-EXE, n=15). Os animais dos grupos NAC receberam dosagem equivalente à 120 mg/kg/dia via oral por oito semanas. Os animais dos grupos exercitados foram submetidos ao exercício durante oito semanas, três vezes por semana. Após eutanásia as tíbias e fêmures foram armazenados e serão submetidos à análise de densitometria e ensaio mecânico. Para a análise estatística, será realizado o teste de Shapiro-Wilk, seguido da ANOVA e Pós-teste de Tukey. O nível de significância será de 5.

Protocolo: 4117 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2017 - 1/2018 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Aluno(s): MURILLO MARTINS ROGERIO
Professor(es): ROBSON CHACON CASTOLDI
ADRIANA JUNQUEIRA

Resumo:
A prática de atividade física é considerada uma estratégia de prevenção de doenças, sendo capaz de retardar incapacidades funcionais e melhorar a condição neuromotora, musculoesquelética e cardiorrespiratória. Academias de ginástica ao ar livre são espaços que possibilitam a prática de atividade física pela comunidade e com isso possui uma grande importância na relação com a saúde dos praticantes e da comunidade próxima a esse espaço. Objetivos: Avaliar a percepção da qualidade de vida dos idosos que praticantes de exercícios físicos em um parque à céu aberto. Métodos: a amostra será composta por 40 idosos frequentadores do Parque do Povo da cidade de Presidente Prudente/SP, convidados e selecionados de maneira aleatória. Os 40 idosos serão divididos em dois grupos: G1 (n=20) com idosos que realizam caminhada não supervisionada no parque do povo; e G2 (n= 20) com idosos que realizam exercícios nas academias da terceira idade não supervisionados no parque do povo. O nível de atividade física será avaliado por meio do questionário internacional de atividade física (IPAQ), e para a analisar a percepção da qualidade de vida dos idosos será utilizado o questionário SF-36. Para a análise dos dados será criado um banco de dados eletrônicos no Excel® e os resultados serão apresentados de forma descritiva, com média e desvio padrão. Serão confeccionados Tabelas e Gráficos para elucidar os resultados encontrados.

Protocolo: 3931 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 7/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CARLOS ROBERTO MOREIRA JUNIOR
WILLIAM FREDERICO ALMEIDA KLEBIS
Professor(es): WEBER GUTEMBERG ALVES DE OLIVEIRA
ALINE DUARTE FERREIRA

Resumo:
Introdução: A hipertensão arterial (HAS) se mostra entre as doenças de maior relevância na população atualmente e está diretamente relacionada com alto índice de mortalidade em um contexto mundial. Métodos convencionais como fármacos são utilizados para o tratamento da HAS. No entanto, o exercício físico pode ser um não-farmacológico adjuvante no combate à doença, além de poder promover o aumento na densidade mineral óssea e hipertrofia muscular. Dentre diversas formas de exercício, existe o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), que é constituído pela realização de estímulos de curta duração e alta intensidade. Porém, percebe-se a escassez de estudos relacionados à utilização do HIIT em hipertensos, principalmente no que se refere aos tecidos ósseo e muscular. Objetivos: Avaliar o efeito do treinamento intervalado de alta intensidade nos tecidos ósseo e muscular de ratos espontaneamente hipertensos. Método: Trata-se de um estudo já realizado e aprovado pelo comitê de ética local (CEUAUNOESTE, protocolo 3122), no qual as amostras encontram-se coletadas e armazenadas. No entanto, com a intenção de aprofundar os resultados, verifica-se a necessidade de se realizar diferentes análises, nesse caso, nos tecidos ósseo e muscular. Para tal, foram utilizados 20 ratos machos, espontaneamente hipertensos (SHR), alimentados com ração padrão e água ad libtum, adultos, com 12 meses de idade, peso médio de 550 g, subdivididos em 2 grupos: Grupo SHR Sedentário (GSS) [N=10] e Grupo SHR Treinamento com HIIT (GST) [N=10]. O protocolo de treinamento foi realizado em esteira adaptada para roedores (modelo TK 1, IMBRAMED), 50 minutos/dia, 5 dias/semana totalizando 8 semanas. Ao final do período experimental, os animais foram eutanasiados e em seguida, foi extraído e armazenado o músculo Sóleo e os ossos do fêmur e tíbia. O tecido muscular será emblocado em parafina para a realização dos cortes e corados com hematoxilina-eosina (HE) para análise geral da estrutura dos músculos e fotomicrografados em microscópio da marca Nikon®, modelo H550S. A análise da estrutura óssea (células ósseas) será realizada com a utilização de microscópio Raman "espectrógrafo micro-Raman, marca Renishaw, modelo in-Via", densitometria óssea com aparelho densitômetro de dupla emissão de raiosX (DXA), modelo DPX-Alpha, LUNAR e ensaio mecânico com uma máquina universal de ensaios mecânicos EMIC® 2000. Após a obtenção dos dados, será realizado o teste de normalidade de Shapiro-Wilk. Nos casos em que houver distribuição normal na curva gaussiana, será utilizado o teste t de Student para a comparação entre médias nos diferentes grupos de animais. Caso não haja distribuição normal dos dados, será utilizado o teste de Mann-Whitney. Todos os procedimentos adotarão o valor de significância de 5 (p<0,05). Os cálculos serão realizados com o software (SPSS 22.0 for Windows®).

Protocolo: 4115 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 12/2018 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FRANCILENE LIMA AGOSTINHO DE SOUZA
THAOAN BRUNO MARIANO
LUCAS DA SILVA SANTOS
MURILLO MARTINS ROGERIO
PAULO HENRIQUE ALEIXO
SERGIO RUIZ FERREIRA
Professor(es): FRANCIS LOPES PACAGNELLI
EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO
ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
O presente estudo tem como objetivos verificar e analisar quais os fatores psicológicos que interferem na atuação profissional de atletas de voleibol. A tipologia de pesquisa adotada será a revisão bibliográfica. Serão consultadas as bases de dados do Lilacs e do Scielo. Diante dessas premissas, a pesquisa será realizada a partir do levantamento de artigos completos, publicados entre os anos de 2007 a 2017 em língua portuguesa, língua espanhola e língua inglesa . Esperamos com este estudo apresentar os principais aspectos teórico-metodológicos dos estudos publicados sobre o tema, a fim de gerar análises e sínteses que sejam úteis aos treinadores e psicólogos do esporte que trabalham no contexto voleibol.

Protocolo: 3904 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): AMANDA APARECIDA DO NASCIMENTO SILVA
ANDREIA BARROS DE FARO
Professor(es): MARCOS VINICIUS FRANCISCO

Resumo:
Introdução: O futebol exige uma grande demanda física, sendo ele fisiologicamente um esporte de grandes esforços físicos intermitentes e de alta intensidade. O Consumo máximo de oxigênio (VO2 máx), considerado como melhor indicador da capacidade de resistência cardiorrespiratória. Já a composição corporal é um aspecto importantíssimo para o nível de aptidão física de atletas profissionais de qualquer modalidade. Objetivos: Avaliar a composição corporal e o VO2 máx em um grupo de atletas de futebol da categoria sub-20 durante o Campeonato Paulista da 2° divisão. Método: A amostra será composta por 21 atletas com a faixa etária acima de 18 anos de idade, inseridos na categoria sub-20 do clube Presidente Prudente Futebol Clube, localizado na cidade de Presidente Prudente- SP. A avaliação antropométrica será realizada por meio do método de dobras cutâneas. Dessa forma, serão mensuradas a partir do uso de um adipômetro da marca Cescorf (Lange Skinfold Caliper) com precisão de 1 mm. Serão avaliadas as seguintes dobras: peitoral, subescapular, tricipital, abdominal, suprailíaca, coxa e panturrilha. A estimativa do VO2 Máximo será realizada seguindo protocolo de Cooper (teste de 12 minutos). Este método de avaliação consiste em avaliar a máxima distância percorrida em 12 minutos. Após a obtenção dos valores nas avaliações, será realizado o teste de normalidade de Shapiro-Wilk para a verificação da distribuição dos dados. Caso haja normalidade, será realizado o teste t de Student para amostras independentes (comparação por posições) ou teste de Mann-Whitney, caso não haja distribuição normal. Será admitido como diferença estatisticamente significativa valores inferiores a 5 (p<0,05). Todos os procedimentos serão realizados com o Software com pacote estatístico SPSS 22.0.

Protocolo: 3911 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2017 - 6/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): PAULO HENRIQUE BERNARDINO ROTTA
MAURO LUIZ DOS SANTOS JUNIOR
Professor(es): EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO
ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
A hipertensão arterial sistêmica é uma patologia clínica multifatorial, caracterizada pela elevação e sustentação de níveis pressóricos. Em indivíduos adultos jovens um aumento significativo no peso corporal eleva a incidência de hipertensão arterial e dislipidemia, componentes chave da síndrome metabólica. Pacientes hipertensos apresentam disfunção endotelial por alteração na liberação de NO e, a N-acetilcisteína desempenha papel importante na defesa celular contra o estresse oxidativo. O exercício físico diminuia gordura abdominal, peso corporal, níveis de glicose e triglicerídeos sanguíneos.O objetivo deste estudo é analisar o efeito de diferentes protocolos de exercício físico associado a n-acetilcisteínano metabolismo de ratos SHR. Serão utilizadas amostras de sangue de 60 ratos espontaneamente hipertensos (SHR), machos, com 6 meses de idade, que foram divididos em 4 grupos: sedentário (SHR-SED, n=15), que não foram submetidos a protocolo de exercício físico; exercitado (SHR-EXE, n=15), que foram submetidos a protocolo de exercício físico; NAC sedentário (SHR+NAC-SED, n=15), que receberam NAC e não foram submetidos a protocolo de exercício físico; NAC exercício (SHR+NAC-EXE, n=15), que receberam NAC e foram submetidos a protocolo de exercício físico.Os animais dos grupos que foram submetidos ao consumo de n-acetilcisteína receberam dose equivalente à 120mg/kg/dia via oral por 8 semanas. Os animais dos grupos exercitados foram submetidos ao protocolo de exercício aeróbico e resistido, durante as 8 semanas, sendo três vezes por semana.Após eutanásia e decapitação foi feita a colheita do sangue e a bioquímica sérica será realizada por meio do método colorimétrico utilizando sistemas Cobas C111®. Para a análise estatística, será realizado o teste de Shapiro-wilk, seguido da ANOVA e Pós-teste de Tukey. O nível de significância será de 5.

Protocolo: 3956 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2017 - 12/2017 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FELIPE FORATO BRANQUINHO
Professor(es): INES CRISTINA GIOMETTI CEDA
ADRIANA JUNQUEIRA

Resumo:
Através de dados obtidos no site da Federação Paulista de Atletismo (2016) demonstra que a pratica de corrida de rua vem aumentando ano a ano, a busca por esta modalidade esportiva é ocasionada por um determinado fator motivacional, desta forma, traçamos o objetivo com este estudo de encontrar o verdadeiro perfil desses atletas e o motivo que proporciona compreender os fatores motivacionais para o aumento significativo desta pratica desportiva, sendo tabuladas as informações coletadas e o resultado de maior incidência de forma global será motivo de um estudo mais aprofundado, com revisão de literatura. O método de aferição das informações será através de um questionário pré-determinado anexo neste artigo, de forma quantitativa, com método transversal, a ser realizado em praticantes da 6ª Corrida e Caminhada Bombeiros, na data de 16 de julho de 2017, na cidade de Assis/SP, com abordagem simples e direta, através de entrevista pessoal, e também com as informações obtidas através de uma pesquisa realizada pelo site www.onlinepesquisa.com, que ficou disponível do dia 26 de fevereiro a 28 de março de 2017, aberto a todos os participantes que preenchiam o requisito de ser praticante de corrida de rua, na faixa etária entre 16 a 100 anos.

Protocolo: 3898 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 6/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FABIO CESAR FREIRES DE SANTANA PADILHA
DENNYS RODRIGUES
Professor(es): VINICIUS FLAVIO MILANEZ

Resumo:
Introdução: Com base nos conhecimentos sobre o Ciclo menstrual e o seu mecanismo fisiológico pode-se compreender melhor as diversas modificações biológicas que a mulher sofre durante este período, pois repercute de maneira global sobre o organismo feminino. Objetivo: O objetivo desse estudo será avaliar as modificações que a mulher sofre durante o ciclo menstrual, observando os efeitos das alterações que a mulher tem durante esse período em relação ao ganho força, bem como possíveis alterações na composição corporal. Método: Participarão do estudo 10 mulheres com faixa etária de 18 a 35 anos, praticantes de musculação. Inicialmente, será realizada uma avaliação física individual, composta por anamnese para identificar o histórico pessoal, problemas de saúde, restrições médicas, uso de medicamentos e sobre o ciclo menstrual de cada uma. Além disso, será realizada a avaliação antropométrica para a obtenção dos dados da composição corporal e comparação das variáveis de força máxima obtida no teste de 8RM. Após a obtenção dos dados, será realizado o teste de normalidade de Shapiro-Wilk para a verificação da distribuição dos dados. Caso haja normalidade, será realizado o teste t de Student para a comparação da variável "força máxima" e "composição corporal" ou teste de Mann-Whitney caso não haja distribuição normal. O monitoramento de carga será analisado a partir da análise de variâncias ANOVAone way ou Kruskall-Wallis nos diferentes momentos (semanas).

Protocolo: 3912 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2017 - 4/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JESSICA SIQUEIRA MAZANI
ANNE CAROLINE DOS SANTOS
Professor(es): EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO
ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
O processo de envelhecimento é marcado por diversas mudanças ocasionando complicações. Estudos comprovam a eficácia da atividade física regular no auxilio do envelhecimento, diminuindo danos na capacidade motora, equilíbrio, funções cardiovasculares e respiratórias, além de benefícios sociais. Neste sentido, o presente estudo visa analisar os benefícios da dança para idosos institucionalizados em um Asilo localizado no interior do Estado de São Paulo. O estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva do tipo pesquisa-ação. Participarão do estudo, idosos de ambos os sexos, moradores deste Asilo. As intervenções serão realizadas através da dança, duas vezes por semana, com duração de 30 a 40 minutos, na própria instituição. Serão coletados dados através de registro de filmagem e notas de campo em relação ao que será observado. Os dados serão tratados e analisados segundo analise de conteúdo.

Protocolo: 3894 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANA PAULA LEITE DE SOUZA
BRUNA CITA DE SOUSA
Professor(es): CAMILA RODRIGUES COSTA

Resumo:
A prática da musculação vem crescendo em todo o mundo. Muitos sujeitos recorrem à musculação para auxiliar no processo de construção do corpo. Nesse sentido, caberia indagar: o que move a construção do corpo em homens que praticam musculação e como o corpo construído se relaciona com a sua percepção de masculinidade? Com base nos estudos sobre masculinidades, a presente proposta investigativa objetiva compreender qual representação de masculinidade é produzida por meio da prática da musculação, bem como identificar a relação estabelecida entre o corpo hipertrofiado e corpo tradicional no contexto da academia. A partir de um estudo de caso de abordagem qualitativa, acompanharemos momentos de treino de um praticante de musculação em uma academia localizada em um município do interior do estado de São Paulo. Os dados serão gerados a partir da observação participante, diário de campo e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa poderá contribuir para a ampliação de conhecimento da literatura científica da área da Educação Física em sua intersecção com os estudos sobre masculinidade.

Protocolo: 3794 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VICTOR CESAR BELLONI DOS SANTOS
Professor(es): MARCOS VINICIUS FRANCISCO

Resumo:
A Síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Essa Síndrome pode afetar a parte intelectual desses indivíduos e suas habilidades motoras. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo será descrever a contribuição da dança na construção da consciência corporal de adultos com Síndrome de Down. O estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, do tipo pesquisa-ação. Participarão do estudo, adultos com diagnóstico de Síndrome de Down, regularmente matriculados na APAE de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os critérios de inclusão seleção dos participantes serão: 1) ser voluntário; 2) possuir o diagnóstico de Síndrome de Down, sem a presença de outras comorbidades; 3) haver o relato da direção de que esses alunos necessitam de intervenções para melhora nos seus aspectos motores. Para coleta de dados será aplicado os testes da Escala de Desenvolvimento Motor(EDM) que analisa as áreas da motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal/linguagem, e lateralidade. Posteriormente, serão realizadas intervenções, por meio da dança, uma vez por semana, na própria instituição, com duração de 50 minutos. Como forma de registro será utilizada a filmagem e notas de campo daquilo que for observado em relação ao desenvolvimento da consciência corporal dos participantes. Após as intervenções serão reaplicados os testes, a fim de verificar possíveis mudanças no desenvolvimento motor dos participantes. Os dados da escala serão tratados e analisados com base nos parâmetros propostos no EDM e as filmagens serão submetidas a análise de conteúdo.

Protocolo: 3744 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2017 - 11/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ALINE TIZATO DE SOUZA
ANDREZA CRISTINA RODRIGUES
Professor(es): CAMILA RODRIGUES COSTA

Resumo:
A busca do "corpo perfeito" tem sido cada vez mais almejada, e o uso dos anabolizantes estão entre os fármacos mais procurados para atingir este ideal. Eles são usados indevidamente por atletas e praticantes de esporte visando principalmente a melhora do rendimento, aumento da força e massa muscular. No entanto, o uso desses anabolizantes sem prescrições médicas vem se tornando um problema de saúde pública, pelo seu uso indiscriminalizado, que acarreta diversos efeitos colaterais que vai desde uma simples cãibra, até prejuízos mais complexos metabólicos, hepáticos, podendo levar a morte de indivíduos. Portanto, investigar o uso de anabolizantes, através de um questionário, em praticantes de academias em Presidente Prudente, é uma importante estratégia para que possamos saber qual o real motivo que os levam a fazer uso destas substâncias nocivas. Participarão desta pesquisa os praticantes de atividade física de 3 grandes academias da cidade de Presidente Prudente, será criado um questionário auto-aplicável, em formato de fácil resposta, que serão respondidos de forma anônima e voluntariamente pelos praticantes. Todos os responsáveis pelas academias assinarão um termo responsabilidade e compromisso. Serão incluídos no estudo alunos de ambos os sexos maiores de 18 anos e professores de educação física que atuam em academias de Presidente Prudente/SP. Serão excluídos pessoas incapazes de compreender e responder o questionário. Será realizada a análise descritiva para caracterizar a amostra, com média ± desvio padrão (Med ± DP).

Protocolo: 3680 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2017 - 8/2017 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Aluno(s): LUIS FERNANDO CLARO CINTRA
RAFAEL DIAS MONTANHER
Professor(es): ADRIANA JUNQUEIRA

Resumo:
A pressão arterial sistêmica (PAS) é indicador de saúde cardiovascular e o controle autonômico cardíaco mensurado a partir variabilidade da frequência cardíaca (VFC) apresenta relação positiva com o aumento do volume máximo de oxigênio (VO2max) após treinamento, em adultos saudáveis (HAUTALA et al., 2003) sugerindo que a VFC pode ser importante preditora do potencial de melhora da aptidão cardiorrespiratória. Entretanto esse tema tem sido pouco investigado na população idosa. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é analisar o efeito da pratica de hidroginástica sobre a aptidão cardiovascular de idosos. Avaliar o efeito da pratica da hidroginástica sobre variáveis da aptidão cardiovascular de idosos. Inicialmente os idosos passarão por um processo de triagem para identificar aqueles que atendem os critérios de inclusão pré estabelecidos no tópico anterior. A avaliação da aptidão cardiovascular será efetuada por meio das varáveis, pressão arterial sistêmica e variabilidade da frequência cardíaca. Os selecionados passarão por avaliações das variáveis supracitadas em dois momentos, antes (Pré) e após (Pós) um período (entre 3 a 6 meses) de prática de hidroginástica.

Protocolo: 3579 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2016 - 6/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Professor(es): VINICIUS FLAVIO MILANEZ

Resumo:
Introdução: É possível observar o aumento de praticantes de atividades físicas em áreas públicas das cidades brasileiras. O exercício físico, além de prazeroso, contribui para a manutenção e prevenção no surgimento de diversas doenças, principalmente do grupo denominado como agraves não-transmissíveis ou doenças crônico-degenerativas (DCD). Dentre tais males, estão doenças como osteoporose, obesidade, diabetes tipo II, hipertensão arterial sistêmica, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer. O surgimento destas doenças pode se dar em razão de fatores ambientais, comportamentais ou genéticos. No entanto, o grau ou relação de interferência destes fatores ainda não está totalmente esclarecido. Objetivos: O objetivo do presente estudo será observar a relação entre o nível de atividade física (NAF) e a ocorrência de DCD em frequentadores de áreas públicas de Presidente Prudente e região, tendo como base a análise de fatores atenuantes e agravantes. Metodologia: Serão observados 700 frequentadores, residentes nos municípios de Presidente Prudente, Álvares Machado, Pirapozinho, Tarabai, Martinópolis, Santo Anastácio, Indiana, Presidente Epitácio e Presidente Bernardes. Os dados serão obtidos por meio de questionários, compondo anamnese da atividade física, Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) para identificação do nível de atividade física (NAF), questionário de morbidade referida baseado no Standard Health Questionnaire, nível educacional e condição socioeconômica. Após o agrupamento das variáveis, será analisada a homogeneidade da amostra com o teste de Levene. A prevalência de DCD será descrita com a análise de frequência de respostas. A possível relação entre os casos de doenças e o NAF será observada com a utilização da correlação bivariada de Pearson. A associação entre a prevalência de doenças em frequentadores de áreas públicas com a de seus familiares será observada com o teste do Qui-quadrado. Os fatores atenuantes ou agravantes serão identificados por meio da realização do cálculo de Regressão Bivariada. Todos os procedimentos estatísticos adotarão o intervalo de confiança de 95 (IC=95) e erro de 5 (p<0,05). Para todos os testes, será utilizado o software com pacote estatístico SPSS 22.0 (IBM®).

Protocolo: 3675 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2016 - 12/2018 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIEL TEIXEIRA DE BRITO
THAINA OLIVEIRA FELIPE
CARLOS EDUARDO DA SILVA
LUCIANA ALVES ALEIXO
FRANCIONE DA SILVA SOUZA
JULIANA DA SILVA JESUS
FABIO RODRIGO GOUVEIA TEIXEIRA
LUCAS DA SILVA SANTOS
DAYSE MASSUMI IWATA DE SOUZA
MURILLO MARTINS ROGERIO
DIEGO JARDIM DA SILVA
CLAUDIA DE MATOS GONCALVES SILVA
FILIPE COSTA ALVES DE OLIVEIRA
LUANA BATISTA SANTO
GUILHERME BELLONCI CEREJA
ERRISSON MUNIZ MENDES
JOAO ANTONIO NAKANISHI PEREIRA
PAULO HENRIQUE ALEIXO
Professor(es): MARCELO JOSÉ ALVES
EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO
ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
Introdução: A poluição atmosférica há algum tempo tem sido estudada, assim como os efeitos dela na saúde humana. Acreditam que esses efeitos interferem diretamente no sistema cardiorrespiratório de indivíduos que praticam exercícios físicos expostos a essa poluição. Mesmo com o avanço nos estudos sobre efeitos da poluição e sistema respiratório, ainda são escassos, estudos que investigam os efeitos da poluição em conjunto com a atividade física regular em ambientes urbanos, parques localizados em meio ao grande numero de fluxo veicular. Objetivo: Avaliar o comportamento das variáveis cardiovasculares e do comportamento do sistema nervoso parassimpático e o nível de monóxido de carbono exalado, nos períodos de repouso e recuperação, em praticantes regulares de exercícios, ambientes fechado e praticantes em céu aberto. Método: 50 voluntários que serão divididos em dois grupos: outdoor (25 indivíduos que praticam atividade física em ambiente aberto) e indoor (25 indivíduos que praticam atividade física em ambientes fechado). O procedimento experimental será realizado em duas etapas, com mínimo de 48 horas de intervalo entre elas, na primeira fase serão usados questionários para cumprir os critérios de inclusão, são eles: Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), Questionário de Prontidão para Atividade Física (PAR-Q) e Questionário de Estratificação de Risco Pré-Participação (Q-ACSM), e por fim a avaliação física, composta pelo IMC e os valores de VO2 teste aeróbico máximo de corrida de vai-e-vem de 20 metros), para a caracterização da amostra. Já na próxima etapa será realizado o protocolo de exercício formado por três fases, repouso, corrida e recuperação. Ao longo de todo o procedimento experimental serão captados os intervalos R-R pelo cardiofrequencímetro Polar RS800, pelo qual será possível obter valores de frequência cardíaca e o comportamento da modulação autonômica; o monóxido de carbono exalado e a pressão arterial serão avaliados de maneira indireta, utilizando respectivamente Micro Co e esfigmomanômetro e estetoscópio e a Taxação do esforço percebido por meio da escala de Borg. Analise estatística será confeccionado um banco de dados eletrônicos criado no Excel®, os dados serão descritos através das médias e desvios padrões das variáveis, porcentagens e frequências simples; e as comparações serão realizadas intragrupo e intergrupo. Após normalidade dos dados, a análise intergrupo será a aplicado os teste de T Student ou teste Wilcoxon, e para as comparações intragrupo encontrados nos momentos pré e pós-intervenção será feita por meio de Anova One-Way ou teste de Kruskall Wallis. O nível de significância será estabelecido em p <0,05 para todos testes.

Protocolo: 3397 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 10/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DANIELI ANDRADE DE OLIVEIRA
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA
EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO
ALINE DUARTE FERREIRA
ANA CLARA CAMPAGNOLO GONÇALVES TOLEDO

Resumo:
Introdução: O Processo de desenvolvimento do Diabetes Mellitus Tipo II (DMII) é desencadeado primariamente pelo quadro de resistência à insulina, que pode ser derivado da má alimentação e falta exercício físico, na qual consiste de alta ingestão de alimentos hiperglicêmicos nas refeições, podendo resultar no excesso de peso corporal, quadro que gera risco ao surgimento de doenças. Nesse sentido, o treinamento físico pode ser um aliado no controle ou diminuição do quadro de resistência à insulina, colaborando para a diminuição do peso corporal e diminuindo o risco do desenvolvimento de doenças. Objetivo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo estudar os efeitos do treinamento concorrente na composição corporal de animais submetidos ao consumo de refrigerante. Método: Na presente pesquisa serão utilizados 30 ratos machos estando na fase biológica de pós-desmama (30 dias) da raça Wistar, a serem obtidos no Biotério da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE campus II e mantidos no biotério de pequenos roedores do departamento de Fisioterapia da FCT- UNESP, Campus de Presidente Prudente - SP. Os animais serão submetidos ao teste de esforço para a determinação da carga crítica de trabalho (CCT) e capacidade anaeróbia (CTA). Para a análise da glicose sanguínea serão utilizadas tiras reagentes, com aparelho da marca Accutrend Plus ®. Após 48 horas da última sessão de exercício, os animais serão submetidos ao procedimento cirúrgico. Serão removidas amostras dos tecidos muscular e ósseo. Além disso, serão calculados os índices corporais, a partir do índice de massa corporal (IMC) e índice de Lee (Lee). A gordura visceral será calculada a partir da remoção do tecido adiposo epididimal. Após a obtenção dos dados serão realizados os seguintes testes: i Shapiro-Wilk para normalidade; i Kruskal Wallis ou Anova para verificar a diferença nos momentos pré e pós-treinamento; i Pós-teste de Dunn ou Tukey para verificar a diferença entre grupos. Todos os procedimentos assumirão o erro de 5 (p<0,05).

Protocolo: 3359 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2017 - 12/2018 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIA LUISA TOMIAZZI
LUIS FELIPE VALERIO
THIAGO PEREIRA DE MORAES
DANIELLE MAGALHAES FERNANDES
RAFAEL FELIPE SIQUEIRA DOS SANTOS
MARCO AUGUSTO SADA FILHO
PAULO HENRIQUE ALEIXO
Professor(es): EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO
ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
A doença de Chagas, causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi (T.cruzi), foi descoberta em abril de 1909 pelo médico e pesquisador brasileiro Carlos Chagas. Existem aproximadamente 6 a 7 milhões de pessoas infectadas com o T. cruzi, em sua maioria na América Latina e mais de 25 milhões de indivíduos em risco de contrair a doença. O ciclo evolutivo do T. cruzi envolve dois tipos de hospedeiros, um invertebrado e outro vertebrado, e três formas evolutivas bem características: amastigota, epimastigota e tripomastigota. Existem diferentes cepas de T. cruzi, que apresentam diferenças genéticas e distintas características imunológicas, biológicas e bioquímicas. Assim, a classificação pode ser de acordo com seu comportamento biológico, em biodema I, II e III; baseada no ambiente em TCI (silvestre) e TCII (doméstico); e de acordo com a origem genética em seis tipos: TCI a TCVI. A cepas Y e JLP, isoladas de pacientes chagásico agudo e chagásico crônico, respectivamente, apresentam capacidades de infecção e dano ao tecido distintas.Dessa forma, a implantação de cultivos axênicos para obtenção de amastigotas de cepas com diferentes características, como a cepa Y e a cepa JLP, permitirá a realização de estudos futuros para uma melhor compreensão de aspectos parasitológicos e imunológicos relacionados à doença. O objetivo deste projeto será comparar o processo de obtenção de amastigotas axênicas de duas cepas diferentes de T. cruzi. Serão realizados cultivos axênicos com duas cepas, a Y de alta virulência e a JLP de baixa virulênica. A eficiência da transformação de epimastigotas de T. cruzi em amastigotas em meio M199 será verificada através da avaliação do tempo de cultura e da quantidade de formas amastigotas obtidas.

Protocolo: 3295 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2016 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIEL HENRIQUE MAXIMINO SANTOS
NATALIA LIGABO DOS SANTOS
AMANDA APARECIDA SILVA DE AGUIAR
Professor(es): THAIS BATISTA DE CARVALHO
ELIANA PERESI LORDELO

Resumo:
As lesões musculares são divididas em leves, moderadas e graves conforme a quantidade de fibras rompidas. O tratamento padrão para lesões graves é a cirurgia para sutura muscular, nas quais as bordas do músculo rompido são unidas. O Plasma Rico em Plaquetas (PRP), é outro tratamento que apresenta resultados positivos, devido a seus fatores de crescimento que estimulam a angiogênese, quimiotaxia e síntese de novas fibras musculares. Desta forma, o objetivo desse trabalho será analisar a associação das duas técnicas na lesão muscular, hipotetizando que sua união resulte na regeneração do músculo lesionado de forma mais efetiva que a aplicação isolada das técnicas. Serão utilizados 70 ratos distribuídos em 5 grupos: controle (C), controle lesão (CL), lesão e sutura (LS), lesão e PRP (LP), lesão, sutura e PRP (LSP). O processo de lesão ocorrerá por meio de cirurgia na qual a porção lateral do músculo gastrocnêmio será seccionada. Para aplicação do PRP, este será extraído por meio de punção cardíaca no dia seguinte ao processo de lesão, e aplicado após 24 horas de lesão. Os animais serão eutanasiados no 7º dia após a lesão. Sete animais terão os músculos submetidos ao ensaio mecânico enquanto os outros terão o tecido muscular congelado para análise das características morfológicas, colágeno muscular, análise fractal, estresse oxidativo. Para todas as análises será realizado teste de normalidade seguido dos pós-testes adequados dependendo da presença de distribuição gaussiana ou não. Será adotado nível de significância de 5.

Protocolo: 3285 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCAS DA SILVA SANTOS
Professor(es): INES CRISTINA GIOMETTI CEDA
ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
Introdução: Atualmente tem se observado grande aumento populacional de idosos, segundo dados do IBGE a população de idosos representa um contingente de quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade (8,6 da população brasileira), em decorrência desse aumento da população idosa julga-se importante aumentar a manutenção e qualidade de vida desses indivíduos. Portanto o objetivo deste estudo será investigar os efeitos do treinamento funcional na capacidade de equilíbrio dinâmico de idosos institucionalizados. Metodologia: A pesquisa proposta utilizará o estudo de caso para avaliar se ocorrerá melhoria Na capacidade funcional dos idosos mediante a intervenção realizada. O estudo será realizado em uma instituição de longa permanência da cidade de Presidente Prudente-SP, os participantes serão submetidos a uma avaliação de agilidade e equilíbrio dinâmico, após a aplicação do teste o voluntario será submetido a realização da intervenção a partir do protocolo de treinamento. Após a intervenção será aplicado novamente o teste e então será feita uma comparação dos dados, dado os resultados os mesmos serão apresentados aos indivíduos.

Protocolo: 3383 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2016 - 1/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BEATRIZ APARECIDA ROCHA
Professor(es): MARCELO JOSÉ ALVES

Resumo:
O exercício físico de forma geral provoca alterações anabólicas nos tecidos corporais. Dentre os efeitos benéficos do exercício para o miocárdio, estão a melhora na perfusão sanguínea, aumento da espessura do ventrículo, além dos efeitos indiretos, como redução da gordura corporal, do colesterol, entre outros. Nesse contexto a presente pesquisa pretende avaliar as alterações promovidas pelo exercício, aeróbio e anaeróbio, em diferentes ergômetros, tecido muscular cardíaco de ratos. Para isso serão utilizados 35 ratos, divididos em 5 grupos (n=7): Controle (C), Treinamento Aeróbio em Natação (TAN), Treinamento Resistido em meio aquático (TRA), Treinamento Aeróbio em Esteira Rolante (TAE) e Treinamento Resistido em Escalada (TRE). Os animais dos grupos TAN e TAE foram avaliados quanto a sua capacidade aeróbia por meio do teste de lactato mínimo (Lan), para determinação da carga de treinamento, os grupos TRA e TER realizaram teste de força máxima para o mesmo fim. Após 4 semanas de treinamento os animais foram eutanasiados, e o miocárdio foi retirado para posterior análise histomorfométrica. Serão analisados a área dos cardiomiócitos, volume do núcleo celular, por meio da coloração de Hematoxilina e Eosina, e quantificação do colágeno por picrosírius. Os dados serão analisados estatisticamente por meio do software SPSS v.22, com significância de 5.

Protocolo: 3209 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2016 - 11/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANGELA BUENO DE MORAES
LAERCIO DA SILVA CORREIA
LUCAS DA SILVA SANTOS
Professor(es): ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
O desempenho médico é baseado no princípio de prevenção e o diagnóstico das doenças e seus fatores de risco são fundamentais. Marcadores biológicos são utilizados não somente para o diagnóstico, mas também para propor tratamentos. Para isso busca-se uma alternativa que permita a obtenção de resultados mais rapidamente que os laboratoriais, como os aparelhos portáteis do tipo point-of-care. Objetivos: Esse estudo terá como objetivo mensurar o colesterol total em amostras de sangue total a fresco capilar com aparelho portátil de indivíduos hipertensos e diabéticos frequentadores de uma Unidade Básica de Saúde. Metodologia: Trata-se de estudo quantitativo do tipo transversal, em amostra comunitária, considerando-se a proporcionalidade. Serão convidados a participar do estudo 60 indivíduos frequentadores da UBS do bairro Brasil Novo, na cidade de Presidente Prudente-SP, que participam de grupos de intervenção interdisciplinar em Hipertensão e Diabetes Mellitus (Hiperdia). A execução prática do projeto de pesquisa será entre meses de agosto a outubro de 2016. Os participantes serão divididos em três grupos: hipertensos; diabéticos; hipertensos e diabéticos. Inicialmente, será realizada avaliação inicial dos participantes para caracterização da amostra. Na sequência, será realizada a coleta de sangue capilar com técnica especifica padronizada para análise no aparelho Accutrend GCT®, seguindo os dados para realização do controle de qualidade do aparelho fornecidos pelo fabricante nas bulas das soluções de controle e embalagens das fitas reagentes. Serão incluídos pacientes frequentadores da UBS do Brasil Novo que participem de grupos de intervenção interdisciplinar, com idade entre 30 e 80 anos de idade, de ambos os sexos, residentes no bairro Brasil Novo. Será confeccionado um banco de dados no Excel®, em seguida os dados serão analisados e os resultados serão apresentados de forma descritiva, por média e desvio padrão. Serão produzidos gráficos e figuras para representar os resultados encontrados.

Protocolo: 3213 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 8/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VITORIA RIBEIRO PEREIRA
MONIQUE MANOEL DE MORAES
RAFAELA APARECIDA DE ALMEIDA RUBIRA
Professor(es): SELMA DE BASTOS ZAMBELLI FREITAS
ALINE DUARTE FERREIRA

Resumo:
A determinação do limiar anaeróbio (LAn) na natação é essencial para prescrição do treinamento, contudo os testes mais utilizados são invasivos. Na tentativa de estimar o LAn, alguns estudos usam a velocidade crítica (VC). O software Swimtest® utiliza um teste de VC para estimar o LAn, contudo, nenhum estudo verificou sua validade e reprodutibilidade em sujeitos fisicamente ativos. Assim o objetivo do presente projeto será avaliar a validade e reprodutibilidade e do teste de VC utilizado no software Swimtest® em estimar o LAn em nadadores de academia fisicamente ativos e moderadamente treinados. Participarão do projeto 30 sujeitos de ambos os sexos de 15 a 30 anos. Os participantes serão submetidos a três avaliações. Duas objetivarão determinar o LAn por meio do teste da VC, utilizando o software, para determinar a reprodutibilidade do protocolo. A terceira sessão analisará o LAn pelo comportamento da concentração de lactato durante um teste incremental. Para Analisar a reprodutibilidade serão utilizados o teste t de Student pra amostras dependentes, a correlação intraclasse (ICC), o erro típico (ET) e o coeficiente de variação (CV). Para a validade será utilizado o teste t de Student, correlação de Pearson e análise de concordância. O nível de significância será fixado em p<0,05.

Protocolo: 3189 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 7/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MURILO HENRIQUE CAETANO ERRAN
Professor(es): JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR
ALESSANDRO PIERUCCI

Resumo:
Introdução: Na atualidade a população pediátrica brasileira vem sendo exposta a fatores de risco causados pela inatividade física e má alimentação, desta forma é necessário o entendimento deste processo para posterior intervenção. Objetivos: Identificar o comportamento temporal do envolvimento em atividades esportivas entre crianças dos seis aos oito anos de idade, bem como, analisar suas relações longitudinais com crescimento físico, variáveis comportamentais e hemodinâmicas. Métodos: Estudo de delineamento prospectivo que será realizado em Presidente Prudente/SP. A amostragem envolverá escolas da região metropolitana da cidade. A casuística será composta por 783 crianças de ambos os sexos, idade cronológica entre seis e oito anos e regularmente matriculados/frequentando o Programa Cidadescola. Estas crianças serão avaliadas anualmente: desempenho escolar/indisciplina, variáveis hemodinâmicas (pressão arterial sistólica), peso corporal, estatura, circunferência de cintura e diâmetros ósseos. Além disso, o envolvimento em atividades esportivas fora do ambiente escolar e alguns comportamentos de risco (etilismo, tabagismo, pular refeições e qualidade do sono) serão avaliados por meio de questionários previamente validados. Resultados esperados: Espera-se identificar a inter-relação entre variáveis comportamentais, hemodinâmicas de aprendizado e de crescimento físico entre crianças ao longo de seu crescimento. Os achados do presente estudo serão importantes na tentativa de identificar o impacto da prática esportiva sobre o crescimento físico e desenvolvimento de doenças entre jovens durante a infância e adolescência.

Protocolo: 3008 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2015 - 12/2018 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VICTOR HUGO SANTOS ZANGIROLAMO
Professor(es): MARCELO JOSÉ ALVES
CARLOS AUGUSTO DE CARVALHO FILHO
DIANE DE VASCONCELOS BARRIONUEVO

Resumo:
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é o primeiro nível de contato das famílias brasileiras com o Sistema Nacional de Saúde. Relacionado às doenças respiratórias crônicas, os profissionais das ESF na maioria dos casos, realizam abordagens generalistas no tratamento sintomático das exacerbações. Porém, é fundamental que esses profissionais estejam preparados para lidar com agravos da doença, a fim de ofertar melhores condições de tratamento à essa população específica. Para um levantamento de tais informações, um requisito fundamental em uma ESF é o uso de registro familiar enquanto instrumento de trabalho (prontuário familiar), garantindo o registro de todas as informações e permitindo o acesso ágil às ações realizadas pela equipe de saúde da família. Portanto, o prontuário se torna um elemento decisivo na atenção prestada a família, onde todas as informações ficam reunidas permitindo a continuidade dos cuidados a todos os membros familiares. Também representa um indicador da qualidade de serviço e atenção ofertada, além de poder ser utilizado como um elemento fundamental em casos de auditória ou processos legais e éticos. Os objetivos desse estudo será avaliar a prevalência de idosos com doenças respiratórias crônicas (DRC) cadastrados nas Unidades de ESF em uma cidade no interior do estado de São Paulo. O estudo será do tipo primário, predominantemente descritivo, observacional, transversal não controlado e retrospectivo. Será realizado um levantamento dos prontuários dos últimos doze meses de todas as unidades de ESF de idosos com DRC, seguida da análise prevalência das doenças mais frequentes, tipo de gênero mais acometido, além de observar quais os tipos mais frequentes de tratamento médico prescritos. Para análise de resultados será confeccionado um banco de dados eletrônicos criado no Excel®. Os dados serão descritos através das média e desvio padrão das variáveis, porcentagens e frequências simples. Espera-se, com o presente estudo, encontrar entre as DRC uma maior frequência de renite e DPOC, com acometimento em idosos de ambos os gêneros, espera-se também observar uma relação entre o hábito tabagístico e a prevalência de DPOC.

Protocolo: 2916 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2016 - 1/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CAIQUE AGUIAR DOS SANTOS
RODRIGO MARTINS DIAS
MARILZA RODRIGUES DA SILVA
GABRIELE SENES CECILIANO
JOYCE MARIANE MARTILIANO SILVA FRUTUOSO
GABRIEL TRENTINI BERALDO
MARCELA RUIZ MACHADO
NATASHA LAIS NUNHES ROCCO
ANA CARLA DE SOUZA SANTOS MARQUES
Professor(es): RENATA CALCIOLARI ROSSI
ALINE DUARTE FERREIRA

Resumo:
A poluição atmosférica há muito têm sido alvo de abordagem e discussão, assim como os seus efeitos adversos provocados na saúde humana. Acredita-se que esses efeitos interfiram na qualidade da saúde em geral, mais especificamente na saúde respiratória de indivíduos diretamente expostos. Apesar de haver muitos estudos sobre os efeitos da poluição atmosférica sobre o sistema respiratório, ainda são escassos estudos investigando os efeitos da poluição atmosférica durante a prática de exercícios físicos regulares em ambientes abertos com constate fluxo veicular. Objetivos: Analisar a concentração de monóxido de carbono no ar exalado e percepção de esforço físico em praticantes de exercícios físicos regulares em um parque a céu aberto. Métodos: Serão convidados a participar do estudo indivíduos com idade entre 18 anos e 40 anos, de ambos os gêneros, praticantes de exercícios aeróbicos que frequentam um parque à céu aberto na cidade de Presidente Prudente/SP nos horários de pico de tráfego veicular. Responderão a um questionário sobre o nível de atividade física; seguido de avaliação dos dados vitais e antropométricos, por fim a mensuração do monóxido de ar exalado. Durante a caminhada supervisionada de 60 minutos, os pesquisadores avaliarão a percepção do esforço físico por meio da escala de Borg, mais detalhada adiante. Após a caminhada, os participantes serão reavaliados quanto o monóxido de ar exalado e sinais vitais, e por fim responderão a um questionário de sintomas respiratórios. Para análise de resultados será confeccionado um banco de dados eletrônicos criado no Excel®. Os dados serão descritos através das média e desvio padrão das variáveis, porcentagens e frequências simples.

Protocolo: 2931 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2016 - 1/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GEIELI PAIXAO DE ANDRADE
LUIZ FELIPE MARQUES NOVAES
ALINE PORTO CARNEIRO
ISABELA CRISTINA DUARTE ARAUJO
VICTOR CESAR BELLONI DOS SANTOS
JULIANA FELIPE
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA
JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR
RENATA CALCIOLARI ROSSI
MARCUS VINICIUS PIMENTA RODRIGUES
ALINE DUARTE FERREIRA

Resumo:
Recentemente alguns estudos observaram a constante ausência do trabalho de força motora especifico para os músculos dos antebraços em academias de ginástica, bem como, a falta de aparelhos específicos que possam ser utilizados para esta finalidade. Esta pesquisa visa investigar como as academias de ginástica estão realizando o trabalho ou treinamento para o fortalecimento dos grupos musculares dos antebraços na região do Oeste Paulista. Inferir sobre o conhecimento dos profissionais de Educação Física quanto aos exercícios para o fortalecimento dos músculos do antebraço; investigar se existe um aparelho especifico para o treinamento dos músculos do antebraço nestes estabelecimento; conhecer os exercícios mais utilizados para o fortalecimento dos referido grupos musculares; revelar o que os profissionais destas academias acham da possibilidade de possuir um aparelho específico para fortalecer os músculos do antebraço, como já existe para outros músculos do corpo. Nossa investigação trata-se de uma pesquisa descritiva, que segundo Thomas e Nelson (2002), têm seu valor baseado na premissa de que os problemas podem ser resolvidos e as práticas melhoradas por meio da observação, da análise e da descrição, desde que estas sejam objetivas e completas. Como procedimentos de análise dos dados coletados serão realizados: uma pré-analise que começará por uma leitura flutuante buscando-se a analogia das respostas, para conhecer as mensagens nelas contidas, margeando-as e deixando-as invadir o pesquisador por impressão, representações, emoções, conhecimentos e expectativas.

Protocolo: 2973 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2015 - 12/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARTIEL BARBOSA DOS SANTOS
ANTONIO AUGUSTO SOARES CASTELLANI
Professor(es): LEANDRO ALVES DA CUNHA

Resumo:
O conceito de percepção da qualidade de vida pode ser definido como, a percepção que o indivíduo tem de sua posição na vida, no contexto da cultura e do sistema de valores onde vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Viver mais anos é uma aspiração das pessoas em qualquer sociedade, porém, o processo de envelhecimento constitui em uma experiência particular a cada indivíduo, onde a adoção de hábitos de vida saudável, como a prática de exercícios, como meio de manter ou aumentar os níveis de força e &#64258;exibilidade, é recomendada. Tendo em vista os benefícios físicos e psicossociais decorrentes do exercício, estes poderiam melhorar a aptidão funcional e a percepção da qualidade de vida dos idosos. Objetivos: analisar e avaliar a percepção da qualidade de vida e aptidão funcional em idosos por meio de um protocolo de exercícios ativos livres e aeróbicos. Serão selecionados aleatoriamente 10 idosos não institucionalizados, com idade entre 60 e 80 anos, de ambos os sexos, sedentários. Os exercícios serão aplicados duas vezes por semana, por oito semanas consecutivas com duração de 50 minutos cada sessão. Eles serão submetidos a uma avaliação inicial e final da aptidão funcional por meio de uma bateria de testes da AAHPERD e percepção de esforço físico pela escala de BORG. A percepção da qualidade de vida será avaliada por meio do questionário SF-36. Assim como o IPAQ que avaliará o tempo semanal gasto em atividades físicas. Para a análise dos dados será confeccionado um banco de dados eletrônicos e posterior análise dos resultados em Excel®. Será realizada análise descritiva e os valores serão expressos em frequências e proporções.

Protocolo: 2900 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2015 - 6/2016 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Aluno(s): INGRID GRACE DORNELLES
EDMARA BRAMBILLA
Professor(es): ADRIANA JUNQUEIRA

Resumo:
A hérnia discal lombar é o diagnóstico mais comum dentre as alterações degenerativas da coluna lombar e a principal causa de cirurgia de coluna. Dentre as atividades físicas, a prática da dança seria uma forma de intervenção em academias de dança para alunas que estão dentro do quadro abordado, e ver se pode contribuir para a melhoria do quadro clínico de hérnia. O objetivo deste estudo de caso é analisar as contribuições do ballet clássico adaptado para a melhoria do quadro clínico de hérnia de disco lombar em uma aluna iniciante de Ballet clássico. A pesquisa proposta utilizará o estudo de caso para avaliar se ocorrerá melhoria na qualidade física da praticante do estudo. As imagens de ressonância magnética e raio x da aluna com seus respectivos laudos médicos anteriores, serão comparados com os laudos posteriores a intervenção, assim como a percepção de dor será avaliado antes e após o protocolo de dança. A análise será apenas descritiva. Espera-se que os próximos laudos médicos apresentem evolução do quadro da aluna em questão, e a percepção de dor fique reduzida.

Protocolo: 2876 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2015 - 10/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LYSIA BARBOSA SILVA
Professor(es): MARCELO JOSÉ ALVES
WAGNER APARECIDO CAETANO
EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO
ALINE DUARTE FERREIRA
ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
Em Presidente PrudenteSP, o Parque do Povo é um espaço verde urbano que se constitui o principal espaço público de lazer e esportes da cidade, intensamente frequentado para o uso de seus gramados, calçadas circundantes, quadras esportivas e pistas de cooper, ciclismo e skate. Considerações a respeito da relação direta e positiva entre qualidade urbana ambiental satisfatória e parques verdes urbanos são constantemente trazidas em estudos recentes. Entre inúmeros benefícios, esses locais promovem oportunidades para a prática de atividades físicas. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo verificar o perfil dos praticantes de atividades físicas em parques urbanos, e em especial no Parque do Povo em Presidente Prudente-SP. A metodologia recairá numa pesquisa de abordagem quantitativa que será realizada em duas etapas. O nível de atividade física e características do uso/usuários do parque serão coletados através do System for Observing Play and Recreation in Communities (SOPARC). Este instrumento que se baseia em observações sistemáticas (scans) de áreas alvo selecionadas tem se mostrado confiável, sendo largamente utilizado a nível internacional para avaliar parques e espaços públicos abertos e recentemente foi utilizado no Brasil. Também será feito o uso de questionário construído para atingir os objetivos propostos, que será aplicado a 200 frequentadores do parque que sejam maiores de 18 anos e estejam praticando atividade física no local da pesquisa. Para a análise sistemática dos resultados será necessária uma analogia entre as literaturas selecionadas na revisão bibliográfica e as informações coletadas.

Protocolo: 2802 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2015 - 7/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CARLOS ROBERTO MOREIRA JUNIOR
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA
JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR
ALINE DUARTE FERREIRA

Resumo:
Esta pesquisa tem o objetivo verificar a influência da fadiga nos atletas do esporte de orientação buscando o desenvolvimento de práticas adequadas na preparação física e técnica para atletas de alto rendimento dentro da área da Educação Física. A amostra a ser estudada será composta por dez atletas praticantes da modalidade, e participantes do Campeonato Paulista de Orientação (CAMPOR/2016), com faixa etária entre 21 a 30 anos, divididos em duas classes de competidores: Categoria H21A (homens acima de 21 anos de idade, com percurso com grau de dificuldade difícil) e intermediário (realiza preparação física 2 a 3 vezes por semana, ativo há pelo menos 12 meses). Serão coletadas amostras de sangue para verificar a concentração de lactato sanguíneo. Para tal será utilizado um Lactímetro portátil. Os participantes serão monitorados pelo Sistema de Posicionamento Global (GPS). Serão coletadas amostras de sangue de todos os participantes do estudo em dois momentos: minutos antes da partida, e imediatamente após a chegada/conclusão do percurso. Além disso, serão mensurados os valores de frequência cardíaca (FC) por meio de um frequencímetro para a obtenção dos valores de frequência cardíaca máxima (FCMax) e média (FCMédia) durante o percurso. Por último o será utilizado o questionário subjetivo de esforço (Escala de Borg) ao final da prova. Após a obtenção dos dados, serão analisados os valores médios da concentração de lactato sanguíneo, FCMax e FCMédia, além dos valores referidos na escala de Borg. Para tal, será utilizado o Teste t de Studant com valor de p<0,005. Os testes serão realizados com o software estatístico SPSS 22.0.

Protocolo: 2828 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2016 - 12/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCAS DA SILVA SANTOS
HELIARD RODRIGUES DOS SANTOS CAETANO
Professor(es): EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO
ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
O exercício físico é uma ferramenta no combate à obesidade, pois, o mesmo gera uma série de alterações fisiológicas ligadas ao desempenho físico e também a saúde. Assim, o objetivo do estudo será analisar os efeitos do treinamento concorrente no tecido muscular de ratos Wistar induzidos à obesidade através de uma dieta hiperlipídica. Trata-se de um estudo no qual o experimento já foi realizado, porém, com a intenção de se explorar melhor os resultados, pretende-se analisar a área de secção transversa da musculatura dos animais submetidos à aplicação do treinamento de força muscular e dieta hiperlipídica. Assim, foram utilizados 40 ratos machos Wistar subdivididos em 4 grupos: Controle Sedentário (CS); Controle Exercício (CE); Obeso Sedentário (OS) e Obeso Exercício (OE). O treinamento anaeróbio consistiu na execução de saltos verticais, nos quais os animais permaneceram acomodados por um colete sobre uma plataforma metálica. A intensidade (sobrecarga) também foi elevada gradualmente, por questões adaptativas, chegando ao final do treino com uma média de 70 a 75 da massa corporal. O treinamento aeróbio foi realizado em esteira rolante com uma velocidade de 9,75 metros por minuto. O treinamento foi realizado por 3 dias na semana, durante um período de 45 dias. Ao final do treinamento, os animais foram submetidos à eutanásia por meio de uma overdose de Pentobarbital sódico (100mg/kg) e foi removida a porção ventral da cabeça medial do músculo gastrocnêmico. As amostras permanecem congeladas no laboratório de histologia da FCT-UNESP e após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Animal (CEUA) da Unoeste, serão realizados os cortes em micrótomo rotativo e posteriormente serão corados com hematoxilina e eosina (HE) e azul de toluidina. Assim, serão analisadas 10 lâminas, e observadas 100 fibras musculares em cada lâmina por meio do microscópio óptico Zeiss "Primo Star", fotomicrografados pela câmera Canon Power Shot A650 IS. Para avaliação do grau de hipertrofia das fibras musculares será utilizado o sistema de análise de imagem computadorizada, pelo software AxioVision 4.8. Após a obtenção dos dados, será realizado o teste de Shapiro-wilk para verificar normalidade. Caso apresentem distribuição normal, será utilizado o teste de análises múltiplas ANOVA para comparação entre médias, seguido do Pós-teste de Tukey para a comparação entre grupos. Caso não apresentem normalidade, será utilizado o teste de Kruskal-Wallis com Pós-Teste de Dunn. Os testes serão realizados com intervalo de confiança de 95 (IC=95) e erro de 5 (p<0,05). Para tal, será utilizado o software com pacote estatístico SPSS 22.0.

Protocolo: 2742 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ALYSSON CHRISTIAN JESUS PEREIRA
PAULO HENRIQUE ALEIXO
VITOR PAULINO CAPELOTI
SERGIO RUIZ FERREIRA
Professor(es): ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
A poluição veicular interfere na prática de exercícios físicos e na qualidade de vida das pessoas no ambiente urbano. O Parque do Povo em Presidente PrudenteSP, apesar de ser um local com boa infraestrutura que proporciona a prática de exercícios físicos, é também um grande concentrador de tráfego de veículos. Acredita-se que este fator possa interferir na qualidade da saúde em geral, mais especificamente na saúde respiratória dos praticantes de exercícios físicos. Este trabalho discorrerá sobre os efeitos orgânicos da inalação dos agentes poluentes encontrado no ar e o rendimento do individuo na pratica dos exercícios físicos em lugares abertos, como no Parque do Povo de Presidente PrudenteSP. Com essa prática regular de exercícios físicos, quais são os benefícios para saúde da população como saúde física, social e afetiva. A metodologia utilizada recairá na pesquisa bibliográfica em literaturas selecionadas e pesquisa aplicada com praticantes de atividades físicas no parque do Povo em Presidente Prudente, as informações serão coletadas através de entrevistas, observação sistemática e também será realizada a mensuração de monóxido de carbono no ar expirado (COex) dos participantes antes e depois do exercício físico nos dias de coleta de dados.

Protocolo: 2638 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2015 - 12/2016 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): JULIANA FELIPE
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA
RENATA CALCIOLARI ROSSI
MARCUS VINICIUS PIMENTA RODRIGUES
ALINE DUARTE FERREIRA

Resumo:
INTRODUÇÃO: Nos últimos anos, vem ocorrendo um aumento do número populacional de idosos. O envelhecimento quando não está ligado à expressão ativo, é compreendido como um sinônimo de perca, regressão e de incapacidades. O exercício físico é considerado uma das melhores maneiras de manutenção e melhora da saúde. Apesar de comprovado a eficácia do exercício físico contra os efeitos do envelhecimento, ainda há um aumento no sedentarismo. Dessa forma devemos estimular a prática de exercícios para os idosos, ainda que algumas dificuldades socioeconômicas e culturais atrapalhem a participação de idosos em grupos de atividade física. O presente estudo justifica-se pela falta de estudos que nos ajudam a entender as razões de busca, permanência e desistência dos idosos em programas de exercícios físicos regulares. OBJETIVOS: Caracterizar e compreender os fatores que tenham relação direta com a motivação de idosos na participação de projetos de exercício físico. Além de analisar os fatores responsáveis de permanência e desistências. MÉTODOS: Estudo será de caráter transversal, retrospectivo e quantitativo, com aplicação de questionário em forma de entrevista. Amostra será constituída de sujeitos com 60 anos ou mais, participantes e ex-participantes de um grupo de atividades físicas na cidade de Taciba-SP. Os participantes da pesquisa serão avaliados por meio de um questionário adaptado, aplicado em modo de entrevista, constando os seguintes dados: identificação, tempo de participação, motivação para permanência, adesão, benefícios e motivos da desistência. Os questionários serão aplicados em dois grupos: grupo de idosos participantes do programa de exercícios físicos e que permaneçam treinando e participando até o mês de outubro de 2015 (GT), e o grupo desistente (GD), com a aplicação do questionário em idosos que desistiram do programa de atividades físicas (ex-participantes) entre o período de junho de 2014 a junho de 2015. Os dados coletados serão organizados e analisados em uma planilha de dados digitada no Programa Microsoft Excel®. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se obter informações importantes quanto às ações que poderão ser desenvolvidas para a manutenção e adesão das pessoas assim como entender os motivos das desistências e articular meios de reduzir tal situação.

Protocolo: 2619 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VITOR DOUGLAS DA COSTA
BRUNO DIAS MACHADO
Professor(es): WEBER GUTEMBERG ALVES DE OLIVEIRA
ALINE DUARTE FERREIRA

Resumo:
INTRODUÇÃO: Nas últimas décadas, a população brasileira está passando por mudanças devido ao aumento significativo da população idosa. Envelhecer é universal, natural e irreversível, acompanhada com suas próprias e marcantes características, como a diminuição da capacidade funcional e a força muscular, sendo o sedentarismo um fator que acelera essas características e atividade física a melhor maneira de prevenção. É obrigação do Estado garantir a proteção à vida e à saúde, com políticas sócias públicas que permitam um envelhecimento saudável. Visto isto temos a implementação das Academias da Terceira Idade. Em suma, a escolha deste tema justifica-se pela escassez de publicações científicas dentro da nossa realidade que nos mostrE se os idosos frequentadores das Academias da Terceira Idade (ATIs) conhecem as consequências que a atividade física feita realizada de maneira inadequada e sem orientação acarreta para o declínio de sua saúde física. OBJETIVOS: Avaliar a autopercepção de idosos praticantes de atividade física em ATIs em relação aos efeitos positivos e negativos que decorrem da prática de exercícios sem orientação especializada. METODOLOGIA: O estudo será do tipo transversal, com aplicação de inquérito em forma de entrevista, elaborado pelos autores do presente projeto de pesquisa, em idosos de ambos os sexos, com idade cronológica igual ou superior a 60 anos. Serão excluídos do estudo idosos que não aceitarem assinar o termo de consentimento livre e esclarecido ou não responderem ao inquérito completo. As entrevistas serão realizadas em duas cidades, Bastos-SP e Martinópolis-SP, sempre no período da manhã, no mês de setembro de 2015. A escolha das ATIs será realizada na forma de sorteio aleatório. Serão selecionadas quatro ATIs em cada cidade, compondo um total de 40 idosos participantes em cada cidade. Para analisar a normalidade dos dados será utilizado o teste de Komogorv-Smirnov. A correlação de Pearson analisará a correlação entre as variáveis contínuas. O intervalo de confiança adotado será de 95. O valor de significância será igual ou menor a 5. O software estatístico utilizado será o SPSS versão 15.0. RESULTADOS ESPERADOS: Esperamos encontrar idosos que conheçam sobre alguns dos benefícios da atividade física sobre a saúde, e também esperamos encontrar idosos que não saibam a respeito dos prejuízos à saúde decorrentes da pratica inadequada sem orientação especializada.

Protocolo: 2651 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FERNANDO DACOME PORTELLA
ANA FLAVIA DOS SANTOS GUEDES
Professor(es): MARCELO JOSÉ ALVES
ALINE DUARTE FERREIRA
ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
O CrossFit® é um método, e franquia, de treinamento funcional caracterizado pela realização de exercícios multivariados e de alta intensidade, proporcionando a melhora de várias capacidades físicas. O método foi desenvolvido há 45 anos, porém iniciou a expansão pelo mundo e aumento significativo do número de praticantes, principalmente a partir de 2010. Por isso, há poucos estudos sobre seus efeitos nas capacidades físicas dos praticantes regulares. Assim, o objetivo será realizar avaliação transversal de praticantes de treinamento funcional CrossFit® em diferentes estágios de treinamento quanto aos parâmetros de força, resistência muscular localizada, flexibilidade e aptidão aeróbia para estabelecer uma relação com o desempenho e gasto energético nos treinamentos multivariados da modalidade. Participarão 48 voluntários de ambos os gêneros, de 18 a 50 anos, praticantes de CrossFit® em um Box especializado. Serão divididos em três grupos para cada gênero (n=8), de acordo com o estágio de treinamento: Grupo iniciantes (3-6 meses de prática), Grupo intermediários (7-18 meses de prática) e Grupo avançados (19 meses ou mais de prática). Serão medidos o peso, a altura e as circunferências de tronco e membros. Serão realizados os seguintes testes: de sentar e alcançar para flexibilidade dos músculos posteriores da coxa e região lombar; de levantamento de terra (deadlift) para a força dos músculos posteriores da coxa e glúteos; de abdominais em 1 min para resistência muscular localizada dos músculos do abdome; e o teste de 12 min para a aptidão aeróbia. Será também avaliado o desempenho em um WOD (workout of the day - treinamento do dia) para cada estágio de treinamento. Para os grupos de iniciantes (20 Over head walking longe, 15 Abmat, 10 Burpees) e intermediários (5 Wall climbing, 15 Wall ball, 25 Box jump) o desempenho nos três exercícios sequenciais será avaliado pelo tempo de execução (min. e seg.), enquanto o grupo de avançados (5 Hand stand push up, 10 Over head squat, 20 V-Sit) terá o desempenho nos três exercícios sequenciais avaliado pelo número total de repetições realizadas no tempo máximo de 20 min. O desempenho nos WODs (tempo de execução para iniciantes e intermediários e número total de repetições para avançados) será utilizado para estabelecer a correlação (teste de Pearson) entre os valores das avaliações de flexibilidade, força, RML e aptidão aeróbia, considerando p<0,05.

Protocolo: 2608 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GERSON HILARIO
Professor(es): JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR

Resumo:
Trata-se de um estudo realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em "Ciência Animal" da Universidade do Oeste PaulistaUNOESTE, no qual foi aprovado pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). No entanto, com a intenção de dar continuidade ao presente trabalho, pretende-se analisar os efeitos da aplicação do hormônio do crescimento (GH) e a realização do treinamento de força nos tecidos ósseo e muscular. Foram utilizados 80 animais (40 machos e 40 fêmeas), com 60 dias de idade da linhagem Wistar. Os animais foram divididos em quatro grupos, com seus respectivos gêneros, sendo estes: controle (C), controle GH (CGH), treinamento de força muscular (T) e treinamento de força muscular com GH (TGH). Foram coletadas e congeladas, as amostras dos tecidos ósseo e muscular e mantidas no Laboratório de Histologia da Universidade Estadual Paulista, FCT-Unesp. As tíbias e fêmures serão analisados por absorciometria de raios X de dupla energia (DXA) e espectroscopia Raman (IVP). Além disso, será realizado o ensaio mecânico de flexão de três pontos em cada tíbia e ensaio de compressão femoral, por meio de uma máquina universal de ensaios mecânicos EMIC® 2000. O tecido muscular foi congelado e será posteriormente corado com hematoxilina-eosina (HE) para a mensuração da área de secção transversa (AST). Para a análise da tipagem das fibras musculares, será utilizada a coloração por Nicotinamida Adenina DinucleotídeoTetrazolium Redutase (NADH-TR). A observação dos tecidos será feita utilizando um microscópio de Luz Polarizada (Carl Zeiss®). Todos os procedimentos estatísticos serão realizados com o aplicativo SPSS 17.0 for Windows® e adotarão o valor de significância de 5 (p<0,05).

Protocolo: 2626 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDRESSA EULINA DA CRUZ FELIX
SORAIA CAROLLINE FERREIRA MARRAFON
JONATHAN BORGES PEIXOTO SILVA
LINCOLN JOSE MANGANARO
LUCAS DA SILVA SANTOS
HELIARD RODRIGUES DOS SANTOS CAETANO
Professor(es): INES CRISTINA GIOMETTI CEDA
EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO
ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
O exercício físico de forma geral provoca alterações anabólicas nos tecidos corporais. Tal efeito é resultante do estresse provocado pelo exercício que apresenta variações de acordo com a modalidade utilizada, nesse contexto a presente pesquisa pretende avaliar as alterações promovidas pelo exercício, aeróbio e anaeróbio, em diferentes ergômetros, nos tecidos muscular e ósseo. Para isso serão utilizados 35 ratos, divididos em 5 grupos (n=7): Controle (C), Treinamento Aeróbio em Natação (TAN), Treinamento Resistido em meio aquático (TRA), Treinamento Aeróbio em Esteira Rolante (TAE) e Treinamento Resistido em Escalada (TRE). Os animais dos grupos TAN e TAE serão avaliados quanto a sua capacidade aeróbia por meio do teste de lactato mínimo (Lan), para determinação da carga de treinamento, os grupos TRA e TER realizarão teste de força máxima para o mesmo fim. Após 4 semanas de treinamento os animais serão eutanasiados, sendo retirados os músculos sóleo e gastrocnêmio, além da tíbia e fíbula. O tecido muscular será analisado por análise morfométrica e quantificação da proteína GLUT4. O tecido ósseo será analisado pela densitometria óssea, ensaio mecânico e espectroscopia de RAMAN, para análise dos íons cálcio e fósforo. Os dados serão analisados estatisticamente por meio do software SPSS v.22, com significância de 95.

Protocolo: 2475 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2015 - 6/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ALYSSON CHRISTIAN JESUS PEREIRA
PAULO HENRIQUE ALEIXO
VITOR PAULINO CAPELOTI
SERGIO RUIZ FERREIRA
Professor(es): ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
Doenças Crônicas Degenerativas (DCD) são caracterizadas por um longo período de duração associada a diversos fatores de risco, normalmente estão relacionadas ao estilo de vida do indivíduo e a fatores genéticos. O objetivo do presente estudo será investigar a prevalência de DCD e avaliar o estilo de vida dos habitantes das cidades do Oeste PaulistaSP, atendidos pelo projeto de Extensão intitulado "Mutirão da Saúde". Esse é um estudo de caráter transversal que pretende analisar um grupo de aproximadamente 400 indivíduos adultos, de ambos os sexos, residentes nas cidades atendidas pelo projeto supracitado. Para a obtenção dos dados será utilizado o questionário de morbidade referida "Standard Health Questionnaire (SHQ)" e o Questionário de Análise do Estilo de Vida. Após a obtenção dos dados, serão realizadas as análises de frequência e de associação pelo teste do Qui-Quadrado para se verificar a relação das variáveis ocorrência de doenças e familiares (Pai e Mãe) com o estilo de vida dos avaliados das diferentes cidade da região. Para isso será admitido um erro de 5 (p<0,05) com intervalo de confiança de 95 (IC=95). Tal procedimento será realizado com o Software SPSS 17.0.

Protocolo: 2464 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2015 - 12/2016 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): AMANDA MARQUES SOARES
ANA ELISA VON AH MORANO FILITTO
RICARDO ROBERTO PICOLI
Professor(es): MARCELO JOSÉ ALVES
MARCELO CREPALDI LEITÃO
CARLOS AUGUSTO DE CARVALHO FILHO
ARIOVALDO DE SOUZA RIBEIRO
ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
O objetivo do presente estudo será analisar o nível de atividade física de estudantes do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade do Oeste PaulistaUNOESTE. A partir do cálculo amostral, foi definida a amostra de 250 alunos (Ntotal=540) com base no número total de estudantes, estabelecendo-se um erro de 5 (±5) e intervalo de confiança de 95 (IC=95). Para elaboração do presente estudo serão disponibilizados o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e um questionário de morbidade referida, baseado no "Standard Health Questionnaire for Washington State" para verificar a ocorrência de doenças crônicas. Após a coleta dos dados, serão realizadas as análises de frequência (média e desvio) e de associação pelo teste do Qui-Quadrado, estabelecendo-se significância de 95 (p<0,05). Tal procedimento será realizado por meio do Software SPSS 17.0.

Protocolo: 2437 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GIOVANI FERREIRA DA SILVA
FELIPE HENRIQUE MENDES
Professor(es): MARCELO JOSÉ ALVES
ALINE DUARTE FERREIRA
ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
A prática de capoeira é importante para nossa sociedade, pois além de tratar de um tema cultural ela também engloba a saúde. Sua prática envolve aspectos cognitivos, afetivos e motores além dos sociais. Sabe-se que a capoeira aplicada com respaldo teórico atua de forma que o desenvolvimento motor e seus aspectos predominantes nessa faixa etária sejam enriquecidos através dos movimentos e expressões. Objetivos: avaliar o desenvolvimento motor de crianças praticantes de capoeira, em uma escola da rede municipal na cidade de Presidente Prudente-SP. Métodos: Participarão do estudo 20 crianças de ambos os sexos, com idade cronológica entre 8 e 11 anos, que deverão realizar três meses de treinamento de capoeira, com frequência de duas aulas por semana e duração de uma hora em uma escola especializada localizada na cidade de Presidente Prudente-SP. Será aplicado o ensino de capoeira. Para a avaliação do nível do desenvolvimento motor será utilizado como instrumento a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), que compreende em um conjunto de tarefas diversificadas de diferentes setores de desenvolvimento, permitindo definir a idade motora em que esta criança se encontra. A avaliação será realizada antes do início do treino de capoeira e após três meses de treinamento. Para a análise estatística será utilizado o software estatístico SPSS (versão 13.0). As variáveis serão expressas em frequências e proporções. Tratando-se de uma amostra de distribuição normal, serão utilizados testes paramétricos, como "t" de Student, análise de variância (ANOVA) ou se necessário Tukey. Já se a distribuição for não normal serão utilizados os testes não paramétricos, como Mann-Whitney e Kruskal-Wallis ou se houver necessidade o Dunn. Será considerado estatisticamente significativo p<0.05. Espera-se que após a prática de capoeira as crianças apresentem idade motora maior a inicial enfatizando os aspectos da prática da capoeira, que possivelmente contribuirão para o avanço no desenvolvimento motor.

Protocolo: 2374 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VALERIA CREMA BONI
Professor(es): ALINE DUARTE FERREIRA
RAFAEL CÉSAR FERRARI DOS SANTOS

Resumo:
Introdução: O diabetes mellitus (DM), caracteriza-se atualmente como epidemia mundial, que tem demonstrado um grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo. O exercício físico regular, juntamente com a insulinoterapia e um planejamento alimentar adequado, tem sido considerado uma das três principais abordagens no tratamento do diabetes mellitus do tipo I (DMI) na atualidade. Dentre as modalidades de exercícios físicos, os exercícios aquáticos são muito indicados, pois a pressão hidrostática exerce ação direta no sistema circulatório através da facilitação do fluxo sanguíneo, a termorregulação e redução da condução na atividade simpática, o que proporciona melhor controle metabólico. Objetivos: observar os níveis glicêmicos de crianças com diabetes mellitus do tipo I expostas a um treinamento de exercícios aquáticos em comparação a crianças sedentárias e analisar a composição corporal e a relação com o controle metabólico da doença. Material e métodos: estudo será randomizado do tipo longitudinal a ser realizado na clínica escola de fisioterapia da Unoeste, na cidade de Presidente Prudente- SP, entre os meses de março a maio de 2015. Participarão do estudo 20 crianças de ambos os sexos, com idade cronológica entre 8 e 12 anos com diagnóstico médico da doença de DMI. As crianças serão divididas em dois grupos distintos: grupo controle (GC; n = 10) e grupo treinamento (GT; n = 10). As crianças do GC não serão submetidas a exercícios aquáticos. Já as crianças do GT serão submetidas a um protocolo de exercícios aquáticos que ocorrerá entre os meses de abril e maio de 2015. Inicialmente as crianças serão avaliadas quanto aos dados antropométricos (peso, altura e índice de massa corporal), avaliação do perímetro de cintura (PC), sinais vitais (frequência cardíaca e frequência respiratória) e checagem de glicemia periférica em repouso. A segunda fase será caracterizada pelo desenvolvimento do protocolo de exercícios aquáticos. Nesta fase, as crianças serão monitorizadas antes, durante e ao final de cada sessão quanto aos sinais vitais e checagem de glicemia periférica. Durante a sessão, a intensidade do exercício será controlada por meio de frequencímetro tendo que atingir 75 da frequência máxima, e a percepção do esforço será avaliada por meio da escala de Borg adaptada para crianças e adolescentes. A última fase será a reavaliação das crianças após protocolo de dozes semanas quanto dados antropométricos, medidas de massa corporal por adipometria, sinais vitais (frequência cardíaca e frequência respiratória) e checagem de glicemia periférica em repouso. Espera-se com a pesquisa melhorar a relação da composição corporal das crianças com DMI e consequentemente um melhor controle da doença.

Protocolo: 2370 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2015 - 1/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): STEFANY SOUZA DE MORAES
NAYANE APARECIDA DE BRITO
ANA ELISA VON AH MORANO FILITTO
Professor(es): FRANCIS LOPES PACAGNELLI
ALINE DUARTE FERREIRA
GABRIELA ANDRADE PIEMONTE

Resumo:
A artrite é uma doença multifatorial, em que sua patogenia pode ser desencadeada por fatores ambientais e genéticos. O exercício físico apresenta potencias benefícios na artrite, retardando a incapacidade funcional e melhorando a função das articulações. Estudos in vivo utilizando modelos experimentais de artrite podem fornecer informações úteis sobre estes benefícios. O propósito do presente estudo é o de avaliar os efeitos do exercício físico de baixa, moderada e intensa atividade em modelo de artrite induzida por Zymosam (Zy) em ratos. Para avaliar a modulação da migração leucocitária na cavidade articular, será realizada a contagem diferencial de leucócitos puro e de lavados sinoviais. Adicionalmente, será avaliada a contagem de leucócitos no sangue periférico. O benefício da atividade física será relacionado com a diminuição do diâmetro do edema local. Os resultados serão expressos representados em médias. As diferenças estatísticas entre os grupos serão medidas utilizando ANOVA univariada seguida por teste de Turkey, p<0,05 considerado como resultado significante.

Protocolo: 2358 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2014 - 7/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VICTOR HUGO GONZAGA DA SANTA CRUZ
Professor(es): LEONILDA CHIARI GALLE
RODRIGO METZKER PEREIRA RIBEIRO

Resumo:
No mundo em que vivemos, onde o sentido da visão é de extrema importância para o ser humano, a falta deste, consequentemente trará um atraso no aprendizado e no desenvolvimento de locomoção, no desenvolvimento social, afetivo, cognitivo, e psicomotor quando comparados pessoas com a mesma faixa etária. A deficiência visual poderá ser cegueira total ou parcial. Com essa problemática, o objetivo desse projeto de pesquisa será realizar estímulos através da dança em deficientes visuais, para que seja avaliado possíveis ganhos em diferentes áreas. Participarão do estudo 10 adultos de ambos os sexos com idade cronológica entre 30 e 60 anos, com diagnóstico médico da doença. O estudo será realizado na Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos, na cidade de Presidente Prudente-SP. As avaliações ocorrerão entre os meses de fevereiro a maio de 2015. As atividades iniciarão com coleta de identificação (idade e sexo), dados antropométricos (peso e altura), e coleta de dados vitais como a pressão arterial e frequência cardíaca. Para avaliar o nível de equilíbrio será realizado o teste de balance scale de Berg, que consiste em uma avaliação do equilíbrio funcional com base em 14 tarefas comuns da vida diária, para a flexibilidade usaremos o teste de Wells, ou como é mais conhecido, teste de sentar e alcançar, será medido a partir da posição longínqua que o indivíduo pode alcançar na escala com as pontas dos dedos, registando o melhor resultado entre as duas execuções. Essas avaliações ocorrerão no primeiro dia da aula de dança. As aulas de dança terão duração de 60 minutos, sendo 5 minutos iniciais para alongamentos e 10 minutos finais para o desaquecimento; os 45 minutos de danças de ritmos variados terão pausas a cada 15 minutos para reidratação. A frequência será de uma vez por semana, por 16 semanas. Após as 16 semanas de aulas de dança, serão repetidas todas as avaliações iniciais. Espera-se que a prática dessa atividade pela dança possa proporcionar os benefícios para a saúde desses indivíduos em geral, além de uma vida independente para os deficientes visuais. Ao final será feita uma análise estatística elaborada em um banco de dados eletrônico. As variáveis serão expressas em frequências e proporções. Tratando-se de uma amostra de distribuição normal, serão utilizados testes paramétricos, como "t" de Student, análise de variância (ANOVA) ou se necessário Tukey. Já se a distribuição for não normal serão utilizados os testes não paramétricos, como Mann-Whitney e Kruskal-Wallis ou se houver necessidade o Dunn. Será considerado estatisticamente significativo p<0,05.

Protocolo: 2395 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2014 - 10/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DANYELLE BEATRIZ ABILA
CHARLLA FINESI SEGATO
Professor(es): DULCE MARIA ROSA CINTRA
ALINE DUARTE FERREIRA

Resumo:
O basquetebol é uma atividade física intermitente que faz uso de vias metabólicas, cujo principal substrato energético é o carboidrato (CHO). Por isso, é importante que o atleta tenha uma dieta adequada, incluindo CHO, que lhe possibilite bom desempenho nos treinamentos e jogos. São também utilizadas estratégias nutricionais durante os treinamentos e jogos para o fornecimento, principalmente de água e CHO. São poucos os estudos sobre a suplementação de CHO, principalmente com adolescentes. Por isso, o objetivo será avaliar os efeitos da suplementação de CHO no desempenho durante sessões de treinamento de basquetebol. Participarão 22 indivíduos do sexo masculino, na faixa etária de 11 a 15 anos, praticantes de basquetebol. Para avaliar o desempenho físico serão utilizados dois testes que simulam situações de jogo, a saber, arremesso de lance livre e fundamento da bandeja após corrida. O CHO (1 g/1 Kg peso corporal; diluído em água na concentração de 10-12) será consumido antes ou durante o treinamento. A glicemia será medida antes do treinamento, em repouso, e após o final da sessão. Ao final, também será coletada a informação individual sobre a percepção subjetiva do esforço. Será utilizada a estatística descritiva para apresentação dos dados e a estatística inferencial (ANOVA) para analisar as diferenças de desempenho com o consumo de CHO nos diferentes momentos.

Protocolo: 2324 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2014 - 6/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JOAO FRANKLIN GOES AMORIN
DAVID DA SILVA TELES
Professor(es): JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR

Resumo:
A reabilitação cardíaca tem mostrado grande eficiência para que o paciente acometido por um evento cardiovascular voltasse à vida normal retomando as atividades cotidianas. O estudo tem como objetivo avaliar parâmetros cardiometabólicos de indivíduos submetidos a reabilitação cardiovascular, em uma clínica escola do interior do estado de São Paulo, dados esses coletados por acadêmicos de fisioterapia no período de três anos anteriores (2011-2013). Serão avaliados indivíduos cardiopatas de ambos os gêneros, com média de idade de 55 anos, e que realizaram no mínimo 4 anos de programa de reabilitação. Serão avaliados dados do prontuário no que se refere aos parâmetros cardiometabólicos como consumo de oxigênio máximo corporal (VO2 max); pressão arterial em repouso e em nível submáximo; distância percorrida no teste de caminhada de seis minutos; duplo produto e consumo de oxigênio pelo miocárdio, índice de massa corporal. Os resultados serão apresentados em média ± desvio padrão e os dados serão avaliados por ANOVA. Será considerado significante o p < 0,05. Pretende-se com este estudo avaliar se os fatores de riscos e estes parâmetros estejam controlados no decorrer do período da reabilitação.

Protocolo: 2247 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2015 - 1/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): CAMILLA SILVA BERBERT
AMANDA MARQUES SOARES
Professor(es): FRANCIS LOPES PACAGNELLI

Resumo:
O Mycobactetium tuberculosis é o principal agente etiológico da tuberculose (TB), sendo responsável pela infecção de um terço da população mundial, cerca de dois bilhões de pessoas. O diagnóstico presuntivo da TB pulmonar se faz pelos dados clínicos e radiológicos e a confirmação do diagnóstico é obtida pela baciloscopia e/ou cultura. Apesar da cultura ser considerada o padrão ouro de diagóstico para a TB, apresentando alta sensibilidade, tem como principal desvantagem a demora na definição do diagnóstico e como a tuberculose é letal sem tratamento, uma rápida diferenciação entre o M. tuberculosis e as micobactéiras não tuberculosas (MNT) seria essencial para a condução de um tratamento adequadado. Alguns estudos tem avaliado a utilidade de se detectar o fator corda para a iden¬tificação presuntiva da TB, já que a maioria das espécies de MNT não apresenta essa caracterís¬tica, acelerando a identificação do M. tuberculosis e os testes de suceptibiidade à drogas. O objetivo deste estudo será padronizar a detecção do fator corda para a identificação presuntiva do Mycobacterium tuberculosis no laboratório de microbiologia da Univerdade do Oeste PaulistaUNOESTE. Para isso, iremos avaliar a presença do fator corda em esfregaços micobacterianos corados pela técnica de Ziehl-Neelsen e comparar os resultados obtidos para detecção do fator corda no laboratório de microbiologia da Univerdade do Oeste PaulistaUNOESTE com os obtidos no Instituto Lauro de Souza Lima para identificação presuntiva do Mycobacterium tuberculosis. Esperamos assim incorporar a detecção do fator corda em projetos futuros a serem realizados na UNOESTE.

Protocolo: 2170 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2014 - 6/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): PAULO HENRIQUE MARQUES FRANCO
DANIELA ADELIA FERNANDES
PRISCILLA YUKARI UENO
Professor(es): LEONILDA CHIARI GALLE
ELIANA PERESI LORDELO

Resumo:
Introdução: A implantação de Academias da Terceira Idade (ATI) pelo Brasil vem se tornando uma escolha cada vez mais frequente dos governos municipais para o combate ao sedentarismo na população idosa. As ATI auxiliam na melhora dos parâmetros morfofuncionais como Índice de Massa Corporal (IMC), Relação Cintura Quadril (RCQ) tanto para normotensos quanto hipertensos. Porém, a utilização incorreta ou excessiva dos equipamentos sem a devida padronização dos exercícios pelos usuários, aliados a não orientação de um profissional especializado na área pode gerar riscos a saúde. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo avaliar o impacto da aplicação de exercícios padronizados sobre a capacidade funcional dos idosos frequentadores de uma Academia da Terceira Idade da cidade de Presidente Prudente-SP. Métodos: Serão convidados a participar do estudo idosos com idade de 60 anos ou mais, frequentadores de uma ATI na cidade de Presidente Prudente-SP. Após a triagem, serão selecionados de forma aleatória, 30 idosos que participarão do protocolo padronizado de exercícios físicos (Grupo exercício) e 30 idosos que continuarão executando os exercícios sem padronização e orientação (grupo controle). O protocolo de exercício ocorrerá em uma frequência de três vezes por semana sempre no período da manhã durante 12 semanas a partir do mês de abril de 2015. Para avaliação da capacidade funcional, será utilizada a Escala de Berg, Escala de Tinetti e Dinamometria de punho e mão antes do início do protocolo e ao final das 12 semanas de treinamento. Para análise estatística, a normalidade será atestada pelo teste de Shapiro Wilks, para os dados paramétricos entre os grupos treinamento e controle serão comparados por meio do teste ´´t´´ de Student. Para amostras independentes, casos dados sejam não normais, seu referencial não paramétrico será utilizado. Valores de significância (p) inferiores a 5 serão considerados estatisticamente significativos e todas as análises serão realizadas nos software estatístico: SPSS 13.0. Resultados esperados: Espera-se encontrar com o presente estudo é que os idosos que receberam treinamento padronizado de exercícios apresentem melhores resultados referentes a capacidade funcional comparados aos idosos que realizaram exercícios sem acompanhamento e padronização.

Protocolo: 2415 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2015 - 11/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GUILHERME MARQUES SIQUEIRA
Professor(es): MARCELO JOSÉ ALVES
ALINE DUARTE FERREIRA
ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
A atividade física associada a uma dieta balanceada é fundamental para todas as idades, principalmente para os adultos e idosos. Vários estudos nacionais e internacionais mostram que a pratica de atividade física é uma grande forma de prevenir e/ou tratar doenças não transmissíveis como diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e respiratórias, certos tipos de cânceres além do combate a obesidade. Por outro lado, muitos estudos discutem que a pratica de atividade física nem sempre é satisfatória. Objetivos: avaliar o nível de atividade física dos adultos frequentadores de uma unidade básica de saúde (UBS) na cidade de Santo Anastácio-SP; verificar se o perfil socioeconômico dessa população interfere no nível de atividade física. Métodos: projeto de pesquisa de caráter qualitativo e transversal, que será desenvolvido em uma UBS de Santo Anastácio entre os meses de setembro de 2014 e março de 2015. Serão avaliados 40 indivíduos de ambos os sexos com idade entre 25 e 45 anos. Estes indivíduos inicialmente responderão ao questionário socioeconômico validado no Brasil, e em seguida serão entrevistados através do Questionário Internacional de Atividade Física IPAQ, também validado no Brasil, que mensura o nível de atividade física em minutos por semana sendo que os resultados variam de Pouco Ativos <150 minutos, Ativo=150 minutos e Muito ativo>150 minutos. Para a análise estatística será utilizado o software estatístico SPSS (versão 13.0). As variáveis serão expressas em frequências e proporções. Tratando-se de uma amostra de distribuição normal, serão utilizados testes paramétricos, como "t" de Student, análise de variância (ANOVA) ou se necessário Tukey. Já se a distribuição for não normal serão utilizados os testes não paramétricos, como Mann-Whitney e Kruskal-Wallis ou se houver necessidade o Dunn. Será considerado estatisticamente significativo p<0.05. Espera-se que os adultos participantes da pesquisa não apresentem um nível satisfatório de atividade física necessária para manutenção da saúde de acordo com os critérios da OMS. Acredita-se ainda que a prática de atividade física pelos homens seja superior à das mulheres, tanto em relação à duração quanto à frequência, conforme dados apontados na literatura.

Protocolo: 2103 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2014 - 4/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ALISSON JOSE DOS SANTOS MARTINS
Professor(es): CARLOS AUGUSTO DE CARVALHO FILHO
ARIOVALDO DE SOUZA RIBEIRO
ALINE DUARTE FERREIRA

Resumo:
Introdução: Em um futuro bem próximo, o número de idosos aumentará consideravelmente, com isso, a preocupação em se ter instituições de longa permanência que garantam uma boa qualidade de vida aos idosos residentes cresce também, assim como o incentivo ao idoso viver com autonomia. Objetivos: comparar o grau de independência de idosos institucionalizados residentes em uma instituição de longa permanência da cidade de Presidente Bernardes-SP com idosos não institucionalizados residentes na mesma cidade. Métodos: Para tanto, serão selecionados de forma aleatória 20 idosos de ambos os gêneros, com idade entre 70 e 80 anos, sendo 10 idosos moradores na referente instituição e 10 idosos não institucionalizados residentes em seus próprios lares, frequentadores de um programa de atividade física voltada a terceira idade na mesma cidade. Para avaliar o nível de independência dos participantes idosos, será utilizado como instrumento o questionário de Barthel que visa verificar o grau de assistência exigido, em dez atividades (alimentação, banho, higiene pessoal, vestir-se, controle da bexiga, do intestino, transferências cadeira e cama, deambulação e subir e descer escadas). As entrevistas ocorrerão entre os meses de agosto e setembro de 2014. Para a análise estatística será utilizado o software estatístico SPSS (versão 13.0). As variáveis contínuas serão submetidas a análise da normalidade dos dados e caso sejam considerados normais, empregar-se-á o teste "t" independente para a comparação entre os grupos. Caso os dados sejam considerados não normais o seus referentes não paramétricos serão aplicados. Será considerado estatisticamente significativo p<0.05. Espera-se constatar que os idosos não institucionalizados consigam realizar suas tarefas de maneira independente, e que o maior grau de dependência funcional realmente esteja associado aos idosos institucionalizados que normalmente contam com a ajuda dos funcionários da instituição para realizar a maior parte das tarefas básicas da vida diária.

Protocolo: 2081 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2014 - 12/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CLAUDEMIR BENTO SIMAO
Professor(es): MARCELO JOSÉ ALVES
EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO
ALINE DUARTE FERREIRA
ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
Introdução: O exercício físico é uma situação que retira o organismo de sua homeostase possuindo mudanças agudas. Objetivo: Objetivo será verificar os efeitos da técnica de contraste sobre as concentrações plasmáticas de lactato durante a recuperação pós-exercício de atletas de vôlei. Metodologia: Serão voluntários deste estudo 18 jogadoras de voleibol juvenis com idade entre 17 e 18 anos pertencentes a cidade de Presidente PrudenteSP com tempo de prática mínimo superior a um ano. As voluntárias serão divididas de forma randomizada em dois grupos distintos, Grupo controle (GC) e Grupo Tratado (GT). O GC será submetido a um protocolo de indução de hiperlactacidemia, imediatamente após este processo ficarão em repouso na posição sentada, por um período de 25 minutos, onde serão coletadas três amostras de sangue para análise das concentrações plasmática de lactato (5, 15 e 25 minutos). O GT passará pelo mesmo protocolo de indução de hiperlactacidemia, porém serão submetidas ao tratamento de contraste por um período de 15 minutos, durante este período serão coletadas três amostras para análise das concentrações plasmática de lactato (5, 15 e 25 minutos). Para análise do lacto serão coletadas amostras de sangue (25&#61549;l) do lóbulo da orelha em capilar calibrado e injetadas no Lactímetro portátil da marca ACCUTREND® PLUS para a determinação da concentração plasmática de lactato. Os dados serão apresentados com média e desvio padrão. Para verificar se há normalidade entre os dados será utilizado o teste Shapiro Wilkins, e para comparação entre os resultados do GC e GT será utilizada a análise de variância Two-Way (ANOVA), todos os valores de p<0,05 serão considerados estatisticamente significativos. O programa computacional utilizado será o Minitab® Statistical Software 15.1.0.0 (2006). Resultados esperados: Que o tratamento com contraste promova uma rápida remoção do lactato sanguíneo, resultando em diferenças entre o GC e GT.

Protocolo: 2013 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2014 - 12/2014 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GUILHERME OLIVEIRA MARTINS DE LIMA
HELIARD RODRIGUES DOS SANTOS CAETANO
Professor(es): MARCELO JOSÉ ALVES
EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO
ALINE DUARTE FERREIRA
ROBSON CHACON CASTOLDI

Resumo:
O desenvolvimento das habilidades motoras de crianças com Síndrome de Down segue a mesma sequência de desenvolvimento de crianças sem a Síndrome, passando pelo mesmo marco de desenvolvimento, porém, geralmente há diferenças quanto ao ritmo de desenvolvimento da criança com Síndrome de Down. As alterações deste desenvolvimento motor caracterizam-se pelo déficit em diversas áreas, tais como: motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal, e lateralidade. Nesse sentido, os objetivos desse projeto de pesquisa serão avaliar a idade motora de crianças com Síndrome de Down e classificar o nível do desenvolvimento motor em relação à idade cronológica. Participarão do estudo 10 crianças de ambos os sexos, com idade cronológica entre 6 e 12 anos com diagnóstico médico da doença, frequentadoras da Associação Paulista de Amparo ao Excepcional (APAES) das cidades de Presidente Prudente-SP e Rancharia- SP. As avaliações ocorrerão entre os meses de junho e agosto de 2014. As atividades se iniciarão com a coleta da identificação do sujeito (idade e sexo), além dos dados antropométricos (peso e altura). Para a avaliação do nível do desenvolvimento motor será utilizado como instrumento a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), que compreende em um conjunto de tarefas diversificadas de diferentes setores de desenvolvimento, permitindo definir a idade motora em que esta criança se encontra. Para a análise estatística será utilizado o software estatístico SPSS (versão 13.0). As variáveis serão expressas em frequências e proporções. Tratando-se de uma amostra de distribuição normal, serão utilizados testes paramétricos, como "t" de Student, análise de variância (ANOVA) ou se necessário Tukey. Já se a distribuição for não normal serão utilizados os testes não paramétricos, como Mann-Whitney e Kruskal-Wallis ou se houver necessidade o Dunn. Será considerado estatisticamente significativo p<0.05. Espera-se que as crianças com Síndrome de Down avaliadas apresentem idade motora diferente da idade cronológica, com atraso nos elementos motores.

Protocolo: 2023 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2014 - 12/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): EGLIN RIBEIRO DOS SANTOS
Professor(es): MARCELO JOSÉ ALVES
DEBORAH CRISTINA GONÇALVES LUIZ FERNANI
EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO
ALINE DUARTE FERREIRA

Resumo:
Introdução: A prática regular de exercícios físicos na terceira idade tem revelado ser um fator determinante no que diz respeito à manutenção da qualidade de vida e do bem estar dos idosos. Entre as várias propostas de programas relacionados à promoção de saúde, as mais incentivadas são os programas relacionados aos esportes, danças, exercícios de força e atividades recreativas. Objetivos: Quantificar e analisar alterações fisiológicas e psicossociais de idosas frequentadoras de uma Unidade Básica de Saúde na cidade de Álvares Machado-SP através de um programa de atividades de dança; avaliar a autonomia funcional das idosas nas atividades de vida diária. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e longitudinal que será desenvolvido na cidade de Álvares MachadoSP entre os meses de abril a julho de 2014. Participarão do estudo 20 Idosas cadastradas na Estratégia de Saúde da Família (E.S.F.) do Jardim Panorama. Para avaliação da autonomia funcional, será utilizado o questionário de anamnese previamente descrito na literatura além da bateria de cinco testes motores (AAHPERD) com as seguintes variáveis da aptidão funcional: agilidade e equilíbrio dinâmico (AGIL); coordenação (COO); flexibilidade (FLEX); força e endurance de membros superiores (RESISFOR); resistência aeróbia geral e habilidade de andar (RAG). Serão avaliados dados antropométricos e sinais vitais como o peso, altura, índice de massa corporal (IMC) e a pressão arterial dos participantes. O esforço físico durante as avaliações será classificado através da Escala de Borg, e o monitoramento cardíaco associado ao esforço das participantes será avaliado através da Escala de Borg adaptada (VIVACQUA). Todos os testes serão aplicados antes e após o programa de atividade física. As aulas de dança que terão duração de 60 minutos, sendo 5 minutos iniciais para alongamentos e 10 minutos finais para o desaquecimento; os 45 minutos de danças de ritmos variados terão pausas a cada 15 minutos para reidratação. Para a análise estatística será utilizado o software estatístico SPSS (versão 13.0). Será feita uma análise estatística elaborada em um banco de dados eletrônico. As variáveis serão expressas em frequências e proporções. Tratando-se de uma amostra de distribuição normal, serão utilizados testes paramétricos, como "t" de Student, análise de variância (ANOVA) ou se necessário Tukey. Já se a distribuição for não normal serão utilizados os testes não paramétricos, como Mann-Whitney e Kruskal-Wallis ou se houver necessidade o Dunn. Será considerado estatisticamente significativo p<0.05. Espera-se que após a participação em um programa de atividades de dança, idosas apresentem melhores resultados na autonomia funcional geral, desde o bem estar físico, psicológico e social.

Protocolo: 2000 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2014 - 12/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): REJANE GALHARDO DIAS
CAMILA MORETTI VASCAO
Professor(es): DULCE MARIA ROSA CINTRA
ALINE DUARTE FERREIRA

Resumo:
O Treinamento Resistido (TR) é muito praticado por pessoas fisicamente ativas para a melhora do condicionamento físico e por atletas para melhora do desempenho. Para determinação da sobrecarga/intensidade, é muito utilizado o teste de 1 repetição máxima (1RM), porém, o teste apresenta algumas dificuldades para aplicação. Há testes submáximos, que utilizam equações preditivas, no entanto, tais testes ainda não foram validados para todos os grupos populacionais. O objetivo é comparar e verificar a confiabilidade dos testes de carga submáxima por equações preditivas para a determinação da carga máxima de 1RM, utilizando o intervalo de repetições de 2 a 10 no exercício do supino em indivíduos com experiência em treinamento resistido. Participarão 20 indivíduos, 18 e 35 anos, de ambos os sexos, que atendam aos critérios de inclusão: experiência em treinamento resistido, frequência de treino de 4 vezes/semana, ausência de lesão músculo-articular de membros superiores, ausência de doenças crônicas degenerativas e cardíacas, e não utilização de recursos ergogênicos ilícitos. Serão medidos peso, estatura, circunferências e analisada composição corporal por meio da técnica da Absorptiometria de Raios-X de Dupla Energia (Dual-Energy X-ray AbsorptiometryDEXA). Serão realizados três testes de carga (1 repetição máxima - Teste 1RM, 2 a 6 repetições máximasTeste 2-6RM e 7 a 10 repetições máximasTeste 7-10RM), com intervalo de 48 horas entre cada teste. O exercício dos testes será o supino reto. Os resultados do Teste 2-6RM e do Teste 7-10RM serão utilizados em equações para estimativa da carga máxima de 1RM. Serão aplicados testes de normalidade, homogeneidade e estatística inferencial (Correlação de Pearson, ANOVA two-way e teste post hoc de Tukey) para identificar as relações e possíveis diferenças (p<0,05) entre os testes de carga e as três equações propostas.

Protocolo: 1908 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 7/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCOS ROBERTO DOS SANTOS
Professor(es): JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR
MANOEL CARLOS SPIGUEL LIMA

Resumo:
Na natação há provas rápidas que dependem essencialmente da potência anaeróbica, provas longas que dependem da capacidade aeróbica e provas intermediárias, para as quais a potência anaeróbica e a capacidade aeróbica são importantes. Mesmo nas provas longas, a potência tem sua importância na saída, nas viradas e na chegada. Há diferentes métodos para medida de potência no solo, em esteira ou cicloergômetro, porém há poucos métodos em natação, principalmente que possam ser aplicados em praticantes não competidores, de forma prática. Quanto à capacidade aeróbica e parâmetros biomecânicos, há métodos para avaliação, porém são comumente aplicados em atletas, não havendo dados de praticantes não competidores, que possam ser utilizados como parâmetro para comparação. O objetivo será avaliar a capacidade aeróbica, anaeróbica e parâmetros biomecânicos de praticantes de natação em academia. Participarão 50 sujeitos do sexo masculino praticantes de natação em academia (pelo menos 3 meses) que serão agrupados (n = 10) em diferentes faixas etárias: 15-18 anos, 19-30 anos, 31-40 anos, 41-50 anos e 51-60 anos. Inicialmente, serão medidos peso, altura e envergadura. O primeiro teste será a impulsão horizontal na parede da piscina. De costas para a parede o sujeito submerge, posiciona os dois pés na parede e impulsiona o corpo estendido para frente, mantendo-se nesta posição até os pés ultrapassarem a distância de 5 m. O tempo é registrado a partir da impulsão na parede até que os pés ultrapassem os 5 m. O segundo teste é do nado de 50 m, tendo o nadador que mergulhar e percorrer essa distância no estilo crawl no menor tempo possível. Para medida da capacidade aeróbica será utilizado o teste de 12 minutos, que consiste em percorrer, nadando no estilo crawl, a maior distância possível neste tempo. Além do registro da distância, também serão contados o ciclos de braçadas e medidas as distâncias percorridas em submersão. Após, serão calculados a velocidade (nos dois primeiros testes), consumo de oxigênio, comprimento e frequência de braçada (segundo teste). Será utilizada a estatística descritiva para apresentação dos dados e a estatística inferencial (ANOVA) para analisar as diferenças entre as faixas etárias.

Protocolo: 1907 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 7/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DANIEL FERNANDO DOS REIS
Professor(es): JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR

Resumo:
Delineamento transversal. Introdução: A vigorexia e o uso de Esteroides Anabolizantes Andrógenos (EAA) vem apresentando um sério nível de preocupação mundial. Objetivo: Determinar a prevalência de vigorexia e uso de anabolizantes entre praticantes de musculação da cidade de Presidente Prudente. Metodologia: Será aplicado um questionario contendo informações sócio-demograficas, especificas sobre vigorexia e uso de anabolizantes a voluntários com idade &#8805; 18 anos de ambos os sexos escolhidos aleatoriamente em 50 do total de academias de Presidente Prudente totalizando 320 voluntários. Espera-se com este estudo estabelecer parâmetros epidemiológicos sobre vigorexia e uso de anabolizantes na cidade de Presidente Prudente.

Protocolo: 1717 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 12/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RICARDO AUGUSTO SILVA
VITOR SILVA CORREA
LETICIA GUEDES DE OLIVEIRA
Professor(es): EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO

Resumo:
Estudo de caráter transversal, tem como objetivo verificar o nível de atividade física, estado nutricional, consumo de álcool e tabaco, tempo e qualidade de sono dos estudantes universitários ingressantes e egressantes de uma universidade particular de Presidente Prudente, SP. Serão selecionados 960 alunos de todos os cursos, sendo 480 alunos dos primeiros termos e 480 alunos dos últimos termos respectivamente. Será realizado um levantamento dos dados como: a pratica habitual de atividade física através do questionário de Beacke et al. 1982, validado para a população brasileira por Florindo et al. 2004; tracking da atividade física (infância e adolescência) Fernandes 2011, comportamento sedentário e hábitos alimentares durante comportamento sedentário segundo Christófaro (2012); Qualidade de sono sendo classificado como sono bom, sono levemente alterado, sono moderadamente alterado e sono muito alterado através do questionário Mini-sleep Questionnaire Zomer et.al (1985), validado para o idioma português por Falavigna et.al (2011); Fatores de confusão como peso, estatura serão auto referido e o IMC calculado a partir destes dados (Fernandes 2011). Após a coleta de dados serão analisados através do software estatístico: SPSS 13.0, Os valores serão apresentados em média e desvio padrão, os dados coletados do grupo ingressante serão comparados com o grupo egressante através do teste T independente. O teste qui-quadrado buscará associação entre as variáveis, e um modelo multivariado será criado com inserção hierárquica em três momentos para variáveis que possuírem associação &#8805; 20. Busca-se com essa pesquisa encontrar a verdadeira relação entre vida universitária e os maus hábitos alimentares e o estilo de vida durante este período universitário.

Protocolo: 1715 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 12/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ELISANGELA MARTINS SILVA
Professor(es): EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO

Resumo:
Introdução: O envelhecimento é um processo progressivo que pode gerar uma situação de dependência do indivíduo. Essa dependência pode ser em grande parte atribuída a redução da capacidade funcional, porém a escassez de estudos relacionados a esse tema com idosos institucionalizados é elevada. O objetivo dessa pesquisa é analisar a relação entre um programa de exercícios físicos e a melhoria das capacidades funcionais dos idosos. Método: O estudo será desenvolvido com 60 idosos institucionalizados sendo de ambos os sexos divididos em dois grupos (grupo treinamento e grupo controle), com idade superior a 65 anos na cidade de Presidente PrudenteSP. Os voluntários serão submetidos a uma avaliação inicial, a um protocolo de treinamento concorrente de 12 semanas (grupo treinamento), com frequência de 2 sessões semanais, e posteriormente passarão por um processo de reavaliação. Análise estatística: Para as variáveis categóricas será utilizado o teste do qui-quadrado. Para verificar a magnitude dessas associações será utilizado a Regressão Logística. As variáveis contínuas serão submetidas a analise da normalidade dos dados e caso sejam considerados normais, empregar-se-á o teste "t" independente para a comparação entre os grupos. Caso os dados sejam considerados não normais o seus referentes não paramétricos serão aplicados.

Protocolo: 1602 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2013 - 6/2014 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): CATARINA COVOLO SCARABOTTOLO
Professor(es): WEBER GUTEMBERG ALVES DE OLIVEIRA
MARCELO JOSÉ ALVES
JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR
EVERTON ALEX CARVALHO ZANUTO
DIEGO GIULLIANO DESTRO CHRISTOFARO
ALINE DUARTE FERREIRA

Resumo:
Este trabalho tem como intuito de observar se de fato um trabalho de sensibilização irá promover a aderência à prática de atividade física fora do ambiente de trabalho, objetivando analisar se os praticantes de GL participam ou já participaram de alguma atividade física fora de seu serviço; se através da sensibilização e conscientização eles passaram a observar a importância que ela tem; em qual estagio de aderência se encontram e se houve mudanças no decorrer do trabalho. Será utilizada como método a utilização de um questionário contendo informações pertinentes a pratica da ginástica laboral e orientações via email, sobre benefícios que a pratica regular de atividade física pode fazer se feita regularmente. O grupo que irá participar desse estudo será composto por 100 funcionários da instituição de ensino Unoeste, onde analisaremos a participação deles durante as aulas de ginástica laboral procurando sensibilizá-los e ao mesmo tempo motivá-los a aderir a pratica de atividade física em prol de uma saúde melhor, após 45 dias será feito uma reavaliação, onde poderemos então concluir se de fato houve uma conscientização de todos e se ambos passaram a aderir uma prática saudável fora do ambiente de trabalho visando benefícios físicos e visando uma prevenção de doenças crônicas como Obesidade, diabetes, hipertensão dentre outros fatores patológicos que poderão prejudicá-los em seu dia a dia.

Protocolo: 1309 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2012 - 12/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCELA AUGUSTINHO DE ALCANTARA
KAIO FERNANDO BERTONE DA SILVA
Professor(es): MARCELO JOSÉ ALVES

Resumo:
A presente pesquisa intitulada"A relação entre bullying, esporte e adolescência"- tem como objetivo verificar se o esporte, bem como a faixa etária são fatores condicionantes para a prática do bullying entre adolescentes e qual é o papel do educador/treinador na prevenção da prática do bullying. A realização do estudo justifica-se devido ao reconhecimento de que a incidência da prática do bullying está em ascensão nos dias atuais. Conforme Fante (2005) o bullying "é uma das formas de violência que mais cresce no mundo". A necessidade de compreensão do fenômeno, bem como de discutir propostas de intervenção, para sua redução despertou nosso interesse em desenvolver esta pesquisa e acreditamos que a mesma enriquecerá nosso conhecimento e nos auxiliará na estruturação de estratégias interventivas de prevenção e enfrentamento do mesmo. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa que será realizada na cidade de Presidente Prudente-SP, em parceria com o projeto PAF e escolinhas de esportes gerenciados pela Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente (SEMEPP). Para coleta de dados será utilizado um questionário sobre bullying adaptado, pelas autoras, da instituição Kidscape. Participará da investigação uma amostra composta por 100 indivíduos. Os dados coletados serão submetidos a procedimento de análise estatística simples.

Protocolo: 1299 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2012 - 11/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LEIDIANE VIEIRA FERNANDES SIEBRA
DAYANE CONCEICAO DE OLIVEIRA
Professor(es): JAQUELINE BATISTA DE OLIVEIRA COSTA

Resumo:
Teste jan

Protocolo: 1083 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2012 - 4/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica

Resumo:
A prática de exercícios físicos tem sido ressaltada como importante estratégia para a garantia da qualidade de vida dos seres humanos e cada vez mais aumenta o interesse por instrumentos que proporcionem à adesão de hábitos mais saudáveis. Cientes dos benefícios físicos, emocionais e sociais que a prática da ginástica laboral traz para os funcionários e consequentemente para as empresas questiona-se se esta poderia ser ainda considerada um instrumento de motivação para a prática de atividade física regular fora do ambiente de trabalho, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida. Neste contexto, será realizada esta pesquisa com o objetivo de verificar se a prática da ginástica laboral promove alguma mudança em hábitos relacionados à prática da atividade física regular. Esta pesquisa será realizada de acordo com a abordagem quantitativa e terá a participação de 200 funcionários de uma empresa, os quais serão submetidos à aplicação de um questionário composto por perguntas relacionadas ao tema ginástica laboral e sua relação com a incorporação da prática do exercício físico fora do ambiente de trabalho. Os participantes serão divididos em 2 grupos sendo um grupo composto por 100 funcionários que participam de um programa de ginástica laboral e o outro grupo composto por 100 funcionários não participantes. Os dados encontrados serão analisados através da escala de Likert de forma estatística baseando-se no teste qui-quadrado. Para todas as analises será adotada uma significância estatística de p<5 e será utilizado um software estatístico para as análises.

Protocolo: 839 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2011 - 12/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): WELLINGTON MENDES DA SILVA
Professor(es): MARCELO JOSÉ ALVES

Resumo:
Na maioria, das vezes, ao ingressar na vida acadêmica universitária desencadeia diversos acontecimentospodendo ocorrer; mudança de cidade, de casa ou até nas rotinas dos horários. Esta nova rotina pode estabelecer ou não uma desordem nos hábitos, contribuindo para uma má alimentação, poucas horas de sono, exacerbada ingestão de bebida alcoólica, tabagismo, sedentarismo, entre outros. Entretanto, quando iniciado o curso, que exige que o discente disponibilize uma demasiada carga horária, o graduando pode concentrar seu tempo apenas no que é estabelecido pelo curso e não praticar hábitos de vida saudáveis. Porém, o objeto deste estudo por pertencer à cursos da Área da Saúde (Educação Física, Fisioterapia e Enfermagem) espera-se que com mais informações sobre promoção a saúde, além de futures difusores de qualidade de vidatenham consciência e pratiquem hábitos de vida saudáveiscomo alimentação adequada, atividade física diariamente, repouso, postura corporal, entre outros.

Protocolo: 824 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2011 - 1/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIANA PERES FARIAS
Professor(es): WAGNER APARECIDO CAETANO

Resumo:
O presente estudo pretende investigar se há nas unidades escolares do período noturno aulas de Educação Física, conforme alude a Lei nº10.793, de 1º.12.2003. Caso as respostas sejam negativas, verificaremos o por que da ausência das aulas de Educação Física e demonstraremos as conseqüências de não tê-las. Nossa pesquisa adota a metodologia quali-quantitativa pois, a mesma utilizará de informações colhidas através de questionários, cujos dados será tabulados estatisticamente, além de fundamentarmos sobre a legislação que rege essa disciplina. Essa pesquisa será realizada em escolas publicas (gestores e alunos) no ensino médio do período noturno da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio.

Protocolo: 800 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2011 - 11/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDERSON SOARES DAVINO
CARLOS CESAR MENDONCA
Professor(es): WAGNER APARECIDO CAETANO

Resumo:
A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética cromossômica que traz como consequências características físicas marcantes e implicações, tanto para o desenvolvimento fisiológico quanto para aprendizagem. A melhoria dos cuidados da saúde proporciona às crianças com a síndrome uma vida mais prolongada e com melhor qualidade. O objetivo deste estudo será avaliar a qualidade de vida de crianças com Síndrome de Down com idade entre 4 a 12 anos utilizando a escala de AUQEI(Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Imagé), que avalia subjetivamente a qualidade de vida na infância e através dela é possível comparar pacientes com algum tipo de doença e indivíduos saudáveis. A aplicação do AUQEI permitirá identificar como as crianças com Síndrome de Down percebem sua vida e o sentimento delas em relação às diferentes situações da vida em seu contexto. Os resultados serão submetidos a análise estatística e demonstrados de forma descritiva.

Protocolo: 705 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2011 - 12/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LETICIA MACHADO CAMARA
TATIANE GOMES DE ASSUNCAO
Professor(es): MARCELO CLAUDIO AMARAL SANTOS

Resumo:
INTRODUÇÃO: As doenças cardiovasculares são as que mais têm causado mortes no mundo. Alguns estudos indicam que a prática de atividade física pode ser um fator fundamental no combate a essa enfermidade. OBJETIVOS: Estimar a prevalência da prática de atividade física na população adulta da cidade de Presidente Prudente-SP. O objetivo do presente estudo será verificar a relação entre a prática de atividade física na infância e adolescência com os valores de pressão arterial obtidos por método oscilométrico e com o excesso de gordura corporal. MÉTODOS: A amostra será composta por 500 adultos maiores de 18 anos residentes na cidade de Presidente Prudente-SP. O peso será medido por meio de uma balança eletrônica com precisão de 0,1kg e capacidade máxima de 150kg. A estatura será avaliada por meio de um estadiômetro portátil com precisão de 0,1 cm e extensão máxima de dois metros. Apartir desses dados será calculado o Índice de Massa Corporal e indivíduos classificados com IMC acima de 24,99 kg/m2 serão classificados com excesso de peso. Para a avaliação da medida da pressão arterial será utilizado um aparelho oscilométrico da marca Omron modelo HEM 742. As medidas serão realizadas no braço direito do indivíduo. Os sujeitos que forem classificados com pressão arterial sistólica superior a 140 mmHg ou pressão arterial diastólica acima de 90 mmHg serão considerados com hipertensão arterial. A prática habitual de atividade física será obtida por meio do questionário de Baecke et al. A prática de atividade continuada de atividade física será realizada mediante questionário também, assim como os hábitos relacionados a saúde: consumo de tabaco, sal e se possuem alguma doença metabólica diagnostica por algum médico. Na análise estatística dos dados será realizado o teste paramétrico de Shapiro Wilks. Caso os dados sejam se enquadrem no modelo Gaussiano de distribuição, a análise descritiva será expressa em média e desvio-padrão. A associação entre as variáveis dependentes e independentes utilizará o teste do Qui-quadrado com correção de Yates. A magnitude dessa relação será avaliada pela regressão de Poisson com ajuste robusto de variância.

Protocolo: 696 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2011 - 7/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): WELLINGTON ROBERTO HOGERA RODRIGUES
TATIANE APARECIDA SA CORREIA
Professor(es): MARCELO JOSÉ ALVES
DIEGO GIULLIANO DESTRO CHRISTOFARO
ROMULO ARAUJO FERNANDES

Resumo:
Introdução: A obesidade cada vez mais frequente no Brasil e as doenças dela desencadeadas, ainda são carentes de estudos nas idades iniciais e sua detecção precoce possibilita uma intervenção mais eficaz. Objetivo: analisar de forma distinta as possíveis associações entre a presença/ausência do sobrepeso/obesidade e diferentes fatores de risco em crianças matriculadas na rede municipal de Presidente Prudente. Métodos: Este estudo apresenta um delineamento transversal e com características descritivas / analíticas. A amostra analisada será composta por crianças de ambos os gêneros (1º série do ensino fundamental), regularmente matriculadas na rede municipal de ensino. Para o cálculo do Índice de Massa Corporal serão aferidas a massa corporal e a estatura (vestindo roupas leves, como bermudas/shorts e camiseta). Valores de circunferência de cintura também serão coletados para caracterizar a obesidade abdominal. As pressões arteriais, sistólica e diastólica, serão avaliadas por meio de aparelhos automáticos e sempre na posição sentada (em repouso). Os pais ou responsáveis pelos menores analisados, juntamente com o termo de consentimento livre e esclarecido, deverão responder algumas perguntas referente ao histórico familiar de algumas doenças. O Teste Qui-quadrado indicará a existência de associações. A significância estatística será fixada em 5.

Protocolo: 695 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2011 - 7/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LETICIA PAIVA BLASECHI
Professor(es): MARCELO JOSÉ ALVES
DIEGO GIULLIANO DESTRO CHRISTOFARO
ROMULO ARAUJO FERNANDES

Resumo:
Este projeto trata da remontagem de um espetáculo de Dança Contemporânea, e surgiu quando o aluno idealizador, ingressou na Faculdade de Educação Física da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente,no ano de 2007. Como bailarino clássico de formação, ingressou na Unoeste Cia de Dança onde propôs esta temática para criação de movimentos em conjunto com o elenco, que na ocasião era formado por cinco integrantes, sendo três bailarinas egressas do curso de Educação Física e dois rapazes ingressantes do 1º termo do curso, porém todos com experiência em dança, festivais, organização de espetáculos de dança e escolha de músicas, figurinos, cenários, adereços cênicos e noções de iluminação. O espetáculo foi norteado pelos poemas e textos compostos também pelo aluno que teve a concepção geral do espetáculo. Fizemos uma montagem voltada para o festival de Dança de Sorocaba que ocorria no mês de julho do mesmo ano citado, e obteve boa repercussão, porém com despertou o sentimento de tristeza, porém ainda não era um espetáculo findo. A estréia ocorreu oficialmente em outubro, com duração de 40 minutos e o ápice onde sugeria uma parte mais alegre, hoje será suprimido em virtude da música utilizada, que foge do contexto, portanto nesta remontagem, aumentaremos para 60 minutos de duração tentando transcorrer por outros sentimentos e sensações ainda experimentadas. Com o objetivo de investigar a existência de um público de Dança dentre os alunos universitários, bem como fomentar as montagens de espetáculos artísticos entre os alunos do curso de Educação Física para a aquisição dos conhe-cimentos interligados à gestão cultural. A metodologia será uma pesquisa-a-ção, pois todos serão envolvidos como co-autores obtendo assim total liberdade de experimentação, onde a direção geral deu suporte nas correções e limpeza dos movimentos e suas linhas, intencionalidade e expressividade. Utilizaremos dois questionários a serem aplicados aos sujeitos da pesquisa, que são os Bailarinos-pesquisadores-interpretes e outro que será aplicado ao público. O processo acontecerá na sala de dança da Unoeste, localizada no calçadão do Campus I e as dependências do Teatro Universitário Cesar Cava da Unoeste, onde foram efetuadas fotos da produção dos cartazes, folders e ingressos. Neste ano o trabalho está sendo re-elaborado e modificado com inserção de novos textos e músicas. O trabalho também conta com um orçamento geral, sendo este uma estimativa para ter noção dos gastos para a captação de recursos com empresários da região, para a nova versão do espetáculo.

Protocolo: 474 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2011 - 12/2011 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): NELIO DE PAULA
Professor(es): DULCE MARIA ROSA CINTRA

Resumo:
Dentro do âmbito do treinamento competitivo vemos a necessidade de criar e aperfeiçoar testes no próprio ambiente de treinamento que seja o mais específico para a modalidade em questão. Então, surge uma problemática ao avaliar a aptidão anaeróbia em velocistas em função das metodologias e protocolos propostos, principalmente por não possuírem nenhum teste com o movimento específico para esse grupo de atletas. Podemos destacar dois testes laboratoriais que são amplamente utilizados para avaliar a aptidão anaeróbia de corredores, o teste de Wingate e o teste de salto vertical. Com isso, o intuito do estudo é padronizar um teste de corrida atada na própria pista de atletismo, executado com o padrão de movimento específico da modalidade, e analisar se o método proporciona variáveis eficazes para predizer o desempenho em corredores velocistas, se as variáveis são sensíveis ao efeito do treinamento e se possui relação com alguns parâmetros bioquímicos de supertreinamento. Para tanto, 15 corredores treinados do sexo masculino, com idade entre 17 e 25 anos participarão do estudo. Serão realizados quatro blocos de avaliações dentro da periodização convencional dos atletas. Cada bloco será composto por uma avaliação antropométrica, determinação do consumo máximo de oxigênio, coletas sangüíneas para dosagem do lactato e parâmetros de supertreinamento, testes de desempenho em pista, teste de Wingate, salto vertical e teste de corrida atada. Para as comparações entre os valores dos testes e desempenho nos períodos do treinamento será utilizada a análise de variância para medidas repetidas (One-way ANOVA) e seguida por teste post hoc de Tukey quando necessário. As correlações nos diferentes períodos serão analisadas através do coeficiente correlação de Pearson e correlação múltipla Stepwise. Será adotado nível de significância inferior a 5 (P< 0,05) em todos os casos. Palavras-chaves: Capacidade anaeróbia, Potência de pico, Potência média, Índice de fadiga, Lactato.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2006 - 12/2006 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Professor(es): JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR
PEDRO BALIKIAN JUNIOR
MANOEL CARLOS SPIGUEL LIMA
Alguma mensagem