CAMPUS:
Telefone 0800 771 5533

Comunicação Social: Publicidade e Propaganda

Bacharelado | 8 semestres letivos | Matutino ou Noturno

Pesquisa Científica


Buscar projeto por

Resumo:
A presente pesquisa pretende demonstrar se e como estão interconectadas a realidade fática com a realidade midiática, analisando de que maneira as informações sobre a unidade prisional atinge a população regional. Diariamente, a engrenagem midiática lança notícias com o objetivo de construir a realidade social, da qual faz parte a unidade prisional. No universo da comunicação social há que se diferenciar a realidade fática da midiática, sendo que a primeira se encontra no mundo concreto e a segunda no mundo abstrato. É importante ressaltar que ambas compõem a expansão da antroposfera, como duas condições básicas e fundamentais de toda vida humana. Ou seja, o ser humano evolui, ontologicamente, por suas ações laborais e por seus relacionamentos sociais intermediados pela comunicação. Para interpretar esse conjunto de ações e objetos materiais e imateriais o indivíduo cria suas próprias representações e as comunica por meio de um sistema correlativo de noções com as quais pretende se orientar no mundo. Essas razões ampliam a compreensão de que a comunicação social se constitui num sistema autopoiético. Um sistema que se auto reproduz por causa do desenvolvimento humano, e, simultaneamente, por proporcionar a ininterrupta produção cultural, já que não há vida humana sem comunicação. Dentro desse cenário, essa pesquisa almeja discutir a conexão entre comunicação e ideologia, debatendo as razões e os motivos da união das duas realidades próprias do mundo do comunicador: a fática e a midiática. As reflexões serão proporcionadas pela análise das matérias que tratam do desenvolvimento e das particularidades do trabalho do comunicólogo e foram publicadas em um periódico de alcance regional. Os debates, as discussões e as reflexões serão impulsionadas pela leitura das análises de teóricos como Bordenave (1982); Fiorin (2007); Eagleton (1997) e Chauí (2004), entre outros, retirando dessas contribuições significações, justificativas e interpretações com as quais compreender a construção da unidade prisional como criação da realidade midiática. Como diferenciar a unidade prisional fática da unidade prisional midiática? É possível estabelecer uma relação recíproca entre elas? Pretende-se, portanto, provocar um debate a respeito da importância das funções imprescindíveis da futura comunicóloga como construtora da realidade social.

Protocolo: 3558 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2016 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LAIS BENTO PICHOLARI
Professor(es): MUNIR JORGE FELICIO

Resumo:
O projeto apresentado tem como objetivo analisar a influência das fotografias selfie sobre o olhar fotográfico dos jovens prudentinos. Para tanto, pretende verificar como se dá a construção desse autorretrato e como ele altera a percepção de enquadramento e temática fotográfica. Busca-se investigar, através de uma abordagem qualitativa e exploratória, como os alunos de uma Faculdade de Comunicação do interior de São Paulo constroem suas fotografias e como o modelo selfie vem ditando padrões de composição. A pesquisa também visa entender como o sucesso do estilo fotográfico vem ao encontro dos anseios da sociedade pós-moderna.

Protocolo: 3116 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2016 - 11/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): WEVERSON JUNIOR SANTOS DO NASCIMENTO
Professor(es): MARIA LUISA HOFFMANN

Resumo:
O presente projeto de pesquisa visa refletir acerca da evolução da paisagem urbana de Presidente Prudente através da fotografia. Para tanto, terá como método o estudo de caso com delineamento exploratório e caráter qualitativo. Como técnicas de coleta de dados, utilizará a pesquisa bibliográfica sobre fotografia, fotografia documental e história de Presidente Prudente, e o levantamento documental, com seleção de 30 registros fotográficos de Massuo Aoki da década de 1990. Após a seleção e análise, as fotografias serão novamente produzidas pelos participantes, do mesmo ponto de vista do fotógrafo, para a observação da transformação da paisagem urbana. As imagens farão parte de uma exposição a ser realizada em setembro, em comemoração ao aniversário da cidade

Protocolo: 2971 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2015 - 12/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): FABIO RICARDO SANTOS
CARLOS ALEXANDRE VOLPI JUNIOR
TAINE PACO CORREA
MARLENE GOMES REVERTE
WEVERSON JUNIOR SANTOS DO NASCIMENTO
GUILHERME AOKI SUZUQUI
LARISSA YURI TATSUTA AKIYAMA
NATHIELE TAKAHARA DA SILVA
MARIANA GONCALVES SIQUEIRA
DANUBIA PEREIRA LEITE
Professor(es): PAULO HENRIQUE DE BARROS MIGUEL
ROBERTO APARECIDO MANCUZO SILVA JUNIOR
GISELLE TOME DA SILVA
MARIA LUISA HOFFMANN
FABIANA ALINE ALVES

Resumo:
O projeto apresentado tem como objetivo selecionar e analisar a linguagem, conteúdos e formatos de utilização do ambiente digital na campanha política de Barack Obama. O estudo que envolve o uso dessa nova plataforma faz com que entendamos a evolução da sociedade na qual vivemos diante do volume de informações que são recebidas pelos internautas. Portanto, o estudo justifica-se pelo fato de entender quais os recursos e conteúdos utilizados nesta plataforma que obtiveram reciprocidade da comunidade de internautas. A proposta metodológica deste projeto inicia-se pela pesquisa bibliográfica para proceder à exploração das literaturas condizentes a Marketing Político Marketing Digital e, posteriormente, à coleta do corpus da pesquisa que constitui-se em fragmentos das redes sociais do candidato para análise de linguagem, formatos e estratégias pertinentes à campanha. Procurar-se-a, portanto, analisar o amplo e frequente uso das redes sociais como um instrumento de visibilidade que contribuiu para o sucesso da campanha.

Protocolo: 2634 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): GUILHERME AOKI SUZUQUI
Professor(es): LARISSA CREPALDI TRINDADE

Resumo:
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo propor uma análise qualitativa da Redação Publicitária dos slogans da marca Coca-Cola com o objetivo de verificar uma possível relação entre os slogans e o posicionamento da empresa perante os seus consumidores. Para alcançar os resultados esperados será realizada pesquisa qualitativa, pesquisa bibliográfica e pesquisa descritiva.

Protocolo: 2611 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CAMILA BEGINI ANTUNES
MARIA LIGIA MARTINS GOMES DE OLIVEIRA
OLAVO MARTINS JUNIOR
Professor(es): MARIANGELA BARBOSA FAZANO AMENDOLA

Resumo:
O presente trabalho pretende analisar o verdadeiro papel do hipertexto nas mensagens publicitárias, o hipertexto, principalmente nos primeiros anos após o seu surgimento, foi visto como uma grande revolução na comunicação humana, um conceito quase completamente novo de organização textual. O estudo justifica-se pela tentativa de compreensão das novas formas e adequações das mensagens hipertextuais publicitárias.

Protocolo: 2467 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 7/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LARISSA RANGEL PAULINO
LOANA CRISTINA PEREIRA
HEITOR DA SILVA BENEDITO
Professor(es): MARIANGELA BARBOSA FAZANO AMENDOLA

Resumo:
O projeto apresentado tem como objeto de pesquisa a fotografia de moda brasileira das campanhas publicitárias das marcas Ellus e Riachuelo. O estudo pretende analisar a imagem fotográfica das respectivas coleções, tal como aspectos técnicos da fotografia, (enquadramento, iluminação, cor); aspectos estéticos da moda (produção de figurino, tendências, maquiagem, expressão facial e postura corporal); e aspectos de composição dos objetos e cenografia (locação). Para pesquisar os elementos citados, será utilizada como método de pesquisa a semiótica, levantando hipóteses interpretativas sobre os signos que compõem as mensagens fotográficas, assim como descobrir se os mesmos têm coerência na proposta apresentada.

Protocolo: 2282 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2014 - 12/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CAMILA HENN ROTTA
Professor(es): MARIANGELA BARBOSA FAZANO AMENDOLA
LARISSA CREPALDI TRINDADE

Resumo:
O presente projeto de pesquisa busca refletir sobre o cotidiano de catadores de lixo da Cooperlix - Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Presidente Prudente (SP), que culminará na produção de um fotolivro documental. Para compreender o universo da cooperativa e de seus trabalhadores, os autores irão acompanhar a rotina desses catadores de lixo reciclável, para encontrar a melhor forma de transmitir a importância da atividade através das lentes fotográficas. Para a elaboração do projeto, será utilizada a abordagem qualitativa do tipo exploratória e o método a ser utilizado será o estudo de caso. No primeiro momento da pesquisa, será realizado o levantamento documental, pesquisa bibliográfica e entrevistas, para dar base à reflexão teórica que será realizada. No segundo momento, serão produzidas fotografias da rotina da cooperativa, resultando no fotolivro documental.

Protocolo: 1952 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2013 - 6/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): THIAGO BORRERE ALVIM
ANA FLAVIA MELLO TAMIOSO FIGUEIRO
Professor(es): MARIA LUISA HOFFMANN

Resumo:
Este projeto busca refletir sobre como o jornalismo humanizado pode agregar informações ao gênero reportagem, dentro da área de jornalismo cultural. Para tanto, pretende relatar o cotidiano de pessoas que contribuem para o desenvolvimento do Shopping Popular, popularmente conhecido como Camelódromo, de Presidente Prudente/SP. Metodologicamente, além de uma pesquisa bibliográfica, serão realizadas entrevistas semi-abertas e análise documental sobre o espaço. Será a produzida também uma edição da revista RETRATOS para divulgar os resultados da pesquisa e praticar as técnicas jornalísticas deste meio.

Protocolo: 3394 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2016 - 12/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LEIDINEIA DE PAULA SATIRO
CARLOS ALEXANDRE VOLPI JUNIOR
DIVIANE SILVA ALVES
MARIA CAROLINA DE MELO LARA
Professor(es): FABIANA ALINE ALVES

Resumo:
O Parque Estadual Morro do Diabo, localizado no Pontal do Paranapanema, no município de Teodoro Sampaio a 11 km do centro da cidade e a 120 km de Presidente Prudente, capital do Oeste Paulista, é a grande área de Mata Atlântica de Interior na região. O presente projeto tem como objetivo geral documentar a biodiversidade do Parque Estadual Morro do Diabo, em comemoração aos 30 anos da unidade. Para tanto, será utilizada a linguagem audiovisual para a produção de um webdocumentário. Como metodologia, será empregada a pesquisa qualitativa do tipo exploratória e como método será usado o estudo de caso. Em relação aos instrumentos de coleta de dados, serão adotadas as técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa e análise documental e entrevista do tipo semiaberta. Presume-se que o resultado da pesquisa, apresentado no formato de webdocumentário, sirva para a sociedade entender como funciona o trabalho de preservação e conservação desta importante área.

Protocolo: 3236 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2016 - 12/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JUSCIE DE JESUS GUTIERRES FELIPE
THIAGO MORELLO DE OLIVEIRA
DAYANE SILVA DE FREITAS
KARLA BIANCA DOS SANTOS CARNEIRO
JESSICA DAYANE NUNES PESSOA
Professor(es): THAISA SALLUM BACCO

Resumo:
Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral compreender o uso do cinema, em particular do filme de animação, na escola. O trabalho propõe a utilização desta ferramenta na produção de vídeos de curta duração por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública de Presidente Prudente. Para tanto, a abordagem da pesquisa é qualitativa de natureza interventiva. Os instrumentos de coleta de dados utilizados são: pesquisa de campo, entrevista em profundidade do tipo semiaberta e observação direta intensiva. Pretende-se, com esta investigação, promover a leitura crítica da linguagem audiovisual e desenvolver uma oficina sobre a técnica de stop motion para que os filmes de animação sejam utilizados como ferramentas pedagógicas a serviço do ensino e da aprendizagem escolar.

Protocolo: 3244 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2016 - 12/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ISABELLE LAIS GARCIA FURUYA
JOAO PEDRO ROSSINI LEITE SILVA
MURILO DE OLIVEIRA
GABRIEL BATISTA MOTA
GABRIELA DAS GRACAS OLIVEIRA LEAL
ROBERTO KAWASAKI SERAFINI
Professor(es): THAISA SALLUM BACCO

Resumo:
A presente pesquisa busca refletir como o jornalismo pode atuar como uma ferramenta de recuperação histórica por meio da identificação das técnicas jornalísticas que colaboram para a montagem de uma narrativa histórica. Assim, discutirá as afinidades e divergências entre as áreas estudando o processo de tombamento e destombamento da Catedral de São Sebastião (1985-1995), de Presidente Prudente. Para tanto, além de uma pesquisa bibliográfica, realizará entrevistas semi-abertas e análise documental, em especial de jornais prudentinos da época. Como resultado final, espera-se produzir como peça prática um suplemento piloto sobre o tombamento e destombamento da Catedral de São Sebastião, no período supracitado, a fim de corroborar com as discussões acerca de um novo tombamento patrimonial da igreja em questão.

Protocolo: 3118 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2016 - 7/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FABIO RICARDO SANTOS
TALITA DE OLIVEIRA CRUZ
TACYELLE MAYARA MIRANDA
THAIS AGANTE FERNANDES
Professor(es): FABIANA ALINE ALVES

Resumo:
O presente projeto de pesquisa apresenta como principal finalidade analisar a aprendizagem baseada em projetos para o desenvolvimento de Recursos Educacionais Digitais, em busca de práticas pedagógicas inovadoras que possam contribuir para a construção de um ambiente de aprendizagem diferenciado, visando ao trabalho colaborativo, contextualizado e significativo, com o envolvimento mútuo entre docente e estudantes. Essa pesquisa está sendo realizada para obtenção do título de mestre do programa de Pós-Graduação da Universidade do Oeste PaulistaUNOESTE. A investigação assumirá um caráter de cunho qualitativo e será realizada sob a forma de pesquisa-intervenção, junto ao curso de Comunicação Social, especificamente, no âmbito da disciplina "Produção Gráfica II", ofertada no terceiro termo do curso, em uma instituição particular de ensino superior, do interior do estado de São Paulo. Os dados serão coletados por meio de observação participante, questionário e grupo focal. De acordo com esse cenário, os fundamentos teóricos serão provenientes de estudos realizados por autores como José Armando Valente, Vani Moreira Kenski, Pierre Lévy, Tel Amiel, Andreia Inamorato dos Santos, Bianca Santana, Priscila Gonsales, entre outros para a compreensão dos aspectos relacionados ao ciberespaço, ao uso da Internet e das tecnologias de informação e comunicação para a construção de recursos digitais, em ambientes educacionais. Alguns conceitos defendidos por Paulo Freire serão adotados para a compreensão da abordagem defendida para o desencadeamento da "Aprendizagem Mediada pela Tecnologia". Para a compreensão dos aspectos relacionados à metodologia ativa e desenvolvimento de projetos serão utilizados estudos de John Dewey, Fernando Hernández, Maria Elisabeth Bianconcini de Almeida, Celso Antunes, entre outros. Espera-se, com isso, que os resultados obtidos possam estimular docentes, incluindo os docentes universitários do curso de Comunicação Social, a reavaliarem os projetos práticos do curso, visando à construção de peças de cunho educacional, por meio da pedagogia de projetos.

Protocolo: 2901 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2015 - 12/2016 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): FERNANDA SUTKUS DE OLIVEIRA MELLO
Professor(es): RAQUEL ROSAN CHRISTINO GITAHY

Resumo:
O presente projeto abordará a fotografia jornalística, ou fotojornalismo que teve origem no século XIX e é uma área muito relevante dentro do jornalismo, uma vez que para ilustrar a notícia, a fotografia é fundamental, pois mostra, revela, expõe e denuncia através das imagens. A resistência do jornalismo impresso em contrapartida ao online impulsionou essa pesquisa, pois percebe-se a maior interatividade com o público, e o mesmo pode contribuir enviando suas fotos para a redação. Desta forma, pretende-se através deste estudo analisar a maneira como as fotografias são selecionadas, pelo jornalismo e se atendem aos princípios éticos e focam a mensagem a ser transmitida ou defendem interesses pessoais do veiculo? A partir disso e por meio de entrevistas e questionários os integrantes do grupo irão coletar os dados referentes ao processo de seleção da fotografia para as matérias no jornal impresso que se tornou uma tarefa difícil, já que no jornalismo online há a possibilidade de selecionarmos mais de uma foto para estampar a notícia ou até mesmo se abrir uma galeria com um número maior de imagens.

Protocolo: 2974 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2015 - 4/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): PEDRO DA COSTA FERNANDES
MARLENE GOMES REVERTE
BIANCA APARECIDA DOS SANTOS
Professor(es): GISELLE TOME DA SILVA

Resumo:
Esta pesquisa tem o objetivo de contar como se deu a concessão, a instalação e a produção inicial de conteúdo pela primeira emissora de televisão de Presidente Prudente: a TV BandeirantesCanal 10, do grupo empresarial e da rede que levam o mesmo nome. A problematização que o trabalho visa responder é o que representou para o município, do ponto de vista da comunicação social e no contexto sociocultural, receber em 1982 um canal com a permissão de ir além da retransmissão, gerando conteúdo local. A pesquisa é de natureza qualitativa com o caráter exploratório, com referencial em estudo de caso e método histórico. As técnicas escolhidas para a coleta de dados são: história oral com entrevista em profundidade, pesquisa bibliográfica e análise documental. A análise de dados também será qualitativa. O objetivo final deste estudo é produzir um videodocumentário sobre a concessão, a instalação e os primeiros programas produzidos.

Protocolo: 2722 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JOAO VICTOR DE ANDRADE GUIRADO
CHARLES APARECIDO CHAGAS BEZERRA
PEDRO SOBRADIEL CANGUSSU REIS
CLAUDIO APARECIDO DE ALMEIDA
HELIO CARLOS PEREIRA FILHO
Professor(es): HOMERO FERREIRA

Resumo:
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo a analisar influência da mudança dos mecanismos de usabilidade e interatividade empregados na página de uma webradio universitária. Assim, proporcionará à população acadêmica um novo formato de acesso, visando a usabilidade do site, uma vez que o mesmo se encontra desatualizado, com dificuldades de localização dos novos conteúdos, o que gera ruídos na interação com os usuários. A metodologia utilizada terá abordagem qualitativa e método de pesquisa-ação. O levantamento de dados será feito a partir de pesquisa bibliográfica, aplicação de formulário e entrevista em profundidade. A pesquisa bibliográfica levantará teorias específicas sobre rádio, webradio e os demais componentes que auxiliam para um bom funcionamento do site. As questões dos formulários servirão como base para investigação do ponto de vista dos acadêmicos de jornalismo da Facopp em relação à WRF. Com os dados devidamente analisados, a segunda etapa será desenvolvimento da peça prática com a reformulação do atual site, visando melhorias em sua usabilidade e interatividade. Justifica-se tal pesquisa pelo fato de oferecer aos acadêmicos oportunidade de colocar em prática o conteúdo teórico apresentado em sala de aula e utilizá-lo também como portfólio virtual.

Protocolo: 2710 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): NAYARA KATIANE SILVA DE SOUZA
ANA PAULA DA CUNHA PEREIRA
NATALIA FABIAN MORENO
CAROLINE JENIFER MENDES
NATALY VASCONCELOS MENDES
NATALIA SERRA PORTELA
Professor(es): HOMERO FERREIRA

Resumo:
Este projeto de pesquisa tem como proposta ampliar a compreensão a respeito da invisibilização do campesinato na Região do Pontal do Paranapanema nos veículos de comunicação de Presidente Prudente (SP), trazendo algumas análises sobre a influência exercida pela mídia no processo de invisibilização do campesinato. Demonstrando que ao contrário do que ela tenta expor aos seus receptores o campesinato não desapareceu. Ele luta para que a sua cultura, tradição e identidade não sejam tão afetadas com a ação do capital; criando formas de resistência. Com essas reações o campesinato procura resgatar sua cultura, colocando-a defronte à ideologia do capital, para que essa não se sobreponha sobre aquela.

Protocolo: 2697 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2015 - 4/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BIANCA APARECIDA DOS SANTOS
Professor(es): MUNIR JORGE FELICIO

Resumo:
Este projeto pretende compreender a linguagem fotográfica da mídia impressa em Presidente Prudente, tendo como objeto de estudo o jornal Oeste Notícias, desde sua fundação em fevereiro de 1995 a maio do mesmo ano. Será usada a abordagem qualitativa e, como método, o estudo de caso com objetivos históricos. As técnicas para coleta de dados serão pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista semiaberta. Como peça prática, será produzida uma edição especial do Jornal Laboratório Ligação com relatos do editor-chefe, do editor de imagens e de profissionais que trabalharam na época.

Protocolo: 2709 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): SILVIA YURI NAKAMURA
INGRID MARIA DE OLIVEIRA PRESTES AGUIAR
CRISTIANE DE OLIVEIRA TORRES
JANAINA SOARES
KELLY CRISTINA MARQUES DE MELO SANTOS
Professor(es): GISELLE TOME DA SILVA

Resumo:
O presente projeto surge do desejo de compreender o funcionamento da comunicação católica por meio de um veículo impresso, levando em conta suas linguagens e ideologias peculiares. Para isto toma como objeto de estudo o jornal católico Anúncio, da Diocese de Presidente Prudente (SP). Visa-se investigar a sua atuação como um meio de formação e informação especializada, dentro da comunidade na qual está inserido. Baseado em seu momento atual, em que o seu desempenho não satisfaz totalmente a seus produtores, este trabalho planeja descobrir uma forma de tornar o veículo mais eficiente no processo comunicacional junto aos fiéis leitores. E, assim, desenvolver um projeto piloto para o mesmo com as implementações necessárias observadas. Para tanto, a metodologia utilizada será a pesquisa qualitativa, do tipo exploratória. O método consistirá em pesquisa-ação, com as seguintes técnicas de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, análise documental, e entrevista em profundidade do tipo semiaberta. Ao fim da pesquisa, espera-se que o novo modelo seja adotado como padrão para o veículo.

Protocolo: 2708 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): SILVIO COSTA DE OLIVEIRA
ISABELA CAROLINE ZARDI
GUILHERME ALVES FERRARI
Professor(es): GISELLE TOME DA SILVA

Resumo:
Este projeto de pesquisa visa investigar o processo de produção da infografia online e apresentá-lo através de um guia no formato de reportagem multimídia. Os procedimentos metodológicos utilizados são de natureza qualitativa, pois auxiliam na compreensão do objeto dentro de seu contexto, com objetivos exploratórios, pois têm como propósito proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. Para tanto, será realizado um estudo de caso sobre as reportagens multimídias da Folha de S. Paulo. Os instrumentos para a coleta de dados serão a pesquisa bibliográfica sobre infográficos e webjornalismo, entrevistas semi-estruturadas com profissionais da área e a observação espontânea do site Folha.com por dois meses, analisando as reportagens multimídias veiculadas neste período para fazer um contraponto entre teoria e prática. Ao final, as informações coletadas serão cruzadas qualitativamente, para levantamento de novos conhecimentos acerca da produção de infográficos. Pretende-se, com o estudo, desenvolver um guia que auxilie os estudantes de Jornalismo a compreender e produzir infográficos.

Protocolo: 2623 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): THAYANE DI PAULA FERNANDES SILVA
DOMINICKY SILVEIRA BENICA
ALINE CRISTINA PEREIRA LOPES
Professor(es): MARIA LUISA HOFFMANN

Resumo:
A presente pesquisa visa analisar de que maneira o Jornalismo Empresarial da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) trabalha informações do esporte e verificar se o que é feito é suficiente para que os estudantes tenham conhecimento e interesse em participar de novas ações esportivas; bem como alinhar e reunir em uma única página online todas essas informações. Para isso, o projeto terá como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, do tipo exploratório, com o método de pesquisa-ação. Com base em pesquisas referentes ao webjornalismo, jornalismo organizacional, esportivo, bem como o esporte universitário, os instrumentos para a coleta de dados serão a pesquisa bibliográfica, análise de documentos, aplicação de questionário e a observação sistemática. Como peça prática, será elaborado o projeto piloto da página, utilizando como base o portal Unoeste.

Protocolo: 2613 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GIAN CARLOS MENDES NASCIMENTO
ANNELISA NUNES PALMEIRA DA SILVA
JESSICA DE ANDRADE TEIXEIRA FURLAN
DANIELA SILIS BATISTA
Professor(es): CAROLINA ZOCCOLARO COSTA MANCUZO
THIAGO ZUNIGA FERRI

Resumo:
O presente projeto tem como objetivo geral analisar o processo de produção do vídeo institucional enquanto ferramenta do Jornalismo Empresarial voltado ao Terceiro Setor. O objeto de estudo será a Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente, a qual oferece assistência social para deficientes visuais de todas as idades da região do Oeste Paulista. O estudo tem como natureza a pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Os instrumentos para coleta de dados são a entrevista do tipo semiaberta, a pesquisa de campo e a observação. Os dados coletados serão triangulados e analisados sob um olhar qualitativo, contextualizando a realidade estudada. A proposta construtiva desta investigação será a produção de um vídeo institucional, visando divulgar a associação em busca de seu reconhecimento social.

Protocolo: 2609 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CAROLINE GHIROTTO SILVA
THAIS DA SILVA FERREIRA
EVANDRO BATISTA DA CRUZ
WESLEY COLATI
Professor(es): THAISA SALLUM BACCO

Resumo:
Com o advento das redes sociais na internet, o relacionamento existente entre as pessoas passou por transformações quanto à sua configuração no que se refere ao tempo e também ao espaço onde essa relação se desenvolve. A abrangência das redes sociais faz com que uma postagem direcionada a um amigo próximo atinja milhares de outras pessoas em questão de segundos. Diante desse quadro, a presente pesquisa tem a intenção de compreender como a vida real é construída na rede social Facebook e de que maneira se dá a espetacularização do privado. Pretende-se levantar também os principais tipos de publicização da vida privada no Facebook; estabelecer uma relação entre o papel da técnica e o modo de agir do usuário do Facebook; analisar as principais características que acentuam o espetáculo da vida nas redes sociais e a construção de uma espetacularização do sucesso e uma espetacularização do caos; identificar o valor atribuído à publicização da vida pelo usuário virtual de redes sociais; e, analisar de que forma a espetacularização do sucesso e a espetacularização do caos interferem na aparição da vida real no ambiente virtual. Quanto à metodologia, o projeto emprega uma abordagem qualitativa, por meio dos métodos de análise das redes sociais e análise do discurso da linha inglesa. A coleta de dados empregará a aplicação de um questionário online e a observação participante em páginas do Facebbok. Ao final da investigação, a intenção é compreender como a vida privada é espetacularizada na rede social em questão e quais são os resultados que tal publicização gera para a vida do usuário que realiza tal prática.

Protocolo: 2510 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2015 - 5/2016 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): ROGERIO DO AMARAL

Resumo:
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo um estudo da trajetória do Operário Futebol Clube, mais antigo time de futebol amador de Presidente Prudente (SP), relatando as principais conquistas do time entre os anos de 2010 a 2015, e pontuando também a história da equipe que neste ano (2014) completou 41 anos de fundação, bem como a relação e influência da equipe no bairro em que está sediado, a Vila Operária, em Presidente Prudente (SP). Para fazê-lo, a metodologia escolhida é a pesquisa qualitativa do tipo exploratória, utilizando como método a história oral. A realização deste trabalho se dará com o suporte das seguintes técnicas de coleta de dados: entrevista em profundidade do tipo semi-aberta, e pesquisa bibliográfica. Justifica-se tal pesquisa pela oportunidade de externar à população a importância de um exemplo como é o Operário Futebol Clube junto à comunidade em que está inserido, movimentando-a tanto financeiramente como social e culturalmente. A expansão dos conhecimentos adquiridos neste trabalho também se constitui como base para uma posterior produção jornalística sobre a história da equipe e que estará disponível no ambiente online.

Protocolo: 2419 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2015 - 5/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GUSTAVO DE SOUZA JUSTINO
SAMUEL STUANI BRIGATTO
JEFFERSON PATRICIO MARTINS
Professor(es): ROBERTO APARECIDO MANCUZO SILVA JUNIOR

Resumo:
O projeto de pesquisa ´´Hélio Serejo, homem das letras: uma análise sobre sua prática de jornalismo opinativo e suas contribuições socioculturais para registro num radiodocumentário`` tem como objetivo analisar o conteúdo jornalístico e suas construções ideológicas em 45 edições da Coluna Ronda de Notícias, publicada de 1978 à 1980 no jornal Integração, da cidade de Presidente Venceslau. Também objetiva investigar quais foram as mais importantes colaborações sociais e culturais realizada pelo escritor e jornalista Hélio Serejo. A metodologia empregará a abordagem qualitativa, com delineamento exploratório. Serão utilizados os métodos: biográfico e de análise de conteúdo. Os instrumentos de coleta de dados serão a pesquisa bibliográfica e entrevista semiaberta. Na análise de conteúdo haverá cruzamento de informações, para apurar a importância dos fatos nos quais se envolveu o escritor, jornalista e cidadão. Os resultados desta pesquisa serão organizados no formato de um radiodocumentário, produzido para ser postado e veiculado na Web Rádio Facopp (WRF), emissora da Faculdade de Comunicação Social´´ Jornalista Roberto Martinho´´ de Presidente Prudente (FACOPP).

Protocolo: 2392 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2014 - 7/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DIOGO GARCIA BARBEDO
JONAS DE SOUZA
MARIANA GONCALVES GARCIA
Professor(es): HOMERO FERREIRA

Resumo:
As redes sociais se transformaram num importante meio de relacionamento entre as pessoas, especialmente, os jovens. No entanto, nesse ambiente também tem sido detectado com frequência um altíssimo número de erros gramaticais. Diante de tal fato, a presente pesquisa tem o objetivo de identificar os tipos de erros gramaticais predominantes em postagens de redes sociais e verificar a frequência com que os erros são cometidos. Para realizar esse estudo opta-se pela abordagem quanti-qualitativa, com coleta de dados realizadas na rede social Facebook e também por meio de levantamento bibliográfico. Ao final do estudo, pretende-se compreender o que gera tanto erro gramatical nesse ambiente e propor medidas que evitem que o uso incorreto da gramática da língua portuguesa continue ocorrendo.

Protocolo: 2271 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2014 - 8/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): THIAGO MORELLO DE OLIVEIRA
DAYANE SILVA DE FREITAS
KARLA BIANCA DOS SANTOS CARNEIRO
FABRICIO JOSE FERREIRA DA SILVA
Professor(es): ROGERIO DO AMARAL

Resumo:
O presente projeto pretende identificar como se deu a atuação da mídia de Presidente Prudente no caso da morte da estudante Mariana Braga, tendo como base a cobertura do jornal O Imparcial, sobre a morte desta, ocorrida no dia 22 de fevereiro de 2003, e entrevistas em profundidade que serão realizadas com pessoas diretamente envolvidas nestas coberturas e familiares da jovem, culminando na produção de um rádiodocumentário. A pesquisa em questão é qualitativa do tipo exploratória com emprego do método histórico tendo como técnica a coleta de dados que se dará por meio de pesquisas bibliográficas e análise de documentos e entrevistas em profundidade. Palavras-chave: Radiodocumentário; Mariana Braga; Jornal Impresso; O Imparcial;

Protocolo: 2201 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2014 - 12/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): PAULA SIQUEIRA DE PAULA
THIAGO DE OLIVEIRA PEREIRA
GUSTAVO ECHEVARRIA RODRIGUES DE MACEDO
Professor(es): LÊDA MÁRCIA LITHOLDO

Resumo:
O presente projeto de pesquisa tem o objetivo de propor um estudo que analise como uma webradio pode ser utilizada para dar apoio ao conteúdo de marca de um jornal impresso de Presidente Prudente/SP. No desenvolvimento do estudo será aplicada a pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e como método a pesquisa participante. As técnicas utilizadas para levantamento de dados serão a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista semi-aberta. A análise de dados contemplará o caráter qualitativo. A peça prática compreenderá a elaboração de uma programação e a produção de alguns programas pilotos.

Protocolo: 2181 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2014 - 12/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JONATHAN JESUS DE OLIVEIRA
STEPHANIE FONSECA FARIAS
ALINE RODRIGUES OLEAN
MURILO RINCON COLLADO
ERICA NEVES DOS SANTOS
Professor(es): HOMERO FERREIRA

Resumo:
O presente projeto de pesquisa tem como tema a carreira do radialista prudentino Sérgio Jorge Alves. A credibilidade e reconhecimento que conquistou em mais quarenta anos de carreira, atuando como jornalista em Presidente Prudente, foi motivo para os pesquisadores terem escolhido esse tema. A metodologia que será utilizada é a qualitativa do tipo exploratória, utilizando o método biográfico. As técnicas que vão contribuir para a coleta de dados serão: pesquisa bibliográfica, análise documental e história oral com entrevistas em profundidade do tipo semi-aberta. Assim, espera-se identificar quais foram as contribuições de Sérgio Jorge Alves para o radiojornalismo prudentino.

Protocolo: 2166 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2014 - 11/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): EWERTON CARDOSO BERNARDINO
LINCON RODRIGUES LIMA
Professor(es): HOMERO FERREIRA

Resumo:
O presente projeto tem como objetivo geral analisar o uso da rede social, Facebook, como ferramenta para o jornalismo empresarial. Como objeto de estudo será abordado o Grupo de Apoio "Amigas do Peito" de Presidente Prudente. Com uma visão inovadora de jornalismo empresarial, o grupo se volta para a internet e seu público, pois as pesquisas nesta área ainda são pouco exploradas. Para sua consolidação, optou-se pela pesquisa qualitativa do tipo exploratória e o estudo de caso como método. Para levantamento de dados, o uso de ferramentas da análise documental, entrevistas em profundidade do tipo semiarberta, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A peça prática proposta nesta pesquisa é a experiência de comunicação por meio da rede social em uma instituição do terceiro setor. O resultado esperado é descobrir como a rede social pode contribuir para o Jornalismo Empresarial.

Protocolo: 2191 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2014 - 12/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ROBSON AGRIPINO DOS SANTOS
ELAINE APARECIDA NOVAIS DA SILVA
LAIS APARECIDA ERNESTO
TALITA PEREIRA VILLALBA
DIEGO VINICIUS ROCHA
Professor(es): LÊDA MÁRCIA LITHOLDO

Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o TCC "Revista Prisma: uma proposta de jornalismo interpretativo e multimidiático na web" e analisar a viabilidade de implantação do espaço acadêmico de produção de revista digital proposto no referido projeto em 2013, adequando-o à capacidade técnica oferecida pela Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp), da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Para este estudo, será usada a abordagem qualitativa e, como métodos, a pesquisa-ação e o método tipológico. As técnicas escolhidas para a coleta de dados foram o levantamento bibliográfico e a entrevista em profundidade e a análise de dados será qualitativa. Espera-se encontrar, ao final da pesquisa, a melhor alternativa teórica e prática para consolidar a implantação de mais um ambiente de aprendizagem prática e de pesquisa na faculdade.

Protocolo: 2105 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 12/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): NATALIA MAIOLINI ZANGIROLAMI
THAMIRES FERREIRA DOS SANTOS
THAIS FERREIRA DOS SANTOS
MARIANA SOUZA ALVES
PAMELA LORRAINGUI BULHOES DIAS
Professor(es): ROBERTO APARECIDO MANCUZO SILVA JUNIOR

Resumo:
Desde 2010 os sericicultores do Pontal do Paranapanema aguardam o ressarcimento das perdas financeiras que tiveram em virtude da morte dos casulos provocada pela ação dos agrotóxicos pulverizados por aviões sobre os canaviais. Ao vincular esses dois acontecimentos faz-se emergir a questão agrária entendendo essa questão como a relação que se desenvolve entre o capital e o campesinato. Elucidar os desdobramentos da questão agrária em pleno desenvolvimento nessa região efetivada entre o capital sucroalcooleiro e os sericicultores e procurar compreender sua complexidade está entre os objetivos dessa pesquisa. Tais desdobramentos poderão também ampliar a compreensão sobre a legislação brasileira e a defesa tanto do meio ambiente quanto do ser humano. A legislação brasileira coloca um parâmetro de igualdade entre meio ambiente e o ser humano tutelando a qualidade de vida como o mesmo fundamento para ambos como prevê o "caput" do art. 225º da Constituição Federal, bem como a dignidade humana no "caput" do art. 2º da Lei 6.938/ 1981, acrescido dos dispositivos previstos no art. 1º, incisos I e II da Lei 7.347/1985 com o seu comando legal de preservação e proteção ao meio ambiente como habitat natural do ser humano. As reflexões propostas nessa pesquisa serão incrementadas pela leitura das analises dos teóricos como Milaré (2000); Antunes (1999), Fiorillo (2013); Carson (2013); Ihering (2003); Kautsky (1986) Catani (1988) e Arrighi (2009), retirando dessas contribuições significações, justificativas e interpretações com as quais refletir sobre a eficácia pretendida pela tutela jurídica ambiental quanto à prevenção, reparo e proteção dos recursos naturais. Poderá proporcionar também a ampliação da compreensão sobre a tutela ambiental e a questão agrária no Pontal do Paranapanema a partir da luta pelo Estado de Direito Ambiental no que se refere aos recursos ambientais como bem de uso comum do povo e não apenas e tão somente depósito de matéria-prima a serviço da expansão do sistema capitalista.

Protocolo: 2072 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2014 - 4/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DELWEK MATHEUS JUNIOR
Professor(es): MUNIR JORGE FELICIO

Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo estudar e ampliar os conhecimentos sobre jornalismo cultural e identificar como ele pode ser aplicado de maneira a não se submeter à tendência de estandardização dos produtos culturais. Como referência, usaremos o Caderno 2 do jornal prudentino O Imparcial; e o caderno Ilustríssima, do jornal Folha de S. Paulo. Para este estudo, será usada a abordagem qualitativa e, como método, o estudo de caso e a pesquisa exploratória. As técnicas escolhidas para a coleta de dados foram o levantamento bibliográfico, documental e a entrevista em profundidade. A análise de dados será também qualitativa.

Protocolo: 1936 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2014 - 6/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VIVIANE CLAUDIA VIEIRA DO NASCIMENTO
RICARDO MANCINI DE OLIVEIRA BARROS
Professor(es): GISELLE TOME DA SILVA
MARIA LUISA HOFFMANN

Resumo:
Este projeto de pesquisa tem como objetivo recuperar e tornar pública a história da Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" (Facopp), da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), desde seu início até os dias atuais, por meio do suporte online. Para tanto, será utilizada como fundamentação metodológica a pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Para o levantamento de dados serão utilizados a história oral, entrevista em profundidade, pesquisa bibliográfica e análise documental. Por meio destes métodos e técnicas será produzido um hotsite que ficará hospedado dentro do Portal Facopp. Espera-se assim, colaborar com futuras pesquisas e a continuidade do mesmo, pois o hotsite poderá ser alimentado com novos momentos da história da Facopp que sejam considerados relevantes para a faculdade.

Protocolo: 1961 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2013 - 10/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LIDIANE DA SILVA MARQUES
ISABELA REGINA CLEBIS
ANA CLAUDIA MORAIS DA SILVA
HELIO GUSTAVO DA SILVA ANDRADE
CAROLINE FEITOZA FACHIANO
Professor(es): CAROLINA ZOCCOLARO COSTA MANCUZO

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições de um projeto piloto de uma revista para o público que frequenta o Terminal Rodoviário Comendador José Lemes Soares em Presidente PrudenteSP. A pesquisa levou em consideração a importância de existir uma revista no local, para informar e orientar os usuários como forma de prestação de serviço. Para tanto, a estrutura da pesquisa será de forma qualitativa do tipo exploratória, com o uso de ferramentas metodológicas como a pesquisa bibliográfica com títulos que tratam do tema revista, e entrevista em profundidade com pessoas que circulam no terminal. A peça prática consiste no desenvolvimento da revista piloto, caracterizada pela divisão em editorias que visa facilitar a compreensão do conteúdo e disseminar informações a respeito de Presidente Prudente além de reportar temas gerais.

Protocolo: 1769 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2013 - 12/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): TALES FERNANDES PINATTO
IGOR DE OLIVEIRA TAKAHASHI
VICTOR SILVA ALMEIDA PALHARES
SAMARA BARCELLO IBRAHIM KALIL
MARIANE KATHIELY DOS SANTOS
Professor(es): LÊDA MÁRCIA LITHOLDO

Resumo:
Esta pesquisa objetiva investigar e analisar a contribuição das crônicas do jornalista Geraldo Soller para a sociedade prudentina a fim de compreender o contexto histórico-social da cidade de Presidente Prudente, retratado na referida produção e, ao mesmo tempo, entender a influência dos acontecimentos urbanos prudentinos na produção das obras do autor. Assim, o corpus dessa pesquisa são as crônicas que compõem os três livros publicados pelo autor: "Pinceladas do cotidiano", "Quarto dia" e "Grilo falante", os quais representam fases da vida de Soller e sua visão de mundo. Serão utilizados os conceitos e orientações do jornalismo literário para comprovar essa simbiose: autor x contexto x produção. A pesquisa será do qualitativa do tipo exploratória, desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico, entrevistas semiabertas, coleta e análise documental. Para a análise dos dados será feito o cruzamento entre as informações obtidas sobre fatos históricos e do cotidiano prudentino, narrados nas referidas crônicas, durante o período de produção das mesmas. Como peça prática foi escolhida a elaboração de um jornal, em forma de tabloide, com seis páginas, contendo os dados coletados sobre fatos sociais, entrevistas, fatos históricos e o resultado final da pesquisa. O tabloide será oferecido como suplemento para o jornal impresso "O Imparcial", onde Geraldo Soller consolidou sua carreira como jornalista e escritor. Com este trabalho, espera-se apresentar e melhor conhecer Geraldo Soller e sua obra, além de afirmar a importância de suas crônicas para preservação da memória histórica da sociedade prudentina.

Protocolo: 1719 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2013 - 12/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIANE RODRIGUES VIEIRA
ANA FLAVIA DOS PRAZERES
Professor(es): EDIMA DE SOUZA MATTOS
GISELLE TOME DA SILVA

Resumo:
Esse projeto de pesquisa se propõe a contar a história da Rádio Comercial AM de Presidente Prudente, que foi fundada em 13 de agosto de 1959, pelos irmãos Arnaldo Agostinho Bussacos e Rubens Bussacos, filhos de um dos pioneiros da radiodifusão prudentina, Manoel Bussacos. Com este intuito o objetivo da pesquisa é explorar o problema e garantir a familiaridade com o tema que será pesquisado. Será utilizado o método de pesquisa bibliográfica com títulos que tratam do tema. A estrutura da pesquisa será a qualitativa, com a realização de entrevistas em profundidade com pessoas que fizeram parte da história da Rádio Comercial AM e também pesquisa documental que inclui o acervo do Centro de Memória do Rádio Prudentino, local que reúne dados importantes sobre a história da comunicação prudentina. A peça prática desenvolvida será um radiodocumentário, um produto radiojornalístico que vai contar de forma objetiva e direta a história da Rádio Comercial AM de Presidente Prudente e mostrar sua importância para a radiodifusão prudentina.

Protocolo: 1756 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2013 - 12/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JONATHAN APARECIDO DOS SANTOS
NEVELYN ANIELY DA SILVA
WELLINGTON ROBERTO DOS SANTOS SILVA
KAWANNY CRISTINY DE OLIVEIRA BARROS MARCELO
Professor(es): LÊDA MÁRCIA LITHOLDO

Resumo:
O objetivo do trabalho é documentar os 45 anos de existência do Ginásio Municipal de Esportes "Watal Ishibashi" e a importância do mesmo como espaço de várias ações, mas especialmente do esporte de alta performance e de formação de atletas em diferentes modalidades. Para isso será necessário fazer um resgate histórico de mais de quatro décadas de existência desse espaço público, localizado num dos mais antigos bairros de Presidente Prudente que é o Jardim Aviação. O plano de ação pré-estabelecido nasce com o levantamento preliminar de dados, leitura e fichamento de livros, consistindo na pesquisa bibliográfica; além de realizar pesquisa documental e exploratória, com aplicação do método de entrevista com questionário semiestruturado. Posteriormente os dados obtidos serão divulgados por meio de um rádiodocumentário, na Rádio Facopp, emissora web, onde poderá ser acessado a qualquer momento.

Protocolo: 1778 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 12/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ADEMIR PAULO VIEIRA
KELLY CRISTINA GUARDACIONE
APARECIDO DA CRUZ JUNIOR
Professor(es): HOMERO FERREIRA
MARIA LUISA HOFFMANN

Resumo:
O Parque do Povo de Presidente Prudente (SP) foi inaugurado em 1982 diante da necessidade de reurbanização das proximidades do fundo de vale, considerado até então um entrave ao desenvolvimento da cidade. Após 30 anos e várias transformações, o local se tornou ponto de encontros e atividades esportivas, além de palco para eventos culturais. Com foco no parque, o objetivo desse trabalho é pesquisar de que maneira o jornalismo é capaz de preservar a memória de vida deste importante espaço citadino. Para a realização do estudo, de caráter qualitativo e exploratório, serão utilizadas a pesquisa bibliográfica, análise documental, história oral e entrevista em profundidade do tipo semi-aberta. Os dados levantados serão cruzados e contextualizados a fim de lançar uma base consistente para um futuro trabalho na Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente, que consiste em uma produção jornalística interpretativa no estilo magazine, composta por dados relacionados não só ao logradouro, mas também sobre a história vivida pelos próprios moradores do entorno e freqüentadores, com fins de contribuição para a memória de Presidente Prudente.

Protocolo: 1712 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2013 - 12/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): NATHALIA VIEIRA DOS SANTOS
PEDRO HENRIQUE COUTINHO BORGES
LUIS HENRIQUE MARTINS ARANA
AMELIA AMALIA XAVIER NOGUEIRA
Professor(es): ROBERTO APARECIDO MANCUZO SILVA JUNIOR

Resumo:
Este projeto tem como objetivo implantar uma Assessoria de Imprensa na Unipode (União das Pessoas com Deficiência) a fim de otimizar a imagem da instituição e melhorar o relacionamento com a mídia prudentina. Para tanto, adota-se a pesquisa qualitativa do tipo exploratória, que permite uma visão geral acerca de determinado fato e possibilita flexibilidade e criatividade no momento da coleta e análise de dados. Estes se concretizam neste projeto na forma de observação intensiva participante, pesquisa bibliográfica a respeito especialmente do Terceiro Setor e a Assessoria de Imprensa, pesquisa documental e entrevistas em profundidade semi-aberta com o presidente e funcionários da entidade. Por meio deste estudo, busca-se a divulgação do trabalho dessa entidade, através dos veículos de comunicação.

Protocolo: 1676 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 12/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MELINA SILVA BARRETO
DANILO ESPIGAROLI LAURINDO
FRANCIELLE BARBOSA TUTUMI
CLEBER BENVINDO FERNANDES DOS ANJOS
DANDARA DOS SANTOS NASCIMENTO
Professor(es): GISELLE TOME DA SILVA
MARIA LUISA HOFFMANN

Resumo:
A presente pesquisa propõe um estudo sobre a presença da revista no meio digital, em especial o aproveitamento original deste veículo como espaço de interpretação da realidade. Importa verificar como esta condição já ocorre e quais as possibilidades de novas aplicações no ambiente multimidiático e interativo proporcionado pela Internet. Como metodologia será utilizada a pesquisa exploratória, de caráter qualitativo. Dentro dessa linha metodológica, vão contribuir as técnicas de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas em profundidade do tipo semi-aberta. Espera-se ao final que sejam produzidas reflexões e contribuições ao papel da revista digital na contemporaneidade, bem como lançar parâmetros para o desenvolvimento de um modelo piloto que oriente futuras produções do gênero, com conteúdo interpretativo, voltadas para o público da Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho", de Presidente Prudente (SP), da Universidade do Oeste Paulista.

Protocolo: 1665 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2013 - 12/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VINICIUS PACHECO BOZZA
VIOLETA AYUMI TEIXEIRA ARAKI
LETICIA QUIRINO DA SILVA
Professor(es): ROBERTO APARECIDO MANCUZO SILVA JUNIOR

Resumo:
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo refletir sobre a produção de vídeos para a educação a distância no ensino superior. Sua proposta contributiva consiste no uso da linguagem audiovisual na confecção de vídeos utilizados pelo sistema EAD (Educação a Distância) da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), a partir dos aspectos da mediação tecnológica envolvendo as interfaces da Comunicação e Educação, delineadas pela Educomunicação. Para tanto, a abordagem metodológica adotada será a pesquisa qualitativa do tipo exploratória e como método será usado o estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados aplicados serão: entrevista, pesquisa e análise documental e observação. Assim, espera-se colaborar com a formulação dos vídeos produzidos pelo NEAD (Núcleo de Educação da Distância) da universidade, com base nas técnicas da linguagem audiovisual, inerentes ao campo da Comunicação Social.

Protocolo: 1662 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2013 - 12/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): IURY ESTEVAM GREGHI
FERNANDA MIDORI SAMIZAVA
RAPHAEL MARQUEZI PEREIRA
MARIANA APARECIDA PINHEIRO PERUSSI
TAIS BARBOSA NICOLETTI
Professor(es): THAISA SALLUM BACCO

Resumo:
A expansão da antroposfera pode ser demonstrada, historicamente, como processo e produto de duas ações humanas complementares: o desenvolvimento do trabalho e a criação da linguagem. São duas condições básicas e fundamentais de toda vida humana. Ou seja, o ser humano evolui, ontologicamente, por suas ações laborais e por seus relacionamentos sociais intermediados pela comunicação. Para interpretar esse conjunto de ações e objetos materiais e imateriais o indivíduo cria suas próprias representações e as comunica por meio de um sistema correlativo de noções com as quais pretende se orientar no mundo. Essas razões ampliam a compreensão de que a comunicação social se constitui num sistema autopoiético. Um sistema que se auto reproduz por causa do desenvolvimento humano, e, simultaneamente, por propulsionar a ininterrupta produção cultural, já que não há vida humana sem comunicação. Dentro desse cenário, essa pesquisa almeja discutir a conexão entre comunicação e ideologia, debatendo as razões e os motivos da união das duas realidades próprias do mundo do comunicador: a fática e a midiática. As reflexões serão proporcionadas pela análise das matérias que tratam do meio ambiente e foram publicadas em um periódico diário de alcance regional,. Os debates, as discussões e as reflexões serão impulsionadas pela leitura das analises de teóricos como Mcluhan (2007); Martin-Barbeiro e Rey (2001); Mazoyer e Roudart (1998); Kosik (1985); Bordenave (2006); Arbex Junior (2001); Felício et al. (2011) e Kunzler (2004), entre outros, retirando dessas contribuições significações, justificativas e interpretações com as quais compreender a construção de um meio ambiente midiático. Como diferenciar o meio ambiente fático do meio ambiente midiático? É possível estabelecer uma relação recíproca entre eles? Pretende-se, portanto, provocar um debate a respeito da importância do meio ambiente e dos impactos destrutivos sobre ele, juntamente com a função imprescindível do futuro comunicólogo como construtor da realidade social.

Protocolo: 1570 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2013 - 4/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANA LUIZA BARILLI NOGUEIRA
Professor(es): MUNIR JORGE FELICIO

Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo proceder a um levantamento do referencial teórico das principais faculdades de Comunicação Social no Brasil e analisar a qualidade e a atualidade desse material em relação a algumas disciplinas oferecidas pelos cursos estudados. Para a execução dessa proposta, opta-se pelo procedimento quantitativo para o levantamento do referencial teórico e a pesquisa qualitativa será empregada na análise do material. Quanto aos resultados esperados, a pesquisa pretende identificar as principais obras da comunicação que servem de referencial teórico para a área comunicacional e indicar um referencial atualizado para a construção da nova grade curricular do curso de Comunicação Social da Facopp.

Protocolo: 1539 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2013 - 12/2013 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Aluno(s): MARCELA FERREIRA DA SILVA OLIVEIRA
CASSIO VIOTTO VILLA
Professor(es): MARCELA REGINA GUERRER BARRIOS MARINO
ROGERIO DO AMARAL
MARIANGELA BARBOSA FAZANO AMENDOLA

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo discutir as principais ações que podem integrar um plano de gerenciamento de crises de uma assessoria de imprensa que atua em uma organização pertencente ao segundo setor, ou seja, a iniciativa privada. Para tanto, será utilizada como fundamentação metodológica a pesquisa qualitativa do tipo exploratória que possibilita ao pesquisador desenvolver, esclarecer e testar conceitos e ideias tendo em vista um fato específico, permitindo ainda, a formulação de problemas mais precisos e hipóteses pesquisáveis. Opta-se ainda pela coleta de dados a partir de pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas, pesquisa de campo e observação intensiva participante, os dois últimos em especial junto à realidade existente na empresa Terra Parque Eco Resort, empresa do segundo setor e que servirá aqui como objeto de estudo. Como resultado, pretende-se refletir e abrir debates a respeito da especificidade em questão da atividade jornalística especializada de relacionamento com a mídia para que os jornalistas interessados em atuar nesse segmento possam utilizar esse trabalho como referência na elaboração dos seus respectivos planos de gerenciamento de crise.

Protocolo: 1514 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2013 - 6/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JOAO PAULO MAXIMIANO ALVES BARBOSA SILVA
GABRIELA REGINA DE OLIVEIRA
LARISSA CRISTIANINI CARDOSO
IARA CAROLINE BRAZ CALDEIRA
YNAIE BOTELHO DE CARVALHO
Professor(es): ROBERTO APARECIDO MANCUZO SILVA JUNIOR
GISELLE TOME DA SILVA

Resumo:
Presidente Prudente está prestes a completar 100 anos de emancipação político-administrativa, e a data nos remete a questionamentos e reflexões sobre os elementos que permitiram o município transformar-se em referência no Oeste Paulista. Na busca por respostas, esta pesquisa se concentra na área da cultura, e não é possível falar do tema sem evidenciar a vida e obra de Jupyra Cunha Marcondes. Dona Jupyra empresta seu nome à Escola Municipal de Artes que, em 2012, completou 60 anos. Dentro deste contexto, encontra-se uma mulher que marcou época, o que justifica realizar esta pesquisa, por se tratar da idealizadora do projeto criado para ensinar música e arte e ir além, incentivando a cultura. Desta forma, o objetivo geral deste estudo é documentar a vida e obra de Dona Jupyra, revelando à sociedade as suas principais contribuições no âmbito cultural. A metodologia empregada para a realização desta pesquisa tem abordagem qualitativa, e em seu delineamento optou-se pelo estudo de caso. A investigação terá como método a história oral. Os instrumentos de coleta de dados serão a pesquisa e análise documental e entrevistas em profundidade. Desta pesquisa, será produzido um videodocumentário com a finalidade de retratar a importância de Jupyra Cunha Marcondes, a partir da busca por fragmentos históricos, depoimentos de parentes, ex-alunos e pessoas que tenham convivido com este ícone da cultura prudentina, que dedicou parte de sua vida à arte.

Protocolo: 1513 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2013 - 5/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): SUELEN PEREZ DE AZEVEDO
MYLENE DA SILVA SANTOS FIRMINO
PAULO JOSE SEREGUETTI
IVANILDO REINALDO DE OLIVEIRA
Professor(es): THAISA SALLUM BACCO

Resumo:
MÍDIA DIGITAL x MÍDIA IMPRESSA: gêneros excludentes? Resumo É inegável os impactos da tecnologia na sociedade do século XXI. As diferentes mídias avançam e não é errado afirmar que estamos na era da informação. Muitos acreditam que recebem informações reais, numa linguagem direta e que a mídia digital veicula informações reais, imparciais de credibilidade. Este é o mesmo discurso da mídia impressa. A presente pesquisa visa mostrar como a mídia digital e a mídia impressa veiculam a mesma noticia. Há a premissa de que na mídia digital a informação, por ser compacta deixa lacunas de dados importantes e, muitas vezes, adaptada a gêneros não condizentes com a linguagem representativa. A informação rápida, veiculada em gêneros do discurso não condizentes com a finalidade da mesma pode, muitas vezes apresentar "ruídos" que deturpam a temática enfocada. O conteúdo temático que exige certa forma de apresentação mais longa, melhor elaborada, é discorrido superficialmente. Tal fato pode, também, ocorrer na mídia impressa. Desse modo, serão analisados os gêneros do discurso utilizados pelas referidas mídias para noticiar o mesmo fato. Para tanto, durante quatro (4) meses serão comparadas e analisadas publicações nos sites UOL, Yahoo, MSN Brasil e nas revistas VEJA, Isto É, ÉPOCA, cujos exemplares são adquiridos pela rede de bibliotecas da Unoeste. A referida análise tem a intenção de certificar qual ou quais gêneros são utilizados pelas referidas revistas e pelos sites elencados ao noticiar o mesmo fato. Os gêneros escolhidos pelas duas mídias são semelhantes? Estão adequados ao assunto da notícia? São conflitantes entre as duas modalidades noticiosasdigital e impressa? Quais implicações provocam na interlocução: autor X texto X leitor? Será adotado o método da pesquisa teórico-investigativa para análise de gêneros textuais. Os textos elencados serão analisados conforme conceitos dos teóricos que tratam de gênero do discurso, no processo da comunicação verbal.

Protocolo: 1458 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2013 - 9/2014 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ANNELISA NUNES PALMEIRA DA SILVA
Professor(es): EDIMA DE SOUZA MATTOS

Resumo:
O objetivo do trabalho é resgatar e contextualizar a história dos 29 anos do estádio "Eduardo José Farah", o Prudentão, com prioridade aos assuntos ligados ao futebol. Posteriormente, tornar público os dados obtidos, por meio de um videodocumentário, considerado o suporte mais adequado para trazer à tona a emoção contida em diversos episódios do estádio. Para isso, serão analisados artigos e documentos públicos e particulares. Também haverá participação de pessoas que presenciaram o nascimento e evolução do objeto de estudo até os dias atuais. Para chegar aos resultados pretendidos, na metodologia será utilizada a pesquisa qualitativa do tipo exploratória e o método histórico. Os instrumentos de coleta de dados serão a entrevista em profundidade e as pesquisas documental e bibliográfica. Pretende-se, com uma pesquisa baseada em fatos relevantes, realçar a importância social do estádio.

Protocolo: 1242 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2012 - 12/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JOAO PAULO DE TILIO
PATRICIA APARECIDA CACHEFFO
MATEUS VACCARO TARIFA
THAMIRES DE PAULO FONSECA
ARIANE GONCALVES DA SILVA
Professor(es): CAROLINA ZOCCOLARO COSTA MANCUZO
JOÃO PAULO BATISTA BEZERRA

Resumo:
Este trabalho tem a finalidade de contar a história da cidade de Presidente Prudente por meio da Estrada de Ferro Sorocabana, que ajudou no desenvolvimento econômico e social do município e entender porque encontra-se praticamente desativada. O objetivo dos pesquisadores é resgatar a história por meio de registros fotográficos de outras épocas. A metodologia utilizada será a pesquisa qualitativa do tipo exploratória, histórica e bibliográfica, já que nenhum dos pesquisadores vivenciaram a época. Para a coleta de dados será empregada a entrevista em profundidade para que os entrevistados possam deixar os pesquisadores mais próximos da realidade já passada. Os estudiosos esperam que a pesquisa resulte em um melhor entendimento da população e também dos pesquisadores a respeito da história da capital do Oeste Paulista, além de contribuir com o acervo documental e histórico do município.

Protocolo: 1228 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2012 - 12/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): REBECA MARIA ALFARO
WELLINGTON DE LIMA FONSECA
BRUNO AUGUSTO DA SILVA
JESSICA SOARES DA SILVA
DAISY CORDEIRO DE OLIVEIRA
Professor(es): CASSIA MARIA POPOLIN

Resumo:
A presente pesquisa intitulada como Manual de Redação e Estilo para Jornalismo Online, tem como objetivo analisar o conteúdo jornalístico deste veículo e sugerir ideias que norteiem a redação e o estilo adotados pelo veículo. Para consolidação do estudo, será desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação com o uso das seguintes ferramentas para coleta de dados: pesquisa bibliográfica, observação participante, pesquisa de campo e entrevistas. A partir dos dados coletados, os pesquisadores pretendem extrair as informações necessárias para a elaboração das normatizações da conduta e da redação durante o período de estágio no Portal Facopp.

Protocolo: 1160 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2012 - 12/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FELIPE DIAS DA CUNHA
VIVIAN FLUMINHAN FERRO
GUILHERME HENRIQUE DE OLIVEIRA CASEIRO
LUCAS JOSE MARQUES DA SILVA
Professor(es): CAROLINA ZOCCOLARO COSTA MANCUZO

Resumo:
A pesquisa visa esclarecer as mudanças ocorridas no texto jornalístico na transição da versão impressa para a digital da revista Veja. Para isso, será estudada a mesma versão da revista em ambos os formatos, utilizando a comunicação comparada baseada na teoria de McLuhan (2007). O objetivo da pesquisa é compreender se o formato das revistas digitais pode ser considerado um novo meio de comunicação ou apenas um novo lugar para hospedar o conteúdo produzido para a revista impressa. O delineamento da pesquisa a ser empregado é o estudo de caso (Yin, 2010). Os dados serão coletados por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas. Entre os resultados esperados, a pesquisa avaliará as principais diferenças entre as versões digital e impressa da Veja e quais as características que o texto jornalístico apresenta naquela, características estas que apontam para um novo formato de comunicação.

Protocolo: 1159 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2012 - 12/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GIOVANA CABRAL DOS SANTOS
RODOLFO CRUZ MERINO
LEANDRO FREIRE DE ALMEIDA
Professor(es): LÊDA MÁRCIA LITHOLDO

Resumo:
Este projeto tem como objetivo analisar as atividades e necessidades de comunicação externa em âmbito jornalístico do Terceiro Setor de Presidente Prudente a fim de construir pensamentos científicos a respeito da prática de Assessoria de Imprensa na área. Aplicar-se-á para tanto, a pesquisa qualitativa exploratória e o método de estudo de caso, este último junto a Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente (Feapp). Completa-se a metodologia partir de instrumentos como pesquisa bibliográfica e documental nas áreas de Terceiro Setor, Comunicação Empresarial, Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa; entrevista não-estruturada e semi-estruturada; observação direta intensiva participante e análise de resultados de teores qualitativos e descritivos. Espera-se ao final, lançar reflexões que sedimentem bases teóricas e práticas no sentido de orientar a atividade jornalística de Assessoria de Imprensa nas entidades do Terceiro Setor de Presidente Prudente.

Protocolo: 1154 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2012 - 12/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LAIS MARTINS PERPETUO
ARIANE FERREIRA LIMA GONCALVES
NATIELY DE ALMEIDA RALLO
LISANDRA APARECIDA DE LIMA SANTOS
Professor(es): ROBERTO APARECIDO MANCUZO SILVA JUNIOR

Resumo:
O projeto tem por objetivo documentar e apresentar a realidade de coletores de lixo autônomos da cidade de Presidente Prudente. Será pressuposto um olhar reflexivo, que se baseia em observar e, assim, interpretar o objeto de estudo em questão. Para tanto se fará uso de fotografia e texto de perfil jornalístico que permitam obter recortes dessa realidade ao mostrar uma visão aprofundada e humanizada do tema. A coleta de dados será a partir de entrevistas em profundidade e será retratado, dentro do próprio espaço de vivência, quem são essas pessoas e que histórias elas têm a contar. Tendo por base que será feita uma pesquisa de campo exploratória, fundada em investigação, os pesquisadores terão a possibilidade de se familiarizar com o ambiente e elucidar conceitos. Deste modo, o trabalho será realizado por meio de fotodocumentário, que se caracteriza como um recurso imagético e tem como objetivo retratar e despertar reflexões sobre o objeto retratado. Por meio da união dos dados coletados, a pesquisa terá como resultado um livro de fotos e perfis jornalísticos relatando a história dos catadores de lixo em questão.

Protocolo: 1163 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2012 - 12/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RAFAELA LINO ANDRADE
MURILO DE SOUZA CONCEICAO
ALINE MAILA DE CAMARGO BAPTISTA
LORENZA PIANNA MENEZES
ALANA PASTORINI
Professor(es): MARIA LUISA HOFFMANN

Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo documentar o migrante cortador de cana que se aloja no município de Tarabai para trabalhar no setor sucroalcooleiro da região. Para tanto, a investigação resgatará os principais momentos da história da cidade a partir da chegada destes trabalhadores, fenômeno que teve início há aproximadamente 10 anos. O projeto terá como base a abordagem metodológica quanti-qualitativa e será delineado a partir de um estudo de caso. A memória oral vai ajudar a conhecer o panorama histórico do município a partir do fenômeno migratório descrito pelos antigos moradores. Como instrumentos de coleta de dados serão adotados a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo, entrevistas em profundidade, pesquisa e análise documental, observação direta intensiva, além de aplicação de formulários. Os formulários vão ajudar a definir o perfil dos migrantes que vivem em Tarabai para, em seguida, aprofundar informações sobre sua rotina na cidade por meio de entrevistas. A análise dos dados coletados será feita a partir de uma perspectiva qualitativa descritiva-interpretativa cruzando as informações advindas da pesquisa de campo, aplicação do formulário, observações e entrevistas com o referencial teórico. Os resultados da pesquisa serão divulgados por meio de um videodocumentário.

Protocolo: 1158 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2012 - 12/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ARIANE PEREIRA VIANA
DAYANE FUMIYO TOKOJIMA MACHADO
MAYSA FERNANDA BOSSO PONTALTI
ITALO EDUARDO ANTUNES
VANESSA VAZZI TOMAZ
Professor(es): THAISA SALLUM BACCO

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo a compreensão do cenário atual do jornalismo alternativo no Brasil. Para a execução da pesquisa adota-se o estudo de caso, já a coleta de dados será realizada a partir da pesquisa documental e da pesquisa bibliográfica das reportagens de capa da revista Caros Amigos, edições de 2011. Espera-se, com isso, afirmar, desmitificar ou mesmo conhecer o cenário atual do jornalismo alternativo no Brasil e saber se, de fato, a revista pesquisada faz um jornalismo de oposição às grandes mídias.

Protocolo: 1106 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2012 - 12/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VIVIANE CLAUDIA VIEIRA DO NASCIMENTO
ANA CLAUDIA MORAIS DA SILVA
CAROLINE FEITOZA FACHIANO
BRUNA DOS SANTOS OLIVEIRA
Professor(es): ROGERIO DO AMARAL

Resumo:
O Trabalho de Conclusão de Curso "Estudo de viabilidade de um site para um Laboratório de Publicações Jornalísticas do Terceiro Setor" (ECO) dedica seus esforços para estudar a viabilidade de um site para a oitava área laboratorial de conhecimento da Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente (Facopp) da Unoeste. Uma ferramenta que vai ser inserida dentro do Portal Facopp (www.unoeste.br/facopp) e que visa oferecer mais visibilidade aos serviços prestados pelo referido laboratório. Para o desenvolvimento deste estudo, optou-se pela modalidade de pesquisa-ação, aplicando instrumentos de coleta de dados como a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevista em profundidade e observação direta. Ao final dos estudos, pretende-se verificar a possibilidade de implantação de um site.

Protocolo: 1039 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2012 - 6/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): SERGIO LUIS DE ALMEIDA MONZANI
THIAGO MASSUIA
Professor(es): CAROLINA ZOCCOLARO COSTA MANCUZO

Resumo:
O presente projeto de pesquisa pretende compreender a comunicação como extensão do ser humano consolidando-se num sistema autopoiético. Trata-se de um sistema que se auto reproduz por causa e, em função das relações humanas, e, simultaneamente, como produtora cultural de objetos materiais e imateriais, por não haver vida sem comunicação. Almeja-se ampliar também o desenvolvimento da ciência denominada comunicação social, assim como a sociedade, suas instituições e a importância da construção e da preservação da memória cultural. Os debates, as discussões e as reflexões serão impulsionados pela leitura das analises dos teóricos como Mcluhan (2007); Martin-Barbeiro e Rey (2001); Mazoyer e Roudart (1998); Kosik (1985); Bordenave (2006); Arbex Junior (2001); Felício et al. (2011) e Kunzler (2004), retirando dessas contribuições significações, justificativas e interpretações com as quais compreender o como e o porque das tecnologias serem ampliações das extensões do corpo e da inteligência humana. E, que impactos são provocados com essas extensões na construção da realidade social. Portanto, na medida em que forem avançando as discussões para ampliar a compreensão das contribuições da comunicação social como ciência que busca os espaços de sentido será disponibilizado um espaço físico adequado para reunir equipamentos e produtos dos comunicólogos, visando construir um ambiente propício para o desenvolvimento de futuras pesquisas.

Protocolo: 1030 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2011 - 11/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CINDY FUJII MATSU
Professor(es): MUNIR JORGE FELICIO

Resumo:
O Projeto visa mostrar e analisar a representatividade étnica nos outdoors veiculados em Presidente Prudente, num período de dez meses. O objetivo principal é de apresentar as tendências de representação das diferentes etnias na publicidade visual. Assim, serão fotografados outdoors que expõem personagens representantes dos diversos grupos étnicos com a finalidade de ratificar a premissa de que há, nos outdoors do município, uma preferência por determinada etnia em detrimento das outras. Os pesquisadores coletarão entrevistas com o presidente da APP-Associação de Publicidade e Propaganda, Coordenação de Curso de Publicidade e Propaganda do Curso de Comunicação Social/Unoeste e membros de agências de publicidade com vistas a compreender os motivos que levam um profissional da comunicação a veicular ou deixar de veicular imagens dos vários grupos étnicos. O resultado será utilizado para conscientizar publicitários e anunciantes, sobre a necessidade de que todas as enias se vejam como consumiradoras. Este projeto se justifica pela necessidade de conscientização dos comunicadores sociais a respeito da relevância de representar, neste veículo de comunicação visual, todas as etnias que formam o tecido social, fundamentalmente num mundo capitalista globalizado. Palavras-chave: mídia , etnia, representatividade étnica, cidadania

Protocolo: 904 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2012 - 12/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): IURY ESTEVAM GREGHI
CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA ROCHA
Professor(es): EDIMA DE SOUZA MATTOS

Resumo:
O projeto de pesquisa cientifica embasa-se em um documentário de rádio sobre a história de um radiodifusor da cidade de Presidente Prudente, Carlos Alberto de Arruda Campos, e depoimentos de pessoas de sua convivência. A partir da pesquisa de campo exploratório e embasamento teórico nas áreas de atuação do nosso objeto de estudo, a pesquisa tentará mostrar qual foi o avanço conquistado por ele na época dos primórdios do rádio em Presidente Prudente. Com este será desenvolvido um radiodocumentário, a fim de tornar público e oficial as suas contribuições para a radiodifusão no município.

Protocolo: 1156 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2012 - 12/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ROBERTO GALDINO DE MEDEIROS
JOAO KENNEDY PEREIRA MARTINS
DANIELLE LISBOA HISANO
JOICE AGOSTINELLI
ANDRE ALVES LIMA DA SILVA
Professor(es): LÊDA MÁRCIA LITHOLDO

Resumo:
O presente projeto de pesquisa refere-se a um futuro Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Jornalismo e consiste na elaboração de um plano de comunicação jornalística interna para a TV Facopp Online, emissora virtual da Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente. Para tanto, parte-se do método de estudo de caso junto ao objeto e completa-se a metodologia partir de instrumentos como pesquisa bibliográfica e documental, entrevista em profundidade, observação direta intensiva e análise de resultados de teores qualitativos e descritivos. Espera-se ao final não só apresentar diretrizes sistematizadas e proposição de canais jornalísticos que possibilitem a ampla difusão das informações entre os membros das equipes de Jornalismo e Publicidade bem como junto aos docentes coordenadores da TV Facopp, mas também marcar a ampliação de pesquisas na Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente no campo do Jornalismo Empresarial e, em especial, sobre a Comunicação Interna, além de disponibilizar o conhecimento adquirido em plataformas virtuais de tecnologia e aprendizado para que este fique disponível e possa ser aplicado em outras emissoras televisivas.

Protocolo: 801 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2011 - 12/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): PAULO CESAR FERNANDES JUNIOR
LAYRTON GOMES DA SILVA
SIMONE CEREJA TOZZONI REIS
ROGERIO VICENTINO LOPES
MARIANA PAULA DA SILVA GOUVEIA
RODOLFO VENDRAMINI AMBROSIO
Professor(es): ROBERTO APARECIDO MANCUZO SILVA JUNIOR

Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de criar um guia sobre como conduzir a divulgação dos Jogos Regionais, anualmente realizados pelo Governo do Estado em oito regiões esportivas e com a parceria de prefeituras. A proposta é estruturar os serviços de assessoria de imprensa para bem atender as diferentes plataformas de mídia, como rádio, jornal, TV e sites. Será utilizado o método de estudo de caso, pesquisa bibliográfica, entrevista em profundidade, observação participante, pesquisa de campo e análise documental. Os resultados esperados pelo projeto vão desde mostrar as cidades participantes, a quantidade de atletas, a contribuição social para o município sede, até a divulgação da infraestrutura esportiva do município, destaques pessoais, títulos conquistados.

Protocolo: 797 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2011 - 12/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DANUZA AZEVEDO
CAROLINA ARAUJO MESCOLOTI
THIAGO JUNIOR DA SILVA
MARCOS APARECIDO SOBRAL CORREA
Professor(es): HOMERO FERREIRA
MARCELO JOSE DA MOTA

Resumo:
O presente trabalho intitulado "Um estudo sobre jornalismo científico" tem por objetivo compreender as contribuições do jornalismo na ampliação da divulgação da pesquisa científica desenvolvida por docentes e discentes da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). A metodologia escolhida para a execução deste trabalho consiste na pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Para coletar dados, será utilizada a pesquisa bibliográfica, a entrevista em profundidade e a análise documental.

Protocolo: 821 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2011 - 12/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GUSTAVO DALLE VEDOVE PINHEIRO DE CARVALHO
JOSE THIAGO SACHETTI ZAGO
CAMILA CRISTINA MONTEIRO
Professor(es): MARCELO JOSE DA MOTA
GISELLE TOME DA SILVA

Resumo:
O presente trabalho intitulado "Uma experiência em Jornalismo de Revista: Informação a favor da terceira idade em Presidente Prudente´ tem como objetivo o planejamento, organização e edição de uma revista voltada à família, sociedade e profissionais que lidam diretamente com os idosos. Para tanto, será adotada a pesquisa qualitativa, já que será considerada a relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, que não pode ser traduzida em números ou técnicas estatísticas; do tipo exploratória, porque tem como finalidade esclarecer e informar. Envolve pesquisas bibliográficas e entrevistas. Com isso, espera-se passar, de forma eficaz, informações correlatas a esta parcela significativa da população prudentina.

Protocolo: 751 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2011 - 12/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCELA NUNES MENDES
RODRIGO ANTONIO FERRAZ DA SILVA
LIDIANE OLIVEIRA TREPICHE
DEBORA CAMILA RIBEIRO ANDREATTO
EDUARDO DOS SANTOS LOPES OLIVEIRA
RUBENS ALEXANDRE CLAUDINO DA SILVA FAMA
Professor(es): LÊDA MÁRCIA LITHOLDO

Resumo:
O presente projeto de pesquisa visa identificar o desenvolvimento do território imaterial do Lar dos Meninos de Presidente PrudenteLAME , é uma organização que atua na defesa dos direitos da criança, do adolescente e famílias. Como prestadora de serviços essa instituição poderá obter contribuições financeiras, na medida em que seu reconhecimento social se der como entidade socialmente necessária. A feitura dessa pesquisa nos propiciará também ampliar nossa compreensão sobre a ciência denominada Comunicação Social, sua importância e suas limitações.

Protocolo: 769 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2011 - 5/2012 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): MUNIR JORGE FELICIO

Resumo:
O presente trabalho tem por escopo estudar a intertextualidade que há entre a literatura (ficção) e o jornalismo impresso (factualidade). Para corroborar com esta concatenação entre os gêneros, o projeto analisará a obra "Os Sertões" do jornalista autor Euclides da Cunha. A referida análise terá como embasamento a teoria da linguagem midiática, da literatura, gêneros e estratégias discursivas e, também, afirmações sobre a intertextualidade entre jornalismo e literatura dos autores elencados na bibliografia. Pretende-se, também, resgatar o contexto histórico-social da época da obra a fim de documentar a factualidade e a literalidade na produção do autor. A metodologia enfocada será da pesquisa teórico-investigativa e analítica. O "corpus" do trabalho centrar-se-á na obra citada do autor Euclides da Cunha, considerada expoente do gênero jornalísmo literário.

Protocolo: 744 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2011 - 6/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): BEATRIZ VENANCIO ALVES
Professor(es): EDIMA DE SOUZA MATTOS

Resumo:
A pesquisa intitulada "ESTUDO DE CASO SOBRE A EMPRESA H3 BRASIL" é parte integrante do Projeto Experimental de Conclusão em Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho", com o objetivo de diagnosticar a realidade de mercado e comunicação da empresa cliente através de entrevista em profundidade e exploratória para checagem de dados secundários.

Protocolo: 631 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2011 - 12/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): SHIRLEY DE OLIVEIRA REIS
ANDREZZA DE CASSIA FERNANDES CACULA
JESSICA APARECIDA PEREIRA KAGUE
MAYRA HELOIZA SILVA OLIVEIRA
VIVIANE KLEBIS DE GOIS CAMPOS
Professor(es): LARISSA CREPALDI TRINDADE
FABIOLA MOREIRA SILVA

Resumo:
A pesquisa intitulada "ESTUDO DE CASO SOBRE A EMPRESA DECORVILLE" é parte integrante do Projeto Experimental de Conclusão em Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho", com o objetivo de diagnosticar a realidade de mercado e comunicação da empresa cliente através de entrevista em profundidade e exploratória para checagem de dados secundários.

Protocolo: 632 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2011 - 12/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LILIAN CRISTINE FONTES
EVELYN NASCIMENTO CANO
PATRICIA LUCIANA PETRIN DE CASTRO
FERNANDO BARBOSA LIMA
RAFAELA REGINA FACCIN CARPENEDO
ANA LAURA SANCHES RIBEIRO
Professor(es): LARISSA CREPALDI TRINDADE
FABIOLA MOREIRA SILVA

Resumo:
A pesquisa intitulada "ESTUDO DE CASO SOBRE A EMPRESA FORRÓ CONFECÇÕES" é parte integrante do Projeto Experimental de Conclusão em Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho", com o objetivo de diagnosticar a realidade de mercado e comunicação da empresa cliente através de entrevista em profundidade e exploratória para checagem de dados secundários.

Protocolo: 627 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2011 - 12/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIA CLARA BERTHO PINHEIRO DA COSTA
JULIO CESAR DE LIMA FANTE
MARIELEN NITSCHE PARANGABA BERGARA
FRANCIELLY LIMA DE DEUS
BRUNA DE OLIVEIRA
GUSTAVO CORREIA LIMA
Professor(es): MARCELA REGINA GUERRER BARRIOS MARINO
FABIOLA MOREIRA SILVA

Resumo:
A pesquisa intitulada "ESTUDO DE CASO SOBRE A EMPRESA BALAS DORFF" é parte integrante do Projeto Experimental de Conclusão em Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho", com o objetivo de diagnosticar a realidade de mercado e comunicação da empresa cliente através de entrevista em profundidade e exploratória para checagem de dados secundários.

Protocolo: 633 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2011 - 12/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ISABELA SILVA LOURENCETTI
ALESSANDRA DONI ANDRADE
AMANDA MAYUMI TAKADA
LORENA MARQUES BRUNHOLI
LUCAS ALVES MIOLLA
ANDERSON VITOR DA SILVA MENESES
Professor(es): LARISSA CREPALDI TRINDADE
FABIOLA MOREIRA SILVA

Resumo:
A presente pesquisa objetiva estudar a linguagem adotada pelo telejornal "Furo MTV", identificando se nessa linguagem predomina a notícia jornalística ou o tom humorístico, para verificar como se dá o poder de manipulação do programa em relação ao telespectador. Para executar tal proposta opta-se pela pesquisa qualitativa, para compreender de maneira aprofundada os recursos de tal programa que foge dos padrões tradicionais do telejornalismo. Esse estudo pretende identificar se existe a possibilidade de produção de informação com tom humorístico ou se nesse caso a informação é jogada para um segundo plano.

Protocolo: 524 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2010 - 1/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): GUILHERME HENRIQUE DE OLIVEIRA CASEIRO
Professor(es): ROGERIO DO AMARAL

Resumo:
O presente projeto de pesquisa visa analisar a realidade fática de uma organização sem fins lucrativos com sua realidade imagética advinda da construção da realidade social dos meios de comunicação. O Lar dos Meninos de Presidente PrudenteLAME , é uma entidade beneficente que atua na defesa dos direitos da criança, do adolescente e famílias. Atuando nas áreas de assistência social e educação infantil, nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado/SP e, poderá obter contribuições financeiras, na medida em que seu reconhecimento social se der como entidade socialmente necessária.

Protocolo: 442 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2010 - 10/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FERNANDA MIDORI SAMIZAVA
VINICIUS PACHECO BOZZA
TAIS BARBOSA NICOLETTI
VIOLETA AYUMI TEIXEIRA ARAKI
Professor(es): MUNIR JORGE FELICIO

Resumo:
O presente trabalho visa o entendimento da construção da campanha civilista nas ruas através da sua materialização edificada pela imprensa e a utilização das imagens e signos não verbais que permitiram que essa se edificasse e obtivesse um grande número de votos populares. Analisar a construção da campanha pelo discurso associado às imagens produzidas pela campanha passaram a integrar o imaginário social.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2005 - 10/2005 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): LORAYNE GARCIA UEOCKA

Resumo:
O presente projeto tem por finalidade analisar a realidade multimidiática construída a partir do planejamento e apresentação de um piloto do Portal de Comunicação da Facopp. A pesquisa será qualitativa do tipo pesquisa-ação, pois proporciona a resolução de um problema observado na realidade.

Protocolo: 414 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2010 - 1/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GEISIANE CABRERA GAZOLA
EDISON TROMBETA DE OLIVEIRA
ELIS MUNGO SANTOS
GABRIELA ARAUJO CORREIA GARCIA
ALINE FERNANDA MARTINS DE SOUZA
Professor(es): CAROLINA ZOCCOLARO COSTA MANCUZO

Resumo:
A pesquisa buscará resgatar a história do cinema, considerado o meio de comunicação precursor na área audiovisual, na cidade de Presidente Prudente, pertencente ao Estado de São Paulo, desde os seus primórdios na década de 20 até o tempo presente. Para engendrar o estudo, será promovida uma pesquisa qualitativa, embasada nos métodos histórico e comparativo, pautada em pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista em profundidade. O projeto será materializado através do gênero videodocumentário, ressaltando a história, linguagem do meio e fases da produção, para posteriormente narrar a história das salas de cinema da principal cidade do Oeste Paulista. O videodocumentário terá a pretensão de contribuir para a história e memória da sociedade prudentina ao evidenciar a importância que o cinema exerceu e, que continua exercendo sobre aspectos que vão muito além do fator cultural.

Protocolo: 413 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2010 - 1/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MAYNE NASCIMENTO GUARALDO SANTOS
LUIZ CARLOS DALE VEDOVE
TCHIAGO INAGUE RODRIGUES
LIVIA MAYRA SOUTO TADIOTO
RENATA FERREIRA DE FARIA NEGRAO
Professor(es): THAISA SALLUM BACCO

Resumo:
Com o as mudanças que têm acontecido na comunicação social com o advento de mídias sociais e digitais tem surgido um grande problema: encontrar profissionais da área de comunicação social que têm domínio pleno das ferramentas da internet. Com base nesse problema essa pesquisa faz um estudo de caso sobre estudantes de jornalismo e publicidade da Faculdade de Comunicação Social de Presidente PrudenteJornalista Roberto Marinho, analisando o comportamento deles na internet e o conhecimento que têm de redes sociais na internet, quanto tempo do dia eles passam conectados e de onde acessam para saber se estão preparados para assumir cargos de jornalista online, publicidade digital e afins. Tendo esses resultados a faculdade poderá adaptar-se na áreas que encontrarem falhas no seguimento online, os alunos poderão despertar-se para a realidade do mercado e as empresas da área poderão contar com profissionais realmente preparados para a tendência digital.

Protocolo: 262 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2010 - 11/2010 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): EVERTON SANTOS DE SOUZA
Professor(es): ROGERIO DO AMARAL

Resumo:
O projeto aqui apresentado visa propor uma investigação acerca da influência de estímulos subliminares (produzem sensações que não se traduzem em percepções consciente), supostamente veiculados pela publicidade institucional da Music Television (MTV), sobre comportamentos de jovens universitários entre 18 e 34 anos, particularmente os hábitos de consumo. Justifica-se a necessidade de realização da mesma por não haver grandes estudos sobre o assunto na perspectiva da Psicologia do Consumidor. Como problema de pesquisa as propagandas da MTV influenciam o consumo e o comportamento dos jovens entre 18 a 34 anos de maneira inconsciente? Há utilização de estímulos subliminares nas propagandas institucionais dessa emissora? E qual é a resposta a este estimulo? Pretende-se investigar tal problemática utilizando uma amostra de 50 alunos da universidade de ambos os sexos e metodologias de estudo de caso e de análise quanti-qualitativa (análise de frequência de respostas, análise de conteúdo).

Protocolo: 189 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2009 - 10/2010 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JESSICA SOARES DA SILVA
NADIA MAYUMI ENDO
Professor(es): IGOR COSTA PALO MELLO

Resumo:
Marketing Político refere-se a encontrar o seu público e satisfazê-los. É também ajustar as medidas às necessidades do estado e da sociedade, aos desejos dos cidadãos, no sentido de os servir sempre e o melhor. A presente pesquisa pretende discutir sobre a persuasão do Marketing na sociedade. Descobrir os principais motivos da acomodação de uma sociedade que já lutou tanto por política e nos dias de hoje, não se importa mais. Será observado o comportamento dos jovens, alvos dessa investigação, visando encontrar os motivos dessa falta de interesse, e assim relacionar o jovem e o Marketing Político, para descobrir se o Marketing influencia ou não as pessoas, ao ponto de deixá-las acrítica quanto a discussão política.

Protocolo: 188 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2009 - 10/2010 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JESSICA RIBEIRO SILVA SIMAO
GUILHERME HENRIQUE DE OLIVEIRA CASEIRO
LUCAS JOSE MARQUES DA SILVA
Professor(es): LARISSA CREPALDI TRINDADE

Resumo:
A presente pesquisa pretende realizar um estudo de caso com discentes de Comunicação Social, enfatizando as deficiências de língua portuguesa apresentadas por esses ingressantes. O trabalho objetiva identificar as principais dificuldades dos alunos no uso da língua materna, assim como propor alternativas para solucionar tais problemas. A partir do estudo de caso, será realizada uma pesquisa qualitativa avaliando os dados coletados que permitam a compreensão das dúvidas suscitadas sobre o ensino e aprendizagem da língua portuguesa em discentes ingressantes do ensino superior.

Protocolo: 179 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2009 - 6/2011 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): ROGERIO DO AMARAL

Resumo:
O PRESENTE PROJETO DE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO CONHECER A RECENTE HISTÓRIA POLÍTICA BRASILEIRA, ESPECIALMENTE NO PERÍODO DO REGIME MILITAR. PARTICIPAÇÃO POLITICA DO JOVEM NA ÉPOCA DESENVOLVIMENTO POLÍTICO-SOCIAL DO BRASIL ANALISAR AS MANIFESTAÇÕES POPULARES E CONSEQUENCIAS O PROCESSO CIVILISTA

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Professor(es): LORAYNE GARCIA UEOCKA

Resumo:
O PRESENTE PROJETO SERÁ REALIZADOS ENTRE OS MESES DE NOVEMBRO DE 2004 A NOVEMBRO DE 2005. PARA O CUMPRIMENTOS DESTE PROJETO SERÃO UTILIZADOS ESTUDOS BIBLIOGRAFICOS, VÍDEOS E PROGRAMAS INFANTIS. PARTICIPARÃO DESTA PESQUISA AS ACADÊMICAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL SELMA MACIEL DE MEIRA E SILVANA APARECIDADE DE OLIVEIRA.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2004 - 7/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): SILVANA APARECIDA DE OLIVEIRA
SELMA MACIEL DE MEIRA
Professor(es): CICERA RODRIGUES YOSHIMOTO

Resumo:
VERIFICAR ENTRE OS EGRESSOS DA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISTA ROBERTO MARINHO DE PRESIDENTE PRUDENTE, SUA ABSORÇÃO OU NÃO NO MERCADO E A COMPATIBILIDADE DAS ATIVIDADES QUE DESEMPENHAM NA PRÁTICA COM OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS (COM CURRÍCULO DE CURSO) É O PROBLEMA ANALISADO NESTA PRESENTE PESQUISA.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2004 - 12/2005 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): DEBORA MAGRINI BROCHADO
VANESSA VILCHE SEPULVEDA
Professor(es): CICERA RODRIGUES YOSHIMOTO

Resumo:
Diante da importância da imprensa em momentos transformadores de nossa história, é importante conhecer como agem os órgãos de imprensa, como em eleições ou o nascimento de partidos políticos populares, como trabalhavam e qual o papel na cobertura desses eventos. A intenção desta pesquisa foi questionar a manipulação da imprensa escrita sobre o poder político em Presidente Prudente entre os 50 e 60, época de grande efervescência político - social. Embora nesta época, Presidente Prudente já contava com os jornais, A Ordem, O Paranapanema, a Voz do Povo etc.., optou-se esta pesquisa por centralizar sua pesquisa no jornal O Imparcial Foram resgatadas e analisadas notícias, reportagens, editoriais, do jornal O Imparcial, importante veículo de comunicação que circulava naquela época. Neste trabalho verificou-se o quê e qual linguagem utilizada nas notícias, nas manchetes, destaques de títulos, e na publicação de fotos e suas legendas. Verificou-se a objetividade, a imparcialidade ou a intencionalidade desse órgão de imprensa. Também, teve a intenção de destacar o papel da imprensa escrita durante o nascimento do populismo em Presidente Prudente, época de grandes transformações. Resgatar a história e contribuir para a preservação da memória da imprensa não são tarefas tão simples, mas são fundamentais para se criar um registro da manipulação da imprensa no Brasil, na sociedade, na política e principalmente em cidades do interior. Em âmbito nacional, existe um grande acervo sobre a história da mídia, porém, quando se fala em campo regional esta bibliografia fica muito restrita e, às vezes, até escassa. A história da manipulação da imprensa escrita regional abre um fórum de suma importância para a apresentação de trabalhos que muito vão contribuir para enriquecer o arquivo já existente sobre a mídia impressa, e para construir o acervo sobre a história da imprensa regional do Brasil. Esta pesquisa é, também, muito importante para o Campo da Comunicação Social de Presidente Prudente, uma vez que sem um levantamento dessa memória não é possível resgatar a história da mídia impressa. Assim, para o âmbito geral da imprensa escrita ela constitui uma contribuição para a construção da memória do jornal impresso no período de 50 a 60, não somente dos grandes jornais, mas também dos veículos de comunicação do interior. Para a imprensa prudentina, a relevância deste trabalho é ainda maior, registra um período da história desta mídia impressa e, assim, contribui com gerações futuras e com a construção de uma fonte de pesquisa na qual se possa conhecer a trajetória dos jornais locais e ter um relato sobre sua atuação. Assim foi destacado, sucintamente, o conceito de jornalismo regional. Entende-se por jornalismo regional aquele que assume a identidade de um determinado grupo, isto é, a produção jornalística voltada para uma comunidade, para um grupo que tem um local em comum. Não se resume simplesmente ao jornalismo feito em regiões específicas. É possível identificá-lo em grandes veículos de comunicação, que circulam no país inteiro e em publicações internacionais direcionadas a grupos de imigrantes. No entanto, encontra-se majoritariamente em pequenas empresas, geralmente distantes de grandes metrópoles. Um outro conceito a ser atribuído é o de um jornalismo voltado para um público específico, com características comuns, ligado ou não por um espaço geográfico, em que os integrantes desse público possam ter acesso a informações que os conectem ou os remetam ao local de origem ou a elementos específicos dos contextos que constituíram suas identidades, bem como de suas bases sociais e culturais. Por isso, a mídia interiorana precisa resgatar, com o auxílio das novas tecnologias e boa organização, documentos que registrem os fatos que constituem as matérias. Uma das funções de um jornal transcende sua época: registra a história. A vida útil de uma edição é de um dia, mas, com o passar do tempo, aquilo que foi publicado se transforma em material de pesquisa em bibliotecas e, muitas vezes, acaba sendo a única fonte a registrar determinado momento na vida de uma comunidade.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2005 - 12/2005 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIA LUCIA DO AMARAL BROCHADO
Professor(es): EDIMA DE SOUZA MATTOS

Resumo:
UMA DAS PREOCUPAÇÕES CENTRAIS DA CIÊNCIA CONHECIDA COMO COMUNICAÇÃO SOCIAL CONCENTRA-SE NA INCESSANTE PROCURA DA VERDADE. HÁ, PORÉM, ENTRE O FATO E A VERSÃO DO FATO UM LONGO TRAJETO, EM CUJO PERCURSO TUDO PODE ACONTECER. O PRESENTE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROCURARÁ OS REAIS CAMINHOS DA LUTA DAS IDEOLOGIAS, PRESENTE NO PONTAL DO PARANAPANEMA, ENVOLVENDO O MST E A LUTA PELA TERRA.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): TARCISIO DUARTE COELHO
Professor(es): MUNIR JORGE FELICIO

Resumo:
O PRESENTE TRABALHO VISA ANALISAR A FÁBULA OS TRÊS PORQUINHOS DOS IRMÃOS GRIMM. SÃO INCONTÁVEIS AS VERSÕES DA OBRA DE GRIMM, EM TODO O MUNDO. DESDE SUA PRIMEIRA EDIÇÃO, ESSA OBRA TORNOU-SE SUCESSO MUNDIAL, NÃO SÓ PELO CARÁTER DOMÉSTICO E EDUCATIVO COM QUE OS CONTOS FORAM CRIADOS, MAS, SOBRETUDO, PELO UNIVERSO MÁGICO DA CRIANÇA E A MENSAGEM POSITIVA QUE SEMPRE SE PODE TIRAR DAS PERIPÉCIAS DE SEUS HERÓIS. ANALISANDO O CLÁSSICO OS TRÊS PORQUINHOS DETECTASE SEU GRANDE PODER DE PERSUASÃO, SENDO ASSIM TORNA-SE CONSIDERÁVEL A BUSCA DA INTERPRETAÇÃO DESSE DISCURSO ATRAVÉS DA SEMIÓTICA DA LINHA FRANCESA DE ALGIRDAS JULIEN GREIMAS. TAL TEORIA QUE POSSIBILITA MOSTRAR COMO A MENSAGEM LITERÁRIA (NERTE CASO A FÁBULA), CONTÉM TRAÇOS VOLTADOS PARA SUA PRÓPRIA INTERPRETAÇÃO E TAMBÉM COMO MATERIAL LINGUISTICO É EMPREGADO PARA PROMOVER A SIGNIFICAÇÃO INSTAURADA, EXAMINANDO COM CUIDADO OS PROCEDIMENTOS DA ORGANIZAÇÃO TEXTUAL E OS MECANISMOS ENUNCIATIVOS DE PRODUÇÃO RECEPTÍVEL DO TEXTO.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2005 - 2/2007 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIELA CRISTIANE RODRIGUES
Professor(es): MARIANGELA BARBOSA FAZANO AMENDOLA

Resumo:
A PRESENTE PESQUISA, INTITULADA "O PODER DE PERSUASÃO DOS SÍMBOLOS DO CONSUMO: A SEMIÓTICA CONTIDA NA PRODUÇÃO SÍGNICA DO MC DONALDS, TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS SIGNOS CONTIDOS NA IDENTIDADE VISUAL DA EMPRESA. A OPÇÃO TEÓRICA, PARA ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA DAS PRÁTICAS DE CONSUMO DESENFREADO DOS CONSUMIDORES DA MARCA, FOI A SEMIÓTICA DE CHARLES SANDERS PEIRCE QUE É UM ESTUDO DOS SIGNOS PRESENTES NAS LINGUAGENS. A ANÁLISE PERMITIU IDENTIFICAR INFORMAÇÕES, NOS LIVROS E MATERIAIS PESQUISADOS, QUE SERVIRAM DE CORPO BÁSICO DA PESQUISA, PARA VERIFICAÇÃO E COMPROVAÇÃO DA HIPÓTESE INICIAL DE QUE O MC DONALDS MANIPULA SEUS RECEPTORES ATRAVÉS DA SIMBOLOGIA INSTAURADA EM SUA IDENTIDADE VISUAL. ASSIM, ESTA PESQUISA CONTEMPLA UMA DISCUSSÃO E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O CONSUMO DESENFREADO, AS DOENÇAS E OS DISTÚRBIOS CAUSADOS PELO EXCESSO DE CONSUMO DOS PRODUTOS DO MC DONALDS, CONSUMO ESTE, INSTIGADO, ATRAVÉS DE TODA A SIMBOLOGIA QUE A MARCA POSSUI.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2005 - 11/2007 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): FERNANDA JOVIAL LEITE
Professor(es): MARIANGELA BARBOSA FAZANO AMENDOLA

Resumo:
Meu projeto é uma pesquisa bibliográfica para estudar a evolução e a complexidade da publicidade e seu envolvimento com a terceira idade numa perspectiva histórica. Existe hoje uma carência muito grande de estudos acadêmicos voltados para a área da publicidade. Os poucos estudos existentes na área de publicidade, focam-se mais no mercado e na atuação do profissional em agências. A literatura existente de estudos de peças publicitárias, embora mediana, e em grande parte desenvolvida por profissionais oriundos de outras áreas, que buscam com estes dar ênfase a seus assuntos de interesse. Poucos são os estudos realizados por publicitários para publicitários, e, principalmente de peças voltadas a um público com os cabelos brancos e uma alma jovial como a 3º idade, tendo em vista que o devido público em questão está se tornando cada vez maior e mais exigente em relação ao consumo. Assim, este trabalho pretende analisar a publicidade voltada para a terceira idade, mais especificamente a publicidade impressa e televisiva, procurando entender o processo de análise de comportamento do idoso influenciado pela publicidade e analisar a evolução da linguagem publicitária para este grupo. Enfim, pretende se entender como o idoso é retratado na publicidade, e traçar diretivas para uma comunicação efetiva com esta nova tendência de mercado.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2005 - 11/2005 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LUANA DE SOUZA
Professor(es): MARCELA REGINA GUERRER BARRIOS MARINO

Resumo:
Neste trabalho quero mostrar a importância da caricatura na sociedade desde sua descoberta e suas primeiras publicações que ocorreram em 1737. Comento da invenção da imprensa, e o porquê do surgimento da imagem nos periódicos. Mostro que a caricatura possui humor no seu traço, invertendo a visão de mundo das pessoas, e em muitas vezes provoca apenas o riso. Exponho sua influência até mesmo na medicina, onde caricaturistas retratavam as doenças mais comuns da época, como por exemplo, a Varíola. Mostro como eram os costumes da Capital da Republica, contada a partir da visão do caricaturista João do Rio, onde ele registrou costumes da época. Em seguida comento brevemente sobre da maior epidemia de todos os tempos que foi a gripe espanhola. Pretendo mostrar que a caricatura pode ser lida a partir de vários ângulos, e neste trabalho mostro como a sociedade enxergava o que a caricatura queria denunciar. Este trabalho possui a intenção de realização o esclarecimento de alguns aspectos da influência da caricatura na política.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2004 - 11/2005 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LUANA KAZUE HAMANO FERREIRA
Professor(es): LORAYNE GARCIA UEOCKA

Resumo:
O TRABALHO VERSA SOBRE O ESTUDO DA ATUAÇÃO DA IMPRENSA DURANTE O REGIME MILITAR NO PÁIS, PERCEBENDO AS FORMAS DE SUA PARTICIPAÇAO E O PAPEL DESEMPENHADO EM SUA SOCIEDADE.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2005 - 12/2005 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNO ALEXANDRE ZAUPA FURQUIM
ANDREIA CHAVES DE FREITAS
Professor(es): LORAYNE GARCIA UEOCKA

Resumo:
O presente projeto de pesquisa tem por escopo fornecer uma análise semiótica da obra Carnaval em Madureira. Busca analisar através da teoria semiótica de Julien Greimas, e consequentemente identificar os eixos semânticos, o caráter fórico, a reiteração isotópica inseridas na pintura realizada por Tarsila do Amaral. Consta no presente estudo uma breve biografia da modernista bem como do semioticista Algirdas Julien Greimas. Esta pesquisa é uma tentativa de contribuir para o esclarecimento de um texto não-verbal, focado na arte moderna brasileira. Foi utilizado o método de abordagem dedutivo

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2008 - 9/2009 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): TCHIAGO INAGUE RODRIGUES
Professor(es): MARIANGELA BARBOSA FAZANO AMENDOLA

Resumo:
O presente trabalho tem por escopo estudar a intertextualidade que há entre a literatura (ficção) e o jornalismo impresso (factualidade). Para corroborar com esta concatenação entre os objetos, o projeto analisará crônicas do jornalista Rubem Braga. A referida análise terá como embasamento a teoria da linguagem midiática, da literatura e conceito de crônica dos autores elencados na bibliografia. Pretende-se, também, resgatar o contexto histórico-social da época do autor (por meio dos assuntos das crônicas) a fim de documentar a factualidade e a literalidade na produção do cronista. A metodologia enfocada será da pesquisa teórico-investigativa e analítica. O corpus do trabalho centrar-se-á em crônicas do autor Rubem Braga, considerado expoente deste gênero e publicadas em jornal.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2009 - 12/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): TCHIAGO INAGUE RODRIGUES
Professor(es): EDIMA DE SOUZA MATTOS

Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo analisar e divulgar as experiências da TV FACOPP ONLINE, um veículo de comunicação a serviço da comunidade acadêmica da Faculdade de Comunicação da Unoeste, lançado em maio de 2008. A emissora virtual configura-se como um instrumento de pesquisa sobre o telejornalismo online, formato bastante recente no país, que pode ser vivenciado pelos alunos ainda no âmbito universitário. Para tanto, será utilizada a pesquisa-ação, em que o pesquisador, inserido no ambiente estudado, está engajado com o processo de pesquisa.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2008 - 11/2009 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Aluno(s): LETICIA DE OLIVEIRA ANDRADE
HELOISA CARVALHO FELICIO FELICIANI
THAIS GARDIN NAVES
ARIAMY BETIO SGRIGNOLI
ELAINE SOARES PEREIRA
MARIANA TAVARES ZANGIROLYMO NORBIATO
JULIENE MIKIE KOBAYASHI KATAYAMA
THALES MAIA DE ARAUJO
VALQUIRIA CAROLINA ZANETTI PEREIRA
Professor(es): THAISA SALLUM BACCO
FABIOLA MOREIRA SILVA
CAROLINA ZOCCOLARO COSTA MANCUZO

Resumo:
O presente artigo tem por finalidade analisar a linguagem utilizada pelos jornais impressos de maior circulação do Brasil, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. A pesquisa verificará também se o discurso e a retórica desses veículos influenciam o posicionamento do leitor diante dos fatos narrados, através das imagens, da diagramação e dos textos das publicações./

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2008 - 1/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): EDISON TROMBETA DE OLIVEIRA
Professor(es): ROGERIO DO AMARAL

Resumo:
O presente trabalho visa realizar uma análise das reportagens veiculadas na mídia impressa sobre as ações do MST e aspectos da vida dos integrantes do movimento da cidade de Teodoro Sampaio e comparar o cotidiano do assentamento. Há para tanto, a necessidade de se conhecer o acampamento e assentamentos locais, buscar suas histórias, sua realidade, condições que vivem, costumes, organização, relacionamento entre eles, enfim todo o processo a partir da integração do homem, até quando adquire sua terra e passa a produzir.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2008 - 12/2008 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MAGDA APARECIDA VIEIRA DA CRUZ MORATA
ERIKA DE PAULA
Professor(es): LÊDA MÁRCIA LITHOLDO

Resumo:
A influência da mensagem publicitária no comportamento alimentício do consumidor infantil.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2008 - 11/2008 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ROBERTO RODRIGUES FRANCISCO
IZABEL CRISTINA ORTIZ LIMA
Professor(es): GILSON CATUSSI

Resumo:
É Luxo sóO marketing de luxo como forte tendência na primeira década do novo século

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2008 - 10/2008 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Aluno(s): LEONARDO RIBELATTO LEPRE
Professor(es): GILSON CATUSSI

Resumo:
A presente pesquisa, intitulada Os Significados Obtusos de Cidadão Kane, tem o objetivo de analisar, com o devido uso dos atributos da semiótica, com base na teoria Greimasiana, desnudar as linguagens metafóricas presentes no filme de Orson Welles. Comprovar a nova linguagem cinematográfica proposta pela obra e apresentar seus conceitos, através de devidas observações na história do cinema, seus mais influentes discípulos. Desvelar todo discurso visionário, por ele apresentado e sua inovação técnica, que contribuiu para a formação do cinema atual.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2008 - 12/2008 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LUIZ CARLOS DALE VEDOVE
Professor(es): MARIANGELA BARBOSA FAZANO AMENDOLA

Resumo:
Adequação da linguagem textual e diagramação dos jornais impressos para a terceira idade.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2008 - 1/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JURANDIR BERNARDO DA SILVA NETO
VALMIR EDERSON CUSTODIO
Professor(es): ROGERIO DO AMARAL

Resumo:
O presente trabalho visa realizar uma análise das reportagens veiculadas na mídia impressa de Presidente Prudente nos últimos dois anos, sobre a violência urbana e a relação com o aumento de presídios em Presidente Prudente e Região. O principal objetivo é analisar quais e quantos foram os acontecimentos retratados pela mídia impressa no que se refere ao tema proposto. Trata-se de um assunto que merece ser considerado, uma vez que visa comparar o aumento de casos de violência dois anos antes e dois anos depois das instalações dos presídios e também comparar os registros policiais com a cobertura dada pela mídia impressa de Presidente Prudente. Há para tanto, a necessidade de se conhecer as estatísticas da violência na cidade de Presidente Prudente, nos últimos dois anos, uma vez que elas vão nortear a comparação e a análise que o presente trabalho apontará, ou seja, a mídia veiculou, realmente, todas as ocorrências policiais do período ou priorizou as que, no julgamento da mesma, teriam maior impacto? Exerceu seu papel social?

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2007 - 6/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VAGNER PEREIRA DA SILVA
Professor(es): LÊDA MÁRCIA LITHOLDO

Resumo:
O presente projeto consiste na análise da produção gráfica da revista Rolling Stone, mostrando sua tendência, público, estilo e as estratégias visuais empregadas para transmitir seu conteúdo editorial, através de imagens, tipos, ícones empregados para separar assuntos e editoria.Rolling Stone é uma revista sobre música e sua indústria. Originalmente norte americana, hoje também há versões da revista na Alemanha, Austrália, Argentina, Brasil, Colômbia, China, Indonésia, Itália, México, Rússia e Turquia. A revista foi muito popular durante o final da década de 1960 e na década de 1970, principalmente devido à sua influência na cultura hippie. No início da década de 2000, perdendo dinheiro de anunciantes e lucro devido ao sucesso de outras revistas masculinas, a Rolling Stone reinventou-se, focalizando uma faixa etária menor, e oferecendo conteúdo mais orientado para cada sexo. Já em 2006, a revista elegeu 10 novas promissoras bandas entre elas, a brasileira Bonde do Role, que mistura funck carioca com rock.Técnicas visual-gráficas, na concepção da revista, configuram uma melhor representação e significação do conteúdo da mensagem transmitida e a imediata compreensão da mensagem e consumo das informações pelo público alvo. A maior utilização do alfabetismo visual na composição resulta em melhores resultados no ato de leitura e estimula o consumidor a absorver cognitivamente à informação transmitida. O conhecimento, a prática e experiência gráfico/visual contribuem para uma melhor interface entre as fases de produção gráfica da revista Rolling Stones, possibilitando uma harmonia entre artista, conteúdo, forma e usuário.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2007 - 8/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCO TULIO PECEGATO COIMBRA GRANDI
Professor(es): MARCELO JOSE DA MOTA

Resumo:
O projeto colunismo social: o espelho da sociedade? surgiu devido à inquietação sobre questões relativas ao papel da imprensa escrita e sua relação com os costumes sociais de uma cidade. Para tanto, resgatará e analisará a história dos acontecimentos sociais em Presidente Prudente, na imprensa escrita, nas páginas do colunismo social e pesquisar qual o valor que as pessoas dão à veiculação de sua imagem nas páginas das colunas sociais. Presidente Prudente possui dois jornais diários de consideráveis importância com oito colunas sociais diárias. A questão é: as colunas sociais são espelho da sociedade em que estão inseridas: Pode-se traçar a história dos costumes de uma sociedade por meio das publicações no Colunis Social? Para responder essas e outras questões, a pesquisa precisará ser desenvolvida por meio de entrevistas gravadas, aplicações de questionários, resgate das colunas sociais publicadas nos últimos 10 anos no jornal O imparcial e analisadas pelo método da coleta de dados, e análise documental, por meio da pesquisa qualitativa. Espera-se ao final do trabalho, revelar que o colunismo social é o espelho da sociedade onde estão refletidos comportamentos, mudança de valores, costumes que forneceram, costumes que surgiram, tendências e mudanças sociais que refletem inclusive, a questão sócio-econômica prudentina e ainda, mostrar a importância que as pessoas dão à sua presença nas páginas sociais.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2007 - 7/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDREIA NEVES SCHAD
TALITA GOMES DO NASCIMENTO
ELIANE TAYRA GUSHIKEN
Professor(es): EDIMA DE SOUZA MATTOS

Resumo:
Um dos fenômenos de maior destaque do final da década de 90 foi à emergência e efetivação do público infantil como público consumidor efetivo. Houve uma mudança no mercado com a inclusão desses novos consumidores, que quando cativados ficam extremamente fiéis à marca. O presente estudo tem como objetivo realizar um levantamento do comportamento deste público como consumidor e avaliar quais as principais estratégias publicitárias utilizadas no texto, para poder ser criado um perfil geral do comportamento da criança como consumidora. Para isso, será elaborado um histórico da evolução da criança como consumidora, com análise das ferramentas utilizadas no trato com este público, bem como das propagandas de produtos alimentícios. Também será feito um estudo de caso sobre produto voltado às crianças.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2007 - 11/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ROBERTO RODRIGUES FRANCISCO
IZABEL CRISTINA ORTIZ LIMA
Professor(es): GILSON CATUSSI

Resumo:
Este trabalho pretende mostrar o poder persuasivo que as telenovelas exercem na vida de todos os brasileiros, envolvendo-os de tal maneira que quando percebem já estão falando, usando roupas e acessórios vistos nas telenovelas.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2007 - 1/2008 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): NATACHA MILLENA DOMINATO MACARINI
RODRIGO TADEU PEREIRA ALBUQUERQUE
Professor(es): ROGERIO DO AMARAL

Resumo:
Os tempos mudaram, a sociedade mudou, o voto direto secreto foiu instituído e, conseqüentemente, os eleitores e os candidatos também mudaram. Com isso, criou-se uma consciência política, ainda mais com os últimos acontecimentos, e a superexposição dos fatos políticos nos meios de comunicação de massa. Decorrente disso, os políticos precisam recorrer a recursos persuasivos para conquistar o voto dos eleitores indecisos.Acerca desses artifícios, esse projeto de pesquisa irá refletir e construir análises diante das transformações do discurso político diacronicamente e da influência da mídia na escolha do voto.Assim, o projeto visa desvendar as táticas persuasivas que, muitas vezes, mascaram a verdadeira índole e as verdadeiras intenções de certos políticos. Dessa forma, o projeto busca como resultado, fornecer base para que o eleitor tenha discernimento para fazer a escolha correta, na hora do voto.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2007 - 1/2000 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): CARLA MORENO MALDONADO MAGRO
Professor(es): ROGERIO DO AMARAL

Resumo:
O presente trabalho configura-se na análise de um objeto da Pop art pois esta representa-se como um produto midiático, sua temática baseia-se nas observações de objetos do cotidiano do homem moderno que tudo consome, e sua ligação direta com a comunicação e a informação. Para tanto será analisada a obra Sopas Campbells s de Andy Warhol que demonstra justamente o que o homem desgasta em seu cotidiano, porém, tornando isso arte. A teoria semiótica de Charles Sanders Peirce, foi escolhida para melhor desvendar o universo cognitivo da obra em questão e assim, aprofundar a análise. Andy Warhol foi um dos mais importantes artistas desse movimento, ele retratava em suas obras imagens repetidas em série tornando sua arte o mais industrial possível, como um processo mecânico, retratando assim a sociedade e a cultura de massa. A Pop Arte foi um movimento artístico que criticava ironicamente através das obras de seus artistas, o bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo, ela operava com signos estéticos massificados da publicidade e elementos de consumo diário e a nova iconografia, representada por astros do cinema, da televisão e do rock que passaram a integrar a temática central dessa nova corrente.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2006 - 4/2007 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIA ANGELA LORENCETTE RUI
Professor(es): MARIANGELA BARBOSA FAZANO AMENDOLA

Resumo:
?Este projeto poprõe-se a avaliar e estudar a transmissão de notícias a partir de sua recepção e transformação nos bastidores das duas principais emissoras de televisão de Presidente Prudente - TV Fronteira Paulista e Rede Bandeirantes. O estudo vai enfocar como funcionam a deliberação e a decisão do que será divulgado, a escolha dos fatos a partir do público-alvo, a recepção da notícia e sua transformação e adequação em linguagem acessível para transmissão final nos telejornais. Não menos importante, serão estudados também os ruídos que podem ocorrer no trabalho jornalístico desde possível falta de estrutura até tempo reduzido?para transmissão dos fatos noticiosos. O trabalho tem início com pesquisa de público para avaliação de como este recebe e absorve o que é a apresentado nos telejornais e qual interação existe neste processo. Numa segunda etapa, será realizada a observação direta do cotidiano nas duas redações em questão, avaliando os métodos aplicados para seleção e divulgação da notícia, bem como os problemas que cercam este processo. Para tanto serão utilizados questionários de pesquisa e software específico para análise dos dados obtidos, câmeras de vídeo para testemunhar o cotidiano dos jornalistas e gravadores de áudio para entrevistas. Com isso, a partir da confrontação com extensa bibliografia relativa à area em questão a pesquisa pretende obter a constatação de que o jornalismo televisivo em Presidente Prudente, a partir das duas emissoras estudadas, trata-se de algo praticamente informativo e que não levaria em consideração a interpretação completa dos fatos, bem como apresentação de versões e dados que deixem ao telespectador a livre condição de decidir o que pensar. ?Num contexto geral de emissão e recepção analisar à base das teorias da comunicação, especificamente a Teoria Hipodérmica e a Teoria da Informação e ainda a hipótese do gatekepping que mostram em pontos coincidentes, relativamente, o retrato dessa troca de informações numa concepção de estímulo-resposta, principalmente no caso daquilo que o receptor tem acesso e a que ele recebe em casa todos os dias.Analisar esses termos de recepção principalmente enfocando a teoria hipodérmica é uma tarefa a ser seguida não se esquecendo da análise das informações nos bastidores das redações das emissoras que serão estudadas.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2006 - 12/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): EDEMALGES PATRICIO TEIXEIRA PEPERAIO
Professor(es): ROBERTO APARECIDO MANCUZO SILVA JUNIOR

Resumo:
O presente trabalho pretende realizar um levantamento capaz de mostrar se o jornalismo impresso da cidade de Presidente Prudente desenvolve a função de formar cidadãos atuantes em nosso meio social, objetivando estudar qual a influência desse jornalismo impresso prudentino na tentativa de ajudar a população local a ter um crescimento enquanto cidadão, uma vez que a autora deste projeto trabalha com deficientes e entende que a funçao do jornalismo está muito além de simplesmente informar o cidadão, mas deve ter a responsabilidade de contribuir para a sua formação.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2006 - 12/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): SALETE MOTANO DAQUINTO
LEANDRA MARCELE BARALDO
DIRCEU LOPES FERREIRA
Professor(es): ROGERIO DO AMARAL
Alguma mensagem