CAMPUS:
Telefone 0800 771 5533
Você está em: Graduação | Engenharia Ambiental e Sanitária | Pesquisa Científica

Engenharia Ambiental e Sanitária

Bacharelado | 8 semestres letivos (Integral) - 10 semestres letivos (Noturno) | Integral e Noturno

Pesquisa Científica


Buscar projeto por

Resumo:
Os biocarvões provenientes de matérias-primas lignocelulósicas, além de reduzir o volume de resíduos descartados, são capazes de fertilizar o solo enquanto sequestram carbono e reduzem a emissão de gases de efeito estufa. Desta forma, o objetivo principal do presente projeto é utilizar a técnica de pirólise para tratar os resíduos sólidos resultantes de embalagens servidas em um "fast food" e transformá-los em potenciais substratos para plantas. Para tanto, serão coletados cinco tipos resíduos lignocelulósicos gerados em uma loja de rede "fast food". As coletas se darão em seis meses correntes, sempre com três coletas por mês. O material coletado será processado e submetidos à a uma análise termogravimétrica para definição das temperaturas de pirólise para então o biocarvão ser produzido por meio de pirólise lenta em reator de laboratório do tipo leito fixo. Uma vez produzidos, os biocarvões serão submetidos as análises de caracterização físicas e químicas que consistem em: análises de balanço de massas, análises imediatas (determinação do teor de umidade do carvão, determinação dos materiais voláteis, determinação do teor de cinzas, determinação do teor de carbono fixo), pH e condutividade elétrica, capacidade de troca cátions, teor de macro e micronutrientes, densidade de partículas, tamanho de partículas, capacidade de retenção de água, imagens por microscopia eletrônica de varredura, caracterização estruturalDRX e análises térmicas dos biocarvões. Os dados serão submetidos à análise de variância (ANOVA) e as médias comparadas pelo teste de Tukey (p < 0,05).

Protocolo: 5646 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2019 - 7/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RAUL CORREIA LEANDRO DA SILVA
Professor(es): ALEXANDRE TEIXEIRA DE SOUZA
MARCELO RODRIGO ALVES

Resumo:
O presente estudo tem por escopo abordar o modo como o progresso e a sustentabilidade tentam atuar de forma unitária pelo desenvolvimento sustentável, de maneira a apresentar brevemente definições acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, busca-se trazer à tona uma compreensão ampliada de como os ODS e a mineração brasileira se inter-relacionam, demonstrando as contribuições potenciais e reais do setor de mineração na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O trabalho também observa o aspecto de incentivo de sua efetiva implantação no território brasileiro e no mundo, bem como dos aspectos relacionados à segurança de barragens, evidenciando como a fiscalização neste contexto pode ser considerada elemento peculiar influenciador e adequado às ODS, e quais medidas podem, eventualmente, ser propostas para alcançar essa harmonia ODS e Mineração.

Protocolo: 5616 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2019 - 7/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIELA DIAS DE OLIVEIRA
Professor(es): FABIO FERREIRA MORONG

Resumo:
Os efluentes líquidos de curtumes apresentam altas cargas orgânicas e de poluentes que devem ser tratados corretamente para atingir os padrões legais para seu descarte, evitando a eutrofização de corpos hídricos e poluição das águas. O tratamento de efluentes é uma das etapas do processo de produção do couro que requer atenção, pois os curtumes têm um elevado consumo de água, acarretando elevada preocupação ambiental, principalmente para evitar poluição de corpos d´água, pois são utilizadas diversas substâncias tóxicas nos processos, como cromo e sulfetos. Muitos poluentes são na forma de particulados e sua remoção está associada, principalmente, à etapa primária do processo de tratamento de efluentes, a etapa físicoquímica. Assim, a estratégia desta etapa de tratamento está em remover partículas e materiais coloidais a partir do uso de coagulantes adequados, auxiliando também na remoção de metais tóxicos que estejam relacionados a estes particulados no processo de coagulação/floculação. Neste trabalho, será analisado o processo físico-químico de coagulação/floculação seguido da sedimentação, utilizando os efluentes brutos de uma indústria curtidora de peles bovinas de Presidente Prudente/SP. Será analisado a eficiência de diferentes coagulantes: Sulfato de Alumínio, Policloreto de Alumínio e Tanino na remoção de poluentes no tratamento físico-químico de seus efluentes, visando a sua melhoria para tratamento em unidades seguintes.

Protocolo: 5504 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2019 - 5/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): KAREN CAROLINE RODRIGUES FERREIRA
Professor(es): ALEXANDRE TEIXEIRA DE SOUZA

Resumo:
A proteção dos recursos hídricos envolve o monitoramento e a avaliação de sua qualidade ao longo dos rios, estabelecendo metas e controlando as descargas de poluentes, de forma que um nível aceitável de qualidade da água seja mantido. A compreensão da autodepuração dos corpos d´ água constitui em elemento básico para a adoção destas medidas e ações. Para avaliar a influência de lançamento de efluentes na qualidade de determinado corpo hídrico, bem como propor medidas de controle, é necessário o uso de modelos, como o de Streeter-Phelps, que represente o comportamento de umas das características mais importantes de uma situação real, que é capacidade de autodepuração do corpo d´água. Neste trabalho, pretende-se avaliar a capacidade de autodepuração e diluição de efluentes no córrego do Limoeiro, no município de Presidente Prudente/SP, utilizando o modelo de STREETER-PHELPS (1925).

Protocolo: 5491 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2019 - 5/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RENAN MARCIO FERREIRA
KAUAN LIMA STAQUECINI
Professor(es): ALEXANDRE TEIXEIRA DE SOUZA

Resumo:
O crescimento da indústria de carne bovina no Brasil acarreta em grandes quantidades de resíduos gerados proveniente do tratamento de efluentes de frigoríficos, denominado biossólido. O efluente da indústria é composto por resíduos de sangue, vísceras, gorduras, restos de carne, ossos e água de higienização. O lodo flotado do frigorífico é proveniente do tratamento físico-químico dos efluentes industriais, o qual possui um sistema de microbolhas de ar, e que com a adição de um coagulante e um polímero, fazem com que as partículas sólidas flotem, e sejam removidas mecanicamente por pás raspadoras e depositadas em um tanque anexo. A compostagem desse lodo é um sistema eficiente no tratamento de resíduos sólidos de frigoríficos e pequenos abatedouros, uma vez que a estabilização do material permite a reciclagem de nutrientes. O objetivo deste trabalho será avaliar o processo de compostagem em diferentes proporções de serragem, palha de arroz e lodo da estação de tratamento de efluentes provenientes de uma agroindústria produtora de carne bovina, analisando o potencial nutricional do composto formado.

Protocolo: 5477 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2019 - 5/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CAROLINA DA SILVA MENDES
HENZO HENRIQUE SIMIONATTO
Professor(es): ALEXANDRE TEIXEIRA DE SOUZA

Resumo:
Os produtos gerados com os dados de Sensoriamento Remoto permitem uma análise sinótica da paisagem. O grau de supressão da vegetação arbórea em uma região pode ser avaliado utilizando índices de vegetação. Assim como a dinâmica de alteração da temperatura de superfície (LST) pode ser mapeada a partir de dados registrados em imagens termais. Esse trabalho caracteriza a relação entre a LST e o NDVI (índice de vegetação por diferença normalizada) em função do tipo de uso e cobertura da terra em três épocas distintas (1987, 2000 e 2017). A área em estudo é uma região ao extremo oeste do estado de São Paulo. Para isto, foi utilizado um banco de dados geográficos produzido por uma pesquisa anterior. Esse banco permitirá analisar a variação do NDVI e da LST de acordo com a classe de uso e cobertura da terra nas épocas de interesse (1987, 2000 e 2017). Permitirá, também, identificar a correlação entre o NDVI e a LST, para cada classe de uso e cobertura. Assim como determinar, para a classe de uso e cobertura de interesse, um modelo de predição do valor da LST dado o valor NDVI. Tais análises constituem uma efetiva ferramenta de diagnóstico ambiental para a área em estudo. Ademais o presente projeto de conclusão de curso está inserido no contexto do projeto de mestrado intitulado "Relação espaço-temporal entre o uso e a cobertura da terra e a temperatura de superfície" (Projeto financiado pela CAPES de 2017 a 2019).

Protocolo: 5472 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2019 - 11/2019 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCAS PRADO OSCO
ROSANA AMARAL CARRASCO
MARIANY KERRIANY GONCALVES DE SOUZA
ERICA FERNANDO GOMES
Professor(es): ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
Uma das problemáticas atuais, na perspectiva ambiental, é a crescente geração de resíduos sólidos urbanos em todo o mundo. A disposição irregular de resíduos podem suscitar impactos ambientais adversos e agravar problemas de saúde pública. Torna-se, portanto, urgente a mobilização dos munícipios brasileiros para concretizar a implantação de aterros sanitários, conforme normas específicas e legislação vigente. Esse trabalho avalia se os 32 aterros existentes no Pontal do Paranapanema estão localizados em áreas restritas legalmente ou qual o nível de adequabilidade socioambiental dessas áreas. Para isto, foi utilizado um banco de dados geográficos produzido por uma pesquisa anterior. Esse banco permitirá verificar a existência e se há aterros da região do Pontal em áreas legalmente restritas. Também, permitirá verificar o nível de adequabilidade, no âmbito ambiental socioeconômico, dos aterros atuais conforme as características da região de estudo. Tais análises possibilitarão compor uma análise holística sobre os aterros na área em estudo. Ademais o presente projeto de conclusão de curso está inserido no contexto do projeto de mestrado intitulado "Analise multicritério aplicada na definição de áreas para implantação de aterros sanitários consorciados" (Projeto financiado pela CAPES de 2017 a 2019).

Protocolo: 5485 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2019 - 11/2019 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ALINE TARGINO DA SILVA
NOEMI DE OLIVEIRA DIAS
MAYARA MAEZANO FAITA PINHEIRO
Professor(es): ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
A atual destinação dos resíduos sólidos no Brasil tornou-se um sério problema, dentre os quais o principal gerado nos centros urbanos e que representa o maior do volume são os resíduos orgânicos. Deste modo o presente trabalho tem como objetivo realizar o reaproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos dentro de um campus universitário, em conjunto as macrófitas aquáticas, que são grandes problemas para o meio aquático. Sendo assim para realizar esse reaproveitamento será utilizada a técnica de vermicompostagem, que condiz em transformar resíduos pouco decompostos em materiais estabilizados, por meio da ação das minhocas, com intuito de produzir um composto final que possa ser passível de utilização. A pesquisa vai contar com 6 tratamentos dos quais os insumos utilizados são o esterco de gado leiteiro, resíduos orgânicos de um restaurante universitário, resíduos de limpeza urbana e as macrófitas aquáticas. Ao final do processo de vermicompostagem o composto gerado será analisado pelos parâmetros de pH, umidade, matéria orgânica total, carbono total, nitrogênio total, relação C/N e teor de ácidos húmicos, onde todos os resultados serão discutidos de acordo com os autores referencia da área estudada.

Protocolo: 5524 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2019 - 12/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MELISSA ARANTES PINTO
MONALISA XAVIER DOS SANTOS
BIANCA SOARES DE SOUZA
Professor(es): LEILA MARIA SOTOCORNO E SILVA
ISABELA MAREGA RIGOLIN FUZETO

Resumo:
O tratamento de efluente doméstico não adequado e ineficiente quando lançado aos recursos hídricos pode afetar as características do corpo receptor, de forma a prejudicar o ecossistema aquático e as comunidades que dependem desse recurso. A presença de altas concentrações de matéria orgânica e moléculas inorgânicas, que fazem parte da composição do esgoto, são capazes de poluir e degradar o recurso ambiental. O projeto de iniciação científica pretende avaliar as concentrações de Nitrogênio, Fósforo, Turbidez, DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), DQO (Demanda Química de Oxigênio) e pH no córrego do limoeiro em Presidente Prudente - SP. Serão coletados 20 amostras de água no referido córrego durante 4 meses, onde será realizado 1 coleta de cada ponto por mês, que posteriormente serão encaminhadas ao laboratório de qualidade da água da Unoeste. Os pesquisadores pretendem avaliar se existem ou não interferência do efluente doméstico lançado no córrego em função dos parâmetros analisados.

Protocolo: 5371 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2019 - 12/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JOAO VITOR ALVES PERONDE
CAIO HENRIQUE DA SILVA
Professor(es): ELSON MENDONÇA FELICI

Resumo:
A cooperativa de resíduos recicláveis é uma importante forma de gestão dos resíduos de forma sustentável para a cidade de Presidente Prudente- SP. Devido a isso, é importante que haja um trabalho realizado de modo seguro do ponto de vista ergonômico para o bem estar dos trabalhadores. Para isso, será realizada identificação dos tipos de riscos ambientais à fim de elaborar um mapa de riscos ambientais, sejam eles químicos, físicos, biológicos ergonômicos e de acidente. Dessa forma, o levantamento dos dados de riscos possibilitará identificar melhores formas de trabalhar de forma mais segura, seja com equipamentos ou com outras orientações. Os dados serão coletados através de visitas na cooperativa e mapeamento das atividades realizadas no local.

Protocolo: 5367 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2019 - 10/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JAKELINE JESUS SILVA
JEFERSON DA SILVA CARDOSO
Professor(es): ELSON MENDONÇA FELICI

Resumo:
O diagnóstico ambiental da microbacia dos afluentes do Córrego do Lajeado no município de Pirapozinho/SP é um estudo que avaliará as características físicas do meio natural, bem como as interações e interferências causadas pelo exercício de atividades antrópicas no meio. A caracterização dos aspectos físicos da área possibilitará interpretar como a qualidade dos recursos naturais sofre interferências, sejam elas benéficas ou adversas, e quais são àqueles passíveis ou em estado de degradação e, diante disso, qualificar quais são as propostas de medidas mitigadoras e preventivas mais cabíveis a serem implantadas no espaço, bem como as tecnologias necessárias. Neste sentido, avaliam-se procedimentos como uso e ocupação do solo, qualidade da água, valoração do ambiente, desenvolvimento de áreas vegetativas, qualificação do solo, entre outros aspectos que subsidiem o comportamento da microbacia. Contudo, tratam-se da qualificação de uma área por meio de levantamentos visuais desenvolvidos in loco, análises laboratoriais, interpretação do enquadramento legal pertinente, buscas na literatura que possibilitem a compreensão do comportamento de uma microbacia diante de fatores externos. Vale ressaltar que as informações foram obtidas através de estudos orientados, e que são dados das disciplinas lecionadas no 6° termo integral, referentes ao desenvolvimento o Projeto Integrador (PI) do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. As disciplinas são Qualidade da Água, Geotecnia Ambiental, Avaliação de Impactos Ambientais e Economia Ambiental.

Protocolo: 5359 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2019 - 10/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VITORIA MARTA VENANCIO RODRIGUES
MELISSA ARANTES PINTO
MONALISA XAVIER DOS SANTOS
BIANCA SOARES DE SOUZA
Professor(es): DECIO LIMA DE VASCONCELOS JUNIOR
ISABELA MAREGA RIGOLIN FUZETO
YEDA RUIZ MARIA
RAFAEL MEDEIROS HESPANHOL
ELSON MENDONÇA FELICI

Resumo:
O lodo de esgoto ou biossólido é o resíduo gerado durante o tratamento das águas residuárias nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs). Embora seja um material rico em matéria orgânica e nutrientes e outros nutrientes de importância agronômica, principalmente o nitrogênio e o fósforo, seu fim quase sempre são os aterros sanitários ou o armazenamento em grandes bags ou geotêxteis. Desta forma, é de fundamental importância achar alternativas ecologicamente corretas para o seu uso. Neste contexto, a transformação dos biossólidos em biocarvões, através do processo de pirólise, seria uma forma de associar os benefícios inerentes ao biocarvão, eliminando a presença de patógenos do lodo de esgoto que é uma das principais barreiras para sua aplicação. Assim, o presente trabalho tem como objetivo a produção e caracterização de biocarvões processados em diferentes temperaturas, a partir do lodo de esgoto ativado, fornecido pela Estação de Tratamento de EsgotoETE, de Presidente PrudenteSP. Para tanto, o biossólido será primeiramente, submetido a uma análise termogravimétrica para definição das temperaturas de pirólise para então o biocarvão ser produzido a partir da amostra seca de lodo de esgoto, por meio de pirólise lenta em reator de laboratório do tipo leito fixo. Uma vez produzidos, os biocarvões serão submetidos as análises de caracterização físicas e químicas que consistem em: As análises realizadas serão de balanço de massas, análises imediatas (determinação do teor de umidade do carvão, determinação dos materiais voláteis, determinação do teor de cinzas, determinação do teor de carbono fixo), pH e condutividade elétrica, capacidade de troca cátions, teor de macro e micronutrientes, densidade de partículas, tamanho de partículas, imagens por microscopia eletrônica de varredura, caracterização estruturalDRX, análises térmicas dos biocarvões. Os dados serão submetidos à análise de variância (ANOVA) e as médias comparadas pelo teste de Tukey (p < 0,05).

Protocolo: 5117 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2018 - 12/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FLAVIA ALESSANDRA MIGNACCA
EVELIN KOYAMA PAULINO
MELISSA ARANTES PINTO
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
ALEXANDRE TEIXEIRA DE SOUZA
CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS
MARCELO RODRIGO ALVES

Resumo:
Embora rico em nutrientes e matéria orgânica, encontrar um destino racional e sustentável para o lodo de esgoto proveniente das estações de tratamento passou a ser um desafio para vários segmentos da pesquisa. Nesse contexto, a carbonização de biomassa (pelo processo de pirólise) resulta no biocarvão que é um material bastante estável e com propriedades físicas e químicas específicas, e pode representar uma ferramenta de grande importância para esse desafio. Assim, o objetivo do presente trabalho é transformar, por processo de pirólise, pequenas porções do biossólido gerado na ETE de Rancharia, em biocarvão. Além disso, tanto o biossólido quanto os biocarvões gerados serão submetidos à análises físicas, químicas e estruturais afim de proceder suas respectivas caracterizações. Para tanto, o biossólido será primeiramente, submetido a uma análise termogravimétrica para definição das temperaturas de pirólise para então o biocarvão ser produzido a partir da amostra seca de lodo de esgoto, por meio de pirólise lenta em reator de laboratório do tipo leito fixo. Uma vez produzidos, os biocarvões serão submetidos as análises de caracterização físicas e químicas que consistem em: As análises realizadas serão de balanço de massas, análises imediatas (determinação do teor de umidade do carvão, determinação dos materiais voláteis, determinação do teor de cinzas, determinação do teor de carbono fixo), pH e condutividade elétrica, capacidade de troca cátions, teor de macro e micronutrientes, densidade de partículas, tamanho de partículas, imagens por microscopia eletrônica de varredura, caracterização estruturalDRX, análises térmicas dos biocarvões. Os dados serão submetidos à análise de variância (ANOVA) e as médias comparadas pelo teste de Tukey (p < 0,05).

Protocolo: 5118 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2018 - 12/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FLAVIA ALESSANDRA MIGNACCA
IVAIR SALOMAO LIBONI
BEATRIZ REGINA DE ANGELO
RAFAELA PELEGRINI VITAL
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
ALEXANDRE TEIXEIRA DE SOUZA
CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS
MARCELO RODRIGO ALVES

Resumo:
Estudos em bacias hidrográficas são importantes para a conservação dos recursos naturais e minimização dos impactos ambientais gerados pelas ações antrópicas na qualidade desses recursos. Este trabalho tem por objetivo caracterizar as áreas para recuperação ambiental na bacia hidrográfica da Represa Laranja Doce a partir de geotecnologias livres. A área de estudo situa-se no oeste do estado de São Paulo, na UGHRI Pontal do Paranapanema. O método contempla etapas como: criação de banco de dados geográficos para a área em estudo; pré-processamento desses dados e; elaboração de produtos cartográficos de suporte à caracterização das áreas passivas a recuperação ambiental na área. A bacia da Represa Laranja Doce recebe contribuição dos afluentes Ribeirão Laranja Doce, Córrego da estiva e Ribeirão alegrete, representando uma importante área para o município de Martinópolis, devido a atividade turística. Com o crescimento turístico nessa bacia, a represa vem sofrendo diversos impactos ambientais, devido as atividades antrópicas e ocupações inadequadas ao longo da área. Os resultados desse trabalho possibilitarão identificar as áreas impactadas, que podem estar interferindo negativamente na qualidade ambiental da bacia da Represa Laranja Doce.

Protocolo: 5151 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2019 - 6/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCAS PRADO OSCO
JOAO PAULO BORGES PEREIRA
Professor(es): ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
Modelos Digitais de Superfície (MDS) têm sido disponibilizados gratuitamente para o mundo todo e são de grande relevância para uma ampla gama de aplicações. Todavia, deve-se conhecer a acurácia desses dados de modo que se possa considerá-los ou não compatíveis com a aplicação pretendida. Este trabalho determina a acurácia altimétrica de quatro MDS baseada no Padrão de Exatidão Cartográfica dos Produtos Cartográficos Digitais PEC-PCD. Será utilizado uma malha de marcos geodésicos como pontos de controle. A região do Pontal do ParanapanemaSP é adotada como estudo de caso, por ser uma área com profundos problemas ambientais e, portanto, os MDS dados fundamentais para se realizar ações de planejamento ambiental ou de análise de impacto ambiental. A malha de pontos geodésicos é formada por distintas fontes, como marcos SAT-GPS do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), bases geodésicas do Instituto de Terras de São Paulo e dados do Sistema de Gestão Fundiária do INCRA. O método proposto compreende da aquisição dos dados para a área de estudo, passando pelo pré-processamento dos dados até a validação da qualidade dos MDS e identificação da maior escala de mapeamento permitida por cada modelo. Todo o processamento será realizado em software livre de SIG e os resultados serão analisados quali-quantitativamente. A principal contribuição desse trabalho é apontar qual o MDS mais acurado para uso na região do Pontal utilizando um método de baixo custo.

Protocolo: 5056 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2019 - 1/2020 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VAGNER SOUZA MACHADO
MARIANY KERRIANY GONCALVES DE SOUZA
Professor(es): ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
Nas indústrias frigoríficas são utilizadas grandes quantidade de água durante todo o processo, como na higienização de equipamentos, sala/ambientes dentro da indústria, locais de recepção dos animais e lavagem das carcaças, gerando um efluente com elevada carga de matéria orgânica, grande presença de óleos e graxas, material flotável (gordura), alta concentração de sólidos sedimentáveis e suspensos, alta concentração de nitrogênio orgânico, presença de sólidos grosseiros e presença de microrganismos patogênicos.Um dos processos utilizados no tratamento dos efluentes líquidos para a remoção da cor, turbidez e matéria orgânica natural é a coagulação. Os agentes coagulantes podem ser de origem química como alumínio ou ferro, ou de origem natural, também chamados de polieletrólitos, como moringa, quitosana e tanino. Há um interesse crescente no uso de coagulantes orgânicos e naturais no processo de coagulação devido à preservação do meio ambiente e preocupações com à saúde em relação ao uso de coagulantes inorgânicos e sintéticos. O objetivo deste trabalho será investigar o uso de coagulantes naturais como alternativa a coagulantes químicos no processo de coagulação para o tratamento de efluente abatedouro-frigorífico após o tratamento primário, analisando sua eficiência em função do percentual de remoção de DQO.

Protocolo: 5027 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2019 - 11/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DANIELLI CHAGAS
Professor(es): ALEXANDRE TEIXEIRA DE SOUZA

Resumo:
Nos processos de industrialização de farinha de mandioca, cujo nome científico é Minihot esculenta, há a geração de um efluente, nomeado como manipueira, líquido resultante da prensagem da massa ralada, utilizada para a produção de farinha, e do processo de extração e purificação da fécula. Esse efluente resulta em vários problemas ambientais, em função da sua alta carga orgânica e dos níveis elevados de ácido cianídrico, podendo causar alterações no corpo hídrico e na morte de organismos aquáticos. Sendo assim, esse efluente necessita de um tratamento prévio antes de ser lançado no corpo hídrico. O objetivo deste projeto será avaliar a eficiência da degradação da manipueira por um reator anaeróbio. Para isso, será utilizado, como substrato, a manipueira de uma indústria produtora de farinha, e, como inóculo, dois lodos distintos, um oriundo de um reator anaeróbio de fluxo ascendente (RAFA) de estação de tratamento de esgoto doméstico, e outro oriundo do sistema de lodos ativados do tratamento de efluentes de uma indústria produtora de grãos. O monitoramento do processo anaeróbio será realizado pelas análises de pH e demanda química de oxigênio (DQO) do efluente. A eficiência do processo será avaliada pelos parâmetros físico-químicos: DQO, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), sólidos totais (ST), sólidos totais voláteis (STV), sólidos totais fixos (STF), pH, turbidez e cianeto, determinados no efluente antes e após o tratamento anaeróbio. As concentrações de cianeto depois do processo de digestão será um importante parâmetro, examinando se o mesmo interfere positiva ou negativamente no processo microbiológico. Espera-se que o uso desse processo de tratamento simples e de baixo custo, resulte em um efluente final com características menos agressivas ao meio ambiente, possibilitando o seu descarte no corpo hídrico sem causar danos à fauna e a flora de sua circunvizinhança.

Protocolo: 5033 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2019 - 11/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DANIELLE FLORINDO PEREIRA
JULIO KAZUYA ITIMURA OMORI
DEBORA YUKIE PEREIRA ISHIDA
Professor(es): ALEXANDRE TEIXEIRA DE SOUZA

Resumo:
A problemática do lixo no meio urbano abrange alguns aspectos relacionados à sua origem e produção, como consequência dos reflexos de comprometimento do meio ambiente, principalmente a poluição do solo e dos recursos hídricos. A escassez dos aterros sanitários e a ausência de uma educação voltada às questões ambientais podem agravar o problema. Dentro de uma universidade, a inserção de atividades ambientais caracteriza um novo cenário no que se refere a ensino, tornando cada vez maior a importância do termo responsabilidade social para universidades de todo país. A Universidade do Oeste Paulista em Presidente Prudente - SP ao longo dos anos vem sensibilizando a sua comunidade acadêmica sobre a responsabilidade e a corresponsabilidade acadêmica de cada um com o Gerenciamento de Resíduos de Papel, que, atualmente já está devidamente implantado desde o ano de 2015 no Bloco B3. Este trabalho tem como objetivo diagnosticar pontos de geração de resíduos de papel, nos Blocos 1 e 2 da Instituição de Ensino, buscando expandir tal feito nos demais setores da mesma. O presente trabalho contará com pesquisas de campo a fim de identificar pontos geradores de resíduos de papel que ainda não possuem o sistema de gerenciamento em seus setores, como também quantificá-los, para assim propor sua destinação ambientalmente adequada juntamente a Central de Resíduos Sólidos existente na Universidade. O presente trabalho enfocará a importância da reciclagem, em particular do papel, visto que este é um dos tipos de resíduos gerados em abundância pelo ser humano. Possibilitando com isso, a melhoria na qualidade do meio ambiente, a redução de volumes de resíduos urbanos através da coleta seletiva e o prolongamento da vida útil dos aterros sanitários, através de um processo educativo que possibilite a participação da população no planejamento e gestão dos resíduos, objetivando a conservação e preparação de uma Universidade sustentável para os próximos anos.

Protocolo: 4976 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2018 - 1/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JACQUELINE RODRIGUES DOS SANTOS
Professor(es): ANDRE TURIN SANTANA
LEILA MARIA COUTO ESTURARO

Resumo:
A geração de efluentes com elevada carga de corantes não biodegradáveis ainda caracteriza um problema para o meio ambiente, pois, a constante ocorrência de corantes nos corpos hídricos pode acarretar em diversos impactos ambientais, devido a sua complexa degradação pelos tratamentos convencionais de águas residuárias. Os processos oxidativos avançados (POAs) se apresentam como uma alternativa interessante para a remoção de corantes por serem eficazes e rápidos no tratamento de diversos efluentes, transformando os contaminantes em substâncias menos tóxicas. Em vista disso, o presente trabalho tem a finalidade de analisar a aplicação dos processos oxidativos avançados (POAs) utilizando os sistemas fenton, fotofenton e H2O2/UV, com e sem agitação magnética, na degradação e mineralização de corantes utilizados nas práticas laboratoriais. Nos ensaios para avaliar a eficiência da remoção desses resíduos, serão analisadas a Demanda Química de Oxigênio (DQO) , a absorbância e a influência da agitação no tempo de degradação durante os processos.

Protocolo: 4944 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2018 - 6/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): AIME FREIRE
Professor(es): ANDRE TURIN SANTANA

Resumo:
A preocupação com a disposição adequada dos resíduos sólidos está diretamente associada à qualidade ambiental, o que justifica a elaboração de pesquisas que visam a sustentabilidade e manutenção da qualidade dos recursos hídricos. Sob este prisma, o objetivo desse trabalho é validar os Modelos Digitais de Elevação SRTM-3, ASTER GLOBAL DEM 2, BARE-EARTH SRTM e o ALOS PALSAR, aplicando-se o conceito de Padrão de Exatidão Cartográfica, e corrigi-los posteriormente através da integração de dados de sensoriamento remoto e de levantamentos de campo, visando a elaboração de um Modelo Digital de Elevação mais acurado que possa auxiliar diversos projetos na área ambiental, tal como planejamento e recuperação de áreas degradadas. Os resultados da presente pesquisa poderão contribuir com a atividade de produção cartográfica, a qual é fundamental para auxiliar tanto estudos de planejamento ambiental quanto de análise de impacto ambiental dos recursos naturais do Pontal do Paranapanema. Esta região caracteriza-se como uma área de constantes estudos, técnico e científico, em razão de suas características naturais e sociais, as quais influenciam na dinâmica política, econômica, social e hídrico-ambiental do Estado de São Paulo, Brasil.

Protocolo: 4927 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2018 - 9/2021 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VAGNER SOUZA MACHADO
MARIANY KERRIANY GONCALVES DE SOUZA
NOEMI DE OLIVEIRA DIAS
Professor(es): ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
A Política Nacional dos Recursos Hídricos estabelece que a unidade territorial fundamental para a gestão dos recursos hídricos no Brasil são as bacias hidrográficas. Portanto, um trabalho inicial no âmbito de bacias é a delimitação de seus limites fisiográficos, visto que o mesmo é necessário no desenvolvimento de pesquisas que visem monitorar seu uso e ocupação, e outras afins, para a manutenção da qualidade dos seus recursos hídricos. Todavia, um problema na determinação manual dos limites de uma bacia hidrográfica é o caráter subjetivo utilizado na sua obtenção. Para eliminar a subjetividade desse processo, as geotecnologias são fundamentais por permitirem delimitar automaticamente a extensão de bacias a partir de dados de Modelo Digital de Elevação (MDE), e, por conseguinte realizar caracterização de sua morfometria. Há diversos MDE gratuitos, de diferentes resoluções espaciais, que podem ser utilizados na delimitação automática de bacias em software de Sistema de Informação Geográfica (SIG). Isto levanta a seguinte questão científica: "Quais as discrepâncias geradas nos resultados da delimitação e caracterização morfométrica de bacias hidrográficas ao se adotar diferentes MDE?". Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo delimitar e caracterizar a morfometria da bacia hidrográfica do rio Pirapozinho no Pontal do Paranapanema, Estado de São Paulo, a partir de diferentes MDE gratuitos com o apoio de geotecnologias livres. Serão utilizados quatro MDE gratuitos obtidos de diferentes fontes: SRTM (Shuttle Radar Topography Mission), Aster (Advanced Spaceborne Thermal Emission Reflection Radiometer), Alos Palsar (Phased Array L-band Synthetic Aperture Radar do satélite Alos) e o BARE-EARTH SRTM, o qual é o resultado de uma correção do SRTM realizada por um grupo de pesquisa da Universidade de Bristol no Reino Unido. Todos os modelos possuem resolução espacial de 30 metros, com exceção do MDE obtido pelo Alos Palsar, cuja resolução é de 12,5 metros. Tanto a delimitação da bacia quanto a extração de sua morfometria, a partir dos diferentes MDE, serão realizadas no SIG QGIS 2.18 por processos automáticos. Para a validação dos resultados, será realizado a análise morfométrica da bacia em estudo a partir do MDE do Estado de São Paulo disponibilizado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo na escala 1:50.000. Os resultados dessa pesquisa poderão subsidiar a elaboração de prognósticos para a bacia em estudo, bem como auxiliar nas tarefas de gestão e gerenciamento de seus recursos hídricos. Ademais, apontar a viabilidade de se utilizar diferentes dados geográficos gratuitos, processados com o apoio de geotecnologias livres, para a obtenção de informações sobre bacias hidrográficas, as quais são objeto de estudo tanto no âmbito de planejamento ambiental quanto de análise de impacto ambiental.

Protocolo: 4874 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2018 - 8/2019 Programa: PIBITI - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Aluno(s): VAGNER SOUZA MACHADO
MARIANY KERRIANY GONCALVES DE SOUZA
NOEMI DE OLIVEIRA DIAS
Professor(es): ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
O município de Presidente Prudente-SP apresentou, ao longo de cem anos de história, uma expansão habitacional caracterizada pela debilidade de um planejamento urbano que adequasse a taxa crescente de urbanização e as condições de saneamento básico oferecidas à população prudentina. Tal fato trouxe o surgimento de pontos geográficos nos quais restou patente, ao longo do processo de expansão urbana, a contaminação dos aquíferos que os abastecem (especificamente o Adamantina e o Santo Anastácio), trazendo-se a presença indevida de várias substâncias indesejadas, inclusive o nitrato. O objetivo deste Projeto é verificar o processo de urbanização prudentino e como este, quando relacionado à indisponibilidade de pleno saneamento básico em consonância com o processo de expansão urbana, levam a um quadro de contaminação das águas subterrâneas, utilizando-se, como indicadores da qualidade da água, parâmetros químicos e microbiológicos como o pH, condutividade, concentração de nitrato e coliformes fecais e totais. Para tanto, a pesquisa se pautará, em sua metodologia, por uma análise bibliográfica acerca do problema ora delineado, posteriormente se desenvolvendo mediante pesquisa experimental realizada nas regiões periféricas da zona leste prudentina. Assim, espera-se que os resultados da pesquisa sirvam não apenas para a compreensão da situação atual da qualidade das águas de tais áreas, mas também de base para definições de estratégias destinadas a sanar eventuais problemas relacionados aos parâmetros analisados.

Protocolo: 4769 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2018 - 12/2019 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): NAIARA MARIA PAVANI
FERNANDO MARTINEZ HUNGARO
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA
PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
MARCELO RODRIGO ALVES

Resumo:
O presente estudo tem como objetivo fazer um diagnóstico ambiental da microbacia do Córrego Cachoeira Grande localizada na zona leste de Presidente PrudenteSP, analisando fragilidades, potencialidades e discutindo propostas mitigadoras baseadas em um modelo multidisciplinar. Para tanto, será feito levantamento bibliográfico e visitas a campo a fim de identificar as questões relacionadas ao planejamento urbano da área de estudo, considerando questões socioeconômicas, questões físicas e questões urbanísticas como drenagem e sistemas viários. Também será feito a delimitação da microbacia, e a confecção de mapas como: delimitação da área de estudo, uso e ocupação do solo, erosões, áreas de preservação ambiental, malha urbana, águas superficiais e focos de degradação do local. Assim, após a identificação dos níveis de degradação da área será feito a avaliação dos impactos ambientais por meio da elaboração da matriz de Leopold e em seguida serão propostos modelos de mitigação e compensação dos mesmos.

Protocolo: 4708 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2018 - 11/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CAROLINA SALES XIMENES
Professor(es): NELISSA GARCIA BALARIM

Resumo:
No contexto da degradação ambiental provocado pelas ações antrópicas, o estudo do levantamento florístico se torna importante, pois contribui na elaboração de pesquisas e avaliações sobre a flora de uma determinada região, a fim de identificar e quantificar a composição das espécies da flora, avaliar as estrutura das espécies, podendo auxiliar na identificação de espécies ameaçadas, avaliação de impactos e avaliar o estado de conservação da vegetação. Uma proposta criada pela Secretaria de Meio Ambiente no estado de São Paulo, foi o Programa Município Verde AzulPMVA que visa estimular a implementação e o desenvolvimento de uma agenda ambiental municipal, criando condições de oferecer uma avaliação do desempenho dos municípios do Estado, acompanhando sua evolução. Uma das diretrizes do programa, é a arborização urbana, que visa fomentar a gestão do meio ambiente urbano através do planejamento de prioridades para a urbanização, de modo que as árvores tenham seu espaço no sistema viário.

Protocolo: 4698 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDRESSA BARBOSA DE BRITO
BRUNO SANCHEZ CARRIJO
Professor(es): ISABELA MAREGA RIGOLIN FUZETO

Resumo:
Este projeto tem como objetivo analisar a eficiência do tratamento convencional com e sem a adição de Microrganismos Eficientes (EM) e aeração, analisando qual a melhor opção de tratamento na escala piloto nas condições de tratamento adotado e nas características do efluente na qual será disponibilizado por uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE). As análises serão realizadas semanalmente, e os parâmetros analisados serão: pH, turbidez, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), tempo de detenção da lagoa e sólidos totais na Universidade do Oeste PaulistaUNOESTE, seguindo a literatura e seus devidos métodos de análise. Este tema é importante na atualidade devido ao crescimento populacional e o constante descarte de efluente inadequado, e este trabalho pode ser uma alternativa para o tratamento em diversas cidades em que este não está sendo eficiente. Os resultados esperados são a comprovação da eficiência dos Microrganismos Eficientes (EM) junto com a aeração dentro de lagoas de tratamento convencional.

Protocolo: 4729 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNO PEREIRA SOSSAI
MIGUEL MARRION SOUZA
Professor(es): ALEXANDRE TEIXEIRA DE SOUZA

Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo realizar análises de cinco marcas de água mineral comercializadas em Presidente Prudente para avaliar a potabilidade dessas de acordo com as legislações vigentes. As pessoas tomam água mineral acreditando que seja saudável, livre de contaminantes e bactérias, por não confiarem na água que chega em suas casas, proveniente das estações de tratamento de água. Mas, de acordo com pesquisas já realizadas, geralmente, as amostras acusam a presença de Escherichia Coli e outros microrganismos patógenos na água envasada. Os parâmetros escolhidos para análise e os respectivos métodos que serão utilizados são: pH, pelo método potenciométrico (peagâmetro); Turbidez (Turbidímetro); Nitrato; coliformes totais, coliformes termotolerantes, bactérias heterotróficas e Escherichia Coli, pelo método da membrana filtrante. Os métodos utilizados são da Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater da American Public Helth Association.

Protocolo: 4699 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2018 - 11/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GIOVANNA PAOLA TEIXEIRA
Professor(es): ELSON MENDONÇA FELICI

Resumo:
Atualmente a geração de resíduos se tornou um assunto conhecido devido a problemática que estes causam ao meio ambiente, essa geração pode variar de acordo com o consumo da sociedade. O Brasil está entre os países que mais produzem alimentos no mundo e consequentemente é um dos que mais desperdiça, sendo que a maior parte dos resíduos gerados no Brasil são orgânicos. Um dos grandes geradores de resíduos orgânicos são as Centrais de Abastecimento (CEASA´s), a maioria dessas centrais destinam seus resíduos aos aterros municipais, como é o caso da CEAGESP em Presidente PrudenteSP, algumas pesquisas vêm sendo realizadas com o intuito de melhorar o gerenciamento dos resíduos no local. Para o reaproveitamento dos resíduos orgânicos, uma das técnicas utilizadas é a compostagem, porém devido à grande quantidade desses resíduos e seu alto teor de carbono tem-se a necessidade de buscar técnicas que otimizem esse processo. Uma alternativa é a adição de Microrganismos Eficazes (E.M.) que possuem potencial de degradar a matéria orgânica de forma acelerada e em um curto período de tempo. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a decomposição dos resíduos orgânicos gerados no CEAGESP utilizando E.M. no processo de compostagem, verificando se o investimento nessa técnica de reaproveitamento será viável para a empresa.

Protocolo: 4730 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DANIELLE ELIS GARCIA FURUYA
NAYARA DE JESUS FIGUEIREDO
Professor(es): NELISSA GARCIA BALARIM
ANDRE TURIN SANTANA

Resumo:
As atividades antrópicas vêm causando impactos adversos nos solos, na região do Oeste Paulista, isto pode levar os mesmos desequilíbrio nas suas propriedades que são derivadas do mau uso e manejo deste recurso. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade do solo com relação à importância ambiental deste recurso com ênfase em índices de qualidades químicas e biológicas. Será desenvolvido na área agrícola da universidade do Oeste Paulista, campus II, com coletas de solo, cujos pontos são previamente demarcadas, em profundidade de 020 cm para realização de analises microbiológica como biomassa microbiana de carbono e nitrogênio, desidrogenase, respiração e químicas como matéria orgânica, pH, carbono total, fósforo, acidez potencial, potássio cálcio, magnesio, soma de bases e capacidade de troca catiônica. Também será conduzido ensaio com o uso da alface como planta bioindicadora. Os resultados serão submetidos á análise estatística de log normal, teste tukey e analise multivariada. Com base nos resultados encontrados serão estabelecidos indicadores de qualidade para esta avaliação.

Protocolo: 4711 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2018 - 4/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): AMANDA SILVA CUSTODIO
Professor(es): FABIO FERNANDO DE ARAUJO
RONALDO TOSHIAKI OIKAWA

Resumo:
Atualmente é crescente a necessidade da utilização de resíduos, que é ocasionada por diversos fatores como o crescimento populacional. Além disso, os resíduos orgânicos podem ser reaproveitados, e originando produtos de alto valor agregando, contribuindo com a produção de hortaliças, tornando-as mais saudáveis e diminuindo a dependência da utilização de adubos químicos minerais, que são caros e que muitas vezes contribuem para a contaminação dos solos. Desta forma o objetivo do presente trabalho será a avaliação da aplicação de dosagens de composto orgânico nos parâmetros microbiológicos do solo e cultivo de hortaliças. O experimento será conduzido na horta, localizada no Campus II da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), em Presidente Prudente - SP. Os materiais utilizados serão dispostos em uma pilha com as dimensões de 1,2m de altura por 2,5m de comprimento e largura, a composição inicial da pilha terá a relação C/N de 25/1. O composto será revolvido e irrigado quando a temperatura atingir 55ºC. O composto será aplicado aos canteiros da horta, nas dosagens de 0; 2; 4; 8 e 10 t ha-1 de matéria compostada, aplicadas 1 dia antes do transplante das mudas de alface. Cada parcela experimental será constituída por uma área de 1m de largura de canteiro por 5m de comprimento, que receberão 48 mudas, espaçadas uma das outras por 0,3m, em cada dosagem de composto. O delineamento experimental será em faixas casualizadas com 5 tratamentos e 5 repetições. Serão avaliados os parâmetros microbiológicos do solo e os parâmetros biométricos da alface. Os dados serão submetidos à análise de variância (ANOVA) teste F e utilização da regressão, utilizando o programa estatístico Sisvar.

Protocolo: 4703 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2018 - 1/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): KAIQUE DAGUANO SENA
DAVID DE OLIVEIRA NOVAIS
Professor(es): RITA DE CÁSSIA LIMA MAZZUCHELLI

Resumo:
O avanço da degradação ambiental está associado desde os tempos pré-históricos, onde o homem já se utilizava do solo como um meio de destinação final para seus resíduos, em decorrência da revolução industrial no século XVII e sem nenhuma percepção da importância para as questões ambientais os resíduos gerados pelas indústrias começaram a mudar drasticamente suas características, componentes e substancias tornando-se um agente potencialmente capaz de contaminar o solo, águas superficiais e subterrâneas. Neste trabalho serão estudados os mecanismos que permitem a identificação das áreas contaminadas por atividades industriais na ugrhi-22 tendo como objetivo realizar análise físico-química da água subterrânea e mediante a esses resultados comparar com as resoluções ambientais pertinentes para verificar a qualidade da água desse local.

Protocolo: 4663 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCAS FLAVIO THOMAZ
LAIS GABRIELA SOARES MARQUES
Professor(es): ELSON MENDONÇA FELICI

Resumo:
A terra é um bem natural de todos os seres que o utilizam, mas devido ao grande uso e intenso com medidas inadequadas e explorativas vários problemas acabam surgindo com o decorrer do tempo, seja ele cultural, social, pedológico, natural e outros. Por esses motivos medidas devem ser aplicadas para que não haja um maior e intensivo desgaste desse bem natural, com isso vários estudos foram, estão sendo, e serão realizados para que um melhor uso e aproveito seja eficaz, análises laboratoriais, consulta de antigos viventes em áreas rurais, para que possam analisar uma melhor forma de remediar e mitigar os problemas que vem ocorrendo cada vez mais em solos brasileiros, várias determinações foram comprovadas e exemplificadas cientificamente sobre erosões e com elas pode-se determinar quais medidas devem ser tomadas para uma melhor eficiência em seu controle. Neste sentido a utilização de técnicas de contenção de processos erosivos, como a paliçada pode evitar o avanço de seu estágio e degradações de suas vertentes.

Protocolo: 4666 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JOAO VICTOR CARVALHO DE ANDRADE
JOHN LENON BENEDITO DA SILVA
LUKAS FABIANO ARTUSO
Professor(es): ISABELA MAREGA RIGOLIN FUZETO

Resumo:
O Índice de Qualidade das ÁguasIQA, desenvolvido pela National Sanitation Foundation, modificado no Brasil pela CETESB, é utilizado por agências de água em diversos países (Hülya, 2009) e foi desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta visando seu uso para abastecimento público. Os parâmetros utilizados pelo IQA são em sua maioria, indicadores de contaminação causada pela ação antrópica, sendo eles: Oxigênio dissolvido, Coliformes termo tolerantes, pH, Demanda Bioquímica de Oxigênio, Nitrogênio total, Fosfato total, Temperatura, Turbidez e Sólidos total. É crescente o número de trabalhos que envolvem o monitoramento da qualidade da água, a fim de diagnosticar e servir como ferramenta de gestão deste recurso. A resolução 357/2005 do CONAMA determina os níveis adequados para os parâmetros físico-químicos e biológicos em que devem enquadrar-se os corpos hídricos. Devido à complexidade de analisar todos estes parâmetros, existem indicadores como o IQA, desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta através de um índice definido por um produto ponderado, onde são considerados os principais parâmetros de qualidade de água. No intuito de tornar o cálculo do IQA mais eficiente eficaz, este trabalho propõe a construção de uma ferramenta que auxilie os engenheiros ambientais no cálculo do índice de qualidade da água. Será utilizado o Visual Studio para fazer a elaboração da ferramenta, utilizando a linguagem de programação C# (C Sharp). A linguagem C# (C Sharp) faz parte do conjunto de ferramentas oferecidas na plataforma. NET e surge como uma linguagem simples, robusta, orientada a objetos, fortemente e altamente escalável a fim de permitir que uma mesma aplicação possa ser executada em diversos dispositivos de hardware na plataforma Windows desenvolvida na ferramenta Visual Studio.

Protocolo: 4646 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2018 - 10/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Professor(es): ELSON MENDONÇA FELICI
CARLA PLANTIER MESSAGE

Resumo:
A segurança do trabalho está se tornando uma área de cada vez mais importante e explorada dentro das organizações, não apenas pela obrigação legal, mas também como um investimento capaz de proporcionar melhorias para os seus processos, além de minimizar custos. Portanto, torna-se fundamental para as empresas identificar e controlar os riscos ambientais existentes em suas atividades através da gestão de riscos. A presente pesquisa tem como objetivo principal identificar e classificar os riscos ambientais presentes nas atividades de uma serralheria de pequeno porte, abordando em sua revisão de literatura os conceitos de segurança do trabalho, gestão de riscos, classificação dos riscos e técnicas de levantamento de riscos, onde será desenvolvido na prática através de um estudo de caso em uma serralheria da região. Por meio de uma abordagem qualitativa, serão apresentados os riscos ambientais encontrados nas atividades diárias e no ambiente laboral, onde serão classificados de acordo com suas categorias. Juntamente com o resultado, serão elaboradoras propostas de medidas de controle dos riscos levantados na empresa.

Protocolo: 4635 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2018 - 11/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): SERGIO AUGUSTO DE MELO SOUZA
ARTHUR PEREIRA DOS SANTOS
Professor(es): ELSON MENDONÇA FELICI

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo mapear a fragilidade ambiental e a dinâmica de uso e cobertura da terra da bacia hidrográfica do rio Pirapozinho a partir de geotecnologias livres. Será considerado um período de 30 anos na avaliação de uso da terra da bacia e a fragilidade ambiental da área mapeada em termos de fragilidade potencial e emergente. O mapa de fragilidade será elaborado como base na aplicação da metodologia inferência geográfica apoiada no Processo Analítico Hierárquico (AHPAnalytical Hierarchy Process) para a definição dos pesos das classes e subclasses de informações de interesse. Tais classes serão definidas com base na revisão de literatura. O mapa de uso e cobertura da terra será elaborado a partir de imagens orbitais gratuitas de média resolução espacial, as quais serão processadas com o auxílio do QGIS . Pretende-se disponibilizar resultados que auxiliem na definição de ações de prognóstico ambiental para uma gestão sustentável da bacia em estudo.

Protocolo: 4619 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2018 - 11/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): IRELI CRISTINA LUZ
CAROLINA GOMES DE MELO
Professor(es): ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
As ações antrópicas podem afetar a qualidade do ambiente para os organismos aquáticos ou mesmo para a saúde humana, por meio da ingestão de águas contaminadas. As últimas décadas foram marcadas pela crescente preocupação com o efeito das atividades humanas sobre o meio ambiente. A sociedade organizada está cada vez menos tolerante aos problemas associados à poluição hídrica. Conhecer a qualidade da água disponível é fundamental para a gestão dos recursos hídricos. Sendo assim, foram desenvolvidos vários índices e indicadores ambientais para avaliação desta, com base em suas características físico-químicas e biológicas. Nesse sentido, o objetivo geral desse trabalho é avaliar o IETíndice de estado trófico de uma lagoa localizada em Presidente Prudente - SP e os objetivos específicos são caracterização da área de estudo; realização de análises laboratoriais de fósforo e clorofila-a; levantamento das fontes de poluição no entorno da lagoa; avaliação dos impactos ambientais presente na área e proposição de medidas mitigadoras. Serão coletadas 03 amostras de água na lagoa estudada em 5 pontos distintos. As coletas serão mensais durante um período de três meses e deverão ser encaminhadas para os laboratórios de água da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Serão analisados os seguintes parâmetros: Fósforo Total e Clorofila-a. Por fim, será calculado o índice de estado trófico da lagoa em estudo.

Protocolo: 4636 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIANE RODRIGUES
JESSICA MARIA CRUZ COSTA
Professor(es): ISABELA MAREGA RIGOLIN FUZETO
ELSON MENDONÇA FELICI

Resumo:
O presente projeto de pesquisa possui o objetivo de apresentar um estudo sobre a construção de uma sonda capaz de enviar, via wireless, uma série de informações sobre as mais diversas situações ocorridas em aterros sanitários, bem como realizar um controle de temperatura da camada aterrada, de maneira a identificar o estágio de maturação dos materiais dispostos no aterro sanitário. Este projeto é possível graças ao desenvolvimento de novas tecnologias, em especial, a automação wireless, que torna possível monitorar e intervir em uma grande gama de índices físicos, fundamentais por exemplo, para o controle sanitário de uma área de aterro. Discutir aspectos viáveis da automação de aterros sanitários, e seu custo benefício tornam-se ações interessantes no cenário global de manejo de resíduos sólidos. Com a utilização de um equipamento de baixo custo, composto por uma placa micro controladora e sensores acoplados, é possível construir uma sonda capaz de enviar informações sobre uma série de ocorrências físico-químicas, como a presença de pessoas e animais no aterro sanitário; o monitoramento do gás gerado e seu volume; volumetria do chorume gerado, suas características físicas, e teores de pH e o acompanhamento de temperatura do material aterrado. No que diz respeito à metodologia, este trabalho está dentro das tipologias específicas de pesquisa, identificado como pesquisa aplicada, por seu interesse prático, pois fica clara a aplicabilidade de seus resultados na resolução do problema de recuperação de áreas degradadas pelo depósito de resíduos sólidos urbanos.

Protocolo: 4782 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2018 - 7/2019 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): ROBERTO KIYOSHI ITO
Professor(es): DANILLO ROBERTO PEREIRA

Resumo:
O crescimento populacional associado ao conjunto de atividades humanas resulta na contínua e desenfreada geração de resíduos em diferentes quantidades e características. Estes, quando dispostos de maneira inadequada podem ocasionar a poluição do solo, da água e do ar. As estações de tratamento de efluentes industriais de curtume geram no final de seu processo o subproduto lodo. A procura por soluções para minimizar os impactos e viabilizar a disposição adequada de resíduos provenientes de águas residuais de curtume, levou ao desenvolvimento de novas tecnologias. Entre algumas das alternativas de dispor desse resíduo, a aplicação em solo agrícola se torna viável quando não ocasiona contaminação do solo. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o impacto da utilização do lodo de curtume como um instrumento para melhorar as propriedades microbiológicas do solo e a produção do milho.

Protocolo: 4704 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ISABELLA SANTANDER DE SOUZA
Professor(es): FABIO FERNANDO DE ARAUJO
RITA DE CÁSSIA LIMA MAZZUCHELLI

Resumo:
Biocarvão é definido como a biomassa carbonizada sob atmosfera pobre em oxigênio cuja finalidade é o uso agrícola, visando a captura de carbono no solo e a melhoria de suas propriedades físico, químicas e biológicas. Em solos tropicais a adoção de biocarvão como uma técnica de condicionamento do solo pode proporcionar grandes benefícios como aumento da produtividade de culturas, melhoria na qualidade do solo e reduções nos usos de calagem e de fertilizantes. Tendo em vista que os solos desenvolvidos em regiões tropicais são naturalmente pobres e de baixo potencial produtivo, torna-se importantíssimo o uso de práticas que visem melhorias em suas condições e neste contexto o uso de biocarvões parece ser uma alternativa promissora. Diante disso, o objetivo principal do presente trabalho é avaliar se, quando aplicada no solo, a torta de filtro pirolisada (na forma de biocarvão), proporciona melhores resultados para o desenvolvimento inicial da cana-de-açúcar do que quando aplicada pela forma convencional, ou seja, sem ser pirolisada. Para tanto, será estabelecido em experimento em blocos casualizados em esquema fatorial 2x2x4 com quatro repetições. Os tratamentos serão constituídos por quatro doses de torta de filtro (0, 100, 200 e 300 gramas por vaso, respectivamente), dois modos de uso da torta de filtro (puro e pirolisado), e com e sem correção do solo por calagem. A partir da data de plantio serão realizadas avaliações quinzenais para os seguintes parâmetros: altura das plantas, número de folhas e número de perfilhos. O corte das plantas será com aproximadamente 90 dias após o plantio das mudas, na fase de perfilhamento da cultura; as variáveis analisadas serão: número de perfilhos, número de folhas, área foliar, massa seca das folhas, comprimento de colmos, massa seca de colmos e altura de plantas. Serão ainda realizadas análises de caráter químico (determinação dos teores de pH, teor de matéria orgânica, fósforo, potássio, magnésio, cálcio, alumínio e hidrogênio mais alumínio, N-total, N-inorgânico e amônia), físico (densidade do solo, macro e microporosidade e porosidade total), e biológico (carbono e nitrogênio da biomassa microbiana, atividade enzimática da desidrogenase e respiração basal) do solo. A análise estatística se dará pela análise de variância e pelo teste F, correlações simples e regressão. Para comparação das médias, será utilizado o teste de Tukey a 5 de probabilidade.

Protocolo: 4929 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2018 - 8/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FERNANDO AUGUSTO DIAS ALVES
ANA CAROLINA MONICO MOREIRA
JAQUELINE OLIVEIRA DA SILVA
Professor(es): CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS
MARCELO RODRIGO ALVES

Resumo:
O Balneário da Amizade localizado nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado (SP), é um ponto turístico destinado à lazer, práticas esportivas, pesca e banho. Devido a isso, é importante que o recurso hídrico da bacia encontre-se sob determinadas condições de qualidade. Para isso, serão realizadas análises laboratoriais à fim de avaliar a qualidade da água determinando a demanda bioquímica de oxigênio, demanda química de oxigênio e coliformes fecais. Dessa forma, a coleta e análise de amostras da água possibilitarão identificar a interferência do potencial de matéria orgânica biodegradável em águas superficiais e a quantidade de oxigênio necessária para ocorrer à oxidação da matéria orgânica através da concentração de agentes químicos, além de verificar a interferência direta da população nas concentrações de coliformes fecais. As amostras serão coletadas em 5 pontos diferentes do Balneário e em seguida, encaminhadas para os laboratórios da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Protocolo: 4502 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2018 - 7/2019 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ANA BEATRIZ RIBEIRO NOBRE
ALESSANDRA DE OLIVEIRA ALVES CORREIA
VITORIA MARTA VENANCIO RODRIGUES
Professor(es): ELSON MENDONÇA FELICI

Resumo:
O pó de exaustão é um resíduo sólido fino, gerado pelo processo de regeneração térmica das areias de macharia e produzido pela indústria de fundição. Neste trabalho, serão desenvolvidos formulação de massa para revestimento (rejunte) com a incorporação do pó de exaustão em diferentes granulometrias. O pó de exaustão será caracterizado por difratometria e fluorescência de raios X (DRX/FRX), análise térmica (Termogravimétrica e Calorimetria Exploratória Diferencial- (TG/DSC) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Serão realizados ensaios de aderência, atração e absorção de água do rejunte em diferentes substituições do pó de exaustão.

Protocolo: 4437 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2018 - 3/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MILENA VIEIRA DA SILVA
Professor(es): JAQUELINE NASCIMENTO DA SILVA

Resumo:
A cinza do bagaço da cana-de-açúcar (CBC) é um resíduo gerado da utilização do bagaço da cana como combustível em processos de geração de energia. Por ser constituída predominantemente de dióxido de silício (SiO2), apresenta como potencial matéria-prima alternativa para substituição parcial de novos materiais. Neste trabalho, serão desenvolvidos formulação de massa para revestimento (rejunte) com a incorporação da cinza do bagaço da cana (CBC) em diferentes granulometrias. CBC será caracterizada por difratometria e fluorescência de raios X (DRX/FRX), análise térmica (termogravimétrica e calorimetria exploratória diferencial- (TG/DSC) e microscopia eletrônica de varredura (MEV).

Protocolo: 4436 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2018 - 3/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MILENA VIEIRA DA SILVA
Professor(es): JAQUELINE NASCIMENTO DA SILVA

Resumo:
O objetivo desse trabalho é inferir a variação espacial dos graus de fragilidade da bacia hidrográfica do Rio Pirapozinho. A avaliação da fragilidade ambiental auxilia na definição das diretrizes e ações a serem implementadas como um diagnóstico, servindo de parâmetros para o zoneamento ambiental e fornecendo dados para uma gestão de bacias hidrográficas. Um mapa de fragilidade ambiental consiste no zoneamento do território em diferentes níveis hierárquicos, que representam os diferentes graus de fragilidade, e permite determinar quais áreas são mais frágeis e que, por isso, podem ser mais atingidas por mudanças ativa natural existente. A fragilidade ambiental é dividida em potencial e emergente; fragilidade potencial é definida como sendo a vulnerabilidade natural de um ambiente em função de suas propriedades físicas como a declividade e o tipo de solo. Fragilidade emergente, além de considerar as características físicas, considera os graus de proteção dos diferentes tipos de uso e cobertura vegetal. O presente estudo se justifica em razão da ausência de dados dessa natureza validados para a bacia hidrográfica do Rio PirapozinhoSP. L. O método utilizado está dividido em três etapas: preparação dos mapas temáticos para caracterização física da área de estudo, padronização das variáveis (mapas temáticos) e determinação da fragilidade ambiental potencial e emergente da bacia por meio de inferência geográficaálgebra de mapas. Todo o processamento será realizado no QGIS. Os resultados quanto a fragilidade ambiental, sendo esta baseada em fatores como o solo, capacidade de erosão, declividade e cobertura de uso e ocupação da terra, serão importantes para investigar a qualidade ambiental da área em estudo e consequentemente apoiar ações de planejamento ambiental da bacia.

Protocolo: 4214 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2017 - 12/2018 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCAS PRADO OSCO
IRELI CRISTINA LUZ
CAROLINA GOMES DE MELO
Professor(es): ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
O presente trabalho terá como finalidade a realização de análise de viabilidade da construção de um aterro sanitário no município de RanchariaSP, visando atender às normas estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), reduzir custos com a destinação adequada do lixo, erradicar a poluição ambiental e evitar possíveis penalidades impostas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).Para que o estudo possa se concretizar, será necessária, através de uma abordagem quantitativa, a análise de viabilidade econômica das alternativas de investimento, com a aplicação de métodos de Engenharia Econômica, como o método do Valor Presente Líquido (VPL). As informações necessárias para a análise,relativas as projeções de geração de resíduos sólidos pelo município de Rancharia-SP, aos custos com a terceirização da destinação adequada do lixo, aos custos com as etapas do ciclo de vida de um aterro sanitário, serão levantadas através de pesquisa bibliográfica e documental. Dessa forma, pretende-se avaliar se se a construção de um aterro sanitário no município de Rancharia-SP seria a alternativa mais rentável economicamente em comparação a realidade atual do município

Protocolo: 4200 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2017 - 10/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCELO SABINO ALVES
ARTHUR PEREIRA DOS SANTOS
Professor(es): ELSON MENDONÇA FELICI

Resumo:
O objetivo desse trabalho é validar diferentes Modelos Digitais de Elevação gratuitos utilizando software livre de Sistema de Informação Geográfica. O estudo se justifica em razão da ausência de dados dessa natureza validados para a região do Pontal do ParanapanemaSP, os quais podem apoiar diversos projetos na área ambiental, tal como planejamento e recuperação de áreas degradadas. O método está dividido em seis etapas: revisão da literatura; download dos dados vetorial e matricial; preparação da base cartográfica vetorial; pré-processamento dos MDE; validação dos modelos; e representação do relevo do Pontal. Todo o processamento será realizado no QGIS Tais resultados serão importantes para investigar a qualidade ambiental da área em estudo, isto é a região do Pontal como um todo.

Protocolo: 4188 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2017 - 10/2018 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCAS PRADO OSCO
MARIANY KERRIANY GONCALVES DE SOUZA
Professor(es): ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
AVALIAÇÃO DE DESEMPRENHO DO COAGULANTE ORGÂNICO TANFLOC PARA O TRATAMENTO DE ÁGUA BRUTA DO RIO SANTO ANASTÁCIO. As águas naturais são indispensáveis à vida e contém uma série de substancias indispensáveis à saúde, no entanto, também pode conter uma série de elementos e microrganismos que representam riscos. Afim de se adequar aos padrões de potabilidade exigido, as águas de abastecimento devem passar por tratamentos onde serão adequados seus parâmetros físicos, químicos e biológicos. Dentre as etapas de tratamento, temos a coagulação e floculação, fases onde são utilizados coagulantes químicos que adequarão os parâmetros da água. Muito se tem abordado sobre a substituição dos coagulantes químicos por coagulantes de origem natural, mais ambientalmente compatíveis e que não gerem resíduos de metais no final do processo, como os químicos. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência do coagulante natural TANFLOC SG na remoção de impurezas e adequação dos parâmetros da água bruta do Rio Santo Anastácio.

Protocolo: 4225 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2017 - 11/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANELISE TOLEDO EGEA
TIAGO PASSOS BRAGA
RAFAEL HENRIQUE GARCEZ NICOLAU
DANIELLE ELIS GARCIA FURUYA
Professor(es): LEILA MARIA SOTOCORNO E SILVA
GILBERTO JOSÉ DA PAZ JÚNIOR

Resumo:
A construção civil é responsável por um elevado consumo de recursos naturais, e também é responsável pelos altos níveis de resíduos gerados. No entanto, a falta de locais adequados e de fácil acesso à população para a disposição desses resíduos em Presidente Prudente, vem ocasionando problemas relacionados à disposição irregular dos mesmos que resultam em impactos no solo, entupimentos de galerias pluviais, propagação de material particulado, entre outros. No município encontram-se inúmeras áreas onde há o descarte irregular de resíduos, gerando impactos ambientais, sociais, visuais e sanitários. Desta forma, a fim de garantir o correto gerenciamento desses resíduos este trabalho propõe a criação de pontos de entrega voluntária (PEV) em locais estratégicos no Município e de fácil acesso à população. A definição da localização dos PEVs será determinada a partir da aplicação do Modelo Gravitacional de Weber baseado no cálculo da distância ótima entre os pontos de descarte irregular em cada quadrante do município e além disto será proposto o dimensionamento e a estrutura básica dos PEVs.

Protocolo: 4155 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2017 - 9/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): TIAGO SIQUEIRA DA SILVA
BARBARA MUNIKI ENGEL PELEGRINI
Professor(es): NELISSA GARCIA BALARIM

Resumo:
A supressão vegetal é um dos fatores que pode contribuir diretamente para a alteração do clima de uma região. O objetivo desse trabalho é avaliar se a mudança de temperatura de superfície na região do Pontal do Paranapanema tem relação com a alteração do uso e cobertura do solo nos últimos anos, por meio de dados de sensoriamento remoto. Imagens orbitais têm sido usadas no monitoramento da degradação ambiental, visando minimizar problemas ambientais, como a emissão de CO2 na atmosfera. Para tanto, será realizado a revisão de literatura sobre os temas que fundamentam o desenvolvimento da presente pesquisa. O método contempla as etapas de pré-processamento das imagens orbitais, como as correções de ordem geométrica, radiométrica e atmosférica, processamento dos dados para a extração das informações de cobertura vegetal e de temperatura, produção de mapas temáticos para a análise quali-quantitativa da alteração da cobertura vegetal e variação da temperatura de superfície. A principal contribuição desse trabalho é identificar a influência da dinâmica da vegetação na variação da temperatura de superfície da região do Pontal do Paranapanema-SP, e os impactos ambientais negativos associados.

Protocolo: 4116 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 8/2020 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCAS PRADO OSCO
ROSANA AMARAL CARRASCO
ROSANA AMARAL CARRASCO
Professor(es): PAULO ANTONIO DA SILVA
ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
Resíduos sólidos descartados inadequadamente têm se tornado um problema cada vez maior, proporcionalmente ao crescimento demográfico, econômico e ao poder aquisitivo da sociedade atual. Afim de abastecer a população com bens duráveis e não duráveis, exige-se cada vez mais a exploração de recursos naturais, o que por sua vez representa maiores impactos negativos ao meio ambiente. O Brasil tem de lidar com tais desafios, uma vez que está em constante desenvolvimento econômico e social, se adequando cada dia às novas tecnologias e padrões de vida. Porém, há um quadro bastante preocupante no que diz respeito ao descarte de resíduos sólidos no país. Resíduos mal descartados muitas vezes acabam se transformando em problemas ambientais com gerenciamento oneroso e complexo. Sendo assim, o presente projeto tem como objetivo propor uma coleta seletiva de resíduos urbanos, que serão implantados em pontos de ônibus nas proximidades do Campus II da Unoeste de Presidente PrudenteSP.

Protocolo: 4108 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 11/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RAFAEL HENRIQUE GARCEZ NICOLAU
HUGO ICHIKAWA DE CAMPOS
CARLOS EDUARDO BRUNELO
BRUNA OLIVEIRA SILVA
Professor(es): LEILA MARIA COUTO ESTURARO
ISABELA MAREGA RIGOLIN FUZETO

Resumo:
O processo de recuperação de áreas degradas, principalmente em regiões de solos arenosos e de baixa fertilidade natural ocorre de maneira lenta e depende, em muito, no manejo adotado. Uma alternativa para a recuperação dessas áreas seria a utilização do lodo de esgoto, da ETE, que apresenta altos teores de matéria orgânica e nutrientes, sendo assim muito indicado para suprir essas necessidades do solo. Sendo assim, o presente projeto tem como objetivo principal avaliar a capacidade de utilização do lodo da ETE em conjunto ou mesmo como alternativa à adubação convencional de um solo arenoso cultivado com Brachiaria. Dessa forma, será montado um experimento em blocos inteiramente casualizados, com cinco tratamentos e seis repetições: T1- Testemunha; T2apenas adubação convencional; T350 da dosagem equivalente do lodo e 50 da dosagem de adubo convencional; T4apenas o lodo sendo a dose equivalente a quantidade de Nitrogênio presente na dose de adubo convencional; e T5apenas o lodo sendo a dose equivalente a duas vezes quantidade de Nitrogênio presente na dose de adubo convencional. Desta maneira, serão analisados diversos parâmetros como: análises químicas e biológicas do solo, análise do comprimento e produção de massa de raízes, análise da produção de massa foliar e avaliação da capacidade de rebrota. Como o experimento será avaliado em duas épocas distintas, alguns parâmetros serão avaliados apenas no experimento de 100 dias e outros apenas no experimento de 200 dias. Os dados resultados obtidos serão submetidos a análise estatística, e análises de regressão. Para comparação de médias, será utilizado o teste Tukey (5).

Protocolo: 4136 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2017 - 8/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): AMARILDO FRANCISQUINI JUNIOR
JANARDELLY GOMES DE SOUZA
THALITA BARBOSA DE LIMA
DANIELA BERTO DOURADO
ISABELLA SANTANDER DE SOUZA
Professor(es): CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS
MARCELO RODRIGO ALVES
RITA DE CÁSSIA LIMA MAZZUCHELLI

Resumo:
A deposição de metais pesados no meio ambiente tem sido crescente relacionado a processos industriais. Atualmente em Presidente Prudente é considerado como um dos principais polos industriais do Oeste Paulista, onde os metais predominantes desses efluentes são o cádmio (Cd2+) e cromo (Cr3+), em altas concentrações esses metais ocasionam toxicidade, podendo trazer a perda da qualidade dos cursos d´água, desequilíbrio no ecossistema, prejudicar o meio biótico e riscos para saúde humana. Portanto, o presente trabalho terá como objetivo estudar a biomassa seca e homogeneizada de casca de laranja como um material adsorvente de metais pesados de cádmio (Cd2+) e cromo (Cr3+) presentes em soluções aquosas. As cascas de laranja serão coletados dos quiosques do campus II da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente - SP, lavados, secas a 100°C, moídas e peneiradas. Diversas propriedades físicas, bioquímicas, interfaciais e químicas dos biossorventes serão analisadas. Os ensaios serão preparados com 6 soluções padrão com diferentes concentrações para cada íon e estudos de sorção em colunas de percolação de laboratório com soluções sintéticas de metais pesados.

Protocolo: 4095 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GRAZIELLE SHIZUMI SUZUKI
ALINE ALVES COSTA
Professor(es): DIEGO ARIÇA CECCATO
MAIZA DA SILVA OZORIO

Resumo:
A segurança do trabalho está ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas, não só pela obrigação legal, mas como um investimento capaz de trazer melhorias para o processo, além de evitar custos. A identificação e controle dos riscos existentes nas atividades através da gestão de riscos trazem benefícios como redução de custos e desperdícios, evita acidentes de trabalho, promove bem estar dos funcionários, trazem melhores condições de trabalho refletindo diretamente na produtividade. A presente pesquisa objetiva identificar e classificar os riscos ambientais presentes nas atividades de funilaria e pintura, trazendo os conceitos de segurança do trabalho, gestão de riscos, classificação dos riscos e técnicas de levantamento de riscos em sua revisão de literatura, onde será desenvolvido na prática por meio de um estudo de caso em uma oficina da região de Presidente Pudente. Por meio de uma abordagem qualitativa, serão apresentados os riscos encontrados nos ambientes de trabalho e suas atividades da oficina. Os riscos serão classificados de acordo com as categorias. Juntamente com o resultado, serão propostas medidas de controle dos riscos levantados na empresa.

Protocolo: 4130 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2017 - 8/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ALISSON CRUZ MARTINS
ARTHUR PEREIRA DOS SANTOS
Professor(es): ELSON MENDONÇA FELICI

Resumo:
O presente projeto de pesquisa tem como intuito caracterizar o estado geoecológico da Bacia Hidrográfica do Alto Curso do Córrego Gramado e analisar através do IQA a qualidade da água do rio principal, sendo que esse recurso é essencial para a vida humana e vem sendo degradado. Desta forma, através de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, objetiva-se fazer o levantamento do meio físico e antrópico, delimitar as unidades paisagísticas e verificar seu estado geoecológico de degradação para que através de mapas possamos mostrar como se encontra a área de estudo e qual a influência da mesma na qualidade dos recursos hídricos e fazer um prognóstico para o local mostrando a necessidade do planejamento ambiental. Através da compilação dos dados obtidos pretende-se comprovar as hipóteses levantadas no desenvolvimento do trabalho.

Protocolo: 3966 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): THIAGO DE PAULA ALMEIDA
Professor(es): ELSON MENDONÇA FELICI

Resumo:
A geração de resíduos sólidos têm aumentado gradativamente ao longo dos anos, e isso requer estudos e análise de gestão ambiental para correta destinação e reutilização do mesmo. Quando há um bom gerenciamento do resíduos é possível melhorar a economia de municípios e até de estados através da produção de novos produtos, subprodutos e insumos para geração de energia ou novos materiais. Existem vários tipos de resíduos sólidos, produzidos por setores diferentes, tais como indústrias têxtil, automobilística, hospitais, doméstico e agroindustrial. Dentre os resíduos agroindustriais destacamos a casca da laranja e seus componentes. A laranja é uma das frutas mais conhecidas, cultivadas e estudadas no mundo, tendo como principal produto o suco. Dentre as variedades de laranja que são comumente comercializadas no Brasil, destacam-se a produção das laranjas pêra. Uma maneira interessante para a utilização dos resíduos, provenientes da produção/consumo da laranja, é o investimento em estudos e desenvolvimento de plásticos biodegradáveis. Esse processo é vantajoso pois a degradação do plástico ocorre por meio de microrganismos presentes no meio ambiente, ou por oxidação e fotodegradação, em curto espaço de tempo, após o descarte. Desse modo, o foco do presente trabalho é estudar as propriedades apresentadas pelo resíduo da laranja através de análises físicas e químicas. Será realizada análise térmicas com o objetivo de estudar a perda de massa em função da variação de temperatura. Caracterizações morfológicas e estruturais serão empregadas para análise do material em função do processo de degradação. A ideia é propor aplicações para o resíduo da laranja, como sua viabilidade para produção de plásticos biodegradáveis, evitando assim o desperdício desse importante recurso. Além disso, pretende-se buscar soluções para problemas reais visando a diminuição de custos e a não degradação ambiental.

Protocolo: 4013 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2017 - 10/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): PALOMA DE LIMA MARRA
VINICIUS DIEGO SILVA OLIVEIRA
Professor(es): MAIZA DA SILVA OZORIO

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo mapear as classes de uso e cobertura da terra em uma área atualmente ocupada por uma mineradora, no município de Paracatu, Minas Gerais, e discutir os impactos ocasionados por essa atividade na área estudada. Como justificativa para o estudo tem-se: a) a carência de estudos que envolvam o mapeamento de uso e cobertura da terra em áreas ocupadas por mineradores; b) a necessidade de se desenvolver um mapa temático que dará apoio ao planejamento ambiental da área estudada. A escolha da área se deu em função de sua proximidade com o núcleo urbano de Paracatu-MG e com o Córrego Rico. O método encontra-se separado em: 1) preparação das bases cartográficas (vetorial e matricial); 2) elaboração de uma chave de interpretação; 3) classificação da imagem e validação do resultado; 4) quantificação das classes e a produção do mapa. As etapas do pré-processamento e do pós-processamento, em específico a classificação da imagem selecionada, serão realizadas no software QGIS 2.8.4, aplicando o algoritmo de Máxima Verossimilhança. A elaboração do layout do mapa, assim como a extração dos dados referentes às áreas ocupadas pelas classes identificadas consistirá na etapa final do projeto. A partir do mapa temático produzido será possível identificar a distribuição espacial dessas classes. Os resultados permitirão discutir a contribuição do impacto ambiental oriundo da atividade mineradora nos recursos naturais da área estudada.

Protocolo: 3872 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2017 - 7/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ARTHUR PEREIRA DOS SANTOS
Professor(es): WESLEY BARBOSA DOURADO

Resumo:
Com a decomposição dos corpos mortos, ocorre a liberação de um líquido denso conhecido como necrochorume. O necrochorume é um liquido composto por água, sais minerais e substâncias orgânicas e sua liberação no meio ambiente pode ocasionar a contaminação do solo e da água subterrânea. Nesse sentido, esse projeto de iniciação científica pretender avaliar a concentração de turbidez e DQODemanda Química de Oxigênioem um poço artesiano localizado no município de Presidente Prudente. O poço artesiano está localizado nas proximidades do Cemitério Municipal São João Batista. Serão coletadas 8 amostras de água no referido poço em intervalos quinzenais, que posteriormente serão encaminhadas ao Laboratório de Qualidade de Água da UNOESTE. Assim, os pesquisadores pretendem avaliar se existe ou não interferência do necrochorume na contaminação da água subterrânea medido em função da DQO.

Protocolo: 3600 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2017 - 10/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ARTHUR PEREIRA DOS SANTOS
JEAN CARLOS DE OLIVEIRA
Professor(es): ELSON MENDONÇA FELICI

Resumo:
O projeto de pesquisa abordará o uso e a aplicação de conceitos e ferramentas que envolvem a ergonomia e a segurança do trabalho, ambas áreas da Engenharia de Produção, em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental. O objetivo da pesquisa é diagnosticar a situação atual da escola em relação a ergonomia e segurança do trabalho e propor medidas a serem adotadas para proteger a saúde e segurança dos funcionários e alunos. A metodologia se dará através da abordagem de pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, adotando o estudo de caso como procedimento para a pesquisa a ser realizada no ambiente escolar. A coleta de dados terá início com uma pesquisa bibliográfica, com a intenção de reunir o maior número de informações possíveis sobre a ergonomia e a segurança do trabalho, seguido pela observação dos patrimônios pertencentes à escola para a execução das atividades e funções trabalhistas. Em seguida, será possível elaborar propostas de ajustes ou melhorias no mobiliário e na execução das atividades, objetivando sempre o maior conforto para o trabalhadores e alunos. Com a conclusão do presente estudo, espera-se que todos os conceitos e aplicações possíveis da ergonomia e da segurança do trabalho tenham sido bem apresentados e explicados, revelando a sua importância, não só em setores de grandes fábricas e empresas, mas para todos na sociedade, usando suas aplicações para um maior bem-estar e uma melhoria na saúde.

Protocolo: 3781 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2017 - 9/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCAS POLEGATTI PACHECO
CAROLINA GOMES DE MELO
Professor(es): ELSON MENDONÇA FELICI

Resumo:
O projeto consiste na elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) para CEAGESP, localizado no município de Presidente PrudenteSP. E será desenvolvido por meio do diagnóstico atual da geração dos resíduos sólidos (RS), desde a geração até a destinação final. Seguido pela elaboração de propostas e cronograma de implementação das ações corretivas necessárias para adequar as práticas locais às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos a fim de minimizar, reaproveitar e reciclar os resíduos gerados. O que desperta grande interesse de estudo deste trabalho é que o CEAGESP de Presidente Prudente é um gerador em potencial de resíduos sólidos (RS), produzindo cerca de 20 toneladas de RS mensalmente. E que atualmente não existe nenhum plano de gerenciamento de resíduos sólidos no local e que os mesmos são quase que integralmente descartados no aterro municipal, demandando cada vez mais áreas para disposição. Além de ser a ultima recomendação de destinação segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Protocolo: 3597 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2017 - 1/2018 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): DANIELLE ELIS GARCIA FURUYA
NAYARA DE JESUS FIGUEIREDO
BRUNA OLIVEIRA SILVA
Professor(es): NELISSA GARCIA BALARIM

Resumo:
O descarte de medicamentos vencidos pela população brasileira é uma questão de ordem ambiental e sanitária, eis que a destinação final inadequada desses resíduos pode causar impactos relevantes. Apesar de não existir uma Lei Federal regulamentadora sobre esse assunto, as normas técnicas e legislações estaduais e municipais, ainda que de forma desordenada, regulam substancialmente alguns critérios de logística reversa. Este trabalho pretende analisar a Lei Municipal n. 7012/2009, que disciplina o descarte, o recolhimento e a destinação de medicamentos vencidos e a vencer pela população de Presidente Prudente, demonstrando suas características mais relevantes. O método utilizado foi o dedutivo legal, aplicando-se a interpretação de legislação e doutrina. Observa-se que é relevante a elaboração urgente de um decreto regulamentador com objetivo de ensejar total eficácia à Lei Municipal já existente, sem prejuízo de ações específicas no sentido de aperfeiçoar a citada Lei Municipal, como fator preponderante à proteção ambiental e a saúde pública de modo geral.

Protocolo: 3561 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2016 - 5/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RENATA CRISTINA MAFRA
Professor(es): FABIO FERREIRA MORONG

Resumo:
Santo Anastácio em 2016, a partir de imagens do satélite Landsat 8. O estudo se justifica em razão do mapeamento temático da cobertura da terra consistir em uma ferramenta de apoio à diversos projetos na área ambiental, tal como planejamento e recuperação de áreas degradadas. Além disso, a razão do objeto de estudo consistir na bacia do alto curso do Rio Santo Anastácio, localizada na região do Pontal do ParanapanemaSP, é devido ao fato dessa ser utilizada como manancial para abastecimento público do município de Presidente Prudente. O método está dividido em oito etapas: revisão da literatura; download dos dados vetorial e matricial; preparação da base cartográfica vetorial; pré-processamento da imagem orbital; elaboração da chave de interpretação; classificação da imagem multiespectral; validação da classificação; e quantificação das classes de uso e cobertura. A classificação da imagem será realizada no SPRING e o tipo a ser aplicado é a supervisionada por pixel, utilizando o algoritmo de Máxima Verossimilhança. O mapa de uso e cobertura da terra será produzido no QGIS e conterá cada uma das classes definidas na chave de interpretação. Para avaliar o resultado da classificação, pretende-se utilizar o índice kappa, bem como realizar uma análise qualitativa das classes. A partir desse mapa temático será possível qualificar e quantificar a extensão territorial de cada uma das classes de uso da bacia. Tais análises serão importantes para investigar a qualidade ambiental da área em estudo.

Protocolo: 3483 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2017 - 1/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): IRELI CRISTINA LUZ
CAROLINA GOMES DE MELO
Professor(es): ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, caracterizada por hiper-responsividade brônquica, a qual é manifestada por obstrução reversível do fluxo aéreo. O tratamento da asma pode ser dividido entre o de manutenção e o de exacerbação. O tratamento de manutenção consiste na prevenção dos sintomas, podendo-se utilizar corticosteroides inalatórios, agonistas do receptor beta-2 de ação prolongada, antagonistas de receptores de leucotrienos cisteínicos, teofilina, omalizumabe e agonistas dos receptores beta-2 de ação prolongada por via oral, cromonas, e imunoterapia específica com alérgenos. Tem sido proposto o uso de sulfato de magnésio para o tratamento de exacerbações mais graves. Além disso, às vezes, faz-se necessário o uso de oxigênio. A asma é considerada um problema de saúde pública. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que haja 300 milhões de pacientes com asma no mundo, estando presente em todos os países e sendo a enfermidade crônica mais frequente em crianças. O objetivo deste trabalho é Aaaliar espaço-temporalmente a distribuição da taxa de incidência de asma nos municípios do Pontal do Paranapanema no período de 2008 a 2015. A pesquisa se justifica em razão do elevado número de casos notificados de asma no país e, sobretudo, devido à inexistência, até o presente momento, de estudos dessa natureza na região do Pontal. O método está dividido em sete etapas: (1) revisão da literatura; (2) levantamento e organização dos casos de asma por município para os anos de 2008 a 2015; (3) levantamento e organização dos dados de população dos 32 municípios do Pontal; (4) estimativa da taxa de incidência de asma para cada município e ano de estudo; (5) Preparação da base cartográfica dos municípios; (6) elaboração do projeto cartográfico; e (7) produção dos mapas temáticos da taxa de incidência de asma nos municípios do Pontal entre o período de 2008 e 2015. A análise da distribuição espaço-temporal da taxa de incidência de asma nos 32 municípios do Pontal do Paranapanema será realizada por duas abordagens: pelos resultados apresentados nos mapas temáticos e por meio de gráficos. Os mapas possibilitarão identificar se há um padrão na distribuição dos casos de asma nos municípios durante os anos de 2008 a 2015. Enquanto os gráficos auxiliarão a identificar se houve uma tendência de crescimento dos casos de asma na região do Pontal entre os oito anos do caso de estudo. A partir disso, pretende-se apontar quais são os municípios com os maiores problemas de asma, de modo que futuras investigações possam ser realizadas, especificamente nesses municípios, a fim de compreender os possíveis fatores que contribuíram para as elevadas taxas de incidência da doença nesses locais.

Protocolo: 3422 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 8/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CAROLINA ZAQUI VIOTO
LUCAS PRADO OSCO
Professor(es): RENATA CALCIOLARI ROSSI
MARCUS VINICIUS PIMENTA RODRIGUES
ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
Favorecida pela crise do petróleo, a cana-de-açúcar vem sendo utilizada na produção de álcool combustível, denominado de combustível renovável, substituindo em parte os derivados de petróleo. Segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, na safra 14/15, estima-se que o Brasil tenha produzido 632 milhões de toneladas de cana-de-açúcar em 9,7 milhões de hectares. Deste total, foram produzidos 28 milhões de metros cúbicos de álcool (hidratado e anidro) e 35 milhões de toneladas de açúcar. O principal resíduo gerado no processo produtivo do etanol é a vinhaça, um líquido marrom escuro, de natureza ácida, corrosiva e de odor fétido. A vinhaça é caracterizada como um forte agente poluidor, de elevada demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e a sua geração média é cerca de 13 litros para cada litro de álcool produzido. O seu manejo inadequado pode causar danos irreparáveis ao meio ambiente, como, por exemplo, a alta mortandade de peixes, caso despejada em corpos de água, a super saturação do solo e a contaminação do aquífero freático por sua percolação. Devido à necessidade de um tratamento mais eficiente dos efluentes orgânicos, novas tecnologias têm sido desenvolvidas nas últimas décadas. Dentre as tecnologias mais promissoras, estão os denominados processos oxidativos avançados (POA). Neste contexto, este trabalho pretende investigar o tratamento da vinhaça pelo processo oxidativo avançado UV/H2O2, com radiação em 254 nm.

Protocolo: 3307 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2016 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FABIANA LIMA SALOMAO
YANCA ARAUJO FRIAS
BRUNO HENRIQUE MARQUES
Professor(es): HAMILTON MITSUGU ISHIKI
MARCELA PRADO SILVA

Resumo:
O processo de expansão territorial urbano gera vários impactos negativos no ambiente natural. Ao mesmo tempo, sistemas de infraestrutura cinza não tem demonstrado eficiência necessária para evitar problemas em áreas urbanizadas, como enchentes e deslizamentos. Nessa direção, a infraestrutura verde busca criar ambientes urbanos mais viáveis, com menores prejuízos ambientais e locais, com menos problemas climáticos, de poluição, de drenagem de águas pluviais, entre outros, associado a locais de lazer intra-urbanos mais qualificados e a estímulo à mobilidade alternativa. A partir disso, esta pesquisa visa a aprofundar conhecimentos relativos à infraestrutura verde aplicáveis em cidade pequena no interior do estado de São Paulo. A metodologia a ser seguida é qualitativa, embasada em pesquisas teóricas.

Protocolo: 3214 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2016 - 4/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): AMANDA CALEIRO DA SILVA
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
YEDA RUIZ MARIA

Resumo:
A água é necessidade primordial para a vida e um recurso natural indispensável ao ser humano e aos demais seres vivos, além de ser suporte essencial aos ecossistemas. Utilizada para o consumo humano e para as atividades sócio - econômicas, é retirada de rios, lagos, represas e aquíferos, tendo influência direta sobre a saúde, a qualidade de vida e o desenvolvimento das populações. A qualidade necessária da água para consumo é a potabilidade, ou seja, deve estar livre de qualquer contaminação, seja ela de origem microbiológica, química, física ou radioativa. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar a influência do uso e ocupação do da terra na qualidade da água em uma propriedade rural localizada no município de Álvares MachadoSP. Para tanto, o trabalho será subdividido em quatro fases principais: (1) caracterização do relevo; (2) caracterização do uso e ocupação do solo; (3) Levantamento e classificação de ocorrências de erosão (4) Coleta e Análise da qualidade da água.

Protocolo: 3226 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 10/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LOUISE LAGISCK
VINICIUS ALEXANDRE DE OLIVEIRA BOLACH
Professor(es): MARCELO RODRIGO ALVES

Resumo:
De acordo com o Global Soil Forum, estima-se que, nos últimos 50 anos, a quantidade de terra agricultável per capita diminuiu cerca de 50 no mundo. Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) apontam que cerca de 33 das terras têm alto ou médio grau de degradação. Associado fortemente a essas degrações aparece que a erosão que consiste no desprendimento e carregamento de particulas do solo e que podem iniciar de forma respercebida, mas que se não identificada e tratada pode ocasionar perdas incalculáveis dos pontos de vista economicos, sociais e ambientais. Geralmente foca-se um olhar mais cuidadoso para grandes sistemas de produção (latifundios e grandes empresas agrícolas) e esquece-se das pequenas propriedadas, embora estas, na maioria das vezes apresentem um risco muito maior de apresentar erosões por apresentarem baixo nível de manejos em seus solos. Diante disso, o presente projeto tem como objetivo caracterizar o solo e o relevo de uma propriedade rural, com intuito de apontar alternativas preventivas ou mesmo ações corretivas para o controle da erosão. A execução desse trabalho será dividido em quatro fases principais: (1) caracterização do relevo da área de estudo por técnicas de Geoprocessamento; (2) caracterização química, física e pedológica dos solos da propriedade; (3) levantamento e classificação de possíveis processos erosivos no solo e (4) baseado nos estudos anteriores, propor ações preventivas, mitigadoras e corretivas para o controle de erosões. Como resultados espera-se que os estudos a cerca dos solos e do relevo da propriedades sejam suficientes para diagnosticar a presença de erosões em quais estágio de desenvolvimento, além de apontar áreas que, embora não apresentem indícios de erosões no presente, possuem alto risco potencial de isso acontecer no futuro. Associado a tudo isso, ainda espera-se que sejam possíveis sugerir alternativas para a prevenção e controle das mesmas.

Protocolo: 3227 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 9/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JULIA CARDOSO SILVA
MARIANA CANDIDO NAVARRO
Professor(es): MARCELO RODRIGO ALVES

Resumo:
Os fármacos são poluentes prioritários de especial interesse devido ao seu fácil transporte no meio ambiente, bem como o seu potencial de ameaçar seriamente o ambiente aquático e a saúde humana, sendo considerados desreguladores endócrinos. Dentre os medicamentos mais vendidos no mundo está o hormônio sintético levotiroxina sódica-T4 (LTX), a droga mais eficaz no tratamento do hipotiroidismo. Diferentes estudos têm relatado que as estações de tratamento de água e esgoto apenas reduzem parcialmente a concentração de compostos farmacêuticos, mas isso não garante a degradação dos mesmos, uma vez que o lodo pode conter concentrações desses poluentes até 1000 vezes superiores às encontradas no efluente que chega às estações. Legislações mais restritivas quanto aos impactos de efluentes químicos sobre o meio ambiente e demandas sociais têm ocasionado uma busca intensa por novas e eficientes tecnologias de tratamento, impulsionando o desenvolvimento de processos oxidativos avançados (POA), que permitem degradar poluentes orgânicos com diversas estruturas químicas e grupos funcionais. O POA baseado no sistema UV/H2O2 foi aplicado comercialmente para tratamento de águas contaminadas com fármacos, dessa forma este processo figura como um candidato interessante para remediação de águas e efluentes industriais contendo LTX em diferentes concentrações. Por outro lado, na literatura não são encontrados trabalhos dedicados ao estudo dos mecanismos de degradação do hormônio sintético LTX por meio do processo UV/H2O2. Nesse sentido, este estudo, além de avaliar as condições ótimas de degradação da LTX por UV/H2O2 em solução aquosa, pretende aprofundar o conhecimento a respeito da degradação deste hormônio sintético em diferentes aspectos.

Protocolo: 3119 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2016 - 5/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MAURICIO OLIVEIRA COSTA
RENATA CRISTINA MAFRA
Professor(es): HAMILTON MITSUGU ISHIKI
DIEGO ARIÇA CECCATO
MARCELA PRADO SILVA

Resumo:
As indústrias cimenteiras são responsáveis pelo lançamento total de 5 do CO2 da atmosfera, sendo este um setor industrial extremamente nocivo ao meio ambiente. Esse material produzido é utilizado abundantemente na produção do concreto, o qual é um dos materiais mais utilizados no mundo todo, sendo o símbolo do desenvolvimento. Entretanto, se faz necessário medidas que proporcionem a sustentabilidade na utilização do concreto, que possa diminuir e/ou mitigar os danos do mesmo causados ao meio ambiente. A cinza do bagaço da cana de açúcar é um material oriundo das usinas sucroalcooleiras gerada em larga escala, que vem sendo utilizada como adubo em lavouras, mas estudos indicam que esse uso não é o mais adequado para se atingir o objetivo necessário e esperado nas plantações, mostrando que seu uso no concreto pode se tornar viável trazendo benefícios econômicos e principalmente ambientais. O presente trabalho apresenta uma alternativa na preparação do concreto, tendo como objetivo estudar a diminuição e substituição parcial do cimento utilizado no mesmo, pelas cinzas do bagaço da cana de açúcar, o qual vem sendo objeto de estudo e sendo indicada na otimização desse e outros materiais por conta de suas caraterísticas. Esse estudo se utiliza de metodologias essenciais para a construção desse projeto, como a caracterização dos materiais utilizados, produção de concreto otimizado com proporções de 10, 25 e 40 de CBCA e a realização de testes fundamentais seguindo normas legais que garantam a eficiência do novo material, além de uma discussão dos resultados obtidos considerando questões ambientais e econômicas.

Protocolo: 3061 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2016 - 3/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GLEICY FERNANDA ALVES DA SILVA
Professor(es): ALEXANDRE TEIXEIRA DE SOUZA

Resumo:
Atualmente existe uma grande cobrança sobre as empresas no que diz respeito à sua responsabilidade e obrigações sociais, políticas e ambientais, tanto por parte da população quanto por questões legais. E uma maneira de identificar o desempenho ambiental das organizações é por meio de levantamento de aspectos e impactos ambientais, e baseado em sua análise desenvolver medidas de prevenção e mitigação. O presente projeto de pesquisa objetiva levantar os aspectos e os respectivos impactos de um fabricante de materiais de limpeza, além de classificar os resíduos relacionados a esses impactos segundo a ABNT NBR10004 e propor medidas que reduzam os possíveis danos ambientais baseadas em técnicas de Produção mais Limpa. Para isso será adotada uma metodologia de levantamento de campo, com visitas a fábrica em questão, e com levantamento bibliográfico. Para analisar os resultados será elaborado um fluxograma de processos para identificar com maior clareza os aspectos e impactos, além de melhor elaboração de propostas de melhoria baseadas em técnicas de gestão ambiental.

Protocolo: 3016 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2016 - 6/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FLAVIA CAMILA CUNHA DA SILVA MENTE
Professor(es): ELSON MENDONÇA FELICI

Resumo:
O estudo em tela tem por objetivo fazer uma discussão, uma leitura sobre a criação da APRM do Alto Curso do Rio Santo Anastácio, cuja importância denota o abastecimento de água de Presidente Prudente de, principal centro urbano da bacia da URGHI-22. A criação da APRM tem por finalidade o planejamento e desenvolvimento de ações que reflitam na recuperação e proteção do manancial que compõem essa unidade hidrográfica. Especificamente será apresentada discussão sobre o gerenciamento da Bacia do Alto Curso do Rio /santo Anastácio; refletir sobre as medidas tomadas e resultados apresentados e apresentar projeção para cenário futuro. Desenvolver-se-a presente proposta de pesquisa por meio de levantamento bibliográfico, artigos eletrônicos, periódicos, dissertações, teses entre outros. Coleta de dados em órgãos oficiais como IBGE, IPT, DAAE, CETESB, Comitê de Bacias Hidrográficas do Pontal do Paranapanema, uso de mapas caracterizando espacialmente a área visando melhor compreender a situação atual do gerenciamento na referida bacia hidrográfica. Verificar-se-a também, as leis que fundamentam a criação da APRM, Lei Federal 9433/97 - Lei das Águas - que institui a Política Nacional de Recursos Hidricos e lei 7663/91 que cria o sistema integrado de recursos hídricos, lei 9866/97 e suas diretrizes. Importante se faz o estudo do ponto de vista sovial visto que o mesmo apontará bacia em estudo, bem como a relevância do gerenciamento e recuperação da mesma por meio de ações que promovam a sustentação e qualidade do manancial, uma vez que esse é de interesse regional e fundamental para o abastecimento das populações atuais e futuras do Estado de São Paulo. Sendo assim, a discussão pautar-se-a ainda, no PDPA - Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental., entre outros recusos, procedimentos e métodos que se fizerem necessários para a realização da pesquisa em tela.

Protocolo: 2936 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2016 - 12/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ERICA APARECIDA FERNANDES DA MOTA
Professor(es): MARIA HELENA PEREIRA MIRANTE

Resumo:
A necessidade das indústrias em se adequar a novas práticas produtivas visando os benefícios ambientais tem feito com que muitos pesquisadores se interessem em propor novas formas de produção e preocupação principalmente com o despojamento de resíduos gerados por uma empresa que acabam sendo diretamente depositados no meio ambiente desconsiderando as legislações vigentes no país e a metodologias ambientais aplicadas a prática de produção mais limpa. Objetivo: Propor estratégias para melhoria do processo produtivo com base nos princípios de produção mais limpa visando à minimização de resíduos em uma empresa de maquinas agrícola. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, prospectivo e transversal. As informações serão obtidas por intermédio a visitas realizadas em uma empresa presente há 65 anos no mercado do agronegócio brasileiro fornecedora de equipamentos ao setor pecuário e agrícola, localizada na cidade de Alvares Machado interior do estado de São Paulo. A coleta de dados ocorrerá através de questionário e informações obtidas mediante entrevista com os supervisores e gerentes da empresa sobre o processo produtivo, resíduos gerados e utilização de matérias primas.

Protocolo: 2935 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2016 - 6/2016 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIEL SIMOES
JAMILE SILVEIRA TOMIAZZI
Professor(es): ELSON MENDONÇA FELICI

Resumo:
A crescente densidade demográfica e o aumento de atividades antrópicas em consideráveis partes das bacias hidrográficas têm afetado diretamente na qualidade da água, recurso indispensável à vida e centro de muitos debates em tópicos de sustentabilidade. A Água em seu estado bruto contém não apenas substancias essenciais à vida, mas também diversos elementos químicos e microrganismos que em concentrações elevadas podem apresentar sérios riscos ao consumidor. Meios de tratamentos de água eficientes estão cada vez mais dispendiosos, uma vez que precisam atender às regulamentações e exigências do Ministério da Saúde. Portanto, o presente estudo tem como objetivo a comparação de eficiência no processo de coagulação dos três produtos mais usados sendo eles: Sulfato de Alumínio, Policloreto de Alumínio e Cloreto Férrico no tratamento de água bruta retirada do Rio Santo Anastácio, buscando avaliar os parâmetros químicos, físicos e biológicos da água.

Protocolo: 2902 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2016 - 12/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JOSE AUGUSTO ALVES PIMENTA
JOSE WILSON DOS SANTOS FERREIRA
RAFAEL HENRIQUE GARCEZ NICOLAU
DANIELLE ELIS GARCIA FURUYA
Professor(es): LEILA MARIA SOTOCORNO E SILVA
GILBERTO JOSÉ DA PAZ JÚNIOR

Resumo:
A presença de compostos nitrogenados nos seus diferentes estados de oxidação é indicativo de contaminação de águas subterrâneas e de possíveis condições higiênico-sanitárias insatisfatórias. O nitrito e o nitrato estão associados a dois efeitos adversos à saúde: a indução à metemoglobinemia e a formação potencial de nitrosaminas e nitrosamidas carcinogênicas. Assim, o presente projeto tem o objetivo de avaliar a qualidade da água em diferentes fontes de águas subterrâneas (utilizadas pela população) na região de Regente Feijó/SP, analisando a contaminação das águas subterrâneas por compostos de nitrogênio, através da determinação de nitrito e nitrato, avaliando a adequação da legislação vigente. Com os resultados obtidos, pretende-se informar a população e aos municípios a real situação ambiental que se encontra as águas subterrâneas no entorno de Regente Feijó/SP, e revelar possíveis riscos à saúde dos seus usuários, bem como propor medidas de orientação às ações de gestão pública do município.

Protocolo: 2855 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2015 - 12/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIANA ANDRADE
LUCELIA MARIA CASA GRANDE
Professor(es): ALEXANDRE TEIXEIRA DE SOUZA

Resumo:
A Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Pontal do Paranapanema, a UGRHI-22, é uma região do extremo oeste do Estado de São Paulo caracterizada por constantes estudos técnico e científico em razão de sua influência na dinâmica política, social e hídrico-ambiental do Brasil. Para as ações de gestão e monitoramento de recursos naturais, uma etapa necessária é a caracterização espacial do ambiente de interesse. Nesse processo, a Cartografia tem papel fundamental, pois atua na elaboração de produtos cartográficos de suporte às diversas políticas desenvolvidas no controle da atividades humana. O objetivo deste trabalho é realizar a construção de banco de dados geográficos para a produção cartográfica da UGRHI-22. O banco de dados será construído a partir da compilação de dados existentes oriundos de distintos órgãos governamentais, assim como de instituições de pesquisa e (ou) ensino. A implementação do banco será realizada utilizando software de Sistema de Informação Geográfica. Como resultados, pretende-se disponibilizar banco de dados geográficos que viabilizem a elaboração de cartas e mapas topográficos e temáticos para as diferentes bacias e sub-bacias hidrográficas da UGHRI-22. A principal contribuição desse projeto é oferecer suporte cartográfico aos estudos de planejamento ambiental da UGRHI-22, de modo a otimizar o processo de tomada de decisão nessa região geográfica

Protocolo: 2839 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2015 - 8/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ALESSANDRA SANTOS
Professor(es): ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
O presente projeto tem por objetivo desenvolver o projeto e a produção cartográfica para o planejamento ambiental da bacia hidrográfica do rio Pirapozinho, localizada na região do Pontal do Paranapanema, no oeste do Estado de São Paulo. Para isso pretende-se seguir um roteiro que contemple as etapas de inventário, diagnóstico, prognóstico e proposição da área de estudo. O inventário será composto do levantamento histórico da ocupação, das condições socioeconômicas, das unidades do meio físico e do uso e cobertura da terra, bem como da revisão bibliográfica voltada ao tema abordado. Os princípios da comunicação cartográfica serão aplicados no projeto e produção dos mapas temáticos. O diagnóstico ambiental será elaborado a partir da compilação dos dados levantados na etapa de inventário, apoiado por análises físico-químicas e bacteriológicas das águas superficiais da bacia hidrográfica do rio Pirapozinho. O trabalho visa trazer reflexões sobre a sustentabilidade ambiental e os usos da terra relacionados com a qualidade ambiental e a disponibilidade e qualidade do recurso hídrico. Por meio da identificação da situação ambiental da bacia estudada serão realizadas projeções de cenários de uso tendencial e ideal, assim como a proposição de ações de recuperação, controle e proteção de suas áreas. A partir desses dados será levantada a possibilidade da utilização das águas do rio Pirapozinho para o abastecimento público urbano, visando descentralizar a pressão exercida em mananciais de abastecimento público, tais como os da bacia hidrográfica vizinha, rio Santo Anastácio, ou mesmo dos recursos hídricos subterrâneos encontrados na região.

Protocolo: 2807 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2015 - 8/2017 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VINICIUS LUIS DE SA
BRUNO MAGRO RODRIGUES
ALESSANDRA SANTOS
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
O consumo de medicamentos é primordial para o cuidado da saúde da população, entretanto o fácil acesso e a manipulação destes faz com que se haja uma compra maior do que se necessita, resultando em um estoque de medicamentos vencidos e sem utilidade nas residências. No Brasil, o descarte de resíduos de princípio farmacêutico é padronizado tanto pelo Ministério do Meio Ambiente quanto pelo Ministério da Saúde, que viabilizam formas para que o cidadão que venha a usufruir dos medicamentos tenha a opção para a destinação correta desse resíduo quando não for mais útil. O melhor meio para esta finalidade são os pontos de coleta, os quais acabam sendo o próprio local onde o fármaco tenha sido comprado ou ganhado como acontecem nos Postos de Saúde, muitas vezes pala falta de informação a população de forma geral acaba descartando este resíduo no meio ambiente via ralos, pias, sanitários dentre outros meios, sem ao menos perceberem, acabam gerando fortes impactos no meio ambiente. O presente trabalho visa averiguar a questão do descarte incorreto do ponto de vista local, avaliando suas causas, consequências e as dificuldades encontradas pela população quanto ao tema, fazendo uso da aplicação de um questionário para a coleta de informações. Serão aptos a participarem do estudo àqueles que residirem no município de Presidente Prudente, possuírem ao menos 18 anos de idade e aceitarem a assinar o termo de consentimento livre e esclarecido.

Protocolo: 2898 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2015 - 6/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MAURICIO OLIVEIRA COSTA
RENATA CRISTINA MAFRA
Professor(es): DIEGO ARIÇA CECCATO

Resumo:
A expansão da atividade da suinocultura tem proporcionado aumento no volume de dejetos, sendo que seu descarte sem um tratamento acarreta em problemas de contaminação do solo e das águas superficiais e subterrâneas. As plantas aquáticas são uma das alternativas que podem ser utilizadas no tratamento destes efluentes. Desta maneira, o estudo tem como objetivo avaliar o potencial das plantas aquáticas aguapé (E. crassipes), alface d´água (P. stratiotes) e salvínia (S. auriculata) na limpeza dos dejetos líquidos da suinocultura. O experimento será conduzido em ambiente aberto no Campus II/UNOESTE. Para composição dos tratamentos será utilizado dejeto líquido de suíno (DLS) do Centro Zootécnico, sendo distribuídos em 20 caixas (250L) de PVC e caracterizados como: T1 = Testemunha - apenas DLS; T2 = DLS + aguapé; T3 = DLS + alface d´água; T4 = DLS + salvínia. Em cada tratamento serão inseridas plantas de pequeno porte, semelhantes visualmente. O experimento será estruturado em delineamento estatístico em blocos casualizados, com quatro tratamentos, em parcelas subdivididas, com quatro repetições. As amostragens do efluente serão realizadas mensalmente, nos meses de Setembro/Outubro/Novembro de 2015 e Maio/Junho/Julho de 2016, sendo coletada uma amostra de cada tratamento e repetição, totalizando 16 amostras mensais e 48 no conjunto das coletas. Serão analisados no efluente os parâmetros: N-total (nitrogênio total), N-NH4+ (nitrogênio amoniacal), N-NO3- (nitrato), P-total (fósforo total), pH e condutividade elétrica. Para obter o acúmulo dos elementos no tecido vegetal, as plantas serão coletadas mensalmente e submetidas à análise química dos elementos: N-NH4+, N-NO3-, P-total, bem como a determinação da biomassa seca da parte aérea, do sistema radicular e total das plantas. Os resultados obtidos serão submetidos à análise de variância e ao teste de comparação de médias Tukey ao nível de 5 de probabilidade, e, quando pertinente os efeitos dos tratamentos serão avaliados aplicando-se os modelos de regressão polinomial. O melhor modelo para o ajuste dos dados será escolhido em função do grau de significância do coeficiente de determinação (R2). As hipóteses propostas conduzem às expectativas de que as plantas aquáticas possam proporcionar uma limpeza significativa do efluente de suinocultura e, desta forma trazer mais informações para a realização de um descarte seguro do mesmo nas áreas agrícolas.

Protocolo: 2757 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2016 - 2/2017 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DANIELA DE SOUZA LEMES CARDOSO
AILTON PINTO SILVA JUNIOR
CAMILA DIAS PINAFFI
Professor(es): CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS
ISABELA MAREGA RIGOLIN FUZETO

Resumo:
O estudo da bacia hidrográfica do alto curso do rio Santo Anastácio foi motivado por sua importância no abastecimento da cidade de Presidente Prudente, pólo regional do oeste paulista. O alto da Bacia Hidrográfica do rio Santo Anastácio localiza-se a oeste do Estado de São Paulo, compreendendo uma área total de aproximadamente 197,70 km2, abarcando, em sua extensão territorial, parte dos municípios de Álvares Machado, Anhumas, Pirapozinho, Presidente Prudente e Regente Feijó (DIBIESO, 2013). Surge, portanto, a necessidade de se realizar estudos na região desta bacia hidrográfica com a finalidade de levantar aspectos relacionados a distribuição hídrica local, identificando os corpos e cursos d´água. Para a realização deste estudo, têm-se como objetivo fundamental a utilização de técnicas cartográficas como ferramenta para o seu desenvolvimento, uma vez que esta ciência é uma forma eficiente para a transmissão de informações, tornando-se essencial no processo de planejamento ambiental e apoio à tomada de decisões. Deste modo, o propósito deste trabalho será realizar o mapeamento cartográfico e produzir cartas temáticas, relacionadas aos recursos hídricos, da região do alto da bacia hidrográfica do rio Santo Anastácio. Como subsídio para a elaboração dessas cartas serão utilizadas fotografias aéreas disponibilizadas pela EMPLASA (2010, 2011) e programas de geoprocessamento. A partir dos resultados obtidos, dever-se-á apresentar a análise quantitativa das classes temáticas definidas no projeto cartográfico, evidenciando as condições a que essa bacia hidrográfica se encontra em termos de proteção de seus mananciais

Protocolo: 2612 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2015 - 5/2017 Programa: PPD - Programa de Pesquisa Docente/PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): JOSE GUILHERME MARQUES CHITERO
RODRIGO BERNARDO SOLDA
CAROLINA MORENA DUARTE BARBOSA
GERALDO AUGUSTO MAXIMIANO FERDIN
NORTON DE BIASI SANTOS
LUCAS PRADO OSCO
BRUNO MAGRO RODRIGUES
LETICIA APARECIDA COSTA
CINTIA RAMOS LOPES EVANGELISTA
NANGLY XAVIER RIBEIRO
MATEUS EDERLI
MARIA CLARA PISSOLATO
ALESSANDRA SANTOS
LUCELIA MARIA CASA GRANDE
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA
MUNIR JORGE FELICIO
PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
De acordo com a FAO (2013) a cada ano 26,3 milhões de toneladas de comida são jogados fora, volume esse que seria suficiente para distribuir 131,5kg para cada brasileiro ou 3,76kg para cada habitante do planeta. Todo esse alimento sustentaria os 13 milhões de brasileiros que ainda passam fome. A Universidade do Oeste Paulista em Presidente PrudenteSP tem entre outros serviços oferecidos para sua comunidade acadêmica um Restaurante Universitário e a presente pesquisa objetiva diagnosticar o gerenciamento de resíduos sólidos nesse espaço e contribuir com a sua reestruturação para uma gestão econômica e sustentável do estabelecimento. Isso se faz necessário para adequar os métodos de produção de alimentos a um padrão de qualidade compatível à missão institucional, e adequar às técnicas ambientais do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária às práticas cotidianas do Curso de Gastronomia. A presente pesquisa será, primeiramente, realizada por meio de uma revisão bibliográfica da temática a ser abordada. Seguidamente, para o diagnóstico proposto será necessário realizar a coleta de dados que serão realizados sob a ótica quali-quantitativo, além de um levantamento de dados no local pesquisado observando as formas de geração, armazenamento, coleta, transporte e destinação dos resíduos sólidos e, seguidamente, uma pesquisa de campo nas fontes geradoras dos resíduos sólidos com imagens fotográficas, e entrevistas com os profissionais responsáveis pelo setor pesquisado. A caracterização dos resíduos sólidos serão realizados durante uma semana, no período de três meses. Os resíduos durante esse período serão pesados, caracterizados para se auferir a porcentagem de cada grupo de resíduo em relação ao peso total do dia. Os dados obtidos em cada período irão possibilitar a verificação da variação da quantidade de resíduos sólidos gerados no Restaurante Universitário do Campus II da Unoeste e, por fim apresentar alternativas de reciclagem, compostagem e reúso dos resíduos gerados no Restaurante Universitário conjuntamente com os conhecimentos da Gastronomia e da Nutrição.

Protocolo: 2490 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2015 - 10/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CAROLINA MORENA DUARTE BARBOSA
NATHALIA CAROLINE LOPES GUIDIO
LEONARDO PASTORIN VIEIRA COSTA
NORTON DE BIASI SANTOS
ERICA APARECIDA FERNANDES DA MOTA
RUDSON BISPO DOS SANTOS
LUCELIA MARIA CASA GRANDE
Professor(es): LEILA MARIA COUTO ESTURARO
ULISSES DIAS DE SOUZA
FABIO FERREIRA MORONG

Resumo:
A grande quantidade e variedade de resíduos gerados tem sido uma questão de grande importância quando relacionado às questões ambientais, visto que o maior problema está no seu descarte, que muitas vezes é feito de maneira inapropriada, causando impactos ambientais. O papel é um dos produtos mais utilizados em tarefas do cotidiano e seu resíduo é gerado em grandes quantidades. Na Universidade do Oeste Paulista em Presidente PrudenteSP há um elevado consumo de papel, visto que há inúmeros procedimentos administrativos e acadêmicos dos aproximadamente 16 mil discentes, que cursam mais de 50 cursos superiores e de tecnologia oferecidos semestralmente. O presente trabalho tem como objetivo geral identificar os pontos geradores de resíduos de papel gerados no Bloco B3, quantificá-los e propor um sistema de gerenciamento ambientalmente adequado para os mesmos. A metodologia a ser utilizada consistirá, primeiramente, na realização de um levantamento e aprofundamento bibliográfico sobre a temática abordada e, posteriormente, após a identificação dos locais geradores do resíduo de papel propor práticas de educação ambiental para a destinação ambiental correta dos mesmos para a Central de Resíduos existente na Universidade.

Protocolo: 2478 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2015 - 10/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): WELLINGTON RODRIGO KANASHIRO
CARLOS ANTONIO ROS MESSIAS
GUILHERME TOSTA GRATON
Professor(es): LEILA MARIA COUTO ESTURARO

Resumo:
As políticas ambientais são uma importante ferramenta de ação de preservação, conservação e não degradação do meio ambiente natural ou construído. As ações locais precisam estar embasadas em legislação federal e estadual, no Brasil, mas tem liberdade de ampliar as exigências sobre o ambiente. Com base nisso, esta pesquisa busca levantar as leis e políticas públicas que focam sobre o meio ambiente no município de Presidente Prudente-SP atualmente. Tem-se como metodologia a investigação bibliográfica e documental.

Protocolo: 2443 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): FERNANDA RODRIGUES
THAIS AGUIAR DOS SANTOS
Professor(es): LORAYNE GARCIA UEOCKA
SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
YEDA RUIZ MARIA
MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA
FABIO FERREIRA MORONG

Resumo:
Os materiais construtivos utilizados como cobertura têm grande influência no aumento da temperatura do ambiente urbano, tanto em grande escala na formação de ilhas de calor, quanto em menores, como na temperatura interna dos ambientes construídos, que afeta diretamente o conforto térmico de seus usuários. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é comparar três diferentes tipos de coberturas, sendo elas: fibra de celulose e betume, fibrocimento e cerâmica, a fim de verificar qual destes apresenta um melhor desempenho térmico. Para realização de medição será utilizado o Confortímetro Sensu, que efetua leituras e registros de temperatura e velocidade do ar, temperatura radiante média e transmitância de calor. Com base nos resultados obtidos será feita a análise e exposição do melhor material em função de suas características térmicas.

Protocolo: 2449 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCEL TSUBASA SAITO
JOSE AUGUSTO ALVES PIMENTA
Professor(es): LEILA MARIA SOTOCORNO E SILVA
MARIA ALESSANDRA BACARO BOSCOLI
RENIVALDO JOSE DOS SANTOS
FILIPE BITTENCOURT FIGUEIREDO

Resumo:
A degradação dos ambientes aquáticos por metais pesados está relacionada ao aumento do setor industrial. O presente trabalho tem por objetivo identificar os possíveis níveis de poluição de metais pesados na bacia do rio Santo Anastácio nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, bem como apontar os principais trechos do rio contaminados por estes elementos químicos. Para realização desta pesquisa adotar-se-á como procedimentos metodológicos, inicialmente o levantamento de dados através de pesquisa bibliográfica. Num segundo momento serão aplicadas técnicas de geotecnologias para mapear os aspectos físicos, em especial os recursos hídricos superficiais e, socioeconômicos da área de estudo. Após os levantamentos bibliográficos e os levantamentos espaciais da área de estudo serão efetuados trabalhos de campo e coleta de amostras de água, onde serão realizadas análises laboratoriais que revelarão a qualidade desse corpo hídrico, através da avaliação de DBO, DQO, OD e metais pesado. O desenvolvimento desta pesquisa deve trazer reflexões sobre a sustentabilidade ambiental e os usos do solo urbano e rural com relação à qualidade das águas superficiais na área de estudo e ainda poderá ser levada a sociedade para que a mesma possa desenvolver discussões sobre a qualidade dos corpos d´água na área em questão. Por fim, serão sugeridas práticas ambientais adequadas para remediar a poluição por metais pesados.

Protocolo: 2402 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIA CLARA PISSOLATO
Professor(es): DIEGO ARIÇA CECCATO
ELSON MENDONÇA FELICI

Resumo:
O presente projeto de iniciação científica pretende realizar uma análise da qualidade das águas na bacia do córrego do Veado, afluente do rio Santo Anastácio aonde os recursos hídricos superficiais vêm historicamente sendo degradados e contaminados por atividades diversas desenvolvidas na cidade de Presidente Prudente. A qualidade das águas da bacia do rio Santo Anastácio é de grande importância para os municípios de Presidente Prudente/SP e Álvares Machado/SP, pois são utilizadas para fins do abastecimento público e a muito vem recebendo esgotos domésticos e lançamento de efluentes industriais. Desta forma, através de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, objetiva-se levantar e mapear os principais fatores de eventuais contaminações e características hidrológicas da bacia, assim como suas características físicas e socioeconômicas, além de coletar, analisar e monitorar a qualidade das águas da bacia do córrego do Veado visando identificar os pontos críticos de poluição hídrica oriundos de despejos de lançamentos de esgoto doméstico e efluentes industriais. O desenvolvimento desta pesquisa deve trazer reflexões sobre a sustentabilidade ambiental e os usos do solo urbano com relação à qualidade das águas superficiais na bacia de estudo e ainda poderá ser levada a sociedade para que a mesma possa desenvolver discussões sobre a qualidade dos corpos d´água no interior da cidade.

Protocolo: 2403 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MATEUS EDERLI
PAULO BARBOSA SAQUETI
Professor(es): ALEXANDRE TEIXEIRA DE SOUZA
ELSON MENDONÇA FELICI

Resumo:
O presente projeto, intitulado "Diagnóstico de contaminação do sistema solo-água na bacia do córrego Pirapó, Município de PirapozinhoSP" tem por objetivo apresentar o levantamento das características pedológicas e hidrológicas, assim como as ocupações do solo encontradas na bacia do córrego do Pirapó, local de inúmeras intervenções antrópicas, com elementos de potencial contaminação ao solo e aos recursos hídricos, tais como: cidade, indústrias, cultura de cana-de-açúcar e lixão do município de PirapozinhoSP. Este trabalho abordará em especial a contaminação do sistema solo-água, por meio de sua caracterização pedológica, hidrológica e hidrogeológica. A disposição de resíduos líquidos e sólidos em contato com o meio físico resulta na origem de contaminantes derivados dos processos físico-químicos e biológicos que irão alterar a qualidade dos recursos hídricos presentes na bacia a ser estudada. Desta maneira, o presente estudo será realizado por meio de levantamentos de solo e das águas, análises e visitas "in loco" na bacia do córrego Pirapó, sendo possível diagnosticar e avaliar os danos ocasionados pela infiltração destes contaminantes no solo e, consequentemente, no recurso hídrico disponível no interior da bacia. Como parâmetro para os valores obtidos em análises, utilizar-se-á normas e padrões mínimos de qualidade para a contaminação do sistema solo-água previamente estabelecidos por estudos efetuados por órgãos ambientais no Estado de São Paulo. Deve-se ainda, evidenciar a problemática da contaminação provocada pela disposição inadequada de resíduos sólidos em aterros não controlados como é caso do vazadouro de Pirapozinho. Por fim, será elaborada uma proposta de recuperação da bacia para que haja o aumento da qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos existentes.

Protocolo: 2373 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2015 - 1/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): GERALDO AUGUSTO MAXIMIANO FERDIN
NORTON DE BIASI SANTOS
LUCAS PRADO OSCO
Professor(es): MARCOS NORBERTO BOIN
ISABELA MAREGA RIGOLIN FUZETO

Resumo:
Neste Projeto de Pesquisa em nível de mestrado objetivamos realizar um estudo que enfoque a fabricação e caracterização estrutural de tijolos ecológicos utilizando o solo local, os materiais provenientes dos resíduos sólidos urbanos coletados da construção civil e da coleta seletiva da COOPERLIX como aglomerantes; e o resíduo das destilarias de álcool da região, o vinhoto, como aditivo, visando aplicação em habitação sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento tecnológico sustentável da região. A metodologia empregada inclui revisão bibliográfica, colóquios com o orientador, trabalhos de campo; experimentos com o solo local; realização de diagnóstico da situação dos resíduos sólidos coletados, no que diz respeito à variedade; analises das hipóteses de misturas quanto à proporção de aglomerante/aditivo para a produção do adobe; realização de ensaios de retração, resistência à compressão, isolamento térmico e acústico. Os dados e informações serão analisados e sistematizados para compor a dissertação de mestrado da candidata. Os resultados serão disponibilizados à comunidade científica e acadêmica bem como ao Poder Público Municipal e à comunidade civil visando conscientizar sobre a questão dos resíduos sólidos urbanos e as possibilidades de minimizar seus impactos ambientais através da aplicação dos mesmos na construção civil.

Protocolo: 2189 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2014 - 7/2016 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): MARIA EUNICE CARVALHO TOSELLO
Professor(es): REBECA DELATORE SIMOES

Resumo:
A UGRHI-22 (Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos), ou bacia hidrográfica do Pontal do Paranapanema, pode ser vista como uma região estratégica, pois abarca o encontro dos rios Paraná e Paranapanema. A área, entretanto, é palco de uma degradação ambiental constante, decorrente de um histórico ocupacional errôneo, que persiste em assolar os recursos naturais remanescentes. Conquanto, os recursos, tal qual como se encontram, também representam a herança deixada por uma paisagem naturalmente fragilizada. Neste sentido, sua configuração apresenta características próprias, que devem ser avaliadas com o intuito de compreender melhor o ambiente regional. Justifica-se, portanto, a delimitação de unidades de paisagem para a área. Adianta-se, a este trabalho, o enfoque teórico-metodológico ao campo da geomorfologia, uma vez que melhor retrata o reflexo dos processos internos e externos da paisagem em superfície. Entende-se, portanto que estas unidades apresentem configurações específicas, com comportamentos díspares. Diante disto, o presente projeto procura associar as potencialidades e fragilidades paisagísticas da UGRHI-22, em específico em relação aos recursos hídricos, sejam estes superficiais ou subterrâneos.

Protocolo: 2156 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2014 - 6/2016 Programa: PPD - Programa de Pesquisa Docente/PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): LUCAS PRADO OSCO
Professor(es): ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
O atual Código Florestal, Lei 12.651/12 e suas respectivas alterações, vêm sofrendo críticas quanto sua real função na proteção das florestas e demais formas de vegetação nativa, da biodiversidade, do solo, dos recursos hídricos e do sistema climático, como proposto no Inciso I do Art. 1ºA. Diante desta discussão, este trabalho objetiva a comparação entre as Áreas de Preservação Permanente (APP) identificadas a partir da interpretação do atual e antigo Código Florestal (Lei 4.771/65), discutindo a problemática da redução das APP´s diante da dinâmica natural da alta bacia do ribeirão Areia Dourada, Marabá Paulista (SP). Estudos indicam que a preservação contemplada pelo antigo Código Florestal, com maior abrangência frente à dinâmica natural, é mais eficiente na proteção dos recursos naturais, enquanto a partir do atual Código Florestal a preservação não contempla tal proteção, o que contribui para agravar a problemática ambiental das áreas em estudo. Desta maneira, este projeto tem como finalidade levantar na bacia do alto curso do ribeirão Areia Dourada, as áreas de preservação permanentes de acordo com os Códigos Florestais de 1965 e de 2012, e verificar a eficiência dos dois códigos florestais associando a eficiência de conter os processos de erosão na bacia em questão.

Protocolo: 2160 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2014 - 5/2015 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): MARCOS NORBERTO BOIN

Resumo:
Em seu desenvolvimento ao longo de diversas pesquisas, as avaliações morfométricas vêm contribuindo significativamente nos estudos geomorfológicos, pois possibilitam, por meio da geometria dos terrenos, identificar os setores potencialmente mais suscetíveis a processos erosivos e gravitacionais. Para isso será utilizada a metodologia proposta por Mendes (1993), com objetivo de verificar a eficácia dos mapas de morfometria do relevo no contexto específico da alta bacia do Ribeirão Areia Dourada, em Marabá Paulista (SP). Assim, este trabalho discutirá os dados obtidos mediante as cartas de declividade, dissecação horizontal, dissecação vertical e energia do relevo, em associação a dados sobre as características físicas, edáficas e geomorfológicas da bacia, obtidos através de levantamentos em bibliografias, imagens orbitais e trabalhos de campo. Como resultado, as informações adquiridas devem contribuir de forma significativa na compreensão da configuração da bacia, principalmente na interdependência dos elementos físicos que compõem a paisagem.

Protocolo: 2157 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2014 - 5/2015 Programa: PPD - Programa de Pesquisa Docente/PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): RODRIGO COLADELLO DE OLIVEIRA
Professor(es): MARCOS NORBERTO BOIN

Resumo:
Em seu desenvolvimento ao longo de diversas pesquisas, as avaliações morfométricas vêm contribuindo significativamente nos estudos geomorfológicos, pois possibilitam identificar os terrenos mais suscetíveis a processos erosivos e gravitacionais. Com base na metodologia proposta por Mendes (1993), com o uso das técnicas de De Biasi (1970), Spiridonov (1981) e Mauro et. al (1991), e com objetivo de verificar sua eficácia no contexto específico da área estudada, este projeto prevê a elaboração das cartas de declividade, dissecação horizontal, dissecação vertical e energia do relevo do rio Santo Anastácio, Estado de São Paulo. Aliada as cartas morfométricas, devem ser consideradas ainda, as características litológicas, dos solos e das feições erosivas da área, a serem levantadas em bibliografias, imagens orbitais e trabalhos de campo. Como resultado, espera-se que os dados obtidos possam contribuir de forma significativa na compreensão da configuração da bacia, principalmente na interdependência dos elementos físicos que compõe a paisagem, permitindo orientar o uso da terra e contribuir no ordenamento das atividades antrópicas de forma mais adequada à dinâmica natural da bacia.

Protocolo: 2161 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2014 - 6/2016 Programa: PPD - Programa de Pesquisa Docente/PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): LUCAS PRADO OSCO
Professor(es): MARIA HELENA PEREIRA MIRANTE
ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
Os Cemitérios, segundo Pacheco (2012) é um lugar sagrado onde os defuntos descansam docemente à espera da ressurreição universal e foi sob a influência do cristianismo que o termo tomou sentido de campo de descanso após a morte. A sociedade atual prefere evitar e esquecer os cemitérios, ignorando muitas vezes onde eles estão localizados. O Cemitério Municipal São João Batista está localizado em Presidente Prudente-SP, em área urbana, situado na Rua José Bongiovani, 975, defronte a Vila Mathilde Vieira e Jardim Esplanada, onde ocupa uma área de aproximadamente 182.000 m², se estima que o empreendimento tenha tido início na década de sessenta. Anteriormente o cemitério municipal se localizava na Avenida Brasil, 1380, Vila São Jorge, onde atualmente é o terminal rodoviário da cidade. O presente estudo tem por objetivo analisar o modo de ocupação e implantação do Cemitério Municipal São João Batista, na cidade de Presidente Prudente e a consequente contaminação dos recursos hídricos subterrâneos. Especificamente tratar-se-á em levantar as características físicas da gleba do Cemitério São João Batista, verificando suas implicações na área em questão; avaliar a forma de ocupação temporal e espacial do Cemitério São João Batista e suas implicações no processo de contaminação dos recursos hídricos. Utilizando de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, através do Programa Spring 5.2.3, sobre imagem de fotografias aéreas e satélite do Google Earth, mapear-se-á a área do Cemitério São João Batista, levantando historicamente as fases de implantação e ocupação, nos últimos 10 anos. Estas informações possibilitarão uma análise temporo-espacial da ocupação da área do cemitério e uma avalição de suas implicações na contaminação dos recursos hídricos subterrâneos. Para o desenvolvimento desta técnica de análise espacial, serão utilizadas fotografias aéreas, ortofotos aéreas e imagens do Google Earth (Digital Globe) existente, na rede internacional de computadores que serão georeferenciadas no programa Spring, para compor o banco de dados da área em questão. A revisão bibliográfica será dividida em duas etapas, a primeira consistirá no levantamento de conceitos chaves ligados a interpretação do meio ambiente como: sistema solo-água; infiltração e percolação de lixiviados; formação de necrochorume; aspectos bioquímicos da decomposição de cadáveres; águas subterrâneas; e poluição da água, tendo referência às obras de: MIOTTO (1990), VON SPERLING (2005), BOSCOV (2012), OTTOMAN (1987), PACHECO (1986 e 2012), MATOS (2011), CETESB (1999), TUNDISI (2011). Na segunda etapa da revisão bibliográfica serão levantadas metodologias de planejamento ambiental, buscando referências nas obras de: SANTOS (2004) e CUNHA & GUERRA (2007). Serão levantadas também questões legais pertinentes aos assuntos abordados, como Resoluções CONAMA (335 e 368) e as Resoluções CONAMA a respeito de padrões e qualidade das águas superficiais. Para a realização da pesquisa será adaptada à metodologia que consiste na organização de Inventário e elaboração de Diagnóstico Ambiental. Melhor avaliação pode se dar por meio do projeto em anexo.

Protocolo: 2164 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 4/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LETICIA APARECIDA COSTA
Professor(es): MARIA HELENA PEREIRA MIRANTE
MARCOS NORBERTO BOIN

Resumo:
O presente projeto pretende realizar uma análise dos recursos hídricos da bacia do ribeirão Anhumas, integrando os principais componentes da paisagem; comparando-se as características das águas provenientes da contribuição antrópica com a qualidade natural das mesmas, no município de Anhumas. Trazer reflexões sobre a sustentabilidade ambiental e os usos do solo com enfoque sempre na disponibilidade e qualidade da água. Fazer uma abordagem dos estudos já realizados, com o levantamento dos dados existentes e ampliar estes estudos, de forma a associar a qualidade ambiental da bacia com a qualidade das águas superficiais. Assim, com o diagnóstico da situação do uso do solo e de eventuais lançamentos de efluentes na bacia em questão, pretende-se neste trabalho, apontar as condições em que se encontram os recursos hídricos na bacia do ribeirão Anhumas, município de Anhumas, com relação a sua qualidade da água e ambiental. Acompanha mapas do meio físico, hidrografia, preservação ambiental e fontes de poluição e qualidade das águas.

Protocolo: 1902 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 12/2014 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNO MAGRO RODRIGUES
Professor(es): ALEXANDRE TEIXEIRA DE SOUZA
MARCOS NORBERTO BOIN

Resumo:
A Física, como uma ciência fundamental, tem por objetivo o estudo dos fenômenos naturais de nosso universo. Quando se trata desses fenômenos geralmente vêm à mente aqueles que estão ligados diretamente com a natureza macroscópica de nosso cotidiano, deixando-se de considerar, por diversas situações, aqueles fenômenos naturais microscópicos observados exteriormente a nosso organismo, assim como em seu interior. Dessa forma, a proposta desse projeto é desenvolver uma pesquisa minuciosa a respeito, inicialmente, dos conceitos da Física que são mais úteis no entendimento das ciências médicas e biomédicas e, posteriormente, da aplicação desses conceitos sobre as diversas situações envolvendo o contexto, mais especificamente, da biomedicina. Para tal, serão investigados, de início, as áreas da biomedicina que envolvem, em seu fundamento, conceitos físicos (básicos e/ou avançados), como por exemplo o diagnóstico por imagem envolvendo o uso de radiação ionizante ou não ionizante, ou até mesmo fenômenos da biofísica tais como o transporte de substâncias através da membrana celular. Finalmente, toda essa pesquisa de caráter preferencialmente teórico dar-se-á por um processo investigativo que será baseado nas referências, nacionais e internacionais, já existentes a respeito desses assuntos, assim como aquelas adquiridas em possíveis congressos, colóquios, encontros, workshops e afins. Sendo assim, o maior interesse desse projeto é, com o produto obtido em função de seu desenvolvimento, fornecer um material que sirva também de referência para os cursos da área médica que envolvem estudos de biofísica, física das radiações ou qualquer outra área correlata.

Protocolo: 1669 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2013 - 12/2014 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Aluno(s): RAFAEL HENRIQUE RIBEIRO DE OLIVEIRA
PRISCILA SILVA FIABANI
VITOR AFONSO PIRES DA SILVA
Professor(es): JOÃO LUCAS CORREIA SILVA

Resumo:
O consumo é uma atividade inerente às necessidades cotidianas do ser humano e, inevitavelmente os produtos após a utilização passam a ser descartados como lixo, por inutilidade. Todos os produtos designados como resíduos sólidos é a parcela do lixo gerado que pode ter uma reutilização e uma destinação mais segura, menos impactante ao meio ambiente. O ambiente acadêmico possui vínculo com grande quantidade de pessoas e por isso, exerce atividades que resultam na geração de resíduos sólidos. Dessa forma a Universidade do Oeste Paulista, em Presidente PrudenteSP, possui a missão de desenvolver profissionais aptos à responsabilidade sócio-ambiental. O gerenciamento de um estabelecimento necessita de atenção, pois a sua má condução reflete no ambiente e nas pessoas que utilizam o local, acarretando em problemas ambientais e de saúde pública, tendo como responsável principal o gerador, por esse fato é importante que se tenha um gerenciamento adequado, resultando em benefícios ao ambiente de trabalho e aos frequentadores, além de evitar os impactos ambientais e socioeconômicos. Este trabalho tem por objetivo diagnosticar o gerenciamento dos resíduos sólidos gerados na praça de alimentação do Campus II da Universidade do Oeste PaulistaUnoeste em Presidente Prudente - SP. O procedimento adotado será de identificar e caracterizar o gerenciamento do local, por meio de coleta de informações sobre os estabelecimentos, turnos de funcionamento da praça de alimentação, os locais de descarte e armazenamento após o consumo de alimentos, os horários de recolhimento dos resíduos sólidos e como este é realizado na área que abrange a praça de alimentação. Posteriormente será feita a análise gravimétrica dos resíduos sólidos, para classificá-los por meio de amostragem e triagem manual segundo a NBR10007: 2004. A partir do levantamento de dados inicial e da classificação, será possível identificar os tipos de resíduos sólidos existentes e propor alternativas de melhoria no gerenciamento dos mesmos, desde que haja necessidade, de acordo com a avaliação de sua qualidade.

Protocolo: 1546 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2013 - 12/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LORRAYNE MENDES MARQUES
CAROLINA GUARIZZI SANCHES OLIVEIRA
Professor(es): LEILA MARIA COUTO ESTURARO
LEILA MARIA SOTOCORNO E SILVA

Resumo:
Nos últimos anos a taxa de poluição vem aumentando devido o crescimento populacional, agrícola e industrial. Os cursos d´ água são em grande parte os mais afetados, devido à grande descarga de poluente que recebem todos os dias, estes poluentes tem grandes concentrações de toxinas que podem ser genotóxicos, ou seja, podem causar algum dano ao DNA, eventos mutagênicos e até mesmo morte celular. O presente estudo tem como objetivo avaliar os danos mutagênicos em peixes, para detectar a presença de agentes genotóxicos no meio ambiente aquático. Os peixes utilizados no respectivo trabalho serviram como bioindicadores, ou seja, indicarão a qualidade ambiental do corpo d´ água. O teste do micronúcleo facilita a detecção de efeitos genotóxicos causados por vários agentes químicos e físicos, podendo ser utilizado para avaliação das condições ambientais.Para esse estudo serão coletados sangue periférico da região caudal de 20 peixes da represa do campusII, preparando um esfregaço de cada peixe corando por giemsa. Serão observadas 2000 células de cada peixe para identificação da frequência do micronúcleo.

Protocolo: 1465 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2013 - 12/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LIVIA DONZELLI PEREIRA
MAIRA BRAGHIN CHRISTOVAM
Professor(es): LUCIANA MACHADO GUABERTO

Resumo:
O experimento será realizado em áreas de produção da Usina Alto Alegre, no distrito de Ameliópolis, em Presidente Prudente/SP. As coletas serão realizadas a partir de Setembro de 2012. Antes de iniciar com as avaliações será realizado um levantamento completo de manejo das áreas escolhidas com efeito de caracterização das mesmas, bem como para fornecer subsídios técnicos durante a discussão dos dados coletados. A instalação do experimento será realizada seguindo o delineamento inteiramente casualizado (DIC), em esquema fatorial 4x5, caracterizado por quatro sistemas de manejo e uso do solo, conforme descrição abaixo, cinco profundidades de amostragem de solo (0-1, 0,1-0,2, 0,2-0,3, 0,3-0,4, 0,4-0,5 cm), com quatro repetições. Todas as áreas de manejo escolhidas serão ocupadas pela mesma variedade (a ser definida). As avaliações serão realizadas da seguinte forma: Área de cana-de-açúcar manejada com aplicação de vinhaça (CV) e com colheita mecanizada (sem queima - SQ) por 3 anos; Área de cana-de-açúcar sem manejo de aplicação de vinhaça (SV) e com colheita mecanizada (sem queima - SQ) por 3 anos; Área de cana-de-açúcar manejada com aplicação de vinhaça (CV) e com colheita manual (com queima - CQ) por 3 anos; Área de cana-de-açúcar sem manejo de aplicação de vinhaça (SV) e com colheita manual (com queima - CQ) por 3 anos; Área de mata nativa (MN) por 3 anos. Após a coleta, as amostras serão transportadas para o laboratório de análise de solos da UNOESTE para a determinação dos parâmetros químicos do solo (análise básica). O teor de Carbono Orgânico (C) será determinado pelo método de Walkley-Black (1934). A densidade do solo (Ds), densidade de partículas e porosidade total serão avaliados nas camadas referenciadas acima em amostras indeformadas. Os estoques de carbono no solo em cada área serão calculados com base em massa equivalente de solo. Também serão realizadas determinações do teor de umidade de saturação do solo, amostragens de palhada (matéria seca) para a determinação do teor de carbono (C) e produtividade da cultura. Os resultados obtidos serão submetidos à análise de variância (Teste F), avaliando-se o efeito dos tratamentos pelo teste de Tukey ao nível de 5 de probabilidade, e, quando pertinente os efeitos dos tratamentos serão avaliados aplicando-se os modelos de regressão polinomial.

Protocolo: 1383 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2012 - 2/2014 Programa: PPD - Programa de Pesquisa Docente/PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): CLAUDINEI ALBERTO CARDIN
Professor(es): CARLOS SÉRGIO TIRITAN
CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS
ISABELA MAREGA RIGOLIN FUZETO

Resumo:
O experimento será conduzido em ambiente protegido, em área experimental da Faculdade de Ciências Agrárias, do Curso de Agronomia, localizada no Campus II, na Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, em Presidente Prudente/SP. Para a composição dos tratamentos será utilizado o resíduo industrial originado de uma empresa do setor de oleoquímica, devidamente caracterizado quimicamente antes da efetivação das misturas. Os tratamentos serão distribuídos em local protegido e serão caracterizados da seguinte forma: (T1) = 100 do resíduo principal; (T2) = Proporção de 75 do resíduo principal + 25 de lodo de esgoto (ETE) (3:1); (T3) = Proporção de 50 do resíduo principal + 50 de lodo de esgoto (ETE) (1:1); (T4) = Proporção de 25 do resíduo principal + 75 de lodo de esgoto (ETE) (1:3); (T5) = 100 de lodo de esgoto (ETE); (T6) = Proporção de 75 do resíduo principal + 25 de esterco de curral in natura (3:1); (T7) = Proporção de 50 do resíduo principal + 50 de esterco de curral in natura (1:1); (T8) = Proporção de 25 do resíduo principal + 75 de esterco de curral in natura (1:3); (T9) = 100 de esterco de curral in natura; (T10) = 100 de lodo de curtume; (T11) = Proporção de 75 do resíduo principal + lodo de curtume; (T12) = Proporção de 50 do resíduo principal + lodo de curtume; (T13) = Proporção de 25 do resíduo principal + lodo de curtume. As amostras do composto serão coletadas e secas à 65 oC por 72 horas em estufa de circulação forçada de ar, moídas em moinho específico e destinadas ao Laboratório de Análise Química de Resíduos para a determinação dos seguintes parâmetros: pH em CaCl2 0,01 mol L-1, Umidade () das amostras eliminada à 65oC e à 105 oC; Teor de Matéria Orgânica Total (MOT) em mufla a 550 °C durante 1 hora, Carbono e Nitrogênio total. Os resultados das analises serão submetidos à análise de variância e ao teste de comparação de médias t ao nível de 5 de probabilidade e, quando pertinente os efeitos dos tratamentos serão avaliados aplicando-se os modelos de regressão polinomial.

Protocolo: 1246 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2012 - 5/2013 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): GUILHERME MAREGA RIGOLIN
Professor(es): CARLOS SÉRGIO TIRITAN
CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS
THADEU HENRIQUE NOVAIS SPÓSITO
ISABELA MAREGA RIGOLIN FUZETO

Resumo:
O experimento será realizado em área do curtume na região de Presidente Prudente/SP. Para a composição dos tratamentos será utilizado o efluente do curtume. Os tratamentos, utilizando o efluente, serão distribuídos em caixas plásticas com capacidade para 250 dm3 (v/v) da seguinte forma: (T1) = Efluente sem manejo com plantas aquáticas; (T2) = Efluente de descarte final manejado com Aguapé (Eichornia crassipes); (T3) = Efluente de descarte final manejado com Taboa (Tipha latifolia). Nas amostras de efluente, serão determinados os seguintes parâmetros: pH, DBO5 a 20 oC, Oxigênio Dissolvido - OD (mg L-1), Turbidez, Nitrogênio Amoniacal, N-Nitrato, N-Nitrito, Nitrogênio Total, Na Total e Cr Total. Após 28 dias da instalação do experimento, plantas das espécies manejadas serão coletadas e destinadas à análise química de tecidos bem como de efluente. No total, será coletada 01 amostra/parcela para a análise dos elementos N, P, Ca, Mg, S, B, Cu, Fe, Mn, Zn e Cr, totalizando 15 amostras de tecido e de efluente. No conjunto de todas as épocas de coletas serão coletadas 45 amostras cada. As amostragens serão realizadas entre os meses de setembro, novembro/2012 e janeiro de 2013. Para a obtenção do acúmulo destes elementos no tecido vegetal será necessária a obtenção dos valores da massa da matéria seca das plantas por parcela, ou seja, será obtida a massa vegetal para cada 2,0 m2 de cobertura vegetal no recipiente. O período de coleta da massa vegetal para análise será realizada simultaneamente às amostras de efluentes. Os resultados serão submetidos à análise de variância e ao teste de comparação de médias t, ao nível de 5 de probabilidade; quando pertinente os efeitos dos tratamentos serão avaliados aplicando-se os modelos matemáticos de regressão polinomial. O melhor modelo para o ajuste dos dados será escolhido em função do grau de significância do coeficiente de determinação (R2) e associado ao padrão de crescimento vegetal.

Protocolo: 1244 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2012 - 5/2013 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIA HELENA DE MORAIS
Professor(es): PATRICIA REINERS CARVALHO
CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS
CESAR VANDERLEI NASCIMENTO
THADEU HENRIQUE NOVAIS SPÓSITO
ISABELA MAREGA RIGOLIN FUZETO

Resumo:
A região de Presidente Prudente situa-se sobre um aquífero de comportamento livre, o aquífero Bauru, onde uma das principais características é a fácil e rápida absorção de substâncias que se encontram no solo, possuindo também uma quantidade de afloramentos elevada. Muitos destes afloramentos situam-se nas rodovias e ruas das cidades da região, onde diariamente se pode observar a população coletando água de tais fontes para fins de potabilidade, mesmo sem conhecer a real qualidade para o fim mencionado, se expondo a possibilidades de contaminação tanto por fatores físico-químicos quanto biológicos. Nos últimos anos a região de Presidente Prudente aumentou sua produção industrial e agrária, ao mesmo tempo também os índices de contaminação das águas subterrâneas têm se elevado. Vários órgãos de monitoramento vêm divulgando a crescente contaminação do aquífero Bauru, dando destaque para três contaminantes, nitrato, crômio e bário. O presente projeto tem o objetivo de avaliar a qualidade da água em diferentes fontes de águas subterrâneas (utilizadas pela população) na região de Presidente Prudente/SP, analisando os parâmetros de potabilidade presentes na Resolução CONAMA nº 396 de 2008, que dispõe "sobre a classificação e diretrizes ambientais para o enquadramento das águas subterrâneas e dá outras providências". Com os resultados obtidos, pretende-se informar a população e aos municípios a real situação ambiental que se encontra as águas subterrâneas no entorno de Presidente Prudente/SP, e revelar possíveis riscos à saúde dos seus usuários, bem como propor medidas de orientação às ações de gestão pública do município.

Protocolo: 1210 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2012 - 6/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): NAIARA ALVES SISTE
Professor(es): ALEXANDRE TEIXEIRA DE SOUZA

Resumo:
O experimento será realizado em área do curtume na região de Presidente Prudente/SP. Para a composição dos tratamentos será utilizado o efluente do curtume. Os tratamentos utilizando o efluente serão distribuídos em caixas plásticas com capacidade para 250 dm3 (v/v) da seguinte forma: (T1) = Efluente sem manejo com plantas aquáticas; (T2) = Efluente de descarte final manejado com Aguapé (Eichornia crassipes); (T3) = Efluente de descarte final manejado com Taboa (Tipha latifolia); (T4) = Efluente de descarte final manejado com Salvinia sp. Nas amostras de efluente, serão determinados os seguintes parâmetros: pH, temperatura (T oC), DBO5 a 20 oC, Oxigênio Dissolvido - OD (mg L-1), Turbidez, Nitrogênio Amoniacal, N-Nitrato, N-Nitrito, Nitrogênio Total, Enxofre total, Boro total, Cobre total, Cromo total, Ferro total, Manganês total e Zinco total, em (mg L-1). Após 28 dias da instalação do experimento, plantas das espécies manejadas serão coletadas e destinadas à análise química de tecidos. No total, será coletada 01 amostra/parcela para a análise dos elementos N, P, Ca, Mg, S, B, Cu, Fe, Mn, Zn e Cr, totalizando 20 amostras. No conjunto de todas as épocas de coletas serão coletadas 80 amostras. As amostragens serão realizadas entre os meses de setembro, novembro/2012 e janeiro, março de 2013. Para se obter o acúmulo destes elementos no tecido vegetal será necessária a obtenção dos valores da massa da matéria seca das plantas por parcela, ou seja, será obtida a massa vegetal para cada 2,0 m2 de cobertura vegetal no recipiente. O período de coleta da massa vegetal para análise será realizada simultaneamente às amostras de efluentes. Uma fração do material retirado dos tanques destinadas à análise química será utilizada para a determinação das variáveis de análise de crescimento, como: taxa de crescimento absoluto (TCA), taxa de crescimento relativo (TCR), taxa assimilatória líquida (TAL), razão de área foliar (RAF), peso específico de folha (PEF), razão de massa foliar (RMF) e área foliar específica (AFE). Essas variáveis serão determinadas em cada período de coleta das plantas aquáticas. Os resultados serão submetidos à análise de variância e ao teste de comparação de médias t, ao nível de 5 de probabilidade; quando pertinente os efeitos dos tratamentos serão avaliados aplicando-se os modelos matemáticos de regressão polinomial. O melhor modelo para o ajuste dos dados será escolhido em função do grau de significância do coeficiente de determinação (R2) e associado ao padrão de crescimento vegetal.

Protocolo: 1111 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2012 - 5/2013 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCELA DO CARMO VIEIRA
ALINE DA SILVA LEONARDO
Professor(es): CARLOS SÉRGIO TIRITAN
PATRICIA REINERS CARVALHO
CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS
THADEU HENRIQUE NOVAIS SPÓSITO
ISABELA MAREGA RIGOLIN FUZETO

Resumo:
O presente artigo trata de um diagnóstico da situação de disposição de resíduos sólidos em um antigo lixão desativado no município de Taciba - SP. Os resíduos sólidos domésticos no local foram dispostos durante trinta anos e no ano de 1996, houve a sua desativação, sem que os líquidos contaminantes cessassem de contribuir com a contaminação das águas superficiais. Este fato foi verificado através de novas análises químicas de amostras de água, coletadas do ano de 2010, onde constatou-se persistirem altos níveis de contaminação provocada pela disposição dos resíduos sólidos em um dos afluentes da margem direita do córrego Amargoso. Assim, com o diagnóstico da situação da disposição dos resíduos sólidos na bacia em questão, pretende-se neste trabalho, apontar as condições em que os resíduos foram descartados no meio físico, de forma que ainda, produzam contaminantes nas águas do córrego Amargoso.

Protocolo: 964 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2012 - 12/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): RODRIGO COLADELLO DE OLIVEIRA
Professor(es): MARIA HELENA PEREIRA MIRANTE
MARCOS NORBERTO BOIN

Resumo:
A Represa Laranja-Doce, localizada no Município de Martinópolis/ SP, responsável por um dos pontos de lazer e recreação mais tradicionais do oeste paulista, vem sendo intensamente degradada por ações antrópicas. As margens da Represa Laranja-Doce apresentam elevado potencial turístico, sendo extremamente importante a coleta de dados e a avaliação da qualidade da água visando o seu aproveitamento pleno. Neste projeto, serão realizadas análises da balneabilidade e qualidade da água em diferentes pontos de amostragem ao longo da represa, seguindo as recomendações da norma NBR 9897. O parâmetro indicador para a classificação quanto à sua balneabilidade em termos sanitários será o número de coliformes fecais, indicado na Resolução CONAMA 274/00, classificando as águas em próprias (excelente, muito boa ou satisfatória) ou impróprias à balneabilidade. Para a determinação da qualidade da água será utilizado o Índice de Qualidade da Água (IQA-CETESB), e será calculado através das análises dos parâmetros: oxigênio dissolvido, coliformes termotolerantes (fecais), pH, DBO520, sólidos totais dissolvidos, fósforo total, nitrogênio total, temperatura e turbidez. Dessa forma, este trabalho contribuirá para a formação de um banco de dados importante e inédito sobre as características físicas, químicas e biológicas da Represa Laranja-Doce, que poderão servir de base para o planejamento da Orla Turística do Município de Martinópolis/SP, visando a utilização racional dos usos múltiplos deste reservatório.

Protocolo: 942 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2012 - 12/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ANA PAULA JAMBERS SCANDELAI
MARINA RAMOS FURLAN SOLINA
Professor(es): ALEXANDRE TEIXEIRA DE SOUZA

Resumo:
O experimento será conduzido em ambiente protegido, em área experimental da Faculdade de Ciências Agrárias, do Curso de Agronomia, localizada no Campus II, na Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, em Presidente Prudente/SP. Para a composição dos tratamentos será utilizado o resíduo industrial originado de uma empresa do setor de oleoquímica, devidamente caracterizado quimicamente antes da efetivação das misturas. Os tratamentos serão distribuídos em 70 recipientes cilíndricos constituídos de plástico rígido com 0,63 m de altura e 0,45 m de diâmetro perfurados lateralmente para facilitar a oxigenação do material a ser compostado. Os tratamentos serão caracterizados da seguinte forma: (T1) = 100 do resíduo principal; (T2) = Proporção de 75 do resíduo principal + 25 de lodo de esgoto (ETE) (3:1); (T3) = Proporção de 50 do resíduo principal + 50 de lodo de esgoto (ETE) (1:1); (T4) = Proporção de 25 do resíduo principal + 75 de lodo de esgoto (ETE) (1:3); (T5) = 100 de lodo de esgoto (ETE); (T6) = Proporção de 75 do resíduo principal + 25 de esterco de curral in natura (3:1); (T7) = Proporção de 50 do resíduo principal + 50 de esterco de curral in natura (1:1); (T8) = Proporção de 25 do resíduo principal + 75 de esterco de curral in natura (1:3); (T9) = 100 de esterco de curral in natura; (T10) = Proporção de 75 do resíduo principal + adubação mineral; (T11) = Proporção de 50 do resíduo principal + adubação mineral; (T12) = Proporção de 25 do resíduo principal + adubação mineral. As amostras coletadas serão secas à 65 oC durante 72 horas em estufa de circulação forçada de a, moídas em moinho específico e destinadas ao Laboratório de Análise Química de Resíduos para a determinação dos seguintes parâmetros: Condutividade elétrica (Ce) em água na relação 1:1; pH em CaCl2 0,01 mol L-1, Umidade () das amostras eliminada à 65oC e à 105 oC; Teor de Matéria Orgânica Total (MOT) em mufla a 550 °C durante 1 hora e C total. A extração do nutriente como N total será realizada pelo processo de digestão em ácido sulfúrico à quente e destilação do N pelo método Kjeldahl, e a extração dos elementos essenciais P, K, Ca, Mg, S, B, Cu, Fe, Mn e Zn além dos metais traço como Cd, Cr, Pb e Ni pelo procedimento de digestão nitricoperclórica e Relação C/N. Os resultados serão submetidos à análise de variância e ao teste de comparação de médias t ao nível de 5 de probabilidade e, quando pertinente os efeitos dos tratamentos serão avaliados aplicando-se os modelos de regressão polinomial. O melhor modelo para o ajuste dos dados será escolhido em função do grau de significância do coeficiente de determinação (R2).

Protocolo: 882 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2011 - 11/2012 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ISABELA MAREGA RIGOLIN FUZETO
FELIPE EMANUEL DOS SANTOS MORAES
Professor(es): CARLOS SÉRGIO TIRITAN
CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS

Resumo:
O glifosato [N-(fosfonometil)glicina] é um herbicida de amplo espectro de ação utilizado em várias plantações ao redor do mundo. O surgimento de culturas transgênicas, resistentes à sua ação, fez do glifosato o herbicida mais utilizado em todo o mundo. O glifosato é absorvido pelas plantas causando a inibição da enzima 5-enol-piruvil-chiquimato-3-fosfatosintaseEPSPS, o que acarreta no bloqueio da biossíntese dos aminoácidos aromáticos essenciais como, por exemplo, a fenilalanina, a tirosina e o triptofano, que são precursores de outras substâncias importantes para as plantas. Apesar desta classe de compostos ser menos tóxicos do que a classe dos compostos organofosforados, há vários estudos comprovando a sua toxicidade em peixes, ratos e anfíbios. Na literatura existem poucos dados sobre a estrutura eletrônica deste composto, sendo que os existentes foram efetuados com conjuntos de bases relativamente pequenos. O intuito deste trabalho é a de se realizar uma série de cálculos ao nível ab initio empregando tanto a metodologia Hartree-Fock (HF) bem como a metodologia da teoria do funcional de densidade (DFT) com o método híbrido B3LYP. Neste estudo, serão aplicados os conjuntos de funções de base 6-31G(d,p), 6-31++G(d,p) e 6-311++G(d,p), maiores do que os encontrados na literatura. Os cálculos empregando o programa CPMD e/ou GAMESS serão realizados em fase gasosa e com o emprego da água, como solvente, para comparação das geometrias de mínima energia. Os resultados obtidos através dos cálculos computacionais serão comparados com os resultados de literatura, obtidos experimentalmente através da cristalografia de Raio-X.

Protocolo: 778 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2011 - 8/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): CAUE BENITO SCARIM
THAIS MEDEIROS DE LIMA
MARILIA CARVALHO DE CARLOS
Professor(es): HAMILTON MITSUGU ISHIKI
ANTONIO FLUMINHAN JUNIOR

Resumo:
Este projeto tem como proposta, viabilizar a obtenção do biodiesel, utilizando o óleo extraído da Jatropha curcas L., também conhecida como pinhão manso, através da transesterificação contínua e não-catalítica utilizando etanol em condições pressurizadas, avaliando o efeito da adição de co-solvente ao meio reacional. As análises experimentais, constituídas para estudo no presente trabalho, visam avaliar a influência das variáveis de processo tais como: temperatura e pressão de reação, razão molar de óleo para álcool, razão molar de co-solvente para álcool, e tempo de residência sobre a conversão da reação em termos de ésteres etílicos de ácidos graxos, objetivando o estabelecimento de condições amenas de operação e garantia de qualidade do produto gerado. O método supercrítico apresenta facilidade de separação dos produtos da reação, tornando a purificação do biodiesel bem mais fácil e ambientalmente correta, redução considerável do tempo de reação e não apresenta restrição em relação ao teor de ácidos graxos livres e água presente nos substratos, justificando a utilização da presente metodologia, para a obtenção de biodiesel proveniente de óleo de pinhão manso.

Protocolo: 535 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2011 - 1/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNA CRUZEIRO LOPES
JESSICA DE CARVALHO LIMA
Professor(es): ALEXANDRE TEIXEIRA DE SOUZA

Resumo:
O objetivo desse trabalho será avaliar a disponibilidade e a fitoextração do Cr e Pb por plantas de crambe, em solos contaminados, e em função do manejo da saturação de bases. O experimento será desenvolvido na área experimental do Campus II da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. A instalação do experimento contemplará um delineamento estatístico seguirá o modelo inteiramente casualizado em esquema fatorial composto por cinco tratamentos (níveis de Cr e Pb no solo) x três níveis de saturação de bases do solo (aplicação de calcário dolomítico), com 3 repetições. Decorridos 80 dias após a semeadura (das) serão coletadas amostras de terra de cada recipiente para análise básica do solo pH e dos teores disponíveis de Cr e Pb, além das leituras de condutividade elétrica do solo, de acordo com metodologia descrita por Raij et al. (2001). Em cada amostragem serão coletadas 45 amostras de terra compostas (uma amostra por vaso), porém obtidas de três amostras simples. Na oportunidade as plantas serão colhidas, segmentadas em parte aérea e sistema radicular e encaminhadas ao laboratório de análise química de plantas para a determinação do teor de Pb no tecido de acordo com Malavolta et. al (1997). Também serão determinadas as massas das matérias secas da parte aérea e do sistema radicular e o acúmulo de Pb, respectivamente. Os resultados das análises descritas serão submetidos à análise de variância, avaliando-se o efeito dos tratamentos pelo teste de Tukey ao nível de 5 de probabilidade No caso de constatação de significância entre os tratamentos pelo Teste F os mesmos serão submetidos à regressão polinomial.

Protocolo: 543 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2011 - 12/2011 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JULIANA MAYUMI CIHODA
FABIO HENRIQUE BERTASSO
Professor(es): CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS

Resumo:
A bacia hidrográfica do córrego do Cedro, afluente da represa responsável por aproximadamente 30 do abastecimento de água da cidade de Presidente Prudente/SP, vem sendo intensamente degradada por ações antrópicas. Os principais fatores que contribuem para a degradação dos mananciais desta bacia são: lançamentos clandestinos; impermeabilização do solo resultante da urbanização; falta de controle das erosões; desmatamento; falta de Área de Preservação Permanente (APP); contaminação e o assoreamento dos recursos hídricos; e a ocupação desordenada do solo. Neste projeto, propõe-se analisar a qualidade da água do córrego do Cedro, utilizando índices de qualidade de água (IQA-CETESB) e legislações pertinentes. Para tanto, pretende-se realizar análises físico-químicas e bacteriológicas em dez pontos do córrego, avaliando a real situação da qualidade da água para tomada de decisões futuras. A preservação, conservação e recuperação destas áreas são fundamentais para melhoria da qualidade de vida da população que habita nesta bacia e para população prudentina de um modo geral, que utiliza as águas da represa de abastecimento público do rio Santo Anastácio no seu dia-a-dia.

Protocolo: 516 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2011 - 3/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): NADIA CARRENHO
MAITE BERGAMASCHI COURA
Professor(es): ALEXANDRE TEIXEIRA DE SOUZA

Resumo:
O objetivo desse trabalho será avaliar a disponibilidade do cromo em solos contaminados e manejados com níveis de saturação por bases. O experimento será desenvolvido na área experimental do Campus II da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. A instalação do experimento contemplará um delineamento estatístico seguirá o modelo inteiramente casualizado em esquema fatorial composto por cinco tratamentos (níveis de Cr no solo) x três níveis de saturação de bases do solo (aplicação de calcário dolomítico) x quatro períodos de coleta, com 3 repetições. Decorridos 45 dias do início do experimento amostras de terra serão coletadas de cada recipiente para análise dos teores disponíveis de Cr e fósforo além das leituras de pH (CaCl2), condutividade elétrica e saturação por bases do solo, de acordo com metodologia descrita por Raij et al. (2001). Esta amostragem também servirá para avaliar a respiração da biomassa microbiana no solo. As avaliações serão realizadas com um intervalo de 45 dias até o mês de outubro de 2010, completando assim, um total de quatro coletas. No último período de avaliações serão coletadas amostras de terra para análise completa do solo. Os resultados das análises descritas serão submetidos à análise de variância, avaliando-se o efeito dos tratamentos pelo teste de Tukey ao nível de 5 de probabilidade No caso de constatação de significância entre os tratamentos pelo Teste F os mesmos serão submetidos à regressão polinomial.

Protocolo: 201 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2010 - 12/2010 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): EDGARD ALVES NUNES
Professor(es): CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS

Resumo:
As coletas serão realizadas em área experimental do Curso de Engenharia Agronômica, localizada no Campus II, na Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, em Presidente Prudente/SP. Antes de iniciar com as avaliações será realizado um levantamento completo de manejo das áreas escolhidas com efeito de caracterização das mesmas, bem como para fornecer subsídios técnicos durante a discussão dos dados coletados. Os sistemas serão selecionados de acordo com o histórico de uso: MN - área de mata nativa, sem a intervenção de atividade humana; EC - eucalipto (Eucaliptus grandis) adubado apenas na instalação da área; RPD - área de rotação de culturas manejadas no sistema de plantio direto (SPD); PAI - pastagem de capim Mombaça (Panicum maximum cv. Mombaça) manejada com adubação e irrigação; PSA - pastagem de Brachiaria brizantha sem adubação e não irrigada encontrando-se em estado de degradação. O delineamento experimental utilizado será caracterizado como inteiramente casualizado (DIC), estruturado em parcelas subdivididas, onde as parcelas serão denominadas de sistemas de manejo e as subparcelas as profundidades de solo amostradas. As amostras de terra serão consideradas como repetições, não se caracterizando uma repetição espacial. As amostragens serão realizadas, a cada quatro meses, a partir de fevereiro de 2010, nas profundidades de 0-5, 5-10, 10-20 e 20-40 cm, na entrelinhas dos plantios. Após a coleta, as amostras serão transportadas para o laboratório de análise de solos da UNOESTE para a determinação dos parâmetros químicos do solo (análise básica). O teor de Carbono Orgânico (C) será determinado pelo método de Walkley-Black (1934) citado em Raij et al. (2001). A densidade do solo (Ds) nas camadas referenciadas acima serão determinados em amostras indeformadas. Os estoques de carbono no solo em cada área serão calculados com base em massa equivalente de solo. Também serão realizadas amostragens de palhada (matéria seca) para a determinação do teor de carbono (C). Os resultados obtidos serão submetidos à análise de variância (Teste F), avaliando-se o efeito dos tratamentos pelo teste de Tukey ao nível de 5 de probabilidade.

Protocolo: 172 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2010 - 10/2010 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ISABELA MAREGA RIGOLIN FUZETO
Professor(es): CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS
JULIANO CARLOS CALONEGO

Resumo:
Atualmente, grandes represas têm sido construídas para diversos fins, tais como: abastecimento de água, fonte de energia, irrigação e recreação. Porém, a partir da construção desses reservatórios, surgem os grandes problemas de assoreamento e poluição, devido ao depósito de lixo, de entulho, não conservação dos solos a montante dos rios contribuintes, além dos problemas decorrentes da expansão de áreas urbanas. Isso provocou uma degradação generalizada do Balneário da Amizade diminuindo sua vida útil e limitando o seu uso. O balneário já foi utilizado para lazer e recreação, e hoje só é usado pela SABESP como fonte de abastecimento da cidade de Presidente Prudente. Sua manutenção como manancial depende de urgentes medidas de controle da poluição e disciplinamento do uso do solo urbano e rural em suas bacias hidrográficas, aliado a um processo vigoroso e permanente de educação e conscientização ambiental junto a seus usuários. A importância de se estudar a qualidade da água do Balneário se justifica no fato de que essa água é utilizada, pelos moradores da região, para diversos fins, tais como: recreação, dessedentação de animais, pesca e raramente como captação de água pela SABESP. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é determinar o Índice de Qualidade da Água (IQA) da represa do Balneário da Amizade, no ano de 2005. Através dos resultados do IQA, pode-se saber o nível de poluição da Represa do Balneário da Amizade, bem como suas causas e, alertar a Prefeitura ou órgão competente a respeito desses problemas.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2005 - 3/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JULIANO CLEVERTON GHISI
GUILHERME MAGRINI VERRI
Professor(es): MARIAM TRIERVEILER PEREIRA AGU

Resumo:
A fitoextração é utilizada para remediação de metais, com o uso de plantas que podem acumular mais metais em seus tecidos do que outras. O objetivo principal do trabalho foi testar a capacidade da mamona, girassol e da mucuna preta de acumular em seus tecidos o cromo extraído do solo sem, no entanto degradá-lo, para à redução do cromo a níveis seguros e compatíveis com a saúde humana. O presente trabalho será realizado no campus II da Universidade do Oeste Paulista, localizada na cidade de Presidente Prudente/SP. O experimento será realizado em vasos com capacidade para 9 dm-3 de terra. O delineamento estatístico seguirá o modelo inteiramente casualizado em esquema fatorial composto por sete tratamentos (níveis de Cr no solo aplicados via p.a.) e três espécies vegetais (Mamona, Girassol e Mucuna Preta), com 3 repetições, totalizando 63 parcelas experimentais. A seguir são descritos os tratamentos: Tratamento 1 (T1) = Testemunha: sem adição de Cr; Tratamento 2 (T2) = Adição no solo de 37,5 mg kg-1de Cr; Tratamento 3 (T3) = Adição no solo de 75 mg kg-1de Cr; Tratamento 4 (T4) = Adição no solo de 150 mg kg-1 de Cr; Tratamento 5 (T5) = Adição no solo de 300 mg kg-1 de Cr; Tratamento 6 (T6) = Adição no solo de 600 mg kg-1 de Cr; Tratamento 7 (T7) = Adição no solo de 900 mg kg-1de Cr. Após setenta e cinco de condução do experimento, serão avaliados os parâmetros biométricos: altura das plantas (cm), número de folhas e a massa de matéria seca da parte aérea e do sistema radicular (gramas/vaso); Análise química do tecido vegetal completa além do acúmulo de Cr na parte aérea e no sistema radicular; Análise química do solo completa além do teor disponível de Cr no solo. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância (Teste F), avaliando-se o efeito dos tratamentos pelo teste de Tukey ao nível de 5 de probabilidade. No caso de constatação de significância entre os tratamentos pelo Teste F os mesmos serão submetidos à regressão polinomial. Palavras-Chave: fitorremediação, poluição do solo, metal pesado, plantas acumuladoras

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2009 - 12/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): RODOLFO MORENO CIRILO DOS SANTOS
Professor(es): CARLOS SÉRGIO TIRITAN
CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS

Resumo:
Este projeto tem como objetivo construir e avaliar um protótipo de biodigestor que irá reciclar resíduos orgânicos semisólidos (úmidos) de origem doméstica. O equipamento será construído utilizando materiais de baixo custo visando sua adequação dentro de projetos de viabilidade econômica. O biodigestor será acompanhado durante o período de seis meses no laboratório de microbiologia da Unoeste, Presidente Prudente, SP. Neste período serão avaliados os seguintes parâmetros: redução de carga orgânica (DBO) dos resíduos, produção de gás combustível e produção de biofertilizante natural. O equipamento será operado com simulação de tratamento de resíduos orgânicos semi-sólidos gerado dentro de uma residência visando adequa-lo futuramente como equipamento de uso doméstico.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2008 - 10/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LINCOLN ROCHA
TAMIRES DO CARMO SOARES
Professor(es): FABIO FERNANDO DE ARAUJO

Resumo:
Na atualidade, a crescente e devastadora degradação do meio ambiente tem como base o uso intenso e inadequado de fertilizantes e pesticidas no solo que, aliado ao aumento das atividades industriais e de mineração, têm sido apontados como os principais responsáveis pela contaminação do solo, cursos de água e lençol freático por metais pesados. O experimento será conduzido em ambiente protegido, em área experimental do Curso de Agronomia, localizada no Campus II, na Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, em Presidente Prudente/SP. Os tratamentos serão implementados em vasos que serão montados, utilizando seis anéis de PVC rígidos sobrepostos (seccionados), com 20 cm de diâmetro interno, correspondendo às seguintes profundidades: 0-5, 5-10, 10-20, 20-30, 30-50 e 50-70 cm. O delineamento estatístico seguirá o modelo inteiramente casualizado em esquema fatorial composto por cinco tratamentos (níveis de Sulfato de Amônio no solo) aplicado em duas classes texturais de solo contaminados com Pb e Cr (na dose referente ao nível de alerta de classes texturais de solo contaminados com Pb e Cr (na dose referente ao nível de alerta de contaminação de solo para áreas agrícolas (CETESB, 2005), com 3 repetições, totalizando 30 parcelas experimentais. Após noventa dias de condução do experimento, as amostras de terra coletadas dos vasos, correspondendo às profundidades de 0-5, 5-10, 10-20, 20-30, 30-50 cm e 50-70 cm serão enviadas ara análise química para a determinação do pH (CaCl2), M.O., P, H+Al, Al, Ca, Mg, K, SB, CTC e V além dos micronutrientes B, Cu, Fe, Mn e Zn e de sulfato (S-SO42-). Nestas amostras também serão determinados os metais pesados Pb e Cr do solo de cada camada dos vasos. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância (Teste F), avaliando-se o efeito dos tratamentos pelo teste de Tukey ao nível de 5 de probabilidade. No caso de constatação de significância entre os tratamentos pelo Teste F os mesmos serão submetidos à regressão polinomial.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2009 - 12/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): TAMIRES MEDEIROS DE LIMA
Professor(es): CARLOS SÉRGIO TIRITAN
CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS

Resumo:
Neste trabalho, busca-se avaliar o mineralização dos lodos de esgoto e de curtume através do monitoramento da entrada de cromo em solos agrícolas. O estágio atual de desenvolvimento da sociedade tem contribuído grandemente para a geração de resíduos agrícolas e industriais com grande potencial de contaminação de ambientes, como o solo e a água. O presente trabalho será realizado no campus II da Universidade do Oeste Paullista, localizada na cidade de Presidente Prudente/SP. O experimento será realizado em vasos com capacidade para 9 dm-3 de terra. O delineamento estatístico seguirá o modelo inteiramente casualizado em esquema fatorial composto por seis tratamentos (doses de Cr) aplicados via a adição de dois resíduos ao solo (lodos de curtume e esgoto), com três repetições, totalizando 36 parcelas experimentais (vasos). A seguir são descritos os tratamentos: (T1) = Testemunha: sem adição de Cr; (T2) = Adição no solo de 150 mg kg-1de Cr via lodo de curtume (LC) e Lodo de Esgoto (LE); (T3) = Adição no solo de 300 mg kg-1de Cr via lodo de curtume (LC) e Lodo de Esgoto (LE); (T4) = Adição no solo de 600 mg kg-1 de Cr via lodo de curtume (LC) e Lodo de Esgoto (LE); (T5) = Adição no solo de 900 mg kg-1 de Cr via lodo de curtume (LC) e Lodo de Esgoto (LE); (T6) = Adição no solo de 1200 mg kg-1 de Cr via lodo de curtume (LC) e Lodo de Esgoto (LE). Aos cento e vinte dias a partir do início do experimento, será coletada uma amostra de terra composta/parcela (vaso), totalizando 36 amostras. Estas amostras serão enviadas ao Laboratório de Fertilidade do Solo da Faculdade de Ciências Agrárias/UNOESTE - Presidente Prudente/SP para a determinação do pH (CaCl2), M.O., P, H+Al, Al, Ca, Mg, K, Na, SB, CTC e V além dos micronutrientes B, Cu, Fe, Mn e Zn, além do Cr. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância (Teste F), avaliando-se o efeito dos tratamentos pelo teste de Tukey ao nível de 5 de probabilidade. No caso de constatação de significância entre os tratamentos pelo Teste F os mesmos serão submetidos à regressão polinomial.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2009 - 12/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LETICIA SAYURI TANAKA
MELISSA BONFIM ALCANTUD
Professor(es): CARLOS SÉRGIO TIRITAN
CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS

Resumo:
A poluição ambiental é um dos principais responsáveis pela mudança climática, contaminação de rios e lençóis freáticos e mortandade de animais. As indústrias e as Universidades, com seus laboratórios de educação e de pesquisas, devem ter um grande controle sobre os dejetos químicos lançados ao meio ambiente. Desta forma, pretende-se através desta pesquisa analisar os resíduos químicos gerados no Laboratório de Química, nas aulas de Química Geral e Química Orgânica do curso de Engenharia Ambiental. Após a análise dos principais resíduos os alunos irão pesquisar metodologias para o seu tratamento e ou descarte. Serão realizadas apenas pesquisas, sem que seja necessária a realização do tratamento. O intuito principal é o de elaborar uma apostila que será encaminhada aos técnicos do laboratório e ao setor de tratamento de resíduos desta Universidade.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2008 - 12/2008 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MELISSA BONFIM ALCANTUD
TAMIRES MEDEIROS DE LIMA
Professor(es): HAMILTON MITSUGU ISHIKI
Alguma mensagem