English

           Universidade do Oeste Paulista
Ciências da Saúde

Medicina

Duração: 12 Semestres letivos (Integral)
Regime: Semestral
Situação: RECONHECIDO PELO MEC
Portaria : 1786/93 - Publicação DOU 21/12/1993
Renovação de Reconhecimento: 1181/08 - 26/12/2008
Grau: MÉDICO
Local: Campus I, Rede Básica de Saúde, Hospitais de Presidente Prudente e Região.
Valor da Mensalidade: Clique aqui e consulte



SOBRE O CURSO
Vestibular 2014

O Curso de Medicina da UNOESTE tem por princípio o resgate de valores éticos e humanísticos que possibilitam uma prática médica de qualidade e comprometida com o bem-estar integral do homem. Desenvolve no discente a capacidade de raciocínio clínico, utilizando, crítica e judiciosamente, os recursos diagnósticos mais sofisticados como complementares à realização da anamnese e do exame físico.
A estrutura curricular do curso, orientada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina, tem como eixo norteador a atividade profissional desenvolvida por meio da integração dos conteúdos e do uso de metodologias de ensino-aprendizagem alicerçadas na prática médica, na forma como ocorre no contexto real da profissão, possibilitando que o processo de construção do conhecimento ocorra em concordância com o futuro exercício profissional, reduzindo as dicotomias teoria/prática e básico/profissional. A prática profissional problematizada, exercitada pelo discente desde o início do curso, embasa a construção do conhecimento necessário ao exercício desta prática. A problematização de situações da realidade propicia, em momentos coletivos de reflexão, o desenvolvimento de posturas médicas adequadas e valores éticos.

A proposta curricular do curso rompe com o modelo de formação apenas centrado na atuação hospitalar e se compromete com a capacitação do futuro médico para a promoção, proteção e recuperação da saúde, através da integração efetiva do curso com o Sistema Único de Saúde (SUS), local e regional. As atividades curriculares são desenvolvidas por meio de cenários variados de ensino e aprendizagem (comunidade, Estratégia Saúde da Família, Unidade Básica de Saúde, centros de referência e hospitais de baixa e média complexidades, dentre outros), planejando e executando programas e ações em conjunto com a comunidade, o que possibilita ao Curso de Medicina desempenhar seu verdadeiro papel social.
NOTÍCIAS