English

           Universidade do Oeste Paulista
Ciências Agrárias

Medicina Veterinária

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA




Visualizar extensões do ano de:  


Projetos de Extensão

Título:
ANESTESIA PERIDURAL COM LIDOCAÍNA ASSOCIADA A DIFERENTES OPIÓIDES PARA CASTRAÇÃO DE CÃES EM PROGRAMA DE CONTROLE POPULACIONAL.

Responsável:
Prof. Dra. Renata Navarro Cassu

Período:
04/02/2013 - 29/11/2013

Descrição:
O controle populacional de cães tem sido uma preocupação frequente, em função da possibilidade de reduzir a propagação de zoonoses de grande relevância para saúde pública. A redução dos índices de natalidade é essencial, sendo feita primariamente com o uso de técnicas contraceptivas efetivas, destacando-se a esterilização de fêmeas e machos, mediante procedimentos cirúrgicos, envolvendo a ovariosalpingohisterectomia (OSH), a orquiectomia e a vasectomia. Para realização dessas técnicas é necessário que o animal seja anestesiado, sendo preconizado o uso de técnicas de fácil utilização, bem como de custo acessível. Nesse contexto, a anestesia peridural apresenta viabilidade incontestável, visto ser uma técnica segura, simples e de baixo custo.


Título:
MONITORAMENTO DE EQUINOS NA PRÁTICA DE HIPOTERAPIA

Responsável:
Prof. M. Sc. José Ricardo Cecílio Junqueira

Período:
04/02/2013 - 30/11/2013

Descrição:
O objetivo do presente projeto é proporcionar aos acadêmicos da Medicina Veterinária a prática de monitoramento específicos de animais utilizados na equoterapia bem como, promover trabalhos em grupos e estimular a interdisciplinaridade nos acadêmicos. Promover o trabalho social e estimular no acadêmico a possibilidade de auxílio aos portadores de deficiência física e/ou com necessidades especiais.


Título:
SANIDADE EM DIA

Responsável:
Prof. M.Sc. Adriana Falco de Brito

Período:
01/08/2013 - 31/08/2013

Descrição:
Realizar vacinação anti-rábica nos alunos de graduação do curso e sorologia para titulação em todos os alunos vacinados durante 2012 e em anos anteriores, para verificação de título protetor. A ocorrência da raiva em morcegos nos municípios da região tem preocupado os serviços de saúde locais e torna real a possibilidade de atendimento de animais infectados no Hospital Veterinário ou durante as campanhas de vacinação em massa de animais. O esquema profilático permite aos alunos a participação no projeto durante o segundo semestre.


Título:
VAI A CAMPO

Responsável:
Prof. M. Sc. José Ricardo Cecílio Junqueira

Período:
04/02/2013 - 30/11/2013

Descrição:
Oferecer assistência técnica a pequenos produtores rurais da região de Presidente Prudente/SP que não dispõem de recursos financeiros para contratar assistência técnica particular e desta forma contribuir com a saúde pública, melhorando a qualidade dos produtos de origem animal que chegam a mesa do consumidor brasileiro. Esse projeto visa promover o atendimento clínico, cirúrgico, reprodutivo e laboratorial aos bovinos, suínos, caprinos e ovinos que pertençam aos referidos produtores.


Título:
VETERINÁRIO NO BAIRRO

Responsável:
Prof. M.Sc. Adriana Falco de Brito

Período:
04/02/2013 - 30/11/2013

Descrição:
Participação junto com o CCZ do programa Sua Vida Melhor Ainda, com atendimento de animais suspeitos de zoonoses. A participação de médicos veterinários no programa de saúde da família foi recentemente aprovada, sendo um serviço diferenciado, para atendimento de zoonoses e cadastramento de animais para castração como medida de controle populacional dos animais. O Programa Sua Vida Melhor Ainda da Prefeitura de Presidente Prudente faz atendimentos localizados, em diversas éreas, em bairros programados por eles. O curso de medicina veterinária atuará junto ao CCZ, no atendimento e diagnóstico de doenças de pele, coleta de material para diagnóstico de leishmaniose, vermifugação, cadastramento para programas de castração e divulgação de informações pertinentes as principais zoonoses. Serão realizados levantamentos epidemiológicos sobre os hábitos de manutenção e saúde dos animais atendidos.

Programas de Extensão

Título:
VIGILANTE DA SAÚDE

Responsável:
Prof. M.Sc. Adriana Falco de Brito

Período:
04/02/2013 - 30/11/2013

Descrição:
O controle das zoonoses (doenças transmissíveis entre o homem e os animais) é fundamental para a saúde pública. O hábito de manter animais de estimação em centros urbanos favorece a transmissão de enfermidades, que devem ser prevenidas nos animais através de atendimento médico veterinário. A educação é a principal arma para a prevenção de doenças. As pessoas precisam conhecer e entender os riscos e a maneira correta de preveni-los. A vacinação anti-rábica de animais de companhia é uma das mais eficazes ações para o controle da raiva urbana e humana. O esquema pré-exposicáo anti-rábica é um mecanismo de proteção individual necessário a todas as categorias profissionais que podem ser expostas a um risco de infecção. É baseado na premissa de que quando o indivíduo tem título de anticorpos protetores, a doença não se desenvolve.