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Programa: Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenv. Regional

Apresentação

O Programa em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional é Recomendado pela CAPES, com conceito 04. O objetivo geral deste curso é consolidar seu papel como centro produtor de pesquisa e de conhecimento voltado à discussão interdisciplinar e contextual do processo de desenvolvimento regional diante das questões ambientais.
Assim, objetiva-se contribuir para a formação de um profissional com visão sistêmica e ética, com compreensão multidimensional do processo de desenvolvimento regional e domínio de instrumentos conceituais e metodológicos essenciais para a avaliação dos impactos ambientais e o planejamento ambiental. Esse perfil caminha ao encontro das necessidades atuais de reorientação das políticas públicas e das estratégias de desenvolvimento ambiental e social na região.
O curso proposto pretende adotar uma visão metadisciplinar na abordagem do conhecimento, pois necessitamos de um referencial que perpasse todas as disciplinas (visão multidisciplinar) integrando-as e complementando-as ao mesmo tempo. Acreditamos que isso pode ser alcançado, se a formação do profissional pesquisador buscada no curso estiver organizada em torno de conceitos metadisciplinares, tais como, por exemplo, complexidade, interação, interdependência, auto-organização, sistêmica, organização e evolução. Estes conceitos seriam coerentes com as concepções modernas, orientadas por uma visão complexa e sistêmica da realidade, sobre como os diferentes campos do conhecimento humano são envolvidos para a solução de problemas ambientais.
A abordagem metadisciplinar ainda está em construção em toda parte; desta forma, o curso procurará propor, por meio de suas disciplinas, uma discussão multidisciplinar, aproximando as pesquisas realizadas nas diferentes áreas em direção a este referencial comum. Para tanto, serão utilizadas como estratégias didáticas e metodológicas, seminários, estudos, debates, e outras formas que permitam a integração de conhecimentos e experiências formais entre os pesquisadores e alunos envolvidos, visando à construção integrada desejada.

Reconhecimento – Portaria – MEC nº 1324 – D.O.U de 09/11/2012, tendo em vista o parecer
CNE/CES nº 179/2012 – D.O.U de 31/07/2012.


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