Você está em: Unoeste » Cursos » Pós-Graduação » Mestrado e Doutorado

Programa: Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenv. Regional

Apresentação

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional é Recomendado pela CAPES, com conceito 04.

O objetivo geral deste curso é consolidar seu papel como centro produtor de pesquisa e de conhecimento voltado à discussão interdisciplinar e contextual do processo de desenvolvimento regional, diante das questões ambientais. Assim, objetiva-se contribuir para a formação de um profissional com visão sistêmica e ética, com compreensão multidimensional do processo de desenvolvimento regional e domínio de instrumentos conceituais e metodológicos, essenciais para a avaliação dos impactos ambientais e o planejamento ambiental. Esse perfil caminha ao encontro das necessidades atuais de reorientação das políticas públicas e das estratégias de desenvolvimento ambiental e social na região.

O curso proposto pretende adotar uma visão metadisciplinar na abordagem do conhecimento, pois necessitamos de um referencial que perpasse todas as disciplinas (visão multidisciplinar), integrando-as e complementando-as ao mesmo tempo. Acreditamos que isso pode ser alcançado, se a formação do profissional pesquisador buscada no curso estiver organizada em torno de conceitos metadisciplinares, tais como, complexidade, interação, interdependência, auto-organização sistêmica, organização e evolução.

Estes conceitos seriam coerentes com as concepções modernas, orientadas por uma visão complexa e sistêmica da realidade, sobre como os diferentes campos do conhecimento humano são envolvidos para a solução de problemas ambientais.

A abordagem metadisciplinar ainda está em construção em toda parte. Desta forma, o curso procurará propor, por meio de suas disciplinas, uma discussão multidisciplinar, aproximando as pesquisas realizadas nas diferentes áreas em direção a este referencial comum. Para tanto, serão utilizadas como estratégias didáticas e metodológicas, seminários, estudos, debates, e outras formas que permitam a integração de conhecimentos e experiências formais entre os pesquisadores e alunos envolvidos, visando à construção integrada desejada.

Público alvo

Por se tratar de um Programa interdisciplinar, graduados em todas as áreas do conhecimento podem participar. Assim, Profissionais das Ciências da Vida, Ciências da Terra, Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Aplicadas que têm no exercício da interdisciplinaridade o principal desafio, buscando entender a complexidade dos problemas gerados pelas diversas relações sociais e sua interação com o meio ambiente são admitidos.

Área de Concentração

Ciências Ambientais

Objetivos

- Investigar os impactos ambientais nos municípios e a região;

- Analisar a contribuição das políticas locorregionais para o desenvolvimento socioeconômico da perspectiva da sustentabilidade;

- Caracterizar e analisar o processo de ocupação do território e suas consequências para o ambiente: investigar fatores que impactam recursos hídricos superficiais e subterrâneos; analisar o tratamento de resíduos sólidos e processos de contaminação nas áreas urbanas;

- Investigar de que forma as empresas de bens e serviços internalizam questões ambientais e sociais demandadas pela sociedade;

- Caracterizar e analisar ações em educação ambiental como um processo crítico, questionador das bases econômicas, sociais e políticas;

- Formar profissionais pesquisadores para: avaliarem, diagnosticarem e proporem soluções para problemas ambientais; difundirem os conceitos e aplicar as técnicas necessárias a uma interação sustentável com o ambiente; aplicarem metodologias e desenvolverem tecnologias que possibilitem diminuir o impacto ambiental de atividades antrópicas; criarem e disponibilizarem uma rede de conhecimentos que possa ser utilizada pelos diferentes agentes sociais.


Portarias de Reconhecimento:

Mestrado: Portaria – MEC nº 1324 – D.O.U de 09/11/2012, tendo em vista o parecer CNE/CES nº 179/2012 – D.O.U de 31/07/2012.

Doutorado: Portaria – MEC nº 472 – D.O.U. de 11/05/2020, tendo em vista o parecer CNE/CES nº 655/2019 – D.O.U de 04/07/2019.


Coordenação:

ALBA REGINA AZEVEDO ARANA – Coordenadora
alba@unoeste.br

MAÍRA RODRIGUES ULIANA - Vice coordenadora
maira@unoeste.br


Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus II Rodovia Raposo Tavares, km 572 - Bairro do Limoeiro CEP 19067-175 - Presidente Prudente - SP Fones: (18) 3229 3264 - ramal 2132 Secretária: Keid e-mail: ppgmadre@unoeste.br

WhatsApp