Manejo da Fertilidade do Solo e do Estado Nutricional das Culturas - Turma 15

SEU DESCONTO ESTÁ AQUI!

Cadastro de Interesse

Caso tenha interesse em realizar este curso faça o:

Apresentação

Formar profissionais habilitados a gerir de forma eficiente todas as etapas da envolvidos no sistemas de produção agrícola, com ênfase no manejo do solos e na manutenção da fertilidade das principais culturas agrícolas.
No Brasil, a produção agrícola é uma das principais atividades econômicas, contribuindo positivamente para números positivos do produto interno bruto (PIB) além de contribuir grandemente com a alimentação humana mundial.
No entanto, atualmente, faz-se necessário aumentar a intensidade e a produtividade de cultivo por unidade de área, ou seja, aumentar o rendimento das culturas ao invés de aumentar a área plantada, que muitas vezes causam sérios danos negativos a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.
Nesse sentido, faz-se necessário aumentar o conhecimento sobre o manejo dos diferentes tipos de solos presentes no Brasil, tanto em termos químicos, físicos e microbiológica. Através de práticas agrícolas mais responsáveis e que respeitem os conceitos técnicos obtidos através da pesquisa, pode-se aumentar o rendimento agrícola das principais culturas brasileiras, e dessa maneira, aumentar a competitividade da agricultura brasileira frente à outras economias agrícolas mundiais, como também, contribui positivamente para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas

Objetivos

- Fornecer conhecimentos sobre o perfil dos principais solos brasileiros;
- Proporcionar conhecimentos básicos de pedologia, gênese e classificação de solo;
- Permitir o entendimento das reações que propiciaram a formação dos solos e como estes são identificados.

Justificativa

Aumentar a produtividade das culturas agrícolas é uma das principais estratégias para o suprimento da alimentação humana no mundo, além das vantagens econômicas, essa estratégia contribui para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.
Com base nesse contexto, o curso tem como foco o aprimoramento dos conhecimentos técnicos-científicos dos profissionais que atuam neste setor, visando o aumento da produtividade das principais culturas nacionais, com ênfase sobre a fertilidade dos solos e do estado nutricional das culturas, bem como o correto manejo dos diferentes tipos de solos em função do ambiente de produção.
Além de atender a demanda regional por profissionais mais qualificados e qualificar o Curso de Agronomia como difusor de conhecimento e tecnologia sobre o manejo dos solos e das culturas agrícolas regionais.

Público-alvo

Engenheiros Agrônomos, Engenheiro Florestal, Zootecnistas, Tecnólogos em Agronegócio e Sucroalcooleiro.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus II Rodovia Raposo Tavares, km 572 - Bairro do Limoeiro CEP 19067-175 - Presidente Prudente - SP Fones: (18) 3229 2077 - Fax: (18) 3229 2080 e-mail: secpos@unoeste.br