Futebol

Inscrições

26/09/2019
10/09/2020

Matrícula

20/08/2020
10/09/2020

Inscrição

50,00

Apresentação

Mesmo com a modernização e a profissionalização do futebol ainda existem ex atletas que prescrevem treinamento por reprodução a frente de comissões técnicas. Existe uma grande dificuldade no controle de carga e direcionamento correto de cada etapa da periodização. É importante que o profissional, de qualquer departamento dentro do futebol, não se sinta único responsável por sua área de atividade. Todas as áreas estão conectadas: Não existe treino sem direção funcional, mesmo um treino técnico vai exigir um metabolismo específico à intensidade solicitada o que acaba com a concepção de "treino puro" como forma principal de trabalho. O departamento médico deve estar integrado com atividades preventivas, e a preparação física deve conhecer exatamente o que foi trabalhado no período em que o jogador permaneceu em tratamento, para realizar uma transição segura e uma boa reinserção no treinamento. Com isso, justifica-se que a síntese de conhecimentos não se limite a relacionamento entre colegas de trabalho, mas também à aquisição de informações das diversas áreas por parte de cada profissional para determinantemente se construir uma estrutura interdisciplinar sólida no futebol. Formando uma comissão técnica única sem divisão de setores, onde o principal objetivo são as adaptações específicas dos jogadores.

Objetivos

Geral: Aperfeiçoar as capacidades do profissional de Educação Física para avaliação, prescrição e acompanhamento de programas de treinamento físico, tático e técnico no futebol profissional e nas categorias de base.
Específico: Capacitar os profissionais para o trabalho multidisciplinar no futebol de alta performance.

Justificativa

Futebol é o esporte mais praticado e o entretenimento mais rentável do mundo. Um universo complexo e cativante, uma realidade paralela que apesar de ser muito conhecida é pouco dominada, um nicho acadêmico com grande perspectiva de sucesso no Brasil. O Curso de Graduação em Educação Física da UNOESTE formou 34 (trinta e quatro) turmas, nos anos de 2006 a 2018, e novas turmas serão formadas a cada semestre. Desta forma, o curso de Especialização em Futebol será uma opção de aprofundamento nos estudos tanto para os egressos da UNOESTE como demais profissionais da região, incluindo os estados vizinhos.

Público-alvo

Professores de Educação Física, Fisioterapeutas, nutricionistas e demais profissionais com interesse no futebol profissional.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus II Rodovia Raposo Tavares, km 572 - Bairro do Limoeiro CEP 19067-175 - Presidente Prudente - SP Fones: (18) 3229 2077 - Fax: (18) 3229 2080 e-mail: secpos@unoeste.br