Você está em: Unoeste » Cursos » Aperfeiçoamento e Extensão

Curso teórico-prático de produção in vitro de embriões (PIVE) Bovinos - 1ª turma

Objetivos

A produção in vitro de embriões (PIVE) bovinos associada à aspiração folicular guiada por ultrassom (OPU) são ferramentas de extrema importância na área de reprodução animal, pois favorecem a rápida multiplicação e seleção de animais de méritos produtivo e genético superiores. O aumento gradativo do uso dessas biotécnicas da reprodução animal vem contribuindo significativamente para acelerar o ganho genético do rebanho bovino nacional (PONTES et al., 2009). Atualmente, o Brasil é o maior produtor de embriões in vitro do mundo (320 mil embriões por ano) (MAPA, 2016), graças ao potencial reprodutivo do rebanho bovino nacional e aos avanços na pesquisa.
Com o crescimento constante da PIVE no Brasil, empresas necessitam de mão de obra especializada para trabalhar em laboratórios. Portanto, o profissional capacitado para atuar na PIVE comercial tem um amplo campo de atuação, em constante ampliação, podendo atuar em laboratórios de PIVE, empresas de biotecnologia ou como auxiliar a campo na aspiração folicular.
O curso tem como objetivo, capacitar estudantes e profissionais das áreas de biologia e afins, para realização da técnica de produção in vitro de embriões bovinos.
Objetivos específicos
Com aulas práticas, teóricas e treinamento orientado o aluno estará apto a realizar todos os trabalhos de rotina de um laboratório, como preparo de meios, seleção e classificação de oócitos, procedimentos de maturação, fecundação, cultivo embrionário in vitro e envase dos embriões. Portanto, o curso visa proporcionar ao aluno conhecimento diferenciado e avanço tecnológico, capacitando-o a prestar serviço de produção in vitro de embriões bovinos.
Fone e e-mail para informações: (18)3229-3225 stephanie@unoeste.br (18)98151-2014 sheila@unoeste.br