MBA em Gestão da Promoção da Saúde e Qualidade de Vida nas Empresas

Inscrições

14/02/2020
10/09/2020

Matrícula

20/08/2020
10/09/2020

Inscrição

50,00

Apresentação

O programa é completo, multiprofissional e multissetorial e considerou o nível de complexidade da preparação profissional e o papel desempenhado pelos Programas de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida nas Organizações. O avanço acelerado do conhecimento e a complexidade intrínseca das questões da saúde em geral e das relacionadas ao trabalho nas empresas exigem que o Gestor domine e esteja permanentemente atualizado sobre os temas envolvidos com estas áreas.
O curso capacita para a atuação na gestão de programas de promoção de saúde e bem-estar em organizações públicas e privadas, planos de saúde e outras instituições de saúde como: hospitais, clínicas, consultorias em saúde e bem-estar, empresas de assistência à saúde, home care, gestão de doenças crônicas, operadoras de saúde e de gestão de recursos humanos.

Objetivos

Geral: Capacitar profissionais para atuar em posições-chave na gestão de programas de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida em organizações públicas e privadas, planos de saúde, instituições de saúde (hospitais, clínicas, consultorias, empresas de assistência à saúde, home care, gestão de doenças crônicas, promoção da saúde) e de gestão de recursos humanos.

Específicos:
- Atualizar e aprofundar conhecimentos em bases de gestão (como sistemas de informação, gestão de projetos, marketing e finanças);
- Atualizar e aprofundar conhecimentos nas avançadas técnicas de implantação, gerenciamento e avaliação de programas de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida nas organizações;
- Sistematizar conhecimentos fundamentais e exercitar práticas e iniciativas que permitam aos profissionais planejar, ofertar e gerenciar, junto às empresas, programas de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida;
- Estimular a sistematização e reflexão das ações profissionais, ou seja, o planejamento das ações, o registro dos dados oriundos do objeto de trabalho e a divulgação das suas reflexões, para contribuir com a produção de conhecimento na área da Promoção de Saúde e Qualidade de Vida;
- Oportunizar aos profissionais das diferentes áreas do conhecimento o intercâmbio e a discussão crítica de experiências acadêmicas e profissionais no âmbito da Promoção de Saúde e Qualidade de Vida nas organizações.

Justificativa

A saúde é, atualmente, parte das estratégias de gerenciamento nas organizações, contribuindo para a melhora da performance individual e produtividade de seus funcionários. Através da Promoção da Saúde e Qualidade de Vida a empresa busca criar um ambiente saudável que demonstre a sua preocupação com o desenvolvimento pessoal de seus funcionários e também com a responsabilidade social.

Os objetivos das empresas em relação aos seus colaboradores devem ser pautados na reflexão sobre o panorama mundial da Promoção de Saúde e conquistados a partir de um modelo integrado de Gerenciamento da Saúde e Qualidade de Vida que possa conceitual e estrategicamente ser adotado pelas organizações.

Os programas preventivos exercem um papel fundamental para assegurar índices mais baixos de absenteísmo e segurança no trabalho, e devem ser baseados no incentivo à prática de atividade física, gerenciamento de pacientes-funcionários crônicos, hábitos de vida saudáveis, e envolver aspectos comportamentais e holísticos, segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde, que integram temas como saúde social, emocional e espiritual.

Ao falar de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida nas organizações faz-se necessário entender a estreita relação entre custo e benefício no desenvolvimento de políticas de segurança, meio ambiente e recursos humanos. É necessário entender que estas organizações esperam, entre outros benefícios, um retorno de investimento a partir da implementação deste tipo de programa. Para entender a lógica das organizações é preciso entender a problemática que aflige não só as organizações, mas os governos em geral - os altos custos com a assistência médica.
Estes programas devem ser incluídos nos objetivos estratégicos de uma organização, e dispor de pessoas capazes de gerenciar projetos e isto requer habilidades administrativas, relacionamento humano, gestão de projetos, habilidades para trabalhar em equipe, lidar com verbas financeiras, demonstrar resultados.

Oferecer somente assistência médica nas organizações é estimular comportamento inadequado de indivíduos saudáveis, em virtude de problemas que nem sempre estão relacionados à doença. Ensinar e promover um ambiente que conduza as pessoas a um estilo de vida saudável torna-se imprescindível para a sustentação econômica dos negócios da região, do estado e do país.

O mais importante objetivo nos programas de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida é o de tornar as pessoas conscientes de seu potencial de saúde ao longo de sua vida através do conhecimento dos agravos a que, voluntariamente ou não, elas expõem sua saúde, permitindo torná-las responsáveis pela gestão de sua própria saúde.

Público-alvo

Profissionais graduados com formação superior das diversas áreas da saúde, segurança e da gestão de pessoas que necessitam de conhecimentos diferenciados e aplicados à gestão de programas de promoção de saúde e bem-estar nos ambientes de trabalho. Pessoas que necessitem de conhecimentos para que possam escolher e contratar os melhores prestadores para ajudá-los a implementar, supervisionar e acompanhar a evolução dos seus programas.
Os egressos terão habilidades e competências para atuarem como gestores na área de promoção de saúde e qualidade de vida nas organizações.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus II Rodovia Raposo Tavares, km 572 - Bairro do Limoeiro CEP 19067-175 - Presidente Prudente - SP Fones: (18) 3229 2077 - Fax: (18) 3229 2080 e-mail: secpos@unoeste.br