Você está em: Unoeste » Cursos » Pós-Graduação » Especialização » Psicologia

Psicologia de Trânsito - Turma 18

SEU DESCONTO ESTÁ AQUI!

Inscrições

02/03/2020
10/03/2021

Matrícula

01/03/2021
10/03/2021

Início do curso

20/03/2021

Inscrição

50,00

Objetivos

Objetivo Geral: Estudar a Psicologia de Trânsito, em seus diversos campos conceituais e aplicativos, visando contribuir para o desenvolvimento da psicologia enquanto ciência e formar psicólogos especialistas em trânsito para desenvolver ações relativas à mobilidade humana.
Objetivos específicos:
- Qualificar psicólogos para atuação como gestores e peritos examinadores, tendo uma visão crítica e ampliada do fenômeno do trânsito, bem como assegurar aos profissionais a possibilidade de ampliar o conhecimento sobre as diversas formas de abordagem e intervenção junto ao trânsito e às políticas de mobilidade humana para promoção da saúde, tendo como referências os princípios da Política Nacional do Trânsito.
- Formar profissionais para o desenvolvimento de ações qualificadas da psicologia aplicadas à saúde, educação, meio ambiente e a segurança da mobilidade humana no trânsito, tendo como referências os princípios da Política Nacional de Trânsito
- Desenvolver e divulgar pesquisas e estudos de fenômenos e processos relativos à mobilidade humana, tanto do ponto de vista teórico-conceitual quanto do ponto de vista instrumental e aplicativo.
- Desenvolver ações sócio-educativas com pedestres e condutores.
- Realizar pesquisa nos mais diversos segmentos que envolvam questões relacionadas ao trânsito.
- Desenvolver condições para atuar como perito em exames de habilitação, reabilitação ou readaptação profissional.
- Desenvolver atitudes éticas e críticas em relação a mobilidade humana.

Justificativa

Este curso surge da necessidade de psicólogos especialistas em trânsito, de acordo com a resolução 267 do DETRAN e da necessidade do psicólogo em obter a titulação de especialista em psicologia de trânsito, para realizar exames de motoristas e outras ações relacionadas à mobilidade humana. Portanto falar desse tema implica em contribuir com a discussão e inserção dos profissionais, em projeto que repense muitos outros conceitos que estão imbricados neste contexto, principalmente entenderem as relações que se estabelecem entre as pessoas e os espaços em que vão se construindo tais significados. Em face dessas necessidades e a carência deste tipo de titulação nas universidades, é que surge a proposta deste curso. O mesmo pretende proporcionar aos psicólogos a oportunidade de integrar teoria e prática da psicologia na área de trânsito, numa perspectiva interdisciplinar, visando a otimização dos serviços prestados por psicólogos que já atuam ou que pretendem atuar na área de trânsito.

Público-alvo

Psicólogos

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus II Rodovia Raposo Tavares, km 572 - Bairro do Limoeiro CEP 19067-175 - Presidente Prudente - SP Fones: (18)3229-2077