Você está em: Unoeste » Cursos » Pós-Graduação » Especialização

Produção e Tecnologia de Sementes - Turma 3

SEU DESCONTO ESTÁ AQUI!

Inscrições

14/05/2020
10/02/2021

Matrícula

01/02/2021
10/02/2021

Início do curso

19/02/2021

Inscrição

50,00

Apresentação

O curso foi criado visando atender a demanda regional por formação continuada na área de Produção e Tecnologia de Sementes que é atividade econômica de grande importância no contexto agroindustrial da grande região formada pelos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Bahia.
O programa abordará vários aspectos do setor de produção de sementes, como a implantação, condução do campo, colheita, beneficiamento, armazenamento, análise da qualidade de sementes e comercialização, visando à qualificação técnica dos envolvidos na cadeia produtiva.
Ao final do curso espera-se que o aluno desenvolva as seguintes competências e habilidades:
Competências para entender processos de condução do campo de produção e a legislação pertinente, os processos da colheita e da pós-colheita, bem como a avaliação da qualidade de sementes.
Habilidades para conhecer o processo de formação de sementes na planta, a composição química, fatores envolvidos na germinação e deterioração de sementes e suas implicações na qualidade de sementes e a metodologia de análise da qualidade. Compreender o processo de maturação, a determinação do ponto de colheita, e a condução da colheita, secagem, beneficiamento, tratamento e armazenamento de sementes.

Objetivos

Geral:
Proporcionar conhecimento na área de produção, tecnologia e análise de sementes.

Específicos:
- Fornecer conhecimento sobre a fisiologia das sementes, produção e legislação pertinente ao setor e tecnologia da produção;
- Proporcionar conhecimentos básicos sobre controle de qualidade e análise de sementes;
- Permitir o entendimento das ações que afetam a qualidade e o vigor de sementes.

Justificativa

A região de abrangência da UNOESTE é, coincidentemente, importante para a produção de sementes, em particular das forrageiras tropicais. São produzidas 100000 toneladas de sementes puras, a cada ano, no Brasil, sendo que uma porção significativa dessas sementes passa pelo oeste paulista onde está a sede de muitas empresas líderes na área de sementes forrageiras tropicais. Essas empresas também são exportadoras de sementes e hoje o Brasil é o maior produtor, consumidor e exportador dessas sementes. Além dessas sementes, a região, por ter solos arenosos, também tem participado de estudos e implantação de áreas de integração de lavoura, pecuária e floresta (ILPF) onde as sementes de gramíneas forrageiras tropicais passam a integrar um sistema de alternância de cultivos. Para além, o cultivo de soja tem crescido muito motivando a vinda de atores importantes de comercialização de insumos e abrindo vagas de trabalho. Nesse contexto, tem sido crescente o interesse por aprimoramento profissional de recursos humanos que atuam na comercialização, produção, verificação da qualidade, promoção de produtos, cultivares, treinamento de outros atores atuantes na cadeia, assim como profissionais que pretendem atuar na fiscalização do setor. Muitos dos que buscam inscrição nos mestrados e doutorados acabam desistindo por perceberem que o nível preterido de formação é lato sensu e não stricto sensu. Assim, esta proposta busca cobrir uma lacuna na formação continuada, via treinamento lato sensu, em Produção e Tecnologia de Sementes.

Público-alvo

Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Florestais, Biólogos, Zootecnistas e profissionais afins que tenham atuação na área como, por exemplo, Tecnólogos em Produção Agropecuária, Agricultura, Floresta e Agronegócio.
+ Mais informações

Observações

Frequência mínima exigida: 75%
Forma de controle: assinatura de lista de presença.

Ao aluno que cumprir as exigências contratuais e acadêmicas previstas na Resolução CNE, de 6 de abril de 2018 e no Regulamento da UNOESTE para aprovação nos cursos de Pós-Graduação em Nível de Especialização, será concedido o Certificado de Pós-Graduação - Especialização Lato Sensu em Produção e Tecnologia de Sementes.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus II Rodovia Raposo Tavares, km 572 - Bairro do Limoeiro CEP 19067-175 - Presidente Prudente - SP Fones: (18) 3229 2077 - Fax: (18) 3229 2080 e-mail: secpos@unoeste.br