Você está em: Unoeste » Cursos » Pós-Graduação » Especialização » Psicologia

Psicologia Positiva

SEU DESCONTO ESTÁ AQUI!

Inscrições

31/08/2020
10/03/2021

Matrícula

01/03/2021
10/03/2021

Início do curso

19/03/2021

Inscrição

50,00

Objetivos

Geral
- Desenvolver habilidades e competências para que psicólogos e outros profissionais da área da saúde, educação, organizacional e institucional, possam utilizar os conhecimentos científicos produzidos pela Psicologia Positiva em práticas interventivas promotoras de desenvolvimento humano.

Específicos
- Apresentar os principais pressupostos teóricos da Psicologia Positiva;
- Definir os construtos estudados por essa abordagem teórica;
- Discutir possibilidades de estruturação de propostas interventivas para os contextos educacionais, organizacionais e da saúde.

Justificativa

Durante muito tempo, a Psicologia permaneceu focada apenas nas patologias, sem levar em conta a saúde e o bem-estar subjetivo que compreende componentes afetivos e a satisfação com a vida. Na virada do milênio, a Psicologia Positiva abre espaço para uma nova abordagem que traz uma perspectiva que valoriza as forças e potencialidades humanas, e busca entender o que faz as pessoas se sentirem satisfeitas com a vida e, de fato, felizes. Assim, passa a se configurar a Psicologia Positiva que propõem o estudo de três aspectos: o estudo da emoção positiva; o estudo dos traços ou qualidades positivas, em especial forças e virtudes; e o estudo das chamadas instituições positivas, como a democracia, a família e a liberdade, instituições essas que são suporte às virtudes que, por sua vez, oferecem apoio às emoções positivas. Um dos temas mais estudados na Psicologia Positiva é o bem-estar subjetivo (BES), definido como a maneira pela qual as pessoas avaliam as situações da vida. Sua definição baseia-se mais na invariabilidade com que as pessoas experimentam as emoções positivas, do que na intensidade com a qual são vivenciadas, ou seja, a frequência com que experimentam os afetos positivos tem mais importância do que a intensidade das emoções, e o mesmo acontecem com os afetos negativos. Logo, pessoas com predominância de afetos positivos, tem maior chance de serem bem-sucedidas e realizadas.

Público-alvo

Os candidatos ao curso deverão ter ensino superior completo em Psicologia ou áreas afins (pedagogos, licenciados, assistentes sociais, médicos, enfermeiros, administradores).

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus II Rodovia Raposo Tavares, km 572 - Bairro do Limoeiro CEP 19067-175 - Presidente Prudente - SP Fones: (18) 3229 2077 - Fax: (18) 3229 2080 e-mail: secpos@unoeste.br