Você está em: Unoeste » PRPPG » Notícia

Pesquisadores participam do Congresso Mundial de Orquídeas

Trabalhos produzidos na Unoeste foram apresentados no evento realizado no Equador, com foco na biodiversidade

Cedida
Machado Neto, Letícia, Ceci e Perdomo

A produção de qualidade em pesquisa tem mantido o prestígio de pesquisadores vinculados à Unoeste junto à comunidade científica nacional e internacional. Dentre as mais recentes participações, os doutores Nelson Barbosa Machado Neto e Ceci Castilho Custódio estiveram no 22º Congresso Mundial de Orquídeas, o World Orchid Conference sediado em Guayaquil no Equador.
 
O congresso realizado a cada quatro anos, no final da primeira quinzena deste mês foi sediado no Equador, com abordagem sobre orquídeas: da educação à biologia molecular. “Também houve uma exibição de orquídeas de todas as partes do mundo com o que de mais recente tem se produzido, seja na forma de espécies, seja na forma de híbridos”, disse Machado Neto.
 
O pesquisador explicou que existe uma corrida contra o tempo para aumentar as áreas de preservação, uma vez que muitas das espécies são endêmicas e quase não há conhecimento sobre o status delas na natureza, mas a atividade humana vem impactando estas plantas, as quais servem de espécies chaves para conservação. A América do Sul possui quase 40% da biodiversidade desta família e a cada ano se descobrem novas espécies.
 
Machado Neto e Ceci contaram que apresentaram dois pôsteres do egresso do doutorado Silvério Hosomi e da doutoranda Mariane Hengling. Dados obtidos em estudos de outros alunos ajudaram a compor uma palestra, juntamente com Philip Seaton, do Millennium Seed Bank Project, do Kew Royal Botanic Gardens, da Inglaterra. Muito elogiada, a palestra com o tema Orchid micropropagation: na educational tool for all ages foi sobre uso de cultura de tecidos como ferramenta para a educação.
 
O casal de pesquisadores também participou da reunião com os membros diretores da Orchid Specialist Group (OSG), pertencente à International Union for Conservation of Nature (IUCN), ocasião em que e o trabalho interinstitucional apresentado pelos representantes da Unoeste foi citado duas vezes, como exemplo de algo a ser desenvolvido por outros grupos. Houve ainda um encontro com os conservadores e coletores de sementes de orquídeas na Colômbia para o Orchid Seed Science for Sustainable Use (OSSSU), que tem sede no Reino Unido, Vicente Perdomo e Letícia Abdala Berzunza.

Ultimas Notícias