Você está em: Unoeste » PRPPG » Relações Interinstitucionais » Bolsas de Estudos e Estágios

Bolsas de Estudo: Graduação


Pais
Programa
União Européia Bolsa de Estudo - Eubranex
Objetivo: Rede de Universidades brasileiras e européias que com o fomento da União Européia (programa Erasmu Mundus External Cooperation Window) promove o financiamento de intercâmbio acadêmico nas áreas da engenharia, tecnologia, ciências com aplicações tecnológicas, educação e ciências sociais
Requisitos: Ter nacionalidade brasileira. Estar vinculado(a) a uma das universidades brasileiras ou européias parceiras da rede EUBRANEX. (Link para universidades associadas). Ter conhecimento suficiente do inglês e/ou do idioma requerido pela instituição de ensino superior a que se candidata. Segundo a modalidade de bolsa existem os seguintes requisitos específicos para bolsa de graduação: ter concluído (até final do ano acadêmico de 2008) com sucesso pelo menos dois anos de estudo na instituição de origem
Inscritções até:
Link(s): http://www.eubranex.de/


Pais
Programa
França Bolsa de Estudo - Graduação na França
Objetivo: Os estudantes brasileiros podem pretender a diversos tipos de bolsas: bolsas do governo francês, da União Européia, do governo brasileiro, bolsas atribuídas por organizações internacionais ou não governamentais, bolsas de regiões francesas, próprias de determinadas instituições, etc.São oferecidos os seguintes programas de bolsas de estudos voltados para a graduação: CAPES-Brafagri; Brafitec; EUBRANEX-Erasmu Mundus; Euro Brazilian Windows - Erasmu Mundus e Bourse -Boutmy
Requisitos: Cada bolsa de estudo adota critérios próprios de elegibilidade. O edital da bolsa, disponível no site do organismo que a oferece, apresenta toda a informação necessária em detalhes para que o estudante conheça o procedimento de seleção e candidatura.
Inscritções até:
Link(s): http://www.bresil.campusfrance.org


Pais
Programa
Cuba Bolsa de Estudos para Medicina em Cuba
Objetivo: O principal programa de concessão de bolsas oferecido pelo governo de Cuba a brasileiros é destinado a estudos na ELAM (Escola Latino-americana de Medicina), em Havana, capital do país. A cada ano, até 100 brasileiros são selecionados para cursar medicina naquela instituição. A bolsa prevê a concessão de moradia em Cuba, alimentação e estudos de forma gratuita, em iguais condições às dos bolsistas cubanos. Os custos das passagens aéreas de ida e volta correm por conta do estudante. Em alguns casos excepcionais, o governo de Cuba concede também a cobertura dos custos com as passagens aéreas, segundo informa a Embaixada de Cuba em Brasília. Dois anos. Os interessados devem acessar o site da ELAM (Escola Latinoamericana de Medicina) para informações detalhadas sobre as bolsas.
Requisitos: Os estudantes devem ter no máximo 25 anos; ter concluído o Ensino Médio, que é o nível equivalente à educação pré-universitária cubana; pertencer a uma família de baixo poder aquisitivo; e demonstrar aptidão física e mental para acompanhar o curso. Os candidatos terão também avaliados seus conhecimentos gerais, tendo em vista a perspectiva de poderem se adaptar e acompanhar os estudos em Cuba.
Inscritções até: Mais informações no site
Link(s): http://www.sld.cu


Pais
Programa
Brasil Bolsas CNPq
Objetivo:  O CNPq oferece várias modalidades de bolsas aos alunos do ensino médio, graduação, pós-graduação, recém-doutores e pesquisadores já experientes.As bolsas são divididas em duas categorias principais:bolsas individuais no país e no exterior,e bolsas por cota.
Requisitos:
Inscritções até: Ver mais informações no Link.
Link(s): http://www.cnpq.br/


Pais
Programa
Alemanha Bolsas e fomentos do DAAD.
Objetivo: O curso destinado a estudantes universitários de graduação e de mestrado de todas as áreas com bons conhecimentos de alemão interessado em aperfeiçoar seus conhecimentos do idioma e da cultura contemporânea da Alemanha.O curso é oferecido pelas Universidades de Essen, Freiburg e Leizig em conjunto com o DAAD.
Requisitos: Ter entre 19 e 32 anos(até a inscrição),matricula em uma universidade brasileira e seis semestres básicos concluídos até a data do curso,excelente rendimento acadêmico e conhecimentos de alemão, nível intermediário MII/B2.2.
Inscritções até:
Link(s): http://www.daad.org.br/pt/


Pais
Programa
Brasil Bolsas para estrangeiros no Brasil.
Objetivo: A CAPES concede bolsas de estudo no Brasil visando estimular a formação de recursos humanos de alto nível, consolidando assim os padrões de excelência imprescindíveis ao desenvolvimento do nosso país.
Requisitos:
Inscritções até:
Link(s): http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais


Pais
Programa
França Bouse Emile-Boutmy
Objetivo: (Sciences Po Paris) Bolsa própria da Sciences Po Paris atribuída aos melhores estudantes estrangeiros em ciências políticas. Bolsa própria da Sciences Po Paris atribuída aos melhores estudantes estrangeiros em ciências políticas.
Requisitos:
Inscritções até:
Link(s): http://www.brasil.compusfrance.org


Pais
Programa
França Brafitec
Objetivo: Cooperação bilateral por meio de parcerias universitárias nas especialidades das engenharias.
Requisitos:
Inscritções até:
Link(s): http://www.brasil.compusfrance.org


Pais
Programa
França Capes-Brafagri
Objetivo: Programa de parceria universitária para promoção do intercâmbio de estudantes nas áreas de ciências agronômicas,agro-alimentares e veterinária.
Requisitos:
Inscritções até:
Link(s): http://www.brasil.compusfrance.org


Pais
Programa
Canadá Centro de Educação Canadense
Objetivo: Cursos programados para todos os níveis (graduação e pós-graduação), com duração variada, permitindo que você escolha o que lhe seja mais conveniente.
Requisitos:
Inscritções até:
Link(s): http://www.cec.org.br


Pais
Programa
Todos Ciência sem Fronteiras na Graduação
Objetivo: O Programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do Governo Brasileiro que concederá mais de 100 mil bolsas de estudo para os estudantes que desejam estudar no exterior. Foram selecionadas 238 universidades espalhadas pelo mundo, 64 delas na área de ciência e saúde, 88 na área de ciências da vida e 86 em engenharia e tecnologia.
Requisitos: O programa é dirigido aos alunos de graduação de melhor desempenho acadêmico, caracterizado por critérios de excelência como a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), premiação em programas de iniciação científica e tecnológica, olimpíadas e concursos temáticos, bem como a excelência de sua universidade de origem. Os critérios de seleção dos estudantes para participação no programa serão baseados no desempenho e potencial acadêmico. Poderão ainda participar estudantes que ingressaram na instituição por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e que obtiveram nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), utilizado para seleção de estudantes pelo Sisu, superior a 650 pontos.
Inscritções até: mais informações no site
Link(s): http://www.capes.gov.br e www.cnpq.br


Pais
Programa
Estados unidos Comissão Fulbright
Objetivo: Oferece bolsas de estudos para especialização, mestrado e doutorado-sanduíche em todas as áreas do conhecimento.
Requisitos:
Inscritções até:
Link(s): http://www.fulbright.org.br


Pais
Programa
França EUBRANEX-Erasmus Mundus
Objetivo: Rede de universidades européias e brasileiras que com o fomento da União Européia(programa Erasmus Mundus External Cooperation Window) promove o financiamento de intercâmbio acadêmico nas áreas da engenharia, tecnologia, ciências com aplicações tecnológicas, educação e ciências sócias.
Requisitos:
Inscritções até:
Link(s): http://ec.europa.eu/


Pais
Programa
França Euro Brazilian Windows-Erasmus Mundus
Objetivo: Consórcio de universidades e brasileiras que com o fomento da União Européia(programa Erasmus Mundus External Cooperation Window) promove o financiamento de intercâmbio acadêmico somente para estudantes e pesquisadores brasileiros nas áreas da Engenharia e tecnologia,Educação e formação de professores e Ciências Sociais.
Requisitos:
Inscritções até:
Link(s): http://ec.europa.eu/


Pais
Programa
Alemanha Graduação Sanduíche USP/DAAD
Objetivo: O objetivo do programa é possibilitar uma estadia de estudos de um ano em uma universidade alemã.A USP e o DAAD desejam contribuir para a aproximação cientifica e cultural entre ambos os países ,assim como apoiar a modernização e internacionalização das áreas mencionadas.
Requisitos: Os candidatos devem estar cursando seis semestres em sua universidade,ter um desempenho acima da média, e capacidade para movimentar-se em um novo contexto cultural e idiomático,áreas das Engenharia e do Direito.
Inscritções até:
Link(s): http://info@daad.org.br


Pais
Programa
Brasil Iniciação Científica
Objetivo: Destina-se a alunos de graduação em instituições de ensino superior localizadas no Estado de São Paulo, para desenvolvimento de pesquisa científica ou tecnológica,sob a direção de um orientador.O aluno já deve ter concluído um número suficiente de disciplinas relevantes do projeto.A bolsa é concedida,em circunstâncias normais,por período de um ano,sendo renovável após análise do desempenho do bolsista e de seu histórico escolar.Não se concede bolsa por período inferior a seis meses.
Requisitos:
Inscritções até: Ver mais informações no Link.
Link(s): http://www.fapesp.br/


Pais
Programa
Estados unidos Programa de Bolsas Lemann Fellowship
Objetivo: O Programa Lemann Fellowship busca contribuir para a formação de capital humano qualificado no país, especialmente em áreas cruciais para o desenvolvimento do Brasil. A ideia é que o Brasil possa contar com um número cada vez maior de profissionais formados em universidades de excelência e comprometidos com a superação de nossos principais problemas sociais. São as próprias instituições de ensino que selecionam os bolsistas e realizam todo o processo de admissão e concessão das bolsas Lemann internacionais As universidades parceiras são Harvard, Stanford, Yale, Columbia, Illinois e UCLA.
Requisitos: O programa de bolsas Lemann Fellowship é aberto a alunos e pesquisadores de todas as áreas.
Inscritções até: Mais informações no site
Link(s): http://www.fundacaolemann.org.br/


Pais
Programa
Todos Study in Europe seleciona brasileiros para intercâmbio
Objetivo: O Brasil é foco do programa,realizado pela Comissão Européia ,escolheu o Brasil como foco do projeto.O objetivo é atrair jovem brasileiro para instituições de Ensino Superior.Os estudantes podem escolher entre os 32 países que fazem parte do projeto;cada universidade tem um prazo para inscrição. Os interessados podem cocorrer a bolsas de estudos do programa de mobilidade e cooperação na área de ensino superior Erasmus Mundus,que permite ao aluno estudar em vários países seguindo o mesmo currículo. Cada universidade tem um prazo para inscrição.
Requisitos:
Inscritções até:
Link(s): http://ec.europa.eu/education/study-in-europe/


Pais
Programa
Estados unidos Universidade-Harvard.Seleção de importantes Acadêmicos e Bolsistas.
Objetivo: David Rockefeller Center for Latin American Studies (DRCLAS) seleciona anualmente um número de importantes acadêmicos (Visitas Escolares) e profissionais (bolsistas) para passar um ou dois semestres em Harvard trabalhando em seus próprios projetos de investigação e escrita. O Centro está atualmente a procurar aplicações no Brasil para a sua Lemann Visiting Scholar programa, que foi dotado com um dom de Jorge Paulo Lemann e está disponível para os estudiosos e profissionais do Brasil ou aqueles que estão a trabalhar em temas brasileiros.
Requisitos: Visitando estudiosos e cientistas são selecionados competitivamente, com base nas qualificações do candidato, a qualidade dos planos de investigação do candidato, bem como a relevância de ambos para o centro da missão e objetivos. Visitando estudiosos e cientistas são fornecidos partilhado espaço de escritório, computadores, biblioteca borrowing privilégios, o acesso à Universidade instalações e eventos, e oportunidades de auditoria freqüentar aulas e seminários na Faculdade de Artes e Ciências Harvard e em outras escolas profissionais.
Inscritções até:
Link(s): http://drclas.harvard.edu/%26langpair%3Den%7Cpt