Você está em: Unoeste » PRPPG » Relações Interinstitucionais » Bolsas de Estudos e Estágios

Bolsas de Estudo: Pós-Doutorado


Pais
Programa
França Bolsa de Estudo - Pós-Doutorado na França
Objetivo: Os estudantes brasileiros podem pretender a diversos tipos de bolsas: bolsas do governo francês, da União Européia, do governo brasileiro, bolsas atribuídas por organizações internacionais ou não governamentais, bolsas de regiões francesas, próprias de determinadas instituições, etc.São oferecidos os seguintes programas de bolsas de estudos voltados para a pós-doutorado: Bourse Hermès; Agence Universitaire pour la Francophonie; CAPES-STIC AmSud; Programme CHARCOT; EUBRANEX-Erasmu Mundus; Euro Brazilian Windows-Erasmu Mundus e ANDES
Requisitos: Cada bolsa de estudo adota critérios próprios de elegibilidade. O edital da bolsa, disponível no site do organismo que a oferece, apresenta toda a informação necessária em detalhes para que o estudante conheça o procedimento de seleção e candidatura.
Inscritções até:
Link(s): http://www.bresil.campusfrance.org


Pais
Programa
França Candidaturas para "Leader of the Energy Chair of Excellence" e "Senior scientist in energy sources,
Objetivo: The position we offer here is that of the leader of the "Energy" Chair of Excellence. The objectives of the chair include the development of advanced materials and associated micro(nano)fabrication technologies to produce micro-devices for energy harvesting (collection/transduction, storage) by exploiting the energy available around the sensor, as well as the integration of such devices to operate the sensors autonomously.
Requisitos:
Inscritções até:
Link(s): http://hervine.guillet@diplomatie.gouv.fr


Pais
Programa
França Chamada de candidaturas: Cátedras de professores convidados no IHEAL 2014-2015 - Ciências Humanas e
Objetivo: Essas cátedras são destinadas a: aumentar a colaboração em matéria de ensino e de pesquisa em ciências sociais entre a Europa e a América Latina; sensibilizar os estudantes para as questões e debates relativos a essa área nos campos político, econômico, social e cultural; promover intercâmbios de professores, pesquisadores, especialistas e estudantes a fim de multiplicar as transferências de conhecimentos, de experiências e de materiais pedagógicos; estimular o confronto das pesquisas desenvolvidas em ambos os lados do Atlântico.
Requisitos: Condições de acesso a) O candidato deve ter menos de 65 anos durante seu período de ensino ou estada no IHEAL e ser titular de um doutorado. b) O IHEAL privilegia as candidaturas para estadas longas de um semestre (4 a 5 meses, de setembro a janeiro ou de fevereiro a junho) ou de um ano, possibilitando uma real inserção dos professores convidados nas atividades de ensino e de pesquisa da universidade. c) Os beneficiários das cátedras são solicitados a ministrar duas formações por semestre: uma de 24 ou 26 horas conforme o semestre (ou seja, duas horas semanais), a outra de 12 ou 14 horas conforme o semestre (ou seja, duas horas quinzenais). Um desses cursos será um curso geral e didático sobre a América Latina (nível DELA e Master 1) e o outro destinado aos estudantes do Master Pesquisa e Profissional (segundo ano). Corresponde aos temas de pesquisa e competências do professor convidado. d) O IHEAL recebe candidaturas em todas as disciplinas das ciências humanas e sociais. Será dada atenção especial aos seguintes temas : . Economia do desenvolvimento . Relações Internacionais . História da América latina no século XX : Países andinos, América Central, Caribe . Sociologia o Antropologia do desenvolvimento rural . Novas Tecnologias de Informação e) Os professores e pesquisadores que beneficiam da cátedra poderão realizar um de seus cursos em outras unidades da Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3, bem como em outras instituições universitárias francesas ou europeias com as quais o IHEAL mantém colaborações..
Inscritções até: 6 de dezembro 2013
Link(s): http://hervine.guillet@diplomatie.gouv.fr


Pais
Programa
Todos Ciência sem Fronteiras na Pós-Graduação
Objetivo: O Programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do Governo Brasileiro que concederá mais de 100 mil bolsas de estudo para os estudantes que desejam estudar no exterior. Foram selecionadas 238 universidades espalhadas pelo mundo, 64 delas na área de ciência e saúde, 88 na área de ciências da vida e 86 em engenharia e tecnologia.
Requisitos: para candidatos com título de doutor e aceite em instituição de excelência no exterior. Duração mínima de seis meses e máxima de 24 meses.
Inscritções até: mais informações no site
Link(s): http://www.capes.gov.br e www.cnpq.br


Pais
Programa
Brasil Pós-doutorado
Objetivo: Destina-se a portadores do título de doutor com titulação recente no país ou no exterior que tenham relevado destacado desempenho científico ou tecnológico para desenvolvimento de pesquisa em instituição localizada no Estado de São Paulo sob a supervisão de um pesquisador experiente.A duração dessa modalidade de bolsa é de até 24 meses,admitindo-se prorrogação , dependendo do desempenho, por mais 12 meses.Pra bolsas vinculadas a Projetos Temáticos,CEPIDs, Jovens Pesquisadores e Biota o tempo máximo de duração da bolsa pode chegar a 48 meses.
Requisitos:
Inscritções até:
Link(s): http://www.fapesp.br/


Pais
Programa
Brasil Universia
Objetivo: No Portal Universia você tem acesso às mais completas informações sobre bolsas de estudo no Brasil e no exterior, como os pré-requisitos, datas e formas de inscrição.
Requisitos:
Inscritções até:
Link(s): http://www.universia.net/