Você está em: Unoeste » PRPPG » Relações Interinstitucionais » Bolsas de Estudos e Estágios

Bolsas de Estudo: Doutorado-Sanduíche


Pais
Programa
Brasil Bolsas de Doutorado Sanduíche no exterior no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras
Objetivo: As bolsas oferecidas destinam-se a alunos formalmente matriculados a pelo menos um ano em curso de doutorado no Brasil que comprove qualificação inequívoca para usufruir, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e/ou tratamento de dados ou desenvolvimento parcial da parte experimental de sua tese a ser defendida no Brasil. O responsável por submeter a proposta de bolsa doutorado sanduíche no exterior é o orientador de doutorado no Brasil.
Requisitos: Consultar o link http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/doutorado-sanduiche
Inscritções até:
Link(s): http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/doutorado-sanduiche


Pais
Programa
Todos Ciência sem Fronteiras na Pós-Graduação
Objetivo: O Programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do Governo Brasileiro que concederá mais de 100 mil bolsas de estudo para os estudantes que desejam estudar no exterior. Foram selecionadas 238 universidades espalhadas pelo mundo, 64 delas na área de ciência e saúde, 88 na área de ciências da vida e 86 em engenharia e tecnologia.
Requisitos: Caberá ao coordenador da pós-graduação da instituição de origem verificar se o candidato se enquadra nas prioridades do Programa Ciência Sem Fronteiras. Serão priorizados os candidatos que já completaram pelo menos um ano de doutoramento no Brasil, já aceitos para as atividades de pesquisa no exterior e que sejam fluentes na língua do país de destino ou em inglês. Os estudantes de doutorado sem bolsa nacional poderão ser indicados para participação no programa. Meta de 24.700 bolsas em quatro anos.
Inscritções até: mais informações no site
Link(s):
http://www.capes.gov.br
http://www.cnpq.br


Pais
Programa
Alemanha PROBRAL
Objetivo: O programa é fruto de mais uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). As propostas podem ser de qualquer área de conhecimento e devem prever a mobilidade de pesquisadores e de estudantes de ambas as equipes.
Requisitos: O PROBRAL prevê a concessão de recursos para a realização de missões de trabalho ou estudo, e aquisição de material para os projetos, bem como o financiamento de bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado na Alemanha. Serão escolhidos 30 projetos para receber o fomento pelo período de dois anos, começando em janeiro 2018.
Inscritções até: 19 de junho 2017
Link(s): https://www.daad.org.br/pt/2017/05/04/