Você está em: Unoeste » PRPPG » PIBIC CNPq

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq/UNOESTE

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) CNPq visa a apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas é concedida diretamente às instituições, que ficam responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores e estudantes bolsistas. A UNOESTE faz parte do Programa PIBIC desde 2011.
Os objetivos específicos do Programa são:

  • despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação;
  • contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores;
  • contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional;
  • estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação;
  • contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
  • contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.
  • estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural;
  • proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa; e
  • ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.

Participação
O processo de seleção ocorre no primeiro semestre de cada ano e a bolsa tem duração de 12 meses, com início em 1º de agosto. O orientador deve estar vinculado à instituição de Ensino e deve desenvolver e publicar pesquisa científica. O estudante deve cursar graduação e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa durante a vigência da bolsa.


Simpósio de Iniciação Científica – SIC PIBIC/CNPq/UNOESTE

O SIC PIBIC/CNPq/UNOESTE foi concebido para a apresentação e avaliação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos acadêmicos de graduação bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq, vinculados à UNOESTE. Os bolsistas e seus trabalhos devem se inscrever no Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE) para apresentação em sessão específica de comunicações orais. As apresentações são avaliadas pelo Comitê Institucional do PIBIC UNOESTE e pelo Comitê Externo, constituído para avaliação do PIBIC UNOESTE.



Contato

Fone/Fax: 18 3229-2079
Falar com Ana Carla e Luciana
e-mail: pibic@unoeste.br

Localização da CPDI no Campus II da UNOESTE
[VER MAPA]