Normas - Trabalhos Científicos

Normas para inscrição no XI Simpósio de Educação Física do Oeste Paulista
XI SEFOP 2016

  1. As inscrições estão abertas a todos os interessados, bastando preencher o Formulário de Inscrição e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.
  2. Os inscritos terão direito ao certificado de participação (mediante pagamento).
  3. A apresentação de trabalho está aberta aos alunos, professores e outros profissionais de Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas, que desenvolvam projetos de pesquisa, ensino ou extensão. O prazo limite para o envio do trabalho é 31/10/2016. Ver as normas para cada tipo de trabalho.
  4. Para a inscrição do trabalho é obrigatório o preenchimento de Formulário de Inscrição no SEFOP, o pagamento da taxa de inscrição e o preenchimento do Formulário para Inscrição de Trabalho, onde será inserido o trabalho a ser apresentado.
  5. Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do evento e podem receber o parecer de APROVADO, REFORMULAÇÃO (o autor deve providenciar as correções no prazo máximo de 2 dias e submeter para nova avaliação) ou NÃO APROVADO. No caso do trabalho não ser reformulado dentro do prazo, não será mais considerado para avaliação. No caso do trabalho não ser aceito para apresentação (parecer de NÃO APROVADO), não há devolução da taxa de inscrição para nenhum dos coautores.
  6. O autor que encaminhar trabalho para apresentação no SEFOP automaticamente se responsabiliza pela autorização do orientador e dos demais coautores (quando houver), pelo conteúdo científico do trabalho e pela correção ortográfica e gramatical. Em caso de aprovação para apresentação e publicação nos Anais do evento, o autor e coautores do trabalho assumem igualmente a responsabilidade pelo conteúdo do mesmo. O autor e coautores também assumem que, no caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, houve avaliação e aprovação prévia pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. 
  7. Em trabalhos que contam com coautores, somente os inscritos que tiverem efetuado o pagamento da taxa de inscrição e estiverem presentes terão direito ao certificado de participação.
  8. O recebimento do certificado de apresentação de trabalho (na forma de Painel) está CONDICIONADO À APRESENTAÇÃO do mesmo no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos coautores.
  9. O prazo para inscrição COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS se encerra no dia 31/10/2016.
  10. Os resumos devem ser de Ensino, Pesquisa e Extensão e serão publicados nos Anais do SEFOP de acordo com as áreas. O resumo caracteriza-se como uma descrição concisa do TRABALHO (já com resultados e conclusão) em parágrafo único, devendo conter até 3000 caracteres com espaços.
  11. No caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, o trabalho deve ter sido previamente avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. Essa informação deve constar na METODOLOGIA seguida do número do protocolo (inserir o número também no Formulário para Inscrição de trabalho). 
  12. No resumo, evite utilizar citações. Quando for indispensável, não cite autor.
  13. ATENÇÃO: leia atentamente abaixo qual é o tipo de resumo que pretende enviar. Serão aceitos DOIS tipos de resumos:

 

(1) Resumo de trabalho de pesquisa ou extensão com RESULTADOS E CONCLUSÕES
Este tipo de resumo deve ser a opção, exclusivamente, para trabalhos que já foram realizados (ao menos parcialmente), pois devem, obrigatoriamente apresentar resultados e conclusões. Após aprovação pela Comissão Científica do evento, estes RESUMOS serão apresentados pelo autor principal na forma de painel.
O texto do resumo de trabalho de pesquisa, extensão ou ensino deverá conter os itens abaixo:

  • Título do trabalho (com até 20 palavras)
  • Autores (Obs. Todos os autores devem preencher o Formulário de Inscrição no SEFOP para, em seguida, inserir o número do CPF no Formulário para Inscrição de Trabalho)
  • Órgão de fomento que financiou a pesquisa (se houver)
  • Introdução e Justificativa
  • Objetivos
  • Metodologia
  • Resultados
  • Discussão
  • Conclusões

(2) Resumo de trabalho de pesquisa com REVISÃO DE LITERATURA E CONCLUSÕES
Este tipo de resumo deve ser a opção, exclusivamente, para trabalhos que já foram realizados, pois devem, obrigatoriamente apresentar os principais pontos da revisão e conclusões.
Após aprovação pela Comissão Científica do evento, estes RESUMOS serão apresentados na forma de painel.
O texto do resumo de trabalho de pesquisa de revisão da literatura deverá conter os itens abaixo:

  • Título do trabalho (com até 20 palavras)
  • Autores (Obs. Todos os autores devem preencher o Formulário de Inscrição no SEFOP para, em seguida, inserir o número do CPF no Formulário para Inscrição de Trabalho)
  • Órgão de fomento que financiou a pesquisa (se houver)
  • Introdução e Justificativa
  • Objetivos
  • Metodologia
  • Principais pontos da revisão de literatura (Discussão)
  • Conclusões

 

 

Prêmio Científico SEFOP

O 3° Prêmio Científico SEFOP foi concebido para incentivar a divulgação das pesquisas científicas, realizadas por graduandos e graduados da área do conhecimento: Ciências da Saúde, subárea Educação Física. Tem por objetivo dar visibilidade, ampliar a divulgação e premiar os trabalhos concluídos há menos de dois anos (considerando-se a data do SEFOP 2016).

Categorias
Graduandos/graduados
Categoria na qual podem concorrer participantes que estejam cursando graduação ou que concluíram a graduação (há menos de dois anos da data do SEFOP 2016).

Como participar
Para participar, o interessado e seu orientador (e outros participantes coautores, se houver) devem realizar a inscrição no SEFOP 2016 e efetuar o pagamento do boleto até a data do vencimento. Deve enviar o resumo conforme as normas para envio de trabalhos acima até o dia 31/10/2016 utilizando o sistema de envio disponibilizado na página do SEFOP.

Critérios de avaliação
A Comissão Avaliadora do 3° Prêmio Científico SEFOP realizará a avaliação dos trabalhos em duas fases:
1ª Fase: avaliação dos trabalhos escritos que contará com 10 avaliadores. Os três critérios considerados para avaliação na 1ª Fase serão:
1. Objetividade, clareza e perfeição na redação e apresentação escrita do trabalho.
2. Pertinência do referencial teórico e adequação da metodologia aos objetivos.
3. Relevância e atualidade do tema do trabalho para o desenvolvimento da área e da sociedade.
2ª Fase: avaliação das apresentações realizadas nas sessões de painéis para a classificação final dos três melhores trabalhos. Essa avaliação contará com professores da UNOESTE e avaliadores externos (de outra IES), que não tenha trabalhos inscritos e que estejam plenamente isentos de potenciais conflitos de interesses (parentesco, orientação anterior, etc). O critério para a nomeação do avaliador será ter titulação de doutor (ou doutorando) e conhecimento prévio na área temática do trabalho. Os três critérios considerados para avaliação na 2ª Fase serão:
1. Demonstra domínio do conteúdo; não se restringe à leitura do painel (0-10 pontos)
2. Sequência lógica dos itens e layout do painel: correção gramatical, sem excesso de texto, tamanho adequado da fonte, contraste das letras com o fundo (0-10 pontos)
3. Faz bom aproveitamento do tempo estabelecido para a apresentação: 10 minutos (0-10 pontos)
Cada avaliador apresentará a nota do trabalho após realizar a soma dos três critérios citados na 2ª Fase. Em caso de empate na pontuação final, será considerado pelos avaliadores o item “Relevância e atualidade do tema do trabalho para o desenvolvimento da área e da sociedade”, para a decisão final que será soberana e definitiva.

 

Comissão avaliadora do Prêmio Científico SEFOP
A Comissão Avaliadora do Prêmio Científico SEFOP será constituída por professores com titulação mínima de doutor (ou doutorando), com competência reconhecida em pesquisa científica. Será integrada por professores da UNOESTE e de outras instituições de ensino superior. As decisões da Comissão Avaliadora serão soberanas e definitivas.

 

Premiação
Os prêmios e menções serão atribuídos aos três melhores trabalhos apresentados por graduandos e graduados da área do conhecimento: Ciências da Saúde, subárea Educação Física.
1º Lugar: uma placa e um diploma para o(a) autor(a) do trabalho e diplomas para o orientador(a) e coautores(as) do trabalho.
2º lugar: diplomas para o(a) primeiro(a) autor(a), orientador(a) e coautores(as) do trabalho.
3º lugar: diplomas para o(a) primeiro(a) autor(a), orientador(a) e coautores(as)do trabalho.

Comissão Científica XI SEFOP 2016
Profa. Ma. Aline Duarte Ferreira – UNOESTE
Profa. Dra. Eliana Peresi Lordelo – UNOESTE
Prof. Dr. Jair Rodrigues Garcia Júnior – UNOESTE

Comissão avaliadora do 3º Prêmio Científico SEFOP
Profa. Dra. Eliana Peresi Lordelo - UNOESTE
Profa. Dnda. Ana Paula Coelho Figueira Freire - UNOESTE
Dnda. Juliana Souza Uzeloto - FCT/UNESP

Pareceristas dos resumos
Profa. Ma. Adriana Junqueira
Prof. Dr. Vagner Matias do Prado
Profa. Dra. Ana Clara Campagnolo Real Gonçalves
Prof. Me. Everton Alex Carvalho Zanuto
Prof. Dr. Jair Rodrigues Garcia Júnior
Prof. Me. Leandro Alves da Cunha
Prof. Me. Marcelo José Alves
Prof. Me. Rafael César Ferrari dos Santos
Prof. Me. Robson Chacon Castoldi
Prof. Me. Vinicius Flavio Milanez