Normas - Trabalhos Científicos

  1. As inscrições estão abertas a todos os interessados, bastando preencher o Formulário de Inscrição e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.
  2. Os inscritos receberão material do evento e terão direito ao certificado de participação (mediante pagamento). O certificado de participação será impresso pelo próprio participante, acessando-o com seu número de CPF, a partir de A  de dezembro.
  3. A apresentação de trabalho está aberta aos alunos, professores e outros profissionais de Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas, que desenvolvam projetos de pesquisa, ensino ou extensão. O prazo limite para o envio do trabalho é 12/11/2017.
  4. O certificado de apresentação será impresso pelo próprio participante, acessando-o com seu número de CPF, a partir do dia 15 de dezembro.
  5. Para a inscrição do trabalho é obrigatório o preenchimento de Formulário de Inscrição no Simpósio de Biomedicina do Oeste Paulista, o pagamento da taxa de inscrição e o preenchimento do Formulário para Inscrição de Trabalho, onde será inserido o trabalho a ser apresentado.
  6. Todos os trabalhos são avaliados pela Comissão Científica do evento e podem receber o parecer de APROVADO, REFORMULAÇÃO (o autor deve providenciar as correções no prazo máximo de 3 dias e submeter para nova avaliação) ou NÃO APROVADO. No caso do trabalho não ser reformulado dentro do prazo, não será mais considerado para avaliação. No caso do trabalho não ser aceito para apresentação (parecer de NÃO APROVADO), não há devolução da taxa de inscrição para nenhum dos coautores.
  7. O autor que encaminhar trabalho para apresentação no Simpósio de Biomedicina do Oeste Paulista automaticamente se responsabiliza pela autorização do orientador e dos demais coautores (quando houver), pelo conteúdo científico do trabalho e pela correção ortográfica e gramatical. Em caso de aprovação para apresentação, o autor e coautores do trabalho assumem igualmente a responsabilidade pelo conteúdo do RESUMO a ser publicado nos Anais do evento. O autor e coautores também assumem que, no caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, houve avaliação e aprovação prévia pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente.
  8. Em trabalhos que contam com coautores, somente os inscritos que tiverem efetuado o pagamento da taxa de inscrição e estiverem presentes terão direito ao material do evento e certificado de participação.
  9. O recebimento do certificado de apresentação de trabalho (comunicação oral ou painel) está CONDICIONADO À APRESENTAÇÃO do mesmo no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos coautores.
  10. Conforme os Regulamentos do curso de Biomedicina da UNOESTE, os alunos de iniciação científica (PROBIC e PEIC) e desenvolvendo Trabalhos de Conclusão de Curso são obrigados a apresentar seus trabalhos (na forma de comunicação oral ou painel).
  11. Os estudantes concluintes (Trabalho de Conclusão de Curso) estão obrigados a apresentar seus trabalhos (na forma de comunicação oral) na Jornada de Iniciação Científica que será realizado integrado ao Simpósio de Biomedicina do Oeste Paulista.
  12. A taxa de inscrição não será devolvida, mesmo com a desistência do interessado e independentemente da aprovação ou não do trabalho.
  13. O prazo para inscrição COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS se encerra no dia 12/11/2017. A taxa de inscrição deve ser paga até o dia 12/11/2017, caso contrário a inscrição do trabalho será automaticamente cancelada.
  14. O prazo para inscrição no evento SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS se encerra no dia 20/11/2017. A taxa de inscrição deve ser paga até o dia 20/11/2017.
  15. Neste ano, a programação do Simpósio de Biomedicina do Oeste Paulista incluirá minicurso e palestras. As informações sobre os temas, ministrantes, número de vagas, data, local e horário serão disponibilizadas na página de Programação do evento.

Instruções para envio de resumos
Os resumos podem ser de Pesquisa, Ensino ou Extensão e serão publicados nos Anais do Simpósio de Biomedicina do Oeste Paulista. O resumo caracteriza-se como uma descrição concisa do TRABALHO (já com resultados e conclusão) ou do PROJETO (sem resultados e conclusões), em parágrafo único, devendo conter de 2500 a 3000 caracteres com espaços.
No caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, o projeto/trabalho deve ter sido previamente avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. Essa informação deve constar na METODOLOGIA seguida do número do protocolo (inserir o número também no Formulário para Inscrição de trabalho). No resumo, evite utilizar citações. Quando for indispensável, não cite autor. Utilize um formato que permita a busca da referência. Ex.: (revista xxxx, vol.xx, núm.xx, pág.xx-xx, 2012) ou (revista xxxx. Ano;Vol(núm.):págs).
ATENÇÃO: leia atentamente abaixo qual é o tipo de resumo que pretende enviar. NÃO haverá mudança de tipo de resumo ou de artigo completo para resumo ou vice-versa.

Serão aceitos QUATRO tipos de resumos:
(1) Resumo de trabalho de pesquisa (incluindo TCC) com RESULTADOS E CONCLUSÕES 
Este tipo de resumo deve ser a opção, exclusivamente, para trabalhos que já foram realizados (ao menos parcialmente), pois devem, obrigatoriamente, apresentar resultados e conclusões inéditos/originais obtidos pelo próprio autor e NÃO por terceiros (não devem ser frutos de revisão de literatura). Após aprovação pela Comissão Científica do evento, estes RESUMOS poderão ser apresentados na forma de painel. O texto do resumo de trabalho de pesquisa, extensão ou ensino deverá conter os itens abaixo:

  • Título do trabalho (com até 20 palavras)
  • Autores (Obs. Todos os autores devem preencher o Formulário de Inscrição para, em seguida, inserir o número do CPF no Formulário para Inscrição de Trabalho)
  • Órgão de fomento que financiou a pesquisa (se houver)
  • Introdução e objetivo
  • Metodologia
  • Resultados
  • Discussão
  • Conclusões

(2) Resumo de PROJETO DE PESQUISA ou PROJETO EXTENSÃO
O projeto de PESQUISA deve, obrigatoriamente, estar cadastrado na Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) da UNOESTE, antes da submissão ao Simpósio, ou em setores equivalentes de outras instituições. O projeto de EXTENSÃO deve, obrigatoriamente, estar cadastrado na Coordenadoria de Ações Extensivas Gerais da UNOESTE, antes da submissão ao Simpósio, ou em setores equivalentes de outras instituições.
ATENÇÃO: Na falta da menção do núm. do protocolo do cadastramento (SGP ou SGEXT da UNOESTE) no Formulário de Inscrição de Trabalho, quando da submissão, o mesmo será automaticamente REPROVADO. Após aprovação pela Comissão Científica do evento, os RESUMOS DE PROJETOS deverão ser apresentados na forma de painel. 
O texto do resumo de PROJETO de pesquisa ou PROJETO extensão deverá conter de 2500 até 3000 caracteres com espaços com os itens abaixo:

  • Título do trabalho (com até 20 palavras)
  • Autores (Obs. Todos os autores devem preencher o Formulário de Inscrição no Simpósio para, em seguida, inserir o número do CPF no Formulário para Inscrição de Trabalho)
  • Órgão de fomento que financiou a pesquisa (se houver)
  • Introdução e objetivo
  • Metodologia
  • Resultados esperados

(3) Resumo de RELATO DE EXPERIÊNCIA de extensão e ensino
O relato de experiência de atividade prática de ensino ou extensão já desenvolvida (realizada) caracteriza-se como uma descrição da atividade prática, em parágrafo único, devendo conter de 2500 até 3000 caracteres com espaços. NÃO são aceitos “projetos ou propostas” de experiências (ainda não realizadas). Após aprovação pela Comissão Científica do evento, resumos de relatos de experiências deverão ser apresentados na forma de comunicação oral.

  • Título da atividade
  • Autores (Obs. Todos os autores devem preencher o Formulário de Inscrição no Simpósio para, em seguida, inserir o número do CPF no Formulário para Inscrição de Trabalho)
  • Instituição de fomento da atividade (se houver)
  • Introdução e objetivo da atividade
  • Descrição da atividade
  • Conclusões
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